Вы находитесь на странице: 1из 4

Mos Um Toque de Harmonia no Corpo, Mente e Esprito.

Nosso estilo de vida, hbitos, crenas e ansiedades geram tenses e stress que podem afetar o funcionamento adequado do organismo e da vida em geral causando vrios tipos de desconfortos e disfunes fsicas, mentais e emocionais.

Jin Shin Jyutsu uma arte de harmoni!a"o do corpo, da mente e do esprito atrav s de toques com as m"os em combinaes de #$ pontos do corpo onde a energia vitalse concentra, chamadas #$ %ravas de Segurana de &nergia '%S&(. %ra! bem estar, vitalidade, dissolve o stress e estimula a capacidade natural de regenera"o do corpo e e)pans"o da consci*ncia e, pode ser usado, como complemento para a medicina convencional, pois promove rela)amento profundo e redu! os efeitos do stress, fator desencadeante de muitas doenas do homem moderno. Suas ra!es encontram+se na sabedoria inerente a todos seres humanos , da qual nem sempre estamos plenamente consciente , de que todos temos a capacidade de nos harmoni!ar fsica, mental e emocionalmente. &ssa sabedoria foi resgatada atrav s dos estudos do -estre Jiro -urai no Jap"o, no incio do s culo .. e foi tra!ida por sua aluna -ary /urmeister, para os &stados 0nidos em 1234 e, desde 1224, esta arte tem sido ensinada e praticada no /rasil por um n5mero crescente de pessoas. Segundo -ary /urmeister , aluna durante 1# anos do mestre Jiro , o Jin Shin Jyutsu uma 6isio+6ilosofia, pois nos permite conhecer a ess*ncia da nature!a humana, ensinando a perceber, compreender e transformar a nossa realidade de forma natural, sem esforo. 7om a prtica desta arte podemos reconhecer a sabedoria do corpo e da vida, entender suas mensagens e utili!+las para gerar harmonia e sa5de.

0ma das t cnicas de Jin Shin Jyutsu aplicada nos dedos das m"os , a m"o direita representa o 8aqui agora9 e a m"o esquerda o 8passado9 , para aliviar emoes bloqueadas e atuar em cinco atitudes negativas especficas: preocupa"o, medo, raiva, triste!a 'pesar(, pretens"o 'cobrir, esconder(, assim, ao massagear, suavemente, cada dedo de sua m"o sentir+se+ melhor, porque para cada dedo corre um canal de energia que conectada a um ;rg"o do corpo e, portanto, associada a uma emo"o. < possvel aplicar essa t cnica em qualquer lugar onde possa segurar os dedos. = intensidade do toque firme e delicada. N"o aperte , imagine que voc* est segurando um passarinho , depois que comear a pulsar, espere uns > minutos e ent"o mude de dedo. =bai)o descrevemos as emoes trabalhadas ansiedade, em auto cada dedo:

DEDO POLEGAR Preocupao ?epress"o, ;dio, obsess"o,

prote"o.

@ ?esequilbrio no nosso padr"o de energia 8individuali!ada9 do estAmago e bao. @ -elhora a digest"o de alimentos, ideias, pensamentos e emoesB @ =Cuda a dormir melhor e nos torna receptivos ao toque e carinhoB @ Dreocupaes e ruminaes mentais desaparecemB @ =Cuda estAmago, bao e pEncreasB @ /loqueia uma dor de cabea que est comeando. DEDO INDICADOR Medo %imide!, confus"o mental, depress"o, perfeccionismo, crtica, frustra"o, deseCo de vida. @ ?esequilbrio no nosso padr"o de energia individuali!ada da be)iga e rimB @ %ra! coragem, fortalece o deseCo de viver, harmoni!a a circula"o dos fluidos corporais e o sistema muscularB @ ?issolve o medo e as inseguranas. =Cuda rim e be)iga. &vita uma dor nas costas que est iniciando. DEDO MDIO - Raiva 7ovardia, irritabilidade, indecis"o, instabilidade, n"o alerta, emotividade.

@ e @ @ @ @ @

?esequilbrio no nosso padr"o de energia 8individuali!ada9 da vescula fgadoB &)pande o sentimento de compai)"o, a lucide! mental, a criatividadeB Fegula a harmonia interior do corpoB &limina a raiva, frustraes e irritabilidadeB =Cuda fgado e vescula biliarB -elhora a vis"o e revitali!a a fadiga geral. muco, bom senso.

DEDO ANULAR - Tris e!a "pesar# Negatividade, forma"o de

@ ?esequilbrio no nosso padr"o de energia 8individuali!ada9 do pulm"o e intestino grossoB @ Dromove a alegria, a esperana, o soltar do passado e o se abrir ao novoB @ d vitalidade e energia ao corpo. =fasta a triste!a, negatividade e o pesarB @ =Cuda os pulmes e o intestino grosso. @ Garmoni!a a respira"o e desconforto no ouvido. DEDO M$NIMO Pre e%so "co&rir' esco%der# 7horar por dentro e rir por fora, insegurana, nervosismo, confus"o, mortalidade. @ ?esequilbrio no nosso padr"o de energia 8individuali!ada9 do cora"o e intestino ?elgadoB @ 7onecta com a intui"o, aumenta a autoestima, harmoni!a o sistema esquel ticoB @ %ermina com pretens"o, Culgamentos, comparaes e esforoB @ =Cuda cora"o e intestino ?elgadoB @ &vita uma dor de garganta que est iniciando. CENTRO DA PALMA DA M(O %ra! sensa"o de pa! profunda e de unidade com o universo. @ ?issolve o desEnimoB @ =Cuda diafragma e flu)o do umbigoB @ Garmoni!a corpo, mente e esprito mutuamente e com o universo. Dode+se di!er que para quem tem desarmonias devidas ao stress eHou questes de sa5de, ou para quem simplesmente, deseCa participar ativamente na manuten"o da sua sa5de, harmonia e bem+estar, a =rte do Jin Shin Jyutsu uma ferramenta poderosa, disponvel para todos que querem aprender a despertar a harmonia natural que e)iste em cada um e, se levarmos em conta que, cada dedo representa uma chave simples para destravar e harmoni!ar nossa atitudes, n"o h tempo a perder, pois que nem di! o velho ditado: Me)*or preve%ir do +ue re,ediar-

A a)e.ria um indicador da nossa *ar,o%ia. Temos as nossas duas ,os como os nossos re/uve%escedores e*ar,o%i!adores Mary Burmeister

Вам также может понравиться