Вы находитесь на странице: 1из 21

LNGUA PORTUGUESA

COMPREENSO E INTERPRETAO DE TEXTOS

1.1. INTRODUO No existe uma regra bsica para aprender Interpretao de Textos. O que far com que voc se saia bem interpretando um texto em uma prova de concurso pblico a quantidade de leitura que voc pratica. Quanto mais voc ler, maiores so as condies de entender o que leu. Apesar de no existirem regras escritas, para interpretar um texto voc precisa saber os passos a serem dados, ter cuidados com os vcios e conhecer os nveis da leitura. Voc sabe ler eficientemente? Identifica as idias do texto facilmente? Veja a seguir e tire suas dvidas. O entendimento de um texto, ainda o elemento bsico da comunicao humana, implica uma anlise: a sua decomposio em partes. S assim, o seu entendimento possvel.

1.2. COMO LER UM TEXTO - O aprendizado da leitura Interessa a todos saber que procedimento se deve adotar para tirar o maior rendimento possvel da leitura de um texto. Mas no se pode responder a essa pergunta sem antes destacar que no existe para ela uma soluo mgica, o que no quer dizer que no exista soluo alguma. Genericamente, pode-se afirmar que uma leitura proveitosa pressupe, alm do conhecimento lingstico propriamente dito, um repertrio de informaes exteriores ao texto, o que se costuma chamar de conhecimento de mundo. s vezes, quando um texto ambguo, o conhecimento de mundo que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretao adequada do que se l. Um bom exemplo o texto que segue: "As video-locadoras de So Carlos esto escondendo suas fitas de sexo explcito. A deciso atende a uma portaria de dezembro de 1991, do Juizado de Menores, que probe que as casas de vdeo aluguem, exponham e vendam fitas pornogrficas a menores de 18 anos. A portaria probe ainda os menores de 18 anos de irem a motis e rodeios sem a companhia ou autorizao dos pais. (Folha Sudeste, 6/6/92)" o conhecimento lingstico que nos permite reconhecer a ambigidade do texto em questo (pela posio em que se situa, a expresso sem a companhia ou autorizao dos pais permite a interpretao de que com a companhia ou autorizao dos pais os menores podem ir a rodeios ou motis). Mas o nosso conhecimento de mundo nos adverte de que essa interpretao estranha e s pode ter sido produzida por engano do redator. muito provvel que ele tenha tido a inteno de dizer que os menores esto proibidos de ir a rodeios sem a companhia ou autorizao dos pais e de freqentarem motis.

Pgina 1 de 21.

Como se v, a compreenso do texto depende tambm do conhecimento de mundo, o que nos leva concluso de que o aprendizado da leitura depende muito das aulas de Portugus, mas tambm de todas as outras disciplinas sem exceo.

Trs questes bsicas Uma boa medida para avaliar se o texto foi bem compreendido a resposta a trs questes bsicas: I - Qual a questo de que o texto est tratando? Ao tentar responder a essa pergunta, o leitor ser obrigado a distinguir as questes secundrias da principal, isto e, aquela em torno da qual gira o texto inteiro. Quando o leitor no sabe dizer do que o texto est tratando, ou sabe apenas de maneira genrica e confusa, sinal de que ele precisa ser lido com mais ateno ou de que o leitor no tem repertrio suficiente para compreender o que est diante de seus olhos. II - Qual a opinio do autor sobre a questo posta em discusso? Disseminados pelo texto, aparecem vrios indicadores da opinio de quem escreve. Por isso, uma leitura competente no ter dificuldade em identific-la. No saber dar resposta a essa questo um sintoma de leitura desatenta e dispersiva. III - Quais so os argumentos utilizados pelo autor para fundamentar a opinio dada? Deve-se entender por argumento todo tipo de recurso usado pelo autor para convencer o leitor de que ele est falando a verdade. Saber reconhecer os argumentos do autor tambm um sintoma de leitura bem feita, um sinal claro de que o leitor acompanhou o desenvolvimento das idias. Na verdade, entender um texto significa acompanhar com ateno o seu percurso argumentativo.

IDIAS NCLEO O primeiro passo para interpretar um texto consiste em decomp-lo, aps uma primeira leitura, em suas "idias bsicas ou idias ncleo", ou seja, um trabalho analtico buscando os conceitos definidores da opinio explicitada pelo autor. Esta operao far com que o significado do texto "salte aos olhos" do leitor. Nos atuais concursos pblicos, a interpretao de textos tem sido uma parte fundamental das provas de Lngua Portuguesa. Exemplifiquemos: "Incalculvel a contribuio do famoso neurologista austraco no tocante aos estudos sobre a formao da personalidade humana . Sigmund Freud (1859 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente.

Pgina 2 de 21.

Comeou estudando casos clnicos de comportamentos anmalos ou patolgicos, com a ajuda da hipnose e em colaborao com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895). Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo, inventou o mtodo que at hoje usado pela psicanlise: o das 'livres associaes' de idias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbaes mentais. Para este caminho de regresso s origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da linguagem onrica dos pacientes, considerando os sonhos como compensao dos desejos insatisfeitos na fase de viglia. Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da poca, foi a apresentao da tese de que toda neurose de origem sexual." (Salvatore D'Onofrio)

GLOSSRIO: Neurologista Psique Inconsciente mdico especializado em curar doenas do sistema nervoso; mente, esprito, alma; o conjunto dos processos e fatos psquicos que atuam sobre o comportamento do indivduo, mas que escapam ao mbito da racionalidade e esta no pode ser trazida pela vontade ou pela memria, aflorando nos sonhos, atos falhos e nos estados neurticos; processos e fatos psquicos latentes no indivduo, influenciando sua conduta e, por vezes, aflorando conscincia; anormal; doentio; processos fsicos ou psquicos destinados a gerar um estado mental semelhante ao sono, no qual o indivduo continua capaz de obedecer s ordens do hipnotizador; mdico; choque violento capaz de desencadear perturbaes fsicas ou psquicas; relativo aos sonhos; estar acordado, desperto.

Subconsciente -

Anmalo Patolgico Hipnotismo -

Terapeuta Trauma -

Onrico Viglia -

Pgina 3 de 21.

IDIAS - NCLEO PRIMEIRO CONCEITO DO TEXTO: "Incalculvel a contribuio do famoso neurologista austraco no tocante aos estudos sobre a formao da personalidade humana . Sigmund Freud (1859 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente". O autor do texto afirma, inicialmente, que Sigmund Freud ajudou a cincia a compreender os nveis mais profundos da personalidade humana, o inconsciente e subconsciente.

SEGUNDO CONCEITO DO TEXTO: "Comeou estudando casos clnicos de comportamentos anmalos ou patolgicos, com a ajuda da hipnose e em colaborao com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895). Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo, inventou o mtodo que at hoje usado pela psicanlise: o das 'livres associaes' de idias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbaes mentais". A segunda idia - ncleo mostra que Freud deu incio sua pesquisa estudando os comportamentos humanos anormais ou doentios por meio da hipnose. Insatisfeito com esse mtodo, criou o das "livres associaes de idias e de sentimentos".

TERCEIRO CONCEITO DO TEXTO: "Para este caminho de regresso s origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da linguagem onrica dos pacientes, considerando os sonhos como compensao dos desejos insatisfeitos na fase de viglia". Aqui, est explicitado que a descoberta das razes de um trauma se faz por meio da compreenso dos sonhos, que seriam uma linguagem metafrica dos desejos no realizados ao longo da vida do dia a dia.

QUARTO CONCEITO DO TEXTO: "Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da poca, foi a apresentao da tese de que toda neurose de origem sexual." Por fim, o texto afirma que Freud escandalizou a sociedade de seu tempo, afirmando a novidade de que todo o trauma psicolgico de origem sexual.

Pgina 4 de 21.

RESPONDA:
x x x x

Qual foi a contribuio de Freud para a Psicologia? Explique o primeiro mtodo usado por Freud. Qual foi o seu segundo mtodo de anlise? Em que Freud original quanto explicao da neurose?

1.3. DICAS PARA INTERPRETAO DE TEXTOS No s os alunos afirmam gratuitamente que a interpretao depende de cada um. Na realidade, isto para fugir a um problema que no de difcil soluo por meio de sofisma (= argumento aparentemente vlido, mas, na realidade, no conclusivo, e que supe m f por parte de quem o apresenta). Podemos, tranqilamente, ser bem-sucedidos numa interpretao de um texto Para isso, devemos observar o seguinte: 1. Ler todo o texto, procurando ter uma viso geral do assunto; 2. Se encontrar palavras desconhecidas, no interrompa a leitura, v at o fim, ininterruptamente; 3. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas trs vezes ou mais; 4. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar; 5. Esclarecer o vocabulrio; 6. Entender o vocabulrio; 7. Viver a histria; 8. No permitir que prevaleam suas idias sobre as do autor; 9. Interpretar o que o autor escreveu e no o que voc pensa; 10. Partir o texto em pedaos (pargrafos, partes) do texto correspondente; 11. Centralizar cada questo ao pedao (pargrafos, partes) do texto correspondente; 12. Ative sua leitura; 13. Verificar, com ateno e cuidado, o enunciado de cada questo;

Pgina 5 de 21.

14. Ver, perceber, sentir, apalpar o que se pergunta e o que se pede; 15. Cuidado com os vocbulos: destoa (= diferente de...) , no, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras... palavras que aparecem nas perguntas e que s vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu. 16. Quando duas alternativas lhe parecem corretas ou certas, procurar a mais exata ou a mais completa; 17. Ler com perspiccia, sutileza, malcia nas entrelinhas; 18. Quando o autor apenas sugerir idia, procurar um fundamento de lgica objetiva; 19. No se deve preocupar com a arrumao das letras nas alternativas; 20. As perguntas so fceis, dependendo de quem l o texto ou como o leu; 21. Cuidado com as opinies pessoais, elas no existem; 22. Sentir, perceber a mensagem do autor; 23. Cuidado com a exatido das questes em relao ao texto; 24. Cuidado com as questes voltadas para dados superficiais; 25. No se deve procurar a verdade exata dentro da resposta, mas a opo que melhor enquadre no sentido do texto; 26. s vezes, a etimologia ou a semelhana das palavras denuncia a resposta; 27. Descobrir o assunto e procurar pensar sobre ele; 28. Procurar estabelecer quais foram as opinies expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem; 29. O autor defende idias e voc deve perceb-las; 30. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito so importantssimos na interpretao do texto; Exemplo: Ele morreu de fome. de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realizao do fato (= a causa da morte dele)

Pgina 6 de 21.

Ele morreu faminto Faminto: predicativo do sujeito, o estado em que ele se encontrava quando morreu. 31. Todos os termos da anlise sinttica, cada termo tem seu valor, sua importncia. 32. As oraes coordenadas no tm orao principal, apenas as idias esto coordenadas entre si. 33. Todas as oraes subordinadas tm orao principal e as idias se completam. 34. Os adjetivos ligados a um substantivo vo dar a ele maior clareza de expresso, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado

1.4. TIPOS DE TEXTO E FORMAS DE DISCURSO Para ler e entender um texto preciso atingir dois nveis de leitura: x Informativa e de reconhecimento; x Interpretativa. A primeira deve ser feita cuidadosamente por ser o primeiro contato com o texto, extraindo-se informaes e se preparando para a leitura interpretativa. Durante a interpretao grife palavras-chave, passagens importantes; tente ligar uma palavra idia-central de cada pargrafo. A ltima fase de interpretao concentra-se nas perguntas e opes de respostas. Marque palavras com NO, EXCETO, RESPECTIVAMENTE, etc, pois fazem diferena na escolha adequada. Retorne ao texto mesmo que parea ser perda de tempo. Leia a frase anterior e posterior para ter idia do sentido global proposto pelo autor.

1.4.1. ORGANIZAO DO TEXTO E IDIA CENTRAL Um texto para ser compreendido deve apresentar idias seletas e organizadas, atravs dos pargrafos que composto pela idia central, argumentao e/ou desenvolvimento e a concluso do texto. Podemos desenvolver um pargrafo de vrias formas: x Declarao inicial; x Definio; x Diviso; x Aluso histrica.

Pgina 7 de 21.

Serve para dividir o texto em pontos menores, tendo em vista os diversos enfoques. Convencionalmente, o pargrafo indicado atravs da mudana de linha e um espaamento da margem esquerda. Uma das partes bem distintas do pargrafo o tpico frasal, ou seja, a idia central extrada de maneira clara e resumida. Atentando-se para a idia principal de cada pargrafo, asseguramos um caminho que nos levar compreenso do texto.

1.4.2. OS TIPOS DE TEXTO Basicamente existem trs tipos de texto: x Texto narrativo; x Texto descritivo; x Texto dissertativo. Cada um desses textos possui caractersticas prprias de construo.

DESCRIO Descrever explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrio esttica, sem movimento, desprovida de ao. Na descrio o ser, o objeto ou ambiente so importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo. O emissor capta e transmite a realidade atravs de seus sentidos, fazendo uso de recursos lingsticos, tal que o receptor a identifique. A caracterizao indispensvel, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto. H duas descries: x Descrio denotativa x Descrio conotativa. DESCRIO DENOTATIVA Quando a linguagem representativa do objeto objetiva, direta sem metforas ou outras figuras literrias, chamamos de descrio denotativa. Na descrio denotativa as palavras so utilizadas no seu sentido real, nico de acordo com a definio do dicionrio. Exemplo: Samos do campus universitrio s 14 horas com destino ao agreste pernambucano. esquerda fica a reitoria e alguns pontos comerciais. direita o trmino da construo de um novo centro tecnolgico. Seguiremos pela BR-232 onde encontraremos vrias formas de relevo e vegetao.

Pgina 8 de 21.

No incio da viagem observamos uma tpica agricultura de subsistncia bem margem da BR-232. Isso provavelmente facilitar o transporte desse cultivo a um grande centro de distribuio de alimentos a CEAGEPE.

DESCRIO CONOTATIVA Em tal descrio as palavras so tomadas em sentido figurado, ricas em polivalncia. Exemplo: Joo estava to gordo que as pernas da cadeira estavam bambas do peso que carregava. Era notrio o sofrimento daquele pobre objeto. Hoje o sol amanheceu sorridente; brilhava incansvel, no cu alegre, leve e repleto de nuvens brancas. Os pssaros felizes cantarolavam pelo ar.

NARRAO Narrar falar sobre os fatos. contar. Consiste na elaborao de um texto inserindo episdios, acontecimentos. A narrao difere da descrio. A primeira totalmente dinmica, enquanto a segunda esttica e sem movimento. Os verbos so predominantes num texto narrativo. O indispensvel da fico a narrativa, respondendo os seus elementos a uma srie de perguntas: Quem participa nos acontecimentos? (personagens); O que acontece? (enredo); Onde e como acontece? (ambiente e situao dos fatos). Fazemos um texto narrativo com base em alguns elementos: O qu? Fato narrado; Quem? personagem principal e o anti-heri; Como? o modo que os fatos aconteceram; Quando? o tempo dos acontecimentos; Onde? local onde se desenrolou o acontecimento; Por qu? a razo, motivo do fato; Por isso: a conseqncia dos fatos. No texto narrativo, o fato o ponto central da ao, sendo o verbo o elemento principal. importante s uma ao centralizadora para envolver as personagens. Deve haver um centro de conflito, um ncleo do enredo.

Pgina 9 de 21.

A seguir um exemplo de texto narrativo: Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o Capito Rodrigo Cambor entrara na vida de Santa F. Um dia chegou a cavalo, vindo ningum sabia de onde, com o chapu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabea de macho altivamente erguida e aquele seu olhar de gavio que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar l pelo meio da casa dos trinta, montava num alazo, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dlm militar azul, com gola vermelha e botes de metal. (Um certo capito Rodrigo rico Verssimo) A relao verbal emissor receptor efetiva-se por intermdio do que chamamos discurso. A narrativa se vale de tal recurso, efetivando o ponto de vista ou foco narrativo. Quando o narrador participa dos acontecimentos diz-se que narrador-personagem. Isto constitui o foco narrativo da 1 pessoa.

Exemplo: Parei para conversar com o meu compadre que h muito no falava. Eu notei uma tristeza no seu olhar e perguntei: - Compadre por que tanta tristeza? Ele me respondeu: - Compadre minha senhora morreu h pouco tempo. Por isso, estou to triste. H tanto tempo sem nos falarmos e justamente num momento to triste nos encontramos. Ter sido o destino? J o narrador-observador aquele que serve de intermedirio entre o fato e o leitor. o foco narrativo de 3 pessoa. Exemplo: O jogo estava empatado e os torcedores pulavam e torciam sem parar. Os minutos finais eram decisivos, ambos precisavam da vitria, quando de repente o juiz apitou uma penalidade mxima. O tcnico chamou Neco para bater o pnalti, j que ele era considerado o melhor batedor do time. Neco dirigiu-se at a marca do pnalti e bateu com grande perfeio. O goleiro no teve chance. O estdio quase veio abaixo de tanta alegria da torcida. Aos quarenta e sete minutos do segundo tempo o juiz finalmente apontou para o centro do campo e encerrou a partida.

Pgina 10 de 21.

DISSERTAO OU DISCURSO FORMAS DE DISCURSO x Discurso direto; x Discurso indireto; x Discurso indireto livre. DISCURSO DIRETO aquele que reproduz exatamente o que escutou ou leu de outra pessoa. Podemos enumerar algumas caractersticas do discurso direto: - Emprego de verbos do tipo: afirmar, negar, perguntar, responder, entre outros; - Usam-se os seguintes sinais de pontuao: dois-pontos, travesso e vrgula. Exemplo: O juiz disse: - O ru inocente.

DISCURSO INDIRETO aquele reproduzido pelo narrador com suas prprias palavras, aquilo que escutou ou leu de outra pessoa. No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuao e usamos conjunes: que, se, como, etc. Exemplo: O juiz disse que o ru era inocente.

DISCURSO INDIRETO LIVRE aquele em que o narrador reconstitui o que ouviu ou leu por conta prpria, servindo-se de oraes absolutas ou coordenadas sindticas e assindticas. Exemplo: Sinh Vitria falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrana! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. (Graciliano Ramos).

Pgina 11 de 21.

1.5. ANLISE DO TEXTO. Antes de interpretar um texto o leitor deve entender que tipo de anlise est sendo proposto. Basicamente existem dois tipos de anlise:

SUBJETIVA Nesse tipo de anlise pede-se que o leitor responda o que ele pensou, sua opinio e dedues sobre o texto. A margem de acerto mais elstica, sendo permitida uma variao maior nas respostas, mas por ser tambm mais difcil de corrigir devido sua subjetividade pouco freqente o encontrarmos em provas importantes, como vestibular ou concursos pblicos. Costuma ser mais empregado no primeiro ou segundo graus, quando a meta a ser atingida que o aluno aprenda a escrever e ordenar idias, ou aprender figuras de linguagem e emprego de vocabulrio mais rico. Nesse tipo de anlise existem questes como: Quando o autor diz sentado beira do caminho, o que voc acha que ele quis dizer? Como se v, pedida uma concluso ou opinio do leitor, o que comum nesse tipo de anlise. Esse tipo de anlise pode ser apresentado como mltipla escolha ou dissertativo.

OBJETIVA Esse o tipo de anlise mais usado hoje em provas oficiais, pede-se que seja citado exatamente o que constava do texto, explcita ou implicitamente. Exemplo: No texto consta: Maria costumava chegar atrasada no incio da semana. Questo: Qual era o problema de Maria? Nesse caso a resposta pode estar EXPLCITA se a alternativa correta for chegar atrasada no incio da semana ou IMPLCITA se for chegar atrasada s segundas. Apesar de a segunda hiptese (chegar atrasada s segundas) no estar literalmente contida no texto, ela est implcita, uma vez que segunda-feira o incio da semana. Tome cuidado nesse tipo de anlise para citar exatamente o que est no texto. Muitas alternativas so semelhantes, mas escolha sempre aquela que mais se aproxima ao texto em significado. Na anlise objetiva de um texto cientfico sobre assunto especfico, cite apenas o que est no texto. Anlises sobre assuntos muito debatidos e atuais costumam prejudicar o leitor porque muitas vezes h alternativas com elementos que no esto no texto, mas so informaes que o aluno j tinha anteriormente sobre o assunto.

Pgina 12 de 21.

Tome tambm cuidado porque no se pedem respostas morais, ou seja, no se leva em conta a sua opinio, e sim o que o autor escreveu. Se o texto sobre o aborto e l constar que o aborto a melhor soluo quando a me de uma famlia de baixa renda isso que voc deve colocar como resposta na questo: Segundo o autor, qual a melhor soluo para grvidas de famlias de baixa renda? No importa o que voc acha, o que importa apenas interpretar o texto, portanto se voc contra o aborto, nada de marcar outra resposta que no seja o aborto.

1.5.1. ERROS COMUNS NA INTERPRETAO OBJETIVA

1- EXCESSO

algumas alternativas vo alm do que est no texto, induzindo o leitor desatento ao erro. Maria estava muito triste. Maria estava muito triste e chorou.

No texto: Resposta incorreta:

Note que no texto no se disse que ela chorou. O fato de o incio da frase ser semelhante frase do texto induz o leitor ao erro, pois ele l apenas o comeo da frase, no percebendo que o final e chorou uma informao no contida no texto.

2- FALTA DE ELEMENTOS IMPORTANTES

o leitor assinala uma resposta incompleta em relao ao que est sendo pedido.

No texto: Maria costumava chegar atrasada ao trabalho s segundas Resposta incorreta: Maria costumava se atrasar s segundas. Antes de assinalar essa resposta, veja se no h outra especificando que ela chegava atrasada ao trabalho, pois o texto no sugere que ela chegue atrasada a outros lugares, apenas ao trabalho.

3- SEMELHANA

por conter muitas palavras semelhantes ao texto o leitor assinala respostas cujo sentido um pouco ou totalmente divergente do que est escrito. Maria s vezes chegava atrasada ao trabalho. Maria sempre chegava atrasada ao trabalho.

No texto: Resposta incorreta:

Nesse tipo de questo costuma haver uma alternativa, que mesmo no contendo exatamente as mesmas palavras do texto, semelhante em seu sentido. A resposta correta poderia ser, por exemplo: Maria nem sempre chegava ao trabalho no horrio.

Pgina 13 de 21.

Se dizemos que Maria chegava atrasada s vezes e se dizemos que ela nem sempre chegava no horrio, o significado basicamente o mesmo.

ATENO Da prxima vez em que for analisar um texto, lembre-se de no incorrer nesses erros e preste muita ateno ao que est sendo pedido, pois algumas questes costumam ser fatais se voc no ler o enunciado. So comuns enunciados como abaixo:
x x

Assinale o que no foi citado no texto. Segundo o texto, o que falso.

Veja que nesse tipo de questo voc ter que encontrar exatamente o contrrio do que est no texto.

1.6. COMO INTERPRETAR UM TEXTO EM OUTRA LNGUA Selecionamos algumas dicas que podero ser muito teis a voc na hora de ler e interpretar um texto em lngua estrangeira. Leia-as com ateno: elas podem ajud-lo a conseguir sua APROVAO.

LEIA O TEXTO PRIMEIRO No se preocupe com as perguntas antes de ler o trecho escolhido at o fim. Elas podem acabar dirigindo o seu raciocnio. Melhor tentar entender o significado do texto, sem se deixar influenciar por elas.

FUJA DAS TRADUES AO P DA LETRA Leia o trecho apresentado em seu contexto e procure raciocinar na lngua em que foi escrito. No queira traduzir palavra por palavra: alm de muito lento, o mtodo no lhe d uma idia geral do texto.

TENTE ADIVINHAR O QUE NO ENTENDEU Se voc no entender algumas palavras, no se preocupe: trate de adivinhar o sentido do vocabulrio desconhecido, prestando ateno no contexto geral da obra.

SUBLINHE DADOS ESPECFICOS Datas, nomes, locais e nmeros podem ajud-lo a reunir indcios sobre o texto como um todo. Use-os para fazer marcaes no texto: essas referncias visuais o ajudaro a responder a algumas perguntas dirigidas.

Pgina 14 de 21.

ANOTE A IDIA GERAL DE CADA PARGRAFO A tendncia das bancas examinadoras nos dias de hoje, de trabalhar textos com mais de um pargrafo. Faa anotaes ao lado de cada um deles: isso o ajudar a ganhar tempo, pois muitas vezes a pergunta se refere a um pargrafo especfico.

VEJA AS PERGUNTAS POR LTIMO Depois de ter lido o texto e feito suas anotaes, d uma olhada nas perguntas e, por fim, faa uma ltima escaneada no texto. Responda uma por uma, com muita calma. Boa sorte!

QUESTES DE CONCURSOS Leia o texto para responder s questes 01 e 02. O que leva um compositor popular consagrado, uma glria da MPB, a escrever romances? Para responder a essa pergunta, convm lembrarmos algumas caractersticas da personalidade de Chico Buarque de Holanda. Primeiro, a forte presena de um pai que, alm de ser um historiador notvel, era um fino crtico literrio. Depois, o fato de Chico ter se dado conta de que sua genial produo musical no bastava para dizer tudo que ele tinha a nos dizer. No se pode dizer que o que o Chico nos diz nos romances no tem nada a ver com o que ele passa aos seus ouvintes atravs das suas canes. No recm-lanado Budapeste, por exemplo, eu, pessoalmente, vejo um clima de bem-humorada resignao do personagem com suas limitaes, um clima que me parece que encontrei, em alguns momentos, na sua obra musical. Uma coisa, porm, so as imagens sugestivas das canes; outra a complexa construo de um romance. A distncia entre ambas talvez pudesse ser comparada quela que vai das delicadas e rsticas capelas romnicas s imponentes catedrais gticas. Chico Buarque percorreu esse caminho com toda a humildade de quem queria aprender a fazer melhor, mas tambm com a autoconfiana de quem sabia que podia se tornar um mestre romancista. Valeu a pena. A autodisciplina lhe permitiu mergulhar mais fundo na confuso da nossa realidade, nas ambigidades do nosso tempo. A fico, s vezes, possibilita uma percepo mais aguda das questes em que estamos todos tropeando. No caso deste romance mais recente de Chico Buarque, temos um rico material para repensarmos, sorrindo, o problema da nossa identidade: quem somos ns, afinal?
(Leandro Konder, Jornal do Brasil, 18/10/2003)

10

15

20

Pgina 15 de 21.

01- Em relao s idias do texto, assinale a opo que apresenta inferncia incorreta. a) Um compositor consagrado pode considerar sua produo musical insuficiente para expressar suas idias. b) A convivncia com pessoas que produzem obras importantes na histria e na crtica literria pode contribuir para estimular a escrita de romances. c) Chico Buarque no precisou aprender a escrever romances, pois isso j fazia parte de sua vida como compositor e como herdeiro de um talento familiar. d) Algumas caractersticas da obra musical de Chico Buarque permanecem em sua obra romanesca. e) A construo romanesca muito mais complexa que a elaborao de canes da msica popular.

02- Em relao ao texto, assinale a opo correta. a) A pergunta inicial contm o pressuposto de que, para o senso comum, uma pessoa consagrada como compositor deve sempre se aventurar a escrever romances. b) Da expresso seus ouvintes(l.9) no segundo pargrafo, infere-se que o autor do texto l os romances, mas no ouve as msicas de Chico Buarque. c) O sinal indicativo de crase em quela que vai das delicadas... (l.15) opcional. d) Em autodisciplina lhe(l.20) o pronome fator de coeso textual que se refere a tempo(l.21). e) A literatura pode desvelar de forma mais esclarecedora algumas questes complexas da nossa realidade.

03- Assinale a opo que constitui continuao coesa e coerente para o texto abaixo: No h dvida de que a grande mudana ocorreu no incio da dcada de 60, com a poltica externa independente inaugurada pelo governo Jnio Quadros, responsvel pelas novas relaes do Brasil com Amrica Latina, sia e frica, mas tambm com o mundo socialista e com o Movimento dos Pases No-Alinhados. Consolidou-se uma estratgia mais autnoma em relao aos Estados Unidos, mais aberta aos pases do mundo e mais combativa no plano das negociaes comerciais e financeiras do pas, como ficou claro no apoio criao da Alalc e na participao brasileira na Unctat e no Grupo dos 77, nas dcadas de 60 e 70.
(Adaptado de Jos Lus Fiori O Brasil no mundo: o debate da poltica externa)

a) Essa posio foi mantida, em grandes linhas, pela poltica externa de quase todos os governos militares, a despeito do seu alinhamento ferrenho em torno da causa anticomunista, e, tambm, depois da redemocratizao, com a poltica externa do governo Sarney. b) Por causa dessa vitria americana na Guerra Fria, a nova utopia da globalizao e mais uma onda de liquidez internacional criaram as bases materiais e ideolgicas da nova virada liberal das elites e do Estado brasileiro.

Pgina 16 de 21.

c) Com esse ponto de vista geopoltico, o governo brasileiro apostou num slido alinhamento com os Estados Unidos e seu projeto de globalizao liberal, aceitando a internacionalizao dos centros de deciso brasileiros e a fragilizao do Estado, em troca de um projeto de governana global rigorosamente utpico. d) Esse Plano Marshall para a Amrica Latina impediu que o Brasil se transformasse numa experincia original de desenvolvimento acelerado e excludente, sob a liderana desses investimentos estatais e desse capital privado estrangeiro, proveniente de quase todos os pases do ncleo central do sistema capitalista. e) Tais momentos importantes desta nova trajetria como as propostas da Operao Pan-americana, em 1958, e da Operao Brasil-sia, nos anos 1959-60, ao mesmo tempo de uma maior aproximao da Europa e da frica Negra. No mesmo momento, o governo brasileiro tambm revia suas relaes econmicas internacionais, rompendo seu acordo com o FMI.

Leia o texto para responder s questes 04. A felicidade, que em si resultaria de um projeto temporal, reduz-se hoje ao mero prazer instantneo derivado, de preferncia, da dilatao do ego (poder, riqueza, projeo pessoal etc.) e dos "toques" sensitivos (tico, epidrmico, gustativo etc.). A utopia privatizada. Resume-se ao xito pessoal. A vida j 5 no se move por ideais nem se justifica pela nobreza das causas abraadas. Basta ter acesso ao consumo que propicia excelente conforto: o apartamento de luxo, a casa na praia ou na montanha, o carro novo, o kit eletrnico de comunicaes (telefone celular, computador etc.), as viagens de lazer. Uma ilha de prosperidade e paz imune s tribulaes circundantes de um mundo 10 movido a violncia. O Cu na Terra prometem a publicidade, o turismo, o novo equipamento eletrnico, o banco, o carto de crdito etc.
(Frei Betto)

04- Assinale a opo que est de acordo com a direo argumentativa do texto. a) O prazer instantneo derivado da dilatao do ego decorrente de um projeto temporal. b) A felicidade para o mundo contemporneo prescinde dos toques sensitivos. c) Substitui-se, hoje, um projeto temporal, que envolveria causas e ideais nobres, pelo prazer instantneo. d) O xito pessoal resulta de uma utopia privatizada que conseqncia de um projeto temporal. e) O ideais e a nobreza das causas levam ao consumo, prosperidade e paz, o que torna o ser humano imune violncia.

Pgina 17 de 21.

05- Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. Os gregos no possuam textos sagrados nem castas sacerdotais. Graas literatura de Homero, produzida oito sculos antes de Cristo, os gregos se apropriaram de uma ferramenta epistemolgica que, ainda hoje, nos d a impresso de que eles inturam todos os conhecimentos que a cincia 5 moderna viria a descobrir. O que seria de nossa cultura sem a matemtica de Pitgoras, a geometria de Euclides, a filosofia de Scrates, Plato e Aristteles? O que seria da teoria de Freud sem o teatro de Sfocles, Eurpedes e squilo? Os hebreus imprimiram ao tempo, graas aos persas, um carter histrico e 10 uma natureza divina. E produziram uma literatura monumental a Bblia , que inspira trs grandes religies: o judasmo, o cristianismo e o islamismo. Tira-se o livro dessas tradies religiosas e elas perdem toda a identidade e o propsito.
(Frei Betto)

a) As oraes interrogativas do texto correspondem s seguintes afirmaes: x Para a formao da nossa cultura foram imprescindveis a matemtica de Pitgoras, a geometria de Euclides, a filosofia de Scrates, Plato e Aristteles. x O teatro de Sfocles, Eurpedes e squilo foi imprescindvel para a configurao da teoria de Freud. b) O trecho focaliza como direo argumentativa principal a idia de que o livro de natureza literria inadequado para o empreendimento epistemolgico, ou seja, para o estudo dos postulados, concluses e mtodos das teorias e prticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva e em suas relaes com a sociedade e a histria. c) O emprego da primeira pessoa em nos d (l.5 e 6) e em nossa cultura(l.8) confere ao trecho um aspecto interativo em relao ao leitor, inserindo-o no texto. d) Mantm-se a correo gramatical do texto substituindo-se o ponto-final aps divina(l.15) por vrgula e colocando-se a conjuno aditiva subseqente em minscula. e) Conforme a informao original do texto, subentende-se aps a primeira conjuno e (l.19) a idia expressa por qualquer uma das seguintes expresses: em conseqncia, em decorrncia disso, ento, por causa disso, imediatamente.

6- Assinale a opo que constitui continuao coesa e coerente para o texto abaixo. At aqui, o governo se dedicou a expor seu ponto de vista e comeou a mover suas pedras no tabuleiro, a partir de sua opo pela prioridade sulamericana e do Mercosul. Estabeleceu, em seguida, uma srie de pontes e alianas possveis com a frica e a sia, como aconteceu com o G21, na reunio de Cancun da OMC, e como est acontecendo nas negociaes do G3, com a frica do Sul e com a ndia. Ou ainda, como vem ocorrendo nas novas parcerias tecnolgicas com a Ucrnia, a Rssia, a China, ou com os projetos infra-estruturais com a Venezuela, a Bolvia, o Peru e a Argentina.
(Adaptado de Jos Lus Fiori)

Pgina 18 de 21.

a) No h dvida, porquanto, de que essas principais disputas giraram em torno das divergncias econmicas entre os Estados Unidos e o Brasil, em particular as negociaes da OMC, FMI e ALCA. b) O que se v a afirmao de uma nova poltica externa, ativa, presente, baseada no interesse nacional brasileiro e na afinidade histrica e territorial do Brasil com o resto da Amrica do Sul, bem como na sua afinidade de interesses com os demais grandes pases em desenvolvimento. c) E do outro lado, naquele momento, estaro os grupos econmicos e as foras sociais, intelectuais e polticas que sempre lutaram por um projeto de desenvolvimento para o Brasil. d) E aqui, no h como se enganar sobre as foras que esta batalha despertava, dentro e fora do governo: de um lado estaro, como sempre estiveram, os grupos de interesse que defendem uma relao subserviente com os Estados Unidos, em troca de um acesso mais favorecido ao mercado interno americano. e) Orientando-se pelos interesses nacionais do povo e no apenas pelos interesses imediatos e particulares do seu agrobusiness, e dos seus grupos financeiros defendidos e acobertados pela retrica diletante e pela poltica escandalosamente subserviente dos diplomatas descalos.

7- Os trechos abaixo constituem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os e, em seguida, assinale a seqncia correta correspondente. ( ) Nem tinham estabelecido relaes entre si que permitissem falar na existncia de um sistema estatal ou de um sistema econmico americano. ( ) O Brasil foi um dos pioneiros na experimentao dessa estratgia proposta por Adam Smith e seus discpulos. Primeiro, foram os Tratados de Comrcio, assinados pela Coroa Portuguesa com a Inglaterra, em 1806 e 1810, e com a Frana, em 1816; e, logo depois da Independncia, os Tratados assinados pelo Imprio Brasileiro com a Inglaterra, em 1827, com a ustria e a Prssia, no mesmo ano de 1827, e com a Dinamarca, os Estados Unidos e os Pases Baixos, em 1829. ( ) Esse dinamismo surgiu depois de se integrarem como produtores especializados do sistema internacional de diviso do trabalho, articulado pelas necessidades da industrializao inglesa e pelos famosos Tratados Comerciais, preconizados pela economia poltica clssica e impostos ao mundo pela Inglaterra e demais pases europeus. ( ) Ao lado dos Estados Unidos, o Brasil e demais pases latino-americanos foram os primeiros Estados a nascer fora da Europa. Mas, na hora da sua independncia, nenhum deles dispunha de verdadeiras estruturas polticas e econmicas nacionais. ( ) Pelo contrrio, os Estados latinos s lentamente foram monopolizando e centralizando o uso da fora, e suas economias s adquiriram dinamismo no sculo XIX.
(Adaptado de Jos Lus Fiori, O Brasil no mundo: o debate da poltica externa)

a) 2, 5, 4, 1, 3 b) 4, 3, 5, 2, 1 c) 5, 4, 1, 3, 2

Pgina 19 de 21.

d) 1, 2, 5, 4, 3 e) 3, 1, 2, 5, 4

8- Em relao s idias do texto, assinale a opo correta. Um tema objeto de alguns painis no recm encerrado Frum Econmico Mundial foi a desigualdade na distribuio de renda no mundo globalizado, mesmo durante o processo em que milhes de pessoas saram da pobreza na ltima dcada nas diversas partes do mundo emergente, da China Rssia e Amrica Latina. Muito alm dos aspectos puramente econmicos, o tema foi tratado como uma questo poltica, assim como cultural e mesmo emocional, j que a percepo de distribuio injusta seria mais importante do que uma medida puramente econmica. Se no for atacada, a questo da pobreza pode se transformar, segundo alguns especialistas, em uma crise mundial. Como exemplo, foi lembrado que a previso que a populao do globo vai ser de 12 bilhes por volta de 2100 e, se nada for feito, cerca de metade pode estar na pobreza, o que seria insustentvel. A melhora social propiciada pelo crescimento econmico generalizado, se por um lado demonstra as vantagens da economia globalizada, por outro estimula o aumento do consumo por populaes que estavam fora desse circuito, o que traz problemas na cadeia de distribuio de alimentos, e estimula o justo desejo por maior participao nos frutos do desenvolvimento, exacerbando a percepo da injustia na distribuio de renda, tanto entre pases quanto entre cidados.
(Merval Pereira, O Globo, 31/01/2008.)

a) O Frum Econmico Mundial ignora a desigualdade na distribuio de renda no mundo globalizado. b) Na ltima dcada, uma parcela insignificante da populao mundial saiu da linha de pobreza. c) A insero de parcela antes excluda das vantagens do desenvolvimento promove problemas na cadeia de distribuio de alimentos. d) O desejo de maior participao nos frutos do desenvolvimento atenua a injustia na distribuio da renda. e) As vantagens da economia globalizada so disfaradas pela melhora social propiciada pelo crescimento econmico.

9- Se havia alguma dvida sobre a forte desacelerao no ritmo de atividade da economia americana, os mais recentes pronunciamentos das autoridades monetrias entre as quais o prprio presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke e dados estatsticos deixaram claro que preciso ficar muito atento para o comportamento dos mercados nos Estados Unidos este ano. Um dos alertas foi a baixa gerao de empregos em dezembro. As autoridades esto preocupadas com o risco de recesso e isso j se reflete nos programas dos pr-candidatos dos partidos Republicano e Democrata Casa Branca.
(O Globo, 15/01/2008 Editorial)

Subentende-se das idias e informaes do texto que:

Pgina 20 de 21.

a) no h mais crena na desacelerao da economia americana. b) a baixa gerao de emprego em dezembro refora a idia da desacelerao da economia americana. c) os dados estatsticos reforam a idia da acelerao da economia americana. d) os polticos no se preocupam com a situao recessiva da economia americana. e) as autoridades no deixam dvidas de que ser forte, este ano, o ritmo de atividade da economia americana. 10- Assinale a opo que reproduz corretamente as idias contidas no trecho abaixo. Estudo feito por cientistas dinamarqueses revelou que pessoas que bebem moderadamente e so fisicamente ativas tm menor risco de morte por doenas cardiovasculares do que aquelas que no bebem e so inativas. Esta a primeira pesquisa a avaliar a influncia combinada de atividades fsicas e de ingesto regular de lcool. a) Indivduos que no bebem nem se exercitam tm risco menor de apresentar doenas cardiovasculares do que os bebedores moderados fisicamente ativos. b) A ingesto moderada de lcool combinada com atividades fsicas mostrou-se mais eficaz para a sade do corao do que a absteno alcolica somada inatividade. c) Manter-se fisicamente ativo e beber moderadamente causam mais riscos na reduo de risco de doenas do corao do que abster-se de lcool mas freqentar academias de ginstica. d) Estudo dinamarqus revelou que a combinao de lcool, independentemente da quantidade ingerida, com exercitao fsica causa menos risco sade do que a noingesto somada inatividade. e) Combinar atividade fsica com lcool apresenta maior perigo para a sade do corao do que a exercitao moderada somada absteno alcolica.

GABARITO 01 - C 06 - B 02 - E 07 - A 03 - A 08 - C 04 - C 09 - B 05 - B 10- B

Pgina 21 de 21.

Вам также может понравиться