Вы находитесь на странице: 1из 4

ESTRATGIAS FUNCIONAIS: FORMULAO E TIPOLOGIA

INTRODUO O presente trabalho aborda a formulao da estratgia a nvel funcional ou operacional. Alguns autores dividem a formulao da estratgia em trs nveis. O nvel organizacional ou empresarial, o nvel de unidade de negcio ou competitivo, e o nvel funcional ou operacional. Como j vimos anteriormente a formulao da estratgia organizacional define as estratgias da empresa em termos mais abrangentes, neste nvel o foco o posicionamento da empresa em relao aos seus concorrentes e as estratgias so de concentrao, estabilidade, crescimento, reduo, diversificao, aquisio e reestruturao. Estas estratgias so formuladas pela alta direo e a preocupao bsica responder pergunta em qual setor a empresa deve atuar? Nas estratgias nvel de unidade negcio ou competitiva as estratgias disponveis so liderana em custo, diferenciao e enfoque. A preocupao bsica responder a pergunta: como a empresa vai a atuar no setor definido pela organizao. Lembramos que uma organizao pode ter vrias unidades de negcios e embora cada uma tenha sua prpria misso, mercado e concorrncias prprias e diferentes entre si, mas importante que estejam alinhadas com a estratgia organizacional. Iremos discutir a formulao da estratgia funcional na organizao, aqui veremos a forma, os mtodos e os processos que cada rea da empresa ir desempenhar para dar sustentabilidade as estratgias j formuladas nos nveis anteriores. FUNES ADMINISTRATIVAS A formulao das estratgias no nvel funcional esta relacionada as reas e funcionais desempenhadas na organizao. Estas reas funcionais podem variar de empresa para empresa, e dependem muito to tipo de organizao, do tamanho e do setor de atuao. Alguns autores atribuem importncias diferentes para setores da empresa, (Certo e Peter 2005) consideram pesquisa e desenvolvimento, Operaes, Finanas, Marketing e Recursos Humanos. Wright (2000) inclui Compras e Materiais e administrao de Sistemas de Informao.

ESTRATGIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO No mercado competitivo hoje, falar em pesquisa e desenvolvimento inevitvel para manter a empresa competitiva. A palavra de ordem a inovao. As empresas precisam estar constantemente desenvolvendo melhorias em seus produtos e tambm em seus processos visando a reduo de custos de produo, e otimizao de seus processos. Tambm a criao e desenvolvimento de novos produtos uma das atribuies desta rea funcional. ESTRATGIA FINANCEIRA

Esta rea funcional esta diretamente ligada ao processo de tomada de deciso. Os altos executivos precisaram de anlises, previses e relatrios que demonstre a sade financeira da empresa e a capacidade em fazer novos investimentos. So informaes baseadas em demonstrativos de resultado e balanos que a empresa ira identificar onde ira investir e tambm acompanhar o resultado da estratgia implementada anteriormente, fornecendo desta maneira subsdios para futuras formulaes estratgicas a nvel organizacional. ESTRATGIA DE OPERAO DE PRODUO considerada como a rea que exerce maior atividade dentro da empresa. neste setor que so alocadas a maior parte de pessoas, e tambm a responsvel pelo maior nmero de ativos da organizao. Esta diretamente relacionada ao negcio da empresa e aqui que a qualidade, a eficincia e a eficcia iro determinar as caractersticas e os valores agregados que os produtos ou servios da empresa possuem. Nessa funo Wrigtht destaca a crescente importncia da questo da administrao da qualidade total, enquanto Certo (2005) cita quatro caractersticas de desempenho para a funo de produo: confiana, eficincia em custos, qualidade e flexibilidade. ESTRATGIA DE MARKETING No precisamos destacar a importncia funcional do marketing. aqui que a empresa estabelece contato com seus clientes, aqui que a voz deste cliente captada e transformada em valor para ser entregue ao mercado. Para certo a uma linha muito tnue entre administrao estratgica e estratgia de marketing. A principal funo do marketing conhecer o seu ambiente, seus consumidores com a finalidade de aumentar as vendas ou a sua participao no mercado. Normalmente envolve quatro dimenses: Preo, produto, promoo e praa. ESTRATGIA DE RECURSOS HUMANOS Certo & Peter descrevem bem a funo do Recursos Humano definindo ..atrair, avaliar, motivar e manter o nmero e perfil dos funcionrios necessrios para conduzir o negcio de modo efetivo. Com a finalidade de mapear as competncias para ser alocada nas demais reas funcionais da organizao um dos principais desafios enfrentados pelo setor de RH. necessrio desenvolver um processo de seleo eficiente e tambm um de avaliao para acompanhar e garantir que o colaborador escolhido o que melhor atende as necessidades organizacionais. Outro desafio importante o de manter um clima favorvel para o desenvolvimento das tarefas que devem ser desempenhada. Muitas vezes o clima favorvel que ira possibilitar a empresa aproveitar todo o potencial do colaborador, pois este vai se sentir mais motivado, envolvido e comprometido como os resultados da organizao. ESTRATGIA DE SISTEMAS DE INFORMAO Com a disputa cada vez maior por fatias de mercado e em virtude da velocidade com que as coisas acontecem uma, estratgia que era pouco utilizada em dcadas passadas, passou a ser um diferencial competitivo para os dias de hoje.

Os sistemas de informao no s possibilitam a empresa basear suas decises em informaes mais precisas como tambm lidar com um nmero maior destas informaes. Outro fator importante para as estratgias funcionais de sistema de informao que ela possibilita a abertura de novos canais de comunicao com os seus stakesholders e tambm novos canais de venda possibilitando at mesmo romper as barreiras fsicas e colocar a empresa em mercados externo. Tambm os sistemas de informaes vo possibilitar uma maior interao entre as reas funcionais da empresa podendo desta forma otimizar o uso de recursos e obter maior velocidade de respostas aumentando assim a eficincia e eficcia organizacional. ESTRATGIA DE COMPRAS E MATERIAIS Compras uma funo que com certeza esta presente em todas as organizaes. Em empresas de produo a responsvel pela aquisio de matrias primas, peas de reposio e insumos que sero transformados em produtos para posterior venda . Em organizaes comerciais fica a seu cargo a compra e reposio de estoque de forma a garantir o giro de mercadorias. Esta funo varia segundo a estratgia genrica por ela adotada. Em alguns casos preciso obter o melhor preo de aquisio, em outros o foco na melhor relao qualidade-preo, h ainda casos em que o critrio qualidade precede o critrio custo. Dependendo do tipo e do porte da organizao a empresa poder adotar estratgias mltiplas INTEGRAO ENTRE OS NVEIS DE FORMULAO DE ESTRATGIA E ENTRE FUNES ADMINISTRATIVAS. Uma organizao um sistema onde um conjunto de partes interdependentes, que interagem entre si, efetuando operaes para alcanar um objetivo comum. Desta forma entendemos que as estratgias formuladas nos diversos nveis da organizao, tenham entre si uma ligao de interdependncia que permita usar todos os recursos da empresa de forma otimizada visando a alcanar o objetivo principal da empresa, e adquirir vantagem competitiva. importante que na formulao das estratgias em nvel funcional os especialistas responsveis mantenham o foco nas estratgias do nvel de unidade de negcio e este com o nvel operacional, desta forma o alinhamento estratgico estar garantido. Apesar de parecer mais simples, a formulao da estratgia funcional mantm o mesmo nvel de dificuldade para sua formulao do que a de outros nveis, sendo que da mesma forma que as outras formulaes alguns fatores devem ser considerados como: Disponibilidade de recursos financeiros; Atitude frente a risco; Competncias organizacionais; Relao entre canais; Retaliao da concorrncia.

David Aaker sugere um critrio para a escolha da estratgia onde as alternativas estratgicas devem ser aceitas a medida que atendam aos seguintes critrios: Correspondam ao ambiente externo; Envolvam uma vantagem competitiva sustentvel; Sejam consistentes com outras estratgias da organizao;

Estejam de acordo com a misso da organizao e com os objetivos de longo prazo; Sejam organizacionalmente factveis CONCLUSO A maioria dos autores abordam o processo de formulao da estratgia de nvel funcional de maneira semelhante, com pequenas divergncias sobre a sua importncia enquanto nvel estratgico. Entre os que concordam com a abordagem de trs nveis percebe-se uma concordncia para a importncia da inter-relao que deve existir entre as estratgias dos trs nveis e tambm entre as estratgias a nvel de negcio e entre as de nveis funcionais. importante salientar que entre o nvel funcional no h aquela funo de maior ou menor importncia uma vez que as funes bsicas so as mesmas e as especficas iram depender do ramo de atuao da empresa bem como da sua estrutura organizacional. Por exemplo uma organizao que possui vrias unidades de negcios diferentes entre si podem compartilhar de uma mesma funo administrativa como RH, Finanas, etc. e tambm ter as especficas para cada unidade de negcio como por exemplo, produo, compras, marketing. A configurao tambm pode ser que cada unidade de negcio tenha sua prpria funo administrativa, como marketing, Rh, produo, Finanas etc.. O importante saber que independente da estrutura necessrio o alinhamento estratgico entre os trs nveis organizacional, de negcio e funcional.

BIBLIOGRAFIA CERTO, S.C e PETER, J. P. Formulao da estratgia. In: CERTO, S.C. e PETER, J. P. Administrao estratgica: planejamento e implantao da estratgia, So Paulo, 2.ed. Pearson-Prentice Hall. 2005.pp 69-99. WRIGHT, P. KROLL, M. e PARNELL, J. Estratgias funcionais. In: WRIGHT, P. KROLL, M. e PARNELL, J. Administrao estratgica: conceitos. Atlas, 2000. pp 227-264.

Evandro Fortuna UFV

Вам также может понравиться