Вы находитесь на странице: 1из 24

O encarceramento em massa em So Paulo

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

Introduo
A populao prisional no estado de So Paulo vem crescendo acentuadamente nos ltimos quinze anos. Se em 1992 existiam 30670 pessoas presas distribudas em 43 estabelecimentos penitencirios (cf. Salla, 2007), atualmente so mais de 190 mil, o que corresponde a mais de 30% do total de presos do pas, distribudos em 154 unidades prisionais, alm dos dezesseis complexos ainda em construo (cf. Depen, 2012). A grande maioria desses estabelecimentos encontra-se em pequenas cidades paulistas; ao todo so 104 unidades espalhadas pelo interior do estado. O acelerado crescimento do sistema prisional caracterizado, portanto, por uma poltica de descentralizao das unidades e de encarceramento em massa1, posto que focalizado em acusados por crimes patrimoniais e drogas, jovens, homens e oriundos das periferias urbanas. Este artigo baseia-se em trabalhos de observao participante e entrevistas com atores signicativos do cotidiano prisional. So abordados dois aspectos que envolvem a expanso e a gesto do sistema penitencirio, a saber: as transformaes e os conitos sociais nas dinmicas urbanas das pequenas cidades que receberam unidades penitencirias e a gesto de presos, que ocorre de forma peculiar, sendo compartilhada entre a administrao e os internos. Tal compartilhamento se d num plano geral das relaes, que vai desde o

1. Para uma discusso mais completa sobre interiorizao penitenciria, ver Silvestre (2012); Melo (2012); Godoi (2011); Biondi (2010); Dias e Silvestre (2009).

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

2. Trata-se de uma concepo normativa que prope a realizao de diversas aes compreendidas como de reintegrao social da populao prisional.

3. Segundo os dados do Departamento Penitencirio Nacional, referentes a junho de 2012, enquanto a taxa nacional de encarceramento de 288 presos por 100 mil habitantes, no estado de So Paulo esse nmero sobe para 462. Disponvel em <http://portal.mj.gov.br/main. asp?View=%7 b D 574E9 C E 3C7D-437A-A5B6-22166AD 2E896%7D&Team=&para ms=item ID =%7 bC 37B2 AE 94C68-4006-8B16-24D28407 509C%7D;&UIPartUID=%7B 2868bA3C-1C72-4347-bE11-A26F70F4Cb26%7D>, consultado em 26/2/2013.

controle dos conitos entre moradores, familiares de presos e autoridades municipais at as aes de tratamento penitencirio2, como o caso da poltica educacional. Os presos que so monitores de educao conguram um grupo diferenciado, que negocia constantemente a execuo de seu trabalho tanto com a administrao quanto com a organizao dos presos. Ao mesmo tempo, o trnsito constante de presos e familiares pelas unidades prisionais e bairros populares propiciou a difuso dos cdigos de conduta por esses espaos. As concluses obtidas nos trabalhos aqui discutidos apontam para o reconhecimento de novas personagens nas dinmicas prisionais. Novas personagens que acabam por se responsabilizar por tarefas de tratamento penitencirio delegadas formal ou informalmente, assumindo tambm o desempenho das normas e moralidades que hoje regem a vida nas prises. Do ponto de vista analtico, o texto discute teses, divulgadas por estudos recentes, que se contrapem: de um lado, a defesa da existncia de uma coerncia entre as polticas e os dispositivos do endurecimento penal, do tratamento e da represso crescente, que resultaria na neutralizao da garantia de direitos aos presos, recorrendo a tticas ilegais e de exceo; de outro, estudos que identicam o surgimento dos coletivos de presos como a emergncia de um novo sujeito poltico que muda a correlao de foras na gesto cotidiana da represso, da vigilncia, da disciplina e da violncia no interior das prises e nos espaos sociais em que seus efeitos so sentidos. Diante dessas teses, a anlise aqui proposta busca interpretar as dinmicas da punio no contexto contemporneo como efeitos de uma tenso entre esses vetores opostos, porm complementares no interior do campo de foras, quais sejam: o controle social repressivo centralizado, que endurece os dispositivos legais, e o controle social difuso baseado em dispositivos de segurana e compartilhados entre mltiplos agentes envolvidos no cotidiano penitencirio que intervm sobre o espao-tempo prisional, reforado pelas lutas de emergncia do novo sujeito poltico, os coletivos de presos.

Encarceramento em massa e gesto compartilhada


Os dados sobre o nmero de unidades prisionais e pessoas presas em So Paulo evidenciam o que chamamos de encarceramento em massa. Tal carter do crescimento no nmero de prises neste estado destoa muito at mesmo do padro brasileiro3. Se o pas considerado internacionalmente o quarto maior em nmero de presos por habitantes, a mdia paulista tem sido supe-

84

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

rior do pas h pelo menos duas dcadas. Quando David Garland (2008) conceituou o fenmeno do encarceramento em massa, chamou a ateno para a focalizao sobre grupos sociais especcos, tal como ocorre em So Paulo com a populao jovem, negra e residente nos bairros de periferia. Se os nmeros no forem por si ss eloquentes, pesquisas de carter qualitativo tm demonstrado o impacto do encarceramento sobre a dinmica da vida familiar e das relaes sociais em etnograas realizadas nos bairros populares. Vera Telles (2007) percebeu em campo essas mudanas ao observar que se tornou comum entre as famlias pobres de determinados bairros ter parentes e conhecidos presos. Relatou inclusive as mudanas no cotidiano das vizinhanas em ocasies em que os jovens que cumprem pena retornam para usufruir dos indultos temporrios em seus locais de origem. Nas cidades que sediam as penitencirias, os efeitos do encarceramento tambm so sentidos de modo signicativo no cotidiano do comrcio, do trabalho, da vida moral local e das famlias. Propomo-nos a discutir neste artigo as consequncias desse encarceramento, sobretudo no que tange administrao dos conitos e o compartilhamento da gesto prisional, que excede os muros das prises. So mais de cem unidades prisionais distribudas pelo interior de So Paulo, em pequenas e mdias cidades, que acabam por vivenciar os efeitos no planejados da instalao de uma priso. Efeitos que vo desde problemas estruturais, como uma repentina sobrecarga da rede de esgoto da cidade, at o aumento da sensao de insegurana da populao, muito alimentado pelas representaes dos criminosos que ali esto presos. Nesse contexto, a presena das prises afeta a vida local dessas cidades, impactando em setores como a assistncia social, a sade, a segurana etc., gerando ainda tenses que excedem a capacidade local de gerenciar os conitos. Alm dessa dimenso conitiva, possvel observar o compartilhamento da gesto do cotidiano prisional, constantemente negociada fora dos muros das prises. Os dados empricos coletados na cidade de Itirapina, interior de So Paulo, onde duas penitencirias impactam a vida de aproximadamente 15 mil habitantes, demonstram que os conitos decorrentes da convivncia entre moradores e familiares de presos so de pelo menos duas ordens: materiais e morais. Tais conitos so administrados em diversos espaos pblicos e de participao coletiva, como o Conselho Comunitrio de Segurana (Conseg), e algumas decises sobre o cotidiano das prises so negociadas entre autoridades municipais e administrao prisional.
junho 2013
85

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

Para efeito explicativo, pode-se armar que os conitos de ordem material so explicitados pelo aumento na demanda de atendimentos na sade pblica local, nos servios prestados pela assistncia social e pela falta de efetivo e viaturas policiais para o policiamento do municpio j que ambos cam disposio das penitencirias para a escolta das transferncias e deslocamentos dos presos. Os relatos obtidos em entrevistas com moradores, policiais e agentes penitencirios de Itirapina demonstram esses fatos e os conitos decorrentes:
O que causa problema para o nosso municpio, para o hospital, o que causa um grande problema para o servio social do municpio e o que causa um grande problema de segurana pblica, tanto para a polcia militar quanto a polcia civil, justamente o CDP (Entrevista com morador, membro do Conseg, 2010). Das cinco viaturas que ns temos, uma para o municpio com 14 mil habitantes e quatro para 4 mil presos. Hoje as solicitaes para escoltas so constantes durante toda a semana e o contingente hoje est se reetindo em fazer escoltas (Entrevista com policial militar, 2010).

J os conitos de ordem moral so explicitados nas relaes entre moradores e familiares de presos, cujo impacto reetido na criao de novas categorias de outsiders vinculadas com a delinquncia, diretamente atribuda aos familiares dos presos.
No comrcio eu acho que atrapalha bastante por causa das visitas de presos. O que atrapalha ns a visita. Se eu trabalho, vamos supor, com uma pessoa s durante a semana, chega de sexta, sbado, eu tenho que ter no mnimo duas ou trs. Voc acaba vendendo mais aos nais de semana, mas ao mesmo tempo... Ao mesmo tempo voc tem que car com aquele cuidado, n? Voc no sabe se elas entram pra mexer, se elas entram pra roubar... (Entrevista com comerciante, 2008). As pessoas da cidade evitam at encostar na gente, parece que a gente vai contaminar elas, porque elas olham pra gente e sabe que a gente de fora (Entrevista com esposa de um preso, 2010).

No que diz respeito aos agentes penitencirios, mesmo considerando que a famlia das pessoas presas tenha um papel signicativo no processo de ressocializao dos encarcerados, eles constantemente tecem crticas s
86

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

mulheres que visitam seus parceiros e avaliam que o trabalho nos nais de semana, ou seja, nos dias de visita, exaustivo e desgastante por conta das revistas realizadas nos jumbos4 e da intensa movimentao de mulheres e crianas na unidade. Alm disso, reproduzem as ideias dos comerciantes, relacionando essas mulheres a pessoas moralmente inferiores e potencialmente criminosas.
No municpio? A eu j no tenho como responder muito, s vejo as visitas na penitenciria. Agora no cotidiano, na rua, no posso falar. Sabe-se que tem o sentido pejorativo sim, no saio pra rua noite, ento no posso falar muito, mas acredito que boa coisa no , existe as meras excees (Entrevista com agente penitencirio, 2010). Olha, as visitas... A minha opinio particular o seguinte: so todas mulheres carentes, em todos os sentidos, a sua maioria so pobres, grande parte delas j tem lhos com presos, algumas tem lho com um preso e hoje visitam outro. Ento grande parte delas vem pra penitenciria, alm do sexo, vem pra se alimentar, elas se alimentam no sbado e no domingo, os presos do dinheiro pra elas pagarem as penses por a. Existem presos que do o dinheiro que elas gastam com os lhos, essa a verdade. Eles [presos] no tm vnculo, porque o preso hoje aqui consegue, atravs de carta, de rdio, uma pessoa da rua pra ir visit-lo, depois se ele transferido l pra Americana ele j arruma outra pessoa l. Tanto que o Estado hoje est controlando, porque tinha preso que tinha cinco, seis mulheres, hoje pra voc tirar uma e colocar outra, s depois de seis meses, porque seno vai chegar uma hora em que vai ter preso com cinco, seis lhos, cada um com uma me (Entrevista com agente penitencirio, 2010).

4. Jumbo a categoria nativa usada para denominar as sacolas com mantimentos, produtos de higiene e outros pertences que as mulheres levam para seus parentes presos nas unidades prisionais. Em geral so sacolas grandes e de plstico transparente, por recomendao da administrao da penitenciria, para facilitar a revista na entrada da unidade.

Durante uma reunio do Conseg, autoridades municipais e da administrao prisional discutiram com os demais membros presentes possveis solues para a visibilidade de um prdio anexo de uma das penitencirias que abrigava presos do regime semiaberto. Nesse prdio no h muros que o isolem da rua, apenas um alambrado de metal que possibilita a visualizao entre os presos da ala e as pessoas que passam. Segundo a autoridade municipal presente, eram muitas as reclamaes recebidas por parte dos moradores. A discusso seguiu at que o diretor da unidade se comprometesse a angariar verbas estaduais para a construo de um muro em substituio ao alambrado e, em contrapartida, a autoridade municipal se comprometeu a realizar a limpeza do terreno ao lado do local, que, segundo a administrao prisional, poderia facilitar a fuga dos detentos.
junho 2013
87

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

5. Os termos que aparecem transcritos em itlico so nativos, encontrados na fala dos interlocutores da pesquisa.

possvel observar, a partir desses dados, que a presena de presos e seus familiares nessa pequena cidade do interior considerada um problema que atinge diversas reas e setores da administrao municipal. Esse problema torna-se objeto de constante negociao entre administrao municipal e prisional (que pertence esfera estadual), que em vrias oportunidades chegam a partilhar decises de gesto do cotidiano prisional. Fica claro que a gesto prisional no se restringe ao intramuros da priso, mas levada a uma instncia pblica de debate, muitas vezes permeada por moralidades e valores que desconhecem tanto a rotina prisional como o sistema de justia criminal. J no intramuros das prises, as aes de compartilhamento conguram uma das principais estratgias para garantir que a administrao dos presdios consiga tocar a cadeia5, ou seja, garantir um equilbrio, mesmo tenso, que permita administrar o cotidiano sem que os conitos entre guardas e presos tomem propores de rebelio ou motim. Nos dizeres de um diretor de unidade prisional:
Pra manter a ordem assim: a gente nge que t no controle e os caras fazem o controle deles l dentro. S que o ladro sabe que, se aprontar alguma, a gente vai com tudo l pra cima deles (Entrevista com diretor de segurana e disciplina em unidade prisional do oeste paulista, 2005).

Atualmente, o principal marcador de diferenciao das relaes entre corpo diretivo e populao prisional decorre da estraticao produzida pela existncia dos diferentes coletivos de presos presentes nas cadeias paulistas. Segundo relatos de diretores de presdios, a cadeia do PCC, embora mantenha a tenso constante da iminncia de atos de oposio ao Estado (cf. Biondi, 2010; Marques, 2009), torna-se mais facilmente administrada em decorrncia da presena de lideranas locais:
Em cadeia do PCC a gente conversa com um, dois caras, e resolve como a cadeia anda. Antes no, a gente negociava no varejo, conversava com um monte de gente e mesmo assim sempre tinha confuso, porque ningum mandava na cadeia e todo mundo queria ser fodo (Entrevista com diretor de unidade prisional que em 2008 passou por mudana de perl da sua populao, deixando de ser cadeia neutra aquelas em que os presos no pertencem a nenhum coletivo e recebendo presos tidos como ligados ao PCC).

Dessa forma, o cotidiano marcado por regras de convvio no estabelecidas ocialmente, mas que permitem aos diretores evitar conitos
88

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

que ultrapassem os limites das muralhas. Embora o discurso pblico da administrao penitenciria busque reforar as estratgias de controle, segurana e disciplina, o que se observa no interior das unidades prisionais so variaes entre estratgias de fora estatal e aes de negociao entre a administrao e os presos. No plano poltico, na gesto dos conitos h uma subordinao dos atores estatais locais s polticas estaduais, que no so receptivas s demandas locais e tampouco as reconhecem. Alm disso, as polticas judiciais priorizam o encarceramento como a principal punio para os crimes patrimoniais e de drogas, focalizados ainda em uma camada social especca. Assim, as polticas estaduais investem na estrutura do sistema prisional ampliando-o signicativamente, ao passo que as polticas judiciais no buscam medidas alternativas priso, gerando um processo crescente de encarceramento em massa e direcionado. curioso notar que, embora os familiares de presos sejam reconhecidos no discurso institucional como parceiros importantes nas aes de ressocializao e no cuidado com os presos (garantindo inmeras vezes as condies mnimas de higiene e alimentao), so ao mesmo tempo vistos como suspeitos. Tanto as pessoas que convivem com o cotidiano prisional do lado de fora das prises quanto os agentes, internamente, associam a imagem dos familiares a potenciais criminosos que esto ali espera de uma oportunidade para cometer um crime.

A partilha do tratamento penitencirio: o caso do monitor preso de educao


Oriundo das concepes consolidadas nas Regras Mnimas para o Tratamento dos Reclusos, aprovadas em 1955 pelo Conselho de Defesa Social e Econmica da Organizao das Naes Unidas (ONU), o conceito de tratamento penitencirio refere-se a
[...] um conjunto articulado de aes por parte do Estado e da sociedade, para a garantia de direitos fundamentais bsicos (como o direito sobrevivncia, o direito ao desenvolvimento pessoal e social, alm do direito integridade fsica, psicolgica e moral) por meio de polticas sociais bsicas (sade, trabalho e educao), polticas de assistncia social, polticas de proteo especial e polticas de garantia de direitos (Julio, 2010, p. 537).

junho 2013

89

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

6. Resoluo n. 3 de 2009, do Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria, e Resoluo n. 2 de 2010, do Conselho Nacional de Educao.

Essas aes devem, segundo uma tica normativa, promover a reintegrao social das pessoas encarceradas, prevenindo sua reincidncia. Como arma Julio, para os diferentes agentes operadores da execuo penal (membros dos sistemas de justia e da administrao penitenciria) a reintegrao social corresponde ao indivduo voltar sociedade adaptado, respeitando as leis. Ou seja, o preso deve voltar para a sociedade sem delinquir (Idem, ibidem). Em que pese o investimento estatal voltado majoritariamente para a expanso de vagas e construo de novas unidades prisionais, aes de incentivo ao tratamento penitencirio ocorrem concomitantemente a essa expanso. Exemplo disso foi o movimento iniciado pelo governo brasileiro em 2005, numa ao liderada conjuntamente pelo Ministrio da Justia e o Ministrio da Educao com o intuito de estabelecer uma poltica nacional, pactuada com os entes federativos, de promoo do acesso e da qualidade de oferta de educao nos estabelecimentos penais. Tal poltica deveria constituir um dos eixos centrais para a melhoria do tratamento penitencirio nos estabelecimentos penais brasileiros e, para tanto, deveria ser resultante de um amplo processo de dilogo e articulao entre governo federal, governos estaduais e organizaes da sociedade civil. A partir de ento foram realizados dois seminrios nacionais (2005 e 2006), encontros regionais, fruns de debates e audincias pblicas, alm do nanciamento de projetos experimentais executados em alguns estados. Todo esse movimento deu origem a duas normas regulamentares6. Ambas tm como propsito a institucionalizao de parmetros para a oferta de educao nas prises. Entre esses parmetros, a transferncia da responsabilidade por essa oferta para as secretarias estaduais de educao e a necessidade de dotar os sistemas de ensino na priso de prossionais do quadro do magistrio. Seguindo trajetria distinta a esse movimento, o estado de So Paulo, por intermdio da Funap Fundao Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel, iniciou em 2004 a implantao de um programa de educao que assumia como elemento central de execuo das atividades pedaggicas o monitor preso de educao. Tal proposta remonta a experincias surgidas durante o regime militar, em que presos polticos ministravam aulas para colegas de cela com menor escolarizao. Porm, a partir de 2004, a Funap assumiu essa proposta como estratgia poltico-institucional, considerando o monitor preso como sujeito privilegiado de mobilizao da comunidade escolar no interior das unidades prisionais e como agente especco de construo

90

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

de conhecimentos signicativos para essa comunidade de alunos, no restringindo o conhecimento aos contedos escolares tradicionais (cf. Melo e Prado, 2010; Melo e Oliveira, 2010). Segundo o projeto poltico-pedaggico da fundao, levado a cabo no perodo de 2004 a 2012, o monitor preso tem o papel de articulador e representante entre o sistema educacional e o grupo em que est inserido. a pessoa que irradia a educao na massa carcerria e demonstra a valorizao da educao (Funap, 2010, p. 30). A proposta foi objeto de diversas crticas entre educadores e pesquisadores do campo da pedagogia, desde aquelas menos fundamentadas, que enxergam apenas uma suposta poltica de reduo de gastos (Cunha, 2010, p. 170), passando por posies corporativistas que apontam para a necessidade da ao exclusiva de prossionais habilitados e concursados (Da Silva, 2010, p. 29) argumentos ingnuos que caracterizam a posio do monitor preso como motivo de preocupao, pois se torna um cargo de visibilidade, de destaque e de liderana, o que pode resultar em confronto entre os presos (Carreira, 2009, p. 63) , at relatos de situaes frustrantes vividas por presos e presas que frequentam ou frequentaram escolas em unidades prisionais paulistas (cf. C. R., 2010, pp. 48-51). No obstante o debate pedaggico em torno disso, o que se observou no perodo relatado foi a identicao de que tais presos passaram a ocupar uma posio diferencial na relao entre ladres7:
Desde 2004 as Penitencirias
I

7. Ladres categoria nativa enunciada para sinalizar posies econmicas, morais e polticas

II

de M... haviam aderido ao novo programa

ocupadas por indivduos que compartilham atitudes, valores, condutas e procedimentos no interior do mundo do crime. construda em oposio tanto aos criminosos sexuais, aos consumidores contumazes de drogas, quanto aos policiais e agentes estatais da ordem.

de educao da Funap e, em 2006, contvamos com um grupo de educadores j bastante anados com a proposta pedaggica difundida pela Fundao. Em certa ocasio, ao visitar a Penitenciria I para reunir-me com os monitores presos, notei que havia nas costas de seus uniformes a inscrio professor. Questionando-os quanto quela diferenciao, tomei conhecimento de que ela partira da prpria rapaziada, e fora autorizada pela diretoria da unidade. pra marcar nossa responsa, disse-me o monitor preso Washington (Melo, 2006-2012).

Percebe-se que o exerccio de uma funo prossional, ligada a um programa institucional, permitiu a construo de uma nova posio nas relaes entre ladres, por meio da qual se desenrolam novos jogos de poder e novas manifestaes de controle e dominao. Se, no projeto mencionado, o monitor preso compreendido pela Funap como o sujeito de articulao entre o espao escolar e os demais espaos da
junho 2013
91

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

dinmica prisional, para dirigentes de unidades prisionais surgem representaes distintas:


O monitor preso bom porque evita a entrada de gente de fora na priso. Alm disso, ele aumenta o rateio, que importante pras unidades aqui da regio. Mas a gente tem que tomar cuidado, tem que monitorar, que vigiar os caras o tempo todo, seno eles aprontam. Muito preso vai pra sala de aula s pra conversar, pra fazer esquema, e o monitor preso no tem fora pra apontar os erros (Entrevista com diretor geral de unidade prisional. Melo, 2006-2012). Eu fui um dos que mais resistiram ao monitor preso. Pode perguntar a, todo mundo sabe que minha unidade foi a ltima a aceitar o monitor preso. Hoje eu mudei minha viso. Os monitores fazem um timo trabalho, se dedicam, e levam a srio o papel de professor. Antigamente a gente no via a qualidade que a gente v hoje nas aulas (Entrevista com diretor da rea de trabalho e educao em unidade prisional. Melo, 2006-2012).

Perguntados se, na viso deles, havia algo que distinguia os monitores presos do restante da populao prisional, um diretor aceitou se manifestar:
Ah, isso existe. O monitor preso tem de ter um comportamento, no pode se meter em confuso, no pode se meter em drogas e nem ter dvida dentro da cadeia. Se o cara no se garantir, ele tirado fora. [...] Os caras so cobrados l dentro e so cobrados pela diretoria tambm. Ento tem que ter uma responsabilidade, seno o cara no aguenta (Entrevista com diretor da rea de trabalho e educao em unidade prisional, 2011. Melo, 2006-2012).

8. Trata-se, como descreve Marques (2009), de um complexo conjunto de regras que organiza a experincia cotidiana da vida na priso, implicando em divises de ordem moral e espacial e na distribuio de presos e presas por diferentes coletivos.

Depreende-se de tal declarao que para o monitor permanente a necessidade de se armar perante a rapaziada se garantir! e a exigncia da rapaziada de que os professores garantam o seu proceder8, no se envolvendo com o consumo de drogas ou dvidas. No h unanimidade em relao aceitao, pelos dirigentes de unidades prisionais e agentes de segurana penitenciria, da institucionalizao do monitor preso de educao no Programa de Educao da Funap. Segundo um diretor de penitenciria na regio de Sorocaba:
O monitor preso no consegue prender o aluno em sala de aula, no consegue [...] ele no impe o mesmo respeito [que um professor externo]. Tem que ter um

92

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

funcionrio junto, porque ele no consegue ter um comando sobre a turma. Se o guarda no estiver ali, eles no vo respeitar o professor (Entrevista com diretor geral de unidade prisional. Melo, 2006-2012).

J um dirigente na regio de Ribeiro Preto, arma ser


[...] totalmente favorvel ao monitor preso. Ns temos referncias negativas de sobra para dizer quem o preso: piloto, faxina, exu. O monitor preso o maior referencial positivo que existe dos presos: ele tem compromisso, horrio, salrio (Entrevista com diretor geral de unidade prisional na regio de Ribeiro Preto, 2011. Melo, 2006-2012).

A diferenciao manifestada pelos diretores condensa elementos representativos das contradies implcitas na priso. Ora expressando as preocupaes proeminentes de segurana e disciplina, ora destacando as contribuies para aes de ressocializao dos presos, sobressai dos relatos a necessidade de distino entre o professor preso e a massa carcerria. Tal distino realada em depoimentos de monitores presos:
No raio9 onde me encontro e at mesmo nos outros raios sinto que mesmo agindo como reeducando as pessoas ainda me tratam como professor. Exemplo: chamam-me por professor, fazem perguntas com relao escola, perguntam sobre meio ambiente e ainda me convidam para participar de alguns eventos onde me tratam como professor e algumas pessoas, ainda que inocentemente, fazem perguntas sobre a minha situao processual (Entrevista com Da Costa, monitor de Ensino Fundamental em unidade prisional na regio noroeste paulista, 2011. Melo, 2006-2012).
9. Raio designa a diviso dos pavilhes habitacionais, como ser explicado adiante.

Apontando para outro sentido de diferenciao, alguns deles indicam no exerccio da funo a oportunidade de construir novas trajetrias de vida:
O monitor pode fazer a diferena, e a diferena pode ser feita de uma forma voluntria e informal, pois pode fazer os companheiros entender que cada um de ns pode mudar esta trajetria e darmos uma nova direo em nossas vidas. E se envolver neste trabalho requer dedicao e percepo para lidar com um cotidiano cheio de sentimentos e em conito constante (Entrevista com Barbosa, monitor de sala de leitura em unidade prisional na regio noroeste paulista, 2011. Melo, 2006-2012).

junho 2013

93

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

O que se destaca nos depoimentos e nas relaes observadas em campo que este ator incorpora trs facetas de diferenciao. Para a Funap, tratava-se de uma posio-chave na execuo de seu programa de educao. Para diretores e demais funcionrios das unidades prisionais, so presos com acesso a dinmicas distintas da rotina da administrao, no estando submetidos aos mesmos padres de horrios e trnsito que os demais presos de cada unidade. Para a populao prisional, so os professores, tendo de se equilibrar entre um comportamento que legitime essa diferenciao e permita a ele ser aceito e visto como tal, e um proceder que no o distancie do mundo do crime, de modo a permanecer no convvio com seus companheiros. Ao incorporar a posio do monitor preso de educao como gura-chave de execuo de um programa institucional, evidencia-se no apenas o compartilhamento da gesto do cotidiano, mas tambm as formas como tal compartilhamento representa o convvio, conituoso e precrio, entre as estratgias de promoo do tratamento penitencirio e o incremento das aes de controle e vigilncia. Assim, conquanto possa ser vista como uma posio residual, cuja permanncia ou, ao contrrio, o desaparecimento possam se dar em funo de polticas temporrias, o que o monitor preso informa a existncia, sempre presente, de elos relacionais entre um discurso estatal e prticas extraociais que assegurem a produo e a reproduo do sistema prisional.

Entre o tratamento penitencirio e o controle dos corpos


Conforme descrito, a gesto do cotidiano nas unidades prisionais desdobra-se por meio de negociaes constantes entre a administrao ocial e as posies estratgicas forjadas no convvio entre os presos e entre estes e os operadores do prprio sistema. O equilbrio precrio nessas negociaes se manifesta ainda no conito tambm constante entre as aes de tratamento penitencirio e de controle da populao prisional. Dinmicas relacionadas com a forma de ocupao dessas unidades, a distribuio espacial dos presos e seu trnsito interno pelos diferentes setores das prises geram formas especcas de organizao das atividades promovidas pelo Estado, com forte proeminncia dos mecanismos de conteno. Tome-se, para ilustrar, a ocupao das unidades prisionais e a distribuio dos atendimentos de tratamento penitencirio. No incio de 2012, o estado de So Paulo apresentava um dcit de cerca de 84 mil vagas no sistema prisional10. Mesmo num contexto de superlo-

10. Dados disponveis em <http://noticias.terra.com.br/ brasil/noticias/0,,OI5624192-EI5030,00-Jornal+decit+no+s istema+prisional+passa+de+mil+ vagas+em+SP.html>, consultado em fevereiro de 2012.

94

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

tao, as aes educacionais realizadas nos presdios abrangem em mdia 16 mil alunos por ms. Os postos de trabalho envolvem cerca de 30% da populao total. constante a disputa entre a educao e o trabalho pela ocupao do tempo de cada indivduo preso e, no geral, o dia til nas prises no superior a seis horas, perodo em que os presos se dividem entre trabalhar, estudar, receber atendimentos jurdico, social, psicolgico, mdico etc. Ao contrrio do que arma o senso comum, o que se depreende dessa rotina que preso no tem tempo de sobra. As rotinas da priso giram em torno da segurana e da disciplina11. Segurana, supostamente, para os guardas e para a populao externa s muralhas; disciplina para os corpos que deveriam ser adestrados 12. O corpo funcional da administrao penitenciria formado na maioria por agentes de segurana penitenciria (ASPs) e agentes de escolta e vigilncia penitenciria (AEVPs), sendo reduzidos os quadros de ociais administrativos e tcnicos das reas de sade e de reintegrao social. No h um nmero xo de funcionrios previamente determinado, e a cada novo estabelecimento prisional inaugurado edita-se um decreto especco no qual denido o quantitativo de agentes de segurana, agentes de escolta e vigilncia e demais prossionais de setores tcnicos e administrativos. No entanto, a predominncia sempre de funcionrios de segurana. A rotina de atividades controlada a partir dos horrios de tranca. Na maior parte das unidades, d-se a soltura diria por volta das 7h30 da manh, horrio em que os presos que trabalham ou estudam so liberados para as ocinas ou escolas, respectivamente. Trata-se de um grupo reduzido, quando se considera o total de presos de cada estabelecimento. Antes daquele horrio, um grupo ainda mais reduzido j deixou as celas o pessoal da cozinha, responsvel pelo preparo da alimentao da rapaziada. Sobre ele incide um processo rgido de seleo e vigilncia por parte da populao prisional, uma vez que se trata de um grupo com possibilidades diretas de interferncia na vida de todos os demais presos13. Por isso, ser da cozinha reete o respeito conquistado ao longo de uma caminhada. Entre as 7h30 e as 10h30 se desenrolam as atividades matutinas da priso, que voltam a ser interrompidas por nova tranca: em torno das 11h, a maior parte dos presos j se encontra recolhida nos pavilhes habitacionais, onde ser servido o almoo. A tranca reabre s 13h, quando se inicia o perodo de atividades da tarde, que se estender, quando muito, at as 16h. Aps esse horrio, retorno ao

11. A administrao de cada unidade composta pela diretoria geral e diretorias de reas, e nestas h variaes entre os diferentes modelos de unidades e regimes. No geral, entretanto, a Diretoria do Centro de Segurana e Disciplina , abaixo da diretoria geral, a mais importante na tomada de decises e na definio de procedimentos internos de cada estabelecimento. O que observamos em diversas unidades que dicilmente diretores gerais e de segurana participam de eventos externos ou reunies ao mesmo tempo, sendo sempre necessria a presena de um dos dois na unidade prisional. Por outro lado, comum que, na ausncia do diretor geral, a responsabilidade pela administrao do estabelecimento seja transferida para o diretor de disciplina. tambm esse diretor que, na maior parte das unidades, estabelece as rotinas das demais reas educao, trabalho, atendimentos tcnicos , submetendo-as aos seus critrios de importncia. 12. O estatuto da Funap preserva at hoje sua funo social de adestrar os presos. 13. Dirigido por Marcos Jorge e lanado em 2009 pela Europa Filmes, o lme Estmago recebeu dezenas de prmios nacionais e internacionais ao retratar a trajetria ascendente de Raimundo Nonato no universo da culinria e das relaes de poder que se desenrolam numa priso. Inserido

junho 2013

95

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

nessas relaes, Nonato utiliza seus conhecimentos culinrios para conquistar a conana das lideranas do presdio, culminando com sua chegada ao alto posto das relaes entre ladres a partir do envenenamento de seu principal adversrio.

14. Os dados referentes aos nmeros de vagas esto disponveis em <www.sap.sp.gov.br>, consultado em abril de 2011.

pavilho habitacional, contagem, cela. As luzes sero apagadas por volta das 21h. Dessa forma, em que pese o discurso de promoo da reintegrao social, o que se percebe a pouca oferta de vagas e horrios para que a populao prisional esteja envolvida nas aes de tratamento penitencirio. Outro aspecto que inuencia essas aes so as estruturas fsicas das unidades prisionais. Em termos arquitetnicos, h seis modelos principais de estabelecimentos penitencirios, existindo ainda unidades com modelos diferenciados, em decorrncia de seus perodos histricos de construo ou dos regimes de deteno que abrigam. A diversidade arquitetnica exerce inuncia direta nas relaes entre ladres, e entre estes e a administrao das unidades. Tome-se o exemplo das penitencirias compactas, modelo mais comum atualmente encontrado. Trata-se de uma unidade dotada de oito pavilhes habitacionais, com capacidade para 76814 presos. Essas unidades so atravessadas por uma galeria central chamada radial com acessos laterais aos raios e aos pavilhes de trabalho, escola e cozinha. Como o nome j indica, so unidades em que os espaos celas, reas de convvio dos raios, pavilhes de trabalho, prdio administrativo etc. so compactos. As celas distribuem-se num raio retangular, sendo o espao central utilizado como quadra de esportes e rea para outras atividades diversas. Um pavilho originalmente concebido para ocinas de trabalho utilizado para montagem das salas de aula. Dividida em oito raios, a unidade conta, necessariamente, com oito faxinas. Como, na maior parte dos casos, so esses os presos que realizam a comunicao entre a rapaziada e os guardas, no raro que uma mesma informao seja transmitida de forma diferente em cada pavilho. A funcionria de uma unidade com essa arquitetura exemplica as diculdades geradas pelo modelo:
Eu estava com problema de matrcula de alunos na escola, com a adeso muito baixa para as turmas de alfabetizao. Ento chamei os postos culturais dos oito raios pra conversar, pois eu sempre digo que eles so o brao da escola dentro dos raios. Durante nossa conversa, um deles me interrompeu: dona A., a gente t com um problema srio l dentro. que o seu Al. no faz assim como a senhora, que chama todo mundo junto e a gente acerta o que fazer. Quando ele quer acertar alguma coisa pra cadeia andar, ele chama um faxina de cada vez e a ele conversa uma coisa com cada um. Ento a gente nunca sabe o que pode combinar com ele, porque ningum vai combinar uma coisa contrria ao que o companheiro

96

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

combinou. Ento a gente s concorda com o seu Al. e ele acaba fazendo tudo do jeito dele. A quando um faxina fala com o cultural do seu raio, e o cultural fala com o cultural do outro raio, a gente ca sabendo que o seu Al. combinou uma coisa diferente com cada raio e a a gente ca sem poder fazer muita coisa. Eu quei sem opo, porque como eu ia pedir ajuda pra levar gente pra escola, se os caras estavam ali justamente se sentindo enganados pelo meu diretor? (Entrevista, fevereiro de 2012. Melo, 2006-2012).

A localizao da escola nesse modelo impe restries de acesso, uma vez que o trnsito interno de presos entre o pavilho habitacional e os espaos onde ocorrem as demais atividades sempre motivo de preocupao para os guardas, de modo que as diretorias de segurana e disciplina consomem boa parte de seu tempo em criar estratgias para diminuir esse trnsito. No caso das atividades educacionais, no incomum que os diretores desloquem todos os presos que vo escola, bem como os monitores de educao, para um mesmo raio. A estratgia possibilita diretoria de disciplina maior controle sobre quem sai dos raios para a escola e permite aos agentes de segurana uma rotina menos laboriosa de abertura, contagem, tranca e trnsito dos presos entre o raio e o pavilho escolar. Na unidade citada, porm, os alunos estavam distribudos por todos os raios e, nesse caso, as diculdades eram geradas por uma prtica administrativa de tratar diferencialmente em cada raio as regras de trnsito pela unidade. Como consequncia, instaura-se uma dinmica de convivncia entre os presos que oposta ao prprio discurso da reintegrao social, uma vez que ir escola se impe como uma restrio a mais no convvio da priso. Observa-se a partir dos dados relatados que a gesto da vida na priso e mesmo aquilo que pode ser considerado como tarefas do tratamento penitencirio manuteno de vnculos familiares, projetos de reinsero social pelo trabalho, polticas destinadas educao dos presos so constantemente compartilhadas e negociadas entre instncias da administrao penitenciria, os grupos mais e menos organizados de presos e seus familiares. Os dados empricos demonstram que no cotidiano das prises existe muito mais do que uma aplicao imediata das diretrizes das polticas penais e penitencirias. Assim, as dinmicas sociais em torno das prises so resultado de conitos entre vetores em disputa dentro de um campo de foras em que Estado e mundo do crime se produzem constantemente e em relao.

junho 2013

97

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

Perspectivas analticas
Nos ltimos anos, a produo que trata de punio e prises conheceu um incremento importante, sobretudo com estudos realizados no estado de So Paulo, procurando registrar e compreender as mudanas do contexto. Uma das constataes mais importantes dessa jovem produo so os traos obsoletos de pesquisas clssicas realizadas na Europa e nos Estados Unidos h vinte ou quarenta anos. Autores como Goffman (1974) e Sykes (1974) so referncias ainda presentes, por terem construdo categorias de anlise que, aqui e agora, servem menos para ilustrar a realidade do que para pensar a diferena do presente em relao ao que foi discutido nas ltimas dcadas. No que se tenha abandonado a leitura de Manicmios, prises e conventos ou de A sociedade dos cativos. Parece que agora no se procura representar o caso brasileiro o paulista em particular como uma exemplicao das j descritas dinmicas internas da vida nas prises, mas estabelecer um dilogo crtico com pesquisas realizadas em outros pases e contextos, buscando nos estudos clssicos categorias que possam servir de elementos de comparao por diferena com uma realidade emprica em larga transformao. Dadas as especicidades de contexto e processo, necessrio manter o esprito crtico em relao a autores consagrados no debate atual, como o caso de Loc Wacquant ou David Garland. No se pode reproduzir uma aplicao acrtica das categorias como welfarismo penal ou estado penal, como se elas tivessem realidade emprica em qualquer tempo ou lugar, pois vivemos agora num mundo global em que as ideias circulam e onde todos esto submetidos s mesmas diretrizes dos organismos internacionais. Nada mais falso do que supor homogeneidade. O prprio Wacquant (2001) achou necessrio fris-lo no prefcio de uma coletnea de artigos seus versando sobre estudos nos Estados Unidos e na Frana, publicada no Brasil: uma favela brasileira no tem a mesma congurao de um gueto norte-americano que, por sua vez, no constitui a mesma realidade do banlieu francs ou de uma villa argentina. E cada uma dessas formas sociais complexas continua insere-se num tipo de relao com polticas pblicas, taxas de encarceramento, discricionariedade policial, formas de segregao e integrao de grupos marginalizados que so distintas, constituindo arranjos histricos peculiares. E conclui que a comparao mais til para a compreenso do mundo contemporneo quando faz ressaltar as diferenas do que quando aponta para semelhanas.
98

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

O mesmo esforo est presente na reexo de David Garland (2008) sobre o encarceramento em massa. Observar o crescimento do nmero de prises em uma quantidade signicativa de pases no pode ser idntico a supor que todo aumento da taxa de encarceramento possa ser explicado pelas mesmas causas e que v gerar as mesmas consequncias em todos os pases. E, ao seguir essa recomendao metodolgica, vlido ressaltar que o encarceramento em massa que se assiste em So Paulo no uma realidade para todo o Brasil. Em nenhum outro estado brasileiro o nmero de prises avanou to rapidamente e nenhum estado construiu penitencirias na intensidade em que vemos localmente. Da mesma forma, as polticas penitencirias e penais ou de segurana pblica no so semelhantes nem mesmo nos estados vizinhos. E a expanso dos negcios do PCC para alm da fronteira fsica paulista no parece estar produzindo ainda sabemos pouco sobre isso os mesmos efeitos em termos de gesto econmica ou moral da relao entre parceiros ou com adversrios15. No dilogo que vimos estabelecendo com essa produo recente, a partir da interpretao de nossos dados empricos, vemos a circulao de duas grandes teses sobre a especicidade paulista, que so de certo modo construdas e compartilhadas por vrios autores que emergiram no debate recente. De um lado, h um enfoque nas polticas estatais e, de outro, na organizao dos presos e nas relaes no interior do mundo do crime. Poucos so os estudos que relacionam esses atores e foras no interior de um campo de lutas, dos quais destacamos a abordagem de Camila Dias (2011). Quanto aos autores que focalizam a anlise do Estado, tm prevalecido estudos com objetivos normativos, preocupados em documentar arbitrariedades e violaes s normas jurdicas nacionais. Tem-se reetido sobre o signicado da adoo de institutos normativos como o RDD ou a criao de condies excepcionais de custdia. So pesquisas que revelam engajamento com a crtica ao encarceramento em massa e s polticas de gesto penitenciria, porm seu potencial de explicar as novidades surgidas no campo pequeno, j que no se tem notcia de estudos sobre prises no Brasil em que a violncia e as arbitrariedades da administrao prisional no estejam presentes (cf. Horta, 2012; Koerner, 2001; Ramalho, 1979). Apenas reiterar a persistncia da violncia estrutural pouco til para explicar o que move os atores estatais na direo de quadruplicar o sistema penitencirio em pouco mais de uma dcada e modicar a normatividade jurdica que rege sua atuao contempornea. Como explicar que um Estado que tradicionalmente tolerou o arbtrio e a violncia no interior do sistema penitencirio (cf. Horta, 2012) e que

15. Ainda se sabe pouco, mas a pesquisa de Loureno e Almeida (2012) aponta indcios de aumento dos homicdios e da violncia no interior das prises em Salvador, concomitante identicao de parceiros do PCC atuando em territrio baiano. A pesquisa de Mrcio Bonesso investiga presentemente os efeitos da expanso do PCC na gesto do trco de drogas em cidades do Tringulo Mineiro, onde parece que a presena dos paulistas provoca diferenciao e temor, mais do que identicao e conana popular em seus mtodos de administrao de conitos achados diversos do que tem sido retratado em relao s periferias paulistas.

junho 2013

99

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

sempre conheceu as normas informais que regeram o crcere (cf. Ramalho, 1979; Coelho, 1987) passasse, em dado momento, a valorizar a norma jurdica e se engajasse em disputas para alterar o contedo das normativas nacionais em vigor (cf. Teixeira, 2010)? No se pode entender isso olhando o Estado como homogneo ou ltrando as disputas de grupos de poder ou de projetos polticos diversos. Na pista de observar a atuao estatal a partir do enfoque normativo, tem-se dado menos relevncia ao questionamento da efetividade e at da eccia das polticas penais para determinar o que gestado no cotidiano da vida no interior das prises. Preocupada em acompanhar o que se produz como documentos ociais e discursos conduzidos no espao pblico que certamente criam efeitos de poder e constituem balizas no interior de um campo de lutas , Teixeira (2010) deixa de considerar aquilo que Dias (2011) pe em relevo quando constata, na gesto cotidiana da poltica penitenciria, que as leis e normas jurdicas funcionam menos para serem aplicadas do que para produzirem mecanismos de negociao informal entre a administrao local da priso e as lideranas polticas de presidirios. O carter arbitrrio da gesto penitenciria existia no passado, como existe no presente. Contudo, procuramos aqui demonstrar a presena de conitos de projeto no interior do Estado, conitos entre instncias governamentais que interferem na gesto prisional ou que simplesmente administram as consequncias do encarceramento em massa. Da administrao desses conitos surgem inclusive hierarquias entre instncias governamentais, entre funes estatais, e recursos e autoridade so desigualmente distribudos, gerando impacto sobre centenas de milhares de vidas dentro e fora dos presdios. Do ponto de vista analtico, procuramos chamar a ateno para esses conitos de projeto no interior do Estado, cuja homogeneidade e consistncia s podem ser pensadas em termos tpico-ideais, e no como realidade emprica (cf. Weber, 1991). Em decorrncia, o caso emprico que analisamos mostra ssuras e conitos na recepo e execuo de aes e nos modos de pensar marcados pelas tendncias hegemnicas de ampliao do encarceramento e de endurecimento penal. A necessidade funcional de compartilhar com os presos e com seus familiares as tarefas da gesto do cotidiano, a segurana no interior das prises e as aes caracterizadas como de ressocializao coloca constantemente em xeque a capacidade estatal de determinar, por meio de normas, cdigos e normativas tcnicas, os objetivos e as consequncias da prisionalizao.
100

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

No obstante, o fato de esse compartilhamento ser informal e no ocorrer de forma pblica em espaos de participao e igualdade de representao leva criao de hierarquias e relaes desiguais de proposio e fora, seja entre os diferentes atores estatais que se ocupam da gesto do encarceramento, seja entre os grupos de presos, seja entre os familiares. Este ltimo aspecto tem sido tratado pelas anlises que enfocam a emergncia de um novo sujeito poltico (os grupos organizados de presos) com capacidade de negociar condies e relaes, de criar efeitos de poder a partir de sua ao, que tambm cria balizas no campo de lutas, limitando, confrontando e produzindo deslocamentos na capacidade de efetivao das diretrizes legais ou das decises dos gestores localizados na capital do estado. Onde uns enxergam o encarceramento em massa produzindo destituio do sujeito de direitos, outros apontam os indcios da emergncia de um novo sujeito poltico, de aes coletivas que produzem identidades e impactam profundamente a gesto penitenciria a partir da emergncia de posies polticas ocupadas de forma organizada e de um projeto comum. A emergncia desse sujeito poltico, como nos esforamos em documentar, produz deslocamentos e transformaes, ocupa espaos, produz signicados, marca presena, mas est longe de apontar para uma realidade homognea: nem todas as companheiras de presidirios se orientam pelos mesmos princpios e horizontes de futuro, as trajetrias de egressos no apontam para comunidades de destino, a emergncia de novas identidades e formas de intervir sobre a vida na priso no esto necessariamente aprisionadas poltica do cotidiano predominante no convvio das penitencirias. A poltica estadual de educao nas prises criou a posio do monitor, que foi ocupada e ressignicada pelos presos com a gura do professor, mais um mediador das relaes polticas que organizam a gesto da vida nas prises. Por outro lado, os estudos que identicam a apario de grupos de prisioneiros com a emergncia de um novo sujeito poltico (cf. Biondi, 2010; Marques, 2009), cuja ao veio alterar o equilbrio de foras da gesto cotidiana de represso, vigilncia, disciplina e violncia nos crceres, como nos espaos sociais em que seus efeitos se deixam sentir (cf. Feltran, 2011; Hirata, 2010), no valorizaram tanto a evidncia de que, sob o novo regime moral que vige nas cadeias do PCC, h a invocao da instituio disciplinar, mais do que o seu questionamento ou a sua confrontao. A disposio discursiva de guerra polcia, de virar cadeia, de confrontar constantemente a administrao penitenciria, est curiosamente articulada gesto da vida prisional por meio dos dispositivos de segurana e disciplina informais que
junho 2013
101

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

16. Horta (2012) descreve em seu estudo sobre o presdio da Ilha Anchieta um tipo de exerccio de poder apropriado pelos agentes mais capilares do sistema penal. E aquele parece ser um tipo de gesto do poder estatal no interior das cadeias bem diferente do praticado a partir dos anos de 1980, quando se passou invocao de uma gesto prossionalizada ou tcnica, com objetivos de ressocializao ou humanizao, ou ainda de endurecimento do tratamento.

permitem que as cadeias andem, que possam ser tocadas. Imagina-se que sem essa funcionalidade da paz entre ladres teria sido muito mais difcil expandir o sistema carcerrio, inaugurar novas unidades prisionais e quadruplicar o nmero de presos. Em vez da tese do vazio do Estado cujo abandono em relao s prises, governadas mediante violncia e arbitrariedade, teria dado espao ao surgimento da organizao dos presos , constatamos a ocorrncia da expanso e do fortalecimento do poder estatal em sua funo punitiva, no estado de So Paulo, tendo como indicadores no s o aumento quantitativo do nmero de presos, mas tambm as mudanas qualitativas na forma como instituies e atores estatais se relacionam com o encarceramento, as prises e os presos. O que parece ter ocorrido no advento dos anos de 1990, com o crescimento vertiginoso do encarceramento e a larga expanso das instalaes penitencirias, foi uma atualizao das formas tradicionais de exerccio do poder estatal nas prises. Muito longe de um vazio, o que se v o estado paulista incrementando seu poder de punir, a partir da criao de novos presdios, de novos institutos e dispositivos, alm de reapropriar-se de tticas de governo que h muito eram utilizadas16. Esse incremento do poder estatal ocorreu simultaneamente a uma reorganizao da gesto da vida por parte dos coletivos de presos. A simultaneidade precisa ser mais bem compreendida como uma relao entre elementos em disputa no interior de um campo de lutas. Mas esses elementos administrao prisional e grupos organizados de presos no esto sempre s em confronto. Muitas vezes so vetores complementares que garantem a expanso da instituio disciplinar, com as peculiaridades de uma disciplina paulista. Dito de outro modo, a intensicao do controle social repressivo centralizado, operado mediante as lutas internas dos agentes estatais ligados gesto penitenciria, tensionada constantemente pela oposio complementar de um controle social difuso, fundamentado nos dispositivos de segurana compartilhados entre os mltiplos agentes que participam da gesto da vida na priso e interferem no seu espao-tempo. O controle difuso se faz tanto por agentes e dispositivos institucionais como sob modalidades informais de gesto da vida, tendo sido reforado e no apenas combatido pelas lutas de emergncia do novo sujeito poltico, os coletivos de presos. A convergncia entre diferentes estratgias de controle social, exercidas de forma complementar entre atores e agentes polticos adversrios num

102

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

campo de lutas comum, parte da explicao de um encarceramento em massa, que se mantm funcional e se expande continuamente por tanto tempo, sob to poucos questionamentos.

Referncias Bibliogrcas
BIONDI, Karina. (2010), Junto e misturado: uma etnograa do ceiro Nome. CARREIRA, D. (2009), Relatrio Nacional para os direitos humanos educao: educao nas prises brasileiras. So Paulo, Plataforma DhESCA Brasil. COELHO, Edmundo C. (1987), A ocina do Diabo: crise e conitos no sistema penitencirio do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Espao e Tempo/Iuperj. C. R. (2010), Educao como direito humano: um olhar de dentro. In: YAMAMOTO, PCC.

So Paulo, Ter-

A. et al. Educao nas prises. So Paulo, AlfaSol/Centro de Referncia

em Educao para Jovens e Adultos. CUNHA, E. (2010), Ressocializao: o desao da educao no sistema prisional feminino. Caderno Cedes, 30 (81): 157-178, maio/ago. DA SILVA, D. A. (2010), Responsabilidade sobre a educao nas prises: Estado e sociedade civil. In: YAMAMOTO, A. et al. Educao nas prises. So Paulo, AlfaSol/ Centro de Referncia em Educao para Jovens e Adultos. DEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONAL Sistema de Informao Penitenciria InfoPen. (2012), Estatstica. Ministrio da Justia. Disponvel em <http://portal.mj.gov.br/depen/data/Pages/MJD 574E9CEITEMIDC 37B2AE 94C6840068B1624D28407509CPTbRNN.htm>, consultado em 1/9/2012. DIAS, Camila. (2011), Da pulverizao ao monoplio da violncia: expanso e consolidao do Primeiro Comando da Capital (PCC) no sistema carcerrio paulista. So Paulo, tese de doutorado em sociologia, Faculdade de Filosoa, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. & SILVESTRE, Giane. (2009), Situao carcerria no estado de So Paulo. In: SOUzA, L. A. F. (org.). Polticas de segurana pblica no estado de So Paulo: situaes e perspectivas a partir das pesquisas do Observatrio de Segurana Pblica da Unesp. So Paulo, Cultura Acadmica. FELTRAN, Gabriel. (2011), Fronteiras de tenso: poltica e violncia nas periferias de So Paulo. So Paulo, Editora da Unesp/CEM. FUNAP. (2010), Projeto poltico-pedaggico. Arquivo pessoal. GARLAND, David. (2008), A cultura do controle: crime e ordem social na sociedade contempornea. Rio de Janeiro, Revan.

junho 2013

103

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

GODOI, Rafael. (2011), Para uma reexo sobre efeitos sociais do encarceramento. Revista Brasileira de Segurana Pblica, 8: 138-154. GOFFMAN, Ervin. (1974), Manicmios, prises e conventos. So Paulo, Perspectiva. HIRATA, Daniel. (2010), Sobreviver na adversidade: entre o mercado e a vida . So Paulo, tese de doutorado em sociologia, Faculdade de Filosoa, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. HORTA, Filipe M. (2012), Ordenao, disciplina e punio militar: a ausncia da vigilncia e a presena de um suplcio no Instituto Correcional da Ilha Anchieta (1942-1953). Monograa de concluso do bacharelado em cincias sociais. So Carlos, Centro de Educao e Cincias Humanas, Universidade Federal de So Carlos. JULIO, E. F. (2010), O impacto da educao e do trabalho como programas de reinsero social na poltica de execuo penal no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educao, 15 (45), set./dez. KOERNER, Andrei. (2001), O impossvel panptico Tropical Escravista. Revista Brasileira de Cincias Criminais, 35: 211-224. LOURENO, L. C. & ALMEIDA, O. L. (2012), Gangues prisionais e dinmicas violentas: poder e fora dentro e fora do crcere. Trabalho apresentado no Seminrio de Estudos Prisionais, Controle e Violncia. So Paulo,
USP. III

MARQUES, Adalton. (2009), Crime, proceder, convvio-seguro: um experimento antropolgico a partir de relaes entre ladres. So Paulo, dissertao de mestrado em antropologia social, Faculdade de Filosoa, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. MELO, Felipe A. L de. (2006-2012), Anotaes em caderno de campo. Arquivo do autor, no publicado. . (2012), As prises de So Paulo: dinmicas, uxos e as implicaes nas trajetrias de egressos prisionais. Uma perspectiva a partir do monitor preso de educao . So Carlos, dissertao de mestrado em sociologia, Centro de Educao e Cincias Humanas da Universidade Federal de So Carlos. & OLIVEIRA, J. A. (2010), Educao nas prises: mais que reconhecer, necessrio efetivar esse direito com qualidade. In: YAMAMOTO, A. et al. Educao nas prises. So Paulo, AlfaSol/Centro de Referncia em Educao para Jovens e Adultos. & PRADO, S. L. (2010), Pode o preso dar aula? A experincia da educao de adultos nos presdios paulistas.Trabalho apresentado no I Congresso Internacional da Ctedra da Unesco de Educao de Jovens de Adultos. Joo Pessoa,
Pb,

jul.

RAMALHO, Jos R. (1979), O mundo do crime: a ordem pelo avesso. Rio de Janeiro, Graal. SALLA, Fernando. (2007), De Montoro a Lembo: as polticas penitencirias em So Paulo. Revista Brasileira de Segurana Pblica, 1 (1).

104

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Jacqueline Sinhoretto, Giane Silvestre e Felipe Athayde Lins de Melo

SILVESTRE, Giane. (2012), Dias de visita: uma sociologia da punio e das prises . So Paulo, Alameda. SYKES, Gresham M. (1974), The society of captives: a study of a maximum security prison. Princeton, Princeton University Press. TEIXEIRA, Alessandra. (2010), Prises da exceo: poltica penal e penitenciria no Brasil contemporneo. So Paulo, Juru. TELLES, Vera S. (2007), Cidade e prticas urbanas: nas fronteiras incertas entre o ilegal, o informal e o ilcito. Estudos Avanados, 21: 173-192. WACQUANT, Loc. (2001), Os condenados da cidade: estudo sobre marginalidade avanada. Rio de Janeiro, Revan/Fase. . (2008), O lugar da priso na nova administrao da pobreza. Novos Estudos Cebrap, 80, mar. WEbER, Max. (1991), Ensaios sobre a teoria das cincias sociais. So Paulo, Moraes.

Resumo Encarceramento em massa em So Paulo

A populao prisional de So Paulo cresce acentuadamente. Mais de 30% dos presos do pas se distribui pelas 154 unidades prisionais paulistas. A poltica de descentralizao das prises e encarceramento em massa focaliza acusados por crimes patrimoniais e de drogas, jovens, homens e oriundos das periferias urbanas. O artigo aborda desdobramentos do encarceramento em massa, resultantes das normas e moralidades que regem a vida nas prises, sobretudo as formas de compartilhamento entre a administrao e os internos e seus familiares na gesto do cotidiano na priso. Tal compartilhamento ultrapassa os limites fsicos das prises, produzindo efeitos sobre os mecanismos do encarceramento e o seu crescimento. Observou-se a negociao entre instncias da administrao penitenciria, os grupos organizados de presos e seus familiares para manter a ordem interna e para a execuo das tarefas do tratamento penitencirio. A intensicao do controle social repressivo centralizado tensionada pela oposio complementar de um controle social difuso, fundamentado nos dispositivos de segurana compartilhados entre os agentes que participam da gesto da vida na priso.
Palavras-chave: Prises; So Paulo; Punio; Educao nas prises; Controle social.

junho 2013

105

O encarceramento em massa em So Paulo, pp. 83-106

Abstract Mass incarceration in So Paulo

So Paulos prison population has grown sharply. More than 30% of the countrys prisoners are found in the 154 prison establishments in the state. The policy of decentralizing prisons and mass incarceration focuses on people accused of property and drug-related crimes, typically young, male and living in urban peripheries. The article explores the repercussions of mass incarceration resulting from the norms and moralities governing prison life, especially the collaboration between prison administrations, inmates and their families in managing the daily life of the prison. This collaboration extends beyond the physical limits of the prisons, inuencing the mechanisms determining incarceration and the increase in prison populations. The study observed negotiations between the administrations and organized groups of inmates and their families towards the shared goal of maintaining internal order to enable the work involved in penitentiary practices. The intensication of centralized forms of repressive social control is counterbalanced by the complementary opposition of a diffuse social control, grounded in the security procedures shared among the agents participating in the management of prison life.
Keywords: Prisons; So Paulo; Punishment; Education in prisons; Social control.

Texto enviado em 10/1/2013 e aprovado em 24/1/2013. Jacqueline Sinhoretto professora do Departamento de Sociologia e do PPgS da UFSCar e lder do Grupo de Estudos sobre Violncia e Administrao de Conitos Gevac-UFSCar. E-mail: <jacsin@uol.com.br>. Giane Silvestre doutoranda do
PPg

em sociologia da UFSCar e

membro do Grupo de Estudos sobre Violncia e Administrao de Conflitos Gevac-UFSCar. E-mail: <silvestregiane@gmail. com>. Felipe A. L. Melo mestre em sociologia pela UFSCar e membro do Grupo de Estudos sobre Violncia e Administrao de Conflitos Gevac-UFSCar. E-mail: <felipealmelo@yahoo.com.br>.

106

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1

Вам также может понравиться