Вы находитесь на странице: 1из 2

Departamento de Engenharia Eltrica DEPEL Curso de Engenharia Eltrica

Transformadores Eltricos
2 Lista de Exerccios
Prof. Teresa Cristina Bessa Nogueira Assuno
1) Trs transformadores monofsicos de 50 KVA, 2300/230 V, 60 Hz so conectados de forma a constituir um banco trifsico. A impedncia de cada transformador, referida ao lado de baixa tenso igual a 0,0015 + j0,016 . O banco 3 deve alimentar uma carga trifsica, ligada em delta, de impedncia igual a 4,36 + j2,1 por fase. Considerando que o banco trifsico alimentado por uma fonte de tenso trifsica de 4000 V, determine a corrente de carga. 2) Considere que um banco trifsico - de transformadores monofsicos, alimenta uma carga trifsica constante. Se um transformador removido para manuteno determine o acrscimo de carga para cada transformador na conexo V-V, suprindo a mesma carga. 3) Dois transformadores monofsicos de 25 kVA so ligados como um banco trifsico de transformadores V-V. Determine a potncia nominal do banco trifsico de transformadores e as correntes de linha e de fase de uma carga trifsica nominal, 220V, ligada em . 4) Explique porque em uma conexo Y- se ligarmos um voltmetro entre dois pontos do secundrio, antes de fechar o delta, o voltmetro indicar uma pequena tenso. 5) Trs transformadores monofsicos de 50 KVA, 2300/230 V, 60 Hz so conectados como um banco trifsico em - para alimentar uma carga trifsica de 150 kVA; 230 V. Imagine que durante o funcionamento do sistema um transformador deste banco desconectado devido a um defeito. Qual a providncia ou operao deve adotada. 6) Quais as vantagens e desvantagens de um banco trifsico de transformadores monofsicos comparado com um transformador trifsico? 7) Um transformador trifsico de distribuio de 50kVA, 13800/220 V, -Y possui resistncia igual a 2,0% e reatncia igual a 3%. Determine a impedncia, em valores reais, por fase do transformador referida ao primrio e ao secundrio; e a regulao para uma carga nominal com fator de potncia 0,87 indutivo. 8) Um transformador trifsico de distribuio de 45kVA, 13800/220 V, -Y apresenta perdas a vazio igual a 260W e perdas totais iguais a 1160W e impedncia de curto circuito igual a 3,5%. Determine a impedncia, em valores reais, por fase do transformador referida ao primrio e ao secundrio; e a regulao para uma carga nominal com fator de potncia 0,87 indutivo. 9) Traar o diagrama unifilar do sistema eltrico mostrado na figura abaixo, em valores por unidade, tomando como base os valores nominais do transformador T2. Determine tambm as perdas por efeito joule na linha do sistema.

10) Descreva trs vantagens do uso dos valores por unidade na anlise de sistemas eltricos. 11) Usando os valores nominais do gerador como valores base; represente o sistema eltrico monofsico, mostrado abaixo, em valores por unidade e determine as perdas da linha e a potncia aparente da carga. (Obs.: as perdas dos transformadores so desprezveis).

12) Os resultados dos ensaios de um transformador monofsico de 10kVA; 2200/220 V; 60Hz so os seguintes: Ensaio a vazio (lado de alta tenso aberto): V0=220V; I0=2,5A e P0=100W. Ensaio de curto circuito (lado de baixa tenso curto circuitado): Vcc=150V; Icc=4,55A e Pcc=215W. Trs transformadores monofsicos iguais este, so usados para montar um banco trifsico ligado em -Y. Determine as tenses nominais do banco trifsico e o seu rendimento quando alimenta uma carga igual 80% da potncia nominal e de fator de potncia unitrio. 13) Para um banco trifsico de transformadores monofsicos ligados em -Y determine: a) A relao das tenses de linha e de fase entre primrio e secundrio; b) A relao das correntes de linha e de fase entre primrio e secundrio;

Transformadores Eltricos: 12/2013

Вам также может понравиться