Вы находитесь на странице: 1из 16

O acompanhamento pr-natal uma das maiores provas de amor que uma me pode dar ao filho quando ele ainda

a est na sua barriga. Afinal, atravs desses exames que a mulher pode cuidar de sua sade e do bem-estar do beb, evitando diversas doenas e complicaes que podem trazer inclusive o parto prematuro e o aborto. "Os cuidados prnatais tm tambm um aspecto muito importante, que o de orientar a futura me sobre o que esperar e como agir durante a gestao", complementa o ginecologista e obstetra Fredric D. Frigoletto, do General Hospital de Boston (EUA) e um dos autores do livro Primary Care of Woman (ainda sem traduo para o Brasil). Normalmente as consultas acontecem mensalmente, e a semana depende muito de qual o momento em que voc descobriu a gravidez e foi ao mdico pela primeira vez. Por isso mesmo, os exames acabam sendo mais divididos entre os trimestres, e os ultrassons respeitam melhor a diviso das semanas. Confira a seguir quais so os principais testes pedidos nessa poca, e quando so feitos, para voc poder cobrar todos do seu obstetra!

1 DE 9

Hemograma completo
O que o exame indica: O hemograma a avaliao de todos os compostos presentes no sangue, como a srie vermelha (dos glbulos vermelhos), srie branca (dos glbulos brancos) e plaquetas. Os primeiros so importantes para avaliar se a gestante est com anemia. "As grvidas so mais propensas ao problema, pois h um aumento de 50% do sangue, portanto o ferro se dilui", explica Marco Antnio Borges Lopes, especialista em Medicina Fetal do Fleury Medicina e Sade. Alm disso, a anlise das plaquetas indica como est a coagulao e os glbulos brancos ajudam a identificar como est o sistema imunolgico e se h algum infeco dentro do corpo. Quando feito: O exame sempre pedido na primeira consulta da gestao, podendo ser repetido no segundo ou no terceiro trimestre de acordo com a conduta do obstetra.

Resultados normais: Hemcias - 3.800.000 a 5.200.000/mm3 Hemoglobina - 12.0 a 16.0 g/dl Global de Leuccitos - 4.000 a 11.000 /mm3 Plaquetas - 140.000 a 450.000/mm3

Glicemia
O que o exame indica: O exame de glicemia de jejum indica a quantidade de glicose presente no sangue. Quando as taxas esto acima do normal, o mdico pode suspeitar do quadro de diabetes gestacional, que torna a gravidez mais arriscada, podendo causar problemas de sade no feto. "A queda da glicemia tambm pode trazer riscos para a gestante e o nen, mas devido a seu tipo de sintomatologia mais rapidamente diagnosticado e tratado", comenta Jurandir Passos, mdico obstetra e ginecologista do laboratrio Exame. Os sintomas de queda de glicemia na gestante incluem tontura, taquicardia, desmaio e sudorese. Tipos: Pode ser feita a glicemia de jejum, que contabiliza a quantidade de glicose no sangue quando no h ingesto de alimentos. Depois pode ser feita a curva glicmica, que mede a quantidade de acar no sangue aps duas horas de ingesto desse alimento. Quando feito: Normalmente a glicemia pedida junto com a primeira bateria de exames e a curva glicmica pedida no quinto ms. Preparao: O exame de glicemia de jejum pede a ausncia de alimentao pelo mnimo de 8 horas. J a curva glicmica precisa da ingesto de acar duas horas antes do exame. Resultados normais: Glicemia de jejum: o normal que esteja abaixo de 99 mg/dl Curva glicmica: os valores so abaixo de 92 mg/dl no primeiro exame, menos de 180 mg/dl aps uma hora e menor que 153 mg/dl depois de duas horas

Sistema ABO e fator Rh


O que o exame indica: Esse procedimento indica qual o tipo de sangue da me. Saber o sistema ABO ajuda em possveis transfuses sanguneas. J o fator Rh mais importante: "Mes que sejam fator negativo e tm bebs com fator positivo podem obter um quadro chamado eritoblastose fetal. No parto, quando os sangues entram em contato, so formados anticorpos anti-Rh no corpo da me, que podem destruir as hemcias do prximo beb Rh+ que ela tiver", ensina Fabio Rosito, especialista em Ginecologia e Obstetrcia e diretor de Novos Negcios e Alta Tecnologia em SalomoZoppi Diagnsticos. Para evitar que isso acontea, ministrado um medicamento aps o parto que impede que esses anticorpos se formem. Quando feito: O exame pedido na primeira consulta pr-natal e no h necessidade de ser repetido.

Sorologia para HIV e VDRL


O que os exames indicam: O primeiro exame indica quando a me soropositiva para HIV, ou seja, tem chances de desenvolver AIDS. J o segundo mostra se a me est contaminada com a bactria que causa sfilis. "Se o resultado for positivo importante que essa paciente seja tratada para evitar a transmisso do vrus para o filho", frisa Augusto Bussab, ginecologista e especialista em medicina reprodutiva. O exame indicado para todas as gestantes, pois elas podem estar infectadas sem saberem e ambas as doenas podem prejudicar o feto. O HIV prejudica o sistema imunolgico, j a sfilis congnita pode causar problemas no sistema nervoso central e corao, entre outros rgos. Quando feito: Sempre no incio do pr-natal, para que, em caso positivo, o tratamento preventivo comece logo.

Reao para toxoplasmose e para rubola


O que o exame indica: Os exames indicam se a paciente j teve algum contato com os causadores dessas duas doenas. "Eles medem os anticorpos contra os agentes. Pela quantidade de IgG e IgM d para saber se a infeco ocorreu h muito tempo ou durante a gravidez", conta o ginecologista e obstetra Fbio Rosito. A toxoplasmose pode provocar sequelas para o feto e malformaes, por atacar e destruir tecidos. J a rubola pode trazer complicaes neurolgicas, cegueira e surdez para a futura criana. Quando feito: Ele sempre feito no incio do pr-natal e depois repetido no terceiro trimestre. Resultados normais: Quando a infeco mais antiga, os valores de IgM so mais baixos e de IgG so mais elevados, de acordo com obstetra Passos.

Sorologias para hepatite B e C e para citomegalovrus


O que os exames indicam: Verificam se a me est com alguma dessas doenas, que podem prejudicar o desenvolvimento do feto tambm. O citomegalovrus pode causar malformaes no beb, mas uma doena considerada mais rara, de acordo com Rosito. J as hepatites B e C podem ser passadas para as crianas, que se tornaram portadoras dos vrus tambm. Quando feito: Ele feito no primeiro trimestre e repetido no terceiro trimestre, ou mais vezes de acordo com o histrico da paciente

Urina

O que o exame indica: O exame de urina normalmente indica se a paciente est com alguma infeco urinria, mesmo que sem sintomas. "Ela precisa ser tratada, porque pode passar para os rins ou para o corpo inteiro, causando parto prematuro, alm de problemas de sade para a me", considera o especialista em medicina fetal Borges Lopes. O primeiro exame feito o Urina 1, que indica a concentrao de clulas de defesa na urina. Caso ele d positivo, so feitos outros exames para verificar quais bactrias so essas, assim o obstetra avalia o melhor tratamento. Quando feito: pedido na primeira consulta pr-natal e normalmente repetido nos outros trimestres. Preparao: Basta fazer a coleta em casa. Resultados normais: indicado que a densidade varie de 1005 e 1030 e o pH esteja entre 5,5 e 7,5. No exame qumico no devem constar glicose, protenas, cetonas, bilirrubina, urobilinognio, leuccitos, hemoglobina e nitritos. J na Microscopia do Sedimento deve exibir: - Clulas epiteliais - algumas - Leuccitos - 5 por campo - Hemcias - 3 por campo - Muco - ausente - Bactrias - ausentes - Cristais - ausentes - Cilindros - ausentes

Fezes
O que o exame indica: Ele mostra se a gestante est com alguma verminose. Apesar delas serem pouco comuns em locais com saneamento bsico, so pedidas para todas as gestante, j que algumas podem aumentar os quadros de anemia. Algumas precisam ser tratadas, mas de acordo com sua gravidade e com o tipo de medicamento usado, pois alguns podem interferir na gravidez. Quando feito: feito apenas no incio do pr-natal.

Preparao: Cada laboratrio pede preparaes diferentes

Ultrassonografia
Muitas mulheres acham que os ultrassons so obrigatrios em todas as consultas prnatais, mas no necessariamente. No h nada de errado em realiz-lo em todas as semanas, principalmente se o especialista tiver o aparelho em seu consultrio, mas Borges Lopes separa quais so os quatro que no podem faltar: - Logo no comeo do pr-natal importante um ultrassom que avalie onde est ocorrendo essa gestao, se ela realmente est dentro do tero; qual a idade gestacional do feto, para que possa se calcular o desenvolvimento; e se h mais de um beb; - Entre as semanas 11 e 14 feito um ultrassom morfolgico, que avalia como est o desenvolvimento da criana e se a formao est bem, como o desenvolvimento dos membros, corao, sistema nervoso, entre outros; - Entre as semanas 20 e 24 preciso avaliar a morfologia do beb novamente, verificando rins, corao, pulmes, sistema nervoso e outros rgos, alm dos membros, ver se tudo se desenvolveu da forma correta ou se h mformao; - Por volta da 32 semana um ultrassom feito para conferir se est tudo certo para o parto, se o beb est na posio correta, por exemplo, e se ele cresceu nem nesse perodo.

Exames na gravidez no primeiro trimestre


Exames indicados para todas as grvidas:

Hemograma completo

Serve para verificar se h infeco ou anemia. feito atravs de uma amostra de sangue.

Tipo sanguneo

Importante para diagnosticar e prevenir casos de incompatibilidade sangunea entre a me e o beb.

Ultrassom do primeiro trimestre

Serve para confirmar a gravidez, o tempo de gestao, frequncia cardaca, desenvolvimento do beb, medida da translucncia nucal e se so gmeos.

VDRL

Serve para verificar se h sfilis, uma doena sexualmente transmissvel, que se no for devidamente tratada pode levar a malformao do beb ou aborto.

HIV

Serve para identificar o vrus HIV que provoca a AIDS. Se a me for devidamente tratada, as chances do beb ser contaminar so baixas.

Hepatite B e C

Serve para diagnosticar as hepatites B e C. Se a me receber o devido tratamento evita que o beb seja contaminado com estes vrus.

Toxoplasmose

Serve para verificar se a me j teve contato com o protozorio Toxoplasma gondi, o qual pode causar malformao no beb.

Rubola

Serve para diagnosticar se a me possui rubola, pois esta doena pode provocar malformao nos olhos, corao ou crebro do beb; aborto ou parto prematuro.

Citomegalovrus

Serve para diagnosticar a infeco pelo citomegalovrus, que quando no devidamente tratada pode causar restrio de crescimento, microcefalia, ictercia ou surdez congnita no beb.

Urina e urocultura

Serve para diagnosticar a infeco urinria, que quando no devidamente tratada pode levar ao parto prematuro.

Papanicolau

Serve para avaliar infeces ou inflamaes vaginais e a presena de clulas neoplsias do colo do tero

Translucncia nucal

Serve para ajudar na deteco de sndromes genticas.

Glicose

Serve para diagnosticar ou acompanhar o tratamento da diabetes gestacional.

TSH, T3 e T4

Serve para avaliar o funcionamento da tireide, pois o hipertireoidismo pode levar ao aborto.

Exame de fezes

indicado para todas as mulheres para diagnosticar a presena de vermes que podem causar anemia.

Exames para grvidas com mais de 35 anos de idade:

COMBS indireto

indicado para mulheres que possuem fator Rh negativo no sangue.

Perfil bioqumico fetal

Serve para ajudar no diagnstico de doenas genticas no beb. No um exame rotineiro. Tem suas indicaoes avaliadas pelo obstetra.

Caritipo

indicado quando os exames de translucncia nucal ouultrassom morfolgico mostram alguma alterao. Tambm serve para diagnosticar doenas genticas.

Biopsia do vilo corial

Ajuda a detectar a sndrome de Down ou outras doenas genticas.

Uria, cido rico e creatinina

indicado para mulheres com histrico de doena renal.

Enzimas hepticas

indicado para mulheres com histrico de doenas do fgado.

Ecocardiograma fetal e eletrocardiograma Avalia o funcionamento do corao do beb. indicado quando j foi detectada alguma alterao cardaca no beb. indicado para mulheres hipertensas para verificar MAPA o risco de pr eclampsia. Serve para detectar doenas genticas como a sndrome de Down e infeces como toxoplasmose, rubola, citomegalovrus Tambm conhecido como amostra de sangue fetal este exame serve para detectar alguma deficincia cromossmica no beb ou suspeita de contaminao por rubola e toxoplasmose tardia na gravidez Beta gonadotrofina carinica humana PAPP A protena plasmtica associada Ajuda no diagnstico da sndrome de Down Ajuda no diagnstico da sndrome de Down

Amniocentese

Cordocentese

Exames na gravidez no segundo trimestre

Ultrassom

Avalia o desenvolvimento fsico do beb (corao, rins, bexiga, estmago), a quantidade e a qualidade do lquido amnitico, o sexo do beb e algumas sndromes.

Urina e urocultura

Serve para diagnosticar a infeco urinria, que quando no devidamente tratada pode levar ao parto prematuro.

TOTG

Teste oral de tolerncia a glicose, o qual avalia a glicemia aps o destrozol oral.

VDRL

Serve para verificar se h sfilis, uma doena sexualmente transmissvel, que se no for devidamente tratada pode levar a malformao do beb ou aborto

Exames na gravidez no terceiro trimestre

Ultrassom

Verifica como est o lquido amintico, a placenta, e o desenvolvimento do beb.

Urina e urocultura

Serve para diagnosticar a infeco urinria, que quando no devidamente tratada pode levar ao parto prematuro.

Cardiotocografia

Serve para avaliar a funo cardaca do beb.

Pesquisa da bactria estreptococo B na secreo vaginal Serve para avaliar infeces vaginais que podem prejudicar o desenvolvimento do beb ou provocar o parto prematuro.

Ultrassom 3D ou 4D

Permite visualizar melhor o beb, em tempo real.

Perfil biofsico fetal

Avalia o lquido amnitico, movimentos fsicos e respiratrios do beb, e a frequncia cardaca do beb.

O mdico poder indicar ainda a repetio de exames como uria, creatinina e cido rico, enzimas hepticas, ecografia, eletrocardiograma e MAPA. De acordo com a necessidade de cada gestante, alm destes exames o obstetra poder ainda solicitar outros para avaliar a sade da me durante a gravidez.

Exames realizados durante a gestao


Exames laboratoriais
Sangue Trimestre (fase inicial da gestao) Sangue
o o o o o o o o o o o o o o o o Hemograma completo Glicemia de jejum Sorologia para Rubola Sorologia para Lues Sorologia para Citomegalovrus Sorologia para Toxoplasmose Tipagem Sangnea HIV Sorologia para Hepatites B e C

Urina
Urina I

Fezes
Proctoparasitolgico (fezes)

Ultra-som
Ultra-sonografia endovaginal obsttrica

Medicina Fetal
Exame do Vilo Corial ou exame gentico (quando indicado) Translucncia Nucal (13 semana) Doppler ducto venoso Presena do osso nasal

2 Trimestre (fase intermediria da gestao)


o o o o Ultra-som Morfolgico (analisa a anatomia do beb em detalhes) Ecocardiograma Fetal Teste Triplo (quando indicado e/ou Amniocentese para avaliao das anomalias fetais) Fibronectina Fetal (identifica precocemente a gestante com risco de parto prematuro)

3 Trimestre (fase final da gestao)


o o o o o o Repetio de alguns exames de sangue Ultra-som Avaliao final do bem-estar fetal Monitoragem Fetal - Cardiotocografia Fetal Ultra-som Tridimensional Perfil Biofsico e Dopplervelocimetria (podem ser realizados em gestao de alto risco quando a monitoragem fetal no estiver satisfatria)

o o o

Exames de toque (leve e delicado) com o objetivo de avaliar a dilatao do tero e a proximidade do parto. Pelvimetria (medidas da bacia*) Outros (depende do caso) (*) As dimenses da bacia do uma idia da anatomia da bacia da me para a passagem do beb no caso do parto normal. Medidas abaixo do padro da normalidade e um feto grande (maior que 3500g) podem ser indicaes para uma cesrea.

Hemograma Completo: mostra se a me apresenta anemia, ou d indcios de infeco bacteriana ou viral; poder ser repetido durante o decorrer do pr-natal se houver necessidade. A grvida um pouco anmica quando comparada a padres normais, mas importante estar atento a eventuais baixas exageradas da hemoglobina no sangue perifrico. Glicemia de jejum: um exame para o diagnstico de diabetes. Em casos especficos deve ser repetido durante a gestao e acompanhado da glicemia ps prandial ou curva glicmica. Tipagem Sangnea e fator Rh (ABO-Rh): Necessrio para detectar o tipo de sangue, principalmente quando a gestante Rh negativo e o esposo Rh positivo. Essa combinao exige exames de controle durante a gravidez para detectar se houve isoimunizao (passagem do sangue fetal Rh positivo para me com "fabricao" de anticorpos). O Rh negativo, hoje, no acarreta riscos desde que haja um controle peridico pelo exame de sangue Coombs Indireto. No se deve esquecer da aplicao na 28 semana de gestao e logo aps o parto, de uma "vacina" que iniba a formao do fator anti-Rh. Citomegalovrus: Sorologia que indica infeco ativa ou pregressa pelo contato com o vrus (mais detalhes no captulo 6). HIV, Hepatites B e C: Sorologia que determina infeco ativa ou pregressa pelo contato com o vrus. No era, no passado, um exame fundamental, mas, pela incidncia precoce progressiva de que, a cada dia, essas pois doenas poderemos infecciosas evitar no vm s apresentando, esse controle vem se tornando muito importante. O diagnstico importncia fundamental, contaminaes desnecessrias, como, tambm, riscos. Rubola: possvel detectar infeco ativa ou pregressa pelo contato com o vrus. O conhecimento da existncia de anticorpos tipo IgG tranqiliza por saber que a paciente teve, no passado, contato com a doena ou foi vacinada e, portanto, no ter mais esse tipo de infeco; se tiver a doena ser de uma maneira to branda que no prejudicar o futuro beb. Se for IgM positivo indica que a infeco recente e, isso sim, ser motivo de preocupao, pois a doena est em atividade. Sfilis (VDRL, TPHA): Indica se a paciente apresenta infeco pelo Treponema pallidum ou houve infeco pregressa. A sfilis, quando no tratada na gravidez, leva a problemas gravssimos no feto. Entretanto, se a paciente for medicada no incio da gestao, o beb no corre riscos. Toxoplasmose: possvel detectar infeco ativa ou pregressa pelo contato com o protozorio da toxoplasmose. Este, quando existente, responsvel por alteraes

importantes no beb. Quando tratada habilmente e em tempo, o feto deve nascer sem problemas.

Urina
Urina I (com urocultura, se possvel): Determinar se est ou no ocorrendo infeco urinria, que dever ser tratada na gravidez. A infeco urinria muito comum na gestao, principalmente pelas modificaes anatmicas provenientes do aumento do tero e pelas alteraes hormonais prprias da gravidez. Qualquer indcio de infeco acarreta a repetio deste exame.

Fezes
Parasitolgico: Detecta parasitas nas fezes que eventualmente causam anemia ou outras complicaes s gestantes. Esses parasitas no causam problemas ao feto, mas devem ser diagnosticados e tratados na poca adequada da gestao para evitar problemas me.

Contedo vaginal (corrimento)


Embora o corrimento vaginal, sem odor de cor clara seja normal, a pesquisa da bactria Streptococus B Hemomoltico na "secreo" vaginal, na 37a semana de gestao, muito importante. A presena desta bactria pode levar a complicaes para me e para o beb no ps-parto.

2 semana = 1,1 a 38,9 mU/ml 3 semana = 39,0 a 444,1 mU/ml 4 semana = 444,2 a 2.739,6 mU/ml 5 semana = 3.000 a 5.900 mU/ml 6a semana = 6.000 a 19.000 mU/ml 7a semana - 20.000 a 49.000 mU/ml "pico" da 8a a 10a semana 50.000 a 100.000 mU/ml

Alguns labortrios emitem exames para presena de gonadotrofina acima de 5,0 muI/ml

Semanas de gestao HCGmUI/mL

3 ----------------------------- 5,8 a 71,2 mUI/mL 4 -----------------------------9,5 a 750 mUI/mL 5 -----------------------------217 a 7.138 mUI/mL 6 -----------------------------158 a 31.795 mUI/mL 7 ----------------------------- 3.697 a 163.563 mUI/mL 8 ---------------------------- 32.065 a 149.571 mUI/mL 9 ---------------------------- 63.803 a 151.410 mUI/mL 10 --------------------------- 46.509 a 186.977 mUI/mL 12 --------------------------- 27.832 a 210.612 mUI/mL 14 --------------------------- 13.950 a 62.530 mUI/mL 15 --------------------------- 12.039 a 70.971 mUI/mL 16 ----------------------------- 9.040 a 56.451 mUI/mL 17 ----------------------------- 8.175 a 55.868 mUI/mL 18 ----------------------------- 8.099 a 58.176 mUI/mL

Alguns laboratrios s emitem valores acima de 25muI/ml

Gestantes: mUl/ml 0 a 2 semanas: 50 a 500 2 a 3 semanas: 100 a 5.000 3 a 4 semanas: 500 a 10.000 4 a 5 semanas: 1.000 a 50.000

5 a 6 semanas: 10.000 a 100.000 6 a 8 semanas: 15.000 a 200.000 2 a 3 meses: 10.000 a 100.000

Leia mais: http://maiorsonhosermaesite.webnode.com.pt/testes%20de%20gravidez%20e%20valores%20de%20refer%C3%AAncia/ Crie seu site grtis: http://www.webnode.com.br

Вам также может понравиться