Вы находитесь на странице: 1из 13

INDICE

CAPTULO 5 DIMENSIONAMENTO BARRAS PRISMTICAS FLEXO

INTRODUO

O item 5.4 da NBR 8800 estabelece as condies para o dimensionamento de barras prismticas submetidas flexo simples e cortante. Apesar de a NBR apresentar ambos os dimensionamentos no mesmo item, e que, de fato os esforos de flexo e de cisalhamento ocorrem conjuntamente em estruturas como vigas, por uma questo de facilidade de apresentao e de entendimento ser inicialmente exposto o dimensionamento flexo, neste captulo, e a seguir apresentado o dimensionamento ao cortante, no prximo captulo. Do mesmo modo que no caso dos captulos 3 (trao) e 4 (compresso), importante lembrar novamente que a seo 5 da NBR 8800 trata do dimensionamento de elementos estruturais submetidos a aes predominantemente estticas, para as condies adicionais de dimensionamento, tais como fadiga, fratura frgil e temperaturas elevadas, ver o item 9 da NBR 8800.

CONCEITOS GERAIS

A expresso bsica de dimensionamento semelhante s utilizadas para o dimensionamento trao e compresso, porm a runa das peas flexionadas, a exemplo das comprimidas, tambm definida em muitos casos pelo comportamento quanto instabilidade. Antes de apresentar as expresses da NBR 8800 para o dimensionamento, importante expor a conceituao bsica do comportamento de peas metlicas quando submetidas flexo, deve-se atentar que ocorre certa superposio de dois comportamentos, o de tenses de flexo com o de instabilidade. Iniciando pela apresentao do comportamento de uma seo flexionada sem instabilidade, contida lateralmente, sob momentos fletores crescentes, que atuam no plano que contm um eixo principal da seo. A primeira condio de interesse para fletores de menor valor. Usando a seo retangular como exemplo:

h Msd b
fig 5.1

A tenso em uma fibra distante y da linha neutra da seo, dada por:

, onde y a distncia representada na figura e I a inrcia da seo.

Para a fibra mais distante, ocorre a tenso mxima, cuja expresso tambm j conhecida:

Quando a distncia at a fibra extrema passada ao denominador, a expresso da tenso mxima fica:

Onde W chamado de mdulo de resistncia elstico da seo. A expresso acima, j conhecida da resistncia dos materiais, pode ser facilmente generalizada:

Na medida em que Msd cresce, as tenses nas fibras extremas tambm aumentam, at o instante em que essa tenso mxima alcana, em uma ou em ambas as fibras extremas ao mesmo tempo, a tenso de escoamento. O momento fletor que corresponde a essa segunda condio de interesse, o incio do escoamento da seo, chamado pela NBR 8800 de Mr, e as expresses anteriores podem ser escritas:

M W. f

Na expresso acima, W o mdulo de resistncia elstico com relao ao eixo da flexo, ou o mnimo caso a seo tenha mdulos diferentes com relao fibra superior e inferior. A definio de W que foi apresentada a adotada pela NBR, que define W sup, W inf e W. A partir de Mr, com o crescimento de Msd, as tenses no ultrapassam fy e a distribuio de tenses na seo:

h Msd b
fig. 5.2

=fy

A partir dessa condio, com o aumento de Msd, se alcana a terceira e ltima situao (terica) que o escoamento, plastificao integral da seo. O momento fletor correspondente chama-se MPL. Novamente ser utilizada seo retangular como exemplo.

Rc h Msd=MPL b
fig. 5.3

h/2

Rt =fy

Na situao de plastificao integral da seo, o equilbrio pode ser escrito como: MRc = 0 Rt.(h/2) = MPL, mas Rt = 1/2b.h.fy, da: (1/2b.h).h/2.fy = MPL, que, por semelhana com a expresso j apresentada acima,

Z = mdulo de resistncia plstico, que para a seo retangular vale 1/4.b.h2, e que pode ser calculado de modo semelhante para qualquer seo. De modo geral, o valor de Z fornecido pela tabela das propriedades geomtricas de uma seo transversal. Resumindo as definies apresentadas h pouco, pode-se distinguir trs condies caractersticas de funcionamento da seo transversal fletida: 1) Seo transversal apenas com tenses elsticas, para 0<MsdMr, e Mr=fy.W; 2) Seo transversal com tenses de escoamento, para Mr<Msd<MPL; 3) Seo transversal totalmente plastificada, com MPL = Z.fy. As sees que tm sua condio de funcionamento sob as cargas de projeto definidas como em (3), podem ser chamadas de sees compactas, as que trabalham na condio (2), de semi-compactas e as que operam no regime elstico de no compactas. Como complemento definio de Z, voltando expresso acima, esta propriedade pode ser entendida como: MPL = (.b.h).(h/2).f y = 2. Ag/2. (h/4).fy Na expresso acima, 2. Ag/2. (h/4) o mdulo de resistncia plstico Z e pode ser entendido como a soma dos momentos estticos das reas da seo, acima e abaixo da linha neutra, calculados com relao linha neutra. Para completar esse estudo de flexo das vigas, necessrio tambm analisar a instabilidade da seo, que pode ocorrer em qualquer instante durante o aumento do valor de Msd. Ou seja, a barra submetida a fletores crescentes, percorre as condies descritas anteriormente at alcanar MPL, a menos que ocorra a instabilidade da seo durante esse trajeto. Portanto, devem ser verificadas as seguintes configuraes bsicas de instabilidade, ou estados limites, em peas fletidas: a) Flambagem Local da Alma FLA situao onde a alma de seo se torna instvel; b) Flambagem Local da Mesa FLM condio em que a mesa comprimida se torna instvel;

ou, M Z. f

, onde define-se:

c) Flambagem Lateral com toro FLT - Instabilidade por flexo-toro, quando h uma combinao dos dois efeitos simultaneamente e a rotao da seo pela instabilidade; d) Flambagem Local da Aba, aplicvel a sees formadas por duas cantoneiras, constituindo uma seo similar seo T; e) Flambagem Local da Parede do Tubo, que naturalmente se aplica a sees tubulares ou assemelhadas; f) Embora no seja uma situao de instabilidade, para certos tipos de sees transversais deve tambm ser verificado o estado limite de escoamento da mesa tracionada.

O dimensionamento das vigas metlicas flexo, portanto, compreende a verificao dos estados limites (a) at (e), nessa verificao ser definido, sob uma abordagem simplificada, se a seo tem um comportamento: a) Compacto, cujas dimenses da seo so robustas o suficiente para alcanar o MPL antes de ocorrer instabilidade; b) Semi-compacto, que no alcana a plastificao integral antes de uma das condies de instabilidade antes definidas, ou; c) No-compacto, que se tornam instveis antes de qualquer das fibras das seo alcanar fy. A NBR 8800 apresenta os limites de validade, as expresses para verificao desses estados limites e demais condies de dimensionamento, no item 5.4 e nos anexos G e H. No prximo item deste captulo sero apresentadas as condies e expresses.

EQUAO DE DIMENSIONAMENTO

Para o dimensionamento de peas fletidas, a condio de segurana expressa genericamente no item 4 do captulo 2, pode ser escrita como:

MSd MRd

Onde: MSd o momento fletor solicitante de clculo, definida conforme estabelecido no captulo 2, e MRd o momento fletor, resistente de clculo, cuja determinao est colocada nos itens a seguir.

Nos seus itens 5.4.1.1, 5.4.1.2 e 5.4.2.2, a NBR 8800 coloca as seguintes condies de aplicabilidade das expresses fornecidas pela NBR:

Quanto seo transversal (5.4.1.1): a) Sees I e H com dois eixos de simetria, fletidas com relao a um desses eixos; b) Sees I e H com apenas um eixo de simetria, situado no plano mdio da alma, fletidas em relao ao eixo central de inrcia perpendicular alma; c) Sees T, fletidas em relao ao eixo central de inrcia perpendicular alma; d) Sees constitudas por duas cantoneiras, ligadas em forma de T, fletidas em relao ao eixo central de inrcia perpendicular ao eixo de simetria; e) Sees U, fletidas em relao a um dos eixos centrais de inrcia; f) Sees caixo e tubulares retangulares com dois eixos de simetria, fletidas em relao a um desses eixos de simetria;

g) Sees slidas circulares e retangulares, fletidas em relao a um dos eixos centrais de inrcia; h) Sees tubulares circulares, fletidas em relao a qualquer eixo que passe pelo centro geomtrico. Quanto ao carregamento (5.4.1.2): O carregamento transversal deve sempre estar em um plano de simetria, exceto no caso de perfis U fletidos em relao ao eixo perpendicular alma, quando a resultante do carregamento transversal deve passar pelo centro de cisalhamento da seo transversal ou a toro deve ser impedida. Quanto ao valor de MRd (5.4.2.2):

,.

Onde, W o mdulo de resistncia elstico mnimo da seo com relao ao eixo de flexo e a1 dado na tabela do captulo 2, transcrita da NBR 8800.

3.1

Momento fletor resistente de clculo para vigas de alma no esbelta

Neste item ser apresentado o clculo de MRd em vigas de seo no-esbelta (Anexo G da NBR 8800). So consideradas sees no esbeltas: a) As sees I, H, U, caixo e tubulares retangulares cujas almas, quando perpendiculares ao eixo de flexo, tm parmetro de esbeltez r, onde e r esto definidos na tabela 5.1 (tabela G.1 da NBR 8800), reproduzida mais frente;

b) Sees I ou H soldada, com =h/tw

5,70

c) Sees tubulares circulares com relao entre dimetro e espessura de parede no superior a 0,45E/fy; d) Sees formadas por duas cantoneiras em forma de T, e slidas circulares ou retangulares de quaisquer dimenses; tf tf

tw tw

bf fig 5.4 nomenclatura das dimenses da seo

bf

No caso de vigas de alma no-esbelta, as verificaes de estados limites, apresentadas no item 2 deste captulo se reduzem verificao de flambagem lateral por toro, flambagem local da mesa e flambagem local da alma (FLT, FLM e FLA). 3.2 Expresses para verificao de FLT, FLM e FLA:

Para verificao de FLT: a) Se p b) Se p < r c) Se > r M M

M M M

Os valores de MRd so vlidos para foras transversais externas (caso existam) aplicadas na semialtura da seo. A determinao de Cb no consta da tabela 5.1 e apesar de ser um parmetro exclusivo da verificao de FLT, ser apresentada logo aps as notas referentes tabela 5.1. Para verificao de FLM e FLA: a) Se p M

b) Se p < r c) Se > r

M M M

As definies dos parmetros , p, r, Mr e Mcr esto na tabela 5.1 a seguir (que reproduz a tabela G.1 da NBR 8800) e notas de esclarecimento complementares. Tabela 5.1 - valores de Mr, Mcr, , p e r para a verificao de sees fletidas no-esbeltas (tabela G.1, Anexo G da NBR 8800)

A tabela 5.1 geral e seus elementos so esclarecidos pela NBR 8800 nas notas 1 at 10 que tambm esto colocadas a seguir, embora no seja seguido aqui exatamente a mesma ordem de apresentao da NBR. 1)

M
onde:

1 0,039

Lb Iy Cw

comprimento do trecho destravado; momento de inrcia da seo relativo ao plano mdio da alma; constante de empenamento da seo, fornecida nas tabelas de sees a NBR fornece duas expresses para clculo de Cw como exemplo, ser colocada a expresso para sees I

J
,. ..

constante de toro da seo, tambm fornecida nas tabelas de sees (s vezes chamada de It).


onde:

1 1
.

ry o raio de girao da seo, em torno do eixo principal perpendicular ao eixo de flexo;

r definida como tenso residual de compresso nas mesas e vale 30% de fy.

2)

Para esse tipo de seo as expresses de se alteram, ficando:

1 0,039

,. ..

Pode-se notar que so semelhantes s equaes da nota 1. As alteraes devem-se ao fato da seo no ser duplamente simtrica e, portanto, a parte da seo tracionada diferente da comprimida. Nas equaes acima:

2 = 5,2 13 + 1

Wc o mdulo de resistncia elstico do lado comprimido da seo, calculado com relao ao eixo de flexo;

0,45 d

respectivamente, e y :

, tfs e tfi sendo as espessuras das mesas superior

os mdulos Iyc e Iyt so os momentos de inrcia da mesa comprimida e da mesa

tracionada, respectivamente, calculados com relao ao eixo que passa no plano mdio da alma. Caso existam momentos positivos e negativos no trecho destravado, tomar a maior das inrcias (com relao ao eixo mencionado). O valor alfa tem as seguintes limitaes:

1/9 y 9, e, para as sees, a soma da rea da menor mesa com a da alma no deve ser superior rea da maior mesa. O valor de Cw pode ser retirado das tabelas de perfis, ou utilizar a expresso a seguir (NBR 8800, anexo G, nota 2.

C
3)

, com as definies de bfi e de bfs, anlogas s de tfi e de tfs.

A nota 3 refere-se a verificao de sees U. importante ressaltar que o caso indicado na tabela refere-se a sees U fletidas em torno do eixo de menor inrcia. O estado limite FLA somente se aplica alma da seo, quando ela est comprimida pelo momento fletor; O estado limite FLM somente se aplica quando a extremidade livre das mesas for comprimida pelo momento fletor. Wef o mdulo de resistncia mnimo elstico, relativo ao eixo de flexo, para uma seo que tem uma mesa comprimida. Para sees U fletidos em torno do eixo de menor inrcia, W refere-se alma comprimida. No clculo de W ef, admite-se a largura bef, onde bef pode ser calculado como definido no captulo 4, item 3.2 determinao do coeficiente redutor Q, caso AA, fazendo =fy. Para alma de seo U, b=h, t=tw e bef=hef. A nota 5 da NBR 8800, refere-se ao valor da tenso residual r, que aqui foi colocado junto com o detalhamento dos elementos da nota 1. Na verificao do estado limite FLM, o clculo de Mcr de sees I, H e U (caso em que essas sees tm um comportamento no-compacto, conforme o item 5.1 Introduo). Para perfis laminados: Para perfis soldados:

4)

5) 6)

M M

,.

W e 0,83

Todos os elementos dessas equaes foram definidos anteriormente, quanto a kc, ele calculado como exposto no captulo 4, item 3.2. 7) 8) Refere-se verificao de flexo em sees caixo retangulares. Observa que a verificao do estado limite FLT somente aplicvel quando o eixo de flexo for o de maior inrcia. A relao b/t, mostrada na tabela da NBR, refere-se relao largura da mesa comprimida sobre sua espessura, porm b tem definies diferentes conforme a seo transversal. Para sees I e H com ao menos um eixo de simetria, b a metade da largura da mesa comprimida bf/2. Para sees U a largura total da mesa comprimida bf. Para sees caixo a distncia livre entre as almas. A nota 9 da tabela da NBR 8800, aqui reproduzida, fornece os valores de y, que j foram definidos junto com os demais elementos da nota 2.

W e 0,95

9)

10) Para sees caixo: Para sees tubulares retangulares:

3,76 2,42

3.3

Determinao de Cb A verificao de FLT quando p < r, exige o clculo do parmetro Cb, chamado de fator de modificao para diagrama de momento fletor no-uniforme. Esse clculo refere-se a situaes onde

o diagrama de fletores no uniforme no trecho destravado de viga (chamado de Lb). O clculo de Cb apresentado na NBR 8800, item 5.4.2.3 e 5.4.2.4. No caso de ambas as mesas serem destravadas, a expresso de Cb :

, .

R 3,0

Onde: Mmx Maior momento fletor, em mdulo, do trecho destravado; MA Valor de Msd, em mdulo, na seo situada a um quarto do comprimento destravado, medido a partir da extremidade da esquerda; Valor de Msd, em mdulo, no centro do trecho destravado; MB MC equivalente a MA, na seo a trs quartos do comprimento destravado; parmetro de monossimetria, igual a 1,00 em todos os casos, com exceo Rm de: sees com um eixo de simetria, fletidas com relao ao eixo que no de simetria, no caso em que so submetidas curvatura reversa. Rm= 0,5 + 2(Iyc / Iy)2 Iyc Inrcia da mesa comprimida com relao ao eixo de simetria. Como a curvatura reversa, trata-se da mesa com menor inrcia; Iy Inrcia da seo com relao ao eixo de simetria. Cb = 1,00 em trechos em balano, entre o trecho com restrio a deslocamento lateral e a extremidade livre. De modo geral o MRd constante ao longo do trecho destravado, com exceo de sees com um eixo de simetria, fletidas com relao ao eixo que no de simetria, e sujeitas curvatura reversa. Cada mesa ter seu MRd que dever ser igual ou superior ao MSd que comprime a mesa correspondente. O caso em que uma das mesas est contida lateralmente de modo contnuo e a outra est livre, a NBR 8800 (5.4.2.4) fornece as seguintes expresses, vlidas para: Sees I, H e U, fletidas em relao ao eixo de inrcia perpendicular alma e, Sees caixo e sees tubulares retangulares, fletidas em relao a um eixo central de inrcia. a) Quando a mesa com conteno lateral estiver tracionada em pelo menos uma extremidade do comprimento destravado:

onde: M0 maior MSd, tomado com sinal negativo, que comprime a mesa livre na extremidade do comprimento destravado; M1 MSd na outra extremidade do comprimento destravado. Se M1 comprime a mesa livre entra na expresso com sinal negativo. Se M1 traciona, entra com sinal positivo no segundo termo e com valor zero no terceiro; M2 MSd na seo central do trecho destravado. M2>0 se tracionar a mesa livre e M2<0 se tracionar a mesa com conteno lateral contnua. b) Em trechos com momento nulo nas extremidades, submetidos a uma fora transversal uniformemente distribuda, com apenas a mesa tracionada contida lateralmente contra deslocamento lateral Cb = 2,00 c) Em todos os outros casos Cb = 1,00. Para verificao do estado limite FLT, deve-se tomar como MSd o maior momento fletor que comprime a mesa livre.

C 3,00

3.4

Disposies complementares

A NBR 8800 estabelece algumas disposies complementares sobre flexo em seu item 5.4.2.5. As vigas, com ou sem chapas de reforo de mesa, mesmo com furos para parafusos nas mesas podem ser dimensionadas ao momento fletor com base nas propriedades da seo bruta, desde que: fu . Afn Yt . fy . Afg, onde: fu e fy so as resistncias ltima e de escoamento, respectivamente Afn rea lquida da regio tracionada, calculada conforme o captulo 3 item 3.3. Afg rea bruta da mesa tracionada; Y1 coeficiente igual a 1,0 para fy/fu0,8 e igual a 1,10 se fy/fu>0,8. Caso a desigualdade acima no se verifique, ento MRd fica limitado pelo estado limite ltimo de ruptura por flexo, na regio dos furos sendo dado por:

tracionado da seo, relativo ao eixo da seo.

, com W t o mdulo de resistncia elstico do lado

Вам также может понравиться