Вы находитесь на странице: 1из 3

8 Ano - Fluxos de energia e ciclo de matria

Na natureza, os seres vivos interagem entre si e com o meio fsico-qumico em que vivem. Existem seres vivos que produzem o seu prprio alimento, e outros que tm de caa -lo. Autotrficos so seres vivos capazes de produzir a sua prpria matria orgnica a partir dos constituintes inorgnicos (matria mineral, gua e dixido de carbono) que existem, no meio ambiente. Heterotrficos seres vivos que precisam de consumir matria orgnica para absorver energia e nutrientes.

Cadeias alimentares o conjunto de seres vivos de uma comunidade que se alimentam e servem de alimento uns aos outros. Numa cadeia alimentar, cada ser vivo ocupa um determinado nvel trfico de acordo com a fonte principal de alimento. Nas diferentes cadeias alimentares podemos encontrar normalmente, trs tipos de categorias de seres vivos: produtores, consumidores e decompositores. Produtores so seres vivos capazes de produzir o seu prprio alimento; so tambm designados autotrficos. Ocupam o 1 nvel trfico. Consumidores - so seres vivos Heterotrficos que se alimentam directa ou indirectamente da matria orgnica, produzida pelos produtores. Consumidores primrios ou consumidores de 1 ordem so herbvoros e alimentam-se exclusivamente dos produtores, ocupam o 2 lugar trfico. Consumidores secundrios ou consumidores de 2 ordem designam-se predadores ou carnvoros e subsistem custa dos herbvoros. Ocupam o 3 nvel trfico.

Existem ainda consumidores de 3 e 4 ordem e assim sucessivamente contudo as cadeias alimentares so, de uma maneira geral, curtas, no contendo mais do que 5 ou 6 nveis trficos.

Decompositores so seres vivos heterotrficos que transformam a matria orgnica, de que se alimentam (cadveres e produtos de excreo, como as fezes e a urina, dos organismos de todos os nveis trficos), em matria mineral que devolvida ao solo.

Teias alimentares

conjunto de cadeias a limentares.

Teias alimentares constituem relaes trficas, mais abrangentes, isto , cada espcie pode servir de alimento a varias outras e apresentar preferncias alimentares diversificadas. Em cada comunidade existem em vrias cadeias alimentares interligadas que constituem uma rede ou teia alimentar. Numa teia alimentar, os mesmos seres vivos podem pertencer a vrias cadeias alimentares. O mesmo ser vivo pode ocupar diferentes nveis trficos. Os animais da mesma espcie podem pertencer a vrias cadeias alimentares, para garantirem alimento suficiente, de modo a assegurar a sua sobrevivncia.

Fluxos de energia
Numa cadeia alimentar, medida que se passa de nvel trfico para nvel trfico, a quantidade de energia disponvel diminui. Apenas 10% da energia contida num nvel trfico passa para o nvel trfico seguinte. Por este motivo, as cadeias alimentares, geralmente, no ultrapassam o 5 nvel trfico, j que, a partir deste nvel, a energia disponvel mnima. Ciclo de matria A matria circula nos ecossistemas de uma forma cclica e contnua. Nos ecossistemas, a matria orgnica circula dos produtores para consumidores e regressa ao solo sob a forma de matria mineral, pela aco dos decompositores. No solo, esta matria mineral fica disponvel para os produtores, ocorrendo um novo ciclo. Os diversos elementos constituintes da matria que esto presentes na Natureza, como o carbono, oxignio e azoto, circulam atravs de ciclos bioqumicos. Estes ciclos representam um conjunto de processos que asseguram a reciclagem permanente e relativamente rpida da matria, passando do estado orgnico ao estado mineral e vice-versa.

Exemplos de cadeias: 1 2 3 4

Energia

unidireccional.

Exemplo de teia alimentar:

Вам также может понравиться