Вы находитесь на странице: 1из 4

AMICUS CURIAE

Conceito e finalidade Participao por Entidades, entes. S pessoa Jurdica Amicus curiae algum que, mesmo sem ser parte, em razo de sua representatividade, chamado ou se oferece para intervir em processo relevante com o objetivo de apresentar ao Tribunal a sua opinio sobre o debate que est sendo travado nos autos, fazendo com que a discusso seja amplificada e o rgo julgador possa ter mais elementos para decidir de forma legtima. Nomenclatura Amicus curiae, em uma traduo literal do latim, significa amigo da corte ou amigo do tribunal. Obs: amici curiae o plural de amicus curiae. Origem Alguns autores afirmam que esta figura surgiu no direito processual penal ingls, enquanto outros identificam uma origem mais remota, lembrando que havia figura assemelhada no direito romano. Natureza jurdica
Existe muita polmica sobre este ponto, mas prevalece, entre os Ministros do STF, que o amicus curiae uma forma de interveno anmala de terceiros. Previso legal Existem algumas leis que preveem expressamente a participao do amicus curiae nos seguintes processos: Lei 6.385/76 Nos processos que tenham por objeto matrias de competncia da (CVM) Comisso de Valores Mobilirios (autarquia federal que fiscaliza o mercado de aes) ela ser intimada para intervir, se assim desejar, como amicus curiae, oferecendo parecer sobre o caso ou prestando esclarecimentos. Lei Nos processos em que se discuta a aplicao da Lei 12.529/11 12.529/11 (infraes contra a ordem econmica), o CADE dever (CADE) ser intimado para, querendo, intervir no feito na qualidade de assistente. Obs: j havia esta previso na Lei n. 8.884/94 (antiga Lei Antitruste). Lei 9.868/99 Nos processos de ADI e ADC em tramitao perante o STF, o (ADI / Ministro Relator, considerando a relevncia da matria e a ADC) representatividade dos postulantes, poder admitir a manifestao de outros rgos ou entidades. Lei 9.882/99 Nos processos de ADPF em tramitao perante o STF, o Ministro (ADPF) Relator poder autorizar sustentao oral e juntada de memoriais por requerimento dos interessados no processo. Art. 482, No incidente de declarao de inconstitucionalidade em tribunal, o

3 do CPC

Art. 543-A, 6 do CPC Art. 543-C, 4 do CPC

Lei 11.417/06 (smula vinculante) Alm dessas hipteses, possvel a interveno de amicus curiae em outros processos? SIM. Admite-se a interveno do amicus curiae em qualquer tipo de processo, desde que: a) a causa tenha relevncia; e b) a pessoa tenha capacidade de dar contribuio ao processo.O STF j admitiu at mesmo a participao de amicus curiae em habeas corpus (HC 82424, Relator Min. Moreira Alves, Relato p/ Acrdo: Min. Maurcio Corra, Tribunal Pleno, julgado em 17/09/2003). Vale ressaltar, no entanto, que, se a causa no representar potencial para gerar efeito multiplicador e se envolver apenas direitos individuais, ser possvel negar a interveno doamicus curiae: () No estando o presente recurso submetido ao rito dos recursos repetitivos e nem se incluindo na hiptese de multiplicidade de demandas similares a demonstrar a generalizao da deciso, no h previso legal para a incluso do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil CFOAB na condio de amicus curiae, notadamente porquanto em discusso direito individual ao recebimento de verba advocatcia. () (AgRg na PET no AREsp 151.885/PR, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, Quarta Turma, julgado em 11/09/2012) Previso do amicus no caso de ADI e ADC Vale a pena destacar a previso da Lei n. 9.868/99 (ADI / ADC), que a mais cobrada: Art. 7 No se admitir interveno de terceiros no processo de ao direta de inconstitucionalidade. 2 O relator, considerando a relevncia da matria e a representatividade dos postulantes, poder, por despacho irrecorrvel, admitir, observado o prazo fixado no pargrafo anterior, a manifestao de outros rgos ou entidades.

Relator, considerando a relevncia da matria e a representatividade dos postulantes, poder admitir a manifestao de outros rgos ou entidades. Na anlise do recurso extraordinrio submetido repercusso geral, o Relator poder admitir, na anlise da repercusso geral, a manifestao de terceiros. No REsp submetido ao procedimento dos recursos repetitivos, o Relator, considerando a relevncia da matria, poder admitir manifestao de pessoas, rgos ou entidades com interesse na controvrsia. No procedimento de edio, reviso ou cancelamento de enunciado da smula vinculante, o relator poder admitir, por deciso irrecorrvel, a manifestao de terceiros na questo.

Como se v, em regra, no admitida a interveno de terceiros nos processos de ADI e ADC, sendo, contudo, permitida a participao do amicus curiae, que uma interveno anmala. Recursos cabveis contra a deciso do Relator sobre a participao do amicus: Contra a deciso (despacho) que admite a participao do amicus: no h recurso cabvel. Contra a deciso que inadmite a participao do amicus: cabe agravo regimental. Formalizao da participao do amicus curiae O amicus curiae pode ser convocado, de ofcio, pelo Tribunal, ou, ento, pleitear sua participao no processo. O STF j decidiu que o pedido de admisso do amicus curiae deve ser assinado por advogado constitudo, sob pena de no ser conhecido (ADPF 180/SP). O amicus curiae no poder intervir se o processo j foi liberado pelo Relator para que seja includo na pauta de julgamentos (STF ADI 4071 AgR, Min. Re. Menezes Direito, Tribunal Pleno, julgado em 22/04/2009). Poderes do amicus curiae O amicus pode apresentar memoriais por escrito? SIM. O amicus pode fazer sustentao oral? Nos processos perante o STF: SIM. Nos processos perante o STJ: NO. No direito do amicus, mas a Corte pode convoclo para sustentao oral se entender necessrio (QO no REsp 1.205.946-SP, Rel. Min. Benedito Gonalves, em 17/8/2011). O amicus pode recorrer contra a deciso proferida? NO. O amicus curiae no pode recorrer porque no parte. No pode nem mesmo opor embargos de declarao. Essa a posio do STF (ADI 3615 ED/PB, rel. Min. Crmen Lcia, 17.3.2008), o que foi reafirmado no Informativo 696 STF. Vale ressaltar, no entanto, que o amicus curiae pode recorrer, interpondo agravo regimental, contra a deciso do Relator que inadmitir sua participao no processo. Obras consultadas: DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Salvador: Juspodivm, 2013. NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional. 6 ed. So Paulo: Mtodo, 2012. Julgue os itens a seguir: 1) (Juiz Federal TRF2 2013 CESPE) O amicus curiae somente pode demandar a sua interveno at a data em que o relator liberar o processo para pauta de julgamento, e a sua participao ser autorizada mediante despacho irrecorrvel do relator nas aes diretas de inconstitucionalidade; porm a sua participao no ser cabvel no procedimento de controle difuso de constitucionalidade. ( ) 2) (TJDFT 2012) Embora no seja admitida a interveno de terceiros no processo da Ao Direta de Inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal vem permitindo o Amicus curiae, para possibilitar sociedade um mais amplo debate da questo constitucional. ( )

3) (MP/SP 2012) A figura do amicus curiae ou amigo da Corte, cuja funo primordial juntar aos autos parecer ou informaes com o intuito de trazer colao consideraes importantes sobre a matria de direito a ser discutida pelo Supremo Tribunal Federal, bem como acerca dos reflexos de eventual deciso sobre a inconstitucionalidade ou constitucionalidade da espcie normativa impugnada pode ser admitida a qualquer tempo, antes do julgamento final, exigindo a maioria de 2/3 dos membros do STF. ( ) 4) (TJ/BA 2012 CESPE) No processo objetivo do controle de constitucionalidade, a interveno do amicus curiae equivale interveno de terceiros, o que lhe garante a prerrogativa de interpor recurso para discutir a matria objeto de anlise na ao em que atua. ( ) 5) (Juiz Federal TRF2 2009 CESPE) O STF admite a figura do amicus curiae na ADC, sem, contudo, reconhecer-lhe a faculdade de interpor recurso quanto matria objeto do processo objetivo, salvo quando se insurge contra a deciso que no admite sua interveno. ( ) 6) (DPE/SP 2012 FCC) possvel a interveno de amicus curiae no procedimento de anlise da repercusso geral em recurso extraordinrio, dando legitimao social deciso do STF. ( ) 7) (PFN 2012 ESAF) A Corte Especial do Superior Tribunal de Justia, diante da importncia da apreciao de controvrsias sob a sistemtica do julgamento por amostragem de recursos repetitivos, permite a ampla participao de amicus curiae, inclusive com direito sustentao oral. ( ) 8) (TJ/CE 2012 CESPE) Na ao direta de inconstitucionalidade por omisso, admitese a participao do amicus curiae, bem como de peritos especializados na realizao de audincias pblicas. ( )

Вам также может понравиться