Вы находитесь на странице: 1из 12

1

Balaiada: Um importante movimento rebelde para o Brasil1 Jayro Werberson Pilar Arajo2

RESUMO: O presente artigo tem por finalidade abordar um dos movimentos ocorridos em meados do sculo XIX, mas precisamente nas provncias do Maranho, Piau e Cear, abordando um pouco seus aspectos sociais, polticos e econmicos. Tal rebelio recebeu o nome de Balaiada devido a um de seus principais idealizadores (Manuel Francisco dos Anjos Ferreira) por fabricar balaios. Esse movimento social tem de um lado, grandes proprietrios de terra e de escravos, autoridades provinciais e comerciantes; de outro, vaqueiros, artesos, lavradores, escravos e pequenos fazendeiros (mestios, mulatos, sertanejos, ndios e negros) sem direito cidadania e acesso propriedade da terra, dominados e explorados por governos clientelistas e autoritrios formados pelas oligarquias locais que ascenderam ao poder poltico com a proclamao da independncia do pas.

Palavras-chave: Balaio, Movimento, Oligarquias e Proclamao da Independncia. INTRODUO

A produo historiogrfica e memorialstica sobre a Balaiada reproduz, em grande parte, as linhas gerais das matrizes explicativas mais abrangentes da historiografia brasileira, decisivamente vinculadas compreenso da questo nacional. Durante o sculo XIX, intelectuais procuraram explicar o nascimento do Estado nacional brasileiro, empenhando-se em atribuir s instituies do novo pas independente um carter constitucional, renovador e civilizado. Joo Francisco Lisboa foi historiador, poltico e jornalista crtico dos costumes polticos. Quando jovem foi exaltado, tendo participado da setembrada por ocasio da abdicao de D. Pedro, mas desaparecendo o perigo da restaurao alinhou-se com os liberais da provncia que combatiam a poltica centralizadora da regncia de Arajo Lima.

________________________________
1

Artigo cientfico apresentado disciplina Brasil e Maranho Imprio do curso de Licenciatura em Cincias Humanas pela UFMA Campus VII Cod/MA, sob orientao da professora Gabriele para obteno da aprovao na disciplina. 2 Graduando em Cincias Humanas pela Universidade Federal do Maranho - UFMA Campus VII Cod/MA e-mail: jayrogrimmjow@gmail.com

A Balaiada no foi uma aventura nem poltica, nem de banditismo; foi antes um fenmeno de acentuadas caractersticas revolucionrias, quase comunista, e que se manifestou como movimento de massa com carter de rabilitao social. Se a geografia maranhense no d caudilhos, e se a vida ali, das vrias zonas se revela propensa a dar tipos caractersticos surgidos do seu meio ambiente de conformidade com a paisagem, teremos de buscar, para encontrarmos as razes daqueles fatos, as suas verdadeiras causas, que podero ser histricas, na formao e no povoamento; raciais, na assimilao e cruzamento; econmicas na religio e na poltica (SERRA, 1946, p.16) Nesses duzentos anos de histria maranhense, a luta no diminuiu, antes cresceu com o tempo, o nativo passou a odiar o luso de quem descendia... surgiram atritos e choques que culminaram em derramamentos de sangue. O povo passou a combater a nobreza e os que nela se apoiavam, no somente com o desprezo, o dio surdo nas almas, mas tambem com as armas nas mo (SERRA, 1946, p. 121122)

Fica bem claro atravs dessas notcias as ligaes do Partido Liberal com os grupos armados do Par, Maranho, Piau e Alagoas e o cotidiano da populao urbana e rural sob as exigncias das faces em luta. Como jornalista, expressou os primeiros temores de um pas recm-emancipado; denunciou os excessos da interferncia das questes polticas na esfera administrativa; soube perceber nas origens da Balaiada a opresso sob a qual vivia a populao marginalizada maranhense.

A insuficincia terica de Joo Francisco Lisboa, presente nos escritos polticos do Jornal de Timon, representa as dificuldades encontradas pelos intelectuais de sua gerao em compreender a complexa realidade do Pas, que continha em si contradies insuperveis geradas pela permanncia da antiga estrutura econmico-social, principalmente a da escravido, ao lado de formas ambiciosamente liberais de governo. Apesar de ter constatado e denunciado os abusos de poder, os perigos do autoritarismo, a falta de ideologia dos partidos do Imprio, a negao absoluta do direito revolucionrio, mudanas poltico-administrativas inadequadas, a outorga de poder a funcionrios subalternos e incompetentes, no chegou a contestar o regime. No demonstrou confiana no apoio popular, residindo nesse fato a impossibilidade de desenvolver, at as ltimas conseqncias, a doutrina liberal que esposava, antevendo apenas no fortalecimento do poder moderador do rei possibilidades de moralizar a vida pblica e promover o progresso material.

A segunda srie, na qual ela relata os acontecimentos da poca da Balaiada, foi escrita em 1838 durante a permanncia de Garcia de Abranches em Portugal, empenhado em negcios financeiros com a Coroa. As questes mais comentadas pelas duas mulheres foram os acontecimentos da Balaiada e aquelas prprias da sociedade escravista maranhense. Com essa expresso introduz em sua rememorao um excelente panorama do perodo de florescimento das letras, cincias e artes do Maranho, o qual acompanhou e dele participou. Entretanto, no deixou de mencionar graves preconceitos e "baixos costumes" que subsistiam na vida social, os quais considerava herana nefasta dos tempos coloniais, provindos da crueldade do regime da escravido e da permissividade sexual dos senhores de escravos.

INTRPRETES DA BALAIADA

Na primeira metade do sculo XX, em pleno clima de contestaes provenientes do mundo do trabalho, do movimento tenentista, da fundao do Partido Comunista e da Revoluo de 30, os historiadores preocuparam-se em compreender as razes dos principais problemas do Pas. Dessa forma, dedicaram-se ao estudo do poder oligrquico, do coronelismo e das estruturas econmicas, revendo muitos julgamentos anteriores sobre os movimentos de rebeldia popular. Como as demais revoltas da regncia, a Balaiada foi reinterpretada por cronistas e historiadores maranhenses principalmente no que tange ao carter dos chefes dos grupos armados.

Estudos privilegiando abordagens econmico-sociais centraram-se nas questes poltico-sociais da Amrica Latina, das ditaduras e da represso favorecidas pelo imperialismo capitalista. Compreender as estruturas sociopoltico-econmicas tornou-se ordem do dia. Proporcionadas pela pesquisa acadmica minuciosa, foram acrescentadas construo da memria da Balaiada novas dimenses, entre outras: a da luta de classes, da resistncia escrava, do confronto entre camponeses, agregados e proprietrios.

Concomitantemente, vinculados perspectiva da totalidade histrica, os historiadores construram novas explicaes sobre a formao do Estado brasileiro. Cristalizou-se uma memria negativa dessa poca com vnculos ideolgicos bem prximos aos dos discursos elaborados pelos construtores do Imprio, isto , os polticos vitoriosos conservadores do Segundo Reinado.

A fim de reforar a idia de pacificao nacional, aps a derrota da Praieira, e solidificar o terreno da ilusria conciliao partidria, proliferaram interpretaes sobre as agruras passadas: tinha sido um perodo transitrio, excepcional em nossa histria, fruto da imaturidade da ex-Colnia, mas todos j haviam compreendido que apenas sob a bandeira do Imprio era possvel solidificar os laos patriticos. Se o Ato Adicional (medida descentralizadora do poder) e, mais tarde, a Lei de Interpretao do Ato Adicional (medida centralizadora) tm importncia substantiva no desenvolvimento das rebelies, e isso atestam variadas fontes, no entanto o impacto dessas medidas desencadeou reaes revolucionrias diversas. Havia um abismo entre os polticos do Rio de Janeiro e os das provncias. A Corte, plo centralizador das decises, com hbitos e atividades urbanas sedimentadas, era a metrpole do resto do Brasil agrrio. Somaram-se aos problemas de organizao do Estado nacional as divergncias dos interesses provinciais, representativos de um dos momentos iniciais em que comea a engendrar-se o discurso das classes dominantes brasileiras. Entretanto, as revoltas do perodo regencial que envolveram na mesma luta escravos, ndios, brancos pobres, jagunos e toda sorte de marginalizados ao lado de comerciantes, senhores de engenho e proprietrios de grandes rebanhos tiveram relevncia inquestionvel na definio dos limites dos espaos de dominantes e dominados. Concomitantemente, no dia-a-dia do desenrolar dos acontecimentos em diferentes espaos geogrficos, foram construdos os plos de poder que deram coeso dominao de classe no Pas. No s as rebelies desenharam seu curso, impulsionadas pelas medidas que partiam do governo central, como tambm a adoo dessas medidas em muito dependeu do trajeto revolucionrio.

A luta poltica que se travou no Rio de Janeiro, pela direo do governo central, foi intensa por todo o perodo regencial. No havia ainda clareza quanto ideologia dos grupos polticos que se abrigavam sob a denominao de moderados ou liberais. Pareciam apenas excludos do congraamento liberal aqueles que esposavam o republicanismo. Com a renncia de Feij, os conservadores vitoriosos assumiam o poder no governo do substituto legal do regente, o ministro do Imprio Arajo Lima. O novo regente designou Bernardo Pereira de Vasconcelos para as pastas da Justia e do Imprio. Na liderana do Ministrio, tomaria logo medidas centralizadoras, algumas anticonstitucionais, na expectativa da elaborao de uma lei que interpretasse o Ato Adicional, corrigindo seus desvios.

De acordo com o autor, o que estava impedindo o Brasil ao desfiladeiro das rebelies era a perversa poltica dos partidos gerada em cabeas ambiciosas, pois qualquer que seja opensamento da poca, nobre ou vil, nunca das classes inferiores se eleva as culminates; nestas se ele germina, da como contgio se vai entendendo at a choupana, de onde reage (MAGALHES, 1848, p. 264).

Durante todo o perodo inicial da Balaiada, os bem-te-vis no cansaram de responsabilizar os cabanos pelo crescimento da revolta, pela ineficincia da administrao, pela corrupo da guarda nacional, aproveitando-se da insegurana geral, vaticinar um grande derramamento de sangue na provncia. A cpula do partido dos bem-te-vis pretendeu manipular os revoltosos, transformando-os em instrumentos de suas ambies atravs de hbil campanha jornalstica, na qual divulgou vrios manifestos dos chefes do movimento, veiculando as razes que os moviam, sem contudo hipotecar-lhes solidariedade. Esqueciam, porm, que fazendeiros do serto, pertencentes ao seu prprio partido, integravam as foras balaias. Estes seriam submetidos, no final do movimento, pelos proprietrios que conseguiram ter acesso ao aparelho do Estado, concentrados na capital da provncia. Estavam-se constituindo, sem dvida, as classes dominantes maranhenses, eliminando da hegemonia alguns de seus segmentos.

A cidade de Caxias revestia-se de grande importncia, pois alm de ser o principal centro de populao do interior da provncia, destacava-se pela atividade agrcola e pastoril. E principalmente pela sua posio geogrfica, a cabea da linha fluvial do Itapecuru e a chave dos sertes do Parnaba, do Alto Itapecuru e mais indiretamente, do Tocantins, tornaram-na depois de So Lus, a mais prspera, a mais rica cidade do Estado (LOPES, 1970, p. 164)

Com a tomada de Caxias, segunda cidade da provncia, em julho de 1839, significativas mudanas operaram-se tanto no comportamento poltico dos grupos dominantes, como no desenvolvimento da ao revolucionria. O final da Balaiada foi

marcado pela traio, assassinatos, deseres, prises e torturas, atestados nos relatrios firmados pelo presidente. Os partidos maranhenses locais, que viveram durante anos em torno das questes levantadas pela revolta, desarticularam-se com o seu final: as antigas lideranas foram substitudas; do poderoso partido cabano pouco restava; o exaltado partido dos bem-tevis desaparecia, amedrontado pela violncia da represso.

Contudo, em lugar dos partidos beligerantes, estruturaram-se parlamentarmente liberais e conservadores, repartindo entre si no s os cargos administrativos e burocrticos do governo provincial, como tambm a composio da representao maranhense na Cmara e no Senado. Apresentava-se com maior dramaticidade a irresoluo do problema social, ainda mais que os preos do acar e do algodo haviam mergulhado em longa crise de depreciao. Retomando o percurso historiogrfico que vnhamos trilhando, deve-se notar um outro aspecto da historiografia dos anos 80 foi a utilizao da histria oral fazendo emergir um sujeito histrico novo: o homem annimo. Temas reveladores da histria e da memria dos excludos pobres, doentes, ndios, trabalhadores rurais, mulheres, afro-brasileiros, presos e outros influenciaram releituras da Balaiada, como a realizada por Matthias Rhring Assuno.

A Balaiada ocorreu simultaneamente no Maranho e no Piau. O objetivo principal deste texto destacar a participao popular no movimento balaio, atravs do exame da sua composio social, das formas de organizao, mobilizao, tticas, reivindicaes, lideranas e das suas possveis causas. Considerado pelo historiador Caio Prado Jr. como uma etapa da evoluo do movimento pela Independncia, ele marca tambm a organizao do Estado Nacio nal: a superestrutura poltica do Brasil Colnia j no correspondendo ao estado das foras produtivas e infra-estrutura econmica do pas, se rompe, para dar lugar a outras formas mais adequadas s novas condies econmicas capazes de conter sua evoluo (Prado jr., 1979: 47). No Gro-Par, Piau, Maranho, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, ocorreram insurreies, rebelies e revoltas, algumas caracterizadas como revolues. Embora muitas vezes seus chefes lessem e escrevessem, quase todas as fontes provm invariavelmente dos setores dominantes que comandaram a represso, isto , do bando contrrio (Cardoso & Brignoli, 1979: 383).

Para E. H. Carr, a funo do historiador no amar ou emancipar-se do passado, mas entend-lo como a chave para a compreenso do presente (Carr, 1978: 23). Muitos historiadores reproduzem a fala das autoridades encontrada nessa documentao, surgindo uma histria singularmente desprendida dos interesses das classes populares e intimamente vinculada aos interesses das dominantes (Fernandes, 1976). Para preservar os interesses das classes dominantes, durante muito tempo, a historiografia brasileira adulterou a histria dos movimentos sociais e silenciou sobre a explorao das massas, aprisionando a sociedade nas malhas da dominao.

No estudo da Balaiada como um movimento social inserido no processo de lutas pela Independncia - que se estende do final do sculo XVIII at meados do XIX - destaca-se uma historiografia que, apesar de no abordar especificamente os conflitos, traz uma nova interpretao sobre eles, abrindo brechas e interessantes sugestes para a anlise da participao popular nesse perodo. Referimo-nos a Caio Prado Jr. que lanou as bases de uma nova abordagem do processo histrico brasileiro, uma histria que no fosse a glorificao das classes dominantes (Prado Jr., 1979: 64 -77); a Emlia Viotti da Costa que chama a ateno para os interesses dos diversos grupos sociais durante as lutas pela Independncia; e a Nelson Werneck Sodr que, por sua vez, d continuidade reviso historiogrfica iniciada por Caio Prado Jr. (Viotti da Costa, 1979; Sodr,1979).

A histria social fornece os parmetros para a anlise da Balaiada. Mesmo considerando que toda histria social e que esta deva integrar os resultados da histria demogrfica, econmica, poltica, das idias e das mentalidades, aos poucos vai se constituindo uma histria social, delimitando-se o seu objetivo: o estudo de grandes conjuntos, as classes, os grupos sociais, as categorias socioprofissionais, sendo que o estudo da estrutura social, das estratificaes e a anlise dos movimentos sociais constituem-se nos seus principais domnios, entendida a histria social nesse sentido estrito (Cardoso & Brignoli, 1979). Qualquer uma dessas manifestaes podem ser enquadradas no conceito de movimento social, conceito precrio e contraditrio, entre os estudiosos da questo (Da Silva, 1981; Costa Nuls, 1981). Contextualizao histrica Para abordar a Balaiada preciso compreender o contexto histrico no qual ela se insere: o processo de lutas pela emancipao poltica do pas, que vem desde as conjuraes do final do sculo XVIII e se estende at meados do XIX, quando se consolidou a monarquia constitucional. uma delimitao que procura resgatar os diversos conflitos e mobilizaes populares verificados no perodo, fugindo dos marcos da historiografia tradicional que aprisiona os historiadores na constelao dos seus objetivos metodolgicos e que determina a forma e o contedos das pesquisas (De Decca, 1981: 14). O movimento de independncia foi um complexo processo no qual lanam suas razes todos os desenvolvimentos decisivos ulteriores da sociedade brasileira (Fernandes, 1976: 71).

A grande propriedade no foi tocada; permaneceu a mesma estrutura de produo escravista e foi a oportunidade para a afirmao no poder local dos grupos proprietrios de terra e de escravos e dos comerciantes, principalmente a partir da deposio de D. Pedro I em 1831. Esta decorreu da teimosia do Imperador que no cedia aos interesses das oligarquias brasileiras e insistia em governar com o apoio dos portugueses, inaugurando a Regncia, uma das fases mais violentas do sculo XIX, e que d acabamento ao processo de Independncia, definindo o campo e as formas polticas que ocupam e do fisionomia ao Estado em nosso pas (Sodr, 1979: 249). Um estado elitista e autoritrio, instrumento dos grupos dirigentes da poca que assumiram os novos papis polticos e jurdicos ou administrativos em todas as esferas da organizao do poder (Fernandes, 1976: 16). A sociedade brasileira da primeira metade do sculo XIX permanecia com as mesmas caractersticas dos tempos coloniais grande parte da populao era escrava, e quando livre, vivia em pssimas condies de pobreza, sem acesso ao trabalho e terra. Essa transio corresponde crise do sistema colonial, s lutas pela independncia e formao de um Estado Nacional excludente do direito cidadania e do acesso terra para a imensa maioria da populao pobre.

A PARTICIPAO POPULAR NA BALAIADA Cosme Bento das Chagas, o preto Cosme, escravo foragido que liderou mais de seis mil escravos no Maranho outro lder, que se empenhara na unio dos balaios com os escravos durante o auge do movimento, entre meados de 1839 e comeo de 1840. A maioria dos lderes dos grupos balaios, eram conhecidos por apelidos como Andorinha, Tempestade, Trovo, Relmpago, etc., denotando a sua origem popular.

Os rebeldes, em sua opnio, no passariam de perigosos bandidos, facciosos, vidos por pilhagem que a tudo pretendiam devastar: Cardumes de homens ociosos sem domiclio certo, pela maior parte de uma raa cruzada de ndios, brancos e negros, a que chamam cafuzos, os quais so mui amantes dessa vida meio errante, pouco dado a outrosmisteres e muito a rapina e a caa (MAGALHES, p. 267).

Para Caio Prado Jr., os balaios no souberam ligar o seu movimento ao dos escravos, que teriam se aproveitado da agitao reinante, para levantar-se em vrios pontos da provncia. A histria da rebeldia escrava antecede aos movimentos do perodo regencial e se prolonga at a oficializao da abolio da escravido. A rebeldia dos escravos existiu desde o incio do regime escravista. As autoridades temiam a unio dos escravos rebeldes com os movimentos da populao livre, e tomavam medidas de controle e manipulao para impedir, como por exemplo, a proibio de ajuntamentos; a figura do capito do mato, prmios para captura de escravos foragidos, a anistia que no alcanava os escravos, entre outras. A Balaiada no Piau foi a expresso viva do descontentamento da populao. Suas causas esto fincadas na estrutura agrria piauiense, baseada na grande propriedade pecuarista e na expropriao dos posseiros por meio dos dzimos. Os motivos mais imediatos relacionam-se com o governo ditatorial do Baro da Parnaba, com as medidas de intensificao do recrutamento militar, alm da Lei dos Prefeitos que prejudicara as lideranas municipais opositoras ao regime poltico.

O movimento balaio contou com a participao de diversos grupos sociais, como os pequenos fazendeiros, vaqueiros, artesos, lavradores, escravos, ndios, formando uma massa heterognea complexa, cuja principal reivindicao - o fim do governo do Baro da Parnaba unia a todos. Foram essas camadas populares que enfrentaram a violenta represso comandada pelo Baro da Parnaba, Brigadeiro Manoel de Souza Martins. Aparentemente o movimento no propunha mudanas estruturais da sociedade e a maioria da populao nele engajada no estaria preparada para formular suas reivindicaes mas, sem dvida, estava disposta a se livrar da opresso e conquistar a liberdade individual. A Balaiada foi um movimento nico no Maranho e no Piau: as lideranas atuaram em ambas as provncias; os grupos de rebeldes se locomoviam de uma para outra; as tticas de guerrilha foram usadas simultaneamente (ataques s fazendas, libertao dos escravos das fazendas).

Predominam ainda na regio, como em todo sul do Estado, principalmente nas zonas rurais, os antigos costumes da primitiva sociedade de vaqueiros, que na poca das entradas, ali se formou e permaneceu isolada da civilizao do litoral, transmitindo de gerao a gerao o udo e as crendices, as lendas e os preconceitos, trazidos dos rinces baianos e pernambucanos pelos primitivos povoadores (CARDOSO, 1946, p. 31)

10

As condies de vida da populao eram as mesmas e o estopim do movimento - o recrutamento militar - era intenso em ambas as provncias. No decorrer de todo o movimento, uma das tticas mais usadas pelo aparato repressor foi impedir o contato entre os balaios das duas provncias (fortificando acampamentos militares s margens do rio Parnaba). Apesar disso os grupos de balaios passavam de um lado a outro do rio, juntando-se para tomarem as vilas mais importantes e atacarem as capitais, rigorosamente defendidas, sobretudo depois da tomada espetacular de Caxias, no Maranho. Os balaios propunham um novo governo, tendo como base o pacto social elaborado por um dos lderes, que representava a parcela dos pequenos fazendeiros.
A zona, que de certo modo prenuncia os chapades sertanejos e a grande regio rida do nordeste brasileiros, do Piau a Pernambuco e Bahia... no sendo simplesmente uma transio direta para o nordeste rido, mas oprolongamento litorneo do meio norte... se nota com a mais seca, provavelmente pela propriedade do terreno, e mais intensa, consequentemente, proximidade do mar, evita naturalmente a essa regio o carter sub-desrtico que, a no ser isso, afligiria em virtude da natureza e em grande parte a propriedade do solo, oregime dos rios bastante irregular o que se explica pelo solo e pelo clima (LOPES, 1970, p. 148) O serto de Pastos Bons foi um campo de ao e ebulio nativista... Entusiasmos patriticos quebraram o sucego buclico dos campos e os nativismo dominou as consincias e inspirou um movimento generalizado de todas as classes sociais, ricos e pobres, e at os escravos participavam do mesmo sentimento (CARVALHO, 1924, p. 86)

A REPRESSO ARMADA

Para enfrentar e vencer os balaios rebeldes e garantir a manuteno da ordem pblica, o governo do Piau se armou com foras internas e contingentes de outras provncias, utilizando toda sorte de tticas e mtodos. A organizao das foras legais espelha o nvel da represso. Graas ao prestgio pessoal do Baro da Parnaba, o governo provincial recebeu apoio dos fazendeiros piauienses para o abastecimento das tropas, alm de dinheiro, armas e munio provenientes de outras provncias, o que explica muito bem a derrota dos balaios. Embora estes fossem muito mais numerosos, em geral saiam derrotados dos combates mais importantes (estrategicamente planejados), inclusive nos conflitos prprios da guerra de guerrilha, que era usada por ambos os lados.

11

A quantificao dos efetivos dos balaios confusa e dificilmente pode ser precisada devido grande mobilidade dos grupos que formavam a espinha dorsal do movimento rebelde. A represso foi violenta, com ataques aos acampamentos dos balaios, combates corpo a corpo, tpicos de uma verdadeira guerra civil. Para reforar a guerra contra os balaios, o governo regencial, em fins de 1839, enviou para o Maranho o oficial do exrcito Luiz Alves de Lima, mas no Piau o Baro da Parnaba, presidente e comandante das armas da provncia garantiu a represso, dirigindo as operaes militares diretamente de Oeiras, ento a capital do Piau. O governo compreendia que somente o poder das armas venceria um movimento das dimenses da Balaiada cuja participao popular crescia e ameaava o governo da provncia. Visto dessa maneira, a represso Balaiada tambm se reveste de forma ideolgica, na medida em que ela adulterou a memria dos balaios, prolongando-se ao longo do processo histrico. A eficcia da represso extrapola o fim do movimento, atingindo qualquer tipo de oposio e contestao, gerando uma historiografia que difunde o ponto de vista oficial.

CONCLUSO

Da os movimentos pela independncia serem fatos minimizados, justamente por mobilizarem a populao em vrias partes do pas. Todos foram violentamente reprimidos pelas foras dos governos regencial e imperial. De fato, as lutas pela Independncia foram abafadas e em seu lugar forjou-se a conscincia do brasileiro pacfico, avesso violncia e a histria dos mitos e dos heris. Que relevncia teria para a histria do Brasil um estudo que reala um movimento popular ocorrido no sculo passado em um estado pobre e esquecido como o Piau? Que relao teria esse movimento com as lutas de independncia e com o processo de formao do Estado nacional? A Balaiada no Piau um acontecimento que durante muito tempo escapou maioria dos historiadores. Um dos primeiros a estud-la foi o Professor Odilon Nunes, historiador autodidata que pesquisou em documentos da poca e publicou um volume em Pesquisas para a Histria do Piau, na dcada de 1970 (Nunes, 1975). Essa obra de Odilon Nunes poder orientar outros pesquisadores dos movimentos populares do sculo XIX no Brasil, no s por chamar a ateno para um perodo to pouco conhecido, como pelas novas questes sugeridas para um novo enfoque de histria social no Piau, abrindo interessantes perspectivas metodolgicas.

12

REFERNCIAS: CARDOSO, Clodoaldo. Municpios Maranhenses: Pastos Bons. Rio de Janeiro: Servioes Grficos do IBGE, 1946. CARDOSO, Ciro Flamarion; BRIGNOLI, Hctor Perez. Os mtodos da histria. Trad. de Joo Maia. Rio de Janeiro, Graal, 1979. CARVALHO, Jos Murilo de. Teatro das Sombras: a poltica imperial. So Paulo: Vrtice; Rio de Janeiro: UPERJ, 1988. COSTA NULS, Nair. Algumas consideraes em torno do conceito de movimento social. In: VII Encontro do grupo Movimentos Sociais no Campo. Natal, 1981 (mimeo). DE DECCA, Edgard. 1930: o silncio dos vencidos. So Paulo, Brasiliense, 1981. FERNANDES, Florestan. A revoluo burguesa no Brasil. Rio de Janeiro, Zahar, 1976. LOPES, Raimundo. Torro Maranhense. Rio de Janeiro: Cia Fon-Fon e Seleta 1970. MAGALHES, Domingos, Jos Gonalves de. Memria Histrica e Documentada da Revoluo da provncia do Maranho desde 1839 at 1840. Rio de Janeiro: Revista do IHGB, n 10, 1848, pp. 217-363 PRADO Jr., Caio. Evoluo poltica do Brasil e outros estudos. So Paulo, Brasiliense, 1979. SANTOS, Sandra Regina R. dos. A Balaiada no Serto: a pluralidade de uma revolta. So Lus: UEMA 2010. SERRA, Astolfo. A Balaiada. Rio de Janeiro; Biblioteca do Exrcito, 1946. SODR, Nelson Werneck. As razes da independncia. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1978. VIOTTI DA COSTA, Emlia. Monarquia Repblica: momentos decisivos. So Paulo, Livraria de Cincias Humanas, 1979.

Вам также может понравиться