Вы находитесь на странице: 1из 3

Essa uma dica que trago diretamente de um blog que comeou com o p direito, o McPode?com.

. que o presidente Lula sancionou a nova Gramtica da Lngua Portuguesa, claro, no Brasil. Agora, todo mundo precisa reestudar portugus para que tudo ique o! e n"o #a$a no%os erros em seus te&tos.

Acontece que $' tem um bom tempo que os pa(ses que t)m a l(ngua portuguesa como o icial est"o tentando criar um padr"o *nico para todos. + Brasil se disp,s logo e aceitou o acordo. Agora, a mudana $' est' %alendo. Podem pesquisar as no%as regras e aprender a us'-las.

.ornalistas, atuali/em-se. Blogueiros, atuali/em-se. 0alera, atuali/e-se. 1., Para saber tudo o que mudou na gram'tica, %e$a resumidamente algumas mudanas2 + al abeto passa a ter 34 letras. 5oram reintrodu/idas as letras !, 6 e 7. 8"o se usa mais o trema 9:;, sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela de%e ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. Aten"o2 o trema permanece apenas nas pala%ras estrangeiras e em suas deri%adas. <. 8"o se usa mais o acento dos ditongos abertos i e =i das pala%ras paro&(tonas 9pala%ras que t)m acento t,nico na pen*ltima s(laba;. Aten"o2 essa regra %'lida

somente para pala%ras paro&(tonas. Assim, continuam a ser acentuadas as pala%ras o&(tonas terminadas em is, u, us, =i, =is. 3. 8as pala%ras paro&(tonas, n"o se usa mais o acento no i e no u t,nicos quando %ierem depois de um ditongo. Aten"o2 se a pala%ra or o&(tona e o i ou o u esti%erem em posi"o inal 9ou seguidos de s;, o acento permanece. >. 8"o se usa mais o acento das pala%ras terminadas em )em e ,o9s;. ?. 8"o se usa mais o acento que di erencia%a os pares p'ra@para, pla9s;@pela9s;, p)lo9s;@pelo9s;, p=lo9s;@polo9s; e p)ra@pera. - Permanece o acento di erencial em p,de@pode. P,de a orma do passado do %erbo poder 9pretrito per eito do indicati%o;, na >a pessoa do singular. Pode a orma do presente do indicati%o, na >a pessoa do singular. - Permanece o acento di erencial em p,r@por. P,r %erbo. Por preposi"o. - Permanecem os acentos que di erenciam o singular do plural dos %erbos ter e %ir, assim como de seus deri%ados 9manter, deter, reter, conter, con%ir, inter%ir, ad%ir etc.;. - acultati%o o uso do acento circun le&o para di erenciar as pala%ras orma@ ,rma. Em alguns casos, o uso do acento dei&a a rase mais clara. A. 8"o se usa mais o acento agudo no u t,nico das ormas 9tu; arguis, 9ele; argui, 9eles; arguem, do presente do indicati%o dos %erbos arguir e redarguir. 4. B' uma %aria"o na pron*ncia dos %erbos terminados em guar, quar e quir. Esses %erbos admitem duas pron*ncias em algumas ormas do presente do indicati%o, do presente do sub$unti%o e tambm do imperati%o. a; se orem pronunciadas com a ou i t,nicos, essas ormas de%em ser acentuadas. b; se orem pronunciadas com u t,nico, essas ormas dei&am de ser acentuadas. <. Com pre i&os, usa-se sempre o #( en diante de pala%ra iniciada por #. E&ce"o2 subumano 9nesse caso, a pala%ra #umano perde o #;. 3. 8"o se usa o #( en quando o pre i&o termina em %ogal di erente da %ogal com que se inicia o segundo elemento. E&ce"o2 o pre i&o co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o. >. 8"o se usa o #( en quando o pre i&o termina em %ogal e o segundo elemento comea por consoante di erente de r ou s. ?. 8"o se usa o #( en quando o pre i&o termina em %ogal e o segundo elemento comea por r ou s. 8esse caso, duplicam-se essas letras.

A. Duando o pre i&o termina por %ogal, usa-se o #( en se o segundo elemento comear pela mesma %ogal. 4. Duando o pre i&o termina por consoante, usa-se o #( en se o segundo elemento comear pela mesma consoante. - 8os demais casos n"o se usa o #( en. - Com o pre i&o sub, usa-se o #( en tambm diante de pala%ra iniciada por r. - Com os pre i&os circum e pan, usa-se o #( en diante de pala%ra iniciada por m, n e %ogal. E. Duando o pre i&o termina por consoante, n"o se usa o #( en se o segundo elemento comear por %ogal. F. Com os pre i&os e&, sem, alm, aqum, recm, p=s, pr, pr=, usa-se sempre o #( en. G. He%e-se usar o #( en com os su i&os de origem tupi-guarani. <I. He%e-se usar o #( en para ligar duas ou mais pala%ras que ocasionalmente se combinam, ormando n"o propriamente %oc'bulos, mas encadeamentos %ocabulares. <<. 8"o se de%e usar o #( en em certas pala%ras que perderam a no"o de composi"o. <3. Para clare/a gr' ica, se no inal da lin#a a parti"o de uma pala%ra ou combina"o de pala%ras coincidir com o #( en, ele de%e ser repetido na lin#a seguinte. Jempre se usa o #( en diante de # <. Pre i&o terminado em %ogal2 - Jem #( en diante de %ogal di erente - Jem #( en diante de consoante di erente de r e s - Jem #( en diante de r e s Hobram-se essas letras - Com #( en diante de mesma %ogal 3. Pre i&o terminado em consoante2 - Com #( en diante de mesma consoante - Jem #( en diante de consoante di erente - Jem #( en diante de %ogal

Вам также может понравиться