Вы находитесь на странице: 1из 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

PATOLOGIA E TERAPIA DAS ESTRUTURAS

SINTOMAS E CAUSAS DAS ENFERMIDADES


PROF. LVIO MOSCI PIANCASTELLI

ESCOLA DE ENGENHARIA

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

SUMRIO

1. INTRODUO

......................................................................................... 02

2. SINTOMAS E CAUSAS DAS ENFERMIDADES ........................................ 03 2.1. Fissuras e Trincas ............................................................................... 04 2.1.1. Fissuras no Concreto Fresco .................................................. 05 2.1.2. Fissuras no Concreto Endurecido ........................................ 07 2.2. Desagregao ............................................................................... 10

2.3. Eroso e Desgaste ............................................................................... 10 2.4. Disgregao (Desplacamento ou Esfoliao) 2.5. Segregao 2.6. Manchas .............................. 11

......................................................................................... 11 ......................................................................................... 12

2.7. Eflorescncia ..........................................................................................12 2.8. Calcinao ......................................................................................... 13 ...................................................................... 13

2.9. Flechas Exageradas

2.10. Perda de Aderncia Entre Concretos (nas juntas de concretagem) ..14 2.11. Porosidade ......................................................................................... 14 2.12. Permeabilidade 3. BIBLIOGRAFIA ............................................................................... 14

......................................................................................... 15
1

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

1. INTRODUO Os sintomas so as manifestaes das enfermidades. a partir deles que se inicia todo o processo de averiguao das causas e origens do fenmeno patolgico, fundamentais para um correto diagnstico - Figura 1.1. Felizmente, tais manifestaes ocorrem normalmente nas partes externas das estruturas, sendo possvel observ-las com facilidade. Entretanto, importante salientar, que existem partes externas s estruturas que no so normalmente visualizadas, como por exemplo: partes total ou parcialmente enterradas (fundaes, arrimos, piscinas, etc); partes internas das juntas de dilatao; interior de galerias e reservatrios. Nesses locais, as manifestaes patolgicas - os chamados danos ocultos -, s so detectadas se forem programadas e executadas inspees especficas. As causas das enfermidades so os agentes que desencadeam o seu processo de surgimento (mecanismos) - Figura 1.1.

Figura 1.1 - Caracterizao de Enfermidades

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

2. SINTOMAS E CAUSAS DAS ENFERMIDADES O quadro da Figura 2.1 mostra os principais sintomas das enfermidades do concreto armado.

SINTOMAS

Fissuras e trincas; Desagregao; Eroso e Desgaste; Disgregao (desplacamento, esfoliao); Segregao; Manchas; Eflorescncia; Calcinao; Flechas exageradas; Perda de aderncia entre concretos (nas juntas de concretagem); Porosidade; Permeabilidade.

Figura 2.1 - Principais Sintomas das Enfermidades do Concreto Armado Salienta-se que algumas enfermidades so errneamente consideradas sintomas, como o caso clssico da corroso das armaduras, que caracteriza a enfermidade falta de homogeneidade, e cujos sintomas so fissuras e disgregao do concreto. seguir, so descritos cada um dos sintomas citados e indicadas algumas de suas causas, que na realidade so causas das enfermidades. Observa-se que, quando do estudo das origens das enfermidades outras causas de enfermidades sero apresentadas.

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

2.1. Fissuras e Trincas As fissuras so, sem sombra de dvidas, o sintoma mais freqente nas estruturas, sendo suas causas muito variadas. A sua posio em relao pea estrutural, a abertura, a direo, e sua forma de evoluo (com relao direo e abertura), do indicaes das causas provveis. H que se destacar que fissuras so tambm ocorrncias inerentes ao concreto armado, visto que as sees so dimensionadas nos Estdios II (seo fissurada) ou III (ruptura), no sendo, portanto, sempre, manifestao patolgica. Sob esse aspecto, a diferenciao entre manifestao patolgica ou no feita em funo das aberturas e das causas. Para a especificao de um correto tratamento, de vital importncia que se verifique se a fissura analisada ativa (viva ou instvel) ou inativa (morta ou estvel). So chamadas de ativas, as fissuras que apresentam variao de abertura, e de inativas aquelas em que tal variao no ocorre. Tal verificao feita, geralmente, atravs da utilizao de selos rgidos (gsso ou plaquetas de vidro coladas - Figura 2.1.1), que se rompem caso a fissura apresente variao de abertura, ou atravs da medio direta (fissurmetro) dessa variao.

Figura 2.1.1 - Verificao do Tipo de Fissura Entretanto, a melhor orientao para um correto tratamento de uma fissura o agente causador, pois se ele no mais atua a fissura pode ser considerada estvel, caso contrrio, instvel. D-se o nome de trincas s fissuras com grandes aberturas. A seguir so apresentadas algumas das muitas causas de enfermidades, cujos sintomas so fissuras.
4

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

2.1.1. Fissuras no Concreto Fresco Por Assentamento Plstico Devido gravidade, as partculas mais pesadas do concreto tedem a sedimentar (segregao), provocando a asceno da gua e ar aprisionado (exsudao). Com isso a massa de concreto tende a se deslocar para baixo. Caso esse movimento seja parcialmente impedido, normalmente pela armadura ou agregado grado, surgir a fissura.

So causas do assentamento plstico:


exsudao; uso excessivo dos vibradores; excessivo tempo entre lanamento e incio de pega; falta de estanqueidade das formas.

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

Por Movimentao das Formas ou do Suporte do Concreto

Por Dessecao Superficial A rpida perda de gua pela superfcie do concreto, mais relevante em funo da evaporao, provoca uma reduo de volume do concreto (retrao) introduzindo tenses de trao que produzem fissuras. A fissura anula a trao na direo normal fissura, mas no na direo dela, podendo surgir, ainda, fissura ortogonal primeira. Por isso, a configurao das fissuras se assemelha a um mapa.

Por Vibraes Vibraes causadas por movimentao ou funcionamento de equipamentos, trnsito de pessoal, impactos de ferramentas, e por outros agentes, tambm podem causar fissuras no concreto fresco.
6

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

2.1.2. Fissuras no Concreto Endurecido Por Retrao Hidrulica O concreto ao perder gua diminui de volume retraindo-se. Caso a retrao seja impedida, surgiro fissuras.

Por Efeito Trmico

Por Flexo, Cisalhamento, Toro, Compresso, ou Puno


7

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

Por Concentrao de Tenses

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

Por Recalque de Apoio

Por Corroso das Armaduras

A Figura 2.1.2.1 mostra a incidncia relativa dos tipos de fissuras levantadas no Rio Grande do Sul por Dal Molin, D.C.C. [6].
Incidncia de Fissuras - R.G.Sul - Brasil
Det. Construtivos 10,5% Sobrecargas 14,3%

Fundaes 5,6% Eletrodutos 14,0% Assent. Plstico 0,3% Retrao Hidraulica 11,9% Dessec. Superficial 1,7%

Corroso Arm adura 11,9%

Mov. Trm ica Ext. 29,7%

Figura 2.1.2.1 - Incidncia de Fissuras no R.G.Sul - Brasil


9

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

2.2. Desagregao A desagregao caracterizada pela perda do poder aglomerante do cimento. Com isso, os agregados grados se destacam da argamassa, que posteriormente tambm se desfaz. A desagregao inicia-se, geralmente, com a alterao da colorao do concreto. A seguir surgem fissuras cruzadas em todas as direes, que aumentam rapidamente de abertura, devido expanso da pasta de cimento. Um abaulamento da superfcie do concreto pode tambm ser observada. A desagregao do concreto pode ser provocada por: Ataques qumicos, como o de sulfatos; Reao lcali-agregado; guas puras (guas que evaporam e depois condensam) e as guas com pouco teor de sais (guas de chuva), que arrancam-lhe sais pelos quais so vidas; guas servidas (esgotos e resduos industriais) em dutos e canais, em funo da formao, dentre outros, do gs sulfdrico (H2S bactrias H2SO4); Micro-organismos, fungos, e outros, atravs de sua ao direta e suas excrees cidas; Substncias orgnicas como: gorduras animais, leos e vinho; Produtos altamente alcalinos (mais raramente). Existe tambm a desagregao da argamassa superficial do concreto, em funo do uso de formas absorventes que retiram a gua necessria para a hidratao do cimento (melhor seria, nesse caso, falar de no agregao).

2.3. Eroso e Desgaste A eroso e o desgaste correspondem quebra da unidade cimento-areia-brita provocada por aes abrasivas sobre o concreto.
10

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

Nas eroses o agente da abraso um lquido - normalmente a gua - e, quando existirem, as partculas slidas por ele arrastadas. Caso tpico o de canais. Quando a abraso causada por materiais slidos, o fenmeno chamado de desgaste. a caso das pistas de rolamento, silos e moegas.

2.4. Disgregao (Desplacamento ou Esfoliao) A disgregao, desplacamento ou esfoliao caracteriza-se pela ruptura e destacamento do concreto superficial, principalmente das partes salientes da pea. O fenmeno ocorre em funo do surgimento de tenses de trao acima da resistncia do concreto. importante notar que o concreto disgregado um concreto so. A disgregao normalmente provocada: pela expanso provocada pela corroso das armaduras; pelas deformaes provocadas por cargas excessivas, normalmente pontuais; pelo congelamento de guas retidas; por desagregaes internas ( como na reao lcali-agregado expanso do agregado-caso perigoso); impctos; cavitao; expanso resultante da reao lcali-agregado.

2.5. Segregao O concreto segregado aquele que apresenta separao entre a argamassa e a brita, podendo ocorrer durante ou logo aps o lanamento do concreto. Ela pode ser provocada, entre outras causas, por:
11

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

lanamento livre de grande altura; concentrao de armadura que impede a passagem da brita; vazamento da pasta pela forma; m dosagem do concreto; uso inadequado dos vibradores (vibrao excessiva ou vibradores de baixa freqncia que provocam ressonncia, isolando as pedras grandes da argamassa usar vibradores com freqncia > 5.000 vb/min).

2.6. Manchas As manchas so diferenciaes de cor ou tonalidade na superfcie dos concretos. As principais causas das manchas so: umidade (infiltraes); ao de cloretos; presena de fungos; incrustao de fuligem; aditivos mal diluidos ou mal misturados. lixiviao de xidos de ferro de armaduras oxidadas. partculas de solo carreadas pela gua de percolao, ou nela dissolvidas.

2.7. Eflorescncia Eflorescncias so depsitos de sais na superfcie do concreto, formando manchas esbranquiadas nas superfcies verticais e estalactites nas superfcies horizontais.

12

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

Ela causada pela lixiviao do hidrxido de clcio Ca(OH)2 e do carbonato cido de clcio [Ca(HCO3)], que formado pelo ataque de cidos fracos (H2CO3) ao carbonato de clcio (CaCO3): CaO + H2O = Ca(OH)2 (solvel) (carbonatao) - Ca(OH)2 + CO2 = CaCO3 + H2O (insolvel) CO2+ H2O = H2CO3 (cido fraco) CaCO3 + H2CO3 = Ca(HCO3)2 (solvel) As eflorescncias, por si s, no chegam a ser um problema, a no ser esttico. Indicam, entretanto, uma crescente despassivao da armadura pela perda de alcalinidade, no sendo, portanto, anomalia em peas no armadas, como nas barragens de gravidade. interressante observar que o mecanismo da eflorescncia pode ser utilizado para colmatar fissuras, no fenmeno chamado de cicatrizao.

2.8. Calcinao Ressecamento das camadas superficiais (at 3 cm - excepcionalmente at 10 cm) do concreto devido a altas temperaturas, como no caso de incndios.

2.9. Flechas Exageradas Deslocamentos verticais de vigas e lajes acima de valores razoveis (recomendados), normalmente provocados, entre outros por: cargas excessivas, subdimensionamento, desforma precoce, baixo mdulo de elasticidade do concreto e incndios.

13

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

2.10. Perda de Aderncia Entre Concretos (nas juntas de concretagem) A perda de aderncia entre concretos caracterizada pelo surgimento de fissura na interface das juntas de concretagem. normamente provocada pela falta de tratamento do concreto endurecido antes do lanamento do novo concreto, associada a fenmenos de retrao. Pode ocorrer, tambm, quando a diferena de idade entre os dois concretos muito grande, como nos casos de reforos, da mesma forma, por falta de tratamento adequado ou, ainda, no adoo de medidas especficas relativas a reforos.

2.11. Porosidade Caracteriza a porosidade o excessivo volume de vazios. Ela provocada, na maioria das vezes, por trao, amassamento ou adensamento inadequados. Quando se usa super-plastificante, os cuidados com o amassamento devem ser redobrados, sendo necessrio definir o tempo de mistura aps o seu adicionamento, em funo do risco da excessiva incorporao de ar.

2.12. Permeabilidade A permeabilidade caracterizada pelo excessivo volume de vazios capilares. provocada principalmente pelo uso de traos com alto fator gua cimento. Deve-se observar que fissuras influem na permeabilidade do concreto, mas atravs de outro mecanismo.

14

Patologia e Terapia das Estruturas Sintomas e Causas das Enfermidades

Prof. lvio Mosci Piancastelli

3. BIBLIOGRAFIA [1] Piancastelli, E.M. - Patologia, Recuperao e Reforo de Estruturas de Concreto Armado - Ed. Depto. Estruturas da EEUFMG - 1997 - 160p. [2] Johnson, S.M. - Deterioro, Conservacion y Reparacion de Estructuras, 1 ed., Editora Blume, Madrid, 1973, 334p. [3] Cnovas, M.F. - Patologia e Terapia do Concreto Armado, 1 ed., Editora Pini, So Paulo, 1988, 522p. [4] Publicao Sika S.A., Sem Ttulo, So Paulo, 98p. [5] Thomas, E. - Trincas em Edifcios - Editora PINI. [6] Dal Molin, D.C.C. - Fissuras em Estruturas de Concreto Armado, Dissertao de Mestrado, UFRGS, Porto Alegre, 1988, 201p. ******
a a

lvio Mosci Piancastelli. Professor Adjunto do Depto. de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia da UFMG. Engenheiro Consultor pela Fundao Christiano Ottoni e FUNDEP. Correio Eletrnico: elvio@dees.ufmg.br Telefones: 31-9907-4140 (cel.) - 031-3238-1998 (com.)

15

Вам также может понравиться