Вы находитесь на странице: 1из 22

Izadora Xavier do Monte

cole des Hautes tudes en Sciences Sociales

O debate e os debates: abordagens feministas para as relaes internacionais


Resumo Resumo: O artigo rene e discute as abordagens feministas para as Relaes Internacionais. O encontro entre os campos dos Estudos de Gnero e Relaes Internacionais data de pouco mais de duas dcadas, e representa um movimento simultneo ao do surgimento do chamado terceiro debate em RI. Dessa forma, pretende-se, alm de discutir a aplicao do gnero como categoria de anlise para as relaes internacionais, argumentar que essa aplicao est intimamente ligada s crticas s teorias convencionais de RI que surgem no contexto do terceiro debate. Palavras-chave Palavras-chave: gnero; relaes internacionais; teoria de Relaes Internacionais; pspositivismo.

Copyright 2013 by Revista Estudos Feministas. O uso de maisculas e minsculas serve para diferenciar relaes internacionais, gama de fenmenos, de Relaes Internacionais, disciplina ou campo de estudos.
1

Introduo
A aproximao entre os Estudos de Gnero e as Relaes Internacionais1 acontece no contexto do chamado terceiro debate em RI. Este artigo tratar da trajetria desse encontro a partir da perspectiva das RI. O objetivo ser, alm de construir um panorama das diversas abordagens feministas para as relaes internacionais, demonstrar a forma pela qual o surgimento da reflexo ps-positivista em RI ser responsvel por abrir o espao, na disciplina, necessrio aplicao do gnero como categoria de anlise. Inicialmente, para construir essa trajetria, preciso esclarecer quais so os termos do terceiro debate em RI, e como um dos seus polos, o ps-positivismo, representa uma ruptura com as formas anteriores de construo de conhecimento na rea . De fato, esta a principal caracterstica do ps-positivismo: a crtica aos esforos tericos anteriores em RI, desinteressados em incluir em suas anlises as variveis relativas dimenso social dos fenmenos internacionais.

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 424, janeiro-abril/2013

59

IZADORA XAVIER DO MONTE

2 Nomes importantes do liberalismo, Robert Keohane e Joseph Nye, criticam a viso realista porque acreditam que ela no considera uma condio importante e especfica do momento contemporneo do relacionamento entre os Estados, que eles chamam de interdependncia complexa o aprofundamento e multiplicao de laos que conectam pases, significando a diminuio em importncia dos assuntos militares, ou, pelo menos, uma hierarquizao mais difcil entre assuntos militares, econmicos, tcnicos e mesmo culturais. Ver KEOHANE e NYE, 1997.

3 Convencionalmente, dois outros debates marcariam a evoluo da disciplina. O primeiro seria entre

Assim sendo, o terceiro debate representa um desafio hegemonia do pensamento chamado positivista, que se prolongou da dcada de 50 at meados dos anos 80 e, pode-se dizer, ainda compe o centro da disciplina. Caracteriza o positivismo, em RI, a utilizao de mtodos e pressupostos retirados do liberalismo clssico e da cincia econmica para estabelecer leis gerais da poltica internacional. So duas as principais correntes positivistas: realistas e liberais. Ambas partem da considerao bsica de que o sistema internacional se organiza anarquicamente, isto , no h autoridade acima dos Estados. A soberania, a norma que garante aos Estados a autoridade ltima sobre seu prprio territrio, a origem dessa forma de organizao. Em consequncia, realistas defendem que a anarquia internacional, a necessidade de cada ator estatal garantir a sua prpria segurana na ausncia de uma autoridade superior e central, resume as possibilidade de relacionamento entre Estados, relegando-os a uma competio constante por poder, medido em termos de quantidade de recursos militares e/ou econmicos, e controle territorial. Liberais argumentam que, partindo dos mesmos pressupostos de racionalidade dos decisores e interesse na garantia de segurana da comunidade poltica, e mantendo a mesma preocupao com questo de custos e benefcios da ao, ainda assim, em condies particulares e especficas,2 so possveis certos laos de cooperao entre os pases. Desde o fim da Guerra Fria, no entanto, uma virada construtivista responde pelo surgimento de abordagens que propem uma maior preocupao com a construo social da poltica mundial. Os tericos dessa virada construtivista criticam, principalmente, o entendimento de correntes liberais e realistas do sistema internacional como um sistema que pode ser explicado a-histrica e a-socialmente, definido pela competio por recursos materiais e pela racionalidade dos decisores estatais. Tericos ps-positivistas, em RI, sero aqueles que buscam entender as normas e instituies a partir das quais agem os Estados. Ps-positivistas cogitam mesmo a existncia de identidades estatais, construdas entre atores domsticos e externos, e que impactam as tomadas de deciso em poltica externa. Dessa forma, o terceiro debate, essencial para a compreenso da forma pela qual gnero passa a ser uma categoria relevante no pensamento em Relaes Internacionais, a discusso entre positivistas e ps-positivistas, entre os defensores de uma abordagem mais economicista e os de uma abordagem mais sociolgica para a explicao dos fenmenos internacionais.3 O artigo organiza-se da seguinte forma. Primeiro, sondaremos as discusses sobre a dimenso social do

60

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

O DEBATE E OS DEBATES: ABORDAGENS FEMINISTAS PARA AS RELAES INTERNACIONAIS

idealistas (ou institucionalistas) e realistas, no ps-Primeira Guerra. O maior exemplo da primeira corrente seria o presidente estadunidense Woodrow Wilson. Diante dos efeitos devastadores da Grande Guerra, Wilson defendia uma verso do federalismo kantiano, defendendo que, pelo primado da racionalidade, organizando os lderes mundiais em uma instituio como a Liga das Naes, chegaramos ao fim dos grandes conflitos entre Estados. E.H. Carr, junto com Hans Morgenthau, seriam nomes-chave do realismo. Em oposio a Wilson, estes argumentavam que a busca por poder e o autointeresse, as caractersticas bsicas da poltica internacional, tornam ftil a tentativa de pr um fim definitivo aos conflitos internacionais. O importante seria o gerenciamento desses conflitos a partir de uma anlise informada pelo reconhecimento dessas caractersticas bsicas. Definir o segundo debate mais controverso. Ele pode ser entendido como a controvrsia metodolgica entre defensores de mtodos quantitativos e os defensores da historiografia como mtodo prprio das RI. Estes ltimos so comumente identificados entre os membros da Escola Inglesa de RI, cujos vrtices so Hedley Bull e Martin Wight. No entanto, o segundo debate mais comumente caracterizado como a disputa entre neoliberais e neorrealistas, que atinge seu pice nos anos 1980. Seus principais nomes so o do neorrealista Kenneth Waltz e o do neoliberal Robert Keohane. So estas duas ltimas correntes que as feministas identificam como atualmente hegemnicas na disciplina. Apesar de, como dito, terem divergido sobre os resultados da interao entre Estados e sobre o significado de instituies e da cooperao internacional, o fato de que as duas correntes compartilham pressupostos faz com o que o segundo debate seja frequentemente descrito como sntese no propriamente um debate, mas uma convivncia entre duas

internacional e, a partir da demonstrao das interconexes entre dinmicas da poltica internacional e uma vida social internacional, passaremos anlise das formas como o gnero parte dessas dinmicas, ao mesmo tempo sociais e polticas. Ou seja, aps a discusso das correntes pspositivistas em RI, partiremos para o debate das formas pelas quais as normas de gnero esto presentes nas relaes da vida social internacional as mltiplas abordagens feministas em RI. Esse , propriamente, o ponto de encontro entre as Relaes Internacionais e os Estudos de Gnero. O encontro reflete em si a complexidade dos dois campos e, veremos, naturalmente impactado pelo momento no qual se encontram os Estudos de Gnero, aquilo que usualmente conhecemos como terceira onda feminista. Finalmente, teremos um panorama terico de apoio afirmao de que o gnero uma categoria de anlise de grande valor para a disciplina de RI.

1 O social, o lingustico e as viradas na teoria de Relaes Internacionais o terceiro debate


Nas Relaes Internacionais, convencionou-se chamar construtivistas os primeiros autores que se identificavam como tericos da construo social da poltica mundial. Os principais nomes desse primeiro momento do terceiro debate so Alexander Wendt, Nicholas Onuf e Friederich Kratochwil. No entanto, a partir da publicao do trabalho desses autores, as crticas aos pressupostos do positivismo em RI multiplicam-se. O ps-positivismo em Relaes Internacionais se torna mais complexo e o termo construtivista, disputado. Analisar as obras de Wendt, Onuf e Kratochwil serve tanto para esclarecer o que construtivismo, quanto para entendermos os limites entre positivismo e ps-positivismo. Partimos desses trs autores, em adio, para desenharmos os contornos que distinguem as diferentes abordagens ps entre si e superar a identificao entre ps-positivismo e construtivismo, comum na literatura de RI. Para fugir tendncia geral, entre cientistas de RI, de estabelecer o construtivismo como rubrica geral para uma variedade de abordagens ps, recorremos a Maja Zehfuss.4 Zehfus rejeita essa tendncia. Em sua anlise dos principais nome do construtivismo, a autora tenta esclarecer de que forma o construtivismo no seria a eptome da reflexo pspositivista, mas um meio-termo entre as abordagens racionalistas e posies ainda mais radicais ps-modernos, teoria crtica, ps-colonialistas e mesmo feministas.

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

61

IZADORA XAVIER DO MONTE

explicaes que podem ser harmonizadas. 4 ZEHFUSS, 2002.

5 WENDT apud ZEHFUSS, 2002, p. 15.

Ainda que a posio de Zehfuss, explicitamente influenciada pelo pensamento de Jacques Derrida, seja pouco comum entre os tericos de RI, ela tem a vantagem de esclarecer como o terceiro debate amplo, estando nessa amplitude includas as feministas, e no est restrito ao pensamento daqueles primeiros autores construtivistas citados. Logo, seguindo a lgica de Zehfuss, a explicao do pensamento dos construtivistas apenas plataforma para a compreenso de outros temas e abordagens pspositivistas, sempre em perspectiva com a compreenso final que queremos formar sobre gnero e relaes internacionais. Alexander Wendt inaugura o construtivismo com a elaborao do conceito de identidades estatais. Estas seriam pensadas a partir de duas premissas do interacionismo simblico: a) atores agem com base nos significados que objetos e outros atores oferecem a eles; b) esses significados no so inerentes, mas resultado do processo de interao. Dessa forma, a anarquia internacional no seria uma consequncia necessria do sistema de autoajuda, mas uma instituio desenvolvida e sustentada pelo processo do relacionamento entre Estados. A partir da construo de identidades, Estados definem o tipo de anarquia e o ambiente de segurana que vo prevalecer nas relaes internacionais. O neorrealismo defende que o principal componente da soberania a autoajuda: devido ausncia de autoridade central, o sistema internacional assemelha-se ao estado de natureza hobbesiano, em que cada unidade deve buscar autossuficincia e acmulo de poder, a fim de garantir sua prpria sobrevivncia. No entanto, Wendt defende que, na formao da soberania, mais variveis esto includas do que apenas o clculo racional cru da sobrevivncia e autossuficincia. O processo histrico de relacionamento entre Estados permite que interesses estatais e relacionamentos interestatais se sofistiquem. Outros nveis de anarquia so possveis, alm do hobbesiano. Uma das possibilidades a anarquia kantiana, algo como o relacionamento EUACanad: corresponde a uma identificao coletiva, na qual interesses so calculados com base em sentimentos de solidariedade, comunidade, lealdade e maior nvel de agregao. Identidades autointeressadas no vo ser necessariamente substitudas por identidades coletivas, mas a cooperao pode modificar a identidade dos atores, alm da estrutura de recompensas, e, em consequncia, o ambiente de segurana prevalecente.5 Algumas abordagens que veremos na prxima seo defendem que o gnero influencia a formao da identidade estatal, de maneira anloga ao que acontece com os indivduos, servindo explicao de determinadas formas de relacionamento entre os Estados.

62

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

O DEBATE E OS DEBATES: ABORDAGENS FEMINISTAS PARA AS RELAES INTERNACIONAIS

ONUF, 1989.

Outro importante autor, um dos primeiros a subscrever ao projeto de elaborao de uma teoria social de Relaes Internacionais, Nicholas Onuf. Para Onuf,6 entender a construo social da poltica mundial passa pela aplicao de uma metodologia genealgica. De acordo com os preceitos de Michel Foucault, seria preciso uma anlise da formao histrica do discurso, do conhecimento e do poder no campo das RI, o que Onuf busca fazer em seu livro World of Our Making. O principal problema para o autor explicar o funcionamento da realidade social das relaes internacionais sem uma ordem centralizada. Para isso, Onuf se prope anlise das regras que constituem o sistema internacional, baseando-se no trabalho de Ludwig Wittgenstein sobre jogos de linguagem e a relao entre linguagem e teoria social. Para Onuf, existem trs tipos de regras sociais, a que correspondem trs tipos de atos de fala: instruo, direo e compromisso; a que correspondem atos de fala assertivos, diretivos e de compromisso, respectivamente. Os primeiros tratam de informaes sobre como so as coisas: a mesa de madeira, o carro est parado. Os segundos so comandos e ordens: suba na mesa, dirija o carro. As ltimas falam de promessas e recompensas: voc ganhar sobremesa se tirar a mesa, ou ser multado, caso v com o carro acima do limite de velocidade estabelecido. Para dar sentido s relaes internacionais, preciso pensar que os atos de fala, e as regras que dele decorrem, so usados para estruturar nossas relaes e agir na soluo de problemas de ordem poltica. Dessa forma, o funcionamento descentralizado do sistema internacional explicado por trs possibilidades de organizao, que seguem as categorias anteriormente expostas: hegemonia, heteronomia e hierarquia. A hegemonia um caso de instruo, no qual princpios so promulgados e manipulados por alguns atores, monopolizando o significado das regras, subsequentemente impostas aos atores subordinados; a hierarquia uma forma de organizao derivada de regras diretivas, associadas a um sistema jurdico, formal, de normas internacionais. Heteronomia trata de um tipo de organizao baseada em promessas e compromissos. A heteronomia particularmente interessante para Onuf. Formalmente, oferece uma aparncia dialgica igualitria para o relacionamento, mas, de fato, encobre a distncia entre a suposta autonomia dos atores no cenrio internacional todos so igualmente soberanos e a subordinao e superordinao que organiza o sistema os recursos a que cada Estado tem acesso so distintos. Olhar as relaes de promessas e compromissos entre os Estados permitira o estudo dessa distino. Para Onuf, a poltica mundial exatamente o estudo das formas pelas quais potncias mantm seu poder pelo recurso no apenas

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

63

IZADORA XAVIER DO MONTE

ZEHFUSS, 2002, p. 17.

violncia, mas tambm a smbolos essa relao entre materialidade e imaterialidade do poder a base da heteronomia das relaes internacionais. Mais uma vez, retomaremos a importncia dos smbolos e sua relao com o exerccio do poder quando falarmos dos feminismos em RI. Finalmente, Frederich Von Kratochwil. Kratochwil particularmente crtico adoo da noo de racionalidade instrumental por neoliberais e neorrealistas. Tentativas de eliminar elementos de valorao e interpretao, para tornar as anlises mais objetivas, levariam a uma m conceituao da prxis humana, o que exclui das anlises questes interessantes sobre os fins que se buscam na prpria realizao dessas anlises. Kratochwil defende, em linha com a teoria da ao comunicativa, de Jrgen Habermas, um critrio para racionalidade a partir de seu uso comum, em oposio ao conceito econmico. Uma ao poderia ser dita racional quando fosse possvel justificar agir de certa maneira, como comumente justificamos algo ao dizer que tal ao faz sentido; incluindo, nessas possveis justificativas, consideraes normativas. Definir algo como racional seria endoss-lo em termos normativos, reconhecer a existncia de um sentimento moral que o permite. Kratochwil busca criticar o objetivismo das abordagens positivistas de RI ao compreender a poltica como ao significativa, em vez de puramente instrumental. Contudo, para que a ao seja significativa, justificvel, ela precisa acontecer em um contexto intersubjetivo compartilhado, mediado por regras e normas. Estas so essenciais na abordagem de Kratochwil. No caso de problemas sociais, no h solues logicamente necessrias; todas as solues so afirmaes de validade construdas por meio do discurso. A questo principal entender como regras e normas so convincentes, como elas conseguem reunir apoio para isso, Kratochwil explora formas jurdicas de arrazoamento. Sua concluso de que, no por clculo quase matemtico, mas apenas quando aproximados de um ponto de vista moral, argumentos de fato so acordados e transformados em solues, caso da prtica poltica. Narrativas, como justificativas para certos cursos de ao, so importantes para entender a poltica, sob esse ponto de vista. De acordo com Kratochwil, narrativas localizam os temas em questo, no que diz respeito aos significados compartilhados, oferecendo as ligaes para a argumentao. Um fato supostamente objetivo no algo sendo descrito, antes a validade intersubjetiva de uma caracterizao com a qual pessoas razoveis podem concordar.7 Problemas polticos no tm apenas uma soluo possvel, ainda que sejamos capazes de reconhecer

64

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

O DEBATE E OS DEBATES: ABORDAGENS FEMINISTAS PARA AS RELAES INTERNACIONAIS

argumentos mais ou menos persuasivos a escolha entre uns e outros tampouco apenas dependente de clculos de utilidade individual. Normas e regras, organizadas narrativamente, esto sempre presentes, condicionam estratgias e definem o critrio de racionalidade, porque estabelecem os significados intersubjetivos que permitem que atores dirijam suas aes uns aos outros, comuniquem-se, critiquem e justifiquem-se. A crtica feminista em RI, como veremos, est em linha com o pensamento de Kratochwil e trabalha exatamente sobre o ponto de interao entre o uso do conceito de racionalidade em RI e narrativas sobre a relao entre poltica, masculinidade e feminilidade. No obstante o peso oferecido por esses autores dimenso social do internacional, como afirmado inicialmente, Zehfuss critica-os porque, para ela, eles comprometem a posio de ruptura que dizem ter em relao teoria convencional de RI na medida em que ainda aceitam a premissa de uma realidade material que interage com os sistemas de significado. A aceitao de uma realidade anterior atenuaria a crtica construtivista e abriria espao reafirmao de posies tipicamente positivistas sobre o autointeresse e os clculos racionais dos decisores como dados materiais da realidade, realidade resistente a significados construdos e que as teorias de RI devem analisar isenta e objetivamente. Baseada em Derrida, a autora afirma que o que falta ao pensamento construtivista, em relao s demais abordagens ps, voltar-se critica do prprio conceito de realidade, dessa realidade material e anterior, impermevel construo social. Afirmaes sobre o que define a realidade serviriam apenas para naturalizar aquilo que construdo socialmente. As prprias discusses, em RI, sobre o que tem prioridade a cooperao ou o conflito, o clculo racional ou normas internacionais seriam uma demonstrao da impossibilidade de declaraes absolutas sobre o contedo da realidade. Contudo, o que Zehfuss pretende como ruptura principal entre positivismo e ps-positivismo no a negao da realidade, mas a compreenso de que mesmo afirmaes mais bsicas sobre ela esto imersas em poder. Representaes no so mais importantes que o real e o real no pode ser construdo a partir do que desejamos. Porque o contexto, no entanto, ilimitado, ele no pode ser controlado. Esses so os termos do debate para aqueles que, segundo Zehfuss, constituem o polo oposto ao racionalismo. Afirmaes sobre levar em conta a realidade, nesse caso, so problemticas, porque obscurecem nosso envolvimento com sua construo, permite que se atribua responsabilidade s circunstncias. Quando a realidade

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

65

IZADORA XAVIER DO MONTE

Outro importante nome, no citado aqui, porque se posiciona um pouco mais distante das teorias que tm pontos de contato com o feminismo, James Der Derian. Der Derian segue bem de perto a linha derrideana de estudo das representaes para ele, as RI acontecem, cada vez mais, em espaos virtuais. A relao entre realidade e simulao tem se tornado mais complexa, principalmente nos campos da guerra e da violncia. As guerras do Golfo e demais intervenes internacionais em andamento, operadas distncia, seriam as principais instncias dessas dinmicas. Ver James DER DERIAN, 1992. 9 Nizan MESSARI e Joo Pontes NOGUEIRA, 2005, p. 196.
8

tratada como dado, a questo se torna aplicar conhecimento. Em Derrida, o que est em jogo, quando se tomam decises sobre o que a realidade, a responsabilidade. Sem o apelo realidade, toda escolha uma situao que no oferece uma nica resposta, racional e satisfatria. A questo da responsabilidade surge quando experimentamos o limite da nossa habilidade de controle, o limite do nosso conhecimento, o limite da nossa capacidade de satisfazer demandas ticas contraditrias. Em defesa do ps-modernismo, Zehfuss afirma que indivduos tm dificuldade de tratar com essas abordagens porque elas interferem com padres arraigados de pensamento, no oferecem regras claras para o comportamento, nem segurana suficiente. Para Derrida, a insegurana positiva e torna a responsabilidade possvel. Os ps-modernos, na linha derrideana, so os antagonistas dos racionalistas ao antagonizarem a segurana oferecida por padres racionais segui-los, ou declarar estar agindo cientificamente, fugir da responsabilidade que temos, como construtores da realidade. Em RI, so importantes tericos ps-modernos Richard Ashley, R.B.J Walker e David Campbell,8 cujos projetos tericos esto na avaliao das teorias de RI como discursos de poder ou modos de interpretao sem os quais o poder no pode ser exercido, e no como representaes de um mundo real, externo a esses discursos.9 As distines tericas construdas entre o domstico e o internacional, entre a anarquia e o Estado so vistas no apenas como descries, mas como meios de legitimao das prticas de guerra, hegemonia, balana de poder, entre outros, distanciandonos de quaisquer aes efetivas no sentido de construo de diferentes relaes entre Estados: por exemplo, fortalecendo o direito internacional. Ashley questiona as dicotomias s quais recorremos em nossas explicaes sobre as RI, baseadas em polos de oposio hierrquicos usados para justificar a ao. A questo das dicotomias hierarquizantes muito cara tambm s feministas, que acreditam que o pensamento moderno ocidental, fundamentado nessas oposies, constri significados e justifica-se racionalmente pelas interrelaes estabelecidas entre diferentes pares de opostos. A distino masculino/feminino tomaria parte, com frequncia, dessas construes de significado. As implicaes dessas relaes so discutidas na prxima seo. Outra crtica ps-moderna que tambm permite a aplicao do gnero a discusso sobre a prtica heroica do Estado. Segundo Ashley, os opostos binrios tornam-se explicaes racionais apresentadas como lgicas e naturais a partir da sua localizao dentro de estruturas narrativas. A principal, no caso das RI, seria a diferenciao anarquia/

66

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

O DEBATE E OS DEBATES: ABORDAGENS FEMINISTAS PARA AS RELAES INTERNACIONAIS

MESSARI e NOGUEIRA, 2005, p. 141.


10

soberania pela afirmao da soberania estatal como espao de segurana e sobrevivncia, em contraste com o perigo e violncia do extraestatal, anrquico. O Estado constri a ideia de segurana dentro do seu espao domstico por essa manobra discursiva, essa narrativa heroica, que serve tambm para negar as diversas violncias estruturais que existem no mbito do Estado e do qual ele com frequncia protagonista. De maneira semelhante, Campbell se preocupa como o Estado estabelece sua identidade pelo produo da diferena em relao ao outro a partir do estabelecimento de fronteiras. A produo do outro como tal seria parte integrante da poltica externa dos Estados nacionais. Outra corrente ps-positivista, na linha da ruptura radical que prope Zehfuss, mas com suas prprias caractersticas, a corrente tributria do pensamento crtico da Escola de Frankfurt. Atualizao do pensamento marxista, buscando fugir das dimenses mais deterministas e economicistas dessas anlises, a teoria crtica em RI v o realismo como uma teoria tradicional de soluo de problemas. Os principais nomes da teoria crtica em RI so Robert Cox e Richard Linklater, para quem a falta de interesse do realismo por processos de mudana reflete seu conservadorismo e sua preferncia por uma ordem mundial dominada por um pequeno nmero de Estados poderosos.10 Como outras teorias ps-positivistas, tericos crticos em RI afirmam que esse posicionamento histrico e poltico do realismo negado por ele mesmo no momento de definio de seus pressupostos de racionalidade e anlise objetiva da natureza do internacional. Em oposio, tericos crticos estariam preocupados em estudar os processos de mudana e produzir anlises que ajudem revises do sistema promotoras de relacionamentos mais justos e igualitrios. Os tericos crticos em RI procedem, dessa forma, aplicao do conceito de hegemonia, de Antonio Gramsci, s RI; ao foco nas dinmicas da globalizao, da transnacionalidade da produo; ao pensamento sobre as formas de estabelecer princpios ticos universais que possam guiar a ao dos Estados. Pensar a mudana, o estabelecimento de princpios ticos para o relacionamento entre Estados e as dinmicas transnacionais so temas que voltaremos a discutir, porque estaro presentes tambm nas discusses sobre gnero e RI. Concluindo a anlise das principais abordagens pspositivistas em RI, vimos que o posicionamento de Zehfuss esclarece muito a respeito do pensamento dos principais nomes do construtivismo em RI. Contudo, discordarei da autora. No considero, da mesma forma que ela, a posio de autores como Onuf, Wendt e Kratochwil como uma rea cinzenta entre o positivismo e o ps-positivismo. O compro-

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

67

IZADORA XAVIER DO MONTE

misso, em alguma medida, com uma realidade a priori tornase ponto de fratura inegocivel sob o prisma derrideano de Zehfuss. Para mim, no entanto, a quebra com o racionalismo estrito de neoliberais e neorrealistas no requer, necessariamente, o alinhamento com o contextualismo radical de Derrida, a partir do qual Zehfuss constri sua crtica e estabelece sua classificao. Do ponto de vista mais amplo da disciplina, as viradas que inauguram o terceiro debate so tributrias do pensamento de construtivistas que, inevitavelmente, esto junto s demais correntes ps do terceiro debate. Se alguma concesso a uma realidade material indisputvel feita, marcando uma distino importante entre construtivistas, ps-modernos e crticos, por outro lado, a crtica ao racionalismo e ao economicismo rene de novo todos esses autores na mesma linha de preocupaes. importante entender que nem todos os ps-positivistas so construtivistas. Para isso, no entanto, no necessrio privar os construtivistas do seu espao no lado ps do terceiro debate. Estabelecida a importncia dos ps-positivistas em RI, seu lugar na disciplina e sua relao com as correntes mais convencionais, cabe sondar as principais abordagens feministas em RI. Estas buscam, em desenvolvimento paralelo ao dos ps-positivistas, relacionar o gnero s relaes internacionais. A prxima seo procura mostrar como a teoria feminista vai fazer parte das viradas sociolgica e lingustica das RI. Feministas acabam inevitavelmente do lado pspositivista do debate por priorizarem, da mesma forma que construtivistas, ps-modernos e tericos crticos, as relaes entre poder e conhecimento e a importncia da linguagem, regras e identidades para as relaes internacionais. A tudo isso acima discutido, adicionaremos agora uma especificidade a aplicao do gnero como categoria de anlise, incluindo no campo das RI uma mirade de temas at recentemente ignorados.

2 Feminismos e RI
Abordagens que usam o gnero como categoria de anlise no estudo das relaes internacionais procuram, nas instituies e normas do sistema internacional, explicaes para a assimetria nas relaes entre os gneros e instncias de constituio de identidades de homens e mulheres. Em adio, as abordagens feministas tm em comum o fato de incluir no seu projeto cientfico uma dimenso poltica no apenas de superao da opresso feminina, mas tambm de construo de uma ordem internacional mais justa, na qual hierarquias, de gnero, classe ou raa, no estejam presentes. Mtodos e foco das anlises variam o uso do

68

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

O DEBATE E OS DEBATES: ABORDAGENS FEMINISTAS PARA AS RELAES INTERNACIONAIS

11

PETERSON e RUNYAN, 1999.

PETERSON e RUNYAN, 1999, p. 26-27.


12

gnero como categoria de anlise continua sendo o fio de ligao entre elas. V. Spike Peterson e Anne S. Runyan11 identificam duas possibilidades de trabalhar o gnero como categoria de anlise nas RI. A primeira chamada posio das mulheres; a segunda, poder do gnero. A primeira prpria das feministas que primeiro se engajaram na reflexo sobre as mulheres em RI, ou melhor, na reflexo sobre a ausncia e marginalizao das mulheres nos espaos considerados pelas teorias tradicionais como prprios da disciplina. Essas foram as feministas que passaram a buscar as mulheres, indivduos, nas margens e nos espaos anteriormente impensados e impensveis como parte das relaes internacionais. Segundo Peterson e Runyan, essas seriam as feministas de ponto de vista. As autoras, contudo, apontam que a maior parte das feministas emprega o ps-positivismo para no apenas localizar as mulheres em suas posies marginais e/ou subordinadas, mas tambm para demonstrar como essas posies esto ligadas ao poder do gnero gnero como um sistema de smbolos, empregados para interpretar a realidade e fixar significados, servindo, consequentemente, no apenas como uma categoria de classificao e forma de diferenciao de indivduos, mas tambm como um guia para as nossas aes. Essa conceituao de gnero inverte a viso tradicional sobre a relao entre indivduos e suas identidades de gnero. O senso comum compreende que indivduos agem de determinadas formas como resultado de suas caractersticas biolgicas e anatmicas. No entanto, quando pensamos na diferenciao entre masculino e feminino no como resultado da biologia, mas como um sistema de smbolos sociais definidores do masculino ou feminino, passamos a entender que so estes smbolos, socialmente interpretados como decorrentes dos sexos biolgicos, que impelem os indivduos a se comportarem de maneira socialmente entendida como condizente com sua anatomia. Quando compreendemos que a diferenciao entre masculino e feminino no apenas uma caracterstica individual, mas um conjunto de normas e significados que perpassa os indivduos, ao mesmo tempo que oferece a esses elementos para a construo de suas identidades, podemos entender o gnero como categoria tambm presente em discursos e instituies, e em diferentes nveis da vida social inclusive no nvel internacional. exatamente o gnero como categoria para alm do individual o foco das feministas preocupadas com o poder do gnero, ou, como dizem Peterson e Runyan, com a construo poltica dos gneros.12 Essas feministas estaro interessadas nos movimentos da poltica internacional que contribuem na construo e

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

69

IZADORA XAVIER DO MONTE

As mulheres representam hoje, aproximadamente, 7,3% dos chefes de Estado, de acordo com relatrio de 2010 das Naes Unidas The Worlds Women 2010: Trends and Statistics, diponvel em: http://unstats.un.org/unsd/ emographic/products/ Worldswomen/WW2010pub.htm, acesso em: 21 abr. 2011.
13

manuteno de formas de pensamento marcadas pela dicotomizao masculino/feminino e nas normas e instituies que se estruturam a partir dessa dicotomizao, servindo de base para a organizao da atividade social e modelo para interpretao da realidade, alm de guia para comportamentos individuais. A construo poltica dos gneros implica uma valorizao superior do masculino e das atividades masculinas e resulta em uma organizao da atividade social e poltica hierarquizada, fazendo com que identidades e atividades que so concebidas como prprias dos homens, ou de caractersticas masculinas, tenham maior prestgio, diante de identidades e atividades associadas s mulheres ou a caractersticas tidas como femininas. Essa hierarquizao uma construo poltica, na medida em que distribui poder, autoridade e recursos de forma a privilegiar os homens (ou indivduos associados masculinidade) o acesso das mulheres aos recursos, ao poder e autoridade , por isso, desigual e desprivilegiado. Dessa forma, vemos que, apesar da diferenciao didtica feita por Peterson e Runyan, o poder do gnero est intimamente ligado posio das mulheres. Esse seria o caso com a excluso tradicional das mulheres da alta poltica, espao entendido como loci por excelncia das relaes internacionais. A construo dessa esfera como esferas de alto prestgio estaria intimamente ligada sua construo como uma esfera tipicamente masculina. A difcil incluso das mulheres nessa esfera, fato ainda expressivo nas RI, seria resultado dessas dinmicas.13 As diferenas de gnero no acesso a recursos, poder e autoridade afetam a posio das mulheres na sociedade; por outro lado, o poder do gnero se relaciona s maneiras, pouco comuns em RI, de pensar como nossas formas de ver e interpretar o mundo esto delimitadas pelo gnero. Certas normas e instituies so responsveis pelas formas como somos socializados nas hierarquias de gnero, como internalizamos pressupostos culturais e os definimos como parte de nossas identidades. O controle social que garante essa internalizao feito pela famlia, pelas leis, pelo mercado, pela coero fsica e, tambm, pela organizao do sistema internacional. Esteretipos naturalizam e justificam estruturas sociais hierarquizadas e so polticos na medida em que significam a reproduo de relaes de poder. Gnero importante no apenas porque define as relaes de poder entre homens e mulheres, mas porque tambm condiciona o nosso pensamento a funcionar a partir de dicotomias hierarquizadas que legitimam formas mltiplas de dominao em diversas esferas sociais. a ideia de poder do gnero, afinal, que far a ligao entre os Estudos

70

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

O DEBATE E OS DEBATES: ABORDAGENS FEMINISTAS PARA AS RELAES INTERNACIONAIS

14

TICKNER, 2001, p. 15.

15

Ver Sarah RUDDICK, 1992.

de Gnero e as Relaes Internacionais, como veremos agora. Categorias ps-positivistas j trabalhadas na seo anterior sero agora vistas pelo prisma das abordagens feministas para as RI: abordagens que adaptam a aplicao do gnero como categoria de anlise s identidades estatais, normas do sistema internacional e crticas da construo terica e elaborao de conceitos. Segundo J. Ann Tickner, normas de masculinidade esto presente na definio das identidades e, consequentemente, dos comportamentos estatais. Para ela, o conceito de masculinidade hegemnica, referente a certas ideologias de virilidade, tem muito a explicar sobre decises em poltica externa. A masculinidade hegemnica um tipo ideal de masculinidade, repleto das caractersticas tidas como masculinas, mas s quais poucos homens de fato se conformam.14 Estamos falando das caractersticas do modelo ocidental de masculinidade baseado na agresso, competitividade, afirmao da autonomia. Curiosamente, todas essas caractersticas se alinham com alguns conceitos centrais para a explicao do comportamento estatal das abordagens positivistas: o conflito como resultado da busca autointeressada por segurana, o equilbrio de poder como resultado da competio entre Estados, a definio de anarquia como a caracterstica central do sistema baseado na soberania (autonomia dos Estados em relao a uma autoridade central). Tickner justifica essa identificao a partir da presena historicamente majoritria de homens nas altas esferas decisrias. De fato, sua sugesto para modificar as dinmicas conflitivas das RI est na busca pela incluso de um ponto de vista distinto na produo de teoria e na formulao poltica, o que seria diferente da defesa da incluso de mulheres individuais. A progressiva, ainda que tmida, incluso de mulheres nas altas esferas decisrias, nas ltimas dcadas, demonstra que a presena delas nesses espaos no implica necessariamente uma alterao dos comportamentos estatais. Como apontam Peterson e Runyan, comum que mulheres em posies de poder adotem uma atitude masculinizada para se adaptar melhor s demandas do contexto da alta poltica, o que apenas refora a ideia de que gnero no apenas um atributo pessoal, mas tambm de instituies. Logo, a questo seria incluir um diferente ponto de vista, e no apenas mulheres. Apesar de reconhecer essa distino, ela ser, em Tickner, bastante frgil. Na esteira da tradio maternalista de Sara Ruddick,15 Tickner defende que, historicamente, a socializao feminina faz com que mulheres estejam mais ligadas ao comunitrio, cooperao, no hierarquizao. Tickner coloca tanto peso sobre a socializao que a relao entre ponto de vista feminino e

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

71

IZADORA XAVIER DO MONTE

indivduos mulheres se torna praticamente inexistente ignorando a dinmica de incluso generificada descrita por Peterson e Runyan. Em adio, afirmar como feminino aquilo que cooperativo e no hierrquico pretende valorizar o feminino socialmente, mas tambm serve para reificar esteretipos femininos tradicionais, invisibilizando todas as experincias femininas (e mesma as masculinas) que no correspondem ao ponto de vista que foi estabelecido como prprio daquele gnero. A crtica que a autora sofre das prprias feministas em RI vai ao encontro do pensamento, impactado pelo ps-estruturalismo, da terceira onda feminista. Em adio, essa crtica demonstra que, apesar de terem sido importantes como ponto de partida para a reflexo sobre gnero em RI, as abordagens de posies das mulheres, ou ponto de vista, precisam ser acompanhadas por reflexes a respeito do poder do gnero. Um outro grupo de feministas tambm acompanha o incio do pensamento sobre gnero em RI. Feministas liberais tm um foco na reverso das desigualdades e hierarquias muito mais prtico que terico. De acordo com essa corrente, a opresso das mulheres funo das barreiras legais do Estado, que impedem a realizao de direitos individuais. O surgimento das demandas de feministas liberais, fora de RI, ligado s revolues burguesas do sculo XVIII, buscando, porm, estender s mulheres os direitos polticos e civis restritos apenas aos homens. Essa busca por extenso dos direitos masculinos s mulheres faz com que liberais vejam o Estado como agente potencial de promoo da igualdade. Apesar de ele se engajar em prticas discriminatrias, seria a autoridade mais apropriada para garantir os direitos das mulheres. O contexto histrico de seu surgimento responde pelos compromissos epistemolgicos positivistas que as feministas liberais assumem. Com efeito, elas perturbam a classificao aqui proposta, pois compartilham uma srie de pressupostos positivistas e creem que a constituio das RI como cincia tem sido enviesada, mas que a crtica teorica convencional no precisa ser to aprofundada quanto propem os pspositivistas: a adio das mulheres ao quadro epistemolgico do pensamento convencional seria suficiente como correo de rumo das RI. Feministas radicais vo se opor s liberais e suas afirmaes de que as nicas barreiras presentes emancipao feminina so as legais. Ao defenderem que a opresso feminina seria uma das primeiras, mais profundas e difundidas formas de opresso, as radicais veem o patriarcado como um sistema de opresso que permeia as instituies da sociedade para muito alm da esfera legal.

72

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

O DEBATE E OS DEBATES: ABORDAGENS FEMINISTAS PARA AS RELAES INTERNACIONAIS

16

ENLOE, 2000.

17

TICKNER, 2001, p. 14.

GILLIAN, 1982, apud Susan CARROLL e Linda ZERILLI, 1993.


18

Radicais e liberais tambm se diferenciam pelo fato de, enquanto as ltimas afirmam a igualdade entre os gneros, a nfase das primeiras est na diferena, e na necessidade de valorizao das caractersticas e experincias femininas, tradicionalmente inferiorizadas em sociedades patriarcais argumento prximo ao j comentado ponto de vista de Tickner. Enquanto feministas liberais buscam oportunidades iguais para mulheres ascenderem a situaes de privilgio definidos pela masculinidade, feministas radicais priorizam a autonomia e a liberao das mulheres em relao a normas masculinistas e heteronormativas ou seja, desafiam o poder do gnero dentro do Estado e do sistema interestatal. A seu ver, no controle dos homens sobre o corpo das mulheres est a raiz da situao de opresso e desprivilgio. Tanto o controle ideolgico (por meio de leis, como as que organizam o casamento) quanto prtico (pela violncia domstica e sexual) sobre as mulheres seriam expresses de princpios masculinistas que dependem da e sustentam a inferiorizao do feminino, enquanto valorizam o masculino e garantem aos homens melhores lugares na sociedade. Radicais dedicam-se, logo, investigao sobre como as experincias e atividades associadas s mulheres e ao corpo feminino so desvalorizadas e como a violncia sexual uma forma de controle das mulheres. Fenmenos prprios das RI tambm esto envolvidos nesse processo. Cynthia Enloe,16 por exemplo, constri uma taxonomia dos casos de estupro militar e analisa as formas pelas quais o estupro se liga aos conflitos tnicos, a fim de ressaltar as relaes existentes entre a violncia sexual e a internacional. O projeto poltico das radicais est na defesa da superioridade cultural dos valores femininos. Radicais afirmam que essa valorizao carrega em si um potencial transformador da prpria sociedade. Elas argumentam em favor das formas femininas de conhecer. Enquanto o pensamento patriarcal caracterizado por divises e oposies, as formas femininas de conhecer tm procurado construir uma viso de mundo baseada em relaes e conexes.17 Deparamo-nos, dessa forma, com uma temtica ps-positivista. Assim como em Kratochwil, estamos colocando em discusso o que foi definido como universal e unvoco na poltica e na cincia. No entanto, aqui, a base do argumento de que existem formas distintas de conhecer e tomar decises so as teorias psicanalticas que usam o gnero como categoria de anlise. De acordo com essas teorias, meninos so socializados para vises objetivistas do mundo, a partir da diferenciao e separao desses de suas mes, enquanto meninas se mantm identificadas com a figura materna, conformando suas formas de conhecer a partir de relaes e conexes. Carole Gillian18 aborda como homens

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

73

IZADORA XAVIER DO MONTE

e mulheres teriam diferentes concepes de justia homens se engajam na elaborao de concepes universalistas, enquanto mulheres possuem pensamento mais relacional e baseado em situaes concretas. Essas vises so, no entanto, assim como discutido sobre Tickner, criticadas por seu essencialismo. Uma outra interpretao feminista para as RI a do feminismo socialista. Para as socialistas, as diferenas entre condies materiais de existncia de homens e mulheres so a base da opresso feminina a principal fonte do patriarcado , assim, o controle dos homens sobre o trabalho feminino, principalmente o reprodutivo. Socialistas procuram mostrar como a separao entre o trabalho produtivo e o reprodutivo serve apenas a interesses masculinistas sob o capitalismo. A desvalorizao e naturalizao do trabalho reprodutivo das mulheres permite a organizao do sistema capitalista tal como . A considerao do trabalho reprodutivo como parte integrante e importante das atividades econmicas colocaria em xeque, por exemplo, a produtividade das grandes corporaes, dependente do trabalho no reconhecido e muito menos remunerado que as mulheres fazem de manuteno do lar e criao dos filhos. A no remunerao do trabalho reprodutivo diminui o preo dos salrios das mulheres, enquanto a reviso da importncia social do trabalho domstico nos levaria a uma reviso das ideias sobre polticas de assistncia social. A considerao do valor do trabalho reprodutivo transformaria esse conceito, distanciando-o da ideia de que so benefcios oferecidos pelo governo e ressaltando como so essenciais produtividade dos indivduos. Feministas socialistas so parte do grupo chamado ponto de vista. Para essas feministas, a percepo da realidade varia com a situao material do observador e, no caso das mulheres, sua situao material de desprivilgio permitira que elas tenham uma viso mais objetiva da realidade:
a posio subordinada das mulheres significa que essas, ao contrrio dos homens (ou de alguns homens), no possuem interesse na mistificao da realidade a fim de reforar o status quo ; logo, h maior probabilidade que elas desenvolvam um entendimento mais claro, menos enviesado, do mundo.19

19

TICKNER, 2001, p. 17.

Como j mencionado anteriormente, o projeto do ponto de vista feminista em RI sofre fortes crticas ao longo da dcada de 90. A dvida em relao possibilidade de acumulao sistemtica de conhecimento sobre as causas da opresso das mulheres fruto da emergncia da terceira

74

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

O DEBATE E OS DEBATES: ABORDAGENS FEMINISTAS PARA AS RELAES INTERNACIONAIS

onda feminista, sustentada por feministas ps-coloniais, psestruturalistas e ps-modernas. Essas levantam dvidas sobre a possibilidade de se construir um elenco fixo e determinado de causas estruturais para a opresso das mulheres. Para pesquisadoras ps-estruturalistas e ps-coloniais, as fontes de opresso so dinmicas e complexas, em consonncia com o dinamismo das relaes sociais em geral, em constante estruturao, e no podem ser identificadas e fixadas como queriam as feministas de ponto de vista, principalmente se considerarmos o posicionamento especfico, ocidental e branco, destas. Como consequncia, a teoria passa a considerar a inexistncia de uma identidade feminina universal, um ponto de vista a ser identificado e que permitiria a categorizao das mulheres e a sistematizao de causas da sua opresso. A teoria feminista em RI se aproxima, cada vez mais, das questes ontolgicas e epistemolgicas das abordagens pspositivistas. O discurso sobre o gnero como fonte complexa de organizao de poder, instituies e hierarquias torna-se cada vez mais central para os Estudos de Gnero em Relaes Internacionais. As ps-modernas rejeitam a reduo de mulher e gnero a categorias homogneas. Nas palavras de Sandra Harding,
em certo sentido, no existem homens e mulheres no mundo no h um gnero mas apenas indivduos, mulheres e homens construdos por lutas histricas particulares sobre as quais raa, classe, sexualidade, culturas, grupos religiosos e assim por diante vo incidir no acesso a recursos e poder.20

20 HARDING apud PETERSON e RUNYAN, 1999, p. 29.

PETERSON e RUNYAN, 1999, p. 175.


21

A delimitao das nossas experincias pelo gnero simplifica a identidade de indivduos complexos, servindo produo de interpretaes usadas para organizar a sociedade hierarquicamente. Feministas ps-modernas vo, como outros analistas de Relaes Internacionais, concentrarse no uso de mtodos genealgicos ou desconstrutivistas, para analisar as formas pelas quais se constroem as ligaes entre o gnero e os fenmenos internacionais.21 Seria de se esperar que o encontro entre dois campos amplos e diversos como os Estudos de Gnero e as Relaes Internacionais desse margem a inmeros conflitos e divergncias, como, de fato, o caso. As ps-modernas, crticas das feministas radicais e de ponto de vista, so, por sua vez, criticadas por essas. Aponta-se a tendncia a se distanciar da realidade dos indivduos, fechando-se excessivamente no debate sobre as construes discursivas da cincia. Esse fechamento distanciaria as ps-modernas do projeto emancipatrio original dos Estudos de Gnero. A abstrao

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

75

IZADORA XAVIER DO MONTE

22

SYLVESTER, 1994.

da crtica meta-terica ignoraria os problemas de indivduos concretos indivduos cuja melhora de vida a razo de ser original da teoria feminista. Feminismos ps-coloniais so tambm conhecidos como antirracistas ou anti-imperiais. A economia importante fator explicativo para essa corrente, mas sua principal nfase est na interseo entre imperialismo, colonialismo, capitalismo e racismo e a opresso das mulheres. As mulheres do Terceiro Mundo experimentariam formas particularmente agudas de opresso por causa dessas interrelaes. As pscoloniais desafiam a distino entre o local e o global, afirmando que estruturas de dominao perpassam esses nveis e demonstrando como isso implica formas especficas e mltiplas de opresso para as mulheres do Terceiro Mundo a maior parte dos mais pobres do planeta. Existe, ainda, uma outra corrente, particular no seu modo de analisar os mecanismos que funcionam no apoio de estruturas hierrquicas e opressivas, as chamadas ecofeministas. Na interpretao das ecofeministas, toda opresso existe em um contnuo; toda explorao, seja ela expressa no uso insustentvel dos recursos naturais, na violncia domstica ou em guerras totais, est interrelacionada e essencialmente a mesma, variando apenas em grau. As mulheres, associadas cultural e linguisticamente ao mundo natural, sofrem a forma de explorao primordial. Todas as outras formas de opresso, de alguma forma, esto modeladas a partir daquela experimentada pelas mulheres. A relao entre Estados, por exemplo, emularia essa opresso na medida em que Estados marginais ou oprimidos so feminilizados. Como consequncia, todas essas relaes de explorao acabam refletindo sobre as mulheres, que sofrem cargas acumuladas dessas exploraes. Ecofeministas vo defender a importncia da substituio do ideal da autonomia ideal masculinista que organiza todas as formas de explorao em um contnuo pelo da interdependncia. Uma viso que redefina a relao entre homens e mulheres, entre estes e a Terra, baseada em respeito, reconhecendo a interdependncia inevitvel entre todos, seria a forma de superar as diversas formas de opresso da nossa sociedade. Resumindo, para Christine Sylvester,22 trs so as formas pelas quais a teoria feminista contempla incluir a categoria gnero nos cnones da disciplina de RI. Em primeiro lugar, h a epistemologia feminista empiricista, cuja tarefa reduzir o vis da disciplina. O ponto de vista feminista, segundo Sylvester, toma como pressuposto a existncia de uma maneira particular de conhecer a realidade prpria s mulheres, ligada s atividades reprodutivas que lhes so atribudas caracteristicamente.

76

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

O DEBATE E OS DEBATES: ABORDAGENS FEMINISTAS PARA AS RELAES INTERNACIONAIS

23

ENLOE, 2000.

24

Ver Judith BUTLER, 1993.

Essas maneiras seriam comumente desvalorizadas e denegridas no campo cientfico por serem instintivas, intuitivas e/ou emocionais. Faria parte do projeto cientfico e poltico das feministas procurar incluir e dignificar essas formas de conhecimento, transformando-as em pontos de vista epistemolgicos que desafiem e ofeream alternativas aos atuais cnones tericos, que reproduzem e mantm os privilgios de certos grupos sociais. Na interseo com as vises ps-positivistas, Sylvester identifica dois tipos de feminismo: o ps-modernismo feminista e o feminismo ps-moderno ( feminist postmodernism and postmodern feminism) ambos sendo tributrios do ps-estruturalismo francs, que concebe a linguagem como uma fora de construo e reconstruo de ordens simblicas falocntricas. O segundo tipo citado, feminismo ps-moderno, seria um ponto de negociao entre o ps-modernismo feminista, que interpreta a diferena sexual como funo unicamente da linguagem, e o ponto de vista feminista, baseado firmemente na ideia da existncia de mulheres reais, e um corpo de experincias femininas concretas, distintas e objetivas. Sylvester se prope, na sua abordagem, a tentar o manejo de um dilema identificado por Enloe, em sua obra Maneuvers:23 como focalizar mulheres e valorizar vises e experincias femininas, mantendo, ao mesmo tempo, uma desconfiana saudvel, do ponto de vista ps-moderno, em relao a identidades de gnero que possam ser identificadas e fundamentadas em uma realidade biolgica dos corpos? Para Sylvester, localizaes mltiplas de mulheres que o ponto de vista feminista alcanou, sem priorizar nem cristalizar nenhuma das vrias experincias, seria parte da resposta. Reverberando, porm suavizando, os argumentos de Judith Butler, 24 o meio-termo seria a concesso da existncia de subjetividades e identidades mltiplas para as mulheres. Sylvester junta-se aos crticos da virada psmoderna ao se preocupar em temperar seu ceticismo sobre as categorizaes universais com a preocupao em no apagar, junto com os ideais de Homem e Mulher, a existncia de indivduos de carne e osso que se situam e vivem em complexa relao com todas essas categorias sociais. A fim de reconciliar o ponto de vista feminista e psmoderno, Sylvester prope um projeto poltico-metodolgico de poltica de conversao emptica,
que nos ajuda a aprender quais so as vantagens e as limitaes de nossas categorias identitrias herdadas e decidir sobre nossas identidades, poltica e preocupaes dirias em vez de continuar a reproduzilas ou rejeit-las automaticamente porque vm de fontes estabelecidas de autoridade.25

25

SYLVESTER, 1994, p. 12-13.

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

77

IZADORA XAVIER DO MONTE

Epistemologicamente, a construo do conhecimento passa a ser dependente de contnuas conversaes e negociaes sobre o conhecimento. Poderamos pensar o terceiro debate, ou mesmo a repetio da prtica de debates paradigmticos, em RI, como uma prtica positiva, cujo objetivo no deve ser chegar a uma deciso definitiva sobre os termos da disciplina, mas a manuteno desse espao permanente de negociaes e conversaes. Ao analisar os diversos debates que ocorreram na disciplina, contudo, Sylvester no cr que essa possibilidade de uso do terceiro debate para a cooperao emptica est sendo realizada. Segundo a autora, o campo ainda se apega a prticas de excluso que no permitem s RI a realizao do seu potencial, incluindo as experincias, corpos e lugares sociais daqueles que foram historicamente definidos como outros na teoria. Os movimentos tericos que at hoje tiveram lugar expulsaram as mulheres das construes tericas de RI o livro de Sylvester se prope anlise dos debates tericos que construram o campo como um domnio masculino. Uma vez que as mulheres foram suprimidas da teoria, a autora v como objetivo da teoria feminista desestabilizar e subverter o campo buscar as vozes femininas e as formas femininas de conhecer para ampliar o espao ontolgico da disciplina.

Concluso
Comumente, diz-se que o fim da Guerra Fria haveria distanciado o sistema internacional das preocupaes tradicionais de segurana e alta poltica, permitindo que assuntos da agenda dita soft tivessem sua importncia para o campo ampliada. As abordagens feministas teriam, nesse contexto, com sua preocupao em identificar as margens do meio internacional, alcanado maior expressividade. Essa, no entanto, s parte da explicao para a expanso das abordagens centradas no gnero. Como quisemos demonstrar, a variao no leque de temas que podem ser abordados pela teoria no funo apenas de mudanas histricas na constituio do sistema, mas dos instrumentos que usamos para dar sentido a ele. Tickner se ope ideia de que, com o terceiro debate e o fim da Guerra Fria, houve um movimento pela incluso das mulheres em RI. Para a autora, as mulheres sempre estiveram inclusas no campo, mas encobertas pelas lentes usadas para estud-lo. Em sua anlise final sobre os desenvolvimentos recentes da disciplina, ela aponta, compatveis com o uso do gnero como categoria de anlise, as teorias de RI preocupadas com a justia e a moralidade no sistema internacional, com a genealogia do surgimento histrico do Estado e com as

78

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

O DEBATE E OS DEBATES: ABORDAGENS FEMINISTAS PARA AS RELAES INTERNACIONAIS

relaes entre poder e conhecimento na organizao da poltica estatal. O artigo procurou mostrar a possibilidade de intersees entre preocupaes feministas e uma teoria de RI, ps-positivista, que seja capaz de mostrar as formas pelas quais as mulheres so inevitavelmente parte do campo e o gnero, uma categoria til anlise de diversos fenmenos internacionais, ainda que tenhamos apenas recentemente nos dado conta disso.

Referncias
BUTLER, Judith. Problemas de gnero Feminismo e subverso da identidade. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1993. CARROLL, Susan, and ZERILLI, Linda M.G. Feminist Challenges to Political Science. In: FINITER, Ada (ed.). Political Science: The State of the Discipline II. Washington, DC: APSA, 1993. p. 55-76. DER DERIAN, James. Antidiplomacy: Spies, Terror, Speed and War. Oxford: Blackwell, 1992. ENLOE, Cynthia. Maneuvers The Politics of Militarizing Womens Lives. Berkley and Los Angeles: California University Press, 2000. GILLIAN, Carole. In a Different Voice: Psychological Theory and Womens Development. Cambridge: Harvard University Press, 1982. KEOHANE, Robert O., and NYE, Joseph S. Power and Interdependence: World Politics in Transition. London: Little Brown, 1997. MESSARI, Nizan; NOGUEIRA, Joo Pontes. Teorias das Relaes Internacionais correntes e debates. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. ONUF , Nicholas. World of Our Making: Rules and Rule in Social Theory and International Relations. Columbia: University of South Carolina Press, 1989. PETERSON, Spike V., and RUNYAN, Anne S. Global Gender Issues Dillemas in World Politics. Colorado: Westview Press, 1999. RUDDICK, Sarah. From Maternal Thinking to Peace Politics. In: COLE, Eva Browning, and COULATRAP-MCQUIN, Susan (eds.). Explorations in Feminist Ethics: Theory and Practice. Bloomington: Indiana University Press, 1992. p. 141-155. SYLVESTER, Christine. Feminist Theory and International Relations in Postmodern Era. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. ______. Gendering World Politics Issues and Approaches in the Post-Cold War Era. New York: Columbia University Press, 2001. ZEHFUSS, Maja. Constructivism in International Relations: The Politics of Reality. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

79

IZADORA XAVIER DO MONTE

[Recebido em maio de 2011, reapresentado em maro de 2012 e aceito para publicao em maio de 2012]
Debate, Debates: Feminist Approaches to International Relations Abstract: The article collects and discusses feminist approaches to International Relations. The Abstract encounter between the fields of Gender Studies and International Relations dates back to a little over two decades, and represents a movement that was almost simultaneous to the beginning of what is called in the IR field the third debate. In this sense, besides discussing the use of gender as a category of analysis for international relations, the article intends to argue that this use of gender in IR is closely connected to the critics to conventional IR theories that emerge in the context of the third debate. Key Words Words: Gender; International Relations; International Relations Theory; Post-positivism.

80

Estudos Feministas, Florianpolis, 21(1): 59-80, janeiro-abril/2013

Вам также может понравиться