Вы находитесь на странице: 1из 10

IFPB Concurso Pblico | Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico Edital N 136/2011

LNGUA PORTUGUESA

Texto I
Parte de entrevista concedida, pela professora da PUC-Rio, Vera Maria Candau que defende a necessidade de se educar crianas e jovens para a paz , ao jornalista Marcus Tavares, do site RioMdia.

Em defesa da Educao para a paz


Rio Mdia A senhora afirma que falar de paz nos dias de hoje uma questo complicada e difcil. Por qu? Vera Candau Porque, embora seja uma aspirao profunda de toda a humanidade, a atual sociedade tal como est configurada desenvolve em todos ns uma dinmica de agressividade, de ver o outro como inimigo, como competidor. O diferente sempre o inimigo e voc deve proteger-se dele. Para isso precisa atac-lo, discrimin-lo e se valer de atos violentos. A paz questiona esta lgica de olhar o outro como inimigo. Questiona a lgica da sociedade atual, a sua dinmica cotidiana, onde todas as pessoas esto diariamente guerreando para sobreviver; e a lgica das relaes internacionais, centrada no poder blico e econmico, que passa por cima de todas as regras de convivncia e de negociao. A paz questiona tanto as atividades marcadas pela agressividade, pela negao do outro, quanto a lgica que impera nas relaes macrossociais e polticas que teimam em querer resolver os problemas na base do militarismo e do poder econmico. Corremos o risco ou de negar a realidade ou de no reconhecer o sentido profundamente antropolgico e poltico-social do anseio de paz, presente nos indivduos e nos grupos sociais []. Rio Mdia Face a este mundo de guerras, a senhora defende uma paz, mas uma paz que no se traduza em ausncia de conflito. Por qu? Vera Candau Se nos colocarmos nesta perspectiva, estaremos idealizando a paz, pois o conflito inerente vida humana. No h crescimento pessoal sem que tenhamos que passar por momentos de crise e de conflito. Tambm no plano social, o conflito parte da dinmica de relaes e do confronto de interesses. Em uma sociedade pluralista, o reconhecimento da diferena, em suas diversas configuraes, passa por processos de confronto social, sem os quais impossvel que o reconhecimento e a conquista de direitos se dem. preciso defender uma paz que enfrente os problemas pela via da negociao, do dilogo, do reconhecimento mtuo, da valorizao da diferena. A paz que se deve construir no aquela que vai negar os conflitos, as tenses, os grandes desafios, mas a que aposta sempre na negociao. possvel, sim, enfrentar todos os conflitos por outra via, que no seja a da guerra. No construiremos a paz se no desarmarmos nossos espritos, nossos sentimentos, tudo o que h em ns de negao do outro, de no-reconhecimento, de prepotncia, de excluso dos diferentes. isso que chamo de educar para a paz. Rio Mdia Educar para a paz ento uma nova atribuio da escola deste incio de sculo? Vera Candau A educao sempre esteve impregnada por valores, mas este trabalho especfico e explcito em Direitos Humanos, e em especial o voltado para a paz, recente, sim. Comeou a ser debatido e defendido amplamente no final dos anos 1980 para c e, muitas

10

15

20

25

30

Lngua Portuguesa 1

IFPB Concurso Pblico | Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico Edital N 136/2011

35

vezes, de forma bastante tmida. Um trabalho necessrio, desejvel e, reconheo, difcil para as escolas. Rio Mdia Por qu? Vera Candau Primeiro pela problemtica da prpria realidade no plano internacional e local. E, por outro lado, porque os professores no esto preparados. Os cursos de formao de professores, como j afirmei, tm privilegiado outras dimenses da formao docente, os contedos que os professores devem ensinar Matemtica, Lngua Portuguesa, Cincias etc. com as metodologias especficas. O debate em torno da construo de atitudes, comportamento e valores orientados para a formao da cidadania e para a promoo de uma cultura da no-violncia em geral no est presente nestes cursos, ou muito frgil. Portanto, quando os professores chegam sala de aula, mesmo querendo, no conseguem trabalhar com esses conceitos, valores e prticas, no sabem como atuar. Acho que, na verdade, falta uma poltica clara e forte nesta perspectiva de educar para a paz. Quando existem, so, em geral, atividades extracurriculares que acabam no interagindo com o currculo escolar. preciso que o currculo escolar esteja continuamente dialogando com a sociedade, com suas inquietudes e problemas. preciso que o currculo esteja, sim, voltado para a cidadania nas suas diversas dimenses. Rio Mdia Se a educao para a paz deve fazer parte do currculo escolar, a escola no deve esconder ou mascarar a realidade do mundo de hoje para as crianas e os jovens, certo?

40

45

50

55

60

Vera Candau Isso mesmo. As crianas e adolescentes so partes desta realidade. A realidade no est l e eles aqui, seja porque eles assistem aos noticirios na TV, seja porque so vtimas e mesmo protagonistas de situaes traumticas, ou simplesmente porque esto presentes nela. Eles no esto fora, esto dentro da problemtica. Uma educao para a paz no pode ser um processo que leve, de alguma forma, a velar a realidade, a calar as diferentes vozes, particularmente as dos excludos, a no enfrentar a desigualdade e a excluso crescentes na nossa sociedade. A escola tem que olhar a realidade e traz-la para a sala de aula. Deve ser capaz de analis-la com os alunos, ser capaz de olh-la de diferentes ngulos e de gerar um compromisso[].
Disponvel em: <www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/entrevistas/em-defesa-daeducacao-para-a-paz. Acesso em: 20 set. 2011. Texto Adaptado.

1. Na entrevista em questo, a professora Vera Candau defende a necessidade de que se efetive na escola um processo de educao para a paz. Para tanto, aponta alguns fatores importantes para a construo desse processo. Dentre os itens a seguir, NO se configura um desses fatores: a) A discusso aberta acerca das inquietudes e problemas sociais. b) O atendimento a um currculo sintonizado com as inquietudes e problemas sociais. c) Maior aproximao entre escola e sociedade. d) Formao docente tambm voltada para a formao da cidadania e de uma cultura da noviolncia. e) A existncia dos conflitos sociais em uma sociedade pluralista.

2 Lngua Portuguesa

IFPB Concurso Pblico | Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico Edital N 136/2011

2. So ideias defendidas pela entrevistada, EXCETO: a) A sociedade precisa enfrentar seus conflitos mediante dilogo e negociao. b) O despreparo dos professores para o trabalho em favor da paz favorece o fracasso na busca de uma cultura de paz na escola. c) A construo da paz pressupe o enfrentamento de conflitos. d) Para construirmos a paz, precisamos aceitar o outro. e) A educao para a paz constitui um trabalho difcil de ser realizado. 3. Observe o que se declara a seguir: 1. A escola no deve esconder ou mascarar a realidade do mundo de hoje para as crianas e jovens. 2. Uma educao para a paz no pode ser um processo que leve, de alguma forma, a velar a realidade. Considerando a leitura da entrevista e a adequada relao semntico-discursiva entre os perodos acima, analise as proposies a seguir: I. Como um processo de educao para a paz no pode ser algo que leve, de alguma forma, a velar a realidade, a escola no deve esconder ou mascarar essa realidade do mundo de hoje para as crianas e jovens.

II. A escola no deve esconder ou mascarar a realidade do mundo de hoje para as crianas e jovens, caso um processo de Educao para a paz no possa ser algo que leve, de alguma forma, a velar a realidade. III. Embora uma educao para a paz no possa ser um processo que leve, de alguma forma, a velar a realidade, a Escola no deve esconder ou mascarar a realidade do mundo de hoje para as crianas e jovens. A(s) estrutura(s) corretamente disposta(s) encontra(m)-se em: a) I apenas. b) I e II apenas. c) II e III apenas. d) III apenas. e) I, II e III. 4. No incio da segunda resposta da entrevista, a professora afirma: Se nos colocarmos nesta perspectiva, estaremos idealizando a paz (linha 18). Como se v, ela se utiliza da expresso destacada para referenciar uma ideia mencionada anteriormente. A que ideia essa expresso se refere? a) possvel discutir os conflitos a partir de uma situao de paz. b) Educar para a paz uma necessidade de uma sociedade pluralista. c) O conflito no faz parte do processo de construo da paz. d) A escola no deve considerar o processo de educao para a paz algo distante de sua realidade. e) A construo da paz pressupe no somente o desarmamento material, mas tambm o espiritual.

Lngua Portuguesa 3

IFPB Concurso Pblico | Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico Edital N 136/2011

5. Alguns recursos lingusticos retomam informaes anteriormente mencionadas no texto. Os pronomes, que, em essncia, substituem os nomes, se destacam nessa funo. A partir da leitura e interpretao das ideias apresentadas no trecho preciso que o currculo escolar esteja continuamente dialogando com a sociedade, com suas inquietudes e problemas. preciso que o currculo esteja, sim, voltado para a cidadania nas suas diversas dimenses (linhas 49 a 51), CORRETO afirmar que os pronomes destacados referem-se, respectivamente, a a) inquietudes e cidadania. b) sociedade e diversas. c) inquietudes e dimenses. d) sociedade e cidadania. e) sociedade e dimenses. 6. Considerando que, em muitos casos, as relaes de sentido entre frases que constituem um enunciado se estabelecem por meio de conectores ou expresses de ligao, qual das afirmaes seguintes confirma essa ideia? a) Em A paz questiona tanto as atividades marcadas pela agressividade, pela negao do outro, quanto a lgica que impera (linhas 10 a 12), os termos destacados instituem relao de consequncia entre as oraes do enunciado. b) Os termos destacados na passagem Corremos o risco ou de negar a realidade ou de no reconhecer o sentido profundamente antropolgico (linhas 13 a 15) estabelecem sentido de alternncia entre as aes apresentadas no enunciado. c) No enunciado estaremos idealizando a paz, pois o conflito inerente vida humana.(linhas 18 e 19), o termo em destaque imprime um sentido de concluso informao anterior. d) Na passagem No h crescimento pessoal sem que tenhamos que passar por momentos de crise(linhas 19 e 20), o sentido estabelecido pela expresso destacada de concesso ao fato anterior. e) No trecho No construiremos a paz se no desarmarmos nossos espritos (linha 28), a palavra SE impe-se como marcador de causa da ao anteriormente mencionada. 7. comum, ao se usar o pronome SE, produzirem-se alguns equvocos de concordncia em sua relao com o verbo. Essa situao se comprova na passagem constante da alternativa a) necessidade de se educar crianas e jovens para a paz (linha 2 da apresentao da entrevista) b) voc deve proteger-se dele (linha 6) c) e se valer de atos violentos. (linha 6) d) uma paz que no se traduza em ausncia de conflito. (linha 17 ) e) A paz que se deve construir no aquela (linha 25)

4 Lngua Portuguesa

IFPB Concurso Pblico | Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico Edital N 136/2011

8. Na passagem Portanto, quando os professores chegam sala de aula, mesmo querendo, no conseguem trabalhar com esses conceitos, valores e prticas, no sabem como atuar. (linha 45), identifica-se a) um problema de regncia verbal, pois o verbo chegar sempre deve estar seguido da preposio em. b) o uso da expresso mesmo querendo, sugerindo que os professores no querem modificar sua prtica em sala de aula, argumento que seria anulado se fosse retirada a vrgula que separa as oraes marcadas pelos verbos querer e conseguir. c) o uso adequado da vrgula entre as palavras aula e mesmo, separando uma ocorrncia temporal de uma outra que expressa concesso. d) a possibilidade de se colocar um ponto final para separar a orao no sabem como atuar, uma vez que esta se encontra totalmente deslocada do contexto. e) o uso inadequado do termo portanto, uma vez que no se trata de uma relao de concluso de argumento sobre uma ideia j discutida anteriormente. 9. Observando as passagens a seguir, verifica-se que todas elas apresentam preposio. Dentre elas, apenas uma NO se insere nas regras da regncia verbal. Assinale-a: a) voc deve proteger-se dele (linha 6) b) O conflito inerente vida humana (linha 19) c) isso que chamo de educar para a paz. (linha 30) d) quando os professores chegam sala de aula (linha 45) e) eles assistem aos noticirios na TV (linha 55) 10. Em algumas passagens da fala da professora Vera Candau, verifica-se a presena dos travesses. Nas linhas 4 e 12, seu uso assim se justifica: a) Nas duas ocorrncias, a entrevistada interrompe sua linha de raciocnio, a fim de retificar as informaes, com o objetivo de evitar polmicas sobre o assunto. b) Na primeira ocorrncia, os travesses servem para registrar uma particularidade do fato; na segunda, funciona como recurso para explicar algo, registrando, ao mesmo tempo, a opinio pessoal da entrevistada. c) Nos dois casos, os travesses poderiam ser substitudos por vrgulas ou por dois pontos, uma vez que esto, de fato, explicando algo. d) Na primeira situao, a expresso entre travesses ganha destaque, recurso facilitado por esses sinais, pois se trata de uma ressalva, uma correo; na segunda situao, no haveria necessidade alguma de se usar qualquer sinal de pontuao, pois se trata de um caracterstica prpria de todas as relaes macrossociais e polticas. e) Como os travesses s devem ser usados para indicar falas de personagens, ou seja, em narrativas com registro de dilogos, o ideal seria que em seu lugar fosse utilizado ponto-evrgula.

Lngua Portuguesa 5

IFPB Concurso Pblico | Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico Edital N 136/2011

11. O uso das aspas na expresso excluso dos diferentes (linha 30), sugere que a) a entrevistada denuncia seu repdio aos que no conseguem enxergar o absurdo das guerras civis. b) Algumas diferenas at podem justificar a diviso da sociedade em classes, mas no todas elas. c) a paz depende de uma poltica de incluso que deve, obrigatoriamente, comear na escola. d) A professora critica a atitude das pessoas que rotulam aqueles que se encontram marcados por qualquer tipo de excluso. e) a professora entrevistada pretende que se evite a todo custo criar barreiras para se construir um projeto de paz no meio educacional. 12. Considerando as passagens do texto, a reestruturao sugerida e tomando por base a colocao do elemento pronominal, em qual das alternativas a insero do pronome incorreu em desvio gramatical? a) Corremos o risco ou de negar a realidade ou de no reconhecer o sentido (linha 13) Corre-se o risco de se negar a realidade ou de no se reconhecer o sentido. b) Se nos colocarmos nesta perspectiva, estaremos idealizando a paz (linha 18) Se se colocarem os fatos nesta perspectiva, estar-se- idealizando a paz. c) No h crescimento pessoal sem que tenhamos que passar por momentos de crise e de conflito. (linha 19) No h crescimento pessoal sem que tenha- se que passar por momentos de crise e de conflito. d) No construiremos a paz se no desarmarmos nossos espritos (linha 28) No se construir a paz se no se desarmarem os espritos. e) A educao sempre esteve impregnada por valores (linha 32) A educao sempre se impregnou de valores.

Texto II

Disponvel em http://jestudante.blogspot.com/2011/06/charges-da-educacao-brasileira.html Acesso em 20/09/2011

6 Lngua Portuguesa

IFPB Concurso Pblico | Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico Edital N 136/2011

13. Lanando mo do humor, a charge em questo aborda um grave problema social que tem crescido intensamente nos ltimos anos: a violncia nas escolas. Com base na leitura dessa charge, analise as seguintes proposies: I. Confirma a tese da professora Vera Candau (Texto I) acerca da necessidade de a escola assumir efetivamente a promoo de uma cultura da no-violncia.

II. Problematiza, atravs da postura demonstrada pela me do menino, o fato de a violncia nas escolas estar sendo aceita como algo tolervel. III. Traduz-se como um posicionamento crtico contra a violncia dentro das escolas. IV. Retrata um assunto social srio de forma humorada, incorrendo, por isso, numa inadequao na natureza do contedo da mensagem.

Esto CORRETAS apenas as afirmaes da alternativa

a) I e II. b) I, II e III. c) II e III. d) II, III e IV. e) III e IV.

Para responder s questes 14 e 15, considere o Anncio a seguir:

Anncio finalista da Campanha do dia do professor do Programa do PJA/ANJ Disponvel em http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/noticias/Anuncio2.cortado.jpg/view. Agncia Andr Petraglia. Acesso 20/09/2011

Lngua Portuguesa 7

IFPB Concurso Pblico | Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico Edital N 136/2011

14. Analise as afirmaes: I. Por ter o professor como destinatrio e homenageado, o anncio privilegia a escrita em detrimento das imagens, apresentadas como adornos mensagem veiculada, sem, no entanto, influenciarem no sentido do texto.

II. Os signos no-verbais, ou imagens, alm de funcionarem no anncio como importantes elementos expressivos do ponto de vista dos significados, contribuem para a criao de um cenrio visual adequado proposta do anncio. III. Visa convencer o leitor de que a escrita a habilidade mais importante no meio educacional. A expresso Pode escrever! confirma essa ideia. IV. As linguagens verbal e no-verbal se organizam de modo a produzir dupla interpretao: aluso atmosfera escolar e a um planejamento seguro, feito na ponta do lpis, relativo a investimentos futuros. Nos dois casos, tenta-se convencer o leitor de que, sem dvida, a Educao o melhor investimento. Esto CORRETAS apenas as afirmaes da seguinte alternativa:

a) I e II. b) I, II e III. c) I, III e IV. d) II e IV. e) III e IV. 15. Considerando-se a expresso Pode escrever!, analise as seguintes afirmaes e, em seguida, assinale V para a(s) sentena(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): ( ) A expresso encontra-se deslocada e sem sentido em meio mensagem apresentada, uma vez que o verbo poder no enunciado configura uma relao de possibilidade e no de obrigao. ( ) Sua forma imperativa tende a intensificar a veracidade da mensagem veiculada. ( ) A expresso produz um efeito duplo de sentido, ao remeter, literalmente, a uma j conhecida expresso popular, usada normalmente em situaes em que se deseja assegurar a outrem a veracidade do que se declara, e, ainda, ao referenciar diretamente uma habilidade desenvolvida na escola: a Escrita.

A sequncia correta est em

a) F, V, V b) F, F, V c) V, V, F d) V, F, V e) F, V, F

8 Lngua Portuguesa

IFPB Concurso Pblico | Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico Edital N 136/2011

16. Leia o texto a seguir.

Ilustrssimo Senhor Diretor do Departamento de Recursos Humanos.

RAIO DE SOL CASTRO, funcionria desta empresa, matrcula n XX.XXX, exercendo a funo de secretria executiva, na Gerncia de Produes Artsticas, desde o dia 23 de setembro de 2005, solicita afastamento de suas atividades durante o perodo de 01 de outubro a 31 de dezembro deste ano, por ter sido vtima de assalto, no tendo, portanto, condies psicolgicas de continuar suas atividades profissionais . Nestes termos, Pede deferimento. Joo Pessoa, 30 de setembro de 2011.

assinatura

Com base no texto anterior, verifique a veracidade das informaes a seguir:

I.

O texto um Requerimento e, como tal, deve ser redigido com verbo na 3 pessoa.

II. Uma das prerrogativas do Requerimento a referncia ao amparo legal, o que est devidamente registrado no exemplar em estudo, pois a solicitao da funcionria legtima, dispensando qualquer comprovao do fato. III. O encerramento poderia tambm ser feito com a expresso Termos em que pede deferimento. IV. Pedir deferimento significa pedir que a solicitao seja atendida e, embora o pedido feito via requerimento j pressuponha amparo legal, no h garantias para seu atendimento.

A respeito das informaes acima, CORRETO o que se afirma em:

a) I, II, III e IV. b) I e II apenas. c) III apenas. d) I, III e IV apenas. e) III e IV apenas.

Lngua Portuguesa 9

IFPB Concurso Pblico | Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico Edital N 136/2011

17. Do ponto de vista da estrutura composicional, constituem elementos comuns aos gneros Requerimento, Ofcio e Memorando a) Vocativo ou invocao; encerramento com frase nominal. b) Local e data, obrigatoriamente por extenso; numerao. c) Numerao; timbre. d) Assinatura do emissor; endereo do destinatrio no corpo do texto. e) Indicao abreviada do nome do redator; iniciais do responsvel pelo texto. 18. Considerando que os gneros da correspondncia administrativa tm uma funcionalidade especfica, qual das alternativas abaixo NO justifica corretamente o uso do gnero citado? a) DECLARAO utilizada para dar informao sobre algo ou algum, porm sem emisso de juzos de valor. b) MEMORANDO documento corrente na administrao interna, sem exigncia de indicao de local de emisso. c) OFCIO semelhante carta, deve ser enumerado, com indicao de local e data por extenso, funcionando como um dos principais gneros da correspondncia entre instituies pblicas e privadas. d) REQUERIMENTO til para solicitaes de interesse coletivo, regido por legislao especfica de uso exclusivo do poder pblico. e) RELATRIO bastante utilizado para finalizao de pesquisas, investigaes, expe situaes, fatos, processos, permitindo manifestao de opinio e sugestes de interferncia para possveis solues. 19. Imagine que voc, funcionrio pblico, estar organizando, em seu ambiente de trabalho, um manifesto em favor de atitudes concretas pela paz no seu municpio. Para sucesso total, ser necessrio que se envie correspondncia ao Secretrio de Segurana Pblica, para evitar transtornos durante o manifesto. Essa correspondncia ser: a) Um Memorando, pois se refere a uma manifestao local, ou seja, no ir alm da sua instituio de trabalho. b) Um Requerimento, uma vez que trata de uma solicitao a que todos os participantes tm direito. c) Uma Declarao, documento no qual devem constar todos os argumentos que justificam a necessidade de maior segurana. d) Relatrio, em que se narram todas as dificuldades das pessoas que moram em zonas de alta periculosidade, o que deve ser, de fato, preocupao de autoridades do poder pblico. e) Um Ofcio, j que as instituies so pblicas e esse gnero se presta no s informao, mas tambm solicitao de algo. 20. Instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instrues sobre a organizao e funcionamento de servio e praticam outros atos de sua competncia. Essa definio faz referncia ao seguinte gnero da redao administrativa: a) Relatrio b) Memorando c) Ofcio d) Declarao e) Portaria

10 Lngua Portuguesa

Вам также может понравиться