Вы находитесь на странице: 1из 65

Materiais Compsitos

Seminrio de Materiais de Construo Mecnica

Componentes

Luiz Matheus Teixeira Rodrigues; Jos Luiz Cavalcante; Jefferson Moura; Jos Renato; Phillype Guerra; Adalton Vincius.

Definio

So Materiais Compostos por uma fase Contnua (Matriz) e uma Dispersa (Reforo) cujas propriedades so obtidas atravs de combinao das propriedades dos componentes Individuais.

Histrico

A utilizao de materiais compsitos remonta antiguidade, ao perodo Neoltico, quando os tijolos eram fabricados com barro e palha (2500 anos AC), os sarcfagos eram fabricados com madeira aglomerada (1500 anos AC) Os arcos eram verdadeiras estruturas compsitas laminadas, constitudas por madeira e outros materiais como pele, osso, chifre e tendes (800 anos AC).

Importncia

Devido ao avano tecnolgico acelerado, principalmente no Sculo XX, iniciou-se a procura ,vital, por materiais com combinaes peculiares (incomuns) de propriedades, com o intuito de suprir essa necessidade.

NECESSIDADE INDUSTRIAL POR PROPRIEDADES INCOMUNS

Materiais Compsitos

Matriz Cermica

Matriz Metlica

Matriz Polimrica

1 Parte

CRIAO E CARACTERSTICAS DOS COMPSITOS

Criao e Caractersticas dos Compsitos

Quanto a Sua Fase de Reforo, Os compsitos so classificados de 3 Maneiras. Em sua fabricao, o reforo pode ser aplicado de 3 maneiras.

Com Fibras; Com Partculas; Ou de Maneira estrutural (Laminados e Sanduiche).

Criao e Caractersticas dos Compsitos

COMPSITOS REFORADOS COM FIBRAS

Compsito Reforado com Fibra

Utilidade e Recomendao

Revestimentos constitudos de resinas de alto desempenho reforadas com fibra de Vidro(ou outras) so especialmente recomendados para utilizao em ambientes qumicos muito agressivos, para trabalho constante em imerso total, ou para situaes que requeiram resistncia mecnica elevada.

Utilidade e Recomendao

utilizado na proteo de equipamentos novos ou recuperao de equipamentos com corroso severa, substratos de ao carbono, ao inox, concreto dentre outros.

Maneira de Dispor As Fibras na Matriz

Comportamento Mecnico

Criao e Caractersticas dos Compsitos

COMPSITOS REFORADOS COM PARTCULAS

Compsitos Reforados com Partculas

Caracterstica

Em geral a fase particulada mais dura e mais rgida que a matriz; A matriz transfere parte da tenso aplicada s partculas que suportam uma frao da carga.

Aplicao - Concreto

Fase Matriz Cimento Fase de Reforo Areia + Brita Tambm usado como Reforo Metralha (Entulho)

Concreto

Concreto

Concreto

Aplicao - Pykrete

Fase Matriz gua Slida ou Gelo Fase de Reforo Serragem

Histria do Pykrete

Criado por Geoffrey Pyke. Gelo Misturado com Serragem na proporo de 14% de Serragem e 86% de gua. Tendo em Vista o problema de navios que circulavam no rtico, props a criao de um Navio (Porta Avies) de Pykrete, ou seja, De apenas Agua e Serragem.

Aplicao Pykrete

Aplicao Pykrete

Criao e Caractersticas dos Compsitos

COMPSITOS REFORADOS COM FOLHAS

Compsitos Reforados com Folhas

Compsitos Reforados com Folhas

Os laminados compsitos so um grupo muito particular de um conjunto de materiais que se designam por compsitos, constitudos por uma matriz que aglomera um reforo. Os laminados compsitos so em geral de matriz polimrica reforada com fibras longas de alta resistncia.

Compsitos Reforados com Folhas

Aps o Processo de Fabricao, obtm assim um laminado de excelentes propriedades mecnicas, sobretudo em relao baixa densidade.

Estruturas Sanduiche

Estruturas Sanduiche

Um dos tipos de componentes mais comuns e eficientes nos materiais compsitos. A ideia de sanduche se deve ao fato de que um tal componente apresenta duas camadas externas feitas, no caso, em laminados de materiais compsitos, e um ncleo normalmente feito com alguma forma de espuma expansvel ou o famoso honeycomb, ou colmia.

Estruturas Sanduiche

As camadas externas so responsveis pela resistncia tenso e compresso, enquanto o ncleo contribui com os esforos de cisalhamento, a solidez da pea e a transferncia de solicitaes mecnicas entre as camadas externas. Se pode facilmente perceber que quanto maior o espaamento entre as camadas externas, maior ser a resistncia da pea flexo.

Estruturas Sanduiche

Muito Utilizados na Aviao Experimental. Exemplos:


ps dos rotores de helicpteros; Superfcies de comando; Estabilizadores; Painis em geral; Asas.

Estruturas Sanduche Aviao Experimental.

Estruturas Sanduche Automobilismo.

2 Parte

CRIAO E CARACTERSTICAS DOS COMPSITOS

Criao e Caractersticas dos Compsitos

Quanto a sua fase Matriz, os compsitos so classificados de 3 Maneiras.


Compsitos de Matrizes Cermicas; Compsitos de Matrizes Polimricas;

Elastmeros; Termoplsticas; Termoendurecveis.

Compsitos de Matrizes Metlicas.

Compsitos

Matriz Cermica

Matriz Polimrica

Matriz Metlica

Elastmeros

Termoplstic os

Termoendur ecveis

Criao e Caractersticas dos Compsitos

COMPSITOS DE MATRIZ CERMICA

Compsitos de Matriz Cermica

So materiais em que sua fase Matriz composta por materiais Cermicos. So inerentemente resilientes oxidao e deteriorao a temperaturas elevadas. So fortemente suscetveis a fratura frgil. Matrizes Vtreas (Cermicas Vtreas) e Cimentcias.

Compsitos de Matriz Cermica

Os Materiais de Reforo Mais comuns so as Fibras de Carbono e Vidro alm de Fibras de ao e de Polipropileno. Muito Utilizada na Aeronutica e na industria Automobilstica, tambm largamente utilizados na Construo Civil (Concreto).

Matriz Cermica - Aplicaes

Criao e Caractersticas dos Compsitos

COMPSITOS DE MATRIZ POLIMRICA

Compsitos de Matriz Polimrica

So materiais em que sua fase Matriz composta por materiais Polimricos. As matrizes polimricas devem a sua grande aplicao fundamentalmente baixa densidade e facilidade de processamento. Suporta qualquer tipo de Reforo (Partcula, Folha ou Fibra) absorve deformaes e so resistentes a compresso.

Compsitos de Matriz Polimrica

MATRIZES ELASTOMRICAS

Matrizes Elastomricas

So materiais em que sua fase Matriz composta por Elastmeros (Borrachas). Os elastmeros so materiais macromoleculares que recuperam rapidamente a sua forma e dimenses iniciais, aps cessar a aplicao de uma tenso; A principal Propriedade o comportamento elstico aps deformao em compresso ou trao, Resilincia.

Matrizes Elastomricas

Os Materiais de Reforos Mais utilizados so o Nylon e o Ao principalmente nos pneus de carro.

Aplicao - Matrizes Elastomricas

Compsitos de Matriz Polimrica

MATRIZES TERMOENDURECVEIS

Matrizes Termoendurecveis

So materiais em que sua fase Matriz composta por Materiais Termoendureciveis. As resinas termoendurecveis so muito mais utilizadas como matrizes de laminados compsitos, sobretudo as resinas de poliester e de epxido. As propriedades mecnicas das resinas variam consideravelmente com a formulao e com os aditivos. A resistncia compresso mais elevada que trao.

Matrizes Termoendurecveis

Exemplos de matrizes Termoendurecveis so Resinas de Epoxito, Resinas de FenolFormaldedo, Resinas de Uria-Formaldedo, Resinas de Melamina-Formaldedo e Poli(Imidas). Materiais de Matrizes Termoendurecveis so utilizados em Sistemas de Aquecimento, Baquelite, Revestimentos de Mobilias, Caixas e Partes de Materiais Eltricos etc.

Matrizes Termoendurecveis Aplicaes - Fiberglass

Obtm-se de uma adio de uma mistura formada por um estireno e um polister com ligaes duplas a Fibra de Vidro.

Matrizes Termoendurecveis Aplicaes - Fiberglass

Compsitos de Matriz Polimrica

MATRIZES TERMOPLSTICAS

Matrizes Termoplsticas

So materiais em que sua fase Matriz composta por Materiais Termoplsticas. Principais Matrizes so de Poliamidas, Policarbonato e Polipropileno e ,geralmente, estas matrizes so reforadas com Fibras de Vidro e fibras de Carbono. Muito Sensvel ao Calor, em contra partida, pode ser remoldado e reciclado.

Matrizes Termoplsticas

Muito Utilizado na Industria do Automvel na produo dos Painis e tambm muito utilizado na fabricao de maquinas e Ferramentas e de elementos de maquinas como polias, engrenagens etc.

Matrizes Termoplsticas Aplicaes

Matrizes Termoplsticas Aplicaes

Criao e Caractersticas dos Compsitos

COMPSITOS DE MATRIZ METLICA

Compsitos de Matriz Metlica

So materiais em que sua fase Matriz composta por Materiais Metlicos. Os principais reforos so de Materiais Cermicos. Matrizes Leves a base de Alumnio, Magnsio ou Titnio. Reforos a base de Alumina, Carboneto de Silcio, Grafite e Boro.

Compsitos de Matriz Metlica

Suporta Altas temperaturas e possui muita resistncia. Aplicado em Larga escala na Aviao e na industria automobilstica, na produo de discos de travagem.

Matriz Metlica - Aplicaes

Aplicaes de Compsitos em um Avio.

PASSAR VDEOS

DUVIDAS???

Вам также может понравиться