Вы находитесь на странице: 1из 33

ELETRICIDADE BSICA

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

SUMRIO 1 - Eletricidade Esttica 1.1 O tomo 1.2 Leis das Cargas Eltricas 1.3 O Coulomb 1.4 Carga Eltrica Elementar 1.5 Campo Eletrosttico 1.6 Diferena de Potencial 2 - Eletrodinmica 2.1 Corrente Eltrica 2.1.1 Fluxo de Corrente 2.2 Resistncia Eltrica 2.2.1 Lei De Ohm 2.2.2 Cdigo de Cores para Resistores 2.2.3 Potncia Eltrica 2.2.4. Energia Eltrica 2.3 Associao de Resistores 2.3.1 Associao em Srie 2.3.2 Associao em Paralelo 2.3.3 Associao Mista 2.3.4 Lei de Ohm em Circuitos com Resistncia em Srie. 2.3.5 Aplicao da Lei de Ohm em Circuitos Paralelo 2.4 Transformao Y / e vice-versa 3 - Geradores e Receptores 3.1 Definio de Gerador 3.1.1 Equao do Gerador 3.2 Associao de Geradores 3.2.1 Associao em Srie 3.2.2 Associao em Paralelo 3.2.3 Rendimento do Gerador 3.3 Receptores 3.3.1 Equao do Receptor 3.3.2 Rendimento Eltrico do Receptor 4 - Leis De Kirchoff 4.1 Lei das Tenses 4.2 Lei das Correntes 4.3 Anlise Nodal 2 2 4 4 5 5 6 6 6 7 8 10 11 12 13 14 14 14 15 19 19 21 22 22 24 24 24 24 25 25 26 26 27 27 29 30

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

1 - ELETRICIDADE ESTTICA 1.1 O tomo Matria tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espao. A matria constituda de molculas que, por sua vez, so formadas de tomos. O tomo constitudo de um ncleo e eletrosfera, onde encontramos os: Eltrons Prtons Nutrons

Portanto, o tomo formado por: Eltron: a menor partcula encontrada na natureza, com carga negativa. Os eltrons esto sempre em movimento em suas rbitas ao redor do ncleo. Prton: a menor partcula encontrada na natureza, com carga positiva. Situa-se no ncleo do tomo. Nutron: So partculas eletricamente neutras, ficando tambm situadas no ncleo do tomo, juntamente com os prtons. Eletricidade o fluxo de eltrons de tomo para tomo em um condutor.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

Figura 1 - Toda matria constituda de tomos. Para entend-la, deve-se pensar na menor parte da matria, o tomo (figura 1). Todos os tomos tem partculas chamadas eltrons, que descrevem uma rbita ao redor de um ncleo com prtons. O elemento mais simples o hidrognio. Como se pode ver na Figura 1, seu tomo tem um nico eltron em rbita ao redor do ncleo, com um prton. Um dos mais complexos elementos o urnio, que tem 92 eltrons em rbita ao redor de um ncleo com 92 prtons. Cada elemento tem sua prpria estrutura atmica, porm cada tomo de um mesmo elemento tem igual nmero de prtons e eltrons.

Figura 2 - Estrutura de um tomo de cobre. O elemento cobre muito empregado em sistemas eltricos, porque um bom condutor de eletricidade. Essa concluso pode ser facilmente verificada observando-se a figura 2. O tomo de cobre contm 29 prtons e 29 eltrons. Os eltrons esto distribudos em quatro camadas ou anis. Deve-se notar, porm, que existe apenas um eltron na ltima camada (anel exterior). Esse o segredo de um bom condutor de eletricidade. Elementos cujos tomos tem menos de quatro eltrons em seus respectivos anis exteriores so geralmente denominados bons condutores. Elementos cujos tomos tm mais de quatro eltrons em seus respectivos anis exteriores so maus condutores. So, por isso, chamados de isolantes. Poucos eltrons no anel exterior de condutores so mais facilmente desalojados de suas rbitas por uma baixa voltagem, para criar um fluxo de corrente de tomo para tomo. Em sntese: tomos tm eltrons em rbita ao redor de um ncleo com prtons; cada tomo contm igual nmero de eltrons e prtons; os eltrons ocupam camadas ou anis, nos quais orbitam em volta do ncleo; tomos que possuem menos de quatro eltrons no seu anel exterior so bons condutores de eletricidade (exemplo: cobre). J se determinou que os tomos possuem partculas chamadas prtons e eltrons. Essas partculas tm determinadas cargas: Prtons - cargas positivas (+) Eletricidade Bsica Prof. Marcelo Henrique

Eltrons - cargas negativas (-) Os prtons, no ncleo, atraem os eltrons, mantendo-os em rbita. Desde que a carga positiva dos prtons seja igual a carga negativa dos eltrons, o tomo eletricamente neutro. Entretanto, essa igualdade de cargas pode ser alterada; se eltrons so retirados do tomo, este se torna carregado positivamente (+). Assim sendo: tomos carregados negativamente - maior nmero de eltrons; tomos carregados positivamente - menor nmero de eltrons; 1.2 Leis das Cargas Eltricas Alguns tomos so capazes de ceder eltrons e outros so capazes de receber eltrons. Quando isto ocorre, a distribuio positivas e negativas que era igual deixa de existir. Um corpo passa a ter excesso e outro falta de eltrons. O corpo com excesso de eltrons passa a ter uma carga com polaridade negativa, e o corpo com falta de eltrons ter uma carga com polaridade positiva. CARGAS ELTRICAS IGUAIS SE REPELEM CARGAS OPOSTAS SE ATRAEM.

Figura 2. 1.3 O Coulomb A quantidade de carga eltrica que um corpo possui dada pela diferena entre nmero de prtons e o nmero de eltrons que o corpo tem. A quantidade de carga eltrica representada pela letra Q, e expresso na unidade COULOMB (C). A carga de 1 C = 6,25x1018 eltrons. Dizer que um corpo possui de um Coulomb negativo ( -Q ), significa que um corpo possui 6,25x1018 mais eltrons que prtons. Ex 1: Um material dieltrico possui uma carga negativa de 12,51018 eltrons. Qual a sua carga em um Coulomb?

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

1.4 Carga Eltrica Elementar Para estabelecer valores numricos que permitam fazer comparaes, a unidade de carga, um Coulomb (C), foi definida como a carga associada a 6,242 1018 eltrons. A carga associada a um eltron pode ento ser determinada a partir de:

Para calcular a quantidade de carga eltrica de um corpo, basta multiplicar o nmero de eltrons pela carga elementar.

Ex 2: Um corpo apresenta-se eletrizado com carga Q = 32C. Qual o nmero de eltrons retirados do corpo?

1.5 Campo Eletrosttico A caracterstica fundamental de uma carga eltrica a sua capacidade de exercer uma fora. Esta fora est presente no campo eletrosttico que envolve cada corpo carregado. Quando dois corpos de polaridade oposta so colocados prximos um do outro, o campo eletrosttico se concentra na regio compreendida entre eles, Figura 3(a). O campo eltrico representado por linhas de fora desenhadas entre os dois corpos. Se um eltron for abandonado no ponto A nesse campo, ele ser repelido pela carga negativa e atrado pela positiva. Assim, as duas cargas tendero a deslocar o eltron na direo das linhas de fora. O campo eltrico que surge quando duas cargas idnticas so colocadas prximas uma da outra indicam que elas se repelem mutuamente, como mostra a Figura 3(b).

Um corpo carregado se manter carregado temporariamente, se no houver transferncia imediata de eltrons para outro corpo. Neste caso, diz-se

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

que a carga est em repouso. A eletricidade em repouso chamada de eletricidade esttica. Foi determinado experimentalmente que cargas de sinais contrrios se atraem e que cargas de mesmo sinal se repelem. A fora de atrao ou repulso entre dois corpos carregados com cargas Q1 e Q2 pode ser determinada pela lei de Coulomb.

Onde F dado em Newton, k constante e vale 9,0 109 N.m2/C2, Q1 e Q2 so os valores das cargas em Coulomb e r a distncia, em metros, entre as duas cargas. 1.6 Diferena de Potencial (ddp) ou Tenso Eltrica Tenso eltrica a capacidade que a carga eltrica tem de realizar trabalho. Existe uma diferena de potencial de 1 volt (V) entre dois pontos se acontece uma troca de energia de 1 joule (J) quando deslocamos uma carga de 1 coulomb (C) entre esses dois pontos.

Portanto, a tenso um indicador da quantidade de energia envolvida na movimentao de uma carga entre dois pontos de um sistema eltrico. Ao contrrio, quanto mais alta for a tenso fornecida por uma fonte de energia, maior ser a quantidade de energia disponvel para mover cargas nos sistema. 2 - ELETRODINMICA 2.1 Corrente Eltrica Determinados materiais, quando so submetidos a uma fonte de fora eletromotriz, permitem uma movimentao sistemtica de eltrons de um tomo a outro, e este fenmeno que denominado de corrente eltrica. Pode-se dizer, ento que cargas eltricas em movimento ordenado formam a corrente eltrica, ou seja, corrente eltrica o fluxo de eltrons em um Eletricidade Bsica Prof. Marcelo Henrique

meio condutor. A corrente eltrica representada pela letra e sua unidade fundamental o Ampre (A). Define-se 1A como sendo deslocamento de 1C (6,25x1018e) atravs de um condutor durante um intervalo de 1 s.

Figura 4. A corrente em ampres pode ser calculada usando a seguinte equao:

Onde: I = ampres (A); Q = Coulomb (C); T = segundos (s). Ex 3: Se uma corrente de 2 A passar atravs de um medidor durante um minuto, isto equivale a quantos Coulomb ?

2.1.1 Fluxo de Corrente Se ligarmos s duas extremidades de um fio de cobre, uma diferena de potencial, a tenso aplicada faz com que os eltrons se desloquem. Esse deslocamento consiste num movimento de eltrons a partir do ponto de carga negativa Q numa extremidade do fio, seguindo atravs deste e chegando carga positiva Q+ na outra extremidade. O sentido do movimento de eltrons de para +. Este o fluxo de eltrons. No entanto para estudos convencionou-se dizer que o deslocamento dos eltrons de + para Este o chamado de fluxo convencional da corrente eltrica.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

EXERCCIOS. 1) Em uma seo transversal de um fio condutor circula uma carga de 10 C a cada 2 s. Qual a intensidade de corrente? 2) Um fio percorrido por uma corrente de 1 A deve conduzir atravs da sua seo transversal uma carga de 3,6 C. Qual o tempo necessrio para isto? 3) Qual a carga acumulada quando uma corrente de 5 A carrega um isolante durante 5 s? 2.2 Resistncia Eltrica Resistncia Eltrica a posio que um material oferece passagem da corrente eltrica. De um modo geral, os diversos materiais variam em termos de comportamento eltrico, de acordo com sua estrutura atmica. Como sabemos, uns apresentam-se como condutores e outros como isolantes. Os materiais isolantes so os de maior resistncia eltrica, ou seja: os que mais se opem passagem da corrente eltrica. Os materiais condutores, apesar de sua boa condutividade eltrica, tambm oferecem resistncia passagem da corrente, embora em escala bem menor.O smbolo utilizado para a sua representao a letra grega mega (). O aparelho destinado a med-la chama-se ohmmetro.

Figura 1 Smbolo da resistncia e sua abreviao.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

A resistncia de qualquer material de seo reta uniforme determinada pelos seguintes fatores: (1) material; (2) comprimento; (3) rea da seo reta; A uma temperatura fixa de 20 C (temperatura ambiente), a resistncia pode ser determinada pela seguinte expresso:

Onde: (R) uma caracterstica do material denominada resistividade, o comprimento da amostra e A a rea da seo reta da amostra. A constante (resistividade) diferente para cada material. Seu valor dado em ohms-metros no sistema SI. A Tabela 1 mostra alguns valores tpicos de .

Os condutores que permitem um grande fluxo de carga com uma pequena tenso externa tm valores de resistncias baixos, enquanto os isolantes tm valores elevados de resistncia. Tambm, quanto maior o caminho que a carga tem de percorrer, maior o valor da resistncia, ao passo que quanto maior a rea, menor a resistncia. Ex: Qual a resistncia de um fio de cobre de 30 m de comprimento com um dimetro de 0,5 mm a 200 C?

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

Ex 4: Um nmero indeterminado de metros de um fio foi removido de sua embalagem. Determine o comprimento restante do fio de cobre, se ele possui um dimetro de 1,5 mm2 e uma resistncia de 0,5. 2.2.1 Lei De Ohm Considere o resistor abaixo, mantido a uma temperatura constante. Quando o mesmo for submetido a uma tenso eltrica (d.d.p.) E, circular, pelo mesmo uma corrente eltrica . Mudando o valor da d.d.p. para V1, V2, ... Vn , o resistor passa a ser percorrido por uma corrente I1, I2, n. O Fsico alemo George Simon Ohm, verificou que o quociente da tenso aplicada pela respectiva corrente circulante era uma constante do resistor.

Exerccios. Calcule: R= 50 ; E= 10 V; = ? E= 3,5 V; I= 5mA; R= ? E= 180 V; R= 30 ; = ? Ex 5: Dado o circuito da figura 5 calcule o valor de R.

Figura 5 Eletricidade Bsica Prof. Marcelo Henrique

10

2.2.2 Cdigo de Cores para Resistores O cdigo de cores a conveno utilizada para identificao de resistores de uso geral.

Procedimento para Determinar o Valor do Resistor: Identificar a cor do primeiro anel, e verificar atravs da tabela de cores o algarismo correspondente cor. Este algarismo ser o primeiro dgito do valor do resistor. Identificar a cor do segundo anel. Determinar o algarismo correspondente ao segundo dgito do valor da resistncia. Identificar a cor do terceiro anel. Determinar o valor para multiplicar o nmero formado pelos itens 1 e 2. Efetuar a operao e obter o valor da resistncia. Identificar a cor do quarto anel e verificar a porcentagem de tolerncia do valor nominal da resistncia do resistor. OBS.: A primeira faixa ser a faixa que estiver mais perto de qualquer um dos terminais do resistor.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

11

Exemplo: 1 Faixa Vermelha = 2 2 Faixa Violeta = 7 3 Faixa Marrom = 10 4 Faixa Ouro = 5% O valor ser 270 com 5% de tolerncia. Ou seja, o valor exato da resistncia para qualquer elemento com esta especificao estar entre 256,5 e 283,5. Entenda o multiplicador. Ele o nmero de zeros que voc coloca na frente do nmero. No exemplo o 10, e voc coloca apenas um zero se fosse o 100 voc colocaria 2 zeros e se fosse apenas o 1 voc no colocaria nenhum zero. Outro elemento que talvez necessite explicao a tolerncia. O processo de fabricao em massa de resistores no consegue garantir para estes componentes um valor exato de resistncia. Assim, pode haver variao dentro do valor especificado de tolerncia. importante notar que quanto menor a tolerncia, mais caro o resistor, pois o processo de fabricao deve ser mais refinado para reduzir a variao em torno do valor nominal. - Condutncia A condutncia o inverso de resistncia. A unidade da condutividade o mho (-1) ou Siemens (S) e representada pela letra G.

2.2.3 Potncia Eltrica A potncia uma grandeza que mede quanto trabalho (converso de energia de uma forma em outra) pode ser realizado em deter-minado perodo de tempo, ou seja, a veloci-dade com que um trabalho executado. Por exemplo, um grande motor eltrico tem mais potncia do que um pequeno porque capaz de converter quantidade maior de energia eltrica em energia mecnica no mesmo intervalo de tempo.

A potncia consumida por um sistema ou dispositivo eltrico pode ser determinada em funo dos valores de corrente e tenso, ou seja:

Utilizando a lei de Ohm, a equao para o clculo da potncia pode ser expressa de mais duas maneiras: Eletricidade Bsica Prof. Marcelo Henrique

12

ou A unidade fundamental de potncia eltrica o WATT (W). Unidades das Grandezas Eltricas Mltiplos e Submltiplos

Prefixos das Unidades: So mltiplos ou submltiplos da unidade bsica no S..:

2.2.4. Energia Eltrica Para que uma potncia, que determina a velocidade com que um trabalho realizado, produza uma converso de uma forma de energia em outra, tem que ser gasto um intervalo de tempo. Por exemplo, um motor pode

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

13

ter de acionar uma grande carga, porm, a menos que o longo de um intervalo de tempo, no haver converso disso, quanto mais tempo o motor for usado para maior ser a energia utilizada. A energia (W) consumida sistema determinada por:

motor seja usado ao de energia. Alm acionar uma carga, ou fornecida por um

A unidade mais comumente utilizada a watt-hora (Wh ou kWh). Como referncia desta unidade, 1 kWh a quantidade de energia dissipada por uma carga de 1Kw de potncia ligada durante 1hora. Ex: 1. Calcule a quantidade de energia (em kWh) necessria para manter uma lmpada de filamento com 60 W, acesa continuamente durante um ano (365 dias).

2.3 Associao De Resistores 2.3.1 Associao em Srie Quando resistores so conectados de forma que a sada de um se conecte a entrada de outro e assim sucessivamente em uma nica linha, diz-se que os mesmos esto formando uma ligao srie. Neste tipo de ligao a corrente que circula tem o mesmo valor em todos os resistores da associao, mas a tenso aplicada se divide proporcionalmente em cada resistor.

Os resistores que compem a srie podem ser substitudos por um nico resistor chamado de Resistor Equivalente. A Req de uma associao em srie igual soma das resistncias dos resistores.

2.3.2 Associao em Paralelo Quando a ligao entre resistores feita de modo que o incio de um resistor ligado ao incio de outro, e o terminal final do primeiro ao termina final do segundo, caracteriza-se uma ligao paralela. Neste tipo de ligao, a corrente do circuito tem mais um caminho para circular, sendo assim ela

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

14

se divide inversamente proporcional ao valor do resistor. J a tenso aplicada a mesma a todos os resistores envolvidos na ligao paralela.

Os resistores que compem a srie podem ser substitudos por um nico resistor chamado de Resistor Equivalente. O inverso da Req de uma associao em paralelo igual soma dos inversos das resistncias dos resistores.

Para dois resistores em paralelo possvel calcular a Req atravs de uma outra frmula:

2.3.3 Associao Mista o caso mais encontrado em circuitos eletrnicos. Neste caso h resistores ligados em srie e interligados a outros em paralelo. Para se chegar a Req, faz-se o clculo das associaes srie e paralelo ordenadamente, sem nunca misturar o clculo, ou seja, associar um resistor em srie a outro esteja numa ligao paralela.

EXERCCIOS: 1) Calcule a resistncia equivalente dos circuitos abaixo. a) Dados: R1=2 ; R2=6 ; R3=2 ; R4=4 ; R5=3

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

15

b) Dados: R1=R5=4 ; R2=R3=R4=3

c)

d)

e)

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

16

f)

g)

2) Calcule os valores das variveis dependentes: a) E= 120 V; P= 60 W; = ?; R=? b) E= 8 V; = 0,2 A; P= ?; R= ? c) R= 2.000 ; E= 40 V; = ?; P=? 3) Quatro resistores de mesma resistncia esto conectados em srie. Se a resistncia equivalente 49 , qual o valor de cada resistor? 4) Determine o valor de R2 a partir do circuito visto na figura abaixo de modo que a resistncia total do circuito seja 9 k.

5) Os resistores R1 = 5 , R2 = 40 , R3 = 60 , R4 = 120 esto ligados em paralelo. Sabendo que a I = 0,5A, calcule: a. O resistor equivalente. b. A tenso aplicada. c. A corrente em todos os resistores. Eletricidade Bsica Prof. Marcelo Henrique

17

d. A potncia dissipada nos resistores e no resistor equivalente. 6) A carga total que uma bateria pode fornecer, geralmente especificada em ampre-hora (Ah). Um ampre-hora igual quantidade de carga que corresponde ao fluxo de corrente de 1 ampre durante 1 hora (1Ah = 1A.1h). Calcule em Coulomb (C), a carga de 1Ah. 7) Uma bateria de um determinado carro est fixada em 70Ah em 3,5A, o que significa que a bateria pode desenvolver 3,5A por aproximadamente 70/3,5 = 20 horas. Entretanto quanto maior a corrente menor a carga que pode ser gerada. Por quanto tempo essa bateria desenvolver 2A ? 8) Um chuveiro eltrico, ligado em 120V, percorrido por uma corrente eltrica de 10A, durante de 10 minutos. Quantas horas levaria uma lmpada de 40W, ligada nesta rede, para consumir a mesma energia eltrica que foi consumida pelo chuveiro? 9) Uma lmpada fabricada para dissipar a potncia de 100W quando alimentada com a d.d.p. de 120V. Se a lmpada for ligada numa d.d.p. de 127 V, ento: a. a potncia dissipada aumentar cerca de 12%; b. a corrente que a percorre no mudar; c. a sua resistncia eltrica diminuir cerca de 18%; d. a corrente que a percorre diminuir, mantendo a potncia inalterada 10) Uma pessoa quer mudar o rdio FM-AM de 20W de um calhambeque com bateria de 6V para um carro novo com bateria de 12V. Qual a resistncia do resistor que deve ser usada em srie com o rdio para limitar a corrente, e qual a sua potncia nominal mnima? 11) Qual a resistncia equivalente, entre A e B, da associao de infinitos resistores de resistncias iguais a R, conforme a figura abaixo?

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

18

2.3.4 Lei de Ohm em Circuitos com Resistncia em Srie. A corrente eltrica a mesma em todas as resistncias, e a tenso eltrica se dividir proporcionalmente ao valor das resistncias.

2.3.5 Aplicao da Lei de Ohm em Circuitos Resistncias em Paralelo A tenso eltrica ser a mesma em todas as resistncias, e a corrente eltrica se dividir inversamente proporcional ao valor da resistncia.

EXERCCIOS: 1) Um resistor de 10 ; outro de 15 e um de 30 so conectados em srie com uma fonte de 120 V. Qual a Req? Qual a corrente que circula no circuito? Qual a potncia dissipada por cada resistncia? 2) Qual a corrente total fornecida pela bateria no circuito abaixo e a potncia dissipada em cada resistor?

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

3) Para o circuito abaixo onde V = 12 V, r = 2 , R1 = 20 , R2 = 5 , calcule a intensidade de corrente que passa pela fonte.

4) Qual a corrente que indicar o ampermetro ideal no circuito abaixo:

5) Numa indstria de confeces abastecida por uma rede de 220 V, utilizado um fusvel de 50 A para controlar a entrada de corrente. Nessa indstria existem 100 mquinas de costura, todas ligadas em paralelo. Se a resistncia equivalente de cada mquina 330 , qual o nmero mximo de mquinas que podem funcionar simultaneamente? 2.3.6 Circuito Divisor de Tenso Num circuito srie, cada resistncia produz uma queda de tenso V igual a sua parte proporcional da tenso total aplicada.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

20

Uma resistncia R mais alta produz uma queda de tenso maior do que uma resistncia mais baixa no circuito srie. Resistncias iguais apresentam quedas de tenso iguais. 2.3.7 Circuito Divisor de Corrente s vezes torna-se necessrio determinar as correntes em ramos individuais num circuito em paralelo, se forem conhecidas as resistncias e a corrente total, e se no for conhecida a tenso atravs do banco de resistncias. Quando se considera somente dois ramos do circuito, a corrente nem ramo ser uma frao da corrente total . Essa frao quociente da segunda resistncia pela soma das resistncias.

2.4 Transformao Y / e vice-versa Alguns circuitos possuem resistncias interligadas de uma maneira que no permite o clculo da Req pelos mtodos conhecidos srie e paralelo. As resistncias podem estar ligadas em forma de redes Y ou . A soluo do circuito ento converter uma ligao em outra, de modo a permitir a associao em srie e/ou paralelo aps essa converso.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

21

EXERCCIOS: 1) Calcule a Req e a total dos circuitos abaixo:

3 - GERADORES E RECEPTORES 3.1 Definio de Gerador Gerador um dispositivo capaz de criar e manter uma d.d.p. entre dois pontos de um circuito. essa d.d.p. que permite o movimento de cargas eltricas que constituem a corrente eltrica. Para transportar uma carga de um ponto a outro, o gerador realiza um trabalho sobre ela. A razo entre o trabalho realizado e a carga transportada mede a capacidade do gerador de levar cargas dos potenciais mais baixos para potenciais mais baixos. Essa razo a Fora Eletromotriz (fem) do gerador representado pela letra E. Assim:

A fora eletromotriz do gerador sempre constante, pois ela no depende da corrente eltrica que atravessa. - Gerador CC Este equipamento bastante diferente de uma bateria, tanto construtivamente, como no modo de operao. Quando o gerador gira na sua rotao nominal, em funo de um torque aplicado por alguma fonte externa de energia mecnica, o valor nominal de tenso aparece em seus terminais. A tenso e a capacidade de potncia de um gerador CC so normalmente bem maiores que a da maioria das baterias, e sua vida til determinada apenas por sua construo.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

22

- Fontes de tenso CC O smbolo usado para todas as fontes CC mostrado na Figura 8. O comprimento relativo das barras indica o terminal que elas representam. As fontes CC podem ser divididas em trs categorias: (1) baterias (usam reaes qumicas); (2) geradores eletromecnicos; e (3) fontes de alimentao (usam processo de retificao). As baterias tm uma especificao de capacidade dada em ampres-hora (Ah). Por exemplo, uma bateria com especificao de 100 Ah capaz, ao menos teoricamente, de manter uma corrente de 1 A durante 100 horas, 2 A durante 50 horas e assim por diante. Entretanto existem dois fatores que afetam a especificao ampre-hora: a temperatura e a velocidade com que a bateria descarregada. - Fontes de alimentao A fonte de corrente contnua mais comum nos laboratrios usa os processos de retificao e filtragem, procurando obter uma tenso CC estvel. Em resumo, uma tenso que varia no tempo (tal como uma tenso CA de uma tomada residencial) convertida para uma tenso de magnitude fixa. Muitas fontes CC possuem trs terminais de sada, fornecendo uma tenso ajustvel e regulada, como se v na Figura 8.

(a)

(b) (c) Figura 8 Formas de alimentao CC.

O smbolo para GND ou potencial zero (a referncia) tambm mostrado na Figura 8(a). Desejando-se uma tenso de sada de 10 V acima da referncia (GND), as ligaes devem ser feitas conforme mostrado na Figura 8(b). Se for desejada uma tenso de 15 V abaixo do potencial GND, ento as ligaes devem ser feitas conforme a Figura 8(c).

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

23

3.1.1 Equao do Gerador

Onde: VB VA a d.d.p. mantida entre os plos do gerador; E a fora eletromotriz do gerador; r. a queda de tenso interna. Ex: Um gerador tem fora eletromotriz E= 1,5 V e r interna = 0,5 . Qual a d.d.p. entre os plos quando percorrido por uma corrente de: a) 1 A b) 1mA 3.2 Associao de Geradores 3.2.1 Associao em Srie Os geradores so associados de forma que o plo positivo de um se ligue diretamente ao plo negativo do outro.

A corrente que atravessa todos os geradores a mesma; A fem da associao a soma das fems dos componentes da srie; A resistncia interna da associao igual a soma das resistncias dos elementos da associao. 3.2.2 Associao em Paralelo Os geradores so associados de forma que os plos positivos fiquem ligados a um nico ponto, e os plos negativos da mesma forma a um outro ponto.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

24

A corrente se subdivide entre os geradores; A fem da associao a prpria fem de um dos elementos da associao; O inverso da resistncia de cada elemento da associao. 3.2.3 Rendimento do Gerador ( ) No interior do gerador a corrente vai do plo de menor potencial para o de maior potencial. Esto envolvidas neste caso trs formas de potncia: gerada; fornecida e dissipada. Cada uma das potncias tem sua forma de clculo, como segue:

Onde: U VB VA. O rendimento do gerador razo entre a Pf (potncia fornecida) e a Pg (potncia gerada), assim como entre a ddp e a FEM do mesmo. , ,

3.3 Receptores So os elementos do circuito que transformam a energia eltrica em outra forma de energia que no exclusivamente trmica. Contudo uma parte da energia eltrica recebida dissipada na resistncia interna do receptor

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

25

assim como no gerador. Nos receptores, a tenso necessria para o seu funcionamento interno dada por E`, ou Fora Contra-Eletromotriz ( fcem ). 3.3.1 Equao do Receptor

Onde: VB VA a d.d.p. mantida entre os plos do receptor; E` a fora contra-eletromotriz do receptor; r`. a queda de tenso interna. 3.3.2 Rendimento Eltrico do Receptor ( ) Em um receptor esto em jogo, assim como no gerador trs formas de potncia: recebida (fornecida para o receptor); til (transformada em trabalho) e a dissipada internamente.

EXERCCIOS 1) Um gerador de fem E e resistncia interna r, fornece energia a uma lmpada L. A ddp nos terminais do gerador de 100 V e a corrente que atravessa de 1A. Sendo o rendimento 80 %, calcule E e r.

2) Quando uma bateria est em circuito aberto, um voltmetro ideal ligado aos seus terminais indica 12 V. Quando a bateria fornece energia a um resistor R, estabelece no circuito uma corrente de 1 A, e o voltmetro indica 10V. Determine a fem e a resistncia interna da bateria.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

26

4 - LEIS DE KIRCHOFF O objetivo desta seo apresentar as leis de Kirchhoff e uma das tcnicas empregadas na anlise de circuitos. Para voc entender as leis de Kirchhoff, vamos definir alguns termos. - N: a juno de dois ou mais elementos de circuito. - Malha: o caminho definido pelos elementos de circuito, ou seja, so as janelas ou, se voc preferir, as malhas so os retngulos formados pelos elementos de circuito. Exemplo 1: quantos ns e quantas malhas existem no circuito seguinte?

Temos as malhas: M1, M2, M3, M4 . Portanto, temos 4 quatro malhas no circuito. Temos os ns: N1 (que une o terminal da fonte com os terminais de R1 e de R2), N2 (que une os terminais de R1, R3, R4), N3 (que une os terminais de R4, R5), N4 (que une os terminais de R3, R5, R6 e R7) e N5 (que une o terminal da fonte com os terminais de R2, R6 e R7). Logo, o circuito apresenta cinco ns. 4.1 Lei das Tenses A Lei das Tenses de Kirchoff pode ser utilizada para determinar as vrias correntes em um circuito eltrico. Uma vez em que as correntes eltricas esto definidas, torna-se simples a tarefa de calcular as vrias tenses do circuito. Esta lei pode ser definida como: A soma algbrica das tenses em um circuito fechado sempre igual a Zero.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

27

V1+V2+V3+V4 = 0
Mtodo para cada malha: a) Arbitre um sentido para a corrente eltrica; b) Siga o sentido desta corrente, realizando o somatrio das tenses; c) Para fontes, considere sua tenso com o sinal do plo de entrada; d) Para resistncias, considere a queda de tenso R.i ; e) Iguale o somatrio a zero. EXERCCIOS: 1) Determine os valores das correntes dos circuitos abaixo: a)

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

28

b)

4.2 Lei das Correntes Esta lei visa o equacionamento das correntes nos diversos ns de um circuito, e por isso tambm conhecida por Lei de Ns. A soma algbrica das correntes em um n igual a soma das correntes que dele saem.

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

EXERCCIO: 1) Calcule a corrente 2 na figura abaixo:

4.3 Anlise Nodal O mtodo nodal da anlise baseado nas equaes da Lei de Kirchhoff para corrente, em termos potenciais (tenses) nodais, os quais so tomados como desconhecidos para um conjunto de equaes simultneas. Em um circuito eltrico h n ns principais; um deles escolhido como n de referncia, e a ele atribudo arbitrariamente um potencial zero Volt. Aos demais ns so atribudos ento diferentes potenciais simblicos. Passos para Anlise Nodal: a) Selecione o n principal, que ser o n de referncia, e atribua a cada um dos ns restantes seus prprio potencial em relao ao n de referncia; b) Atribua correntes nos ramos (a escolha da direo arbitrria); c) Expresse as correntes nos ramos em termos de potenciais dos ns; d) Escreva uma equao de corrente para cada um dos ns conhecidos; Sentido da Corrente:

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

30

EXERCCIO: 1)Encontre a corrente que circula pelo resistor de 30 do circuito abaixo.

2) Para o circuito abaixo, determinar as correntes solicitadas. Sendo

3) Para o circuito abaixo, determinar as correntes solicitadas. Sendo

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

31

4) Dado o circuito abaixo, determinar as tenses solicitadas. Sendo

4) Para o circuito abaixo, seja:

Determinar as correntes, tenses e potncias em todos os resistores.

5) Dado o circuito abaixo, determinar as correntes, tenses e potncias em todos os resistores. Sendo

Eletricidade Bsica

Prof. Marcelo Henrique

32

Вам также может понравиться