Вы находитесь на странице: 1из 4

IMPOSTOS ESTADUAIS Art.155, CF (ITCMD, ICMS e IPVA).

I - Transmisso causa mortis e doaes de qq natureza; (ITCMD) II Operaes relativas a circulao de mercadorias e sobre prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior. (ICMS) III-Tera alquota mnimas fixadas pelo Senado Federal e poder ter alquotas diferenciadas em funo do tipo e utilizao do veiculo (IPVA), (Art. 155, Parag. 6, da CF. IMPOSTOS MUNICIPAIS (ISS, ITBI e IPTU (Art. 156 da CF)). a) ISS Incide sobre servios de qualquer natureza, definidos em lei complementar, exceto aqueles tributados pelo ICMS (Art. 155, II, da CF); b) ITBI: Incide na transmisso onerosa, por ato inter vivos, de bens imveis. No incide na transmisso de direitos reais de garantia sobre imvel (Art. 156, I, da CF). (No poder ser progressivo). c) IPTU: A partir da Emenda Constitucional 29/2000, poder ser progressivo em funo do valor, uso e localizao do imvel (Art. 156, Parag. 1, I e II, da CF), sem prejuzo da progressividade de alquotas no tempo, que possui funo extrafiscal (Art. 182, Parag. 4, II, da CF). d) Art. 1.225 CC So direitos reais: A propriedade; a superfcie; as servides; o usufruto; o uso; a habitao; o direito do promitente comprador do imvel; o penhor; a hipoteca; a anticrese; a concesso de uso especial para fins de moradia; a concesso de direito real de uso.

COMPETENCIA EXCLUSIVA UNIAO Art. 149, da CF. -Contribuies Especiais (Interveno no domnio econmico (CIDE);

-Interesse das categorias profissionais e econmicas -Seguridade Social (Contribuies Sociais); -Contribuies Especiais que no so da competncia da Unio. Art. 149A, CF (Municpios e DF); -Contribuio de Custeio do Servio de Iluminao Publica Art. 149, parag. Primeiro, da CF. ARTIGO 149 pargrafo primeiro, da CF -ESTADOS, DF e MUNICIPIOS Contribuio de custeio do regime previdencirio dos seus funcionrios. RESIDUAL - UNIAO -Outros impostos no previstos na CF; - Outras contribuies sociais no previstas na CF. PREVISTOS Art. 154, I, da CF. REQUISITOS -S pode criar impostos com LEI COMPLEMENTAR; -No cumulativos; -Fato gerador/base de clculos diferente dos j previstos na CF.

LIMITACOES AO PODER DE TRIBUTAR Art. 150 a 152 da CF; Princpios Constitucionais Tributrios: -1) Legalidade (Art. 150, I da CF e Art. 97 CTN): - Todo tributo so pode ser aumentado ou exigido por meio de LEI; REGRA GERAL - Criado por Lei Ordinria.

DICA- Lei Complementar pode instituir ou majorar tributos, desde que haja uma expressa previso constitucional. Quais os tributos criados por Lei complementar? - IGF, Art. 153, VII da CF; -Emprstimos Compulsrios Art. 148, da CF; -Tributos Residuais Art. 195, parag. 4 da CF. Pode a MP em matria de Tributar? R- Sim. Art. 62, pargrafo segundo da CF, para instituir e majorar impostos. Art. 62 Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Republica poder adotar medidas provisrias, com forca de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. VEDACAO AO USO DE MEDIDA PROVISORIA -Art. 62 Pargrafos primeiro, da CF E vedada a edio de medidas provisrias sobre matrias: I- Relativa a: a)- Nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; b)- Direito penal, processo penal e processo civil; c)- Organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Publico, a carreira e garantia de seus membros; d)- Planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramentos e creditos adicionais e suplementares, ressalvados o previsto no art. 167, parag. Terceiros; II- Que vise a deteno ou sequestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; III- Sobre matria reservada a Lei Complementar;

Tributos que independem de lei para sofrer de aumento e reduo. Decreto Executivo -Exceo ao principio da legalidade Art.153, pargrafo 1, da CF: Alterao das alquotas de II, IE, IPI, IOF. Segunda exceo Art. 177, pargrafo 4, I, b, da CF. Reduzir/restabelecer as alquotas da CIDE combustvel. DICA- base de calculo so pode ser definida ou alterada mediante lei. Cuidado com o Art. 97, pargrafo segundo do CTN. Atualizao monetria da base de calculo no se equipara a majorao de tributos. INDEPENDEM DE LEI Principio da Irretroatividade Tributaria Tributaria Art. 150, III, A da CF. Lei tributaria no retroage a fatos ocorridos anteriormente a sua vigncia. Art. 144, CTN Lei que deve ser aplicada e aquela da ocorrncia do fato gerador. EXCECAO retroatividade benfica Art. 106, CTN. 1)- Lei expressamente interpretativa, desde que no aplique ao contribuinte SANCAO; 2)- Quando tem um ato infracional no transitado em julgado, cuja lei posterior aplique uma penalidade menos severa.

Вам также может понравиться