Вы находитесь на странице: 1из 7

VASCONCELLOS, Celso dos S. Os Desafios da Indisciplina em Sala de Aula e na Escola. Disponvel em: www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p227_252_c.pdf.

Introduo: grande o desafio que os educadores tm encontrado em relao indisciplina em sala de aula e na escola, tanto na pblica como na particular, todavia com manifestaes diversas A Queixa: A falta de interesse est muito grande. Os alunos esto dispersos, no respeitam mais o professor, esto vivendo em outro mundo. A tecnologia avanou demais e o professor infelizmente no acompanhou, ficou desinteressante para eles. A famlia no tem colaborado; os alunos vm sem limites de casa. H muitos problemas familiares. A prpria famlia no sabe o que fazer. s vezes, o professor completamente ignorado na sala de aula; voc entra e parece que no entrou ningum. H tambm a indisciplina social. H muita impunidade na sociedade: as pessoas fazem coisas e no acontece nada com elas. Falta perspectiva ao jovem: no sabe para que estudar. O professor tambm se desmotiva.

Complexidade: A questo da disciplina pede, a ajuda de um conjunto de reas do conhecimento, como a Sociologia, Antropologia, Psicanlise, tica, Poltica, Psicologia, Economia, Histria, Tecnologia, Comunicao Social, alm dos prprios saberes pedaggicos. O Papel da Reflexo (Limites e Possibilidades) 1) No acredita mais profundamente, no est convencido: da proposta em si da eficcia da proposta. 2) No sabe como fazer; uma coisa ter ouvido falar, outra ter competncia para colocar aquilo em prtica. 3) No v condies para fazer: seja efetivas seja fruto de sua percepo, sem muita base no real. O fazer do sujeito depende do querer e do poder, O desejo de fazer tem uma base objetiva, e uma base subjetiva. O papel da reflexo 1) Procurar resgatar o professor como sujeito, seu desejo, projeto, sentido, querer. 2) Desmontar alguns mitos que funcionam como obstculos epistemolgicos.

3) Apontar alguns caminhos, alternativas, que estejam ao seu alcance, em termos tanto de processo, quanto de propostas de ao. O problema da indisciplina est angustiando cada dia mais os educadores em geral e os professores em particular.

I - Breve Anlise da Realidade

1 -Tentando compreender o que est acontecendo Houve profundas mudanas na escola, na sociedade e nas suas relaes. Sempre que pensamos em disciplina, pensamos em limites (restrio, frustrao, interdio, proibio etc.) e de objetivos (finalidades, sentido para o limite colocado). A crise da disciplina escolar hoje est associada crise de objetivos e de limites.

Crise de Sentidos: Crise geral de projetos, de sentidos para as coisas, tanto ideolgico quanto sociopoltico-cultural.

Crescimento dos Diplomados Aumento efetivo do nmero de vagas no 1 - e 2 Graus na Escola Pblica Aumento efetivo do nmero de vagas o 3- Grau na escola particular Mais alunos formados Menos empregos Resultado: Mais alunos com diploma na mo e desempregados!

Queda da Necessidade de Mo de Obra Qualificada - Concentrao de renda - Recesso - Importao de tecnologia - Robtica na indstria - Informtica nos servios

2 - Obstculos epistemolgicos

Os "obstculos epistemolgicos" dificultam muito a construo de novas perspectivas de ao dos educadores.

Espera da -Receita Mgica" Idealizaco das Alternativas Sensao de "No-Poder"

II - Resgate do Professor O professor como sujeito de transformao: acreditar que pode, que tem um papel a desempenhar muito importante, embora limitado. Acreditar na possibilidade de mudana do outro, de si e da realidade.

O que fizeram conosco A algumas dcadas vem ocorrendo a destruio do professor, que chegou at a atingir profundamente seu autoconceito, sua autoimagem, sua autoestima. As classes dominantes tiram vantagem desta situao em termos imediatos - um povo sem educao e cultura mais facilmente manipulado -, mas um suicdio coletivo a longo prazo. Ele vtima tambm de uma lgica desumana e excludente. um profundo desrespeito.

O que vamos fazer com o que fizeram conosco: A questo precisa ser enfrentada com urgncia pois, estamos no buraco.

Como vamos sair desta? Poderamos lembrar aqui aquela forte colocao de SARTRE: O importante no tanto o que fizeram comigo, mas o que fao com o que fizeram comigo.': Poderamos lembrar aqui as reflexes de FOUCAULT: "(...) todos aqueles que o reconhecem como intolervel, podem comeara luta onde se encontram e a partir de sua atividade (ou passividade) prpria. "(FOUCAULT, 1981, p.77). Respeito e Exigncia

Responsabilidade Sair do famoso jogo do "empurra-empurra". Sair da "sndrome de encaminhamentos do aluno"... De imediato, eu no tenho condies de mudar as pessoas e/ou o mundo; entretanto, de imediato, eu posso mudar a maneira de me relacionar com as pessoas e com o mundo! Isto no tudo, mas um passo importante e de minha responsabilidade!

III - Perspectivas de Ao Ter uma observao sobre a questo do discurso e da prtica.

Plasticidade do Discurso x Rigidez da Prtica Tomar algumas ideias, alguns princpios, acreditar, ir fundo, tentar colocarem prtica, refletir sobre os resultados, reformular etc., constituir uma autntica prxis pedaggica.

Sentido e Exigncias

Construir uma nova disciplina passa pelo restabelecer o sentido para a escola, para o estudo, bem como pelo restabelecer os limites. S que inclui os limites, mas tambm as possibilidades, de os vrios agentes contriburem para a construo de uma nova disciplina em sala de aula e na escola. 1 - Resgate do Sentido Construir participativamente o projeto poltico-pedaggico da escola, resgatando o sentido do estudo, do conhecimento. Ganhar clareza em relao postura do educador: dialtica direo participao. Ter convico daquilo que vai ser ensinado. Resgatar a significao dos contedos. Realizar trabalho de conscientizao com as famlias. Explicitar o sentido das normas existentes. Superar o formalismo, a burocracia, a alienao das relaes. Ajudar a fazer a leitura crtica dos meios de comunicao. Famlias ajudarem filhos a refletirem sobre sentido da existncia. Buscar valorizao efetiva da Educao e de seus profissionais. Comprometer-se com a construo de uma nova tica social.

Sentido para o Estudo Resgate do sentido da tarefa educativa: compreender o conhecimento como instrumento de transformao. Resgatar o sentido do conhecimento. Conhecer para qu? Para poder compreender o mundo em que vivemos, para poder usufruir dele, mas sobretudo para poder transform-lo!

2 - Resgate das Exigncias

Construo coletiva das normas da escola e da sala de aula. Resgate do autntico dilogo, que no nem o "sermozinho" particular, nem o "passar a mo na cabea" como se nada tivesse acontecido. Trabalhar com sanes por reciprocidade, superando a punio autoritria, bem como o clima de impunidade. Educadores: estabelecer e cumprir limites. Superar as normas equivocadas ou ultrapassadas. Desenvolver uma metodologia participativa em sala de aula. Entender o estudo como trabalho. Valorizar e incentivar as organizaes estudantis. Compromisso do professor. Criar clima de respeito na escola. Conquistar e ocupar bem o espao de trabalho coletivo constante na escola. Aluno assumir a responsabilidade coletiva pela aprendizagem. Aluno participar ativamente das aulas, expressar suas necessidades. Famlia resolver os eventuais conflitos diretamente com a escola e no atravs do filho. Buscar nova poltica para os meios de comunicao social. Lutar para superao do clima de impunidade na sociedade.

Questo do Respeito Muitos problemas de indisciplina tm origem na questo do desrespeito. E esse desrespeito tem vrias facetas. Uma delas o preconceito de classe. Relacionado ao preconceito anterior, aparece o preconceito quanto s possibilidades do aluno.

Postura do Professor: Dialtica da Interao Pedaggica Necessidade de direo por parte do professor e de participao ativa por parte do aluno, encontramos as seguintes posturas, na perspectiva dicotmica: Optar por uma das partes em detrimento da outra: ou fica no polo da direo do professor ou (exclusivo) da espontaneidade do aluno. Optar pelas duas partes fazendo uma espcie de "revezamento": usa um pouco uma, um pouco outra, numa autntica justaposio de posturas; vai de um polo a outro por uma espcie de compensao: como foi muito duro com o aluno, agora vai ser bem liberal para "equilibrar".

Optar pelas duas partes, buscando fazer uma "mdia" entre elas: nem tanto a direo do professor, nem tanto a iniciativa do aluno. Ficarem crise e no saber o que fazer: imobilizar-se diante da constatao da existncia das duas foras contraditrias na Educao.

Postura do Professor: Dialtica da Interao Pedaggica Numa perspectiva dialtica, o que se prope no nem optar por uma das dimenses em detrimento da outra, nem fazer uma mdia ou revezamento, mas manter a tenso dialtica entre as duas, resolvendo esta tenso em cada situao concreta, tendo em vista os objetivos da proposta pedaggica e a realidade concreta dos alunos. A disciplina consciente e interativa, portanto, pode ser entendida como o processo de construo da auto regulao do sujeito e/ou grupo, que se d na interao social e pela tenso dialtica adaptao-transformao, tendo em vista atingir conscientemente um objetivo.

Necessidade de Autoridade A autoridade pedaggica uma prtica complexa e contraditria, pois a autntica autoridade leva em si sua negao, qual seja, a construo da autonomia do outro. Podemos compreender aqui autoridade no seu sentido mais radical e transformador, que "a capacidade de fazer o outro autor". Superar a Sndrome de Emcaminhamento Isto revela o equvoco da postura de "encaminhamento": 1. A transferncia de responsabilidade. 2. As diferentes vises. 3. Os problemas de comunicao. Por isto, seria importante no entrar na "sndrome de encaminhamento": de que adianta o professor ficar encaminhando alunos "problemas" para a orientao educacional? Os conflitos entre alunos e professores devem ser enfrentados, antes de mais nada, por eles prprios. A questo no , pois, ter uma equipe de especialistas de planto para encaminhar alunos (fonoaudilogos, psiclogos, neurologistas, mdicos, assistentes sociais, orientadores educacionais, pedagogos, psicopedagogos etc.), mas o professor ser formado, ser capacitado e ter condies mnimas para poder fazer melhor o seu trabalho.

Papel da Equipe Diretiva Basicamente preciso criar um clima de confiana, baseado numa tica e no autntico dilogo Criar base para um trabalho maior. Superar o formalismo; abrir espaos para que o professor possa atender os alunos em suas necessidades, sejam de aprendizagem ou relacionamento. Apoiar o professor diante da comunidade. Os eventuais equvocos sero tratados internamente. Saber enfrentar presses equivocadas dos pais. muito desgastante quando o professor sente que seu trabalho no tem o respaldo da equipe. Vejam, isto no significa conivncia, acobertar erros, mas profissionalismo, tratar as coisas na hora e local adequados. Favorecer clima tico; cortar "fofocas", "diz-que-diz-que".

Concluso A mudana no vai ocorrer de uma vez, um processo, que se d por aproximaes sucessivas: valorizar os passos pequenos, porm concretos e coletivos na nova direo. Quanto mais participativo for este processo, maiores sero as possibilidades de dar certo.

Вам также может понравиться