Вы находитесь на странице: 1из 43

1. SISTEMA ELTRICO DE POTNCIA (SEP) 1.

1 Introduo Uma das caractersticas bsicas que um sistema eltrico de potncia (SEP) deve ter a de garantir o suprimento de energia s cargas, de forma confivel e ininterrupta. Estes fatos esto relacionados, nos dias de hoje, com o conceito de confiabilidade dos sistemas eltricos, que alm da continuidade do fornecimento de energia, define condies mnimas para uma operao adequada, como os nveis do sinal de tenso, tanto em amplitude como em freqncia.

Figura 1.1 Estrutura bsica de um SEP Na verdade, a sofisticao dos equipamentos utilizados na indstria, nos aeroportos e sistemas de controle areo, nas empresas de telecomunicaes, hospitais, servios bancrios, etc. tem reduzido muito a faixa de tolerncia de variao da freqncia e da tenso. Por outro lado, a dependncia cada vez maior da energia eltrica, por parte do homem, tem levado de forma assustadora o consumo deste tipo de energia. Para atender toda esta demandas de forma confivel, com alto padro de qualidade, so planejadas, construdos e desenvolvidos complexos sistemas eltricos interligados, alguns com dimenses continentais.

Figura 1.2 Cargas do SEP


, Pag. 1

Um dos grandes desafios destes vastos sistemas interligados que eles devem operar de forma adequada, mesmo na presena constante das variaes de carga ao longo de uma jornada (impactos de carga), como na eventualidade de um distrbio maior como: Curto - circuito em transformadores; Curto - circuito em linhas de transmisso ou distribuio; Curto - circuito na sada de unidades geradoras; Perda de grandes blocos de carga, etc... O sistema atual de energia eltrica baseado em grandes usinas de gerao que transmitem energia atravs de sistemas de transmisso de alta tenso, que ento distribuda para sistemas de distribuio de mdia e baixa tenso. Em geral o fluxo de energia unidirecional e a energia despachada e controlada por centro(s) de despacho com base em requisitos pr-definidos. Normalmente os sistemas de distribuio so gerenciados por monoplios empresariais, enquanto o setor de gerao e de transmisso apresenta certa competitividade em um sistema desverticalizado. A Figura 1.3 ilustra os trs segmentos tradicionais de redes de energia eltrica.

Figura 1.3 - Estrutura tradicional de uma rede de energia eltrica. [Fonte: Aneel]. 1.2 Gerao de Energia Eltrica Na gerao de energia eltrica uma tenso alternada produzida, a qual expressa por uma onda senoidal, com freqncia fixa e amplitude que varia conforme a mo, Pag. 2

dalidade do atendimento em baixa, mdia ou alta tenso. Essa onda senoidal propaga-se pelo sistema eltrico mantendo a freqncia constante e modificando a amplitude medida que trafegue por transformadores. Os consumidores conectam-se ao sistema eltrico e recebem o produto e o servio de energia eltrica. 1.3 Rede de Transmisso A rede de transmisso liga as grandes usinas de gerao s reas de grande consumo. Em geral apenas poucos consumidores com um alto consumo de energia eltrica so conectados s redes de transmisso onde predomina a estrutura de linhas areas. A segurana um aspecto fundamental para as redes de transmisso. Qualquer falta neste nvel pode levar a descontinuidade de suprimento para um grande nmero de consumidores. A energia eltrica permanentemente monitorada e gerenciada por um centro de controle. O nvel de tenso depende do pas, mas normalmente o nvel de tenso estabelecido est entre 138 kV e 765 kV.

Figura 1.4 Rede de Transmisso 1.4 Rede de Sub-Transmisso A rede de sub-transmisso recebe energia da rede de transmisso com objetivo de transportar energia eltrica a pequenas cidades ou importantes consumidores industriais. O nvel de tenso est entre 35 kV e 138 kV.
, Pag. 3

Em geral, o arranjo das redes de sub-transmisso em anel para aumentar a segurana do sistema. A estrutura dessas redes em geral em linhas areas, por vezes cabos subterrneos prximos a centros urbanos fazem parte da rede. A permisso para novas linhas areas est cada vez mais demorada devido ao grande nmero de estudos de impacto ambiental e oposio social. Como resultado, cada vez mais difcil e caro para as redes de sub-transmisso alcanar reas de alta densidade populacional. Os sistemas de proteo so do mesmo tipo daqueles usados para as redes de transmisso e o controle regional.

1.5 Redes de Distribuio As redes de distribuio alimentam consumidores industriais de mdio e pequeno porte, consumidores comerciais e de servios e consumidores residenciais.

Figura 1.5 Rede de Distribuio Os nveis de tenso de distribuio so assim classificados segundo o PRODIST Procedimentos de Distribuio de Energia Eltrica no Sistema Eltrico Nacional: Alta tenso de distribuio (AT): tenso entre fases cujo valor eficaz igual ou superior a 36 kV e inferior a 230 kV. Mdia tenso de distribuio (MT): tenso entre fases cujo valor eficaz superior a 1 kV e inferior a 34,5 kV.
, Pag. 4

Baixa tenso de distribuio (BT): tenso entre fases cujo valor eficaz igual ou inferior a 1 kV.

De acordo com a Resoluo No456/2000 da ANEEL e o mdulo 3 do Prodist, a tenso de fornecimento para a unidade consumidora se dar de acordo com a potncia instalada: Tenso secundria de distribuio inferior a 2,3 kV: quando a carga instalada na unidade consumidora for igual ou inferior a 75 kW; Tenso primria de distribuio inferior a 69 kV: quando a carga instalada na unidade consumidora for superior a 75 kW e a demanda contratada ou estimada pelo interessado, para o fornecimento, for igual ou inferior a 2.500 kW; Tenso primria de distribuio igual ou superior a 69 kV: quando a demanda contratada ou estimada pelo interessado, para o fornecimento, for superior a 2.500 kW. As tenses de conexo padronizadas para AT e MT so: 138 kV (AT), 69 kV (AT), 34,5 kV (MT) e 13,8 kV (MT). O setor tercirio, tais como hospitais, edifcios administrativos, pequenas indstrias, etc, so os principais usurios da rede MT. A rede BT representa o nvel final na estrutura de um sistema de potncia. Um grande nmero de consumidores, setor residencial, atendido pelas redes em BT. Tais redes so em geral operadas manualmente, ver tabela 1.1.

Tabela 1.1 Tenses Nominais Padronizadas de Baixa Tenso Prodist Mdulo 3 A Figura 1.6 mostra um diagrama com a representao dos vrios segmentos de um sistema eltrico de potncia com seus respectivos nveis de tenso.

, Pag. 5

Figura 1.6 Faixas de tenso de sistemas eltricos Os nveis de tenses praticados no Brasil so: 765 kV, 525 kV, 500 kV, 440 kV, 345 kV, 300 kV, 230 kV, 161 kV, 138 kV, 132 kV, 115 kV, 88 kV, 69 kV, 34,5 kV, 23 kV, 13,8 kV, 440 V, 380 V, 220 V, 127 V. Classificao: 1.6 Caractersticas do Sistema Eltrico Brasileiro 1.6.1 Gerao de Energia Eltrica no Brasil O sistema de produo e transmisso de energia eltrica do Brasil pode ser classificado como hidrotrmico de grande porte, com forte predominncia de usinas hidreltricas e com mltiplos proprietrios. A maior parte da capacidade instalada composta por usinas hidreltricas, que se distribuem em 12 diferentes bacias hidrogrficas nas diferentes regies do pas de maior atratividade econmica. So os casos das bacias dos rios Tocantins, Paranaba, So Francisco, Paranaba, Grande, Paran, Tiet, Paranapanema, Iguau, Uruguai e

Jacu onde se concentram as maiores centrais hidreltricas, ver figura 1.7.

, Pag. 6

Figura 1.7 Integrao eletro energtica no Brasil Os reservatrios nacionais situados em diferentes bacias hidrogrficas, que no tm nenhuma ligao fsica entre si, funcionam como se fossem vasos comunicantes interligados por linhas de transmisso. A capacidade de gerao do Brasil em 2010 de 115.065,99 MW (115,1 GW) de potncia, com um total de total 2.100 empreendimentos em operao.

Figura 1.8 Participao de fontes de gerao no Brasil. [Fonte: Aneel]


, Pag. 7

Os dez agentes de maior capacidade instalada no Brasil (Usinas em Operao), so apresentados na Tabela 1.2. POTNCIA INSTALADA (MW) 10.618,33 9.456,90 9.256,93 7.455,30 7.000,00 6.965,35 6.782,13 4.832,28 4.544,91 2.645,05

N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

AGENTES DO SETOR Companhia Hidro Eltrica do So Francisco CHESF Furnas Centrais Eltricas S/A - FURNAS Centrais Eltricas do Norte do Brasil S/A - ELETRONORTE Companhia Energtica de So Paulo - CESP Itaipu Binacional - ITAIPU Tractebel Energia S/A - TRACTEBEL Cemig Gerao e Transmisso S/A CEMIG-GT Petrleo Brasileiro S/A - PETROBRS Copel Gerao e Transmisso S/A COPEL - GT AES Tiet S/A AES TIET

Tabela 1.2 - Maiores agentes de capacidade em energia eltrica (Fonte: Aneel) 1.6.2 Sistema Interligado Nacional - SIN O parque gerador nacional constitudo, predominantemente, de centrais hidreltricas de grande e mdio porte, instaladas em diversas localidades do territrio nacional. Por outro lado, existe uma concentrao de demanda em localidades industrializadas onde no se concentram as centrais geradoras. Estas caractersticas so imperativas para a implantao de um sistema de transmisso de longa distncia. At 1999, o Brasil possua vrios sistemas eltricos desconectados, o que impossibilitava uma operao eficiente das bacias hidrogrficas regionais e da transmisso de energia eltrica entre as principais usinas geradoras. Com o objetivo de ampliar a confiabilidade, otimizar os recursos energticos e homogeneizar mercados foi criado o sistema interligado nacional - SIN, o qual responsvel por mais de 95% do fornecimento nacional. Sua operao coordenada e controlada pelo Operador Nacional do Sistema Eltrico ONS. Ver o fluxograma (figura 1.9) do Conselho Nacional de Poltica Energtica do Brasil.

, Pag. 8

Figura 1.9 Fluxograma do Conselho Nacional de Poltica Energtica A Operao Nacional do Sistema Eltrico atravs do ONS concentra sua atuao sobre a Rede de Operao do Sistema Interligado Nacional. A Rede de Operao constituda pela Rede Bsica, Rede Complementar, e Usinas submetidas ao despacho centralizado, sendo a Rede Complementares aquela situada fora dos limites da Rede Bsica e cujos fenmenos tm influncia significativa nesta. O sistema interligado de eletrificao permite que as diferentes regies permutem energia entre si, quando uma delas apresenta queda no nvel dos reservatrios. Como o regime de chuvas diferente nas regies Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, os grandes troncos (linhas de transmisso da mais alta tenso: 500 kV ou 750 kV) possibilitam que os pontos com produo insuficiente de energia sejam abastecidos por centros de gerao em situao favorvel. A ONS estabeleceu conceitos para a definio das instalaes que compem as redes de Operao do Sistema Interligado Nacional (ver figura 1.10) , que so: (a) rede bsica: rede definida e regulamentada pela Agncia Nacional de Energia Eltrica ANEEL; (b) rede complementar: rede fora dos limites da rede bsica, cujos fenmenos tm influncia significativa na operao ou no desempenho da rede bsica;

, Pag. 9

(c) rede de operao: unio da rede bsica, da rede complementar e das usinas despachadas centralizadamente; (d) rede de superviso: rede de operao e outras instalaes cuja monitorao via sistema de superviso so necessria para que o ONS cumpra suas responsabilidades de coordenao e controle do SIN; e (e) rede de simulao: rede de superviso e outras instalaes que necessitam ser representadas nos programas de simulao para garantir que os estudos eltricos desenvolvidos pelo ONS apresentem resultados que reproduzam, com grau de preciso adequado, os fenmenos que ocorrem no SIN.

Figura 1.10 - Redes de operao do sistema nacional interligado [Fonte: ONS]. Legenda: CGH Central Geradora Hidreltrica (at 1MW); EOL Central Geradora Eolieltrica; PCH Pequena Central Hidreltrica ( > 1MW a 30MW, alm disso, a rea do reservatrio deve ser inferior a 3 km); SOL Central Geradora Solar Fotovoltaica; UHE Usina Hidreltrica de Energia; UTE Usina Termeltrica de Energia; UTN Usina Termonuclear.

A ONS estabeleceu critrios para a definio das instalaes que compem as redes de Operao do Sistema Interligado, que so: REDE DE SIMULAO (a) rede bsica; (b) Demais Instalaes da Transmisso DIT, conforme definidas e regulamentadas pela ANEEL;
, Pag. 10

(c) usinas despachadas centralizadamente, com as respectivas instalaes de conexo, e instalaes de distribuio, fora da rede de operao, que interligam essas usinas rede de operao; (d) instalaes com tenso igual ou superior a 138 kV atravs das quais sejam fechados anis entre duas ou mais subestaes da rede bsica; (e) instalaes com tenso inferior a 138 kV atravs das quais sejam fechados, somente em operao normal, anis entre duas ou mais subestaes da rede bsica; e (f) outras instalaes cuja representao seja necessria para reproduzir com grau de preciso adequado os fenmenos que ocorrem no SIN. REDE COMPLEMENTAR (a) circuitos que formem anel com a rede bsica ou que interliguem barramentos definidos para a rede complementar, cujo controle necessrio para que o ONS efetue a adequada operao da rede bsica; (b) barramentos e equipamentos de compensao reativa, a eles conectados, localizados no secundrio e tercirio de transformadores de potncia integrantes da rede bsica, cujo controle necessrio para que o ONS efetue a adequada operao da rede bsica; (c) instalaes fora da rede bsica, cujo controle necessrio para que o ONS efetue a adequada operao da rede bsica; (d) instalaes de conexo de usinas despachadas centralizadamente, cuja operao possa afetar o desempenho da rede bsica. As instalaes fora da rede bsica, so estabelecidas pelo ONS, compreendendo: (a) as conversoras de freqncia e as suas instalaes de conexo ligadas diretamente rede bsica na tenso igual ou superior a 230 kV; (b) os barramentos secundrios de transformadores de fronteira com instalaes de conexo de usinas despachadas centralizadamente a eles conectados; (c) os transformadores defasadores; e (d) os transformadores de propriedade de agentes de distribuio com tenso primria igual ou superior a 230 kV. REDE DE SUPERVISO (a) rede de operao;
, Pag. 11

(b) instalaes e equipamentos que garantam que o sistema supervisionado forme, em condies normais de operao, uma nica ilha eltrica observvel, viabilizando uma modelagem do sistema eltrico que permita ao ONS o processamento das funes avanadas de tempo real, inclusive a realizao de simulaes de desempenho do SIN; (c) DIT fora da rede de operao, instalaes de distribuio fora da rede de operao e instalaes de conexo, que interligam as usinas despachadas centralizadamente rede de operao, nos casos em que a ausncia de superviso possa levar a resultados incorretos nas simulaes em tempo real para verificao da segurana do SIN; e (d) outras instalaes, que no atendam aos critrios anteriores, mas que sejam consideradas fundamentais para que o modelo da rede eltrica, obtido a partir da rede de superviso, represente o funcionamento adequado das ferramentas de apoio tomada de deciso em tempo real. NOTA: O modelo da rede eltrica, obtido a partir da rede de superviso, deve permitir simulaes de contingncias na rede de operao cujos resultados tenham desvio relativo de carregamento mximo de 10%, se comparados com os resultados da simulao dessas mesmas contingncias na rede de simulao. VANTAGENS DOS SISTEMAS INTERLIGADOS: Aumento da estabilidade sistema torna-se mais robusto podendo absorver, sem perda de sincronismo, maiores impactos eltricos; Aumento da confiabilidade permite a continuidade do servio em decorrncia da falha ou manuteno de equipamento, ou ainda devido s alternativas de rotas para fluxo da energia; Aumento da disponibilidade do sistema a operao integrada acresce a disponibilidade de energia do parque gerador em relao ao que se teria se cada empresa operasse suas usinas isoladamente; Mais econmico permite a troca de reservas que pode resultar em economia na capacidade de reservas dos sistemas. O intercmbio de energia est baseado no pressuposto de que a demanda mxima dos sistemas envolvidos acontece em horrios diferentes. O intercmbio pode tambm ser motivado pela importao de energia de baixo custo de uma fonte geradora, como por exemplo, a energia hidroeltrica para outro sistema cuja fonte geradora apresenta custo mais elevado.
, Pag. 12

DESVANTAGENS DOS SISTEMAS INTERLIGADOS: Distrbios em um sistema, afeta os demais sistemas interligados; A operao e proteo tornam-se mais complexas. 1.6.3 Transmisso de Energia Eltrica no Brasil As linhas de transmisso no Brasil costumam ser extensas, porque as grandes usinas hidreltricas geralmente esto situadas a distncias considerveis dos centros consumidores de energia. Hoje o pas est quase que totalmente interligado, de norte a sul. As principais empresas investidoras em linhas de transmisso no pas esto relacionadas na Tabela 1.3. N EMPRESAS 1 2 3 4 5 6 7 8 FURNAS CTEEP CHESF ELETROSUL ELETRONORTE CEEE CEMIG COPEL Km nhas 19.082 18.495 18.260 10.693 7.856 6.008 4.875 1.766 de li-

Fonte ABRATE Maio/2008 Tabela 1.3 Maiores transmissores de energia eltrica do pas Extenso de linhas (km) Apenas o Amazonas, Roraima, Acre, Amap, Rondnia e parte dos Estados do Par ainda no fazem parte do sistema integrado de eletrificao. Nestes Estados, o abastecimento feito por pequenas usinas termeltricas ou por usinas hidreltricas situadas prximas s suas capitais. No Brasil, a interligao do sistema eltrico liga as diferentes regies do pas como pode ser visto no mapa da Figura 1.11 que apresenta o Sistema de Transmisso Nacional.

, Pag. 13

Figura 1.11 Sistema de transmisso de energia eltrica brasileira [Fonte: Aneel]. Podemos descrever Sistema de Transmisso Nacional, conforme abaixo: Sistema norte centro-oeste o primeiro circuito de interligao, conhecido por Linho Norte-Sul, foi construdo em 500 kV, com 1.277 km de extenso, capacidade de transmisso de 1100 MW e com transferncia mdia de 600 MW, o que representou o acrscimo de uma usina de 600 MW para o sistema sul-sudeste brasileiro. Embora a interligao seja conhecida como ligao norte-sul o circuito interliga o estado de Tocantins ao Distrito Federal. Em maro de 2004 foi inaugurado o segundo circuito de interligao norte-sul II, com 1278 km de extenso, operando em 500 kV, passando pelas SE Imperatriz, no Maranho, Colinas, Miracema e Gurupi, no Tocantins, Serra da Mesa em Gois, e Samambaia em Braslia. Os circuitos em 500kV transmitem energia da UHE Luis Eduardo Magalhes Lajeado, localizada no rio Tocantins, entre os municpios de Lajeado e Miracema do Tocantins com potncia instalada de 902,5 MW. A UHE Lajeado o maior empreendimento de gerao realizado pela iniciativa privada no Brasil. Expanso da linha de transmisso Interligao Norte-Sul (Centrooeste- Sudeste) com tenso de 500 kV. Essa linha interliga as subestaes de Samambaia (DF), Itumbiara (GO) e Emborcao (SP). A linha permitir o escoamento, para a regio Sudes-

, Pag. 14

te, da energia gerada pelas usinas de Lajeado (TO), Cana Brava (GO), e 2 etapa de Tucuru (PA). Sistema interligado sudeste centro-oeste concentra pelo menos 60% da demanda de energia no Brasil. Sistema sul sudeste com energia transferida da usina de Itaipu (2 circuitos em CC em 600 kV ligando a usina a So Roque (SP), 2 circuito 765 kV ligando a usina a Tijuco Preto). Sistema nordeste hoje a regio Nordeste importa energia eltrica das hidreltricas de Lajeado, em Tocantins, Cana Brava, em Gois, e Tucuru I e II, no Par. Grande parte da regio norte e uma parcela reduzida da regio centro-oeste, alm de algumas pequenas localidades esparsas pelo territrio brasileiro, ainda no fazem parte do sistema interligado, sendo o suprimento de energia eltrica efetuada, quando existente, por meio de pequenos sistemas eltricos isolados. Nesses casos, a produo de eletricidade normalmente efetuada por meio de unidades geradoras de pequeno porte, utilizando freqentemente motor Diesel como equipamento motriz. A existncia desses sistemas isolados, em algumas situaes, como o caso dos sistemas das cidades de Manaus, Boa Vista (Roraima) e Porto Velho (Rondnia), assumem propores de relativa significncia, com demandas superiores a 100MW, em grande parte responsvel pela predominncia da gerao termeltrica a diesel. Para atender s polticas externa e energtica, o Brasil est interligado aos pases vizinhos como Venezuela (para fornecimento a Manaus e Boa Vista), Argentina, Uruguai, e Paraguai. 1.6.4 Sistemas de Distribuio no Brasil Os sistemas de distribuio de energia eltrica no Brasil incluem todas as redes e linhas de distribuio de energia eltrica em tenso inferior a 230 kV, seja em baixa tenso (BT), mdia tenso (MT) ou alta tenso (AT).

, Pag. 15

N 1 2 3 4 5 6 7 8 9

EMPRESAS ELETROPAULO CEMIG CPFL COPEL LIGHT CELESC COELBA ELEKTRO CELPE

CONSUMO EM GWh 32.548 20.693 18.866 18.523 18.235 13.829 11.403 10.055 8.171 8.015

10 PIRATININGA Fonte ABRADEE Dez/2007

Tabela 1.4 Dez Maiores agentes de distribuio de energia eltrica do pas (por consumo) As redes de distribuio alimentam consumidores industriais de mdio e pequeno porte, consumidores comerciais e de servios e consumidores residenciais. Os nveis de tenso de distribuio so assim classificados segundo o Prodist: Alta tenso de distribuio (AT): tenso entre fases cujo valor eficaz igual ou superior a 69 kV e inferior a 230 kV. Mdia tenso de distribuio (MT): tenso entre fases cujo valor eficaz superior a 1 kV e inferior a 69 kV. Baixa tenso de distribuio (BT): tenso entre fases cujo valor eficaz igual ou inferior a 1 kV. 1.7 Anlise do comportamento do sistema No sentido de avaliar o desempenho dos Sistemas Eltricos de Potncia (SEP) diante dos diversos impactos de cargas e perturbaes, so desenvolvidos, dentre outros, estudados como: A anlise de fluxo de potncia; A anlise de contingncia;
, Pag. 16

Estudo de curto-circuito; Estudo de sobre-tenso; Estudo de estabilidade. Estas so, portanto, algumas das mais importantes ferramentas utilizadas por engenheiros e tcnicos de sistemas eltricos de potncia, nas reas de Planejamento de Expanso, Planejamento da Operao em tempo real. Outro ponto importante, que no deve ser esquecido o da experincia pessoal que cada um destes tcnicos e engenheiros, adquira ao longo dos anos. Todo este conhecimento importante na definio, Anlise, avaliao e concluso dos estudos.

Figura 1.12 Subestao abaixadora 1.7.1 Estabilidade dos Sistemas Eltricos de Potncia - ESEP Um dos estudos mais importantes realizado para os SEP interligados existentes na atualidade o da avaliao da sua estabilidade. A estabilidade do SEP pode ser definida como sendo a capacidade que este sistema tem de se manter em um estado de equilbrio, quando em condies operativas normais, e de alcanar um estado de equilbrio vivel aps ter sido submetido a uma perturbao. A estabilidade de um SEP , na verdade, um problema nico, global, onde devem ser considerados os efeitos dos dispositivos como: Geradores e transformadores; Disjuntores e religadores;
, Pag. 17

Linhas de transmisso e distribuio; Elementos de compensao e reduo; Circuitos de proteo e controle; Tipos de carga e caractersticas diversas, etc. Devem ser considerados tambm: As localizaes e tipos de inmeras perturbaes possveis; A coordenao global e local dos Sistemas de Proteo e Controle; As contingncias de emergncia; As flutuaes de carga. Para executar uma correta Anlise de Estabilidade de um SEP, deve-se ter em mos uma representao matemtica que considere todos os componentes do sistema que causam alteraes nos conjugados eltricos e mecnico, ou seja: A configurao do sistema, antes, durante e aps uma perturbao; As cargas e suas caractersticas; Os parmetros das mquinas sncronas; Os sistemas de excitao e reguladores de tenso das mquinas sncronas; As turbinas e os reguladores de velocidade; Os sistemas de proteo; Os componentes suplementares (CAG e PSS); Outros componentes que influem nos conjugados eltricos e mecnicos. CAG controle automtico de gerao PSS Power System Stabilizers - Estabilizadores de Sistema de Potncia.

1.8 Representao dos Sistemas Eltricos de Potncia O comportamento de um Sistema Eltrico de Potncia (SEP) deve ser acompanhado sistematicamente e analisado frente s suas contingncias e alteraes a fim de que um diagnostico correto dos efeitos seja feito e medidas corretas sejam adotadas.

, Pag. 18

Para isso, o sistema eltrico deve ser criteriosamente representado atravs de uma modelagem adequada ao tipo de estudo a ser realizado. 1.8.1 Diagrama unifilar Um SEP tpico formado por vrias estaes geradoras conectadas atravs de linhas de transmisso a grandes centros de carga, onde a potncia distribuda aos consumidores pelo sistema de distribuio, formado por linhas de distribuio e transformadores. Assim, adotada uma simplificao onde os componentes do sistema so representados por smbolos simples denominada diagrama unifilar. Em um diagrama unifilar, o sistema trifsico representado por um sistema monofsico (uma das trs fases e o neutro). Freqentemente este diagrama ainda mais simplificado, suprimindo-se o neutro e indicando as partes componentes por smbolos padronizados. A importncia do diagrama unifilar fornecer de maneira concisa os dados mais significativos de um sistema de potncia bem como sua topologia. As informaes contidas num diagrama unifilar variam de acordo com o problema a ser estudado. Por exemplo, no estudo da proteo de um sistema a informao da localizao dos rels e disjuntores no circuito muito importante bem como os valores das correntes de curto-circuito que devero ser calculadas. Os componentes de um sistema de potncia trifsico que so representadas em um diagrama unifilar so: Mquinas Sncronas; Transformadores; Linhas de Transmisso; Cargas Estticas ou Dinmicas.

, Pag. 19

Figura 1.13 Diagrama unifilar O diagrama unifilar tambm deve incluir: Informaes sobre cargas; Valores nominais dos geradores, transformadores e reatncias dos diversos componentes. importante conhecer tambm os pontos onde o sistema ligado a terra. A Figura 1.14 mostra alguns tipos de ligaes.

Figura 1.14 Tipo de ligaes terra Alguns dos smbolos utilizados nesta representao foram normalizados pela American National Standards Institute (ANSI) e pela I n t e r n a t i o n a l E l e c t r o t e c h n i c a l C o m m i s s i o n ( I EC) e so mostrados na tabela 1.5.
, Pag. 20

Tabela 1.5 - Smbolos utilizados na representao de sistemas eltricos


, Pag. 21

1.8.2 Diagrama trifilar Um SEP tpico pode ser representado por um diagrama trifilar ou multifilar, onde todo o sistema mostrado com todas as fases envolvidas no sistema, isto , para um sistema trifsico o diagrama mostrado utilizando simbologia trifsica, ver figura - 1.15 Diagrama Trifilar.

, Pag. 22

. Figura 1.15 Diagrama trifilar

, Pag. 23

1.8.3 Diagrama de Operao (DO) Os Diagramas de Operao so diagramas unifilares produzidos em ambiente CAD (Computer Aided Design), que representam as subestaes em um arranjo funcional que apresenta caractersticas estticas que facilitam a compreenso de seu funcionamento. Tais diagramas representam todas as informaes de coordenao da proteo das UHE e SEs, nele figurando, podemos exemplificar os seguintes equipamentos: Geradores; Transformadores; Disjuntores; Seccionadoras; Sistema de Proteo (Rels, TCs, TPs, etc). O Mapa da Subestao, no contexto deste projeto, um diagrama unifilar representativo da subestao, o qual, a princpio, contm todas as informaes relevantes que se encontram hoje detalhadas no Diagrama de Operao. Para uma rpida e correta interpretao operativa em um SEP a aplicao do Diagrama de Operao, torna-se necessrio. Na figura 1.16, podemos interpretar uma operao no Sistema de Proteo, para as seguintes ocorrncia: Exemplo de ocorrncia no SEP:

Figura 1.17 Diagrama De Operao DO 1.9 Noes bsicas dos equipamentos principais envolvidos no SEP 1.9.1 Gerador de Energia Eltrica NBR 5110/5117/5052

, Pag. 24

A energia eltrica normalmente produzida pela ao de mquinas rotativas que acionadas mecanicamente por uma mquina primria (turbina hidrulica, a vapor, a gs, mquina de combusto interna, ou turbina elica) produzem atravs de campos de induo eletromagnticos, uma onda senoidal de tenso com freqncia fixa e amplitude definida pela classe de tenso do gerador. Os geradores sncronos trifsicos (figura - 1.22) representam a mquina mais comum de gerao em um sistema de potncia. A palavra sncrona significa que o campo girante no entreferro tem a mesma velocidade angular que a do rotor. A freqncia f da tenso induzida diretamente proporcional ao nmero de plos e velocidade de rotao do rotor. A freqncia determinada por: P n f = (Hz) 2 60 em que p o nmero de plos da mquina e n o nmero de rotaes por minuto ou velocidade (sncrona) do rotor em rpm. As partes principais de uma mquina girante so rotor e estator. Em uma mquina sncrona os enrolamentos de campo esto situados no rotor e os enrolamentos de armadura no estator. 1.9.1.1 Estator Os enrolamentos de armadura de um gerador trifsico podem ser associados em estrela ou tringulo. A ligao estrela utilizada na maioria dos geradores dos sistemas de energia eltrica. Geralmente, o neutro aterrado neste tipo de ligao sendo este aterramento feito atravs de uma resistncia ou reatncia cuja finalidade a de reduzir a corrente de curto circuito, ver figura- 1.18.

Figura 1.18 Estator trifsico em manuteno 24 plos


, Pag. 25

1.9.1.2 Rotor Parte girante da mquina, constitudo de um material ferromagntico envolto em um enrolamento chamado de enrolamento de campo, que tem como funo produzir um campo magntico constante para interagir com o campo produzido pelo enrolamento do estator. A tenso aplicada ao enrolamento do rotor contnua e a intensidade da corrente suportada por esse enrolamento muito menor que o enrolamento do estator. A corrente cc no enrolamento de campo produz um fluxo magntico constante por plo. A rotao do rotor com relao ao estator causa a induo de tenso nos enrolamentos de armadura. O rotor pode conter dois ou mais enrolamentos, sempre em nmero par e todos conectados em srie sendo que cada enrolamento ser responsvel pela produo de um dos plos do eletrom.

Figura 1.19 Gerador Sncrono de Plos Salientes e Plos Lisos

Figura 1.20 Rotor de um Gerador Sncrono de 36 Plos Salientes Os geradores sncronos so construdos com dois tipos de rotores: rotores de plos

salientes e rotores de plos lisos ou simplesmente, rotores cilndricos.

, Pag. 26

Os rotores de plos salientes so em geral acionados por turbinas hidrulicas de baixa velocidade (entre 50 e 300 rpm) a fim de extrair a mxima potncia de uma queda dgua, e os rotores cilndricos so acionados por turbinas a vapor de alta velocidade (at 3600 rpm). Nas mquinas de plos salientes porque o rotor est diretamente ligado ao eixo da turbina e o valor de freqncia nominal de 60 Hz, necessrio um grande nmero de plos. Os rotores de baixa velocidade possuem um grande dimetro para prover o espao necessrio aos plos. Os geradores sncronos de alta rotao so mais eficientes que seus equivalentes de baixa rotao. Para gerar a freqncia desejada o nmero de plos no poder ser inferior a dois e assim a velocidade mxima fica determinada. Para 60 Hz a velocidade mxima de 3600 rpm. A alta velocidade de rotao produz uma alta fora centrfuga, a qual impe um limite superior ao dimetro do rotor. No caso de um rotor girando a 3600 rpm, o limite elstico do ao impe um dimetro mximo de 1,2 m. Por outro lado, para construir um gerador de 1000 MVA a 1500 MVA o volume do rotor tem de ser grande. Para isso os rotores de alta potncia, alta velocidade so bastante longos.

Figura 1.21 Gerador Sncrono com Campo energizado Para uma melhor interpretao do tema gerador, mostramos como exemplo comparativo dois geradores sncronos de pequeno porte (250 KVA) e grande porte (25 MVA). Ver tabela 1.6 de dados comparativos entre dois geradores de portes diferentes.

, Pag. 27

DADOS

CGH POES UNIUBE Sncrono Horizontal Lisos ou Cilndricos 02 SIEMENS SCHUCKERT 360KVA A A 520 A 0,8 60 Hz 400V 1200 rpm 06
Ger

UHE VOLTA GRANDE CEMIG Sncrono Vertical Salientes 04 SIEMENS 95 MW / 100MVA F F 4183 A 0,95 60 Hz 13,8kV 85,72 rpm 84

Tipo do Gerador Tipo de Plos Quantidade Fabricante Potncia instalada de cada unidade Classe de isolamento rotor Classe de isolamento do estator Corrente nominal Fator de potncia Freqncia Tenso entre fases Velocidade nominal Nmero de plos

Tabela 1.6 - Dados comparativos entre dois geradores de portes diferentes

Figura 1.22 Gerador Sncrono 810 kW

, Pag. 28

1.9.2 Transformador de Potncia NBR 5356/5458/9368 O transformador de potncia (fora) um dos componentes fundamental no sistema de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica e o mercado comercial oferece uma linha completa de transformadores a seco e transformadores de fora isolados a leo, que, so os mais aplicados nos SEPs. Os transformadores surgiram logo incio dos experimentos com eletricidade e suas primeiras verses eram a seco, com o passar dos anos e o avano na rea de distribuio de energia eles foram sendo substitudos por transformadores com isolao a leo mineral que eram mais simples, baratos e tinham um bom rendimento e segurana para este propsito. Por um bom perodo os transformadores a seco tornaram-se uma opo pouco vivel para o mercado consumidor at que normas mais rigorosas comearam a impedir a instalao de transformadores a leo mineral em certos locais devido ao risco de incndio e poluio ambiental gerada por vazamentos. Ainda surgiu a soluo dos transformadores isolados com leo PCB (Bifenilas Policloradas - Askarel) que foi implantado em larga escala, mas devido a sua toxicidade e por no ser biodegradvel acabou gerando um problema maior devido proibio do seu uso. 1.9.2.1 Transformador de Potncia a seco No incio os transformadores a seco tinham apenas suas bobinas envernizadas para sua isolao o que acarretava em perdas eltricas como nveis de tenso alm da fragilidade de sua exposio a descargas atmosfricas, at que nas dcadas de 50 e 60 comearam a ser desenvolvidos transformadores com seus ncleos encapsulados a vcuo em resina que posteriormente foi substituda pelo epxi e chegamos aos transformadores empregados hoje em dia. Hoje so fabricados transformadores a seco at 40MVA com classe de tenso de 36kV e impulso de 200kV, ver figura 1.23. As principais vantagens de transformadores a seco so as seguintes:

Fcil instalao devido s dimenses reduzidas, podem ficar prximos as cargas

reduzindo custos com cabos e dispensam provises contra incndio como paredes a prova de exploso e portas corta-fogo;

Manuteno reduzida devido natureza do seu meio isolante basta apenas monitorar temperatura (termografia), inspees visuais e limpeza com periodicidade anual; Baixos nveis de descargas parciais tambm resultado da natureza do meio isolante;

, Pag. 29

Suporte a altos nveis de sobre-tenso e sobrecarga devido a forma construtiva e o tipo de encapsulamento menos sensvel a bruscas mudanas de temperatura encontra-se resistncia elevada quanto a descargas atmosfricas, sobre-tenses e sobrecargas; Auto Extinguvel a chama no se propaga e a combusto dos produtos no txica; Nvel de rudo Um sistema de calos e amortecedores torna a bobina independente do ncleo o que atenua bastante o nvel de rudo;

Figura 1.23 Transformador de Potncia a seco Portanto podemos concluir que os transformadores a seco podem substituir outros com isolamento a leo sem perdas de caracterstica e em alguns casos com vantagens sobre o sistema antigo. Para a figura 1.23, a tenso do enrolamento primrio H1, esta 30 eltricos em avano da tenso secundria no enrolamento X1, que corresponde ao deslocamento angular DY1. A teoria de deslocamento angular, ser visto no subitem seguinte. 1.9.2.2 Transformador de Potncia a leo Os transformadores a leo, que, tem como dieltrico leo mineral obtido a partir da refinao do petrleo, constituindo-se basicamente de Hidrocarbonetos (ver figura 1.24). Essas mquinas eltricas so estticas constitudas pelos seguintes componentes bsicos, do ponto de vista do material: Ncleo: Construdo com chapas superpostas de liga Ao silcio; Bobinas: Construdas em fios de cobre, retangulares ou redondos, revestidas pelo material isolante que poder ser papel, vernizes ou resinas, ou combinaes destes materiais; Tanque: Construdo em ao revestido por sistema de pintura adequado;
, Pag. 30

Estrutura de Montagem da Parte Ativa: A parte ativa, constituda pelo ncleo e bobinas, montada no interior do tanque atravs do uso de estruturas de madeira, papelo prensado ou mesmo ao. Instrumentos fsicos de medio/proteo: So instrumentos fsicos de medio e/ou proteo, que tem como funo supervisionar os parmetros eltricos e/ou fsicos existentes no interior do tanque, onde feito o armazenamento das bobinas dos enrolamentos primrio e secundrio (Termmetro do leo (26T1), Termmetro do enrolamento (49T1), Rel de gs (63T1), nvel de leo (71T1), etc..). Outros Componentes: Alm dos materiais citados acima, so empregados outros em menores quantidades para outras funes como soldas base de estanho, materiais de fixao em resina, papelo prensado, colas e etc.

Figura 1.24 Transformador a leo 25 MVA Nos transformadores, a passagem da corrente eltrica pelas espiras de material condutor da bobina primria induz um campo eletromagntico no ncleo de ao silcio, que por sua vez, induz uma corrente eltrica na bobina do secundrio. A relao de transformao obtida ser funo do nmero de espiras existentes em cada bobina, e ser necessrio que no ocorra a passagem de corrente entre as espiras de uma mesma bobina, ou das bobinas para o ncleo e partes aterradas. O isolamento eltrico entre as espiras feito por meio de papel ou outro isolante slido, como os vernizes, colocado sobre a superfcie do condutor. A resistncia eltrica dos condutores das bobinas causa, quando da passagem da corrente, o seu aquecimento. O calor assim gerado ir causar a degradao trmica do material isolante e, portanto, fcil observar que quanto mais eficientemente for removido maior ser a vida til do sistema. Assim, vemos que a principal funo dos isolantes fluidos a refrigerao das espiras de material condutor. Alm disso, fcil observar que quanto melhores forem as caractersticas isolantes do fluido utilizado, mais econmico poder ser o projeto do sistema pela reduo da quantidade do
, Pag. 31

isolante slido e pela diminuio das distancias entre espiras, entre bobinas e ncleo e entre estes e as partes aterradas. Portanto, vemos que os lquidos isolantes devem cumprir duas funes principais nos transformadores: Refrigerao Isolamento Eltrico Assim, em resumo, os leos isolantes para transformadores devem apresentar as seguintes caractersticas fundamentais: - Boa Condutibilidade Trmica; - Boas Caractersticas de Isolamento Eltrico; - Baixa Viscosidade; - Boa Estabilidade Trmica; - Baixa Reatividade Qumica; - Resistncia ao fogo.

MANUTENO PREVENTIVA DOS TRANSFORMADORES: a) Conceitos Bsicos:


A manuteno preventiva uma tcnica baseada na interveno em equipamentos, corrigindo preventivamente situaes ou componente cuja deteriorao ou desgaste previamente conhecido. Tem como objetivo principal reduzir a ocorrncia de falhas, evitando as interrupes de funcionamento e diminuindo os custos da manuteno tradicional corretiva. De uma forma prtica, isto se traduz na substituio de partes dos equipamentos mais sujeitas ao desgaste, antes que venham a falhar, com o objetivo de prolongar a vida til de todo o sistema e evitar a ocorrncia de falhas. tambm freqente a alterao de condies de operao com o objetivo de aumentar a expectativa de vida. Nos transformadores, o componente mais sujeito ao desgaste e deteriorao o sistema papel/leo isolante. Assim, sua vida til est diretamente relacionada vida do isolamento slido aplicado sobre as espiras. Uma vez perdido este isolamento, a tarefa bsica do transformador no mais ser executada e o reparo necessrio consistir no reisolamento total das bobinas.
, Pag. 32

Portanto, observamos que a manuteno preventiva destes equipamentos no pode consistir na substituio peridica do papel isolante, devido ao alto custo desta operao.

Nos transformadores eltricos, a manuteno preventiva consiste em minimizar os fatores que aceleram o envelhecimento do papel isolante.
A manuteno preventiva visa tambm aperfeioar as condies de operao dos transformadores de forma a reduzir a probabilidade de ocorrncia de falhas. No caso do transformador isto consiste em manter o meio isolante livre de impurezas que possam prejudicar seu desempenho.

b) Prolongamento da Vida til :


O papel isolante utilizado em transformadores produzido a partir da celulose vegetal de fibra longa. Devido sua utilizao, esta celulose deve ser o mais pura possvel que eventuais impurezas no prejudiquem suas propriedades isolantes. Assim, o processo de envelhecimento do papel isolante ser estudado a partir do comportamento da celulose. A celulose , do ponto de vista qumico, um acar polimrico (polissacardeo) que sofre degradao pela ao do calor e agentes qumicos. Entre as reaes qumicas dos polissacardeos, a mais importante para o papel isolante a de hidrlise, isto , sua decomposio por ao da gua. O transformador possibilita a conexo de vrios equipamentos eltricos com tenses eltricas distintas, podendo ser abaixador ou elevador de tenso. Em um SEP ele responsvel pela elevao do nvel de tenso para transmisso de energia eltrica e rebaixamento da tenso para as linhas de distribuio de energia eltrica. Ocorrncias que exigem desligamento imediato, pois colocam o equipamento e as instalaes em risco iminente: Rudo interno anormal; Vazamento significativo de leo; Aquecimento excessivo em conexes eltricas constatados na medio termogrfica;
, Pag. 33

Rel de gs atuado; Sobreaquecimento de leo ou dos enrolamentos detectados atravs de termmetro e imagem trmicas. Considera-se um transformador com um enrolamento primrio de Np espiras e um enrolamento secundrio de Ns espiras, como mostrado esquematicamente na Figura 1.24, representado pelo arranjo de duas bobinas, com N1 e N2 espiras de fio condutor de resistncia eltrica desprezvel, enroladas em um ncleo fechado de material magntico ideal, de forma que o mesmo fluxo magntico atravessa ambos os enrolamentos.

Figura 1.25 Diagrama de um Transformador de dois enrolamentos

DESLOCAMENTO ANGULAR
O deslocamento angular em transformadores trifsicos traduz o ngulo entre os fasores das tenses (e, conseqentemente, das correntes) de fase do enrolamento de menor tenso em relao ao enrolamento de maior tenso. Assim, para que se possa determinar o defasamento angular se faz necessrio elaborar primeiro o diagrama fasorial correspondente, lembrando que o defasamento angular medido do enrolamento de tenso inferior (X) para o enrolamento de tenso superior (H) no sentido anti-horrio. Exemplo figura 1.23: Determinar o defasamento angular do transformador apresentado na figura-1.23: O deslocamento angular em transformadores trifsicos traduz o ngulo entre os fasores das tenses (e, conseqentemente, das correntes) de fase do enrolamento de menor tenso em relao ao enrolamento de maior tenso.
, Pag. 34

Assim, para que se possa determinar o defasamento angular se faz necessrio elaborar primeiro o diagrama fasorial correspondente, lembrando que o defasamento angular medido do enrolamento de tenso inferior (X) para o enrolamento de tenso superior (H) no sentido anti-horrio. Em que: - A primeira letra (maiscula) representa o enrolamento de tenso mais elevada, sendo utilizadas as seguintes letras D (Delta), Y (estrela) e Z (Zig-Zag). - A segunda letra (minscula) representa o enrolamento de tenso inferior, sendo utilizadas as seguintes letras d (delta), y (estrela) e z (Zig-Zag). - A letra n indica que o neutro acessvel. - O nmero 1 indica as horas do ponteiro de um relgio, ou seja, cada 30 representa uma hora (30 / 30 = 1 hora). Para saber o deslocamento angular em graus a partir da nomenclatura acima, preciso calcular:

Deslocamento angular = nmero (de horas) x 30


Assim, para um transformador Dy1 mostrado na figura 1.23, o deslocamento angular apresentado na montagem ser de (n deslocamento) x 30 = 30 (1) x 30 = 30. Exemplo figura 1.24: Usando a mesma teoria descrita acima, teremos um transformador Dy1 mostrado na figura 1.24, o deslocamento angular apresentado na montagem ser de (11) x 30 = 330 ou -30. Os fechamentos dos enrolamentos de uma transformador, que tem maior aplicao o Tringulo estrela (Dy1=30, Dy5=150, Dy7=180 e Dy11=330), mas o fe-

chamento dos enrolamentos de um transformador nos permite ainda, mais trs formas diferentes de fechamentos: - Estrela tringulo (Yd1=30, Yd5=150, Yd7=-150 e Yd11=330); - Tringulo tringulo (Dd0=0, Dd2=60, Dd4=120, Dd6=180, Dd8=240 e Dd10=300); - Estrela estrela (Yy0=0 e Yy6=180).

, Pag. 35

1.9.3 Disjuntor NBR 07118/5283/14039 Dispositivo eletromecnico, que funciona como um interruptor automtico,

destinado a proteger uma determinada instalao eltrica contra possveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas eltricas. A sua funo bsica a interrupo da corrente e/ou tenso de um circuito eltrico, quando um elemento de proteo (rel) detectar uma falha no circuito eltrico, interrompendo a corrente e/ou tenso imediatamente, antes que os seus efeitos trmicos e mecnicos possam causar danos instalao eltrica protegida. Os disjuntores alm de fazerem parte do sistema de proteo, tambm atuam como dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente o potencial eltrico e/ou a passagem de corrente eltrica. Especificaes necessrias para dimensionamento do SEP: Tenso e corrente nominal em Vca e Ica; Nvel de isolamento; Curvas caractersticas (tempo x corrente) do disparador trmico e/ou magntico; Freqncia nominal; Corrente de operao do disparador de sobre carga; Capacidade de estabelecimento em curto-circuito (kA crista); Capacidade de interrupo em curto-circuito simtrico (kA eficaz); Ciclo de operao. No Sistema Eltrico de Potencia, existem diversos tipos de disjuntores que podem ser aplicados, podemos citar entre eles: DISJUNTORES A SOPRO MAGNTICO Neste tipo de disjuntor os contatos abrem-se no ar, empurrando o arco voltaico para dentro das cmaras de extino, onde ocorre a interrupo, devido a um aumento na resistncia do arco e conseqentemente na sua tenso, ver figura 1.26. Tem uma grande resistncia do arco voltaico; No produzem grandes surtos de manobras; Rpida oxidao nos contatos, exigindo uma manuteno mais freqente; Em sua operao produzem grande rudo, em certos casos limita o seu uso;
, Pag. 36

So seguros para certos tipos de aplicao, pelo fato de no possurem meio de extino de arco inflamvel; Foram muito utilizados em mdia tenso nos meados do sculo XX, hoje so pouco utilizados em mdia tenso at 24 kV.

Figura 1.26 Disjuntor tipo sopro magntico DISJUNTORES A LEO Os contatos abrem-se submerso no leo mineral e o arco voltaico extinto pelo efeito de hidrognio e pelo efeito de fluxo liquido. O leo mineral com suas destacadas caractersticas de isolante e extintor foi usado desde os primeiros tempos na fabricao de disjuntores, ver figura 1.27. Disjuntores a grande volume de leo (GVO) Usados em mdia e alta tenso at 230 kV, sendo a principal caracterstica sua grande capacidade de ruptura em curto-circuito; Disjuntores a pequeno volume de leo (PVO) Usados em mdia com capacidade de ruptura limitada 63 kA e em alta tenso at 138 kV, com capacidade de ruptura limitada 20 kA; o disjuntor PVO, est tambm limitado a uma tenso mxima de 60 a 65kV por cmara, portanto, dependendo das caractersticas do disjuntor e do circuito a ser chaveado, ter disposio vrias cmaras em srie.

Figura 1.27 Disjuntores a leo


, Pag. 37

DISJUNTORES A VCUO Neste tipo de disjuntor os contatos abrem-se no interior de cmera de extino a vcuo, isenta de impurezas e vazamentos, possui grande segurana de operao, pois no necessitam de suprimento de gases ou lquidos e no emitem chamas ou gases, ver figura 1.28. Praticamente no requerem manuteno, possuindo uma vida extremamente longa em termos de nmeros de operaes a plena carga e em curto circuito; A relao capacidade de ruptura/volume bastante grande, tornando estes disjuntores bem apropriados para o uso em cubculos; Devido ausncia de meio extintor gasoso ou lquido, podem fazer religamentos automticos mltiplos; Na interrupo do arco, uma nuvem de partculas metlicas proveniente da evaporao dos contatos forma um substrato que depositado rapidamente nos contatos fixos e mveis, recuperando assim a sua rigidez dieltrica entre os mesmos; Tem uma recuperao de rigidez dieltrica rpida, que, permite altas capacidades de ruptura em cmeras relativamente pequenas; Permite um maior nmero de operaes, comparados com os disjuntores a leo.

Figura 1.28 Disjuntores a vcuo DISJUNTORES A AR COMPRIMIDO Neste tipo de disjuntor (figura 1.29), o mecanismo eletropneumtico preenche duas funes, simultaneamente; ou seja, a de proporcionar a operao mecnica do
, Pag. 38

disjuntor atravs da abertura e fecho dos contatos e tambm a de efetuar a extino do arco, fornecendo ar na quantidade e presso necessrias para tal. O principio da extino , basicamente simples, consistindo em criar-se um fluxo de ar sobre o arco, fluxo este provocado por um diferencial de presso, quase sempre se descarregando o ar comprimido aps a extino para a atmosfera.

Figura 1.29 Disjuntor de Alta tenso a ar comprimido As suas caractersticas de rapidez de operao (abertura e fecho) aliadas s boas propriedades extintoras e isolantes do ar comprimido, bem como a segurana de um meio extintor no inflamvel, quando comparado ao leo, garantiram uma posio de destaque a estes disjuntores nos nveis extremos de tenso. Aplicao em alta tenso para ordens superiores; Alto custo do sistema de gerao de ar comprimido, principalmente em pequenas instalaes onde cada disjuntor tem que ter a sua prpria unidade geradora, bem como reservatrios de alta presso (desvantagem); Manuteno constante e se perto de residncias, uso de silenciadores (desvantagem). Vantagens dos disjuntores de ar comprimido Disponibilidade total do meio extintor; A mobilidade do meio extintor, que tambm o meio de acionamento, com alta velocidade de propagao, permite que ele seja canalizado para acionar contactos principais, a abertura e o fecho, com mecanismos relativamente leves, o que torna estes disjuntores bastante rpidos e, portanto, aptos a atuar em muito alta tenso; Pode-se ajustar a capacidade de interrupo e propriedades de isolao, variandose a presso de operao; A compressibilidade do meio extintor que, ao contrrio do leo, permite que as estruturas estejam isentas das ondas de choque transitrias, geradas pelo arco voltaico;
, Pag. 39

Desvantagens dos disjuntores de ar comprimido Alto custo do sistema de gerao de ar comprimido, principalmente em pequenas instalaes onde cada disjuntor tem que ter a sua prpria unidade geradora, bem como reservatrios de alta presso; A distribuio do ar comprimido em alta presso por toda a subestao no caso de unidades centrais de gerao, alm de ter um alto custo, requer uma constante manuteno; No caso de operao junto a reas residenciais onde existem limitaes de nvel de rudo, obrigatrio o uso de silenciadores para estes disjuntores; DISJUNTORES A SF6 O SF6 um gs incombustvel, no venenoso, incolor, inodoro e devido sua estrutura molecular simtrica extremamente estvel e inerte at cerca de 5000C, comportando-se, portanto, como um gs nobre. O SF6 encontra-se num sistema fechado e praticamente isento de umidade por toda a vida til do equipamento. Este gs possui uma srie de propriedades fsicas e qumicas que o torna um meio isolante e extintor, por excelncia. O SF6 encontra-se num sistema fechado e praticamente isento de umidade por toda a vida til do equipamento. Alm disso, existe a presena de filtros com elementos desumidificadores para qualquer eventualidade, de maneira que, o problema da unidade e das suas conseqncias seja praticamente inexistente. Com um peso especifico de 6,14g/l ele 5vezes mais pesado que o ar. As caractersticas isolantes do SF6 variam em funo da presso (na realidade em funo da densidade) e so bastante superiores aquelas dos meios isolantes mais comuns usados em disjuntores que so o leo mineral e o ar comprimido. A figura 1.30 mostra uma comparao de rigidez dieltrica entre esses meios isolantes.

Figura 1.30 Comparao dieltrica entre elementos isolantes


, Pag. 40

Disjuntores a SF6 de dupla presso Estes disjuntores constituem a 1 gerao de disjuntores a SF6. Hoje, praticamente no so mais fabricados, cedendo o seu lugar aos disjuntores de presso nica (2 gerao) de construo extremamente mais simples. Como o prprio nome indica, o disjuntor de presso dupla incorpora no seu interior um circuito de alta presso de SF6 (20 bar) e um de baixa presso (2,5 bar). Atravs da vlvula de descarga, o gs injetado do reservatrio intermedirio de presso para os bocais dos contactos, extinguindo-se assim o arco. A injeo do gs SF6 em alta presso nos bocais feita em sincronismo com a abertura dos contatos atravs do prprio mecanismo de transmisso. Aps a abertura dos contactos, o gs SF6 descarregado para o lado de baixa presso bombeado automaticamente por um compressor para o lado de alta presso. Disjuntores de SF6 de presso nica Nestes disjuntores o gs est num sistema fechado com presso nica de 6 a 8bar, conforme o tipo. O diferencial de presso, sempre necessrio nos disjuntores de meio gasoso para criar um fluxo de gs sobre o arco, conseguido criando-se uma sobre-presso transitria durante a manobra de abertura dos contatos, ver figura 1.31.

Figura 1.31 Disjuntores SF6 de presso nica Disjuntor a SF6 de dois ciclos Para as redes com tenses nominais de 420 kV e acima, de extrema importncia obter-se tempos de interrupo bastante curtos para grandes correntes de curto circuito, tendo-se em vista a estabilidade da rede e a carga dos geradores, que esto alimentando o curto circuito.

, Pag. 41

Para isto especificam-se, geralmente, os chamados disjuntores de 2 ciclos (Two cycle breakers), ou seja, disjuntores, que manobram com a rapidez e eficincia suficientes para cortar correntes de curto circuito em apenas 2ciclos, o que significa 40ms para redes de 50 Hz e 33,33 ms para redes de 60 Hz.

Figura 1.32 Disjuntores SF6 de 02 ciclos Os disjuntores de ar comprimido , por natureza, um disjuntor de 2ciclos pelo fato de ser bastante rpido na manobra (as massas a serem movimentadas so relativamente pequenas). Os disjuntores a SF6 representam, sem dvida, a tendncia atual nas reas de alta e muito alta tenso. O fato da tcnica de ar comprimido ser bem anterior ao SF6, e tambm dos disjuntores a ar comprimido serem, por natureza rpida, deu uma posio de destaque a estes disjuntores nas redes de muito alta tenso (MAT). A comprovao mais evidente disso consiste no fato de todos os fabricantes de disjuntores de alta tenso, incluram tambm na sua linha de produtos os disjuntores a SF6, ver figura 1.32 . Aplicaes em 138 kV, bem como em 69 kV, esto ainda predominantemente na faixa dos disjuntores PVO, principalmente por razes de preo. 1.10 Introduo Proteo de Sistemas Eltricos de Potncia O Sistema eltrico, como um todo deve obedecer aos padres legais preestabelecidos pelo Governo Federal para fornecimento de energia eltrica aos consumidores, na quantidade necessria e qualidade requerida.

, Pag. 42

Como conseqncia de fatores internos e externos, impossvel tornar este sistema imune perturbaes, defeitos e falhas diversas. Estas condies anormais resultam em interrupes no fornecimento de energia eltrica, podendo ocasionar danos aos componentes que constituem o sistema e prejuzo aos consumidores. A forma de amenizar esses fatores, feito utilizando Sistemas de Proteo planejados, recebendo informaes das grandezas eltricas (tenso e corrente) em tempo real, de forma a atuarem sempre que condies anormais ocorram. Estes Sistema de Proteo so constitudos de rels, transformadores para instrumentos (TCs e TPs), cabeamento, blocos de interligao, chaves de aferio, etc.., que atuam sobre equipamentos chaveadores como disjuntores e seccionadoras motorizadas. Estes equipamentos isolam os trechos defeituosos do sistema, protegendo-o e evitando o agravamento dos danos aos equipamentos principais (transformadores, barramentos, linhas de transmisso e distribuio, banco de capacitores, etc. Em resumo, os sistemas de proteo podem ser definidos como sistemas aos quais esto associados todos os dispositivos necessrios para detectar, localizar, e comandar a eliminao de um curto-circuito ou uma condio anormal de operao de um SEP, ver DO simplificado abaixo.

Figura 1.33 DO simplificado SEs CEMIG Uberlndia/Araguari

, Pag. 43

Вам также может понравиться