Вы находитесь на странице: 1из 7

A Literacia da Informao na escola do sculo XXI: como trabalhar com a biblioteca escolar

Oficina de Formao online (b-learning Moodle do CENFIPE)

Formadora: Maria Raquel Medeiros Oliveira Ramos

12 de novembro de 2013 a 04 de fevereiro de 2014 EB Antnio Feij Ponte de Lima (sesses presenciais)

Formando: Lus Manuel Meira Arezes

Lus Arezes Reflexo crtica A Literacia da Informao na Escola do sc. XXI: como trabalhar com a BE

As habilidades de informao isto , aquelas que permitem ao indivduo procurar a informao de que precisa, apoderar-se dela, manipul-la e utiliz-la, produzir afinal nova informao so a verdadeira pedra de toque para a literacia dos nossos dias.
Jos Calisto

J o s

1. Motivos de interesse na ao de formao


C Como bvio, a temtica da Literacia da Informao na Escola do sc. XXI a l extremamente pertinente e mais oportuna se afigura quando surge a oportunidade de i trabalhar uma abordagem do assunto na perspetiva do contributo que a Biblioteca Escolar s t pode e deve proporcionar neste mbito. o

Da que a motivao substancial que justificou o desejo de realizar esta oficina de formao online tenha sido de cariz profissional, demandando uma valorizao que me habilite a um desempenho sempre mais capaz das tarefas de professor bibliotecrio em que acabo de ser investido, para mais um mandato de quatro anos. Esta , de facto, uma problemtica extremamente pertinente, tantos so os desafios educativos que a Literacia da Informao coloca escola e BE/CRE. Nas ltimas dcadas, assistimos a um crescimento exponencial de informao que deixou de ser um privilgio de um nmero restrito de iluminados para passar a estar ao alcance de quase todos. o admirvel mundo novo da Sociedade da Informao, baseada num paradigma tambm ele completamente novo, que o Livro Verde para a SI em Portugal (1997) equacionou, h j alguns anos. Neste contexto, escola coloca-se um desafio extremamente arrojado, mas determinante para o futuro: o de preparar as novas geraes, equipando-as com as chamadas competncias ou habilidades de informao, de tal forma que sejam capazes, ao longo da vida, de saber procurar, nos diversos suportes, a informao de que necessitam, de saber recolh-la, avali-la, compreend-la e trat-la, tendo em vista a produo crtica de nova informao que responda a situaes novas, comunicando-a de uma forma eficaz, tica e socialmente responsvel. Esta a ferramenta fundamental para a vida que a instituio escolar deve facultar aos estudantes, isto , ajud-los a saber aprender. Trata-se, alis, de um desgnio tanto mais urgente e inadivel quanto verdade que a esmagadora maioria dos nossos alunos revela
Lus Arezes Reflexo crtica A Literacia da Informao na Escola do sc. XXI: como trabalhar com a BE 2

graves lacunas no que Literacia da Informao diz respeito, conforme o provou, cientificamente, o estudo coordenado por Armando Malheiro, da Universidade do Porto, "A literacia informacional no Espao Europeu do Ensino Superior: estudo da situao das competncias da informao em Portugal" (2010). Perante esta situao, caracterizada por uma postura acrtica das fontes, em que o copy-paste utilizado sem qualquer pudor, a grande questo que se coloca o que devemos ns profissionais da educao e professores bibliotecrios fazer para modificar este cenrio. Como desenvolver nos estudantes a chamada competncia referencial (obter, selecionar, tratar e sintetizar informao)? De que forma podemos contribuir para alterar este quadro de (i)literacia da informao, ajudando os alunos no processo rduo da construo do conhecimento? Foi, portanto, com o objetivo de encontrar alguma luz que me facultasse horizontes novos nesta matria que me propus realizar a formao. Desejei refletir e amadurecer, de uma forma orientada, a questo da Literacia da Informao, porque, indiscutivelmente, este um assunto urgente e inadivel para mim, seja enquanto bibliotecrio, seja enquanto docente de Portugus (Grupo 300). Para alm do interesse da temtica, a competncia da formadora e a confiana nela depositada, fruto do trabalho em sintonia desenvolvido ao longo de anos, foi outro motivo que em muito reforou a minha apetncia pela ao de formao.

2. Apreciao crtica das vertentes terica e prtica Apesar de bastante trabalhosa, a ao revelou-se muito til e produtiva, porque se centrou numa componente eminentemente prtica, fazendo apelo elaborao de tarefas que se traduziram na construo de materiais, a utilizar na atividade docente e no trabalho da BE/CRE. Esta abordagem partindo do enquadramento terico para a construo de guies prticos acabou, mais uma vez, por se revelar extremamente vantajosa, contribuindo para que a oficina se transformasse num desafio estimulante. A exemplo de formaes anteriores ministradas por Raquel Ramos, as tarefas exigiram uma articulao perfeita entre estas duas vertentes, pois partiam sempre de uma reflexo cuidadosa da bibliografia obrigatria proposta, para depois se avanar para o trabalho prtico, em alguns casos realizado em parceria com colega(s).

Lus Arezes Reflexo crtica A Literacia da Informao na Escola do sc. XXI: como trabalhar com a BE

No meu caso pessoal, assinei a construo de duas tarefas partilhadas, no mbito de uma abordagem colaborativa do trabalho solicitado, uma com a colega Cristina Pacheco e outra com o Jorge Rocha. Esta metodologia foi muito positiva, sobretudo porque, numa formao em regime de b-learning, ajudou a combater o isolamento fsico, potenciou ainda mais a troca de ideias e contribuiu para aprofundar a reflexo e para desvendar novas e mais rpidas possibilidades prticas. Em sntese, considero que o equilbrio entre a fundamentao terica e a dimenso prtica constitui a grande mais-valia deste tipo de formao. De facto, o trabalho implicou, numa primeira fase, um enquadramento terico da(s) temtica(s) nuclear(es) em anlise, para, numa segunda fase, se avanar para o exerccio prtico, aprendendo fazendo, isto , elaborando tarefas que exigiam uma pesquisa, reflexo e aplicao dos contedos em causa. Alm disso, os formandos foram tambm desafiados a tecer comentrios a trabalhos dos colegas e a oferecer contributos para o debate, o que potenciou o carcter dinmico e interativo da ao. Finalmente, a formadora mostrou-se sempre compreensiva, disponvel e atenta, nunca se poupando a esforos, nem regateando palavras de aplauso e de incentivo ao trabalho. Alis, os relatrios sobre as tarefas desenvolvidas em cada sesso so o testemunho disso mesmo, merecendo um justo reconhecimento as suas consideraes no que diz respeito ao elogio da qualidade dos trabalhos e do empenho e dedicao dos formandos.

3. Trabalho realizado A ao decorreu ao longo de dez sesses, com as primeira, sexta, stima e dcima a serem presenciais (EB Antnio Feij, em Ponte de Lima). Todas as outras aconteceram em regime de formao online, com suporte na plataforma de Moodle do Cenfipe: http://moodle.espl.pt/login/index.php. Na 1. sesso, presencial (2 H), realizada no dia 12 de novembro, esteve presente o diretor do Cenfipe que, para alm das boas vindas, falou da estrutura do relatrio final e anunciou o ciclo de conferncias 2014 A ESCOLA DA GERAO DIGITAL: Desorientao, Criatividade e Inovao, promovido pelo Centro de Formao, em colaborao com a Coordenao Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. A formadora, por sua vez, depois da apresentao do grupo, tendo em vista um melhor conhecimento recproco, deu conta dos objetivos, contedos, tarefas/trabalhos a realizar durante a oficina, critrios de avaliao e calendarizao das sesses. Num segundo momento,
Lus Arezes Reflexo crtica A Literacia da Informao na Escola do sc. XXI: como trabalhar com a BE 4

Raquel Ramos orientou uma reflexo sobre A Literacia da Informao no sc. XXI Um Desafio para as Escolas e cada formando tratou de criar um blogue que servisse de suporte ao seu porteflio digital da ao de formao. Todo o trabalho realizada at sesso nove est devidamente registado no blogue http://portefolio-arezes.blogspot.pt/ , pelo que me dispenso de ser repetitivo. A ltima sesso presencial e est agendada para o prximo dia 4 de fevereiro. Tem em vista a apresentao do porteflio digital e a avaliao da ao de formao.

4. Dificuldades sentidas e perspetivas de superao A ao decorreu ao longo de quase trs meses, o que permitiu uma gesto equilibrada do tempo, havendo condies para uma reflexo serena dos temas em anlise e para a realizao das tarefas prticas. Neste domnio, a formadora mostrou-se, mais uma vez, inexcedvel, ao mostrar maleabilidade na gesto do calendrio, por ocasio de um perodo de intensa atividade docente, na primeira quinzena de dezembro. Quanto ao trabalho propriamente dito, foi gratificante e no me senti confrontado com grandes dificuldades. Os problemas maiores surgiram nas sesses em que se trabalharam ferramentas da Web 2.0, tais como o Movie Maker, mas o facto de esta sesso ter sido presencial ajudou em muito a aprender como fazer, merecendo realce a preciosa interao com o grupo e com a formadora e ainda o trabalho colaborativo com a colega Cristina Pacheco

5. Apreciao global da ao de formao e implicaes Considero muito positivo o balano final da ao, uma vez que me proporcionou uma reflexo consistente sobre os desafios pedaggicos e educativos que a problemtica da Literacia da Informao coloca escola e Biblioteca Escolar que, cada vez mais, chamada a ser uma estrutura potenciadora de novas dinmicas e favorecedora da mudana de paradigma. Os trabalhos prticos desenvolvidos pelos diferentes formandos constituem um excelente manancial de recursos que j esto a ser aproveitados e continu-lo-o a ser no futuro, em sesses de trabalho com os alunos. Alis, no posso deixar de referir o especial interesse de muitas tarefas elaboradas pelas colegas da Educao Pr-escolar e do 1. Ciclo que sero muito teis e proveitosas no trabalho que, como professor bibliotecrio, me proponho implementar, em articulao com as docentes destes nveis de ensino.
Lus Arezes Reflexo crtica A Literacia da Informao na Escola do sc. XXI: como trabalhar com a BE

Na sequncia desta formao e dos contributos positivos que me facultou, no tenho qualquer dvida de que o meu trabalho de promoo da Literacia da Informao ser cada vez mais consistente e sustentado, tendo em vista o favorecimento da autonomia e um forte investimento, por parte dos alunos, no seu processo de construo do conhecimento, ajudando a formar cidados crticos, com responsabilidade tica, dispostos a aprender ao longo da vida. As implicaes/melhorias far-se-o sentir, preferencialmente, na prestao de servios da BE/CRE, que, cada vez mais, est empenhada em ser um fator de mudana e um polo dinamizador da promoo da Literacia da Formao. Nesse sentido, tomei a iniciativa de, em sede de Conselho Pedaggico, chamar a ateno para a importncia de o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca se comprometer no favorecimento de uma cultura institucional promotora da Literacia da Informao. Foi, por isso, constituda uma comisso com a misso de elaborar um Manual de Procedimentos, isto , um conjunto de recomendaes, tendo em vista a uniformizao no mbito desta aposta estratgica. O documento, da minha responsabilidade, vai ser discutido e aprovado na prxima reunio do Conselho Pedaggico e comea com uma recomendao muito clara: As diferentes estruturas de coordenao educativa e de superviso pedaggica, a Biblioteca Escolar e os docentes em geral devem, de uma forma articulada e colaborativa, implementar um trabalho sistemtico, com o objetivo de desenvolver nos alunos prticas de Literacia da Informao. Aponta-se ainda o modelo de pesquisa The Big 6 como referencial a adotar pelo Agrupamento, chama-se a ateno para a relevncia da pesquisa orientada e definem-se regras para as referncias e para a elaborao de uma bibliografia. Para todos estas matrias so disponibilizados tutoriais da autoria da BE/CRE, dando-se um sinal claro do novo paradigma em implementao e da cultura de trabalho colaborativo que se pretende. Tudo isto porque reafirmmo-lo, novamente um estudante com autonomia e capacidade de construir o seu prprio conhecimento, respeitando os direitos autorais, , seguramente, um aluno mais bem apetrechado, que oferece mais garantias de sucesso escolar, e um cidado equipado com as ferramentas que lhe auguram sucesso pessoal, profissional e cvico. Em sntese, , com certeza, um esprito lcido, uma mente criativa, uma pessoa com autonomia e valor(es), um Homem com futuro este, alis, o desgnio do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca: Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras.
Lus Arezes Reflexo crtica A Literacia da Informao na Escola do sc. XXI: como trabalhar com a BE 6

Da que no tenha qualquer dvida em afirmar que este tipo de formao foi e continuar a ser muito pertinente e oportuno, no s para se cumprir a formalidade da certificao de competncias TIC, mas, sobretudo, pelo manancial de informao e de oportunidades que divulga, pelos novos horizontes que rasga e pelas implicaes pedaggicodidticas que desencadeia. A partir de agora, sei, com mais segurana, o que devo fazer e com quem devo trabalhar. Em nome da Literacia da Informao.

6. Autoavaliao O balano que fao desta oficina de formao excelente, uma vez que se concretizaram as minhas expectativas, conseguindo uma slida valorizao pessoal e profissional. Considero extremamente gratificante a qualidade do meu desempenho, no s em termos de participao atempada, ativa e positiva em todas as sesses e no forum caf, mas tambm ao nvel do empenho e da dedicao que coloquei na elaborao dos trabalhos individuais e em grupo no caso com os colegas da Escola Bsica e Secundria de Ponte da Barca, Cristina Pacheco e Jorge Rocha , nos comentrios s tarefas de outros formandos, na redao desta reflexo crtica e na construo do porteflio digital. Em sntese, tal como meu hbito nestas circunstncias, termino parafraseando Fernando Pessoa: claro que valeu a pena! At porque o admirvel mundo novo da promoo da Literacia da Informao no coisa pequena. Bem pelo contrrio! Constitui um enorme desafio para a Biblioteca Escolar, no contexto da escola do sc. XXI

Ponte da Barca, 31 de janeiro de 2014.

O formando, Lus Manuel Meira Arezes (Professor bibliotecrio do Grupo 300)

Lus Arezes Reflexo crtica A Literacia da Informao na Escola do sc. XXI: como trabalhar com a BE

Вам также может понравиться