Вы находитесь на странице: 1из 9

Novo Guia de uso rpido do PROJUDI

1. O que o PROJUDI? O Processo Judicial Digital PROJUDI, tambm chamado de processo virtual ou de processo eletrnico, pode ser definido como um software que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrnico, substituindo o registro dos atos processuais realizados no papel por armazenamento e manipulao dos autos em meio digital. O PROJUDI um software de computador que somente utilizado via Internet e permite a completa substituio do papel por autos processuais digitais. Pode ser acessado pelo site: https://projudi.tjpa.jus.br/projudi O funcionamento do PROJUDI bastante simples e seguro. Os advogados que desejarem ingressar com alguma reclamao nos Juizados Especiais Cveis PROJUDI e na 6 Vara de Execuo Fiscal podem utilizar a Internet ou se dirigir ao setor de atendimento dos referidos Juizados e Vara. Esses pedidos sero registrados eletronicamente, com distribuio e cadastramento automtico do processo. Posteriormente, todos os atos sero realizados utilizando-se o computador. 2. Principais vantagens no uso do PROJUDI
Promoo da celeridade processual Maior acessibilidade Justia

Diminuio dos custos Acesso ininterrupto Justia, em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

3. Pr-requisitos para utilizao do PROJUDI a) Documentos Necessrios para Cadastramento Comparecer ao Juizado Especial para criao de usurio e senha de acesso ao PROJUDI. Apresentar comprovante de residncia (original e cpia). Apresentar carteira da OAB (original e cpia). b) Softwares Necessrios Firefox verso 3.0 ou Superior Navegador. Java verso 1.7 JVM (Java Virtual Machine). doPDF Converte arquivos para pdf. TweakUAC Necessrio para Windows Vista. Acesso a INTERNET. OBS: Todos os softwares acima destacados esto disponveis no site do PROJUDI. 4. Fundamentao Legal a. LEI N 11.419, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispe sobre a informatizao do processo judicial; Altera a Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Cdigo de Processo Civil; e d outras providncias. b. RESOLUO N 005/2008-GP. Dispe sobre a Implantao e estabelece normas para o funcionamento do processo judicial eletrnico no Poder Judicirio do Estado do Par.
OBS: A referida legislao encontra-se disponvel no site do PROJUDI.

5. Peticionamento Eletrnico Para o ajuizamento de uma ao nos Juizados Especiais Cveis PROJUDI e na 6 Vara de Execuo Fiscal, torna-se necessrio que os pr-requisitos definidos no item 3 tenham sido obedecidos para o perfeito funcionamento do sistema. Abaixo, apresentamos os passos necessrios para o ajuizamento de uma ao no sistema PROJUDI. 1 Passo: Autenticao no PROJUDI

https://projudi.tjpa.jus.br/projudi Acessar o site do PROJUDI e informar seu Usurio e Senha (mnimo de 5 dgitos) fornecidos no momento do seu cadastro no sistema. Aps a sua primeira autenticao no PROJUDI torna-se necessrio criar o seu Certificado Digital.

PERGUNTA: Mas o que Certificado Digital?


Certificados Digitais so documentos eletrnicos que identificam pessoas, tanto fsicas como jurdicas, fazendo uso de criptografia, tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade de informaes. Alm de identificar com segurana pessoas fsicas e jurdicas, garantem confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e em diversos tipos de transaes realizadas via Internet. Outra vantagem do certificado digital ter validade jurdica para ser utilizado como assinatura de prprio punho, comprovando que seu proprietrio concorda com o documento assinado. Fonte: https://www.identidadedigital.com.br/acoab/site/entenda/certificados-digitais 2 Passo: Criao do Certificado Digital Para criao do certificado digital, deve-se digitar uma Senha com pelo menos 8 dgitos e repetir a mesma senha no campo Confirmar Senha.

Outros Criar Identidade Digital

Figura 01

Obs.: O certificado criado na verso antiga do Projudi continua sendo vlido.

Posteriormente, aguarda-se a liberao do certificado digital pelo Cadastrador dos Juizados.

3 Passo: Download do Certificado Digital O certificado digital criado no passo 2 sempre ser utilizado no ajuizamento das aes via PROJUDI. Para tanto, torna-se necessrio armazenar em seu computador ou pen-drive. Por padro o nome do arquivo id.p12.

Outros Listar Meus Certificados Baixar


Figura 02

4 Passo: Ajuizamento de uma Ao de 1 Grau Aes de 1 Grau Enviar Petio Inicial

Clique no Boto Baixar para fazer o download de seu certificado. Figura 03

A partir desse momento voc ir dar incio ao cadastramento da Comarca, Localidade, Tipo de Justia e Competncia. E selecionar o tipo de Assunto como mostra a figura 05.
Figura 04

Assuntos

Clique no Boto Buscar Assunto e selecione o assunto desejado. Como na Figura 05.

Figura 05

OBS. Na Figura 05 escolha a opo Assunto e Clique no Boto Confirmar.


Figura 06

Aps o campo estar preenchido clique no boto Inserir.

OBS.: Aps clicar no Boto Inserir ir aparecer como na Figura 07.


Figura 07

Classes
Na opo Classe clicar na Opo Buscar Classe e Selecionar o tipo de Classe como mostra a Figura 09.

Figura 08

Obs.: Aps selecionar a Classe, como mostra na Figura 09, Preencher o Valor da Causa e clicar no Boto Avanar

Figura 09

5 Passo: Cadastrar Requerente, Requerido. Como mostra a Figura 11.


Figura 10

Obs.: Aps o cadastro clique no Boto Avanar.

Aps o cadastro clique no Boto Confirmar. Figura 11

Obs.: Cadastrar Requerente e Requerido como nas telas mostradas acima. A novidade que tanto o requerente como o requerido podem ser cadastrados sem CPF. Depois de feito o cadastro das partes, basta clicar no boto Confirmar.

6 Passo: Inserir Documentos

Figura 12

Obs.: Em Descrio do Arquivo voc ir selecionar a opo Petio Inicial.


Figura 13

Obs.: Na hora de anexar os Documentos das Partes (CPF, RG e etc..), em descrio do documento, selecione OUTROS e no campo ao lado digite ao que se relaciona. Exemplo: Outros: Documentos ou Doc01

Neste Boto Procurar voc ir adicionar o seu arquivo em Pdf.

Neste Boto Procurar voc ir configurar o seu certificado Digital.

Aps digitar sua senha do certificado clicar no boto Assinar

Obs.: Descrio de arquivo: Petio inicial, e clicar no boto assinar arquivo. Nesse boto voc ir inserir o documento em formato PDF e configurar o seu certificado digital. Digite a senha virtual e clique em Assinar.

Aps assinar ir aparecer a mensagem como mostrada na figura. Basta clicar no boto Concluir

NOTA: Os arquivos inseridos devem ser obrigatoriamente no formato PDF.

PERGUNTA: Mas o que um arquivo no formato.PDF?


PDF um formato proprietrio do Adobe para arquivos de leitura, sejam eles de texto e/ou com desenhos. Padro muito utilizado na publicao de documentos pelo fato do usurio, de maneira convencional, no conseguir alterar o contedo do mesmo e ainda, da facilidade de leitura pela prpria ferramenta do Adobe, o Adobe Reader, que grtis e facilmente instalado em qualquer computador e em diversos Sistemas Operacionais, ou seja, um grande facilitador na padronizao de textos, documentos para sua fcil leitura.

E como transformar um arquivo do formato.DOC para.PDF?


Na rea de softwares do site do PROJUDI existe o link para ser feito o download do programa (doPDF) que transforma os arquivos do formato .DOC para .PDF.

doPDF a soluo para usurios que querem criar, gratuitamente, documentos no formato proprietrio da Adobe, PDF. Ao instalar o software em seu computador, uma impressora virtual ser adicionada rea de impressoras e aparelhos de fax com nome: doPDF v5.

O doPDF se integra a qualquer software que possua recurso de impresso e, atravs de uma impressora virtual, transforma qualquer documento em PDF. Basta abrir o documento, escolher Imprimir e selecionar doPDF.

Ento, escolha a pasta em que o arquivo PDF ser gerado e pronto.

O doPDF inclusive abrir o resultado no seu visualizador de PDF ao fim da operao.

Insira assim quantos arquivos desejar. medida que os documentos so inseridos, estes sero acrescentados na lista de Arquivos J Inseridos. Aps o trmino da insero de documentos, clicar em Concluir.

7 Passo: Caractersticas do Processo Nessa etapa, informe os seguintes dados:

Obs.: Na tela seguinte marcar alguma opo se necessrio e clicar no boto Confirmar. Ao confirmar ser gerado um protocolo com o nmero do processo. A partir desse momento voc ter total acesso ao processo em qualquer momento e em qualquer lugar via internet.

Para Maiores Informaes: Fone: 0800-280.7005 E-mail: central.servicos@tjpa.jus.br - Atendimento: 8h00 s 20h00. De segunda a
sexta-feira.

Вам также может понравиться