Вы находитесь на странице: 1из 14

Editora

FRANK VIOLA
Atos 3:21

"O qual (Jesus Cristo) convm que o cu contenha at aos tempos da restaurao de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princpio." (Atos 3:21). A Editora Restaurao uma entidade sem fins lucrativos criada com o propsito de bem utilizar os recursos de comunicao disponveis para publicar todo tipo de material que seja til restaurao e edificao da Igreja de Jesus Cristo. O sustento espiritual e material desta entidade depende exclusivamente das oraes e doaes feitas pelos santos que forem tocados pelo Senhor para contriburem com este ministrio. O material publicado pela Editora Restaurao isento de reserva de direitos autorais estando, portanto, desde j liberado para a reedio e reproduo por qualquer pessoa que deseje participar deste trabalho. Agradecemos a Deus por nos confiar este importante ministrio, que certamente contribuir com a preparao da Noiva para a vinda do Rei e Senhor Jesus Cristo. O Editor. www.editorarestauracao.com.br

O Desejo do Senhor para a Sua Igreja

Be t n i a

ESTA MENSAGEM APROPRIADA PARA TODAS AS IGREJAS EM CASA, IGREJAS SIMPLES, IGREJAS ORGNICAS, E IGREJAS EMERGENTES

Traduzido do artigo: BETHANY The Lords Desire for His Church Autor: Frank Viola Publicado no site: www.ptmin.org

A EDITORA RESTAURAO publica a revista quadrimestral

O VENCEDOR

1a Edio Curitiba Novembro 2008

Esta revista a verso na lngua portuguesa da The Overcomer publicada na Inglaterra desde 1909 e fundada pela Sra. Jessie Penn-Lewis.

Este livreto de distribuio gratuita. Liberada a reproduo parcial ou integral.

Sua distribuio gratuita a toda pessoa interessada em seguir o caminho do crescimento na graa e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo.

Correspondncias devem ser envidas para: EDITORA RESTAURAO CAIXA POSTAL 1945 CEP 80-011-970 CURITBA PARAN BRASIL editor@editorarestauracao.com.br

Os pedidos de assinatura podem ser feitos pelo endereo da Editora Restaurao ou pela internet ovencedor@editorarestauracao.com.br

A ESPERANA DA GLRIA

PREFCIO DO EDITOR
Peo ao amado leitor permisso para dar um testemunho pessoal ao publicar este livreto, pois considero o assunto que ele trata como um grande marco em minha caminhada crist. Em novembro de 2005 fui convidado por alguns irmos para participar de uma conferncia no interior do Paran. Meu filho e eu decidimos participar, movidos por um desejo que naquele momento no entendemos muito bem, mas apenas seguimos a intuio do esprito. Um dos assuntos trazidos por um dos irmos conferencistas foi exatamente este, Betnia. Lembro-me que ficamos, meu filho e eu, muito impactados e at tivemos alguma comunho em particular sobre o assunto. Ao voltarmos para casa, compartilhamos por vrios dias sobre o mesmo assunto com nossas famlias. Pudemos sentir em todos a mesma reao que tivemos. Ainda assim, no tivemos uma viso mais ampla daquilo que o Senhor estava nos falando naquele momento. Hoje conseguimos perceber melhor o resultado do impacto que essa mensagem causou em nossa vida e na de nossas famlias. No ms de setembro do ano seguinte, o Senhor nos levou a deixar de reunir com o grupo de irmos com quem reunamos h mais de dez anos. Este grupo, embora no fosse denominacional, o Senhor nos mostrou que os procedimentos e prticas deles eram os mesmos de qualquer outra denominao ou sistema. Ali no era dada ao Senhor Jesus a supremacia e a centralidade, mas sim a alguns poucos irmos que dominavam sobre os demais. Na verdade estes irmos, que eram cheios de boa inteno, estavam caminhando na contra mo daquilo que o Esprito Santo estava mostrando igreja de uma forma geral. E o pior que, principalmente os assim considerados lderes, no aceitavam aquilo que o Esprito estava mostrando atravs de outros irmos. Atualmente temos buscado caminhar como aquele punhadinho de pessoas caminhou em Betnia, aos ps do Mestre e Senhor, Jesus Cristo. Somos livres para ouvir, desfrutar, valorizar e amar o nosso Senhor Jesus. Nos reunimos, a nossa famlia e todos aqueles irmos que estiverem por perto, na liberdade do Esprito, com o nico objetivo de render toda a honra a Jesus Cristo. Nos assentamos aos Seus ps, compartilhamos da mesa, do po e do clice. Aprendemos Dele aquilo que Ele quer nos ensinar. Peo a voc amado leitor que medite sobre o assunto tratado neste livreto. Questione, diante do Senhor, como voc e os seus esto caminhando atualmente. Seria como Betnia? A resposta a esta pergunta importante. Tome uma deciso e pague o preo, vale a pena! Que o Senhor continue a nos abenoar e a nos guiar para que surjam mais e mais Betnias na terra para prepararem a gloriosa vinda do Rei Jesus. Amm.

1 Desde Betnia ao nos separarmos, Surgiu um vcuo incessante em mim; Como tirar a harpa do salgueiro Ou entoar sem ter-Te junto a mim? Ao vigiar noite, solitrio, Indiferente ao gozo ou dor, Recordo a promessa de voltares; Mas por que ainda no vieste, Senhor? 2 Sem lar me sinto ante a manjedoura, A cruz me tira o gozo terrenal, Por Tua volta, aspiro alta ptria, Pois hoje s meu nico ideal. Sem Ti no tem sabor a alegria, Doura em meus cantos j no h; Oh! quo vazio o dia pois partiste! Oh! como anelo que no tardes, venhas j! 3 Embora saiba que ests presente, Ainda falta algo em mim aqui; S Tua luz e Teu sustento terno No mais me satisfazem: quero a Ti! Embora tendo Tua paz, estou s, Teu gozo h, porm suspiro em dor; E quando alegre, o ntimo anelo De ver-Te face a face explode num clamor. 4 Que exilado no almeja a ptria E peregrino regressar ao lar? Quais noivos separados no desejam, Ardentemente, logo se encontrar? Oh! qual prazer do mundo se compara Com todo o gozo de Te ver voltar? Se aqui no posso contemplar Teu rosto, Me resta pela Tua vinda suspirar.

5 Esquecerias o que prometeste: Vir e tomar-me para Ti enfim? Mas tantos dias e anos j passaram E ainda no voltaste para mim. Teus doces passos soam mui distantes; Que tempo mais terei de esperar? Senhor, por Tua volta ainda aguardo, At que, mui glorioso, venhas me levar. 6 De gerao em gerao, Teus santos Tm vindo e ido, quantos eu no sei, Sem verem tal promessa aqui cumprida; Por quanto tempo mais Te esperarei? Senhor, por que ainda no Te mostras? T quando o cu selado estar? Oh! deve nossa espera prolongar-se At Teu esplendor sem par se revelar? 7 Senhor, h muito aguardo Teu retorno, Mas no s eu; h geraes sem fim De mui queridos santos a rogar-Te Que voltes breve para os Teus, enfim. A incontveis lgrimas e rogos Por Tua volta urge responder; Senhor, escuta o clamor das eras, E tal corpreo brado vem, pois, atender.

Hino 483 Editora rvore da Vida

24

Este artigo a transcrio de uma mensagem que o irmo Frank entregou a uma igreja em casa na cidade de St. Agustine, Flrida, EUA no dia 22 de Abril de 2007. Esta mensagem adequada para todas as igrejas em casa, igrejas simples, igrejas orgnicas, e igrejas emergentes que esto reconsiderando o significado e prtica da igreja. Ns a convertemos neste artigo para que fosse ampla e gratuitamente distribuda.

Jesus Cristo dado Seu legtimo lugar de Cabea. No um homem. No um grupo de homens. Mas Cristo como o Cabea exclusivo. No somente em piedosa retrica, mas em realidade viva. Ele no simplesmente um bemvindo convidado; Ele o Mestre da casa. E aquela casa se torna Sua casa.

O Poder Atrativo de Betnia Gostaria de fazer uma observao final. Em Atos 1, temos outra narrativa onde Jesus ascende aos cus. Depois que o Senhor ascende, um anjo diz aos discpulos que o Senhor voltar da mesma maneira que Ele se foi. H uma profecia em Zacarias 14 que esclarece isso, penso eu. Ele diz que os ps do Senhor estaro sobre o Monte das Oliveiras quando Ele voltar para a terra. Agora, tenho uma pergunta. Pode ser que quando Jesus Cristo volte a este planeta voltar ao mesmo lugar de onde Ele partiu... Betnia, no Monte de Oliveira... por est razo envia uma mensagem ao mundo inteiro que as Betnias espirituais o que Ele est buscando e o que O trar de volta? Possivelmente a mensagem aqui que as Betnias possuem um poder atrativo Divino. Quando o Senhor vir as Betnias por todas as partes deste planeta, Ele voltar para os Seus. Pois Ele ser recebido. E Ele assumir este planeta como o Cabea acima de todas as coisas, tanto no cu como na terra.

SUMRIO
Introduo ................................................................................3 Encontro 1 ................................................................................5 Encontro 2 ................................................................................11 Encontro 3 ................................................................................15 Encontro 4 ................................................................................22

Resumo Para resumir, Betnia foi inestimvel para o nosso Senhor. E quando o esprito de Betnia est presente em um grupo de cristos hoje, ainda inestimvel para Ele. Betnia representa o corao do Senhor para Sua igreja. Deus quer uma Betnia em cada cidade nesta terra. O chamado para ser uma Betnia o elevado chamamento para todo cristo nesta hora. A terra espera um grupo de cristos em cada cidade que receber o Filho de Deus plenamente e completamente. Um grupo que entronizar Cristo como o Cabea sobre as suas reunies e sua vida corporativa e no um pastor ou um grupo de ancios. Um grupo que considerar Jesus antes de tudo e que dar a Ele Seu legtimo lugar de supremacia e centralidade. Um grupo que se dar completamente ao Senhor e uns aos outros. Um grupo que est disposto a desperdiar juntos suas vidas com Ele... inclusive o seu tempo. A terra espera isso. Possa o nosso Senhor ter aquilo que Sua alma deseja... uma Betnia em cada cidade um lugar onde Ele possa reclinar Sua Cabea. Voc pagar o preo para ser parte de tal lugar?

23

ENCONTRO 4

Maio do ano 30 D.C. Ento os levou fora, at Betnia; e levantando as mos, os abenoou. E aconteceu que, enquanto os abenoava, apartou-se deles; e foi elevado ao cu. E, depois de o adorarem, voltaram com grande jbilo para Jerusalm; e estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus (Lc 24:50-53). Tivemos uma morte em Betnia. Tambm tivemos uma ressurreio. Mas agora temos uma ascenso. Nesta narrativa, vemos Jesus Cristo ascender para o reino celestial. E de onde Ele ascendeu? Ele ascendeu de Betnia. Note a atmosfera aqui. H beno. H adorao. H grande alegria. H ascendncia. E depois que o Senhor foi tomado nos cus, Seus discpulos continuaram a se encontrar regularmente no trio do templo para adorar o Deus vivo. Isto , eles continuaram sendo uma Betnia para Ele na terra.

O Desejo do Senhor para a Sua Igreja


Frank Viola

BETNIA
INTRODUO

Assentado Acima de Todas as Coisas H tanto nesta passagem. Quando Jesus Cristo ascendeu, Ele foi entronizado como Cabea absoluta acima de todas as coisas. Todas as coisas foram colocadas sob Seus ps (Ef 1:20-23). Paulo nos diz que tambm ascendemos com Cristo, e tambm estamos assentados com Ele nos lugares celestiais (Ef 2:5-6). No temos tempo para explorar tudo o que isso significa, mas direi simplesmente que se voc tomar o seu lugar em Cristo nos lugares celestiais, a sua vida de orao ser dramaticamente modificada. Voc no estar mais fazendo pedidos a Deus para torn-lo em algo. Em vez disso, orar de uma posio entronizada com Cristo, e declarar o que Ele j fez por voc Nele mesmo. Estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo, e j que todas as coisas esto sob os Seus ps, todas as coisas esto sob os nossos ps tambm. nossa tarefa lembrar uns aos outros esta realidade e crer nela em conjunto. Betnia o lugar da ascenso espiritual. Mas h algo mais. Desde que Cristo ascendeu, Ele provou ser a Cabea acima de todas as coisas para a igreja. nossa responsabilidade, portanto, nos submeter a este Senhorio e exprimi-lo na terra. Em Betnia, a 22

Quando o Senhor Jesus Cristo veio a este mundo, no foi recebido. Voc se lembra do Seu nascimento? A cidade inteira de Belm fechou as suas portas para Ele. Por isso Ele nasceu em um estbulo entre a sujeira e o fedor do esterco de vaca. Quando tinha dois anos, foi caado pelo governo. (No existiram meninos em sua classe de jardim de infncia.) Ento, quando comeou Seu ministrio, foi rejeitado pelo Seu prprio povo os Judeus. Ele veio para os Seus, e os Seus no O receberam (Jo 1:11). Os lderes religiosos que dominavam Jerusalm tambm o rejeitaram. Lembrase de como Ele chorou sobre a cidade porque eles rejeitaram o seu Messias (Lc 13:34). Quando Ele tentou entrar em Samaria, foi rejeitado por aquela cidade tambm. Mas no o receberam porque Seu aspecto era de quem ia a Jerusalm (Lc 9:53). Ele tambm foi rejeitado pela Sua prpria cidade natal, Nazar. Lembra-se de Suas palavras: No h profeta sem honra seno na sua prpria ptria (Mc 6:4). De fato, o Prprio Senhor disse que no tinha casa neste mundo. As raposas tm covis, e os pssaros tm ninhos; mas o Filho do homem no tem onde reclinar a Sua cabea (Lc 9:58). Voc v a ironia? A est o Criador do universo. A est Aquele que no apenas fez todas as coisas, mas Aquele para quem todas as coisas foram feitas. E rejeitado pelo prprio mundo que criou. Ele no nem saudado nem recebido. Houve apenas uma exceo. Em toda a Sua vida humana, houve apenas um lugar na terra onde Jesus Cristo foi bem-vindo. Houve apenas um lugar onde Ele foi recebido. Foi numa pequena aldeia chamada Betnia. E ela desempenhou um papel proeminente na vida do Senhor. Esta tarde, gostaria de traar as pegadas do Senhor quando Ele viajou para a aldeia de Betnia. A razo de eu assim fazer simples. Acredito que Betnia representa o desejo do Senhor para a Sua igreja. Deus quer uma 3

Betnia em cada cidade deste planeta. Isto inclui a cidade de St. Agustine, Flrida. Os Evangelhos nos do quatro narrativas que tm lugar em Betnia. Antes de vermos cada uma, quero dar a vocs o contexto histrico daquela pequena aldeia. Betnia estava h pouco menos de trs quilmetros a leste de Jerusalm. Estava localizada nas encostas ao sudeste do Monte das Oliveiras. O jardim do Getsmani tambm estava localizado no Monte das Oliveiras. Getsmani significa a prensa de azeitonas. Era o lugar onde as azeitonas eram esmagadas. Nos seis dias precedendo Sua crucificao, Jesus ia cidade de Jerusalm de dia, mas sempre se retirava para Betnia para passar a noite. Repetindo: Os seis ltimos dias de vida terrena do Senhor, Ele se retirou para Betnia e se alojou ali. Em Betnia, Ele encontrou o refgio, o descanso, a segurana e a paz. Betnia significa casa de figos. Isto significativo como veremos depois. Houve trs pessoas que viveram em Betnia as quais a Escritura diz que Jesus carinhosamente amou: Marta, Maria, e Lzaro. Parece que Marta era a irm mais velha. Maria era a irm mais jovem. E Lzaro era o irmo mais jovem. Houve tambm uma quarta pessoa que viveu em Betnia a quem o Novo Testamento chama Simo o leproso. Alguns eruditos acreditam que Simo era um parente de Marta, Maria, e Lzaro. Possivelmente o pai ou tio deles. Marta possua uma casa em Betnia. Maria era bem conhecida em todas as partes da cidade. Joo chama Betnia de: a cidade de Maria e sua irm Marta. A famlia parece ter sido prspera financeiramente. (O tamanho da casa de Marta e o tipo do sepulcro que foi usado para Lzaro so os indicadores da posio financeira deles.) Betnia parece ser o nico lugar na terra onde o Senhor Jesus foi entendido e reconhecido. Vamos agora ver o primeiro encontro do Senhor com Betnia como registrado na Escritura.

semana estarei fora da cidade com amigos. Estamos tendo uma festa na praia do mar da Galilia por toda a semana. Finalmente, Simo responde: Sinto tambm, Senhor. Amanh estarei livre e podemos ter uma refeio em minha casa. Mas o resto da semana est reservado. O meu show favorito na televiso favorita na segunda-feira pela noite. Na tera-feira trabalho at tarde, e estarei demasiado cansado para estar junto de algum. Na quarta-feira estarei jogando boliche a noite. Na quinta-feira tenho de visitar um velho amigo. E na sexta-feira tenho aula de cermica. Sinto a minha vida est bem cheia. Deixe-me traduzir as desculpas acima mencionadas em uma sentena: Senhor, voc no suficientemente importante para o meu tempo. O Senhor est procurando um grupo de pessoas que dar a Ele o primeiro lugar em suas vidas. Ele est buscando pessoas que se recusam estar sobrecarregadas com este mundo e os cuidados desta vida temporal. Ele est buscando pessoas que daro uns aos outros seu tempo. Ele est buscando pessoas que se juntaro regularmente... sentados aos Seus ps juntos, festejando diante Dele juntos, O amando juntos, O conhecendo juntos e O expressando juntos. A chamada para ser uma Betnia no uma chamada orao individual ou ao estudo da Bblia. Isso no de modo nenhum o que estou dizendo. Ela uma chamada para viver como uma comunidade para viver fora de sua vida no contexto de um corpo de crentes que est fazendo juntos uma casa para o Senhor deles... para dar a Ele um lugar para reclinar Sua cabea. A igreja primitiva se reunia diariamente de uma forma ou de outra. Eles viviam uma vida compartilhada. A igreja no existe para fazer de voc de mim melhores cidados na sociedade. Isso conseqncia. No o que a igreja. A igreja uma sociedade alternativa. Ela no um suplemento para este mundo. Ela um mundo por si mesma no qual vivemos nossa vida em sociedade como o povo de Deus. E o povo de Deus vive como uma comunidade de vida compartilhada. No se engane sobre isso: Voc no pode separar a devoo a Jesus Cristo da devoo Sua casa. Deus quer uma Betnia. Uma famlia extensa composta de irms e irmos que do a Cristo Seu lugar legtimo. Voc mesmo no pode ser um lar para Cristo. Ele toma uma comunidade de crentes para fazer isso. E isso requer o seu tempo... a maior parte do seu tempo. Vamos agora ver a quarta e ltima narrativa.

21

uma rvore defeituosa. Ela dava um falso testemunho. Ela anunciava que possua figos, mas no tinha nenhum em absoluto. Por isso Jesus a amaldioou, e ela se secou. Ponto: A figueira no pode alimentar o Senhor. Ela no pode satisfazer Seu corao. Ela no produziu nenhum figo. Por isso Ele a amaldioou e ela morreu. Mas houve um lugar que pode aliment-Lo. Houve um lugar que pode satisfazer Seu corao. No pr do sol, Ele voltou a Betnia (Mc 11:19; Mt 21:17). E o que aconteceu em Betnia? O nosso Senhor foi alimentado. Ele foi cuidado. Ele foi amado. E Ele foi satisfeito. Betnia significa a casa de figos. Que quadro! Voc sabe o que a figueira representa? Os eruditos aceitam que ela representa o Judasmo, a velha religio hebraica. Como a figueira que Jesus amaldioou, Israel desenvolveu uma demonstrao exterior da religio. Mas na verdade, era uma casca vazia e oca. Ela no dava fruto. Supunha-se que Israel alimentasse nosso Senhor, mas no o fez. Em vez disso, a nao O rejeitou. Ele veio para os Seus e os Seus no O receberam. Por isso Ele amaldioou a figueira. E declarou que ela nunca produziria figos novamente. Mas graas a Deus, houve um lugar que pode aliment-Lo. Houve uma gente que lhe daria descanso e satisfao. Este lugar foi Betnia a casa cheia de figos. Portanto voc v: Deus no chamou voc apenas para receber o Senhor Jesus, Ele tambm o chamou para satisfazer Seu corao. Um profeta sem honra em seu prprio pas. Mas Jesus Cristo encontrou um pas em Betnia... um lugar que o receberia e aqueceria Seu corao.

ENCONTRO 1
Outubro do ano 29 D.C. Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irm chamada Maria, a qual, sentando-se aos ps do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porm, andava preocupada com muito servio; e aproximando-se, disse: Senhor, no se te d que minha irm me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, ests ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas so necessrias, ou mesmo uma s; e Maria escolheu a boa parte, a qual no lhe ser tirada (Lc 10:38-42). Penso que justo dizer que a maior parte dos sermes que foram pregados sobre este texto colocou Marta em uma situao bastante embaraosa. Muitos pregadores se ocuparam com o golpe esmagador de Marta. Bem, eu gostaria de dizer uma palavra gentil sobre Marta esta tarde. Quero chamar sua ateno para o verso 38 Marta deu as boasvindas a Ele em sua casa. Outras tradues dizem: Marta O recebeu em sua casa. Recebendo a Jesus Cristo Betnia foi o nico lugar nesta terra onde Jesus Cristo foi completa e alegremente recebido. Este foi o nico lugar da terra onde Ele se sentiu em casa. Esta a caracterstica notvel de Betnia. E a primeira marca da igreja que Deus est atrs. Jesus Cristo foi rejeitado no mundo. Mas foi recebido em Betnia. Agora, o que significa receber o Senhor Jesus? Penso que todas as igrejas neste planeta reivindicariam que recebem o Senhor. Mas gostaria de estender nossa compreenso do que significa receb-Lo apropriadamente. Como uma igreja d ao Senhor o Seu lugar correto e legtimo? Esta uma questo crtica. J que sobre ela repousa toda a questo da restaurao de igreja. Acredito que a igreja nunca ser restaurada at que entendamos primeiro como receber o Senhor apropriadamente. Parece-me que h trs aspectos chave que implicam na recepo apropriada de Jesus Cristo. 1. Receber a Cristo apropriadamente dar a Ele o lugar de honra, 5

Um Cenrio Penetrante Gostaria de pintar um cenrio para voc. Vamos voltar at a sextafeira que precedeu o sbado quando Maria ungiu Jesus. Quero que voc imagine o Senhor que senta com Maria, Marta, Lzaro e Simo. Ele diz: Caros amigos, esta a minha ltima semana na terra. Visitarei Jerusalm a cada dia, mas me recuso passar uma nica noite l. Todas as noites da semana, desejo hospedar-me com voc em Betnia. Vocs daro um lar para mim? Vocs me recebero, me alimentaro, e me daro um lugar para reclinar minha cabea? Maria diz: Bem, Senhor, s estarei disponvel amanh. Um dia sim um dia no estou ocupada. Tenho compromissos prvios. Sinto realmente. Marta diz: Sinto tambm, Senhor. Nesta semana tenho que levar meu sobrinho ao treino de futebol, tenho um casamento para ir e tenho a minha aula de cozinha. Sinto, mas estou demasiada ocupada. O Senhor d uma olhada para Lzaro. Lzaro abaixa a cabea e diz: Sinto terrivelmente, Senhor. Estou livre apenas amanh. O resto da 20

supremacia, e centralidade. Estive me encontrando em igrejas em casa durante quase 20 anos. Em meu julgamento pessoal, no h uma grande quantidade de igrejas em casa que fazem Cristo central e supremo. Alguma outra coisa alm de Jesus habitualmente toma a cena central. Mas aqui est a coisa trgica. As igrejas que realmente fazem Cristo central, tendem a ser a parte elitista e sectria do movimento. E pela prtica e atitude deles, traem o prprio Senhor em torno de quem esto se esforando para reunir. Muitas vezes eu fazia esta afirmao: O sectarismo e o elitismo parecem-se com o odor de corpo. Todos os outros podem senti-lo exceto aqueles que o tm. No cometa erro nisso: Jesus Cristo no est presente em uma igreja que elitista ou sectria. Agora podemos acampar aqui mesmo e falar sobre o que significa fazer Cristo central e supremo pelo resto do dia. Mas no temos tempo. Direi simplesmente que Jesus Cristo no tomar o segundo lugar. Ele no est presente em nenhuma igreja que no lhe d o lugar de supremacia e centralidade absoluta. Ele quer ser mais do que um hspede. Ele quer ser o Mestre da casa. Parece-me que muitas igrejas tratam o Senhor como se Ele fosse o invisvel hspede de honra. Mas um hspede ainda um visitante. O nosso Senhor deseja ser mais do que um hspede. Ele busca ser o Cabea de Sua igreja. S em tal lugar e entre tal povo pode sentir-se em casa. 2. Receber Cristo receber tudo o que Ele . Encontrei algumas igrejas em casa que recebem o ministrio de pregao do Senhor, mas rejeitam Seu ministrio de cura. Encontrei algumas igrejas que recebem o Seu ministrio de bno, mas rejeitam o Seu ministrio de sofrimento. Isto , do as boas-vindas ao poder da Sua ressurreio, mas rejeitam a comunho dos Seus sofrimentos. Encontrei algumas igrejas que recebem o Seu ministrio de ensino, mas rejeitam o Seu ministrio de ajuda aos pobres e oprimidos. Conheci alguns que queriam o Seu ministrio de edificar o Corpo, mas rejeitavam o Seu ministrio de alcanar o perdido. Receber a Cristo fragmentado desta forma recebLo em nossos prprios termos. No receb-Lo como Ele . Receber apropriadamente e dar as boas-vindas a Jesus Cristo receber tudo o que Ele . Ele uma Pessoa inteira. No podemos dizer que queremos uma parte de voc, mas no outras partes. Betnia o lugar onde Cristo o Cristo inteiro bem-vindo e recebido. 3. Receber a Cristo receber todos os que so uma parte Dele. Em vrias ocasies, Jesus fez esta afirmao interessante: Os que recebem aqueles que envio recebe a Mim . 6

A Coisa mais Valiosa Deixe-me fazer uma pergunta: Qual a coisa mais valiosa em sua vida? Alm dos seus amados, o que mais valioso para voc? Direi a voc o que acredito seja a coisa mais valiosa para a maioria das pessoas. algo que muitos de ns nos lembramos com tristeza. algo que muitas pessoas, sobretudo quando se tornam mais velhas, sentem que desperdiaram. Voc sabe o que? O seu tempo. Uma das discusses mais profundas que jamais tive ocorreu em Portland, Oregon h alguns anos. Participei de uma conferncia de trs dias naquela cidade. Enquanto estive ali, um irmo que assistiu conferncia pediu para falar comigo privadamente. Portanto achamos um tempo, e nos encontramos depois de uma das sesses. Ele disse: Frank, sou homem de negcios. Muito dinheiro passa pelas minhas mos. Mas a coisa mais valiosa da minha vida o meu tempo. O fato de voc achar tempo fora do seu horrio para voar para aqui... e o fato de voc estar encontrando tempo neste final de semana para falar comigo me diz que voc d muito valor a ns. Fiquei impressionado. Pense nisso: Como voc gasta o seu tempo diz muito sobre o que voc tem como precioso. Isso diz tudo sobre o que voc d valor na vida. Isso me leva a outra pergunta: Quanto tempo voc est dando a Jesus Cristo e a Sua casa? Conheo alguns cristos que resolveram amar o Senhor deles juntos. Eles resolveram fazer uma casa para Ele em sua cidade. Eles tomaram uma posio para a restaurao da igreja onde eles vivem. Contudo, deram o seu tempo a tantos outros empreendimentos. E Jesus Cristo tornou-se secundrio. Eles tm pouco tempo para seguir o Senhor com seus irmos e irms em Cristo. Eles tm pouco tempo para se reunir para O expressar com os seus irmos. Eles tm pouco tempo para O conhecer na igreja. Por que? Porque decidiram encher seu tempo com tantas outras coisas. A Casa de Figos Maria ungiu Jesus em um sbado. No domingo pela manh, Jesus entrou na cidade de Jerusalm montado em um burrinho. Ele entrou na cidade santa como um humilde Rei (Mc 11:1-10). Antes do pr do sol daquele mesmo dia, deixou Jerusalm e voltou para Betnia onde se hospedou (Mc 11:11). Na segunda-feira pela manh, partiu para Jerusalm novamente. E a caminho, teve fome. Ele viu uma figueira com folhas. Mas num exame mais detalhado, descobriu que no havia nenhum figo nela (Mc 11:14). Essa foi uma situao estranha. Quando uma figueira tem folhas, ela est declarando que produziu figos. Mas no era assim com esta. Esta era 19

quantidade que era usada nos sepultamentos reais... 100 libras compostas de mirra e alos (Jo 19:39). Atravs deste ato, Nicodemos estava testificando que cria que Jesus era de fato rei. Agora pense comigo. O corpo do Senhor foi coberto com 100 libras de uma mistura fragrante. Por isso, quando Ele foi ressuscitado da morte dois dias depois, Ele estava perfumado! E Sua fragrncia podia ser sentida de longe. Ponto: Cristo ressuscitado tem um aroma. Ele emite a fragrncia da ressurreio. Hoje no podemos cheirar fisicamente Cristo, mas podemos sentir espiritualmente Sua presena entre ns. E a fragrncia da Sua presena uma marca da proximidade do Senhor. A casa encheu-se do aroma. Como Paulo escreveu: Graas, porm, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de ns difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento (2 Co 2:14). 3. Judas considerou o ato de Maria ser um desperdcio. Escute o protesto de Judas. Segundo contam outras narrativas dessa histria, os doze reagiram da mesma forma que Judas o fez. O que disseram? Estas palavras: Por que esse desperdcio? Por que esse desperdcio? Voc poderia ter ajudado os pobres com esta pequena fortuna. O ato atordoante de Maria de devoo exps o corao deles. H poucas coisas que esto mais perto do corao de Deus do que ajudar os pobres e oprimidos. Leia o seu Velho Testamento. Ele est repleto da considerao de Deus para a condio dos pobres. Mas embora seja to preeminentemente importante cuidar dos pobres, o prprio Jesus Cristo mais importante. Cristo mais importante do que qualquer ministrio, no importa quo bom ou nobre. possvel adorar ao deus do ministrio no lugar de Jesus Cristo. Esta a segunda vez na Escritura que Maria acusada. E novamente, ela no se defende. Jesus se levanta para sua defesa uma segunda vez: Deixe-a em paz, Ele diz. Ela fez uma boa obra para comigo. O Senhor simplesmente dizia: Sou digno. No estarei com vocs por muito tempo mais. Portanto mereo o valor deste perfume. Os discpulos o consideraram como desperdcio. Mas no era um desperdcio nem para o Senhor nem para Maria. O que desperdcio? dar mais do que necessrio. O que Judas realmente disse foi: O Senhor no o merece. 18

Betnia o lugar que recebe todos aqueles que Cristo envia. Ela tambm recebe todos que pertencem a Cristo. Qualquer igreja que d as boas-vindas a alguns membros do Corpo, mas rejeita outros, no est recebendo a Cristo. E qualquer igreja que d as boas-vindas a alguns que o Senhor enviou para a Sua obra, rejeitando outros, no est recebendo a Cristo. A exceo: no recebemos aqueles que trabalham contra a misso de Cristo que a unidade. Aqueles que so sectrio e que desejam dividir e conquistar em seu meio, no podemos receber. o esprito da diviso, e contrrio a Cristo (Rm 16:17). Deixe-me pronunciar uma grande tentao das igrejas em casa hoje. a tentao de ficarmos enclausurados, encravados e ilhados. Betnia recebe todos aqueles que Cristo recebeu. E d as boas-vindas a eles. Fazer de outra maneira dizer: Senhor, ficaremos com a Sua mo e o Seu brao, mas no queremos o Seu p ou a Sua perna. Ser exclusivo desmembrar Jesus Cristo. Claro e simples. De maneira interessante, at os Judeus descrentes se sentiam bem-vindos em Betnia (Jo 12:6). Betnia, assim como o Senhor Jesus, so radicalmente inclusivos. Quando Cristo bem-vindo no meio de um povo, Ele d as boas-vindas a todos que visitam aquele povo. H um elemento de boas-vindas... um ingrediente convidativo... isso atrai a outros. o aroma de boas-vindas de Jesus Cristo. Damos as boas-vindas a Ele, e Ele d as boas-vindas a todos que so Seu. a igreja. Lamentavelmente, fui a muitas igrejas em casa que no proporcionavam um convite ou uma atmosfera de boas-vindas aos seus visitantes. Em vez disso, respiravam um ar de exclusivismo e estreiteza. Tais coisas traem o esprito de Betnia, e expem o fato de que o Senhor no foi totalmente recebido. Em resumo, o Senhor est procurando um lugar onde Ele completamente recebido e totalmente bem-vindo. No Cristo mais alguma coisa. E no Cristo menos uma parte de Cristo. Mas Cristo tudo e em todos. Deus est procurando um povo que receber Cristo como o seu tudo. E esta a igreja que Deus gostaria de ter. Uma olhada mais de perto para Maria, voltemos nossa histria. Note onde Maria est sentada. Ela est aos ps do Senhor. Esta a postura de um discpulo (ver At 22:3). O que ela est fazendo aos Seus ps? Ela est ouvindo-O falar. Sua ateno est fixada em Cristo. Ela est escutando atentamente a Sua Palavra. Os doze tambm esto presentes, indubitavelmente aos Seus ps tambm (o verso 38 deixa bem claro que eles estavam ali). O que isso? Isso um belo quadro de uma reunio da igreja. Quando nos reunimos como igreja, entramos na presena de Jesus Cristo. Ele est em nosso meio. E... Ele est falando. Nesta histria, Cristo est falando atravs do Seu corpo fsico. Mas hoje, Ele fala atravs de um canal diferente. Sabemos qual esse canal, no ? o pastor, certo? No! Ele 7

ainda fala atravs do Seu corpo Seu corpo espiritual. No atravs de um pastor. No atravs de um grupo de presbteros. Mas Ele fala atravs de ns o Corpo de Cristo. (Os pastores se parecem com Seus pequenos adornos. Cristo tem um Corpo inteiro atravs do qual Ele fala.) Nos reunimos para cultu-Lo, ador-Lo, e ouvi-Lo falar Sua Palavra uns para os outros. E por esta Palavra vivemos. Agora, aqui est uma marca para alcanar: Cada vez que voc se rene, quando voc sai pela porta e deixa a reunio, deveria ser capaz de dizer: O Senhor nos falou de novo hoje e isso o que Ele revelou de Si mesmo a ns. Isso requer que cada um de ns se torne uma Maria. Isso requer que cada um de ns se sente aos Seus ps durante a semana e aprenda Dele. E logo quando nos reunimos, compartilhamos o que aprendemos Dele uns com os outros. Sou um forte advogado de cristos que se renem em pares durante a semana para passar um tempo com o Senhor antes das reunies corporativas. Observe que Maria no se sentava aos ps do Senhor sozinha. Os Doze tambm estavam com ela. E Lzaro tambm pode ter estado presente. Portanto Betnia o lugar onde nos sentamos aos ps do Senhor em conjunto, e nos submetemos ao Seu Senhorio. Esta a primeira lio que cada igreja autntica deve aprender.

muito mais sem que ela realizasse o que entendeu) Vamos ver o valor desse perfume. o valor de 300 denrios. Um denrio o salrio de um dia. Por isso, 300 denrios o salrio de um ano. Deixe-me colocar isso em termos contemporneos para que vocs possam sentir a fora disso. O rendimento anual mdio na Amrica hoje 46.000 dlares. Pense: o valor daquele frasco de perfume era o equivalente a 46.000 dlares! Esta era provavelmente a herana de famlia de Maria. Ele representava as suas economias, o seu futuro, e a sua segurana. Com este pensamento em mente, gostaria de fazer trs observao sobre o ato de Maria: 1. Maria reconheceu o supremo valor do Senhor Jesus. E ela o comprovou pela sua atitude. Maria tomou aquilo que era mais precioso para ela. E o deu ao Senhor Jesus. No apenas um pouco dele. Mas todo ele. Ela esvaziou todo o contedo do frasco... uma libra de perfume... sobre o seu Senhor. Que quadro de adorao extravagante. Que ilustrao de lealdade extravagante. Que revelao de amor e devoo extravagantes. Relembre as palavras de Paulo em Filipenses 3: Tenho tambm como perda todas as coisas pela excelncia do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo (Fp 3:8). Em Betnia, Jesus Cristo avaliado pelo Seu excelente valor. Em Betnia, se entende que no h nada demasiado caro para se colocar aos Seus ps. O frasco foi quebrado. Quando o frasco foi quebrado, a casa se encheu do aroma do perfume. A fragrncia encheu a casa. Neste lugar est um grande princpio espiritual: Quando o vaso quebrado, a fragrncia emana. Quando um povo est permitindo ser quebrantado pelo seu Senhor... quando eles esto se desperdiando por Ele, a fragrncia da Sua vida pode ser sentida por aqueles que chegam perto. No h nada mais precioso na face desta terra do que uma reunio de crentes na qual o Senhor se sente em casa. E quando isso acontece, h um derramamento do aroma da presena de Cristo que pode ser detectado por aqueles que os visitam. O Salmos 45, nos diz que o cheiro das vestes do Senhor era de mirra e alos. Antes que o Senhor Jesus fosse sepultado, Nicodemos colocou mirra e alos em Seu corpo. Agora pergunto: Quanta mirra e alos Nicodemos derramou sobre o corpo de Jesus? A resposta: Ele usou a mesma 17

Escolhendo a Melhor Parte Esta histria normalmente interpretada como sendo um exemplo da tenso que existe entre aqueles que se do ao servio exteriormente e aqueles que se do ao culto interior. Penso que esse modo de ver a histria tem um pouco de mrito, mas no quero tomar este curso hoje. Penso que ele deixa escapar o grande ponto. Deixe-me dar a vocs algum contexto histrico que lanar nova luz sobre nossa histria. No tempo de Jesus, as casas eram divididas em uma rea masculina e uma rea feminina. A cozinha era o domnio das mulheres (esse ainda o caso em alguns pases, como a Etipia). Os homens no entravam na cozinha. A sala pblica era para os homens. Uma mulher se instalar na sala pblica com os homens era considerado muito imprprio. At escandaloso. Os dois nicos lugares onde os homens e as mulheres compartilhavam eram o dormitrio marital e fora da casa onde as crianas brincavam. Agora quero que voc veja o Senhor Jesus andando nesta casa com Seus doze discpulos. Martha O acompanha com os Doze at a sala pblica o espao dos homens. Jesus no pede por uma refeio. Em vez disso, Ele deseja ensinar. Portanto comea a falar. Os Doze esto todos reunidos em torno Dele, sentados aos Seus ps. Mas algo est estranho neste quadro. Uma mulher tambm est presente. E ela tambm est sentada aos Seus ps. 8

2.

servindo. Mas ela no est importunada ou incomodada como estava antes. Por que? Porque Marta est servindo na ressurreio. Algo mudou. Voc v, no se pode estar perto de Jesus Cristo por muito tempo sem mudar. A Sua presena nos modifica. Em Betnia, somos transformados pelo Senhor. Somos mudados pela Sua vida de ressurreio. E aquelas coisas que nos ataram antes so quebradas. H cinco meses, Marta servia na sua carne. Mas agora serve na ressurreio. Ela no est importunada, incomodada, ou distrada em absoluto. Est servindo ao seu Senhor sem reclamao, sem a necessidade de ser notada ou de se isentar. E no importunada com o que os outros esto ou no fazendo. Seu servio est na proporo da sua comunho, e ela livre. Maria tambm est atuando segundo o seu carter. Pela terceira vez, est aos ps do Senhor. Agora retroceda a esta histria e pergunte-se o que est acontecendo. Essa uma festa familiar na presena de Jesus Cristo. Eles esto jantando com Ele e Ele com eles. Que belo quadro da igreja. Por favor note que alm dos doze, foi com apenas quatro pessoas que Jesus passou os seis ltimos dias da Sua vida. Foram apenas quatro pessoas que formaram um lar para Ele quando foi rejeitado em todos os demais lugares: Maria, Marta, Lzaro e Simo. Esta uma acusao contra a mentalidade da mega-igrejas. Betnia no era grande. Era uma aldeia muito pequena. A populao era provavelmente no mais do que mil pessoas. E este o lugar em que o seu Senhor escolheu para se tornar o Seu lar. Que testemunho do fato de que Deus est mais preocupado com a qualidade do que est com a quantidade.

O Valor de Cristo Quero que voc olhe para a mesa. Os doze esto ali. Maria, Marta, e Lzaro esto ali. Simo est ali. E Jesus est ali. Todos eles esto se reclinando mesa, compartilhando uma refeio uns com os outros. Maria tem com ela um frasco selado de perfume precioso. nardo da ndia. Extremamente caro. Ela rompe o selo e esvazia o perfume sobre a cabea do Senhor como se Ele fosse um rei. Assim que o perfume escorre at abaixo de Seu corpo e alcana Seus ps, ela unge Seus ps com o perfume como se ela fosse uma escrava e Ele fosse o seu Senhor. Jesus interpreta o ato como preparao para Seu sepultamento. Ela O est ungindo como se fosse um cadver. (Ungir um corpo morto com perfume era feito para prepar-lo para o sepultamento. O perfume encobriria o cheiro do cadver em decomposio. Os reis eram ungidos para o sepultamento esvaziando o perfume sobre eles desde a cabea at embaixo. Isso o que Maria fez para Jesus. Foi como se ela entendesse que o Senhor no estaria com eles por 16

Maria cruzou uma linha invisvel. Ela rompeu dois limites sociais. Primeiro, ela est sentada no espao masculino. Em segundo lugar, ela est sentanda na posio de um discpulo. Agora por que isso significante? Porque todo mestre naqueles dias s tinha discpulos masculinos. Jesus foi uma exceo. Ele deu as boas-vindas s mulheres para que fossem Seus discpulos tambm. Vamos passar para a cozinha e dar uma olhada em Martha. Ela tem uma coisa em mente. Ela quer dar ao Senhor as boas-vindas apropriadas. Ela est preparando uma grande refeio para Jesus e Seus discpulos. Ela est trabalhando como escrava na cozinha preparando a comida, tomando os pratos, a melhor prataria, etc. Mas como cada minuto se vai, ela comea a se desesperar. Sua irm no a est ajudando em nada. Em vez disso, est na sala pblica sentada aos ps de Jesus como um de Seus discpulos masculinos. Em outras palavras, Maria est atuando como um homem! Marta continua trabalhando na cozinha, esperando que Maria se levante e a ajude. Ela enfrenta um trabalho duro. Mas j no pode esperar mais tempo. Ela assalta a sala pblica e protesta a Jesus. Maria no est me ajudando. Voc no se preocupa com isso! Diga a ela que me ajude! Marta na verdade dizia: Minha irm est na sala pblica e atua como um homem quando deveria estar na cozinha para me ajudar! Note que em meio ao protesto de Marta, Maria est em silncio. Ela no se defende. Ela deixa que o Senhor a defenda. E Ele o faz. A resposta do Senhor a Marta suave: Marta, Marta, voc est importunada e incomodada com muitas coisas. Maria est preocupado com uma s coisa. E esta a coisa mais necessria. a melhor coisa ser meu discpulo. Uma coisa necessria, disse Ele, E no a tirarei dela. O Senhor parece estar dizendo que uma coisa necessria... a melhor parte, como algumas tradues colocam, que conhec-Lo. E a partir desse conhecimento flui o servio inteligente. Um servio que flui do amor, amizade, e comunho. A maior prioridade na vida conhecer o Senhor. E isso requer tempo aos Seus ps. Mas algo mais est acontecendo aqui.

Expondo o Corao Em Betnia, os nossos temperamentos, as nossas disposies, e os nossos motivos so expostos. Quero que voc note: Jesus no disse que as muitas coisas com as quais Marta estava incomodada eram erradas. Ele simplesmente indicou que s uma coisa necessria. Encontramos que Jesus nunca disse a Martha para deixar de servir. O que Ele fez foi expor o fato de que o seu servio foi mal guiado e mal dirigido. O seu corao estava no lugar incorreto. Ela estava presa coisa 9

incorreta. Ela estava to ocupada com a preparao de uma refeio apropriada que no percebeu que o prprio Deus estava sentado em sua sala de estar! E o Senhor exps isso. Posso ver Martha, febrilmente servindo, trabalhando, e labutando, mas no tendo nenhum tempo para sentar-se aos ps do Senhor, am-lo, ter comunho com Ele, e descobrir como Ele deseja ser servido. Ponto: O nosso servio ao Senhor sempre deveria fluir da nossa comunho com Cristo. Aprenda a sentar-se aos ps do Senhor e ouvir a Sua palavra, ento se levante e sirva Sua ordem. Assim dessa breve narrativa, descobrimos quatro caractersticas de Betnia. Em Betnia Jesus Cristo completamente bem-vindo e recebido. Em Betnia, nos sentamos em Sua presena, ouvimos a Sua Palavra, e a compartilhamos com nossos irmos. Em Betnia, do s mulheres so dados os mesmos privilgios e a mesma posio que aos homens. Em Betnia, os nossos temperamentos, disposies e motivos so expostos. Agora desejo dar uma palavra de exortao igreja em St. Agustine e a toda igreja que ouvir esta mensagem. Seja Betnia. Receba o seu Senhor apropriadamente e completamente. Faa do conhecer a Cristo a sua principal ocupao. Aprenda a sentar-se aos Seus ps e ouvir a Sua voz atravs dos outros. Deixe o Senhor expor os seus coraes. E no fujam uns dos outros quando Ele o faz. Em vez disso, aceite o Seu tratamento. Para que? Para que possa haver um lar para Jesus Cristo nesta cidade. Uma Betnia, se voc quiser. Vamos agora para a segunda narrativa.

ENCONTRO 3
Maro do ano 30 D.C. Veio, pois, Jesus seis dias antes da pscoa, a Betnia, onde estava Lzaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe ali uma ceia; Marta servia, e Lzaro era um dos que estavam mesa com ele. Ento Maria, tomando uma libra de blsamo de nardo puro, de grande preo, ungiu os ps de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do blsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discpulos, aquele que o havia de trair disse: Por que no se vendeu este blsamo por trezentos denrios e no se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, no porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladro e, tendo a bolsa, subtraa o que nela se lanava. Respondeu, pois Jesus: Deixa-a; para o dia da minha preparao para a sepultura o guardou; porque os pobres sempre os tendes convosco; mas a mim nem sempre me tendes (Jo 12:18). Aqui temos um quadro incomparvel sobre tudo o que Betnia. Uma festa dada em honra a Jesus. Jesus est sentado como o cabea da mesa. Este o lugar de honra, supremacia, e centralidade. H festa, h comunho, e h alegria. Esta mesma histria est registrada em Mateus 26 e Marcos 14. E outros detalhes so dados. Vou reconstruir a histria que combina os trs registros. (Esta narrativa no deve ser confundida com o que contado sobre a mulher pecadora que unge Jesus em Lucas 7).

Festejando na Presena do Senhor A festa est estabelecida na casa de Simo o leproso. Simo foi provavelmente curado por Jesus no passado. Nesta cena, ele um leproso curado. Mas embora Simo no tenha mais a lepra, ainda carrega o estigma. As pessoas ainda o temem. Eles ainda o condenam ao ostracismo. Mas no Jesus. Ponto: A casa de Deus composta de leprosos curados. Isso o que somos. Fomos infligidos com a doena da lepra espiritual, uma metfora apropriada do pecado. E Jesus Cristo nos tocou e curou. Tambm presente como convidado est Lzaro o homem que foi ressuscitado dos mortos. Leprosos curados. Seres humanos ressuscitados. Todos sentados em torno de uma mesa onde Cristo o cabea festa, comunho, e alegria com Ele. Isso Betnia. E isso a igreja. Novamente, Marta est atuando segundo o seu carter. Ela est 10 15

conseqentemente rolar a pedra e o levantar dos mortos. Mas h algo alm tudo isso, que encontrado no verso 44. Princpio do ano 30 D.C. Libertao de Todas as Coisas Considere a ordem do Senhor no verso 44: Solte-o e deixe-o ir. Libertem-no e deixem-no ir. Desatem-no e deixem-no ir. O que isso? Isso libertao da escravido. Olhe para Lzaro no sepulcro. Ele est morto. O seu corpo est comeando a se deteriorar. Por isso, ele fede. Ele est atado com a mortalha. Elas so a roupa da morte. Jesus dispensa a Sua vida de ressurreio pela Sua palavra. E o que acontece? Lzaro vivificado. Ele feito uma nova criao. E Ele libertado da escravido de sua mortalha. Desate-o e deixe-o ir! Note que essa foi uma ordem para a multido. Jesus no desatou Lzaro. Ele disse multido que o fizesse. Vejo duas coisas aqui. Primeiro, Betnia o lugar onde o povo de Deus posto em liberdade de todas as escravides. Escravido da religio, escravido da Lei e do esprito de legalismo, escravido do pecado, escravido do mundo, escravido do servio a Deus na carne, e toda outra espcie da escravido. Em segundo lugar, somos os cooperadores do Senhor na libertao de outros. Era como se o Senhor dissesse: Quero que voc coopere comigo em trazer libertao a outros. J que os coloquei em liberdade, vocs so agora os meus agentes para libertar a outros. Solte-o e deixe-o ir, a palavra que o Senhor deu aos que vivem em Betnia. Se o Senhor me libertou, Ele me deu Seu poder para libertar a outros. Isto precisamente o que a vida de ressurreio nos faz. Ela nos libera de todas as coisas exceto do prprio Cristo. Portanto Betnia o lugar onde a vida de ressurreio de Cristo exposta em meio a crise, e o lugar onde o povo de Deus liberto. Vamos agora para a terceira narrativa.

ENCONTRO 2

Um certo homem ficou doente, Lzaro de Betnia, a cidade de Maria e sua irm Marta... Por isso, as irms enviaram-Lhe, dizendo, Senhor, veja, aquele que Tu amas est doente... Jesus amava Martha e sua irm e Lzaro. Deste modo, quando ouviu que ele estava doente, ficou mais dois dias no lugar onde estava... Nosso amigo Lzaro dorme, mas vou para que possa despert-lo... Ento, quando Maria veio onde Jesus estava, e O viu, caiu aos Seus ps, dizendo-Lhe, Senhor, se Tu estiveste aqui, meu irmo no teria morrido... Jesus chorou... Ento Jesus, movendo-se novamente em Si mesmo, veio ao sepulcro. Era uma caverna, e uma pedra posta sobre ela. Jesus disse: Tirai a pedra. Marta, irm daquele que estava morto, disse-lhe: Senhor, j cheira mal, j que ele morreu h quatro dias... Quando Ele disse essas coisas, gritou com grande voz: Lzaro, sai para fora! E aquele que tinha morrido saiu com as mos e os ps atados com faixas, e seu rosto enrolado com um leno. Jesus disselhes: Solte-o, e deixe-o ir (Jo 11:1-44). Esta histria, que abreviei acima, nos leva mais alm no significado de Betnia com relao ao corao do Senhor por Sua igreja. Pode-se notar amor e amizade desde bem no incio desta narrativa, nos dito que Jesus amava Marta, Maria, e Lzaro. E este amor foi sentido e compreendido. Oua as palavras de Maria e de Martha: Aquele que Tu amas est doente. O amor do Senhor por eles no era uma idia abstrata. Eles conheciam a esse amor e tinham certeza dele. Note tambm que Jesus chamava Lzaro de Seu amigo. Oua Suas palavras: Nosso amigo Lzaro dorme. Em Joo 15, o Senhor disse aos Seus discpulos: No mais os chamarei de servos, porque o servo no conhece o negcio do seu mestre. Em vez disso, os chamarei de amigos, porque tudo que aprendi de meu Pai o fiz conhecido a vs. Amor e Amizade Essas duas palavras resumem o corao de Betnia. Betnia o lugar onde Jesus Cristo ama os Seus, e os Seus no duvidam disso. tambm o lugar da amizade. Amizade com o Deus vivo. Essas duas palavras revelam o corao de Cristo. Ele deseja amigos, no servos. Ele deseja o amor, no o servio. No templo frio de Jerusalm, Deus era servido. Mas no calor de um lar Betnia, Ele era amado e considerado amigo. Quando leio esta 11

14

passagem, vejo um Senhor que est dizendo: No vim a esta terra para ser servido. Vim para ter amigos. Vim para amar e ser amado. Vim para tomar um povo em meu prprio seio. Vim para revelar os segredos do meu corao aos meus amigos. Pois estou em casa com eles. Este a significado de Betnia. E o que o Senhor est buscando em Sua igreja. Crise em Betnia Vamos em frente. Uma crise ocorreu em Betnia. Lzaro morreu. Fico impressionado com o fato de que Jesus o mestre da situao. Ele est completamente no controle. No h nenhuma preocupao, nenhuma pressa, e nenhuma inquietude da Sua parte. Est claro que ouviu do Pai sobre toda a situao. Observe que Marta atua segundo o seu carter. Ela corre frente de sua irm. Mas veja Maria. Ela tambm est atuando segundo o seu carter. Ela est aos ps do Senhor novamente. A cena catica. A aflio est por toda Sua volta. Lamentao e tristeza esto em todo lugar. O Seu maior inimigo a morte tomou aquele que Ele amava. O Senhor est profundamente incomodado e perturbado. Aqui descobrimos que Deus sensvel nossa tristeza. Muito embora soubesse que levantaria Lzaro dos mortos, ainda assim tocado pela tristeza que afligiu Maria, Martha, e toda a aldeia. Este um momento que pra o corao. Aquele que criou o universo est chorando na sepultura do Seu amigo. E Ele, a Ressurreio e a Vida, levanta Seu amigo dos mortos. Aqui temos outra caracterstica de Betnia. A crise e ento a ressurreio. Na ressurreio, Deus comea tudo outra vez com uma nova criao. Mas a ressurreio sempre vem depois do sofrimento e da morte. H crise em Betnia. H sofrimento em Betnia. E ousarei dizer, h morte em Betnia. A cruz est bem no prprio centro de um corpo de crentes que esto apoiando a restaurao da igreja. Eles experimentaro a morte perodos secos, sofrimentos uns com os outros, morte para suas agendas, aspiraes, opinies, preferncias, e ambies. Mas assim que Deus edifica Sua casa. Saindo da morte, a vida do Senhor expressa e somos edificados juntos em um lar para Jesus Cristo. Deus traz a morte para a nossa vida para que Ele possa dispensar Sua ressurreio. Colocando de outra forma: Se voc vai fazer uma casa para o Senhor Jesus Cristo, tempos difceis viro. A crise vir. O sofrimento vir. As dificuldades com os seus irmos viro. Mas lembre-se: Voc no pode ter uma ressurreio sem morte. E voc nunca conhecer um Senhor triunfante at que enfrente uma crise. A igreja vive em ressurreio. Mas deve haver morte antes que a vida ressurreta do Senhor possa ser manifestada. Oua as 12

palavras de Paulo: Levando sempre em nosso corpo a morte de Jesus, para que a vida de Jesus tambm se manifeste em nosso corpo mortal. Pois ns que estamos vivos estamos sempre entregues morte por amor a Jesus, para que Sua vida possa ser manifestada em nosso corpo mortal. De modo que, a morte opera em ns para que a vida opere em vs (2 Co 4:10-12). Quando a morte entra em nossa vida, tendemos a culpar os outros. Ns no gostamos de sofrer, portanto tendemos a culpar aqueles por cujas mos ele vem. Mas lembre-se: Deus o autor da cruz bem como da ressurreio que espera do outro lado. E Ele est nos transformando segundo a Sua imagem. O sofrimento uma parte crucial neste processo. Quero elogiar tanto Marta quanto Maria no momento mais negro. vista da morte, elas se apegaram ao Senhor. Ele no satisfez suas expectativas ou suas esperanas. Para suas mentes, Ele deixou o irmo delas morrer. Contudo ainda se apegaram a Ele em f, independentemente.

Um Deus que Espera Muito Tempo Em Betnia, descobrimos um Deus que est disposto a esperar at que seja tarde demais. Nesta histria, Jesus nos mostra que quatro dias demasiado tarde. Desde que dei a minha vida para a jornada de restaurar a casa de Deus, conheci um Deus que espera quatro dias mais tarde em minha prpria vida. Conheci um Deus que parece ter o hbito perturbador de deixar a cena quando mais preciso Dele. Quando as coisas se tornam mais difceis, Ele muitas vezes nos liberta daquela priso. Em Betnia, Ele deixar Seu povo passar por uma longa morte. Nem sempre Ele o resgatar quando voc quiser. Ele no atuar segundo o seu cronograma todas as vezes. Ele o deixar morrer. E logo esperar quatro dias at que faa algo. Pense nisto, no assim? A morte desesperana. Mas quatro dias depois da morte est alm da desesperana. Jesus Cristo esperar at que voc esteja morto por muito tempo. Mas ento... quando voc menos espera... Ele vir saltando por sobre as montanhas de algum modo estranho e imprevisto de fazer isso com o qual voc nunca sonhou. Deus nos permitir entrar em situaes que esto alm da ajuda humana. Por que? Para que Ele possa expor a glria da Sua vida de ressurreio. Voc v, a ressurreio um ato apenas de Deus. E por isso que ela sempre d a Ele a glria. Assim h crise em Betnia. H morte em Betnia. H tristeza e sofrimento. Mas h tambm ressurreio. E Deus no pode dispensar o ltimo at que estejamos dispostos a abraar o primeiro. O poder da Sua ressurreio sempre segue a comunho dos Seus sofrimentos. Nunca se esquea: Ele Ressurreio e Ele Vida. E se voc espera Nele, Ele 13

Вам также может понравиться