Вы находитесь на странице: 1из 6

QUAL A VIGA MESTRA DA GINSTICA GERAL?

Profa. Eliana de Toledo Mestranda em Educao Fsica Fac. de Educao Fsica Unicamp

Realizou-se no dia 25 de maio de 1996, na Faculdade de Educao Fsica da Unicamp, o Encontro de Ginstica Geral, que contou com a participao de professores comprometidos em discutir a conceituao e a rea de aplicao da Ginstica Geral. Baseados numa bibliografia especfica, na bagagem e atuao profissional de cada participante, ocorreram debates, primeiramente em pequenos grupos e, posteriormente, num nico grupo, no intuito de trocar conhecimentos e sistematizar, a partir de um consenso, uma possvel conceituao para a Ginstica Geral. Muitas foram as questes levantadas e pouco pode-se concluir, talvez porque, na qualidade de primeiro encontro sobre este tema, muitas sugestes e informaes foram trocadas, o que muito relevante, pois sem elas no poderamos construir novas reflexes. A anlise de como ela se apresenta atualmente, em festivais e encontros, importante para que possamos detectar o que dessa realidade desejamos mudar e/ou manter, assim como levantar suas caractersticas principais e sua finalidade, para melhor delimitarmos sua conceituao. No entanto, a dificuldade em sintetizar e organizar estas informaes sobre a Ginstica Geral numa conceituao poderia talvez ter sido facilitada se discutssemos qual a viga mestra, o eixo, a base que a estrutura como tal. Existe um fio condutor que deve unir todos esses dados e, talvez por isso, seja interessante antes de determinarmos suas formas e caractersticas, desvendarmos qual esse fio condutor, para que se estabelea uma coerncia entre todos estes dados.

Este texto foi publicado na Coletnea ENCONTRO DE GINSTICA GERAL, cuja citao seria:

TOLEDO, Eliana. Qual a Viga Mestra da Ginstica Geral? In: GALLARDO et alli. Coletnea ENCONTRO DE GINSTICA GERAL. Campinas: Grfica da Unicamp, 1997. p.63-70.

Nesse pensamento, se ela for tratada como uma manifestao da cultura corporal, cuja viga a Ginstica, far-se- necessrio levantar quais so os fundamentos da Ginstica, um pouco de sua histria (desde sua conceituao na Antiguidade at suas denominaes, oriundas das escolas de Ginstica), quais os fundamentos que caracterizam uma ao corporal de ao gmnica, para analisarmos se realmente esse o caminho que desejamos seguir. Uma vez vinculada Ginstica, sua prtica justifica-se na Escola, segundo COLETIVO DE AUTORES (apud TOLEDO, 1995), pois:

... a presena da ginstica no programa se faz legtima na medida em que permite ao aluno a interpretao subjetiva das atividades ginsticas, atravs de um espao amplo de liberdade para vivenciar as prprias aes corporais, auxiliando a compreenso das relaes atravs das exercitaes s possveis em grupo, caracterizando a coeducao. (p.20)

A partir deste eixo, a Ginstica Geral pode apropriar-se ou utilizar-se de outras manifestaes, como as modalidades esportivas, danas folclricas, ballet, jazz etc., desde que as aes gmnicas estejam presentes, como, por exemplo, a coreografia da delegao de Portugal na X Gymnaestrada Mundial, que combinava os fundamentos do basquetebol (drible, passe, arremesso e rebote) com saltos no trampolim acrobtico. Assim, a manifestao pura ou idntica dessas atividades citadas anteriormente no seria considerada Ginstica Geral, posto que cada uma delas j possui um campo de atuao prprio, pr-estabelecido, no havendo respeito ao vnculo com os fundamentos da Ginstica. Se a viga mestra for a Educao Fsica Formativa, aquela que se preocupa, fundamentalmente, com a formao do indivduo, ser necessrio abarcar o contedo desta rea e sua respectiva fundamentao, a partir de uma anlise histrica e atual de suas caractersticas e denominaes. Neste caso, a Ginstica Geral deveria receber outro nomenclatura, posto que no mais estar, obrigatoriamente, vinculada Ginstica, permitindo, assim, a diversidade de manifestaes da cultura corporal, sejam elas puras ou combinadas. Neste caso, a apresentao da fundamentao terica da

Educao Fsica Formativa pode ser um fator decisivo para que no corramos o risco de fundir algumas manifestaes entre si, como o ballet, o jazz e a ginstica, os quais possuem algumas caractersticas em comum, ou mesmo de abranger diversas manifestaes da cultura corporal de forma to extensa que dificultaria sua conceituao e, portanto, sua compreenso. No mbito escolar, ambas as propostas constituem-se contedos da Educao Fsica, pois, segundo COLETIVO DE AUTORES (1992),os contedos da Educao Fsica Escolar so: jogo, esporte, ginstica e dana, assim como demais manifestaes que estejam relacionadas com a cultura corporal... (p. 77). J REZENDE (mimeo) remete-se capacitao como fio condutor, sem no entanto, desvincular-se da Ginstica,

Assim, os treinos de GG podem ser organizados diferentemente de outras modalidades, onde a capacitao decisiva,,definindo o contexto de desenvolvimento da atividade. possvel por exemplo: 1) realizar treinamentos com grupos maiores, mistos, heterogneos; 2) praticar em qualquer idade; 3) compor grupos sem excluso dos menos habilidosos; 4) motivar a capacitao... Esses princpios de organizao expressam uma maneira de tratar a capacitao e, isso que define a Ginstica Geral.

Ser possvel encontrar um meio termo entre essas propostas? Ou mesmo partir de outro paradigma? Talvez sim, pois, tratando-se de elaborao de um conceito, muitas possibilidades devem ser lanadas e refletidas. Provavelmente, partindo de uma viga mestra slida, as demais questes podem ser melhor definidas. Com relao caracterizao da Ginstica Geral, o fator no competitivo atribudo a ela destaca-se das demais e parece ser, por enquanto, um ponto de consenso. A questo da utilizao de material alternativo, ou materiais tradicionais, tambm muito presente e relevante e, segundo SAUR (s.d.),

O uso do aparelho manual destina-se, de modo geral, a facilitar a aquisio do sentido pelo movimento, a levar execuo fluente do movimento orgnico e sua completa desinibio, a favorecer a educao rtmica, a cooperar na formao corporal e a ampliar as possibilidades de associaes e composies de movimento. (p.27)

As demais caractersticas levantadas, como a participao, criatividade, nfase no processo de elaborao, socializao etc., devem ser cuidadosamente propostas, pos estas so encontradas em muitas modalidades esportivas competitivas ou encontram-se vinculadas metodologia utilizada por professores, em outras propostas escolares. Assim, nessa questo sobre a caracterizao da Ginstica Geral, o conhecimento dessa viga mestra seria um fator delimitador. Outro ponto fundamental, que se beneficiaria com este conhecimento, a finalidade da Ginstica Geral. Seria a vivncia das atividades propostas? Seria o processo de elaborao da coreografia? Seria o produto final dessa composio? Seriam essas quatro possibilidades? Considero a ltima proposta a mais coerente, pois valoriza a apropriao do conhecimento pelo aluno em aula, o processo democrtico de escolha, seleo e elaborao dos movimentos e materiais que sero utilizados na aula ou na coreografia, viabiliza a compreenso e elaborao de uma coreografia (passos, ritmo, formaes, movimentos de ligao, noes de conjunto etc.), possibilita aos participantes vivenciarem a exposio de um trabalho de forma organizada (escolha do uniforme, posicionamento antes e depois da apresentao, tratamento com o pblico, expresso, etc.), ou seja, abrange todas as instncias que permeiam uma coreografia, possibilitando a participao de todos nesses momentos. A esse respeito ilustrativa a citao de uma professora que, ao longo de trinta anos de magistrio, segundo WITTER E SOMNACO (1984),

... teve diversas oportunidades de verificar que, quando os alunos partilhavam da definio, no apenas dos objetivos, mas tambm de outros aspectos do processo ensino-aprendizagem, o nvel

de empenho nas tarefas, de motivao para a aprendizagem, crescia. (p.44)

Esse processo de definio conceitual acerca da Ginstica Geral que estamos vivenciando j ocorreu com relao Ginstica, aproximadamente na dcada de cinqenta, na Europa, e so interessantes os seguintes depoimentos:

El estdio de toda cincia comienza por la terminologa. Sin embargo, si generalmente en los trminos tecnicos estn definidos, en los estudios relativos a la gimnasia nada hay Dijo Lucien DEHOUX apud LANGLADE e LANGLADE (s.d, p. 422)

La imprecisin y los vaivenes, y ann una cierta liviandad en la literatura especializada, son um hecho peligroso que, de manera general, prejudica el desarrollo de los ejerccios fsicos. Pero en el dominio de la sistemtica, la falta de una terminologia neta, es fatal por sus concuencias. Hans GROLL apud LANGLADE e LANGLADE (s.d., p.422)

GROLL apresentou sua inquietao com relao terminologia da Ginstica no III Congresso Mundial de Educao Fsica, em Estambul, em 1953, coincidentemente a data em que se realizou a I Gymanestrada Mundial. Muitas so as questes a serem debatidas acerca da Ginstica Geral e, a ns professores de Educao Fsica, que valorizamos esta nova manifestao corporal, cabe o empenho e a dedicao para organiz-la.

Referncias Bibliogrficas

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992.

LANGLADE, Alberto, LANGLADE, Nelly. Teoria General de la Gimnasia. Buenos Aires: Editorial Stadium, s.d. REZENDE, Carlos R. A. A Capacitao na Ginstica Geral. (mmeo). SAUR, rika. Ginstica Rtmica Escolar. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s.d. TOLEDO, Eliana de. A Ginstica Geral como uma possibilidade de ensino de Ginstica nas aulas de Educao Fsica. Monografia (Licenciatura em Educao Fsica) Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas, 1995. WITTER, Geraldina Porto, SOMNACO, J.F.B. Psicologia da Aprendizagem. So Paulo: EPV, 1984.

Вам также может понравиться