Вы находитесь на странице: 1из 7

vice .

co m

http://www.vice.co m/pt_br/read/co mo -ser-uma-pesso a-melho r-em-2014

Como Ser uma Pessoa Melhor em 2014

Foto por Jake Lewis. dif cil usar a palavra autoajuda hoje sem algum achar que voc um demagogo, uma f raude, um criminoso sexual ou uma combinao dos trs. Os assim autodenominados artistas da seduo, Deepak Chopra, O Clube da Luta e inf indveis DVDs de ioga macularam o conceito. Agora, com razo, suspeitamos de qualquer plano que v melhorar nossas vidas tanta gente f oi levada f alncia ou ao suicdio em massa que no acreditamos mais nisso. Mas querer prolongar sua vida, em vez de resumi-la num rojo alcolico de glria duvidosa, no quer dizer que voc seja um psicopata. Isso s signif ica que voc tem noo suf iciente para saber que as cinco mil pessoas que so seus amigos no Facebook no vo te visitar quando voc estiver com um tubo enf iado na garganta num hospital qualquer. Tentar prolongar sua vida no conversa de hippie, uma ao antiespiritual e prcincia; uma mentalidade que troca as recompensas invisveis de uma vida no limite, pelos benef cios visveis de no morrer aos 37 anos com o f gado num saco plstico. At o Christopher Hitchens, o padrinho irresponsvel do atesmo do Reddit, disse uma vez que daria um tempo nos drinques e no cigarro se isso pudesse resetar os seus malef cios. No estou dizendo para voc curtir velas de cera de ouvido tibetana ou enemas de gua do Mar Negro, mas enquanto voc est por aqui, pode ser uma boa manter a merda o mais longe possvel do ventilador.

Como algum que recentemente se matriculou numa academia, dispensou o iPhone e aprendeu a dizer vou dar um peguinha, mas no vou bater o pad... s 3 da manh, acho que dei alguns grandes passos na minha vida. Me arriscando a soar um pouco como Todo Mundo Livre Para Usar Filtro Solar, aqui vo algumas dicas de coisas que andei lendo, coisas que andei f azendo, que andei no f azendo e outras ideias.

Foto por Robert Harper. Morrer Jovem uma Grande Babaquice Sabe quem um puta ator? O Michael Caine. Ele est nos maiores f ilmes de cada dcada, comeou vrias modas, ganhou dois Oscar, f ez muita grana, casou com lindas mulheres e viveu uma vida de f azer inveja a qualquer um na Terra. Sabem quem f oi canastro num punhado de f ilmes de teensploitation e morreu coberto de queimaduras de cigarro com 24 anos? James Dean. Sabem quem tambm f oi um tantinho melodramtico? Kurt Cobain. Sabe quem um tio bem legal? O Brian Eno, 65 anos. Nelson Mandela f ez um monte de coisas depois dos 30, n? E a lista continua. Mesmo que algumas mortes sejam claro trgicas e inevitveis (saudades, Biggie), muita gente precisa pr na cabea que o mantra viva rpido, morra jovem uma grande babaquice vendida por gravadoras e f abricantes de jeans. Querer viver o mximo possvel, com a melhor sade possvel, no quer dizer que voc o Clif f Richard. Quer dizer que voc entende que a condio humana vai alm de se juntar ao Clube do 27 ou ser imortalizado num graf ite. O f ato que viva rpido, morra jovem uma noo pattica perpetuada pelo tipo de pessoa que usa rosrios de pulseira e chama a Amy Winehouse s pelo primeiro nome. esse cara que voc quer ser? No. Tente viver o mximo possvel, seu tonto. A vida pode ser meio escrota s vezes, mas morrer esquecido e sujo na Cracolndia inf initamente pior.

Foto por Jamie Taete. Livre-se do Celular Graas a um encontro casual com uns caras barra-pesada um tempinho atrs, no tenho mais iPhone. E no me deixei levar pelas of ertas de celular que vejo sempre por a. Em vez disso, eu me vi gravitando em torno das palavras de Mark Fisher. Quando, numa palestra recente, o f odo do marxismo britnico descreveu os iPhones como centros de comando individualizados, isso me f ez pensar: em que parte da existncia humana os celulares so realmente indispensveis? Ento por que insistir em t-los? Quem disse que temos que responder e-mails 24 horas por dia? Quem realmente se importa com a porcaria do Instagram? Sabe quem? Pessoas que no gostam de voc. O que torna os celulares nada mais que uma f erramenta de autoaverso. Nos venderam uma gigantesca mentira tecnocapitalista sobre a necessidade de ter essas coisas. A menos que voc seja freelance, voc contratado para trabalhar certo nmero de horas, num escritrio, toda semana. Ento, por que tem que responder esses e-mails f ora de hora? Nunca achei que ia me pegar dizendo uma coisa dessas parecendo um dos meus prof essores e com certeza no sou um pregador neoludista, mas celulares matam sua concentrao, sua habilidade de conversao e talvez at suas habilidades cognitivas. E por qu? Por medo de perder alguma coisa e por simples stress. Jogue f ora seu celular, recupere aquelas horas de f olga, recupere sua vida. Voc sempre pode ler o Twitter no notebook.

Desconecte-se da Matriz de Entretenimento Estou me arriscando a parecer um paga pau do cara, mas tem um trecho no seminrio Capitalism Realism de Fisher em que ele conta sobre um estudante que insistiu em manter um f one na orelha durante uma de suas aulas. Quando Fisher pediu que ele tirasse o f one, o cara disse que no tinha importncia, porque a msica no estava ligada. Fisher teorizou que o rapaz f azia isso porque queria ter o conf orto de saber que ainda estava conectado matriz de entretenimento: se entediar pelo simples f ato de se sentir removido da matriz de estmulos de comunicao das mensagens, do YouTube e da f ast f ood, escreveu Fisher, ser negado, por um momento, o f luxo constante de gratif icao aucarada to em demanda. Sair de tudo isso por um tempo s pode ser saudvel. Nos tornamos completamente ligados a essa matriz, e quando somos removidos dela, ns nos tornamos nuf ragos agitados e incapazes, que no conseguem lidar com uma viagem de nibus sem o cobertor tecnolgico do Candy Crush. f cil desconsiderar a gerao de nossos pais, mas quando voc se lembra que eles passaram dias inteiros sem energia eltrica, f cil ver o quanto somos patticos. Aprenda a viver sem esses conf ortos da comunicao, porque essas tempestades polares s vo piorar e voc vai lidar muito mal com isso.

Foto por Rory DCS. Olhe o Horizonte Numa manh sombria e cheia de remorso depois de uma f esta de muita cocana na juventude, uma pessoa muito sbia me disse que os seres humanos no olham o horizonte o suf iciente. No num sentido f ilosf ico (apesar de que at poderia ser), mas literalmente. Como muita gente vive nas cidades, onde dif cil ver alguma coisa alm do prximo posto de gasolina, temos um entendimento muito pobre do alcance e do tamanho do mundo em que vivemos. E isso nos torna paranoicos, egostas, sem imaginao e deprimidos.

Claro, as cidades so lugares bonitos e acho que ainda no estamos prontos para mudar para o meio do mato, mas tente sair pelo mundo de vez em quando e ter uma noo de como a gente pequeno. Pode ser um tanto humilhante e assustador considerar coisas assim, principalmente numa sociedade que diz que somos nossos prprios deuses, mas voc vai se sentir muito melhor sobre aquele comentrio passivoagressivo numa f oto ou aquele relatrio que voc deixou para terminar depois. Leia Livros De novo, um conselho clich, mas clichs so clichs por um motivo. Voc no vai se tornar uma das grandes mentes da nossa gerao se f icar lendo o HypeBeast por cima ou passar o dia inteiro na f rente do Netf lix. Ler mais vai enriquecer sua vida, seja l o que voc f az. Leia no nibus, leia no trem, leia no almoo. Leia f ico e no-f ico. Leia Joo Antnio , leia Antnio Fraga, leia autobiograf ias de jogadores de f utebol. Leia para aprender e leia para viver. Mas no seja aquela pessoa que quer aparecer lendo o vencedor do Jabuti do ano no metr. Pais Logo que voc consegue se arrastar para f ora da tempestade de autoindulgncia que (ou pelo menos deveria ser) o f inal da adolescncia e o comeo da vida adulta, f cil achar que voc se tornou um cara descolado, sem laos, que Sabe Quem Realmente. A escola f icou para trs, a inocncia f oi trocada avidamente pela experincia e voc no consegue mais f alar com seus antigos amigos, porque eles esto ocupados com o casamento agora. Ento, quem voc vai procurar? Para as pessoas que sabiam que voc estava usando drogas esse tempo todo, mas que prometem no f alar sobre isso at voc se acalmar um pouco. Por f im, voc vai perceber que seus pais no eram os f ascistas que voc achava quando era moleque. Eles tambm se sentem sozinhos e conf usos neste mundo, mas com a vantagem de j ter passado pela mesma merda que voc est passando agora. Trate eles como bonecos de teste de sua prpria existncia; olhe para eles, f ale com eles e pare de pensar neles como os zicas que no te deixavam ouvir The Chronic 2001 no carro.

Foto por Matas Uris Rey. Exerccio Legal Voc no est mais no colegial. Voc no precisa mais acreditar nessa ideia ridcula que aptido f sica a preservao tola do padro de masculinidade antigo, enquanto voc com seu estilo de vida de dndi sedentrio o nico ser belo, brilhante e iluminado. Porque voc no ; voc f ica suado no caminho at o ponto de nibus e, mesmo sendo magro de ruim, suas artrias j devem estar parecendo aqueles bastezinhos de carne seca. Esportes em grupo no so para todo mundo, mas no estamos mais naqueles dias quando aquele pentelho da sexta srie mirava o chute na sua cara. Se exercitar uma busca to enriquecedora e intelectual quanto f sica. Isso limpa sua mente e timo para olhar o mundo com um novo ritmo. Murakami escreveu um livro sobre corrida, Camus era goleiro e o Kari Stef ansson, talvez o geneticista mais importante da atualidade, um jogador de basquete obcecado. A lista inf inita. Uma pesquisa da NASA mostrou que pessoas que f azem exerccios f sicos regularmente so melhores em tomar decises do que as pessoas que no f azem. O exerccio no torna voc um idiota mas f icar sentado a sem f azer nada sim. A verdade que pessoas que no se exercitam que so as idiotas e as provas conf irmam. A ideia de que o exerccio s para quem acabou de sair da cadeia ou para a galera da maromba a mais perigosa do nosso tempo, e perpetuada por gente que retuta o Stephen Fry e diz coisas como: Futebol? No um monte de milionrios perseguindo uma bola num campo?. Ou seja: os maiores babacas do mundo.

Beba, Sempre No f inal das contas, a vida muito dif cil. um negcio implacvel que no para at que realmente para. De que outro jeito podemos desviar a mente de nossa prpria existncia? O lcool a maneira natural de desacelerar as coisas e de nos sentirmos bem quando nossas circunstncias ditam o contrrio. o elixir da vida; o suco do amor e quase todos os grandes momentos de minha vida esto de alguma f orma ligados a isso. A vida maior que voc, se voc tentar venc-la, ela vai te derrubar. Sem gor, voc est simplesmente tentando dar uma cabeada em Deus. Siga o Clive no Twitter: @thugclive

Вам также может понравиться