Вы находитесь на странице: 1из 7

INQURITO JUDICIAL PARA APURAO DE FALTA GRAVE

Prof.: Konrad Mota

Prof.: Konrad Mota


GENERALIDADES:

O inqurito judicial para apurao de falta grave um procedimento especial trabalhista previsto no art. 494 da CLT, segundo o qual o empregado estvel acusado de falda grave dever ser suspenso de suas funes por prazo no superior a 30 dias e, neste mesmo prazo, o empregador ter que ajuizar a ao de inqurito para que a despedida se torne efetiva. Lembrando que o prazo de 30 dias contado da suspenso decadencial (smula 403 do STF), e se refere ao direito de punir. A smula 62 do TST, todavia, aduz que o prazo de decadncia do direito do empregador de ajuizar inqurito em face do empregado que incorre em abandono de emprego contado a partir do momento em que o empregado pretendeu seu retorno ao servio.

Prof.: Konrad Mota


Originariamente, a previso da ao de inqurito se reportava ao empregado que gozasse de estabilidade decenal. Entretanto, como tal estabilidade no mais existe, tendo sido substituda pelo regime do FGTS, o inqurito judicial somente ser cabvel para a seguir mencionadas.

DIRIGENTE SINDICAL
SUM-379, TST. O dirigente sindical somente poder ser dispensado por falta grave mediante a apurao em inqurito judicial, inteligncia dos arts. 494 e 543, 3, da CLT. EMPREGADO ELEITO DIRETOR DE COOPERATIVA Lei n 5.764\71, Art. 55. Os empregados de empresas que sejam eleitos diretores de sociedades cooperativas pelos mesmos criadas, gozaro das garantias asseguradas aos dirigentes sindicais pelo artigo 543 da Consolidao das Leis do Trabalho.

Prof.: Konrad Mota


REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS NO CONSELHO NACIONAL DE PREVIDNCIA SOCIAL Lei n 8.213, Art. 3. (...) 7 Aos membros do CNPS, enquanto representantes dos trabalhadores em atividade, titulares e suplentes, assegurada a estabilidade no emprego, da nomeao at um ano aps o trmino do mandato de representao, somente podendo ser demitidos por motivo de falta grave, regularmente comprovada atravs de processo judicial. REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS NAS COMISSES DE CONCILIAO PRVIA

CLT, Art. 625-B (...) 1 vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros da Comisso de Conciliao Prvia, titulares e suplentes, at um ano aps o final do mandato, salvo se cometerem falta, nos termos da lei.

Prof.: Konrad Mota


COMO FAZER:

1 PASSO: A ao de inqurito judicial deve ser consubstanciada atravs de uma petio inicial escrita, que possui natureza constitutivo-negativa ou desconstitutiva. O candidato, porm, dever mencionar as verbas porventura devidas que, no caso, sero apenas aquelas que estiverem vencidas.
2 PASSO: Assim, podemos dizer que a petio inicial do inqurito judicial para a apurao de falta grave possui os mesmos requisitos na petio inicial escrita da ao trabalhista, tais como: designao da autoridade a que se destina, qualificao das partes, exposio dos fatos e fundamentos jurdicos, pedido, indicao da provas, local, data, assinatura e valor da causa.

Prof.: Konrad Mota


3 PASSO: aconselhvel, porm, que o candidato, antes de expor os fundamentos jurdicos, abra um tpico e discorra sobre a necessidade de inqurito, na medida em que nem toda estabilidade provisria desafia sua propositura.

4 PASSO: Finalmente, o candidato deve lembrar que o pedido desconstitutivo, visando consolidar a dispensa por justa causa mediante reconhecimento da falta grave cometida.
Obs.: No inqurito, o autor chamado de requerente e o ru chamado de requerido. No h pedido de justia gratuita, pois o requerente normalmente uma empresa (empregador).

Prof.: Konrad Mota

Вам также может понравиться