Вы находитесь на странице: 1из 22

CONFEDERAO BRASILEIRA DE XADREZ

(Aprovado na Assemblia Geral Extraordinria de 25/04/2009)

ESTATUTO

CAPTULO I - DA ENTIDADE E DOS SEUS FINS Art. 1 - A Confederao Brasileira de Xadrez, neste estatuto designada pela sigla CBX, fundada sob a denominao de Federao Brasileira de Xadrez em 6 de novembro de 1924 e reconhecida pelo Decreto Lei n 3.199 de 14 de abril de 1941, uma pessoa jurdica de direito privado, na forma do art. 44, I do Cdigo Civil Brasileiro, sem fins lucrativos, com personalidade jurdica e patrimnios prprios, sendo constituda, na forma prevista neste estatuto, pelas pessoas fsicas e jurdicas que exercem atividades dentro do territrio brasileiro com um, ou mais, dos seguintes objetivos: a prtica; a organizao; a promoo; a administrao e o desenvolvimento do xadrez. Art. 2 - A CBX est filiada Federao Internacional de Xadrez (denominada Fdration Internationale des checs, em francs), neste estatuto designada pela sigla FIDE, a quem representa no Brasil e cujo estatuto e regulamentos aceita e se obriga a cumprir. Art. 3 - A CBX est vinculada ao Comit Olmpico Brasileiro, neste estatuto designado pela sigla COB, cujo estatuto e regulamentos aceita e se obriga a cumprir. Art. 4 - O desporto brasileiro, no mbito das prticas formais, regulado por normas nacionais e internacionais e pelas regras de prtica desportiva de cada modalidade, que devero ser aceitas pelas respectivas entidades nacionais de administrao do desporto, conforme estabelecido no 1 da Lei 9.615, de 24 de maro de 1998, que institui normas gerais sobre desporto. Pargrafo nico - A CBX integrar o sistema nacional do desporto, como entidade nacional de administrao do xadrez, gozando de autonomia administrativa quanto sua organizao e funcionamento, que estabelecida pelo presente estatuto, conforme o disposto no inciso I, do Art. 217, da Constituio Federal e na Lei 9.615 de 24 de maro de 1998. Art. 5 - O xadrez um dos mais antigos esportes intelectivos e conceituado pela CBX, para efeito do cumprimento das finalidades sociais estabelecidas no Art. 9 deste estatuto, em seus aspectos mais amplos de desporto, de educao e de cultura. 1 Na CBX estaro integradas todas as especialidades ou modalidades de xadrez praticadas no territrio brasileiro que sejam reconhecidas ou aceitas pela FIDE. 2 A CBX poder delegar a administrao, no todo ou em parte, de uma ou mais das especialidades ou modalidades reconhecidas de xadrez outras organizaes nacionais, por deliberao da Assemblia Geral. Art. 6 - A CBX ter durao por prazo ilimitado.

Pg. 1

Art. 7 - A CBX ter sede e foro na cidade de Santa Maria de Jetib, Estado do Esprito Santo, podendo manter sub-sedes ou escritrios de representao em outras localidades. Art. 8 - A personalidade jurdica da CBX distinta das pessoas fsicas e jurdicas que a compe, sendo representada, em juzo ou fora dele, pelo Presidente da CBX ou seu substituto legal. Art. 9 - As finalidades da CBX so: I - administrar o xadrez no Brasil, em todas as suas modalidades e manifestaes; II - difundir, incentivar e desenvolver o xadrez no territrio brasileiro, em todas as suas modalidades (alto nvel, educacional, pedaggico, etc) e manifestaes; III - dirigir a prtica do xadrez em nvel nacional, estabelecendo os regulamentos e condies que forem necessrios para a sua boa organizao e realizao; IV - promover, direta ou indiretamente, competies, exibies, jogos e outras atividades de xadrez, bem como fomentar a prtica do xadrez de carter comunitrio e social; V - promover, direta ou indiretamente, cursos e outras atividades visando o aprimoramento tcnico do xadrez brasileiro; VI - representar o xadrez brasileiro no exterior, ressalvadas as competncias do COB e do governo brasileiro; VII - cumprir e fazer cumprir pelas pessoas fsicas e jurdicas que a integram, direta ou indiretamente, os estatutos, regulamentos e demais atos da FIDE e do COB; VIII - decidir sobre a promoo de competies, exibies e jogos de xadrez de natureza internacional, nacional ou interestadual, pelas Federaes filiadas e pelas entidades, direta ou indiretamente, vinculadas ou associadas; IX - decidir sobre a participao das Federaes filiadas e das pessoas fsicas e jurdicas direta ou indiretamente vinculadas ou associadas, nas competies de natureza internacional, realizadas no Brasil ou no exterior; X - estabelecer diretrizes, normas e regulamentos visando o exerccio da direo, a organizao, a disciplina e o desenvolvimento das atividades de xadrez em territrio brasileiro, s quais devero ser cumpridas por todas as pessoas fsicas e jurdicas integrantes, direta ou indiretamente, da CBX; XI - estabelecer acordos, convnios e contratos com pessoas fsicas e com pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, do Brasil e do exterior, visando o cumprimento dos objetivos da CBX; XII - representar o xadrez brasileiro junto aos poderes pblicos e sociedade em geral; XIII - colaborar no desenvolvimento das Federaes filiadas; XIV - zelar pela harmonia entre as pessoas fsicas e jurdicas integrantes, direta ou indiretamente, da CBX, tomando as medidas que forem convenientes para isso; XV - manter publicaes especializadas e divulgar informaes de ordem tcnica e administrativa de interesse da comunidade enxadrstica, inclusive atravs de meios eletrnicos e da internet; XVI - promover, direta ou indiretamente, a elaborao de registro e levantamento de dados, das estatsticas e de trabalhos tcnicos referentes s atividades de xadrez;

Pg. 2

XVII - realizar ou incentivar medidas para a manuteno e recuperao da memria histrica do xadrez brasileiro; XVIII - incentivar a produo de material tcnico e didtico sobre xadrez; XIX - promover o registro de competies e demais atividades de xadrez realizadas em territrio brasileiro, conforme for estabelecido neste estatuto ou em regulamento prprio; XX - conceder ttulos, diplomas e prmios relacionados com s atividades de xadrez, bem como aqueles de natureza honorfica, na forma estabelecida neste estatuto ou nos regulamentos especficos; XXI - promover, direta ou indiretamente, a capacitao de enxadristas, tcnicos, instrutores, rbitros e demais pessoas envolvidas com as atividades do xadrez em nvel nacional; XXII - interceder, perante os poderes pblicos e em empresas privadas, em defesa dos direitos e dos interesses legtimos das pessoas jurdicas e fsicas que integram; XXIII - praticar as aes de ordem administrativa, econmica, financeira, tcnica, promocional e outras, que contribuam para o cumprimento das finalidades estabelecidas neste artigo. Art. 10 - A CBX, conforme estabelecido no Art. 9, tem por objeto de atuao as atividades de xadrez, no se envolvendo em manifestaes ou posies polticas fora do mbito desportivo. Art. 11 - A CBX constituda dentro de bases democrticas, no admitindo qualquer tipo de discriminao por motivo de nascimento, raa, sexo, religio, opinio ou quaisquer outras circunstncias pessoais ou sociais. CAPTULO II - DOS PODERES E DA ADMINISTRAO DA CBX Art. 12 - So poderes da CBX: I - a Assemblia Geral; II - a Presidncia; III - a Diretoria. 1 O Conselho Fiscal rgo assessor da Assemblia Geral. 2 O Conselho Consultivo rgo assessor da Presidncia. Art. 13 - So rgos autnomos e independentes dentro da estrutura da CBX, os referentes Justia Desportiva que so: I Superior Tribunal de Justia Desportiva do Xadrez; II - Comisso Disciplinar. Art. 14 - A organizao, o funcionamento e a administrao da CBX obedece ao disposto neste estatuto, bem como o estabelecido nos regulamentos e outros atos acessrios expedidos pelos poderes e rgos da CBX , no mbito de suas atribuies.

Pg. 3

Art. 15 - So inelegveis para o desempenho de funes e cargos eletivos nos poderes da CBX, mesmo os de livre nomeao, conforme o estabelecido no inciso II do art. 23 da Lei 9.615/98, a pessoa fsica: I - condenada por crime doloso em sentena definitiva; II - inadimplente na prestao de contas de recursos pblicos, em deciso administrativa definitiva; III - inadimplente na prestao de contas da CBX; IV - afastada de cargo eletivo ou de confiana da CBX em virtude de gesto patrimonial e financeira irregular ou temerria na CBX; V - inadimplente das contribuies previdencirias e trabalhistas; VI - falida; VII - que estiver cumprindo penalidades impostas pelos rgos de justia desportiva ou pelo COB. Art. 16 - Somente podero ocupar os cargos de Presidente da CBX, de membros do Conselho Fiscal e do Tribunal de Justia Desportiva, os cidados brasileiros, natos ou naturalizados, maiores de 21(vinte e um) anos. Art. 17 - Os membros dos poderes da CBX no sero, de qualquer forma, remunerados pelo exerccio dos cargos que ocuparem. Art. 18 - No permitida a acumulao de cargos ou funo nos poderes administrativos da CBX e de suas filiadas, exceo feita aos membros do Conselho Deliberativo das Entidades de prtica desportiva ou de suas Assemblias Gerais, aos membros do Conselho Consultivo da CBX e aos diretores regionais subordinados Vice Presidncia de Relaes Interiores da CBX. Art. 19 - O membro de qualquer poder da CBX no poder licenciar-se do exerccio do cargo, por prazo superior a 90 (noventa) dias, exceto com a concordncia da Assemblia Geral. Art. 20 - Quando ocorrer vaga de membro eleito para qualquer um dos poderes da CBX, o seu substituto completar o tempo restante do mandato, observado no caso da Presidncia o disposto no artigo 36. CAPTULO III - DA ASSEMBLIA GERAL Art. 21 - A Assemblia Geral formada pelas Federaes filiadas, sendo o poder mximo da CBX em todas as matrias, exceto naquelas estabelecidas pela legislao em vigor como de competncia da justia desportiva. 1 - Cada Federao filiada ter direito a um voto, cumpridas as disposies legais e estatutrias. 2 - As Federaes filiadas com direito a voto, sero representadas pelos seus respectivos Presidentes ou substitutos legais, ou por pessoa fsica devidamente credenciada mediante procurao.

Pg. 4

3 - Somente podero participar das Assemblias Gerais com direito a voto as Federaes filiadas que: I - contarem, no mnimo, com um ano de filiao, salvo os casos de fuso ou desmembramento, quando a entidade da qual foi desmembrada ou com a qual se fundiu, j seja filiada h mais de um ano, contado da data da Assemblia a ser realizada; II - comprovarem o pagamento da anuidade de filiao e demais taxas devidas CBX; III - estejam em condies legais de funcionamento; IV - estejam com a documentao atualizada - Estatuto e Atas de Eleio - arquivada na CBX; V - figurarem na relao das Federaes filiadas com direito a voto, que dever ser publicada juntamente com o Edital de Convocao da Assemblia Geral e tenham atendido s exigncias legais e estatutrias; VI - tenham promovido, no mnimo, um campeonato oficial ou oficializado no ano anterior ao da realizao da Assemblia Geral, devidamente registrado na CBX, conforme estabelecido no inciso IV do artigo 75. Art. 22 - As Assemblias Gerais podem ser Ordinrias ou Extraordinrias, conforme as seguintes disposies: I - Ser considerada Assemblia Geral Ordinria aquela que se realizar no primeiro quadrimestre de cada ano, com o objetivo principal de deliberar sobre as contas, com o parecer do Conselho Fiscal, e o relatrio de atividades do ano anterior, conforme estabelecido no inciso I do artigo 23. II - Ser considerada Assemblia Geral Ordinria aquela que se realizar a cada 04 (quatro) anos, no ms de dezembro, com o objetivo principal de eleger o Presidente e os membros do Conselho Fiscal, bem como homologar a nomeao dos Vice-Presidentes da CBX, conforme estabelecido no inciso II do artigo 23. III - As Assemblias Gerais Extraordinrias sero todas aquelas que no se enquadrem nos incisos I e II acima. 1 - Nas Assemblias Gerais alm dos assuntos colocados na pauta principal para deliberao, haver uma seo de comunicaes e uma de leitura e aprovao de ata(s) quando for o caso. 2 - Alm do definido nos incisos I e II acima, da pauta das Assemblias Gerais Ordinrias podero constar as matrias de que tratam os incisos IV, IX, X, XII, XIII, XVI, XVII e XVIII do artigo 23, devendo todos os demais assuntos ser objeto de Assemblias Gerais Extraordinrias. Art. 23 - Compete Assemblia Geral: I - deliberar sobre o relatrio anual de atividades da Diretoria e o parecer do Conselho Fiscal sobre as contas do exerccio anterior; II - eleger o Presidente da CBX e os membros do Conselho Fiscal da CBX, bem como homologar as indicaes dos Vice-Presidentes realizada pelo Presidente da CBX;

Pg. 5

III - alterar o presente estatuto, no todo ou em parte, mediante o voto de metade mais uma das Federaes filiadas que preencham as condies estabelecidas no 3 do artigo 21, por proposta da Diretoria da CBX ou por requerimento da maioria das Federaes filiadas; IV - deliberar sobre a concesso de ttulos honorficos, conforme estabelecido neste estatuto; V - autorizar o Presidente da CBX a adquirir, alienar ou empenhar bens imveis, mediante proposta da Diretoria acompanhada de parecer do Conselho Fiscal; VI - autorizar o Presidente da CBX a contratar emprstimos financeiros ou realizar operaes de crdito junto a instituies financeiras que ultrapassem, durante o exerccio financeiro, o valor equivalente a 100 (cem) salrios mnimos vigentes no pas; VII - processar e julgar, por infrao deste estatuto ou da lei, qualquer dos membros dos poderes da CBX estabelecidos nos incisos I, II e III do artigo 12, mediante a instalao de processo administrativo regular que garanta ampla defesa; VIII - cassar mandato de qualquer membro dos poderes estabelecidos nos incisos I, II e III do artigo 12, por conseqncia da aplicao do inciso VII deste artigo, mediante o voto favorvel de dois teros de seus membros; IX - delegar poderes especiais ao Presidente da CBX; X - instituir Comisses e grupos de trabalho para a elaborao de propostas ou atividades relacionadas s finalidades da CBX estabelecidas pelo artigo 9; XI - atuar como instncia mxima de recurso da CBX, exceto nas matrias a cargo da Justia Desportiva; XII - estabelecer o Regimento Geral da CBX e outras normas complementares a este estatuto; XIII - deliberar, mediante proposta da Diretoria, sobre a filiao de Federao CBX, bem como sobre a vinculao de entidade nacional; XIV - deliberar sobre a desfiliao de Federao e sobre desvinculao de entidade nacional, mediante processo prvio instaurado pela Diretoria e de acordo com o presente estatuto; XV - aprovar, mediante proposta da Diretoria, as taxas e contribuies a serem pagas pelas Federaes filiadas e pelas pessoas fsicas e jurdicas vinculadas, bem como o custo de servios disponveis comunidade em geral; XVI - deliberar sobre outras matrias de interesse da CBX, ressalvadas aquelas de competncia da Justia Desportiva; XVII - atuar como instncia mxima de deliberao da CBX, ressalvada a competncia da Justia Desportiva; XVIII - interpretar o presente estatuto e deliberar sobre os casos omissos. Art. 24 - As finalidades, o local e a data da Assemblia Geral, bem como a situao legal e financeira de cada uma das filiadas habilitadas, sero comunicadas a elas pela Presidncia, por Edital de Convocao, com a antecedncia mnima de 30 (trinta) dias, por publicao no site da CBX, e-mail, carta registrada ou publicao em jornal com circulao diria. 1 - No caso de deliberao sobre os assuntos de que tratam os incisos III, V, VII, VIII e XIV do artigo 23, devero ser usados, no mnimo, dois dos meios de comunicao previstos no caput;

Pg. 6

2 - No caso das eleies para os poderes da CBX, de que trata o inciso II do artigo 23, dever ser procedida por trs vezes a publicao do edital em jornal de circulao diria, sendo a primeira com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias, bem como observadas as disposies pertinentes estabelecidas pelo artigo 22 da Lei Federal 9.615 de 24 de maro de 1998 e pelo artigo 24 do Decreto Federal 2.574 de 29 de abril de 1998. 3 - Ainda no caso de eleies para os poderes da CBX, de que trata o inciso II do artigo 23, dever constar do edital a data limite, o local e horrio no qual podero ser feitas as inscries de candidatos, que devero ser procedidas mediante apresentao de chapa completa a todos os cargos a serem preenchidos na respectiva eleio. 4 - A data limite que trata o 3 deste artigo dever ser de 07 (sete) dias teis contados da data marcada para a respectiva Assemblia Geral eleitoral. Art. 25 - As Assemblias Gerais se instalaro, em primeira convocao, com a presena mnima da maioria dos seus componentes e, em segunda convocao, uma hora depois, com um mnimo de 3 (trs) federaes filiadas. 1 - As deliberaes da Assemblia Geral sero tomadas pela maioria simples de votos, exceto nas situaes estabelecidas neste estatuto que requeiram outra percentagem de votos. 2 - A Assemblia Geral s poder deliberar sobre os assuntos constantes no respectivo Edital de Convocao. 3 - O Presidente da CBX, ou seu substituto legal, presidir as Assemblias Gerais, sem direito a voto, exceto na deliberao sobre as matrias previstas nos incisos II, VII e VIII do artigo 23, quando a Assemblia Geral dever ser presidida por um membro eleito pela maioria simples dos seus membros. Art. 26 - Caber ao Presidente da CBX e Assemblia Geral, no que couber, garantir que o processo eleitoral instaurado para a eleio do Presidente da CBX e dos membros do Conselho Fiscal assegure: I - a constituio da respectiva Assemblia Geral como previsto no artigo 21 deste estatuto; II - defesa prvia, no caso de impugnao, do direito de participar da eleio; III - eleio convocada com a observncia do 2 do artigo 24 deste estatuto; IV - sistema de recolhimento de votos imune fraude; V - acompanhamento da apurao pelos candidatos e meios de comunicao. 1 - de competncia da Assemblia Geral estabelecer os procedimentos relacionados eleio dos membros dos poderes da CBX que sero adotados durante a realizao da mesma. 2 - As inscries de candidatos para as eleies sero procedidas mediante a inscrio de chapa completa para os cargos em disputa com prazo limite de, no mnimo, sete dias teis da data estabelecida para a realizao da respectiva Assemblia Geral na qual ser realizada a eleio. Art. 27 - Todos os integrantes da Assemblia Geral tero acesso irrestrito aos documentos, s informaes e aos comprovantes de despesas das contas de que trata o inciso I do artigo 23.

Pg. 7

Art. 28 - Podero participar das Assemblias Gerais, com direito a voz, mas sem direito a voto, exceto se enquadrados no 2 do artigo 23, os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal da CBX, bem como os representantes legais das pessoas jurdicas vinculadas CBX, conforme definidas pelo presente estatuto, e os convidados pela Presidncia da CBX. CAPTULO IV - DO CONSELHO FISCAL Art. 29 - O Conselho Fiscal, rgo assessor da Assemblia Geral, ser constitudo pelo Auditor Fiscal e mais 02 (dois) membros efetivos, com 02 (dois) suplentes, eleitos pela Assemblia Geral para um mandato de quatro (04) anos, conforme estabelecido neste estatuto. 1 - Em caso de impedimento de membro efetivo, caber ao Presidente da CBX convocar um dos suplentes para a substituio; 2 - A posse dos membros do Conselho Fiscal ser dada pelo Presidente da CBX. Art. 30 - O Auditor Fiscal ter as seguintes atribuies: I - Presidir o Conselho Fiscal; II - Acompanhar o andamento da gesto financeira e patrimonial da CBX executada sob a superviso da Vice Presidncia Financeira, podendo sugerir medidas e procedimentos para o seu aperfeioamento; III - Elaborar relatos peridicos sobre a gesto financeira e patrimonial da CBX para conhecimento do Conselho Fiscal. Art. 31 - de competncia do Conselho Fiscal: I - elaborar parecer a ser apreciado pela Assemblia Geral sobre o balano financeiro e patrimonial anual da CBX; II - examinar os documentos e solicitar as informaes necessrias ao bom cumprimento do inciso I deste artigo; III - apresentar sugestes Assemblia Geral ou Presidncia da CBX para o aperfeioamento da administrao patrimonial e financeira da CBX; IV - apresentar Assemblia Geral denncia fundamentada sobre irregularidades constatadas na administrao financeira e patrimonial da CBX, sugerindo medidas a serem tomadas; V - exercer outras atribuies previstas neste estatuto, bem como aquelas especialmente designadas pela Assemblia Geral. Pargrafo nico - O Conselho Fiscal se reunir, ordinariamente, ao menos uma vez por ano e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Auditor Fiscal, pelo Presidente da CBX ou pela Assemblia Geral. CAPTULO V - DA PRESIDNCIA Art. 32 - O Presidente da CBX ser eleito pela Assemblia Geral, para um mandato de 04 (quatro) anos, na forma estabelecida por este estatuto, permitida apenas 01 (uma) reeleio consecutiva.

Pg. 8

1 - O Presidente, em seus impedimentos legais de qualquer natureza, inclusive licena, ser substitudo por um dos Vice-Presidentes, previa e expressamente por ele indicado. 2 - Na falta da indicao estabelecida no 1 deste artigo, no impedimento do Presidente assumir a Presidncia o Vice-Presidente Financeiro ou, na falta ou impedimento deste ltimo, os Vice-Presidentes mencionados pela ordem crescente dos incisos II a VI do artigo 37. 3 - O prazo de mandato do Presidente ter como referncia a data da respectiva posse; 4 - A responsabilidade do Presidente pela administrao da CBX cessa com a posse de seu sucessor, regularmente eleito na forma prevista neste estatuto, sem prejuzo do disposto na legislao vigente. Art. 33 - O Presidente dar assistncia efetiva CBX e ser civil e solidariamente responsvel pelo desempenho que der ao cargo, cabendo-lhe a iniciativa da divulgao dos atos administrativos. Art. 34 - O Presidente o responsvel legal da CBX, em juzo ou fora dele, podendo constituir procurador(es). Art. 35 - Ao Presidente compete: I - administrar a CBX; II - convocar e presidir, sem direito a voto, as Assemblias Gerais; III - convocar o Conselho Fiscal; IV - nomear os membros do Superior Tribunal de Justia Desportiva, conforme o estabelecido neste estatuto; V - convocar e presidir as reunies de Diretoria; VI dar posse aos membros do Conselho Fiscal eleitos pela Assemblia Geral; VII - indicar os Vices Presidentes e submete-los homologao da Assemblia Geral, conforme previsto no inciso II do artigo 23; VIII - nomear os Diretores Regionais da CBX e dar-lhes posse; IX - criar assessorias, nomeando e dando posse aos respectivos titulares; X - contratar funcionrios e as empresas que forem necessrias execuo dos servios, mediante deliberao prvia da Diretoria e levando em conta a capacidade financeira da CBX; XI - firmar em nome da CBX, os contratos, convnios, acordos, distratos e quaisquer outros documentos de responsabilidade, observada, quando for o caso, a autorizao do poder competente, conforme hipteses estabelecidas neste estatuto; XII - autorizar o pagamento das despesas; XIII - assinar, em conjunto com o Vice-Presidente Financeiro ou com outro Vice-Presidente designado pela Diretoria, os cheques e documentos que se relacionem com o dinheiro e haveres da CBX; XIV - delegar poderes aos Vices Presidentes para o desempenho de atos e funes que expressamente lhe couber;

Pg. 9

XV - indicar dentre os Vice-Presidentes o seu substituto para o caso de licena ou impedimentos; XVI - determinar o imediato cumprimento das resolues de qualquer poder da CBX; XVII - cumprir e fazer cumprir o presente estatuto e demais deliberaes e regulamentos estabelecidos pelos poderes da CBX; XVIII - nomear delegados para representar a CBX junto FIDE, ao COB e a outras entidades, estabelecendo a respectiva competncia, quando for o caso; XIX - autorizar as atividades previstas nos incisos XIII e XIX do artigo 9, ouvida a Vice Presidncia Tcnica quando oportuno; XX - exercer todos os atos inerentes administrao geral da CBX no expressamente atribudos a outros poderes pelo presente estatuto; XXI - em casos graves ou de urgncia, decidir isoladamente sobre matrias de competncia da Diretoria. Art. 36 - Em caso de vacncia do cargo de Presidente da CBX, observar-se- o seguinte procedimento: I - Se a vacncia ocorrer antes de completado metade do mandato, o Presidente em exerccio, definido conforme o 1 ou 2 do artigo 32, dever convocar a Assemblia Geral no prazo mximo de 60 (sessenta) dias para proceder eleio para o cargo de Presidente, cujo perodo de mandato, neste caso, ser pelo prazo necessrio para complementar o mandato interrompido; II - Se a vacncia ocorrer aps completado metade do mandato, assumir o cargo de Presidente o substituto legal, definido conforme o estabelecido no 1 ou 2 do artigo 32, que completar o tempo de mandato restante. CAPTULO VI - DA DIRETORIA Art. 37 - A Diretoria da CBX ser constituda pelo Presidente da CBX e os seguintes VicePresidentes: I - Vice-Presidente Financeiro; II - Vice-Presidente Tcnico; III - Vice-Presidente Administrativo; IV - Vice-Presidente de Xadrez Educacional; V - Vice-Presidente de Relaes Exteriores; VI - Vice-Presidente de Relaes Interiores; a) Diretor da Regio Norte; b) Diretor da Regio Nordeste; c) Diretor da Regio Centro-Oeste; d) Diretor da Regio Sudeste; e) Diretor da Regio Sul.

Pg. 10

Pargrafo nico - Para efeito da atuao dos Diretores referidos nas alneas a e acima, fica definido que: I - a regio Norte compreende os Estados do Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia e Roraima; II - a regio Nordeste compreende os Estados de Alagoas, Bahia, Sergipe, Paraba, Pernambuco, Cear, Maranho, Piau e Rio Grande do Norte; III - a regio Centro-Oeste compreende os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, Tocantins e o Distrito Federal; IV - a regio Sudeste compreende os Estados de Esprito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e So Paulo; V - a regio Sul compreende os Estados do Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Art. 38 - As reunies da Diretoria sero convocadas e presididas pelo Presidente da CBX, ou seu substituto legal, sendo as deliberaes tomadas pela maioria simples dos membros com direito a voto. 1 - O quorum nas reunies da Diretoria estabelecido pela presena do Presidente da CBX, ou seu substituto legal, mais a maioria dos Vice-Presidentes discriminados nos incisos I VI do artigo 37, todos com direito voz e voto; 2 - Os Diretores discriminados nas alneas a e do artigo 37, VI participam das reunies da Diretoria com direito voz, mas no contam para o estabelecimento do quorum necessrio s deliberaes. Art. 39 - O mandato dos membros da Diretoria coincidente com o do Presidente da CBX. Art. 40 - Os Vice-Presidentes, em seus impedimentos de qualquer natureza, inclusive licena , sero substitudos por um dos Diretores relacionados no art. 37, VI, por ele indicado, exceto nas hipteses de que tratam os 1 e 2 do artigo 32 e o artigo 36. Art. 41 - Diretoria, coletivamente, compete: I - apresentar Assemblia Geral, anualmente, o relatrio das atividades realizadas, o balano patrimonial e financeiro e o projeto de previso oramentria; II - propor Assemblia Geral a reforma total ou parcial deste estatuto, bem como submeter mesma o Regimento Geral da CBX e suas alteraes; III - propor Assemblia Geral a compra ou alienao de bens imveis, elaborando a respectiva exposio de motivos e estudo de viabilidade; IV - propor Assemblia Geral a aquisio de emprstimos financeiros que excedam, no mesmo ano fiscal, o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), elaborando a respectiva exposio de motivos e o estudo de viabilidade; V - propor Assemblia Geral a concesso de ttulos honorficos estabelecidos neste estatuto ou em regulamento prprio;

Pg. 11

VI - propor Assemblia Geral as taxas e contribuies a serem pagas pelas Federaes filiadas e pelas pessoas fsicas e jurdicas vinculadas bem como o custo de servios disponveis comunidade em geral; VII - instituir regulamentos e normas complementares; VIII - organizar o calendrio anual de competies e eventos, aprovando os respectivos regulamentos; IX - instituir Comisses especiais; X - apreciar os relatrios de atividades das Vice Presidncias; XI - deliberar sobre as matrias de que tratam os artigos 53, 54, 55 e 56 deste estatuto; XII - propor Assemblia Geral a filiao de novas Federaes ou a vinculao de entidades nacionais CBX, elaborando exposio de motivos; XIII - aprovar a vinculao CBX das pessoas fsicas e jurdicas de que trata o artigo 79 deste estatuto; XIV - apreciar os recursos interpostos contra as decises do Presidente da CBX; XV - aprovar a celebrao pelo Presidente da CBX de acordos, convnios, contratos e distratos, ressalvada a competncia da Assemblia Geral; XVI - deliberar sobre outras matrias de interesse da CBX, ressalvada a competncia dos demais poderes da CBX. Art.42 - Considerar-se- resignatrio o membro da Diretoria que sem motivo justificvel faltar a mais de 03 (trs) sesses consecutivas da Diretoria ou a mais de 06 (seis) intercaladas. Art. 43 - Ao Vice-Presidente das Relaes Interiores compete: I - atuar para manter a harmonia entre as filiadas em benefcio do progresso e da unidade poltica do Xadrez Brasileiro, orientando as filiadas em suas relaes com a CBX e entre si; II - emitir parecer sobre os estatutos das federaes filiadas, ou pretendendo filiar-se, e de outras entidades vinculadas, encaminhando-os Diretoria para apreciao e aprovao; III - articular, de acordo com o Presidente, as atividades das demais Vice Presidncias e Diretorias de forma a manter a coerncia de propsitos e aes na atuao da CBX IV - propor ao Presidente a nomeao dos Diretores Regionais; Art. 44 - Aos Diretores das Regies Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul compete, no mbito das respectivas regies : I - incentivar e harmonizar as relaes de sua regio com a CBX, informando ao Presidente suas iniciativas; II - promover atividades que incentivem o desenvolvimento de sua regio, em especial de torneios regionais; III - propor ao Presidente da CBX polticas especficas para estas regies e incumbir-se de tarefas por ele determinadas. Pargrafo nico - Os Diretores Regionais sero vinculados diretamente Vice Presidncia de Relaes Interiores da CBX.

Pg. 12

Art. 45 - Ao Vice-Presidente de Relaes Exteriores compete: I - orientar as relaes entre a CBX e as entidades congneres do Exterior, zelando pela harmonia da poltica internacional da CBX junto s mesmas; II - dirigir o servio de relaes internacionais; III - manter em dia o registro das determinaes e regulamentos da FIDE; IV - manter em dia o registro sobre as entidades estrangeiras e suas principais caractersticas e atividades; V - orientar e dirigir os servios de divulgao do Xadrez Brasileiro no Exterior; VI - emitir parecer sobre questes internacionais de interesse da CBX; VII - opinar, em conjunto com o Vice-Presidente Tcnico sobre a convenincia da realizao de jogos internacionais da CBX, ou das Federaes, Ligas, Clubes ou Associaes a ela vinculadas; VIII - propor ao Presidente a nomeao de representantes da CBX junto s entidades estrangeiras congneres; Art. 46 - Ao Vice-Presidente Financeiro compete: I - dirigir e orientar os servios patrimoniais e financeiros da CBX, includo os de tesouraria, contabilidade e almoxarifado; II - fiscalizar a conservao dos bens mveis e imveis da CBX; III - promover meios para a elevao dos recursos financeiros da CBX; IV - determinar o depsito em banco escolhido pelo Presidente das importncias em dinheiro e dos ttulos de crdito da CBX; V - promover os pagamentos das despesas autorizadas pelo Presidente; VI - assinar com o Presidente ou com outro Vice-Presidente designado pela Diretoria, os cheques e documentos que se relacionarem com o dinheiro e haveres da CBX; VII - dar parecer Diretoria sobre compra e alienao de bens imveis; VIII - manter o registro da situao financeira das federaes filiadas e das pessoas fsicas e jurdicas vinculadas perante CBX, encaminhando os procedimentos de cobrana quando for o caso; IX - executar os atos de gesto financeira, com a concordncia da Presidncia da CBX X - opinar sobre a aquisio de material de consumo, servios e bens mveis para o funcionamento da CBX; XI - apresentar Diretoria a proposta de oramento anual; Art. 47 - Ao Vice-Presidente Administrativo compete: I - distribuir o expediente recebido; II - dirigir os servios de secretaria, de arquivo e de biblioteca; III - dirigir e orientar o pessoal administrativo da CBX;

Pg. 13

IV - proceder atravs do servio de secretaria, a distribuio de informaes de interesse da CBX; V - propor ao Presidente a nomeao do Diretor de Relaes Pblicas e do Diretor de Comunicao e Marketing. Art. 48 - Ao Vice-Presidente Tcnico compete: I - orientar e chefiar todos os servios tcnicos, includos nestes a superviso dos campeonatos, torneios e jogos promovidos pela CBX, bem como as atividades de arbitragem; II - conceder, negar ou cassar o registro de enxadristas da CBX; III - fiscalizar o cumprimento por parte das filiadas das regras oficiais, bem como dos regulamentos de ordem tcnica; IV - emitir parecer sobre questes de ordem tcnica; V - elaborar os regulamentos dos campeonatos e torneios promovidos e patrocinados pela CBX, encaminhando-os apreciao da Diretoria; VI - organizar ou mandar organizar as tabelas dos campeonatos, torneios ou jogos promovidos ou patrocinados pela CBX; VII - propor Diretoria a aprovao, ou no, dos resultados dos campeonatos ou torneios promovidos ou aprovados pela CBX; VIII - submeter apreciao do Superior Tribunal de Justia Desportiva, por intermdio da Presidncia, as faltas disciplinares cometidas por enxadristas, tcnicos, dirigentes ou pessoas fsicas, bem como infraes cometidas por pessoas jurdicas, direta ou indiretamente vinculadas CBX; IX - propor Diretoria as representaes tcnicas oficiais da CBX, requisitando das filiadas os enxadristas e auxiliares necessrios; X - elaborar o calendrio anual das atividades desportivas da CBX para aprovao da Diretoria; XI - emitir parecer sobre os pedidos de filiao ou desfiliao de Federaes no que se refere s suas condies de ordem tcnica e eficincia desportiva; XII - emitir parecer sobre a parte tcnica dos relatrios apresentados pelas entidades filiadas; XIII - propor Diretoria a inscrio de enxadristas, rbitros, tcnicos e instrutores na FIDE; XIV - conceder ou negar licena s Federaes, Ligas, Clubes ou Associaes filiadas e vinculadas, direta ou indiretamente para promoverem ou disputar competies interestaduais, regionais, nacionais e internacionais; XV - nomear os rbitros para as competies oficiais; Art. 49 - Ao Vice-Presidente de Xadrez Educacional compete atuar na elaborao de projetos e na articulao das atividades da CBX relacionadas ao xadrez desenvolvido no ensino fundamental, mdio, tcnico, superior, extenso e especial, podendo criar diretores subordinados para uma ou mais das atividades especficas. Pargrafo nico O Xadrez Escolar um ramo do Xadrez Educacional e de competncia exclusiva da CBX, atravs da Vice-Presidncia de Xadrez Educacional.

Pg. 14

CAPTULO VII - DO CONSELHO CONSULTIVO Art. 50 - O Conselho Consultivo, rgo assessor da Presidncia, ser constitudo por 05 (cinco) Ex-Presidentes da CBX, indicados pelo Presidente da CBX, 01 (um) representante dos Grandes Mestres, por estes indicado, e 01 (um) Notvel, pessoa reconhecida por suas contribuies ao xadrez, indicada pelo Presidente da CBX. 1 - O mandato dos membros do Conselho Consultivo coincide com o Mandato do Presidente da CBX; 2 - A eleio do membro representante dos Grandes Mestres se dar por e-mail ou carta registrada, enviada por cada um dos Grandes Mestres, com a indicao do nome que compor o Conselho Consultivo, ao Presidente da CBX. Art. 51 O Presidente do Conselho Consultivo ser indicado pelo Presidente da CBX. Art. 52 O Conselho Consultivo ter por atribuio emitir parecer de cunho opinativo Presidncia da CBX, sendo impulsionado por solicitao do Presidente da CBX ou pelo Presidente do Conselho Consultivo, nas questes de alta relevncia. Pargrafo nico - As reunies podero ser feitas por meio eletrnico, com a emisso dos votos acerca do parecer elaborado por um relator indicado pelo Presidente do Conselho ou por ele prprio. CAPTULO VIII - DA ORDEM DESPORTIVA Art. 53 - Com o objetivo de manter a ordem desportiva, o respeito aos atos emanados de seus poderes internos e fazer cumprir os atos legalmente expedidos pelos rgos ou representantes do Poder Pblico, a CBX poder aplicar s suas filiadas, bem como s pessoas fsicas ou jurdicas direta ou indiretamente a ela vinculadas, sem prejuzo das sanes de competncia da Justia Desportiva, as seguintes penalidades: I - advertncia; II - censura escrita; III - multa; IV - suspenso; V - desfiliao ou desvinculao. 1 - As sanes previstas neste artigo no prescindem do processo administrativo no qual sejam assegurados o contraditrio e a ampla defesa. 2 - As penalidades de que tratam os incisos IV e V deste artigo s sero aplicadas aps deciso definitiva da Justia Desportiva. 3 - O inqurito administrativo ser realizado por comisso nomeada pelo Presidente da CBX e ter o prazo de 30 (trinta) dias para a sua concluso. 4 - O inqurito, depois de concludo, ser remetido ao Presidente que o submeter Diretoria;

Pg. 15

5 - Excetuando-se os casos de interposio de recursos, as penalidades administrativas aplicadas pelo poder competente da CBX s podero ser comutadas ou anistiadas pelo prprio poder que as aplicou. Art. 54 - A CBX, atravs de sua Assemblia Geral, poder, nos termos das leis vigentes, intervir em suas Federaes filiadas, bem como autoriz-las a intervir nas suas associaes filiadas, nos casos graves que possam comprometer o respeito aos poderes internos ou para restabelecer a ordem desportiva, ou para fazer cumprir deciso da Justia Desportiva. Pargrafo nico - Em caso de vacncia dos poderes em Federaes filiada, sem o preenchimento nos prazos estatutrios, a CBX poder designar um delegado que promover o cumprimento dos atos por ela previamente determinados e necessrios normalizao da vida institucional, desportiva e administrativa da Federao filiada. Art. 55 - Nos casos de urgncia comprovada, e em carter preventivo, a Diretoria da CBX decidir sobre o afastamento de federao filiada ou de qualquer pessoa fsica ou jurdica direta ou indiretamente vinculada CBX, que infrinja ou tolere que sejam infringidas as normas constantes deste estatuto, da FIDE, do COB, bem como as normas contidas na legislao brasileira. Art. 56 - A CBX no reconhecer como vlidas as disposies que regulem a organizao e o funcionamento das federaes filiadas ou das pessoas jurdicas vinculadas, direta ou indiretamente, quando conflitantes com as normas estabelecidas neste estatuto. CAPTULO IX - DA JUSTIA DESPORTIVA Art. 57 - A organizao, o funcionamento e as atribuies da Justia Desportiva, limitadas ao processo e julgamento das infraes disciplinares e s competies desportivas, sero definidas de acordo com o disposto especificamente na Lei 9.615/98 e no Decreto 2.574/98 que a regulamentou. Art. 58 - vedado aos dirigentes desportivos das entidades de administrao e das entidades de prtica, o exerccio de cargo ou funo na Justia Desportiva, exceo feita aos membros dos Conselhos Deliberativos das entidades de prtica desportiva. SEO I - DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA DESPORTIVA DO XADREZ Art. 59 - Ao Superior Tribunal de Justia Desportiva do Xadrez (STJDX), unidade autnoma e independente, compete processar e julgar, em ltima instncia, as questes decorrentes de descumprimento de normas relativas disciplina e s competies, ressalvados os pressupostos processuais estabelecidos nos 1 e 2 do art. 217 da Constituio Federal. 1 - O Superior Tribunal de Justia Desportiva do Xadrez ser composto por 9 (sete) auditores, indicados na forma do artigo 55 da Lei 9.615/98, com mandato de 4 (quatro) anos, permitida apenas uma reconduo. 2 - Os membros do STJDX sero obrigatoriamente bacharis em direito ou advogados, ambos de notrio saber jurdico desportivo e de conduta ilibada.

Pg. 16

Art. 60 - O STJDX eleger o seu Presidente dentre seus membros e dispor sobre a sua organizao e funcionamento em Regimento Interno. Art. 61 - Junto ao STJDX funcionaro 1 (um) ou mais Procuradores e 1 (um) Secretrio, nomeados pelo seu Presidente. Art. 62 - Havendo vacncia de cargo de auditor, membro efetivo do STJDX, o seu Presidente dever oficiar entidade indicadora para que no prazo mximo de 30 (trinta) dias promova nova indicao. Art. 63 - Compete ao Presidente do STJDX conceder licena temporria aos seus membros, nunca superior a 90 (noventa) dias. SEO II - DA COMISSO DISCIPLINAR Art. 64 - A Comisso Disciplinar (CD), rgo de primeira instncia, para aplicao imediata das sanes decorrentes das smulas ou documentos similares dos rbitros, ou, ainda, decorrentes de infrao ao regulamento da respectiva competio, ser composta por 5 (cinco) membros de livre nomeao do STJDX. 1 - A Comisso Disciplinar aplicar sanes em procedimento sumrio, em regular sesso de julgamento, obrigatoriamente com a presena da totalidade de seus membros, resguarda a ampla defesa. 2 - Para evitar a sesso de julgamento por falta de nmero legal, poder, excepcionalmente naquela ocasio, ser convocado um representante indicado pela ordem dos advogados do Brasil para compor a Comisso Disciplinar. Art. 65 - A Comisso Disciplinar eleger o seu Presidente dentre seus membros e dispor sobre a sua organizao e funcionamento, usando o Regimento Interno do STJDX no que couber. Art. 66 - Das decises da Comisso Disciplinar caber recurso ao Superior Tribunal de Justia Desportiva Enxadrstica, na forma do Regimento Interno deste. CAPTULO X - DAS COMPETIES OFICIAIS E OFICIALIZADAS Art. 67 - As Federaes filiadas e as pessoas fsicas e jurdicas vinculadas CBX reconhecem a CBX como entidade soberana de Administrao do Desporto no xadrez, conforme definido pela Lei 9.615/98, competente para a organizao, superviso e controle das competies e demais eventos de xadrez, em todas as suas modalidades, em mbito interestadual, nacional ou internacional, dentro do territrio brasileiro. Pargrafo nico - O reconhecimento de que trata o presente artigo se faz sem prejuzo do disposto nos artigos 2 , 3, 4 e 5 deste estatuto, bem como das competncias do Conselho Nacional do Esporte (CNE) e do COB. Art. 68 - So consideradas competies oficiais da CBX aquelas que, em uma ou mais etapas, levam obteno de ttulo de campeo brasileiro, em cada uma das categorias reconhecidas,

Pg. 17

bem como todas aquelas organizadas sob a superviso direta da CBX, conforme deliberao da Diretoria. Art. 69 - So consideradas competies oficializadas da CBX, aquelas realizadas pelas Federaes filiadas ou pessoas jurdicas vinculadas direta ou indiretamente CBX, cujos resultados forem homologados pela CBX para finalidades de obteno de normas, ttulos ou ratings FIDE ou CBX. Art. 70 - A utilizao dos termos "brasileiro", "nacional" e similares, na composio da denominao de competies, ou outros eventos de xadrez, s pode ser feita mediante a autorizao expressa da CBX, cabendo a aplicao do disposto no artigo 53 aos infratores. Art. 71 - Caber Diretoria da CBX instituir os Regulamentos e demais normas acessrias sobre a organizao, a superviso e o funcionamento das competies e demais eventos de xadrez, observados os regulamentos da FIDE e do COB. Art. 72 - Ao organizar competies de mbito nacional, a CBX poder determinar a aplicao de medidas disciplinares automticas, com o objetivo de facilitar e viabilizar o enquadramento das infraes ocorridas durante as mesmas. Pargrafo nico - Para a aplicao de medidas disciplinares automticas, estas devero estar relacionadas no regulamento da respectiva competio e obedecer s penas previstas no 1 do artigo 50 da Lei 9.615/98. CAPTULO XI - DAS FEDERAES FILIADAS Art. 73 - Poder se filiar CBX, obedecidas as condies estabelecidas neste estatuto, a pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, que, dentre seus objetivos sociais, tenha o de administrar o xadrez em uma determinada unidade territorial brasileira, definida esta como Estado, Distrito Federal ou Territrio Federal pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 1 - Para a finalidade deste artigo, a pessoa jurdica dever possuir a denominao de Federao, acompanhada do nome ou qualificativo da respectiva unidade territorial em que atua. 2 - Para cada Estado, no Distrito Federal e em cada Territrio Federal, a CBX s poder dar filiao a uma nica Federao. Art. 74 - So condies para a filiao: I - requerer a filiao declarando o reconhecimento da CBX como entidade soberana de administrao nacional do xadrez e o cumprimento do presente estatuto; II - provar possuir personalidade jurdica de direito privado e se enquadrar nas disposies do artigo 73; III - possuir estatuto de conformidade com o estatuto do COB, da CBX e com a legislao vigente no Brasil; IV - estar em condies de administrar, de fato e com eficincia, o xadrez na respectiva unidade territorial;

Pg. 18

V - possuir Diretoria idnea, devendo ter como representante legal, em juzo ou fora dele, o seu Presidente; VI - recolher CBX as taxas que forem fixadas para os procedimentos de filiao; VII - encaminhar relao das pessoas fsicas e jurdicas que lhe so filiadas ou vinculadas; VIII - comprovar atividades que permitam caracterizar os estabelecido no inciso IV acima. Art. 75 - So condies de manuteno da filiao alm das estabelecidas nos artigos 73 e 74 acima, as seguintes: I - cumprir as disposies deste estatuto; II - efetuar o pagamento das taxas e contribuies estabelecidas pela CBX e, em caso se no pagamento voluntrio dentro do exerccio financeiro, quitar os atrasados dentro do prazo de 60 (sessenta dias), aps notificada; III - realizar competies e outras atividades de xadrez de forma regular durante o ano na unidade territorial na qual administra o xadrez; IV - realizar, em cada ano, pelo menos uma competio oficial da CBX ou oficializada pela CBX; V - Manter documentao atualizada Atas Eletivas e Estatutos no arquivo da CBX, enviando, no prazo mximo de 90 (noventa) dias aps a realizao da Assemblia Geral respectiva, cpia da ata, devidamente registrada. Art. 76 - Quando num Estado ou no Distrito Federal existir mais de uma Federao pretendendo administrar e representar o xadrez local, a CBX, a requerimento de uma delas, poder, se julgar necessrio, mandar proceder a inqurito, a fim de apurar a que tem direito a ser reconhecida e filiada, observando as condies estabelecidas nos artigos 73 e 74. Art. 77 - Caber Diretoria da CBX instaurar processo administrativo, com a observncia do disposto no artigo 53, para a desfiliao de Federao que no cumpra o estabelecido no artigo 75 deste estatuto. Art. 78 - Observadas as disposies constitucionais, as federaes filiadas CBX devem abster-se de postular e recorrer ao Poder Judicirio para dirimir eventuais litgios desportivos que tenham ou venham a ter com a CBX e com outras atividades congneres, e comprometem-se em aceitar e acatar as decises da Justia Desportiva como nica e definitiva para resolver os conflitos ou litgios de qualquer natureza desportiva, sob pena de desfiliao. CAPTULO XII - DAS PESSOAS FSICAS E JURDICAS VINCULADAS Art. 79 - Podem ser vinculadas CBX, por deliberao da Assemblia Geral, como entidades vinculadas nacionais: I - as pessoas jurdicas que possuam atuao em modalidades especficas do xadrez ou cujas atividades estejam relacionadas com o xadrez, e cuja abrangncia compreenda o territrio nacional; II - as ligas nacionais, como definidas na Lei 9.615/98.

Pg. 19

Art. 80 - Podem ser vinculadas CBX, por deliberao da Diretoria: I - como entidades vinculadas regionais, as Ligas Regionais, conforme definidas na Lei 9.615/98, bem como outras pessoas jurdicas com atuao em determinada regio, estado ou territrio federal; II - como entidades vinculadas de prtica, as entidades de prtica desportiva como definidas na Lei 9.615/98. III - as pessoas fsicas, conforme o disposto na Lei 9.615/98, mediante o cadastro CBX. 1 - No caso das pessoas fsicas, o vnculo com CBX se estabelece mediante a solicitao e aprovao do respectivo cadastro, pela Diretoria da CBX; 2 - A CBX manter um sistema de cadastro contemplando categorias de participao como de enxadristas, rbitros, tcnicos, instrutores, organizadores e outras a critrio da Diretoria. Art. 81 - As condies de vinculao e sua manuteno, bem como direitos e deveres, sero estabelecidos em regulamento prprio pela Assemblia Geral ou pela Diretoria, conforme o caso. Art. 82 - So consideradas vinculadas indiretas da CBX todas as pessoas fsicas e jurdicas filiadas ou vinculadas s Federaes filiadas ou entidades vinculadas na forma dos artigos 79 e 80 deste estatuto. CAPTULO XIII - DOS TTULOS HONORFICOS Art. 83 - Como testemunho de reconhecimento e homenagem especial, queles que se salientarem nos servios prestados ao Xadrez Brasileiro, a Assemblia Geral da CBX poder conceder os seguintes ttulos: I - Honorrio - quele que se faa credor dessa homenagem por servios de monta prestados ao desporto nacional; II - Benemrito - quele que tenha prestado ao Xadrez Brasileiro servios relevantes, dignos de realce e que faam jus concesso desse ttulo; III - Grande Benemrito - quele que j sendo benemrito continua prestando relevantes e assinalados servios CBX. IV - Emrito - quele que por seus resultados desportivos faam jus concesso deste ttulo. 1 - A Assemblia Geral regulamentar as especificaes, condies e demais atos relacionados concesso destes ttulos; 2 - A concesso destes ttulos de competncia da Assemblia Geral, mediante proposta fundamentada da Diretoria. CAPTULO XIV - DAS DISPOSIES GERAIS Art. 84 - Os direitos e deveres das Federaes filiadas e das pessoas fsicas e jurdicas vinculadas so os constantes neste estatuto, no Regimento Geral e nos demais regulamentos da CBX.

Pg. 20

Art. 85 - A bandeira ou pavilho da CBX constituda por quatro retngulos justapostos, dois a dois, sendo verde o retngulo superior direita, amarelo o inferior esquerda e branco os outros dois; no retngulo superior ser inscrito em azul um peo de xadrez e no inferior a sigla C.B.X., tambm em azul. Pargrafo nico - O emblema da CBX ter como motivao a bandeira neste artigo descrita. Art. 86 - As Federaes filiadas e as demais pessoas fsicas e jurdicas vinculadas direta ou indiretamente, no respondem, solidria ou subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. Pargrafo nico - Este artigo se aplica tambm aos membros dos poderes e orgos acessrios da CBX, ressalvado o disposto na legislao em vigor e a responsabilidade e obrigaes originrias do no cumprimento das disposies deste estatuto. Art. 87 - A CBX s poder ser dissolvida mediante deliberao da Assemblia Geral, pelo voto favorvel de metade mais uma das Federaes filiadas, cabendo mesma determinar o destino de seus bens. Art. 88 - Ficam fazendo parte integrante deste estatuto, e no que ao mesmo se aplicar, as disposies contidas na Lei 9.615 de 24/03/1998 e no Decreto 2.574 de 29/04/1998. Art. 89 - Na data da aprovao deste estatuto, as Federaes filiadas CBX so: a) Federao Amazonense de Xadrez; b) Federao Bahiana de Xadrez; c) Federao Brasiliense de Xadrez; d) Federao Catarinense de Xadrez; e) Federao Cearense de Xadrez; f) Federao de Xadrez do Estado de Gois; g) Federao de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro h) Federao de Xadrez do Paran; i) Federao Esprito Santense de Xadrez; j) Federao Gacha de Xadrez; k) Federao Maranhense de Xadrez; l) Federao Matogrossense de Xadrez; m) Federao Mineira de Xadrez; n) Federao Norte Rio Grandense de Xadrez o) Federao Paraense de Xadrez; p) Federao Paraibana de Xadrez; q) Federao Paulista de Xadrez r) Federao Pernambucana de Xadrez; s) Federao Piauiense de Xadrez; t) Federao Rondoniense de Xadrez; u) Federao Sulmatogrossense de Xadrez; CAPTULO XV - DAS DISPOSIES TRANSITRIAS Art. 90 - Enquanto no for aprovado o novo Cdigo de Justia Desportiva, continua em vigor o atual Cdigo, com as modificaes decorrentes da Lei 9.615/98 e do Decreto 2.574/98.

Pg. 21

Art. 91 Os Vice-Presidentes homologados pela Assembleia Geral Ordinria de 29 de Dezembro de 2009 permanecem inalterados, com o mandado at 31/12/2009, tendo incorporados aos seus cargos as descries e atribuies estabelecidas neste Estatuto. CAPTULO XVI - DAS DISPOSIES FINAIS Art. 92 - O presente estatuto, aprovado em Assemblia Geral Extraordinria realizada no dia 25/04/2009, dever ser registrado no Cartrio de Registro de Pessoas Jurdicas da Comarca de Santa Maria de Jetib, Estado do Esprito Santo, juntamente com a ata da Assemblia Geral que o aprovou. Declaro que o texto confere com o aprovado na Assemblia Geral Extraordinria de 25/04/2009, realizada em Vitria, capital do Estado do Esprito Santo. Vitria/ES, 25 de Abril de 2009.

Pablyto Robert Baico Ribeiro Presidente da CBX

Charles Moura Netto Secretrio da Assembleia Geral Extraordinria de 25/04/2009

Pg. 22

Вам также может понравиться