Вы находитесь на странице: 1из 9

1

INSTITUTO EDUCACIONAL MONTE SIO

LUCAS FERNANDO BURHOFF

TRAUMATISMO CRANIANO - ACIDENTAL

Artigo apresentado ao Instituto Educacional Monte Sio, Para obter o titulo de auxiliar de necropsia sobre a orientao do professor e orientador Rodrigo Francisco Alves Da Silva

BAURU 2012 INSTITUTO EDUCACIONAL MONTE SIO

LUCAS FERNANDO BURHOFF

TRAUMATISMO CRANIANO - ACIDENTAL

BAURU 2012

Sumario:

1 Aspectos Fisiolgicos, Morte

cerebral...................................................................06

2 Diagnstico da

Morte.............................................................................................07

3 Modalidades de

Morte...........................................................................................07

4 Referencias

Bibliogrficas.....................................................................................08

Palavra Chave: Traumatismo Craniano. Acidental. Morte.


A morte cerebral a incapacidade do crebro de manter as funes vitais

do organismo, como fazer o corao bater e o paciente respirar sozinho,

por exemplo. Um paciente diagnosticado com morte cerebral quando ele apresenta sintomas como ausncia total de reflexos, sendo mantido vivo

somente com a ajuda de aparelhos.

Fisiologia Conceito:
A fisiologia (do grego physis = natureza, funo ou

funcionamento; e logos = palavra ou estudo) o ramo

da biologia que

estuda

as

mltiplas funes mecnicas, fsicas e bioqumicas nos

seres vivos.

De uma forma mais sinttica, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. estudada em diversas reas, inclusive da sade como Biomedicina, Educao Fsica, Enfermagem, Farmcia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinria,

Nutrio, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, dentre outras biolgicas.

Tanatologia Conceito: Tanatologia o estudo da morte, ou seja, o processo a que se submete o cadver desde a fase agnica pr-mortal ou intra-vital, at a fase de

esqueletizao.

Aspectos Fisiolgicos, Morte cerebral

A morte cerebral definida por especialistas da sade como a perda irreversvel das funes neurolgicas do crebro e do tronco cerebral. Tambm conhecida como morte enceflica, a morte cerebral acontece quando o crebro submetido dor, falta de oxignio e de glicose. Apesar de comandar todas as funes do organismo, o crebro no consegue sobreviver a qualquer dor diretamente relacionada a ele (apesar de receber as sensaes de dor de todo o corpo) e ainda no resiste falta ou baixa considervel do fluxo de sangue, pois a partir deste que se tem oxignio e glicose. Apesar de muitas pessoas confundirem, a morte cerebral no a mesma coisa que coma, pois o coma a perda da conscincia com funcionamento ativo das funes cerebrais. Pode-se dizer que a morte cerebral um estado de coma irreversvel, j que a perda das funes neurolgicas do crebro ocorre de maneira definitiva. curioso que o crebro apesar de to sensvel exera to importante papel no ser humano. Porm, sensvel como , consegue permanecer vivo num perodo de at seis minutos aps o corao parar de bater, pois a partir desse perodo deixa de receber oxignio e glicose e passa a morrer.

A morte cerebral pode ocorrer por traumas na cabea, falta de oxigenao, derrame, tumores, overdose e falta de glicose. Tais ocorrncias provocam derramamento de sangue no crebro, inchao, diminuio sbita das atividades nervosas cerebrais e aumento da presso intracraniana. Para confirmar a morte cerebral, so avaliados a resposta do indivduo aos diversos comandos, o reflexo e a movimentao do organismo, a resposta das pupilas em face de grande luz, a movimentao dos olhos em direo contrria movimentao da cabea, reflexos na crnea, respostas a estmulos feitos na sobrancelha, resposta a estmulos feitos atravs do ouvido, estmulos que induzem o indivduo a engasgar e teste de respirao espontnea. Por meio de tais avaliaes que estudam a reao neurolgica de cada estmulo que se pode afirmar a presena ou a ausncia das funes neurolgicas no organismo. Quando o indivduo no responde aos estmulos acima citados, o especialista j detectar a morte cerebral. Em alguns indivduos, os reflexos medulares ainda podem estar presentes mesmo aps a morte enceflica.

2 Diagnstico da morte cerebral


O diagnstico da morte cerebral feito por dois mdicos diferentes, em dois dias diferentes, mediante a observao dos sintomas acima citados e da confirmao da ausncia de fluxo sanguneo no crebro atravs da ressonncia magntica.

3 Modalidades de morte MORTE APARENTE: provocada por estados patolgicos que simulam a morte o
indivduo se mantm vivo por tnues ou dbeis sinais de circulao (as funes vitais se

reduziram a um mnimo tal que do a impresso errnea da morte) ocorre nas intoxicaes graves produzidas por sonferos e nos congelamentos no confundir morte aparente com catalepsia (vida em suspenso), um conceito bastante discutido em Medicina Legal associada ao medo de ser enterrado vivo.

MORTE RELATIVA: um estado temporrio de morte com parada crdiorespiratria ou parada de outras funes vitais este estado pode ser modificado e o indivduo ser recuperado por manobras artificiais (reanimao).

MORTE REAL ou ABSOLUTA: a verdadeira morte, ocorrendo paralisao


total, definitiva, permanente e irreversvel de todos os fenmenos e atividades vitais.

Tipos De Morte Cerebral

Traumatismo craniano; Falta de oxignio no crebro; Parada crdio respiratria; Derrame (AVC); Inchao no crebro, Aumento da presso intra craniana; Tumores; Overdose; Falta de glicose no sangue.

4 Referencias Bibliogrficas

http://www.brasilescola.com/curiosidades/morte-cerebral.htm

http://www.tuasaude.com/morte-cerebral/

http://www.ceunes.ufes.br/downloads/2/josiseixas-

1.%20Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20Pato%20Geral%202009

%202.pdf

Вам также может понравиться