Вы находитесь на странице: 1из 90

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA AULA 5 NR10 SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS

S EM ELETRICIDADE
LTIMA ATUALIZAO DA NR10 AT A DATA DA ELABORAO DESTA AULA: Portaria GM n. 598, de 07 de dezembro de 2004

Ol a todos! Nesta aula veremos a NR10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade. Aps a publicao da Portaria 3.214/78 que aprovou as normas regulamentadoras, a NR10 teve sua primeira alterao em 1983 e mais de 20 (vinte) anos depois, em 2004, sofreu profunda alterao, atravs da publicao da Portaria 598 de 07/12/2004. Com a publicao desta portaria, foram includos vrios itens importantes, como a obrigatoriedade de elaborao do Pronturio de Instalaes Eltricas e do Manual descritivo dos itens de segurana nas instalaes; foi tambm acrescentado o detalhamento do perfil do trabalhador habilitado, qualificado, capacitado e autorizado, e a proibio de trabalho individual para atividades com alta tenso ou no sistema eltrico de potncia, dentre outras alteraes. Um dos principais riscos dos trabalhadores que exercem sua atividade com eletricidade o choque eltrico (risco de acidente), que pode causar acidentes graves (queimaduras, queda de altura) ou at mesmo fatais como a eletrocusso, que a morte ocorrida em consequncia de descarga eltrica. Tais acidentes decorrem de vrios motivos, por exemplo, falta de projeto adequado, falta de manuteno das instalaes, execuo de atividades por profissionais no qualificados, no utilizao de equipamentos de proteo individual, falta de aterramento e isolamento de cabos e circuitos eltricos, dentre vrios outros. A eletricidade no tem cheiro e no tem cor(!) por isso a observncia dos procedimentos de segurana nestas atividades extremamente importante. No final da norma vocs encontraro um Glossrio muito bom, que apresenta os principais termos tcnicos utilizados no texto. Utilizaremos vrios conceitos que constam no glossrio ao longo desta aula. Apesar da sua importncia, tivemos apenas uma questo sobre NR10 no concurso de 2006 e nenhuma no concurso de 2010!
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA NR10 SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE TEORIA A NR10 estabelece os requisitos e condies mnimas que devem ser adotados na implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade. Vemos a o carter prevencionista da NR10. Vamos recorrer ao Glossrio e ver o conceito de Instalao Eltrica: Conjunto das partes eltricas e no eltricas associadas e com caractersticas coordenadas entre si, que so necessrias ao funcionamento de uma parte determinada de um sistema eltrico. O que seria uma parte no eltrica: por exemplo, a carcaa de um quadro de distribuio de energia.

QUAL O CAMPO DE APLICAO DA NR10? A NR10 se aplica s fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo, incluindo as etapas de projeto, construo, montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades. Vamos entender melhor a frase acima: A energia eltrica pode ser gerada a partir de vrias fontes, sejam elas renovveis (sol, vento, gua) ou esgotveis (biomassa e energia nuclear).

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA Desde a sua gerao at chegar em nossas casas ou locais de trabalho, a energia eltrica passa por mais dois importantes processos, que so a transmisso e a distribuio. A transmisso permite que a energia (alta tenso) que foi gerada a centenas de quilmetros de distncia chegue at mais perto de nossa casa ou trabalho. Porm esta energia precisa ser distribuda a todos os consumidores devendo ser convertida em um nvel de tenso no qual os equipamentos eltricos trabalham(110V ou 220V). Esta a funo da distribuio. Uma vez disponibilizada nas tomadas de nossa casa ou escritrio, a energia eltrica poder ser finalmente consumida, o que ocorre quando ligamos qualquer aparelho eletro-eletrnico. Vejam as figuras a seguir:

Para que tudo isto acontea, so necessrios projetos e procedimentos contnuos de manuteno e operao das redes de energia eltrica. A NR10 inclui as etapas de: Projeto: planejamento, levantamentos, medies Construo: preparao, montagens e instalaes Operao: superviso, controles, ao e acompanhamentos Manuteno: diagnstico, reparao, substituio de partes e peas, e testes www.pontodosconcursos.com.br 3

Prof. Mara Queiroga Camisassa

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA Finalmente, a NR10 se aplica tambm proximidade de instalaes eltricas. aos trabalhos realizados na

Mas como definir proximidade de instalaes eltricas? Seriam 2,00m (dois metros)? 10,00m (dez metros?) Para responder a esta pergunta, vamos recorrer novamente ao Glossrio: Trabalho em proximidade o trabalho durante o qual o trabalhador pode entrar na zona controlada (entorno de parte condutora energizada veremos detalhes mais adiante), ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extenses condutoras, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que manipule. Para exemplificar servios nas proximidades, podemos citar aqueles executados prximos a rede eltrica pelos trabalhadores das companhias telefnicas, empresas operadoras de TV a Cabo/internet e tambm da construo civil. MAS EXISTEM TAMBM OUTRAS NORMAS TCNICAS SOBRE SERVIOS EM ELETRICIDADE... ELAS TAMBM DEVEM SER OBSERVADAS? claro que uma em nica norma no seria possvel abranger assunto to vasto e em determinados casos, to complexo, quanto a segurana em instalaes e servios em eletricidade. Por isto, a prpria NR10 prev que as empresas devem tambm observar as normas tcnicas oficiais estabelecidas pelos rgos competentes. Dentre as normas tcnicas nacionais podemos citar as seguintes, publicadas pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas): NBR 5410 Instalaes eltricas de baixa tenso NBR 14039 Instalaes eltricas de mdia tenso de 1,0kV a 36,0kV NBR 5418 Instalaes eltricas em atmosferas explosivas Na ausncia ou omisso das normas tcnicas oficiais, podero ser utilizadas as normas internacionais cabveis. Dentre os principais organismos internacionais podemos citar: IEC EN IEEE International Electrotecnical Commission European Standards (EN-50110) Institute of Electrical and Electronics Engineers www.pontodosconcursos.com.br 4

Prof. Mara Queiroga Camisassa

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA

As normas tcnicas internacionais somente podero ser utilizadas na ausncia ou omisso das normas tcnicas oficiais.

Onde a NR10 no se aplica? A NR10 no aplicvel a instalaes eltricas alimentadas por extra-baixa tenso, que a tenso no superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra. MEDIDAS DE CONTROLE Em todas as intervenes em instalaes eltricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais, mediante tcnicas de anlise de risco, de forma a garantir a segurana e a sade no trabalho. Vejam o quadro a seguir:

Vamos analisar o quadro acima: Medidas preventivas... mediante tcnicas de anlise de risco: Refora o carter PREVENCIONISTA da NR10, ou seja, se antecipar ao risco, utilizando-se de tcnicas de anlise de risco, que devem preceder a adoo de medidas de controle.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA As tcnicas de Anlise de Risco so mtodos sistemticos de exame e avaliao de todas as etapas e elementos de um determinado trabalho e tm como principais objetivos: Desenvolver e racionalizar toda a sequncia de operaes que o trabalhador vai executar Identificar os riscos potenciais de acidentes fsicos e materiais; Identificar e corrigir problemas operacionais e implementar a maneira correta para execuo de cada etapa do trabalho com segurana.

A Anlise de Risco , portanto, uma ferramenta de exame crtico da atividade ou situao, com grande utilidade para a identificao e antecipao dos acidentes ou eventos indesejveis. Existem vrias metodologias utilizadas na implementao de tcnicas de anlise de risco, como por exemplo: Anlise Anlise Hazard Anlise Preliminar de Risco APR; de modos de falha e efeitos FMEA (AMFE); and Operability Studies HAZOP; Preliminar de Perigo APP, dentre outras.

Controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais: A NR10 determina que no somente o risco eltrico deve ser considerado, mas tambm outros riscos adicionais passveis de acontecer durante os trabalhos em instalaes eltricas, como por exemplo, risco de queda de altura, acidentes com ferramentas, ataques de insetos, atropelamento (trabalhos em vias pblicas), entre outros. AS MEDIDAS DE CONTROLE NO DEVEM SER TOMADAS DE FORMA ISOLADA As medidas de controle devem fazer parte do processo de gesto de segurana da empresa, devendo estar integradas ao conjunto de procedimentos de segurana j existentes ou a serem implantados na empresa, sempre dentro do contexto de preservao da segurana, sade e do meio ambiente de trabalho, com o envolvimento de todos os trabalhadores.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA ESQUEMAS UNIFILARES As empresas devem manter nos respectivos estabelecimentos, os diagramas unifilares atualizados das instalaes eltricas, nos quais devem constar as especificaes do sistema de aterramento e demais dispositivos de proteo, como por exemplo, disjuntores, fusveis e disjuntores residuais. Os disjuntores e fusveis protegem o sistema contra sobrecorrente e curtocircuitos; os disjuntores residuais protegem o sistema contra correntes de fuga. De forma bem simples, o diagrama unifilar contm o projeto eltrico do quadro de distribuio geral e a respectiva distribuio de cargas; no diagrama unifilar os circuitos eltricos so representados por apenas uma linha. Vejam a figura a seguir:

Apesar de ser simplificado, o diagrama unifilar facilita e permite a realizao de um trabalho mais seguro. Devemos sempre nos lembrar que todas as instalaes eltricas, operam com tenses perigosas e capazes de provocar danos fatais. PRONTURIO DAS INSTALAES ELTRICAS Pessoal, este assunto figurinha carimbada nas provas sobre Segurana e sade do Trabalho. Por isso, vamos v-lo em detalhes: O Pronturio das Instalaes Eltricas um conjunto de documentos cuja obrigatoriedade de se constituir e manter, depende (1) da carga instalada e (2) dos riscos envolvidos.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA PRONTURIO DAS INSTALAES ELTRICAS EM FUNAO DA CARGA INSTALADA A NR10 determina que todos os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas. Esclarecendo : 1 O que Carga instalada: Carga instalada um termo utilizado para indicar a soma das potncias nominais dos equipamentos e mquinas eltricas, instalados em determinado estabelecimento. Ou ainda de forma mais simples: a quantidade de energia requerida para o funcionamento destas mquinas e equipamentos. Mas como saber qual a carga instalada da edificao da empresa que est sendo fiscalizada? Vimos que toda empresa deve manter no respectivo estabelecimento, o esquema unifilar atualizado. Uma das informaes deste esquema unifilar diz respeito s cargas instaladas na edificao. O somatrio destas cargas nos informar o valor total da carga instalada. 2 - Por que superior 75kW? Porque toda edificao com carga declarada acima de 75000 Watts (ou 75 kW), dever ser atendida por alta tenso. O Pronturio das Instalaes Eltricas um conjunto de documentos que, alm das especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo, deve conter no mnimo: a) conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas e relacionadas a esta NR e descrio das medidas de controle existentes: procedimentos operacionais abrangendo todos os trabalhos e intervenes as instalaes eltricas e as medidas de controle existentes, ou seja, j implantadas. b) documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos: documentao completa onde constem inspees e medies do sistema de aterramento c) especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental, aplicveis conforme determina esta NR: lista contendo as especificao de todos os EPIs (Equipamentos de Proteo Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteo Coletiva) bem como o ferramental, cujas especificaes devem abranger as respectivas funes, caractersticas e
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA limitaes de uso. Lembrando que o EPIs utilizados devem possuir Certificado de Aprovao, conforme NR-6. d) documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao, autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados: comum encontrarmos em vrias empresas, principalmente nas de pequeno porte, trabalhadores que realizam intervenes em instalaes eltricas, que possuem apenas experincia prtica, adquirida no dia a dia, sem nenhuma qualificao formal, e que por este motivo, ignoram ou subestimam os riscos aos quais esto expostos. Esta alnea torna obrigatria a manuteno de documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao, autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados dos trabalhadores envolvidos com servios em instalaes eltricas. Veremos nesta aula a diferena entre trabalhador qualificado, habilitado, capacitado e autorizado. e) resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva: os testes de isolao eltrica so importantes medidas de proteo nos casos de intervenes em instalaes eltricas energizadas. f) certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas: Os equipamentos que operam em reas classificadas devem atender a requisitos especficos de construo e operao a fim de no gerarem riscos adicionais nestes ambientes. Somente podero operar nestas reas os equipamentos que possurem certificao, ou seja, que atenderem a requisitos e ensaios especficos. Este assunto no abordado em detalhes na NR10 e sim na Portaria 87/2006 do INMETRO, que contm o Regulamento de Avaliao de Conformidade de Equipamentos Eltricos para Atmosferas Potencialmente Explosivas, nas Condies de Gases e Vapores Inflamveis. Esta portaria obriga o atendimento a vrias normas internacionais (IEC) e nacionais (NBR). A NR10 apenas exige que os equipamentos que operem em reas classificadas tenham certificao para tal. Vejam que o item 10.9.2 determina que os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao. (desde 2002 o nome deste sistema passou a ser SBAC Sistema Brasileiro de Avaliao de Conformidade).
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A certificao dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas dever ser juntada ao pronturio. g) relatrio tcnico das inspees atualizadas com recomendaes, cronogramas de adequaes, contemplando as alneas de a a f: esta alnea determina a necessidade de realizaes de inspees pela prpria empresa, das condies de segurana das instalaes eltricas da empresa cujo relatrio, contendo recomendaes e cronograma de adequaes, tambm deve ser juntado ao pronturio. O que se pretende com a obrigatoriedade do pronturio a criao de uma memria dinmica da instalao eltrica, dos procedimentos de trabalho, dos sistemas e medidas de proteo, das realizaes de treinamentos, capacitaes, contrataes, certificaes, especificaes, testes de rigidez dieltrica, enfim da organizao das instalaes eltricas. PRONTURIO DAS INSTALAES ELTRICAS EM FUNAO DOS RISCOS ENVOLVIDOS O item 10.2.5 e seu subitem determinam a obrigatoriedade da empresa de constituir e manter o Pronturio das Instalaes Eltricas em funo dos riscos envolvidos: No caso de empresas que operam em instalaes ou equipamentos integrantes do Sistema Eltrico de Potncia (SEP) alm de toda a documentao exigida para as empresas com carga instalada superior a 75kW, o pronturio tambm deve conter: - descrio dos procedimentos para emergncias; - certificaes dos equipamentos de proteo coletiva e individual; No caso de empresas que realizam trabalhos em proximidade do Sistema Eltrico de Potncia, o pronturio deve conter os seguintes documentos: - conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas e relacionadas a esta NR e descrio das medidas de controle existentes; - especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental, aplicveis conforme determina esta NR;
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA - documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao, autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; - resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva; - descrio dos procedimentos para emergncias; - certificaes dos equipamentos de proteo coletiva e individual; O quadro a seguir apresenta um resumo destes documentos: PRONTURIO DAS INSTALAES ELTRICAS DOCUMENTOS OBRIGATRIOS
EM FUNO DA CARGA INSTALADA (>75kW) EM FUNO DOS RISCOS ENVOLVIDOS INTEGRANTES PROXIMIDADE DO SEP DO SEP

Conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas

Especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental

Documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao, autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados

Resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva

Documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos

Certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas

Relatrio tcnico das inspees atualizadas com recomendaes, cronogramas de adequaes, contemplando os itens anteriores

Descrio dos procedimentos para emergncias; Certificaes dos equipamentos de proteo coletiva e individual;

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA O Pronturio de Instalaes Eltricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade.

MEDIDAS DE PROTEO COLETIVA Segundo o item 10.2.8.1, em todos os servios executados em instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteo coletiva de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores. As medidas de proteo coletiva compreendem, prioritariamente: 1 -Desenergizao eltrica e, na sua impossibilidade: 2 - Emprego de tenso de segurana. Pessoal, guardem bem esta informao sobre medidas de proteo coletiva!!!! Vejam o quadro a seguir:

Guardem ento: Desenergizao eltrica e emprego de tenso de segurana so medidas de proteo coletiva. Mas qual o valor da tenso de segurana? Para responder a esta pergunta, vamos recorrer ao Glossrio. Nele vamos ver que Tenso de Segurana uma tenso muito baixa, chamada de extra baixa tenso originada em uma fonte de segurana. E extra baixa tenso corresponde a uma tenso no superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente, contnua, entre fases ou entre fase e terra.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA E se no for possvel implementar as duas principais medidas de proteo coletiva (desenergizao eltrica e tenso de segurana)? Caso no seja possvel implementar estes procedimentos, outras medidas de proteo coletiva devem ser utilizadas. Vejam o quadro a seguir:

Isolamento de partes vivas: separao, isolamento de partes energizadas Obstculos, barreiras: elemento que impede o contato com partes vivas (acidental ou no acidental) Sinalizao: Identificao atravs de placas de advertncia e orientao sobre o risco de acidente eltrico Seccionamento automtico: interrupo da alimentao atravs do acionamento de um dispositivo de proteo (disjuntores, fusveis,rels,etc). Bloqueio do religamento automtico: Impede o religamento automtico de um circuito no caso de ocorrncia de alguma irregularidade ATERRAMENTO MEDIDA DE PROTEO COLETIVA Segundo o item 10.2.8.3, o aterramento das instalaes eltricas deve ser executado conforme regulamentao estabelecida pelos rgos competentes e, na ausncia desta, deve atender s Normas Internacionais vigentes. O aterramento eltrico tem funes importantssimas, dentre elas: proteger o usurio contra descargas atmosfricas, atravs de um caminho alternativo para a terra, e tambm permitir a descarga das cargas estticas acumuladas nas carcaas das mquinas ou equipamentos, para a terra, atravs de uma
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA haste de aterramento. Esta haste uma barra condutora, geralmente constituda por uma alma de ao com revestimento de cobre, enterrada no solo. MEDIDAS DE PROTEO INDIVIDUAL Quando as medidas de proteo individual devem ser adotadas? As medidas de proteo individual devem ser adotadas quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente (e no financeiramente!!) inviveis ou insuficientes para controlar os riscos. Neste caso, devero ser adotados Equipamentos de Proteo Individual (EPIs) especficos e adequados s atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6. Importante lembrar que proibido o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalaes eltricas ou em suas proximidades, devido a sua caracterstica condutiva. Esta uma medida de proteo individual. As vestimentas de trabalho so equipamentos de proteo individual (NR6) devem ser adequadas s atividades, e contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influncias eletromagnticas. Vamos ver estas caractersticas das vestimentas de trabalho: Condutibilidade: para proteo contra os riscos de contato que podem acarretar choque eltrico, de forma que as vestimentas no devem possuir elementos condutivos. Inflamabilidade: para proteo contra os efeitos trmicos dos arcos voltaicos Influncias eletromagnticas: Proteo contra os efeitos provocados por campos eletromagnticos com intensidade tal que ofeream potencial de risco SEGURANA EM PROJETOS Vejam que a segurana nos servios em instalaes eltricas deve ser concebida a partir do projeto, que dever prever elementos e dispositivos que permitam a aplicao dos recursos de segurana conforme veremos a seguir.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA O projeto eltrico deve ser assinado por profissional legalmente habilitado. O item 10.3.1. determina que o projetista deve contemplar no seu projeto a especificao de elementos com funes de impedimento de reenergizao. Esta uma condio que impede a energizao do circuito atravs de manobras no autorizadas. Tambm deve ser previsto no projeto, dispositivos de sinalizao de advertncia da condio operativa (por ex, circuito energizado). O projeto das instalaes eltricas deve considerar tambm o espao seguro no que se refere ao dimensionamento e localizao de seus componentes e influncias externas. O conceito de espao seguro tem o objetivo de evitar contatos acidentais com partes energizadas, tanto nos procedimentos de operao quanto na realizao de servios de construo e manuteno. As especificaes do sistema de aterramento tambm devem ser definidas no projeto, tais como a configurao e localizao da haste de aterramento. Tambm deve ser especificado o aterramento de partes condutoras no integrantes dos circuitos eltricos (por exemplo, a carcaa do equipamento), eliminando o risco de choque eltrico atravs do contato com estas partes, que poderiam ser energizadas por induo eltrica ou contato acidental com outros condutores. Todo projeto deve prever condies para a adoo de aterramento temporrio, que permitir a proteo do trabalhador contra reenergizao acidental de circuitos j desenergizados.

Todo projeto deve prever condies adoo de aterramento temporrio.

para

Todo projeto de instalaes eltricas tambm deve possuir um memorial descritivo que deve conter o seguinte conjunto mnimo de itens de segurana:

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA

O atendimento a este item por parte dos projetistas de fundamental importncia, pois as informaes do memorial serviro de referncia para os procedimentos de operao e manuteno dos circuitos. SEGURANA NA MANUTENO CONSTRUO, MONTAGEM, OPERAO E

Todas as atividades de construo, montagem, operao, reforma, ampliao, reparao e inspeo em instalaes eltricas devem ser realizadas sempre de forma a garantir a segurana dos trabalhadores e tambm dos usurios. Tais atividades devem ser supervisionadas por profissional autorizado. Nas atividades de construo, montagem, operao e manuteno em sistemas eltricos, alm das medidas de proteo especficas previstas na NR10, tambm devem ser adotadas medidas de proteo adicionais relativas a outros riscos, que tambm podem estar presentes na execuo destas tarefas, por exemplo: - Queda de altura: manuteno de sistema de iluminao pblica ou torres de alta tenso - Confinamento: trabalho em caixas subterrneas (espao confinado), com risco de asfixia e exposio a contaminantes - Campos Eletromagnticos: podem causar interferncias aparelhos de medio ou comandos remotos, impedindo leituras corretas - Fauna: como formigas, aranhas, escorpies, abelhas..., que podem se instalar em locais como medidores, caixas de passagem, etc.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA - Flora: fungos e bactrias, que tambm podem estar presentes em pequenos cubculos, caixas de passagem, armrios de distribuio, etc, nos quais o trabalhador precise adentrar Os equipamentos e ferramentas que sero utilizados nas intervenes em instalaes eltricas devem ser apropriados ao nvel de tenso de trabalho, aterramento, capacidade de potncia, a fim de se preservar suas caractersticas de proteo, respeitando-se tambm as recomendaes do fabricante e o ambiente no qual o servio ser executado (presena de umidade, por exemplo) Os equipamentos, dispositivos e ferramentas devem possuir isolamento eltrico adequado s tenses envolvidas. O isolamento eltrico impede a passagem de corrente eltrica por interposio de materiais isolantes. Os locais onde so realizados servios eltricos bem como os compartimentos e invlucros de equipamentos e instalaes eltricas devem ser utilizados exclusivamente para essa finalidade, sendo expressamente proibido us-los para armazenamento ou guarda de quaisquer objetos. Os sistemas de proteo das instalaes eltricas devem ser inspecionados periodicamente. ATENO!!! No h determinao expressa na NR sobre o perodo desta inspeo, devendo ser observadas as recomendaes de projeto e as boas prticas de segurana. SEGURANA EM INSTALAES ELTRICAS DESENERGIZADAS A desenergizao de instalaes eltricas deve seguir uma sequncia previamente determinada, a fim de que possam ser liberadas para trabalho, com segurana. Esta sequncia deve seguir procedimentos apropriados, obedecendo-se a sequncia a seguir: 1. Seccionamento: Corresponde desenergizao dos circuitos atravs de chaves seccionadoras, disjuntores ou outros elementos. 2. Impedimento de reenergizao: O impedimento de reenergizao obtido atravs da instalao de travamentos mecnicos, como cadeados ou outros dispositivos que impedem a reenergizao indesejada ou no autorizada dos circuitos; somente a pessoa responsvel pelo bloqueio do circuito poder desbloque-lo para ser reenergizado novamente.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA 3. Constatao da ausncia de tenso: trata-se da verificao atravs de medidores de que os circuitos esto desenergizados. 4. Instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos: o aterramento temporrio de todos os condutores do circuito garante a proteo do trabalhador nos casos de possvel energizao destes condutores atravs de induo ou contatos com outros condutores energizados. 5. Proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada: (Anexo I): A zona controlada uma rea do entorno de parte condutora energizada (veremos mais detalhes sobre a Zona Controlada, mais adiante). A proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada realizada atravs da instalao de barreiras fsicas ou outra isolao conveniente, que impeam o contato acidental do trabalhador com outros circuitos energizados. 6. Instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao: Esta sinalizao tem o objetivo de chamar a ateno para a situao de impedimento de reenergizao, indicando que h pessoas trabalhando nos circuitos que esto desenergizados. Devem ser instaladas placas de aviso ou at mesmo etiquetas de aviso tais como No acione esta chave ou Equipamento em manuteno. Da mesma forma que a desenergizao, a reenergizao dos circuitos tambm deve seguir uma sequncia pr-determinada de procedimentos, conforme a seguir: 1. Retirada das ferramentas, utenslios e equipamentos, pois tais materiais contm partes condutoras, e sua retirada evitar o contato acidental com os circuitos que esto prestes a serem reenergizados. 2. Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores no envolvidos no processo de reenergizao. 3. Remoo do aterramento temporrio, da equipotencializao e das protees adicionais: todos os circuitos devem voltar condio de operao normal. 4. Remoo da sinalizao de impedimento de reenergizao 5. Destravamento, seccionamento
Prof. Mara Queiroga Camisassa

se

houver,

religao

dos

dispositivos

de 18

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA

O estado de instalao desenergizada deve ser mantido at a autorizao para reenergizao.

PESSOAL!!! No vamos confundir os procedimentos DESENERGIZAO com os procedimentos de REENERGIZAO!!!!! Vejam o quadro abaixo: PROCEDIMENTOS DE DESENERGIZAO Seccionamento PROCEDIMENTOS DE REENERGIZAO Retirada das ferramentas, utenslios e equipamentos

de

Impedimento de reenergizao

Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores no envolvidos no processo de reenergizao Remoo do aterramento temporrio, da equipotencializao e das protees adicionais PROCEDIMENTOS DE REENERGIZAO Remoo da sinalizao de impedimento de reenergizao

Constatao da ausncia de tenso PROCEDIMENTOS DE DESENERGIZAO Instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos Proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I) Instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao.

Destravamento, se houver, e religao dos dispositivos de seccionamento -

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA

As medidas referentes aos procedimentos de desenergizao e reenergizao podem ser alteradas, substitudas, ampliadas ou eliminadas, em funo das peculiaridades de cada situao, por profissional legalmente habilitado, autorizado e mediante justificativa tcnica previamente formalizada, desde que seja mantido o mesmo nvel de segurana originalmente preconizado. Os servios a serem executados em instalaes eltricas desenergizadas, mas com possibilidade de energizao, devem ser consideradas como instalaes eltricas energizadas!!!!!

MUITO IMPORTANTE!!!!! SEGURANA EM INSTALAES ELTRICAS ENERGIZADAS Operaes elementares como ligar e desligar circuitos eltricos, realizadas em baixa tenso, com materiais e equipamentos eltricos em perfeito estado de conservao, adequados para operao, podem ser realizadas por qualquer pessoa no advertida. Segundo o Glossrio, considerada pessoa advertida aquela informada ou com conhecimento suficiente para evitar os perigos da eletricidade. Ou seja, a pessoa no advertida, aquela que no tem conhecimentos para evitar os perigos da eletricidade poder apenas ligar ou desligar circuitos eltricos em baixa tenso. Tambm segundo o Glossrio, baixa tenso (BT) a tenso superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contnua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra. www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Mara Queiroga Camisassa

20

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSO O trabalho envolvendo alta tenso extremamente perigoso. Por isto, a fim de garantir maior segurana aos trabalhadores que realizam servios em instalaes eltricas energizadas em Alta Tenso (AT), o item 10.7.3 determina que estes servios, bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia SEP, no podem ser realizados individualmente. Mas a partir de qual valor considera-se a alta tenso? Recorrendo novamente ao Glossrio, vemos que considera-se alta tenso aquela superior a 1000 volts em corrente alternada (CA) ou 1500 volts em corrente contnua (CC), entre fases ou entre fase e terra.

Ordem de servio especfica Os trabalhos em instalaes eltricas de forma geral devem ser precedidos de ordem de servio especfica.Os itens 10.7.4 e 10.11.2 tratam deste assunto conforme mostra a tabela a seguir. Deve ser emitida ordem de servio especfica para os seguintes trabalhos ou servios:

Item

10.7.4.

Trabalho ou servio Instalaes eltricas energizadas em Alta Tenso ou que interajam com o SEP Instalaes eltricas

Quem assina/ Aprova Superior responsvel pela rea

Deve conter

Data e local

10.11.2.

Trabalhador autorizado

Tipo do servio Data e local Referncias aos procedimentos

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA Reconhecendo o maior risco que os trabalhos em alta tenso representam, a NR10 exigiu que, nestes casos, as ordens de servio sejam assinadas pelo responsvel da rea. O objetivo destes itens garantir total controle sobre os procedimentos, de maneira que todos os envolvidos, desde o trabalhador que vai executar a tarefa, at a chefia responsvel, tenham conhecimento da tarefa especfica a ser executada e de seus procedimentos, bem como da data e local da execuo. Pessoal, a ordem de servio um documento da maior importncia, e ser considerado na investigao e anlise de eventuais acidentes de trabalho, realizada pelo AFT. Zona de Risco A interveno em instalaes eltricas energizadas em alta tenso dentro dos limites estabelecidos como zona de risco, somente pode ser realizada mediante a desativao, tambm conhecida como bloqueio, dos conjuntos e dispositivos de religamento automtico do circuito, sistema ou equipamento. Mas o que Zona de Risco? De acordo com o Glossrio, a Zona de Risco corresponde ao (1) entorno de parte condutora energizada, (2) no segregada, (3) acessvel inclusive acidentalmente, (4) de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, (5) cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados e com a adoo de tcnicas e instrumentos apropriados de trabalho. (1) Entorno de parte condutora energizada: rea delimitada pelo comprimento do raio Rr, a partir do ponto energizado No segregada: sem interposio de barreiras fsicas Acessvel inclusive acidentalmente: uma vez que no possui impedimento fsico de acesso Dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso: conforme tabela do Anexo II, quanto maior a tenso nominal da instalao eltrica, maior ser o comprimento do raio Rr, consequentemente, maior a rea da zona de risco www.pontodosconcursos.com.br 22

(2) (3)

(4)

Prof. Mara Queiroga Camisassa

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA (5) Cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados e com a adoo de tcnicas e instrumentos apropriados de trabalho: Medida de segurana, somente os trabalhadores autorizados podem adentrar a zona de risco.

A delimitao destas zonas dada pelo distanciamento de raios, a partir de determinado ponto energizado. O comprimento do raio depender da tenso nominal do circuito ao qual pertence este ponto energizado. A figura a seguir ilustra as Zonas de Risco e Controlada.

ZL Zona Livre ZC Zona Controlada Zr Zona de Risco PE Ponto Energizado

Zona Controlada Segundo o Glossrio, Zona Controlada o entorno de parte condutora energizada, no segregada, acessvel, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados. Quanto maior a tenso nominal do ponto energizado, maior dever ser o comprimento dos raios Rc e Rr. A tabela a seguir apresenta as distncias no ar que delimitam radialmente as zonas de risco, controlada e livre, correspondentes aos raios Rc e Rr:

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA

possvel a reduo dos espaos correspondentes s zonas de risco e controlada atravs da interposio de barreira fsica adequada, com superfcie isolante construda com material resistente e dotada de todos dispositivos de segurana, conforme mostra a figura a seguir:

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA Testes Eltricos ou Ensaios de Laboratrio (Isolantes) Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tenso, devem ser submetidos a testes eltricos ou ensaios de laboratrio peridicos, obedecendo-se as especificaes do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausncia desses, anualmente. Ou seja, somente caso o fabricante no especifique a periodicidade dos testes, que eles dever ser realizados anualmente. Comunicao entre os membros da equipe Todo trabalhador que realize servios em instalaes eltricas energizadas em AT, e tambm aqueles envolvidos em atividades no SEP devem dispor de equipamento que permita a comunicao permanente com os demais membros da equipe ou com o centro de operao durante a realizao do servio. HABILITAO, QUALIFICAO, CAPACITAO E AUTORIZAO DOS TRABALHADORES Pessoal, o item 10.8. e seus sub-itens contm as definies de habilitao, qualificao, capacitao e autorizao. O quadro abaixo contm estas informaes, de modo a facilitar o entendimento e a memorizao destes conceitos. A princpio podem parecer complicado, mas vocs vo ver que muuuuito simples!

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA Detalhando um pouco mais: QUALIFICADO O trabalhador QUALIFICADO aquele que completou curso de especfico na rea eltrica, reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. HABILITADO Assim que o trabalhador qualificado se registrar em seu conselho de classe, por exemplo, o Engenheiro que se formou em Engenharia Civil dever se registrar no CREA Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, nesse momento ele se tornar profissional HABILITADO.

CAPACITADO considerado CAPACITADO o profissional que: 1) tenha sido treinado por profissional HABILITADO OU AUTORIZADO;E 2) trabalha sob a responsabilidade de profissional HABILITADO OU AUTORIZADO. Estas duas condies devem ser atendidas simultaneamente. E esta capacitao s tem valor na empresa que o capacitou e nas condies estabelecidas pelo profissional habilitado e autorizado responsvel pela capacitao.

AUTORIZADO Sero considerados AUTORIZADOS os trabalhadores QUALIFICADOS e CAPACITADOS, e os profissionais HABILITADOS, que receberem a anuncia formal da empresa em que trabalham, (ou seja, uma AUTORIZAO!) para exercer atividades em instalaes eltricas. Os trabalhadores autorizados a trabalhar em instalaes eltricas devem ter essa condio consignada no sistema de registro de empregado da empresa, ou seja, no livro ou fichas de registro dos empregados. A NR10 define dos profissionais habilitados e qualificados. Como estes procedimentos esto dispersos na norma, elaborei a tabela a seguir para facilitar a fixao:
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA

HABILITADOS 10.2.7 Os documentos tcnicos previstos no Pronturio de Instalaes Eltricas devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado

AUTORIZADOS 10.3.7 O projeto das instalaes eltricas deve ficar disposio dos trabalhadores autorizados, das autoridades competentes e de outras pessoas autorizadas pela empresa e deve ser mantido atualizado 10.4.1 As instalaes eltricas devem ser construdas, montadas, operadas, reformadas, ampliadas, reparadas e inspecionadas de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores e dos usurios, e serem supervisionadas por profissional autorizado, conforme dispe esta NR. 10.5.3 As medidas constantes das alneas apresentadas nos itens 10.5.1 e 10.5.2 podem ser alteradas, substitudas, ampliadas ou eliminadas, em funo das peculiaridades de cada situao, por profissional legalmente habilitado, autorizado e mediante justificativa tcnica previamente formalizada, desde que seja mantido o mesmo nvel de segurana originalmente preconizado 10.7.6 Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT somente podem ser realizados quando houver procedimentos especficos, detalhados e assinados por profissional autorizado. 10.12.2 Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimao cardio-respiratria.

10.3.8 O projeto eltrico deve atender ao que dispem as NRs, as regulamentaes tcnicas oficiais estabelecidas, e ser assinado por profissional legalmente habilitado.

Treinamento A NR10 prev dois tipos de treinamento para os profissionais que interagem com instalaes eltricas: - Treinamento Especfico - Treinamento de Reciclagem

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA Treinamento Especfico O Treinamento Especfico est previsto no item 10.8.8. que determina que os trabalhadores autorizados a intervir em instalaes eltricas devem possuir treinamento especfico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia eltrica e as principais medidas de preveno de acidentes em instalaes eltricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR. O Anexo II prev a realizao de dois tipos de treinamento especfico: Bsico e Complementar, de acordo com a atividade que ser exercida. O treinamento bsico deve ser ministrado a profissionais que trabalhem com eletricidade de maneira geral. Seu contedo abrange temas como a preveno de acidentes de natureza eltrica, de anlise e antecipao do risco, noes de responsabilidades civil e criminal, conhecimento de normas e regulamentos aplicveis, preveno e combate a incndios e primeiros socorros. Tem carga horria mnima de 40horas. O treinamento complementar destinado a trabalhadores envolvidos com instalaes eltricas do Sistema Eltrico de Potncia ou aqueles que atuem nas suas proximidades. Tambm tem carga horria mnima de 40horas. Treinamento de Reciclagem O treinamento de reciclagem deve ser realizado a cada dois anos (bienal) e sempre que ocorrer uma das seguintes situaes: a) troca de funo ou mudana de empresa; b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por perodo superior a trs meses; c) modificaes significativas nas instalaes eltricas ou troca de mtodos, processos e organizao do trabalho. A NR10 no especifica a carga horria nem o contedo programtico dos treinamentos de reciclagem; estes devero atender s necessidades da situao que o motivou.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA rea Classificada considerada rea Classificada o local com potencialidade de ocorrncia de atmosfera explosiva. Atmosfera explosiva aquela que possui proporo de de gases, vapores ou poeiras e oxignio tal, que uma centelha (fasca) proveniente de um circuito eltrico ou at mesmo da energizao de uma mquina, pode provocar uma exploso. Segundo o item 10.9.5, os servios em instalaes eltricas nas reas classificadas somente podero ser realizados mediante: - permisso para o trabalho com liberao formalizada, conforme estabelece o item 10.5 (Procedimentos de segurana para instalaes eltricas desenergizadas) ou - supresso do agente de risco que determina a classificao da rea (por exemplo, atravs de ventilao artificial para eliminao de gases) SINALIZAO DE SEGURANA A NR10, em seu item 10.10.1, determina expressamente algumas situaes nas quais deve ser adotada sinalizao adequada de segurana, como medida de proteo coletiva, destinada advertncia e identificao, so elas: a) identificao de circuitos eltricos; b) travamentos e bloqueios de dispositivos e sistemas de manobra e comandos; c) restries e impedimentos de acesso; d) delimitaes de reas; e) sinalizao de reas de circulao, de vias pblicas, de veculos e de movimentao de cargas; f) sinalizao de impedimento de energizao; g) identificao de equipamento ou circuito impedido. A identificao correta dos circuitos e dispositivos de proteo extremamente importante, pois pode impedir a energizao/desenergizao indevida de circuitos. Muitos acidentes na rea eltrica ocorrem devido falta ou identificao incorreta de dispositivos.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA PROCEDIMENTOS DE TRABALHO Procedimento de trabalho a sequncia de operaes que devem ser realizadas para a execuo de determinado trabalho. Deve ser formalizado, com indicao da equipe responsvel pela tarefa, detalhamento dos circuitos, dispositivos e outros elementos envolvidos, data, hora e local dos servios, medidas de segurana a serem adotadas, e tambm as possveis circunstncias que venham a impedir sua realizao. Os trabalhos em instalaes eltricas somente podero ter incio se houver uma ordem de servio especfica para aquele trabalho, a assinada por profissional autorizado. Os procedimentos de trabalho devem conter, no mnimo: - objetivo - campo de aplicao - base tcnica - competncias e responsabilidades - disposies gerais - medidas de controle - orientaes finais Participao do SESMT Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho Tanto os procedimentos de trabalho, quanto o treinamento de segurana e sade e a autorizao devem ter a participao do SESMT - Servio Especializado de Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho em todo o processo. Antes de se iniciarem os trabalhos, deve ser feita uma avaliao prvia das atividades a serem desenvolvidas, das medidas de segurana previstas, materiais a serem utilizados, e deve contar com a participao de todos os envolvidos na tarefa. Pretende-se com a avaliao prvia no somente uniformizar o entendimento de todos do servio a ser realizado, com tambm identificar possveis circunstncias ou eventos anormais que possam impedir sua realizao com segurana.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA SITUAO DE EMERGNCIA O item 10.12.2 da NR10 prev que os trabalhadores autorizados devem estar aptos a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimao cardio-respiratria. Estes trabalhadores devero receber treinamento sobre tcnicas de primeiros socorros, custeado pelo empregador. Outro item muito importante. O conhecimento destas tcnicas em situaes de emergncia pode salvar vidas. RESPONSABILIDADES O item 10.13.1 dispe sobre a responsabilidade entre contratantes e contratados no que se refere ao cumprimento da NR10. Esta responsabilidade a mesma que j havamos estudado na aula 1 (item 1.6.1 da NR1): sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. EMBARGO / INTERDIO O item 10.14.3, (l no finalzinho da NR...) determina que Na ocorrncia do no cumprimento das normas constantes nesta NR, o MTE adotar as providncias estabelecidas na NR 3. Ou seja, no caso de no cumprimento de qualquer dos itens da NR10, dever ocorrer a interdio dos servios realizados na(s) respectiva(s) instalaes eltricas.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA LISTA DE EXERCCIOS NR10 QUESTO 1 AFT / MTE / ESAF /2006 Com base na CLT e NR-10, assinale a opo correta. A) O Delegado Regional do Trabalho dispor, na respectiva circunscrio, sobre as condies de segurana e as medidas especiais a serem observadas relativamente a instalaes eltricas, e qualquer das fases de produo, transmisso, distribuio ou consumo de energia. B) Os consumidores de eletricidade ou usurios de instalaes eltricas devem estar familiarizados com os mtodos de socorro a acidentados por choque eltrico. C) Toda empresa que possua instalao eltrica industrial que opere com tenses superiores a 1.000 (mil) volts deve contratar um engenheiro eletricista, devidamente habilitado perante o CREA, com carga horria no inferior a 20 horas semanais. D) A Agncia Nacional de Energia Eltrica dispor sobre as condies de segurana e as medidas especiais a serem observadas relativamente a instalaes eltricas, e qualquer das fases de produo, transmisso, distribuio ou consumo de energia. E) Profissional qualificado aquele que comprove, perante o empregador, a capacitao mediante curso especfico do sistema oficial de ensino, independentemente da escolaridade. QUESTO 2 - ENG SEG/CASA DA MOEDA/CESGRANRIO/2005 A NR 10 Instalaes e servios em eletricidade alterada pela Portaria do MTE no. 598, de 7/12/2004, estabelece os requisitos e condies mnimas objetivando a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a que, aos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade, seja(m): A) alcanado o nvel de segurana adequado. B) propiciada a preveno de acidentes no trabalho. C) possibilitadas condies de execuo de servios eltricos. D) obedecidas as normas tcnicas disponveis. E) garantidas a segurana e a sade.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 3 - ENG SEG/IPT SP/INST. CIDADES/2010 A Norma Regulamentadora NR-10 Segurana em Instalaes e Servios em eletricidade se aplica somente nas fases de: A) Transmisso, Distribuio e Consumo. B) Gerao, Transmisso, Distribuio, Consumo e todas as etapas do Projeto. C) Distribuio, Consumo e todas as etapas do Projeto. D) Todas as etapas do Projeto, Transmisso e Distribuio. QUESTO 4 - TEC SEG/UFG/CENTRO DE SELEO/2010 Os trabalhos com eletricidade em alta e baixa tenso surgiram com a Lei n. 6.514, de 22/12/1977. A NR-10 A) Com a redao dada pela Portaria n. 12/83 foi revisada, alterada e atualmente regida pela Portaria n. 598, de 07/12/2004, do Ministrio do Trabalho e Emprego. B) Relaciona campos de aplicao de segurana somente em projetos e na construo, montagem e qualificao para trabalhos relacionados com sua aplicao. C) Trata de norma tcnica brasileira baseada em normas internacionais e, por isso, no passou por regulamentao jurdica. D) Trata da segurana em instalaes eltricas energizadas em alta e baixa tenso, no se referindo s instalaes desenergizadas. QUESTO 5 ENG SEG/CASA DA MOEDA/CESGRANRIO/2005 Para uma empresa que pretenda cumprir integralmente a NR 10, em todas as intervenes em instalaes eltricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais, mediante: A) o programa de preveno de riscos ambientais - PPRA. B) o mapa de riscos. C) tcnicas de anlise de risco. D) rvore de causas de acidentes. E) orientao de normas da ABNT.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 6 - ENG SEG/PREF FLORIANOPOLIS/FEPESE/2008 Segundo a NR10, as medidas de controle adotadas devem integrar-se s demais iniciativas da empresa, no mbito: A) Da preservao da segurana, da sade e do meio ambiente do trabalho. B) Da integrao geral dos trabalhadores das diversas reas da empresa. C) Do meio ambiente e recursos naturais. D) Somente da segurana do trabalhador. E) Somente da sade do trabalhador. QUESTO 7 - ENG SEG/PREF. CAMBORIU SC/FEPESE/2010 As empresas esto obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalaes eltricas dos seus estabelecimentos, com as especificaes do:
A)

Total de motores trifsicos. B) Nvel de carga por circuito. C) Nvel de tenso por circuito. D) Nmero de lmpadas e tomadas somente. E) Sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo. QUESTO 8 - TEC SEG / PREF PALHOA/ FEPESE / 2011 Os trabalhadores autorizados a realizarem servios com eletricidade em instalaes devero fazer um curso bsico em segurana de instalaes com carga horria mnima de: A) 50 horas B) 48 horas C) 40 horas D) 30 horas E) 10 horas QUESTO 9 - ENG SEG / ELETRONORTE / NCE UFRJ /2005 Segundo a Norma Regulamentadora NR10 Segurana em instalaes e servios em eletricidade, estabelecimentos com carga instalada superiores a 75kW devem constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas (PEI). Esse pronturio deve conter os seguintes itens, EXCETO: A) Conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, incluindo descrio das medidas de controle adotadas; B) Especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual;
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA C) Memorial das condies e meio ambiente do trabalho, indicando os riscos quantitativamente; D) Certificaes de equipamentos e materiais eltricas em reas classificadas; E) Resultados dos testes de isolao eltrica de equipamentos de proteo coletiva e individual. QUESTO 10 - ENG SEG/COMPESA/IPAD/2009 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas, contendo todos os abaixo, exceto: A) Resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva. B) Documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos. C) Documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao, autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados. D) Vlvulas de segurana para abertura superior a PMTA. E) Certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas. QUESTO 11 - PESQUISADOR/INMETRO/CESPE/2010 Assinale a opo correta a respeito da inspeo de segurana das instalaes e servios em eletricidade. A) O pronturio de instalaes eltricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade. As grandezas eltricas mensurveis, previstas nesse pronturio, s produziro efeitos se houver a chancela do INMETRO quanto aferio/calibrao dos correlatos instrumentos. B) Para os servios executados em instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteo coletiva aplicveis, mediante procedimentos a serem adotados nas atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores expostos a uma carga instalada superior a 75 kW.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA C) Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o pronturio de instalaes eltricas, contendo, entre outros, o conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas; documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos e certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas. D) Nas intervenes em instalaes eltricas, devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais, mediante tcnicas multivariadas de anlise de risco por avaliao de impedncias reativas, indutivas e capacitivas, de forma a garantir a segurana e a sade no trabalho. Tais medidas devem integrar-se s demais iniciativas da empresa, no mbito da preservao da segurana, da sade e do meio ambiente do trabalho. E) As medidas de proteo coletiva se iniciam a partir da desenergizao eltrica. Quando comprovada pelo empregador a inviabilidade tcnica da adoo dessa medida ou quando esta no for suficiente ou encontrar-se em fase de estudo, planejamento ou implantao, ou ainda em carter complementar ou emergencial, devero ser adotadas outras medidas, obedecendo-se seguinte hierarquia: medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; utilizao de EPI. QUESTO 12 - TEC SEG/UPENET/CONUPE PE/2011 Em todas as intervenes em instalaes eltricas, devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais mediante tcnicas de anlise de risco, de forma a garantir a segurana e sade no trabalho. Assinale a alternativa que no representa uma medida de proteo coletiva para servios executados em instalaes eltricas. A) A desenergizao eltrica, conforme estabelecido na NR-10, e na sua impossibilidade, o emprego de tenso de segurana. B) Na impossibilidade da desenergizao do sistema, devem ser utilizadas outras medidas de proteo coletiva, tais como; isolao das partes vivas, obstculos, barreiras, sinalizao, sistema de seccionamento automtico de alimentao, bloqueio do religamento automtico. C) Vestimentas de trabalho adequadas s atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influncia eletromagnticas.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA D) Aterramento eltrico executado, conforme regulamentao estabelecida pelos rgos competentes. E) A instalao adequadamente. do Disjuntor Diferencial Residual DR dimensionado

QUESTO 13 - TEC SEG/TERMOAU/CESGRANRIO/2008 As medidas de proteo coletiva a serem previstas e adotadas em todos os servios executados em instalaes eltricas, segundo a NR10, compreendem, prioritariamente, o(a) A) Bloqueio do religamento automtico. B) Emprego de tenso de segurana. C) Isolao das partes vivas. D) Instalao de barreiras. E) Desenergizao eltrica. QUESTO 14 - ENG SEG/COPEL/PUC PR/2010 Com relao NR-10 Instalaes e servios em eletricidade, podemos dizer sobre medidas de proteo coletiva e individual: I. Em todos os servios executados em instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteo coletiva aplicveis, mediante procedimentos, s atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores. II. As medidas de proteo coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergizao eltrica, conforme estabelece a NR 10 e, na sua impossibilidade, o emprego de tenso em 220 V. III. O aterramento das instalaes eltricas deve ser executado conforme regulamentao estabelecida pelos rgos competentes e, na ausncia desta, deve atender s Normas Internacionais vigentes. IV. Nos trabalhos em instalaes eltricas, quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteo individual especficos e adequados s atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA

V. tolerado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalaes eltricas ou em suas proximidades. Assinale a alternativa CORRETA: A) Apenas a alternativa V falsa. B) Todas as alternativas so verdadeiras. C) Apenas a alternativa I verdadeira. D) Apenas a alternativa V verdadeira. E) Apenas as alternativas II e V so falsas. QUESTO 15 - ENG SEG/COPEL/PUC PR/2010 De acordo com a NR10, quanto segurana em projetos, podemos afirmar: I. obrigatrio que os projetos de instalaes eltricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de re-energizao, para sinalizao de advertncia com indicao da condio operativa. II. O projeto de instalaes eltricas deve considerar o espao seguro quanto ao dimensionamento e localizao de seus componentes e as influncias externas quando da operao e da realizao de servios de construo e manuteno. III. O projeto deve definir a configurao do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou no da interligao entre o condutor neutro e o de proteo e a conexo terra das partes condutoras no destinadas conduo da eletricidade. IV. O projeto no necessita prever condies para a adoo de aterramento temporrio, uma vez que h a obrigatoriedade da configurao de aterramento. A) Apenas as alternativas I e II esto corretas. B) Apenas as alternativas II e III esto corretas. C) Apenas as alternativas I, II e III esto corretas. D) Apenas as alternativas II, III e IV esto corretas. E) Todas as alternativas esto corretas.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 16 - TEC SEG/CISMEPAR/AOCP/2011 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta somente quesitos do memorial descritivo de que trata o item 10.3.9 da NR 10. I. Resultado dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva. II. Recomendaes de restries e advertncias, quanto ao acesso de pessoas aos componentes da instalao. III. Certificao dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas. IV. Descrio da compatibilidade dos dispositivos de proteo com a instalao eltrica. V. O princpio funcional dos dispositivos de proteo, constantes do projeto, destinado segurana das pessoas. VI. Especificao dos equipamentos de aplicveis conforme determina esta NR. A) Apenas I, II e IV. B) Apenas II, IV e V. C) Apenas II, V e VI. D) Apenas III, IV e V. QUESTO 17 - ENG SEG/COPEL/PUC PR/2010 Os locais de servios eltricos, compartimentos e invlucros de equipamentos e instalaes eltricas: A) So exclusivos para essa finalidade, sendo expressamente proibido utilizlos para armazenamento ou guarda de quaisquer objetos. B) So inclusive para esta finalidade, sendo permitido utiliz-los para armazenamento ou guarda de quaisquer objetos. C) Independentemente da utilizao podem ser utilizados para armazenamento e guarda de quaisquer objetos. D) So exclusivos para esta finalidade, sendo expressamente permitido utilizlos para guarda de quaisquer objetos.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

proteo

coletiva

individual,

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA E) Independentemente da utilizao podem ser utilizados para armazenamento e guarda de quaisquer objetos, inclusive roupas de trabalho QUESTO 18 EXERCCIO PROPOSTO Marque a assertiva incorreta, nos termos da NR10, com relao s atividades de construo, montagem, operao e manuteno: A) Devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente quanto a altura, confinamento, campos eltricos e magnticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalizao de segurana. B) As instalaes eltricas devem ser construdas, montadas, operadas, reformadas, ampliadas, reparadas e inspecionadas de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores e dos usurios, e serem supervisionadas por profissional autorizado. C) Os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento eltrico devem estar adequados s tenses envolvidas, e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentaes existentes ou recomendaes dos fabricantes. D) Nos locais de trabalho s podem ser utilizados equipamentos, dispositivos e ferramentas eltricas compatveis com a instalao eltrica existente, preservando-se as caractersticas de proteo, respeitadas as recomendaes do fabricante e as influncias externas. E) As instalaes eltricas devem ser mantidas em condies seguras de funcionamento e seus sistemas de proteo devem ser inspecionados e controlados a cada dois meses. QUESTO 19 - PROF/INST FED CIENCIA TECN - PE/MEC/ 2010 De acordo com a Norma Regulamentadora 10, somente sero consideradas desenergizadas as instalaes eltricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados. Dentre esses procedimentos, correto citar, salvo A) Seccionamento do circuito da instalao eltrica. B) Impedimento de reenergizao do circuito da instalao eltrica. C) Constatao da ausncia de tenso nos circuitos a serem trabalhados. D) Instalao de aterramento temporrio com equipotencializao condutores dos circuitos.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

dos

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA E) Nos casos de baixa tenso, est dispensada a instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao QUESTO 20 - TEC SEG/ELETROBRAS/NCE UFRJ/2005 Quanto segurana em instalaes eltricas desenergizadas, o primeiro procedimento tomado aps a autorizao para reenergizao deve ser: A) Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores no envolvidos no processo de reenergizao; B) Remoo da sinalizao de impedimento da reenergizao; C) Destravamento, se houver, e religao dos dispositivos de seccionamento; D) Retirada das ferramentas, utenslios e equipamentos; E) Remoo do aterramento temporrio, da equipotencializao e das protees adicionais. QUESTO 21 - ENG SEG/PETROBRAS DIST/CESGRANRIO/2010 Somente sero consideradas desenergizadas as instalaes eltricas liberadas para trabalho, mediante procedimentos apropriados. Ordene os procedimentos abaixo de modo que os servios possam ser realizados de forma segura. I Constatao da ausncia de tenso II Instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao III Impedimento de reenergizao IV Instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores de circuito V Seccionamento VI Proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada A sequncia correta dos procedimentos A) I V IV III II VI B) II IV I VI V III C) IV I V III II VI D) V III I IV VI II E) V IV III VI I II

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 22 EXERCCIO PROPOSTO Marque a proposio correta, nos termos da NR10: A) A fim de garantir a segurana dos trabalhadores em instalaes e servios em eletricidade, a sequncia de procedimentos relativos desenergizao e reenergizao de instalaes eltricas conforme disposta na NR10, no podero ser alteradas, substitudas, ampliadas ou eliminadas. B) A sequncia de procedimentos relativos desenergizao e reenergizao de instalaes eltricas podem ser alteradas, substitudas, ampliadas ou eliminadas, em funo das peculiaridades de cada situao, somente aps serem devidamente protocoladas na Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego, desde que seja mantido o mesmo nvel de segurana originalmente preconizado. C) A sequncia de procedimentos relativos desenergizao e reenergizao de instalaes eltricas podem ser alteradas, substitudas, ampliadas ou eliminadas, em funo das peculiaridades de cada situao, por profissional legalmente habilitado, autorizado e mediante justificativa tcnica previamente formalizada, desde que seja mantido o mesmo nvel de segurana originalmente preconizado. D) Os servios a serem executados em instalaes eltricas desligadas, mas com possibilidade de energizao, por qualquer meio ou razo, devem atender s mesmas determinaes referentes SEGURANA EM INSTALAES ELTRICAS DESENERGIZADAS E) O seccionamento uma das medidas previstas na NR10, a ser adotada na sequncia de procedimentos de reenergizao das instalaes eltricas. QUESTO 23 - ENG SEG / TERMOCEARA / CESGRANRIO /2009 Segundo a NR 10, as operaes elementares como ligar e desligar circuitos eltricos, realizadas em baixa tenso, com materiais e equipamentos eltricos em perfeito estado de conservao, adequados para operao, devem ser realizadas: A) somente pelo profissional de manuteno. B) somente por profissionais habilitados. C) apenas pelo Tcnico de Segurana. D) se o operador estiver com todos os EPI. E) por qualquer pessoa no advertida.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 24 EXERCCIO PROPOSTO Analise as assertivas a seguir e marque a opo correta, de acordo com o disposto na NR10, no que se refere a Segurana em Instalaes Eltricas Energizadas: I - Os trabalhos que exigem o ingresso na zona controlada devem ser realizados mediante procedimentos especficos respeitando as distncias de segurana, em cada caso. II - Os servios em instalaes energizadas, exceto nas proximidades, devem ser suspensos de imediato na iminncia de ocorrncia que possa colocar os trabalhadores em perigo. III - O responsvel pela execuo do servio deve suspender as atividades quando verificar situao ou condio de risco no prevista, cuja eliminao ou neutralizao imediata no seja possvel. A) V,V,V B) V,F,V C) V,F,F D) F,V,F E) F,F,V QUESTO 25 EXERCCIO PROPOSTO Marque a opo correta, no que se refere aos Trabalhos envolvendo Alta Tenso, nos termos da NR10: I - Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia SEP, devem ser realizados individualmente. II - Todo trabalho em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aquelas que interajam com o SEP, somente pode ser realizado mediante ordem de servio especfica para data e local, assinada por superior responsvel pela rea. III - A interveno em instalaes eltricas energizadas em AT dentro dos limites estabelecidos como zona de risco, conforme Anexo I desta NR, somente pode ser realizada mediante o desbloqueio dos conjuntos e dispositivos de religamento automtico do circuito, sistema ou equipamento.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A) V,F,V B) V,V,F C) V,F,F D) F,V,F E) F,F,V QUESTO 26 EXERCCIO PROPOSTO Com relao ao disposto na NR10 no que se refere aos Trabalhos envolvendo Alta Tenso, analise as assertivas a seguir e marque a opo correta: I - Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tenso, devem ser submetidos a testes eltricos ou ensaios de laboratrio peridicos, obedecendo-se as especificaes do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausncia desses, a cada dois anos II - Todo trabalhador em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aqueles envolvidos em atividades no SEP devem dispor de equipamento que permita a comunicao permanente com os demais membros da equipe ou com o centro de operao durante a realizao do servio. III - Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT somente podem ser realizados quando houver procedimentos especficos, detalhados e assinados por profissional capacitado. A) F,F,F B) F,V,V, C) F,V,F D) V,V,F E) V,V,V QUESTO 27 - ENG SEG/COMPESA/IPAD/2009 De acordo com a Norma Regulamentadora NR-10, Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade considerado trabalhador qualificado: A) o trabalhador previamente treinado e com registro no competente conselho de classe. B) aquele que comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA C) aquele que recebe capacitao sob orientao e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado. D) o trabalhador que treinado para certificar as protees coletivas do sistema eltrico. E) o trabalhador que trabalhe subordinado a um profissional habilitado. QUESTO 28 - ENG SEG/COPEL/PUC PR/2010 De acordo com a NR-10, so considerados autorizados os trabalhadores: A) Qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, com anuncia formal da empresa. B) Qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, sem anuncia formal da empresa. C) Qualificados ou capacitados, os profissionais habilitados, os profissionais legalmente habilitados, com anuncia formal da empresa. D) Qualificados ou capacitados, os profissionais habilitados, os profissionais legalmente habilitados, sem anuncia formal da empresa. E) Qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados. QUESTO 29 - ENG SEG PLENO/PETROBRAS/CESGRANRIO/2005 Para atender NR 10, o trabalhador que comprovar a concluso de curso especfico, na rea eltrica, reconhecido pelo sistema oficial de ensino, considerado: A) qualificado. B) capacitado. C) autorizado. D) habilitado. E) treinado. QUESTO 30 - ENG SEG/SP TURISMO/FM GRUPO SARMENTO/2009 A NR-10 estabelece requisitos para os trabalhadores que intervenham em instalaes eltricas energizadas; que exeram suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco. Assinale a afirmativa verdadeira.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A) considerado trabalhador legalmente habilitado o trabalhador que comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo sistema oficial de ensino. B) considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar habilitao com registro no Conselho de classe. C) Trabalhador capacitado aquele que recebeu capacitao sob orientao e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado e tambm trabalhe sob sua responsabilidade. D) A capacitao ter validade para qualquer empresa, independente daquela que o capacitou. QUESTO 31 - ENG SEG JR/PETROBRAS/CESGRANRIO/2005 O treinamento de reciclagem bienal dos trabalhadores que manuseiam instalaes eltricas ocorrer quando houver: I troca de funo; II mudana de empresa; III retorno ao trabalho, de afastamento por perodo superior a 1 ms; IV troca de processo do trabalho. Est(o) correto(s) apenas o(s) item(ns): A) III. B) I e II. C) II e IV. D) I, II e III. E) I, II e IV. QUESTO 32 EXERCCIO PROPOSTO Conforme o disposto na NR10, os servios em instalaes eltricas nas reas classificadas somente podero ser realizados mediante permisso para o trabalho com liberao formalizada, ou com a(o): A) Utilizao dos EPIs de acordo o risco B) Comprovao de treinamento especfico com carga horria mnima de 20 (vinte) horas da equipe de trabalho C) Autorizao da SRTE Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego D) Supresso do agente de risco que determina a classificao da rea E) Aviso prvio ao Corpo de Bombeiros
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 33 EXERCCIO PROPOSTO Dentre as situaes expressamente indicadas na NR10 nas quais deve ser adotada sinalizao adequada de segurana, destinada advertncia e identificao, esto as situaes a seguir, exceto: A) Sinalizao de impedimento de energizao; B) Travamentos e bloqueios de dispositivos e sistemas de manobra C) Identificao dos Equipamentos de Proteo Individual D) Delimitaes de reas; E) Identificao de equipamento ou circuito impedido. QUESTO 34 - ENG SEG/PREF CAMAARI/AOCP/2010 Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. A Norma Regulamentadora n 10 SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE estabelece os requisitos e condies mnimas objetivando implementar medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade. Os PROCEDIMENTOS DE TRABALHO em instalaes e servios devem contemplar, entre outros, I - Os servios em instalaes eltricas devem ser precedidos de ordens de servio especficas, aprovadas por trabalhador autorizado, contendo, no mnimo, o tipo, a data, o local e as referncias aos procedimentos de trabalho a serem adotados. II - Os procedimentos de trabalho devem conter, no mnimo, objetivo, campo de aplicao, base tcnica, competncias e responsabilidades, disposies gerais, medidas de controle e orientaes finais. III - Os procedimentos de trabalho, o treinamento de segurana e sade e a autorizao devem ter a participao em todo processo de desenvolvimento do Servio Especializado de Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho SESMT, quando houver. IV - Toda equipe dever ter um de seus trabalhadores indicado e em condies de exercer a superviso e conduo dos trabalhos. V - Antes de iniciar trabalhos em equipe os seus membros, em conjunto com o responsvel pela execuo do servio, devem realizar uma avaliao prvia, estudar e planejar as atividades e aes a serem desenvolvidas no local, de
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA forma a atender os princpios tcnicos bsicos e as melhores tcnicas de segurana aplicveis ao servio. A) I, II, III, IV e V. B) Apenas II, III e IV. C) Apenas II, III e V. D) Apenas III, IV e V. E) Apenas I, II e III. QUESTO 35 - ENG SEG/CELESC/FEPESE/2004 (ALTERADA) A NR 10 prev que os trabalhadores autorizados que executam servios em instalaes eltricas, em situaes de emergncia, que estejam aptos a: A) Prestar os primeiros socorros a acidentados, principalmente quanto tcnica do uso do desfibrilador eltrico. B) Prestar os primeiros socorros a acidentados, particularmente quanto s tcnicas de reanimao cardiorrespiratria. C) Emitir laudos tcnicos dos riscos ambientais no local da realizao dos servios. D) Executar tarefas em linhas vivas e mortas de acordo com a situao do sinistro. E) Fazer cirurgias, que sejam necessrias, pela impossibilidade de transporte ao hospital. QUESTO 36 - ENG SEG/ELETRONORTE/NCE UFRJ/2006 Durante a confeco do contrato para a expanso de sua rede de transmisso de energia eltrica com a empresa contratada, a Eletronorte, atravs de seu Departamento Jurdico e do SESMT estabeleceu, de forma expressa, que o mesmo deveria conter as exigncias da NR-10. Em relao s responsabilidades quanto ao cumprimento da referida norma regulamentadora, pode-se afirmar que elas so: A) Concorrentes dos contratantes e contratados envolvidos; B) Exclusivas aos contratantes e contratados envolvidos; C) Privativas dos contratantes e contratados envolvidos; D) Solidrias aos contratantes e contratados envolvidos; E) Subsidirias aos contratantes e contratados envolvidos.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 37 - ENG SEG/PREF. CURITIBA/UFPR/2010 Nos servios em eletricidade, o entorno da parte condutora energizada, no segregada, acessvel inclusive acidentalmente, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, considerado como zona: A) controlada. B) livre. C) de vizinhana entre a zona livre e zona controlada. D) de risco. E) de risco somente quando fora da zona controlada. QUESTO 38 - TEC SEG/FAFEN ENERGIA S.A/CESGRANRIO/2009 A NR 10 determina distncias no ar que delimitam radialmente as zonas de risco, controlada e livre, a partir do ponto de instalao energizado (PE). Nessa perspectiva, analise a figura abaixo. Tendo por base a anlise da figura, qual regio est definida de maneira correta?

(A) P = Zona livre (B) Q = Zona de fuga (C) R = Zona controlada (D) S = Superfcie de inspeo (E) T = Ponto de risco QUESTO 39 - ENG SEG/ELETRONORTE/NCE UFRJ/2006 Durante o desenvolvimento das atividades laborais decorrente de contrato para expanso do sistema eltrico de responsabilidade da Eletronorte, a empresa contratada determinou ao seu SESMT que indicasse, para um faixa de tenso nominal de 480 kV, em conformidade com a NR-10, o clculo do raio de delimitao entre zona de risco e controlada e do raio de delimitao entre
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA zona controlada e livre. Os valores dos raios de delimitao, em metros, seriam respectivamente : A) 1,80 e 3,80 B) 2,50 e 4,50 C) 2,50 e 5,20 D) 3,20 e 5,20 E) 5,20 e 7,20 QUESTO 40 - ENG SEG / UFES / 2011 Em relao s definies tratadas pela NR-10, que trabalha com segurana em instalaes e servios com eletricidade, pode-se afirmar que todas as afirmativas abaixo esto corretas, EXCETO: A) instalao eltrica - conjunto das partes eltricas e no eltricas associadas e com caractersticas coordenadas entre si, que so necessrias ao funcionamento de uma parte determinada de um sistema eltrico. B) sistema eltrico de potncia (SEP) - o conjunto de todas as instalaes e equipamentos destinados gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica at a medio inclusive. C) zona de risco - entorno de parte condutora energizada, no segregada, acessvel inclusive acidentalmente, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados e com a adoo de tcnicas e instrumentos apropriados de trabalho. D) zona controlada - entorno de parte condutora energizada, no segregada, acessvel, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados. E) obstculo - dispositivo que impede todo e qualquer contato com partes energizadas das instalaes Eltricas

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA GABARITOS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 E E B A C A E C C D C C E E C B A E E D 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 D C E E D C B A A C E D C A B D D A E E

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA EXERCCIOS COMENTADOS NR10 QUESTO 1 AFT / MTE / ESAF /2006 Com base na CLT e NR-10, assinale a opo correta. A) O Delegado Regional do Trabalho dispor, na respectiva circunscrio, sobre as condies de segurana e as medidas especiais a serem observadas relativamente a instalaes eltricas, e qualquer das fases de produo, transmisso, distribuio ou consumo de energia. B) Os consumidores de eletricidade ou usurios de instalaes eltricas devem estar familiarizados com os mtodos de socorro a acidentados por choque eltrico. C) Toda empresa que possua instalao eltrica industrial que opere com tenses superiores a 1.000 (mil) volts deve contratar um engenheiro eletricista, devidamente habilitado perante o CREA, com carga horria no inferior a 20 horas semanais. D) A Agncia Nacional de Energia Eltrica dispor sobre as condies de segurana e as medidas especiais a serem observadas relativamente a instalaes eltricas, e qualquer das fases de produo, transmisso, distribuio ou consumo de energia. E) Profissional qualificado aquele que comprove, perante o empregador, a capacitao mediante curso especfico do sistema oficial de ensino, independentemente da escolaridade. GABARITO: E A letra A est incorreta. No existe esta previso na NR6. A letra B est incorreta. A NR10 e (demais NRs) no criam obrigaes para consumidores e usurios. A NR10 determina que os trabalhadores autorizados devero estar aptos a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimao cardiorespiratria. A letra C est incorreta. No existe esta previso na NR10. A letra D est incorreta. A NR10 no cria obrigaes para a ANEEL Agncia Nacional de Energia Eltrica.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A letra E est correta. Trabalhador qualificado aquele que completou curso de especfico na rea eltrica, reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. Observem que a ESAF incluiu no final independentemente da escolaridade, o que no tornou esta opo incorreta. Pessoal, vejam que, para quem no estudou a NR10 esta questo poderia trazer dificuldade. Mas quem estudou esta NR com certeza garantiu um pontinho pois a questo foi bem simples. QUESTO 2 - ENG SEG/CASA DA MOEDA/CESGRANRIO/2005 A NR 10 Instalaes e servios em eletricidade alterada pela Portaria do MTE no. 598, de 7/12/2004, estabelece os requisitos e condies mnimas objetivando a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a que, aos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade, seja(m): A) alcanado o nvel de segurana adequado. B) propiciada a preveno de acidentes no trabalho. C) possibilitadas condies de execuo de servios eltricos. D) obedecidas as normas tcnicas disponveis. E) garantidas a segurana e a sade. GABARITO: E A NR10 estabelece os requisitos e condies mnimas que devem ser adotadas na implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade. Redao do Item 10.1.1. Da leitura deste item podemos observar o carter prevencionista da NR10, que deve abranger os trabalhadores que interajam direta ou indiretamente em instalaes eltricas e servios com eletricidade. A interao indireta abrange, por exemplo, trabalhadores de TV a cabo e de operadoras de telefonia. QUESTO 3 - ENG SEG/IPT SP/INST. CIDADES/2010 A Norma Regulamentadora NR-10 Segurana em Instalaes e Servios em eletricidade se aplica somente nas fases de: A) Transmisso, Distribuio e Consumo. B) Gerao, Transmisso, Distribuio, Consumo e todas as etapas do Projeto.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA C) Distribuio, Consumo e todas as etapas do Projeto. D) Todas as etapas do Projeto, Transmisso e Distribuio. GABARITO: B O item 10.1.2. determina que a NR10 se aplica s fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo, incluindo as etapas de projeto, construo, montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades. QUESTO 4 - TEC SEG/UNIV FED GOIAS/CENTRO DE SELEO/2010 Os trabalhos com eletricidade em alta e baixa tenso surgiram com a Lei n. 6.514, de 22/12/1977. A NR-10 A) Com a redao dada pela Portaria n. 12/83 foi revisada, alterada e atualmente regida pela Portaria n. 598, de 07/12/2004, do Ministrio do Trabalho e Emprego. B) Relaciona campos de aplicao de segurana somente em projetos e na construo, montagem e qualificao para trabalhos relacionados com sua aplicao. C) Trata de norma tcnica brasileira baseada em normas internacionais e, por isso, no passou por regulamentao jurdica. D) Trata da segurana em instalaes eltricas energizadas em alta e baixa tenso, no se referindo s instalaes desenergizadas. GABARITO: A A letra A est correta. Aps a publicao da Portaria 3.214/78 que aprovou as NRs, a NR10 teve sua primeira alterao em 1983 e quase 20 (vinte) anos depois, em 2004, que esta NR sofreu profunda alterao, atravs da publicao da Portaria 598 de 07/12/2004. Com a publicao desta portaria, foi includa a obrigatoriedade de elaborao do Pronturio de Instalaes Eltricas e do Manual descritivo dos itens de segurana nas instalaes; foi tambm acrescentado o detalhamento do perfil do trabalhador habilitado, qualificado, capacitado e autorizado, entre outras alteraes. A letra B est incorreta. Como vimos anteriormente, o campo de aplicao da NR10 no abrange somente as etapas de projetos, construo e montagem, mas abrange tambm as etapas de operao e manuteno das instalaes
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades. Tais etapas se aplicam a todas as fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo. A letra C est incorreta. A NR10 a prpria regulamentao jurdica da Seo IX, Artigos 179 a 181 da CLT, e cuja publicao foi aprovada pela nossa famosa Portaria 3.214/78. Alm disso, seu texto determina expressamente a observao a normas internacionais, nos casos de ausncia ou omisso de normas nacionais oficiais. A letra D est incorreta. A NR10 abrange tambm as instalaes eltricas desenergizadas. Importante lembrar que a desenergizao das instalaes eltricas medida prioritria de proteo coletiva. QUESTO 5 ENG SEG/CASA DA MOEDA/CESGRANRIO/2005 Para uma empresa que pretenda cumprir integralmente a NR 10, em todas as intervenes em instalaes eltricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais, mediante: A) o programa de preveno de riscos ambientais - PPRA. B) o mapa de riscos. C) tcnicas de anlise de risco. D) rvore de causas de acidentes. E) orientao de normas da ABNT. GABARITO: C Esta a redao do item 10.2.1, que determina que em todas as intervenes em instalaes eltricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais, mediante tcnicas de anlise de risco. QUESTO 6 - ENG SEG/PREF FLORIANOPOLIS/FEPESE/2008 Segundo a NR10, as medidas de controle adotadas devem integrar-se s demais iniciativas da empresa, no mbito: A) Da preservao da segurana, da sade e do meio ambiente do trabalho. B) Da integrao geral dos trabalhadores das diversas reas da empresa. C) Do meio ambiente e recursos naturais. D) Somente da segurana do trabalhador. E) Somente da sade do trabalhador.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA GABARITO: A Esta a redao do item 10.2.2. As medidas de controle devem fazer parte do conjunto de procedimentos de segurana j existentes ou a serem implantados na empresa, sempre dentro do contexto de preservao da segurana, sade e do meio ambiente de trabalho, com o envolvimento de todos os trabalhadores. QUESTO 7 - ENG SEG/PREF. CAMBORIU SC/FEPESE/2010 As empresas esto obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalaes eltricas dos seus estabelecimentos, com as especificaes do: A) Total de motores trifsicos. B) Nvel de carga por circuito. C) Nvel de tenso por circuito. D) Nmero de lmpadas e tomadas somente. E) Sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo. GABARITO: E Item 10.2.3. Os diagramas unifilares atualizados das instalaes eltricas so documentos que as empresas devem manter nos respectivos estabelecimentos. Nestes diagramas devem constar as especificaes do sistema de aterramento e demais dispositivos de proteo. A ausncia de aterramento ou at mesmo um aterramento de baixa qualidade pode ser a causa de graves acidentes pessoais e materiais. Os dispositivos de proteo so elementos que garantem a proteo dos trabalhadores e usurios nos casos de situaes anormais, por exemplo, sobrecorrente ou sobretenso. So eles: disjuntores, fusveis, etc. A presena do diagrama unifilar atualizado na empresa, seja ela pequena, mdia ou grande, permite um trabalho mais seguro ao trabalhador que far a interveno nas instalaes eltricas. QUESTO 8 - TEC SEG / PREF PALHOA/ FEPESE / 2011 Os trabalhadores autorizados a realizarem servios com eletricidade em instalaes devero fazer um curso bsico em segurana de instalaes com carga horria mnima de:

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A) 50 horas B) 48 horas C) 40 horas D) 30 horas E) 10 horas GABARITO: C A carga horria do curso bsico Segurana em Instalaes e Sevios com eletricidade 40 horas. Esta tambm a carga horria do curso complementar Segurana no Sistema Eltrico de Potncia (SEP) e em suas proximidades. QUESTO 9 - ENG SEG / ELETRONORTE / NCE UFRJ /2005 Segundo a Norma Regulamentadora NR10 Segurana em instalaes e servios em eletricidade, estabelecimentos com carga instalada superiores a 75kW devem constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas (PEI). Esse pronturio deve conter os seguintes itens, EXCETO: A) Conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, incluindo descrio das medidas de controle adotadas; B) Especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual; C) Memorial das condies e meio ambiente do trabalho, indicando os riscos quantitativamente; D) Certificaes de equipamentos e materiais eltricas em reas classificadas; E) Resultados dos testes de isolao eltrica de equipamentos de proteo coletiva e individual. GABARITO: C As letras A, B, D e E esto corretas, pois todas elas contm os documentos que, de acordo com o item 10.2.4., devem compor o Pronturio de Instalaes Eltricas. A letra C est incorreta. O documento nela citado no se integra ao contexto do pronturio, conforme a NR10.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 10 - ENG SEG/COMPESA/IPAD/2009 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas, contendo todos os abaixo, exceto: A) Resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva. B) Documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos. C) Documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao, autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados. D) Vlvulas de segurana para abertura superior a PMTA. E) Certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas. GABARITO: D As letras A, B, C e E esto corretas, pois todas elas contm os documentos que, de acordo com o item 10.2.4., devem compor o Pronturio de Instalaes Eltricas. A letra D est incorreta. As vlvulas de segurana citadas se referem s caldeiras, no se aplicam s instalaes eltricas, como veremos na aula sobre a NR13. QUESTO 11 - PESQUISADOR/INMETRO/CESPE/2010 Assinale a opo correta a respeito da inspeo de segurana das instalaes e servios em eletricidade. A) O pronturio de instalaes eltricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade. As grandezas eltricas mensurveis, previstas nesse pronturio, s produziro efeitos se houver a chancela do INMETRO quanto aferio/calibrao dos correlatos instrumentos. B) Para os servios executados em instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteo coletiva aplicveis, mediante procedimentos a serem adotados nas atividades a serem desenvolvidas, de
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores expostos a uma carga instalada superior a 75 kW. C) Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o pronturio de instalaes eltricas, contendo, entre outros, o conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas; documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos e certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas. D) Nas intervenes em instalaes eltricas, devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais, mediante tcnicas multivariadas de anlise de risco por avaliao de impedncias reativas, indutivas e capacitivas, de forma a garantir a segurana e a sade no trabalho. Tais medidas devem integrar-se s demais iniciativas da empresa, no mbito da preservao da segurana, da sade e do meio ambiente do trabalho. E) As medidas de proteo coletiva se iniciam a partir da desenergizao eltrica. Quando comprovada pelo empregador a inviabilidade tcnica da adoo dessa medida ou quando esta no for suficiente ou encontrar-se em fase de estudo, planejamento ou implantao, ou ainda em carter complementar ou emergencial, devero ser adotadas outras medidas, obedecendo-se seguinte hierarquia: medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; utilizao de EPI. GABARITO: C A letra A est incorreta. A primeira frase desta assertiva est correta.O pronturio de instalaes eltricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa designada e deve permanece disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade. Porm no h que se falar que as grandezas eltricas s produziro efeitos se houver a chancela do INMETRO quanto aferio/calibrao dos instrumentos. Viagem.. claro que os instrumentos de medio dever estar aferidos e calibrados. A letra B est incorreta. Segundo o item 10.2.8.1, em todos os servios executados em instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteo coletiva de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores. At a a assertiva est correta.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA Porm, a segunda parte traz uma incorreo, pois todos os trabalhadores devem ter sua sade e integridade fsica garantida, no somente aqueles que trabalhem em ambientes com carga instalada superior a 75kW. O examinador quis confundir o concursando, uma vez que carga instalada superior a 75kW pr-requisito para a empresa constituir o pronturio de instalaes eltricas, e no somente para implantao de medidas de proteo coletiva. A letra C est correta. Conforme vimos anteriormente, os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o pronturio de instalaes eltricas, que deve conter, entre outros, os procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas; documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos e certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas. A letra D est incorreta. O erro est na caracterizao das tcnicas de anlise de risco contida na assertiva. Em primeiro lugar, apesar de existirem vrias tcnicas de anlise de risco, a escolha daquela que ser utilizada, fica a critrio do empregador. Em segundo lugar, avaliao de impedncias reativas, indutivas e capacitivas, no integra o contexto de tcnicas de anlise de risco. A letra E est incorreta. Somente a primeira frase da assertiva est correta. Porm, na segunda parte, o examinador teve a inteno de confundir o concursando, apresentando os procedimentos que devem ser adotados quando da implantao de medidas de proteo coletiva, de carter geral. Porm, a NR10 uma norma especfica de procedimentos de segurana para instalaes e servios em eletricidade, que contm procedimentos especficos relativos a medidas de proteo coletiva. Portanto, existindo a norma especfica ela deve prevalecer sobre a norma geral. Segundo o item 10.2.8.2, as medidas de proteo coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergizao eltrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tenso de segurana. QUESTO 12 - TEC SEG/UPENET/CONUPE PE/2011 Em todas as intervenes em instalaes eltricas, devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais mediante tcnicas de anlise de risco, de forma a garantir a segurana e sade no trabalho. Assinale a alternativa que no representa uma medida de proteo coletiva para servios executados em instalaes eltricas.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A) A desenergizao eltrica, conforme estabelecido na NR-10, e na sua impossibilidade, o emprego de tenso de segurana. B) Na impossibilidade da desenergizao do sistema, devem ser utilizadas outras medidas de proteo coletiva, tais como; isolao das partes vivas, obstculos, barreiras, sinalizao, sistema de seccionamento automtico de alimentao, bloqueio do religamento automtico. C) Vestimentas de trabalho adequadas s atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influncia eletromagnticas. D) Aterramento eltrico executado, conforme regulamentao estabelecida pelos rgos competentes. E) A instalao adequadamente. GABARITO: C As letras A e B esto corretas. Estas assertivas apresentam as medidas de proteo coletiva conforme vimos anteriormente. A letra C est incorreta. As vestimentas de trabalho, adequadas atividade, conforme consta na assertiva so equipamentos de proteo individual e no de proteo coletiva. A letra D est correta. O aterramento um sistema de proteo coletiva. A letra E est correta. O disjuntor diferencial residual, dimensionado adequadamente, um elemento de proteo coletiva que, atravs de seccionamento mecnico, provoca a interrupo do circuito, no caso de ocorrncia de sobrecarga ou curto-ciruito. QUESTO 13 - TEC SEG/TERMOAU/CESGRANRIO/2008 As medidas de proteo coletiva a serem previstas e adotadas em todos os servios executados em instalaes eltricas, segundo a NR10, compreendem, prioritariamente, o(a) A) Bloqueio do religamento automtico. B) Emprego de tenso de segurana. C) Isolao das partes vivas. D) Instalao de barreiras.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

do Disjuntor Diferencial Residual DR dimensionado

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA E) Desenergizao eltrica. GABARITO: E Conforme vimos anteriormente, a medida de proteo coletiva prioritria a desenergizao eltrica, seguida pelo emprego da tenso de segurana. QUESTO 14 - ENG SEG/COPEL/PUC PR/2010 Com relao NR-10 Instalaes e servios em eletricidade, podemos dizer sobre medidas de proteo coletiva e individual: I. Em todos os servios executados em instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteo coletiva aplicveis, mediante procedimentos, s atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores. II. As medidas de proteo coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergizao eltrica, conforme estabelece a NR 10 e, na sua impossibilidade, o emprego de tenso em 220 V. III. O aterramento das instalaes eltricas deve ser executado conforme regulamentao estabelecida pelos rgos competentes e, na ausncia desta, deve atender s Normas Internacionais vigentes. IV. Nos trabalhos em instalaes eltricas, quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteo individual especficos e adequados s atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6. V. tolerado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalaes eltricas ou em suas proximidades. Assinale a alternativa CORRETA: A) Apenas a alternativa V falsa. B) Todas as alternativas so verdadeiras. C) Apenas a alternativa I verdadeira. D) Apenas a alternativa V verdadeira. E) Apenas as alternativas II e V so falsas. GABARITO: E

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A proposio I est correta. Esta a redao do item 10.2.1. A proposio II est incorreta. A incorreo est na parte final da assertiva. Vimos que caso no seja possvel a desenergizao do sistema, dever ser empregada tenso de segurana, que corresponde a uma extra baixa tenso, no superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra (e no 220V conforme consta na assertiva). A proposio III est correta. Esta a redao do item 10.2.8.3. A proposio IV est correta. Item 10.2.9.1. Nos trabalhos em instalaes eltricas, quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente (e no financeiramente!!) inviveis ou insuficientes para controlar os riscos, devero ser adotados Equipamentos de Proteo Individual (EPIs) especficos e adequados s atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6. A proposio V est incorreta. proibido o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalaes eltricas ou em suas proximidades, devido a sua caracterstica condutiva. Esta uma medida de proteo individual. QUESTO 15 - ENG SEG/COPEL/PUC PR/2010 De acordo com a NR10, quanto segurana em projetos, podemos afirmar: I. obrigatrio que os projetos de instalaes eltricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de re-energizao, para sinalizao de advertncia com indicao da condio operativa. II. O projeto de instalaes eltricas deve considerar o espao seguro quanto ao dimensionamento e localizao de seus componentes e as influncias externas quando da operao e da realizao de servios de construo e manuteno. III. O projeto deve definir a configurao do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou no da interligao entre o condutor neutro e o de proteo e a conexo terra das partes condutoras no destinadas conduo da eletricidade.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA IV. O projeto no necessita prever condies para a adoo de aterramento temporrio, uma vez que h a obrigatoriedade da configurao de aterramento.

A) Apenas as alternativas I e II esto corretas. B) Apenas as alternativas II e III esto corretas. C) Apenas as alternativas I, II e III esto corretas. D) Apenas as alternativas II, III e IV esto corretas. E) Todas as alternativas esto corretas. GABARITO: C A proposio I est correta. Item 10.3.1. Este item trata de uma orientao ao projetista que deve contemplar no seu projeto a especificao de elementos com funes de impedimento de reenergizao. Esta uma condio que impede a energizao do circuito atravs de manobras no autorizadas. Tambm deve ser previsto no projeto, dispositivos de sinalizao da condio de operativa (por ex , circuito energizado). A proposio II est correta. Redao do item 10.3.3. O conceito de espao seguro tem o objetivo de evitar contatos acidentais com partes energizadas, tanto nos procedimentos de operao quanto na realizao de servios de construo e manuteno. A proposio III est correta. Redao do item 10.3.4. As especificaes do sistema de aterramento devem ser definidas no projeto, tais como a configurao e localizao da haste de aterramento. Tambm deve ser especificado o aterramento de partes condutoras no integrantes dos circuitos eltricos (por exemplo, a carcaa do equipamento), eliminando o risco de choque eltrico atravs do contato com estas partes, que poderiam ser energizadas por induo eltrica ou contato acidental com outros condutores. A proposio IV est incorreta. Ao contrrio do que consta na proposio, o item 10.3.6 determina que todo projeto deve prever condies para a adoo de aterramento temporrio, que permite a proteo do trabalhador contra reenergizao acidental de circuitos j desenergizados. QUESTO 16 - TEC SEG/CISMEPAR/AOCP/2011 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta somente quesitos do memorial descritivo de que trata o item 10.3.9 da NR 10.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA I. Resultado dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva. II. Recomendaes de restries e advertncias, quanto ao acesso de pessoas aos componentes da instalao. III. Certificao dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas. IV. Descrio da compatibilidade dos dispositivos de proteo com a instalao eltrica. V. O princpio funcional dos dispositivos de proteo, constantes do projeto, destinado segurana das pessoas. VI. Especificao dos equipamentos de aplicveis conforme determina esta NR. A) Apenas I, II e IV. B) Apenas II, IV e V. C) Apenas II, V e VI. D) Apenas III, IV e V. GABARITO: B Somente os itens II, IV e V apresentam documentao que devem constar no memorial descritivo. O item 10.3.9. determina, para o projetista, o conjunto mnimo dos itens de segurana que devero constar neste memorial. QUESTO 17 - ENG SEG/COPEL/PUC PR/2010 Os locais de servios eltricos, compartimentos e invlucros de equipamentos e instalaes eltricas: A) So exclusivos para essa finalidade, sendo expressamente proibido utilizlos para armazenamento ou guarda de quaisquer objetos. B) So inclusive para esta finalidade, sendo permitido utiliz-los para armazenamento ou guarda de quaisquer objetos. C) Independentemente da utilizao podem ser utilizados para armazenamento e guarda de quaisquer objetos. D) So exclusivos para esta finalidade, sendo expressamente permitido utilizlos para guarda de quaisquer objetos.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

proteo

coletiva

individual,

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA E) Independentemente da utilizao podem ser utilizados para armazenamento e guarda de quaisquer objetos, inclusive roupas de trabalho GABARITO: A Os locais onde so realizados servios eltricos bem como os compartimentos e invlucros de equipamentos e instalaes eltricas devem ser utilizados exclusivamente para essa finalidade, sendo expressamente proibido us-los para armazenamento ou guarda de quaisquer objetos. Redao do item 10.4.4.1. QUESTO 18 EXERCCIO PROPOSTO Marque a assertiva incorreta, nos termos da NR10, com relao s atividades de construo, montagem, operao e manuteno: A) Devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente quanto a altura, confinamento, campos eltricos e magnticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalizao de segurana. B) As instalaes eltricas devem ser construdas, montadas, operadas, reformadas, ampliadas, reparadas e inspecionadas de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores e dos usurios, e serem supervisionadas por profissional autorizado. C) Os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento eltrico devem estar adequados s tenses envolvidas, e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentaes existentes ou recomendaes dos fabricantes. D) Nos locais de trabalho s podem ser utilizados equipamentos, dispositivos e ferramentas eltricas compatveis com a instalao eltrica existente, preservando-se as caractersticas de proteo, respeitadas as recomendaes do fabricante e as influncias externas. E) As instalaes eltricas devem ser mantidas em condies seguras de funcionamento e seus sistemas de proteo devem ser inspecionados e controlados a cada dois meses. GABARITO: E

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A letra A est correta. O item 10.4.2. determina que nas atividades de construo, montagem, operao e manuteno em sistemas eltricos, alm das medidas de proteo especficas previstas na NR10, tambm devem ser adotadas medidas de proteo adicionais relativas a outros riscos, que tambm podem estar presentes na execuo destas tarefas. Vimos que estes riscos podem ser queda de altura, trabalho em locais confinados ou em caixas subterrneas onde existam aranhas, escorpies, etc. A letra B est correta. Item 10.4.1. dispe que todas as atividades de construo, montagem, operao, reforma, ampliao, reparao e inspeo em instalaes eltricas devem ser realizadas sempre de forma a garantir a segurana dos trabalhadores e tambm dos usurios. Este item dispe tambm que tais atividades devem ser supervisionadas por profissional autorizado. A letra C est correta. Item 10.4.3.1. Os equipamentos, dispositivos e ferramentas devem possuir isolamento eltrico adequado s tenses envolvidas. O isolamento eltrico impede a passagem de corrente eltrica por interposio de materiais isolantes. A letra D est correta. Redao do item 10.4.3. Os equipamentos e ferramentas que sero utilizados nas intervenes em instalaes eltricas devem ser apropriados ao nvel de tenso de trabalho, aterramento, capacidade de potncia, a fim de se preservar suas caractersticas de proteo, respeitando-se tambm as recomendaes do fabricante e o ambiente no qual o servio ser executado (presena de umidade, por exemplo) A letra E est incorreta. O item 10.4.4. determina que os sistemas de proteo devem ser inspecionados periodicamente. Lembrando que no h determinao expressa na NR de qual deve ser esta periodicidade. QUESTO 19 - PROFESSOR/INST FED CIENCIA TECN - PE/MEC/ 2010 De acordo com a Norma Regulamentadora 10, somente sero consideradas desenergizadas as instalaes eltricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados. Dentre esses procedimentos, correto citar, salvo A) Seccionamento do circuito da instalao eltrica. B) Impedimento de reenergizao do circuito da instalao eltrica. C) Constatao da ausncia de tenso nos circuitos a serem trabalhados. D) Instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos. E) Nos casos de baixa tenso, est dispensada a instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA GABARITO: E A desenergizao de instalaes eltricas deve seguir uma sequncia previamente determinada, a fim de que possam ser liberadas para trabalho, com segurana. As letras A, B, C e D contm os quatro primeiros procedimentos conforme determinado pelo item 10.5.1, para a desenergizao de instalaes eltricas. Relembrando a sequncia completa de procedimentos conforme previsto neste item: 1. Seccionamento 2. Impedimento de reenergizao 3. Constatao da ausncia de tenso 4. Instalao de aterramento temporrio com equipotencializao condutores dos circuitos 5. Proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada 6. Instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao

dos

A letra E est incorreta. Pois no contm procedimento de desenergizao. QUESTO 20 - TEC SEG/ELETROBRAS/NCE UFRJ/2005 Quanto segurana em instalaes eltricas desenergizadas, o primeiro procedimento tomado aps a autorizao para reenergizao deve ser: A) Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores no envolvidos no processo de reenergizao; B) Remoo da sinalizao de impedimento da reenergizao; C) Destravamento, se houver, e religao dos dispositivos de seccionamento; D) Retirada das ferramentas, utenslios e equipamentos; E) Remoo do aterramento temporrio, da equipotencializao e das protees adicionais. GABARITO: D Da mesma forma que a desenergizao, a reenergizao dos circuitos tambm deve seguir uma sequncia pr-determinada de procedimentos, sendo o primeiro deles a retirada das ferramentas, utenslios e equipamentos.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A reenergizao deve seguir a seguinte sequncia de procedimentos: 1. Retirada das ferramentas, utenslios e equipamentos; 2. Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores no envolvidos no processo de reenergizao; 3. Remoo do aterramento temporrio, da equipotencializao e das protees adicionais; 4. Remoo da sinalizao de impedimento de reenergizao; 5. Destravamento, se houver, e religao dos dispositivos de seccionamento Desta forma, vemos que a letra D a correta. QUESTO 21 - ENG SEG/PETROBRAS DISTRIB/CESGRANRIO/2010 Somente sero consideradas desenergizadas as instalaes eltricas liberadas para trabalho, mediante procedimentos apropriados. Ordene os procedimentos abaixo de modo que os servios possam ser realizados de forma segura. I Constatao da ausncia de tenso II Instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao III Impedimento de reenergizao IV Instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores de circuito V Seccionamento VI Proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada A sequncia correta dos procedimentos A) I V IV III II VI B) II IV I VI V III C) IV I V III II VI D) V III I IV VI II E) V IV III VI I II GABARITO: D A letra D est correta. Esta assertiva contm a sequncia correta de desenergizao, conforme disposto no item 10.5.1.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 22 EXERCCIO PROPOSTO Marque a proposio correta, nos termos da NR10: A) A fim de garantir a segurana dos trabalhadores em instalaes e servios em eletricidade, a sequncia de procedimentos relativos desenergizao e reenergizao de instalaes eltricas conforme disposta na NR10, no podero ser alteradas, substitudas, ampliadas ou eliminadas. B) A sequncia de procedimentos relativos desenergizao e reenergizao de instalaes eltricas podem ser alteradas, substitudas, ampliadas ou eliminadas, em funo das peculiaridades de cada situao, somente aps serem devidamente protocoladas na Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego, desde que seja mantido o mesmo nvel de segurana originalmente preconizado. C) A sequncia de procedimentos relativos desenergizao e reenergizao de instalaes eltricas podem ser alteradas, substitudas, ampliadas ou eliminadas, em funo das peculiaridades de cada situao, por profissional legalmente habilitado, autorizado e mediante justificativa tcnica previamente formalizada, desde que seja mantido o mesmo nvel de segurana originalmente preconizado. D) Os servios a serem executados em instalaes eltricas desligadas, mas com possibilidade de energizao, por qualquer meio ou razo, devem atender s mesmas determinaes referentes SEGURANA EM INSTALAES ELTRICAS DESENERGIZADAS E) O seccionamento uma das medidas previstas na NR10, a ser adotada na sequncia de procedimentos de reenergizao das instalaes eltricas. GABARITO: C A letra A est incorreta. Item 10.5.3. A sequncia de procedimentos referentes desenergizao e reenergizao (conforme disposto nos itens 10.5.1 e 10.52) podem ser alteradas, substitudas, ampliadas ou eliminadas, em funo das especificidades de cada situao e desde que seja mantido o mesmo nvel de segurana originalmente preconizado. Mas isto somente poder ser realizado por profissional legalmente habilitado, autorizado. Deve haver tambm justificativa tcnica previamente formalizada,

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A letra B est incorreta. No h necessidade de protocolar ou homologar na SRTE a alterao, substituio, ampliao ou eliminao de procedimentos de desenergizao ou reenergizao que a empresa venha a adotar. Porm deve ser observado o disposto no item 10.5.3., como vimos acima. A justificativa tcnica previamente formalizada prevista neste item quer dizer por escrito, autorizada pela(s) chefia(s), devidamente informada aos envolvidos, etc, de acordo com os processos internos da empresa. A letra C est correta. Esta a redao do item 10.5.3. A letra D est incorreta. Segundo item 10.5.4., os servios a serem executados em instalaes eltricas desenergizadas, mas com possibilidade de energizao, devem ser consideradas como instalaes eltricas energizadas!!!!! A letra E est incorreta. Como vimos anteriormente, o seccionamento uma das medidas da sequncia de procedimentos de desenergizao das instalaes eltricas, e no reenergizao, como consta na assertiva. QUESTO 23 - ENG SEG / TERMOCEARA / CESGRANRIO /2009 Segundo a NR 10, as operaes elementares como ligar e desligar circuitos eltricos, realizadas em baixa tenso, com materiais e equipamentos eltricos em perfeito estado de conservao, adequados para operao, devem ser realizadas: A) somente pelo profissional de manuteno. B) somente por profissionais habilitados. C) apenas pelo Tcnico de Segurana. D) se o operador estiver com todos os EPI. E) por qualquer pessoa no advertida. GABARITO: E Segundo o item 10.6.1.2 da NR10, operaes elementares como ligar e desligar circuitos eltricos, realizadas em baixa tenso, com materiais e equipamentos eltricos em perfeito estado de conservao, adequados para operao, podem ser realizadas por qualquer pessoa no advertida Segundo o Glossrio, considerada pessoa advertida aquela informada ou com conhecimento suficiente para evitar os perigos da eletricidade.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 24 EXERCCIO PROPOSTO Analise as assertivas a seguir e marque a opo correta, de acordo com o disposto na NR10, no que se refere a Segurana em Instalaes Eltricas Energizadas: I - Os trabalhos que exigem o ingresso na zona controlada devem ser realizados mediante procedimentos especficos respeitando as distncias de segurana, em cada caso. II - Os servios em instalaes energizadas, exceto nas proximidades, devem ser suspensos de imediato na iminncia de ocorrncia que possa colocar os trabalhadores em perigo. III - O responsvel pela execuo do servio deve suspender as atividades quando verificar situao ou condio de risco no prevista, cuja eliminao ou neutralizao imediata no seja possvel. A) V,V,V B) V,F,V C) V,F,F D) F,V,F E) F,F,V GABARITO: E A opo I est incorreta. De acordo com o disposto no item 10.6.2, nos trabalhos em que for necessrio o ingresso na zona controlada, devero ser seguidos procedimentos especficos, porm, respeitando as distncias previstas na prpria norma, em seu Anexo I, e no as distncias em cada caso, conforme consta na assertiva. A opo II est incorreta. Conforme o item 10.6.3, os servios em instalaes energizadas, ou em suas proximidades, ou seja, inclusive nas proximidades, devem ser suspensos de imediato na iminncia de ocorrncia que possa colocar os trabalhadores em perigo. A opo III est correta. De acordo com o item 10.6.5, o responsvel pela execuo do servio deve suspender as atividades quando verificar situao ou condio de risco que no tenha sido prevista, cuja eliminao ou neutralizao imediata no seja possvel.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 25 EXERCCIO PROPOSTO Marque a opo correta, no que se refere aos Trabalhos envolvendo Alta Tenso, nos termos da NR10: I - Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia SEP, devem ser realizados individualmente. II - Todo trabalho em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aquelas que interajam com o SEP, somente pode ser realizado mediante ordem de servio especfica para data e local, assinada por superior responsvel pela rea. III - A interveno em instalaes eltricas energizadas em AT dentro dos limites estabelecidos como zona de risco, conforme Anexo I desta NR, somente pode ser realizada mediante o desbloqueio dos conjuntos e dispositivos de religamento automtico do circuito, sistema ou equipamento. A) V,F,V B) V,V,F C) V,F,F D) F,V,F E) F,F,V GABARITO: D A opo I est incorreta. Os servios em instalaes eltricas energizadas em Alta Tenso (AT) e aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia SEP, no podem ser realizados individualmente. A opo II est correta. De acordo com o item 10.7.4 todo trabalho em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aquelas que interajam com o SEP, somente pode ser realizado mediante ordem de servio especfica para data e local, assinada por superior responsvel pela rea. A opo III est incorreta. A assertiva est incorreta por causa da palavra desbloqueio, quando na verdade o correto o bloqueio: Determina o item 10.7.7. que a interveno em instalaes eltricas energizadas em alta tenso dentro dos limites estabelecidos como zona de risco, somente poder ser realizada mediante a desativao (bloqueio), dos conjuntos e dispositivos de religamento automtico do circuito, sistema ou equipamento. www.pontodosconcursos.com.br 73

Prof. Mara Queiroga Camisassa

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 26 EXERCCIO PROPOSTO Com relao ao disposto na NR10 no que se refere aos Trabalhos envolvendo Alta Tenso, analise as assertivas a seguir e marque a opo correta: I - Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tenso, devem ser submetidos a testes eltricos ou ensaios de laboratrio peridicos, obedecendo-se as especificaes do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausncia desses, a cada dois anos II - Todo trabalhador em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aqueles envolvidos em atividades no SEP devem dispor de equipamento que permita a comunicao permanente com os demais membros da equipe ou com o centro de operao durante a realizao do servio. III - Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT somente podem ser realizados quando houver procedimentos especficos, detalhados e assinados por profissional capacitado. A) F,F,F B) F,V,V, C) F,V,F D) V,V,F E) V,V,V GABARITO: C A opo I est incorreta. A incorreo est no fato de que, caso o fabricante no especifique a periodicidade destes testes, eles devero ser realizados anualmente, e no a cada dois anos, conforme consta na opo. A opo II est correta. Esta a redao do item 10.7.9. A comunicao entre os membros da equipe fator de segurana dos envolvidos nos trabalhos, agiliza a soluo de eventuais problemas e a tomada de deciso em situaes de emergncia. A opo III est incorreta. O item 10.7.6. dispe que estes servios somente podem ser realizados quando houver procedimentos especficos, detalhados e assinados por profissional autorizado, e no por profissional capacitado, conforme consta na assertiva.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 27 - ENG SEG/COMPESA/IPAD/2009 De acordo com a Norma Regulamentadora NR-10, Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade considerado trabalhador qualificado: A) o trabalhador previamente treinado e com registro no competente conselho de classe. B) aquele que comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. C) aquele que recebe capacitao sob orientao e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado. D) o trabalhador que treinado para certificar as protees coletivas do sistema eltrico. E) o trabalhador que trabalhe subordinado a um profissional habilitado. GABARITO: B A letra A est incorreta. Para ser profissional qualificado no necessrio o registro no rgo competente. A letra B est correta. Profissional qualificado aquele que comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. A letra C est incorreta. Esta a definio do profissional capacitado. A letra D est incorreta. No consta esta classificao nos termos da NR10. A letra E est incorreta. Este o profissional capacitado. QUESTO 28 - ENG SEG/COPEL/PUC PR/2010 De acordo com a NR-10, so considerados autorizados os trabalhadores: A) Qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, com anuncia formal da empresa. B) Qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, sem anuncia formal da empresa.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA C) Qualificados ou capacitados, os profissionais habilitados, os profissionais legalmente habilitados, com anuncia formal da empresa. D) Qualificados ou capacitados, os profissionais habilitados, os profissionais legalmente habilitados, sem anuncia formal da empresa. E) Qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados. GABARITO: A Lembrem-se que so autorizados todos os trabalhadores qualificados e capacitados e os profissionais legalmente habilitados, desde que tenham recebido anuncia formal da empresa para trabalhar em instalaes eltricas. QUESTO 29 - ENG SEG PLENO/PETROBRAS/CESGRANRIO/2005 Para atender NR 10, o trabalhador que comprovar a concluso de curso especfico, na rea eltrica, reconhecido pelo sistema oficial de ensino, considerado: A) qualificado. B) capacitado. C) autorizado. D) habilitado. E) treinado. GABARITO: A Para ser considerado trabalhador qualificado, basta a comprovao de concluso de curso na rea eltrica, que seja reconhecido pelo sistema oficial de ensino. QUESTO 30 - ENG SEG/SP TURISMO/FM GRUPO SARMENTO/2009 A NR-10 estabelece requisitos para os trabalhadores que intervenham em instalaes eltricas energizadas; que exeram suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco. Assinale a afirmativa verdadeira. A) considerado trabalhador legalmente habilitado o trabalhador que comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo sistema oficial de ensino.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA B) considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar habilitao com registro no Conselho de classe. C) Trabalhador capacitado aquele que recebeu capacitao sob orientao e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado e tambm trabalhe sob sua responsabilidade. D) A capacitao ter validade para qualquer empresa, independente daquela que o capacitou. GABARITO: C A letra A est incorreta. Para ser considerado profissional legalmente habilitado, no basta que trabalhador comprove concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo sistema oficial de ensino; ele dever ser registrado no conselho de classe. A letra B est incorreta. Como dissemos, o trabalhador que comprovar habilitao com registro no conselho de classe ser considerado profissional legalmente habilitado, no somente qualificado. A letra C est correta. Ser considerado trabalhador capacitado aquele que tenha recebido capacitao sob orientao e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado e tambm trabalhe sob sua responsabilidade. A letra D est incorreta. A capacitao s tem validade na empresa que o capacitou e nas condies estabelecidas pelo profissional habilitado e autorizado responsvel pela capacitao. QUESTO 31 - ENG SEG JR/PETROBRAS/CESGRANRIO/2005 O treinamento de reciclagem bienal dos trabalhadores que manuseiam instalaes eltricas ocorrer quando houver: I troca de funo; II mudana de empresa; III retorno ao trabalho, de afastamento por perodo superior a 1 ms; IV troca de processo do trabalho. Est(o) correto(s) apenas o(s) item(ns):

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

77

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A) III. B) I e II. C) II e IV. D) I, II e III. E) I, II e IV. GABARITO: E A fim de manter o trabalhador sempre atualizado, a NR10 obriga a realizao de treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das seguintes situaes: a) troca de funo ou mudana de empresa; b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por perodo superior a trs meses; c) modificaes significativas nas instalaes eltricas ou troca de mtodos, processos e organizao do trabalho. Conclumos ento que a opo III a nica que est incorreta, pois no caso de retorno ao trabalho, o treinamento de reciclagem deve ocorrer caso o afastamento tenha sido superior a trs meses, e no a um ms, como consta na assertiva. QUESTO 32 EXERCCIO PROPOSTO Conforme o disposto na NR10, os servios em instalaes eltricas nas reas classificadas somente podero ser realizados mediante permisso para o trabalho com liberao formalizada, ou com a(o): A) Utilizao dos EPIs de acordo o risco B) Comprovao de treinamento especfico com carga horria mnima de 20 (vinte) horas da equipe de trabalho C) Autorizao da SRTE Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego D) Supresso do agente de risco que determina a classificao da rea E) Aviso prvio ao Corpo de Bombeiros GABARITO: D Segundo o item 10.9.5, os servios em instalaes eltricas nas reas classificadas somente podero ser realizados mediante:

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA - permisso para o trabalho com liberao formalizada, conforme estabelece o item 10.5 ou - supresso do agente de risco que determina a classificao da rea. Desta forma, a assertiva D a correta. QUESTO 33 EXERCCIO PROPOSTO Dentre as situaes expressamente indicadas na NR10 nas quais deve ser adotada sinalizao adequada de segurana, destinada advertncia e identificao, esto as situaes a seguir, exceto: A) Sinalizao de impedimento de energizao; B) Travamentos e bloqueios de dispositivos e sistemas de manobra C) Identificao dos Equipamentos de Proteo Individual D) Delimitaes de reas; E) Identificao de equipamento ou circuito impedido. GABARITO: C A sinalizao de segurana medida de proteo coletiva. Tal sinalizao destinada advertncia e identificao e deve ser adotada nas seguintes situaes: a) identificao de circuitos eltricos; b) travamentos e bloqueios de dispositivos e sistemas de manobra e comandos; c) restries e impedimentos de acesso; d) delimitaes de reas; e) sinalizao de reas de circulao, de vias pblicas, de veculos e de movimentao de cargas; f) sinalizao de impedimento de energizao; g) identificao de equipamento ou circuito impedido. Desta forma, conclumos que a assertiva C est incorreta. Lembrando que a identificao correta dos circuitos e dispositivos de proteo extremamente importante, pois pode impedir a energizao/desenergizao indevida de circuitos. Muitos acidentes na rea eltrica ocorrem devido falta ou identificao incorreta de dispositivos.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA A sinalizao de impedimento de energizao deve ser sinalizada como forma de advertncia, a fim de, por exemplo, evitar uma reenergizao indevida. Vejam que no que se refere a esta sinalizao no existe uma padronizao expressa na NR10, e sim apenas uma referncia NR26 (item 10.10.1) no que se refere ao uso das cores para sinalizao de segurana. A NR10 no define como deve ser e nem os dizeres desta sinalizao. Uma observao: na verdade a NR26 no define mais as cores da sinalizao de segurana, aps sua ltima reviso, feita em 2011. (para utilizao de cores de sinalizao de segurana deve ser usada a NBR especfica). QUESTO 34 - ENG SEG/PREF CAMAARI/AOCP/2010 Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. A Norma Regulamentadora n 10 SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE estabelece os requisitos e condies mnimas objetivando implementar medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade. Os PROCEDIMENTOS DE TRABALHO em instalaes e servios devem contemplar, entre outros, I - Os servios em instalaes eltricas devem ser precedidos de ordens de servio especficas, aprovadas por trabalhador autorizado, contendo, no mnimo, o tipo, a data, o local e as referncias aos procedimentos de trabalho a serem adotados. II - Os procedimentos de trabalho devem conter, no mnimo, objetivo, campo de aplicao, base tcnica, competncias e responsabilidades, disposies gerais, medidas de controle e orientaes finais. III - Os procedimentos de trabalho, o treinamento de segurana e sade e a autorizao devem ter a participao em todo processo de desenvolvimento do Servio Especializado de Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho SESMT, quando houver. IV - Toda equipe dever ter um de seus trabalhadores indicado e em condies de exercer a superviso e conduo dos trabalhos. V - Antes de iniciar trabalhos em equipe os seus membros, em conjunto com o responsvel pela execuo do servio, devem realizar uma avaliao prvia, estudar e planejar as atividades e aes a serem desenvolvidas no local, de
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

80

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA forma a atender os princpios tcnicos bsicos e as melhores tcnicas de segurana aplicveis ao servio. A) I, II, III, IV e V. B) Apenas II, III e IV. C) Apenas II, III e V. D) Apenas III, IV e V. E) Apenas I, II e III. GABARITO: A A opo I est correta. Os trabalhos em instalaes eltricas somente podero ter incio se houver uma ordem de servio especfica para aquele trabalho, assinada por profissional autorizado. Lembrem-se que no caso de trabalhos em alta tenso esta ordem de servio deve ser assinada pelo superior responsvel pela rea. A opo II est correta. Esta a redao do item 10.11.3 que determina o contedo mnimo dos procedimentos de trabalho: - objetivo - campo de aplicao - base tcnica - competncias e responsabilidades - disposies gerais - medidas de controle - orientaes finais A opo III est correta. O item 10.11.4. determina que tanto os procedimentos de trabalho, quanto o treinamento de segurana e sade e a autorizao devem ter a participao do SESMT - Servio Especializado de Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho em todo o processo, caso este servio esteja constitudo na empresa. A opo IV est correta. O item 10.11.6 dispe que um dos trabalhadores da equipe dever ser indicado e estar em condies de exercer a superviso e conduo dos trabalhos. A opo V est correta. O item 10.11.7 nos traz uma importante determinao. Antes de se iniciarem os trabalhos, deve ser feita uma avaliao prvia das atividades a serem desenvolvidas, das medidas de segurana previstas, materiais a serem utilizados, e deve contar com a participao de todos os envolvidos na tarefa. Pretende-se com a avaliao
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

81

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA prvia no somente uniformizar o entendimento de todos do servio a ser realizado, com tambm identificar possveis circunstncias ou eventos anormais que possam impedir sua realizao com segurana. QUESTO 35 - ENG SEG/CELESC/FEPESE/2004 (ALTERADA) A NR 10 prev que os trabalhadores autorizados que executam servios em instalaes eltricas, em situaes de emergncia, que estejam aptos a: A) Prestar os primeiros socorros a acidentados, principalmente quanto tcnica do uso do desfibrilador eltrico. B) Prestar os primeiros socorros a acidentados, particularmente quanto s tcnicas de reanimao cardiorrespiratria. C) Emitir laudos tcnicos dos riscos ambientais no local da realizao dos servios. D) Executar tarefas em linhas vivas e mortas de acordo com a situao do sinistro. E) Fazer cirurgias, que sejam necessrias, pela impossibilidade de transporte ao hospital. GABARITO: B O item 10.12.2 da NR10 prev que os trabalhadores autorizados devem estar aptos a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimao cardio-respiratria. Estes trabalhadores devero receber treinamento sobre tcnicas de primeiros socorros, custeado pelo empregador. Desta forma, a assertiva B a correta. Vamos lembrar que trabalhadores autorizados so todos os qualificados, habilitados e capacitados que receberam autorizao formal para trabalharem em instalaes eltricas.

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

82

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA QUESTO 36 - ENG SEG/ELETRONORTE/NCE UFRJ/2006 Durante a confeco do contrato para a expanso de sua rede de transmisso de energia eltrica com a empresa contratada, a Eletronorte, atravs de seu Departamento Jurdico e do SESMT estabeleceu, de forma expressa, que o mesmo deveria conter as exigncias da NR-10. Em relao s responsabilidades quanto ao cumprimento da referida norma regulamentadora, pode-se afirmar que elas so: A) Concorrentes dos contratantes e contratados envolvidos; B) Exclusivas aos contratantes e contratados envolvidos; C) Privativas dos contratantes e contratados envolvidos; D) Solidrias aos contratantes e contratados envolvidos; E) Subsidirias aos contratantes e contratados envolvidos. GABARITO: D A responsabilidade entre contratantes e contratados solidria, no que diz respeito ao cumprimento da NR10. Desta forma a letra D a correta. QUESTO 37 - ENG SEG/PREF. CURITIBA/UFPR/2010 Nos servios em eletricidade, o entorno da parte condutora energizada, no segregada, acessvel inclusive acidentalmente, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, considerado como zona: A) controlada. B) livre. C) de vizinhana entre a zona livre e zona controlada. D) de risco. E) de risco somente quando fora da zona controlada. GABARITO: D Segundo o Glossrio: Zona de Risco a rea do entorno de parte condutora energizada, no segregada*, acessvel inclusive acidentalmente, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados e com a adoo de tcnicas e instrumentos apropriados de trabalho. www.pontodosconcursos.com.br 83

Prof. Mara Queiroga Camisassa

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA As expresses marcadas em vermelho (acima) correspondem aos requisitos especficos da Zona de Risco. (em comparao Zona Controlada) Zona Controlada: entorno de parte condutora energizada, no segregada*, acessvel, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados.

* No isolada fisicamente Lembrem sempre da figura a seguir:

QUESTO 38 - TEC SEG/FAFEN ENERGIA S.A/CESGRANRIO/2009 A NR 10 determina distncias no ar que delimitam radialmente as zonas de risco, controlada e livre, a partir do ponto de instalao energizado (PE). Nessa perspectiva, analise a figura abaixo. Tendo por base a anlise da figura, qual regio est definida de maneira correta?

Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

84

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA (A) P = Zona livre (B) Q = Zona de fuga (C) R = Zona controlada (D) S = Superfcie de inspeo (E) T = Ponto de risco GABARITO: A Como vimos anteriormente, os pontos P e T esto na zona livre. O ponto Q est na zona controlada, o ponto R est na zona de risco. Desta forma, a assertiva A a correta. QUESTO 39 - ENG SEG/ELETRONORTE/NCE UFRJ/2006 Durante o desenvolvimento das atividades laborais decorrente de contrato para expanso do sistema eltrico de responsabilidade da Eletronorte, a empresa contratada determinou ao seu SESMT que indicasse, para um faixa de tenso nominal de 480 kV, em conformidade com a NR-10, o clculo do raio de delimitao entre zona de risco e controlada e do raio de delimitao entre zona controlada e livre. Os valores dos raios de delimitao, em metros, seriam respectivamente : A) 1,80 e 3,80 B) 2,50 e 4,50 C) 2,50 e 5,20 D) 3,20 e 5,20 E) 5,20 e 7,20 GABARITO: E Pessoal, como seguro morreu de velho, resolvi incluir esta questo. Sua resoluo depende de consulta Tabela do Anexo II que, claro, dever ser fornecida caso a banca examinadora do prximo concurso resolva cobrar uma questo deste tipo. primeira vista a questo parece complicada, mas no ! A resoluo extremamente simples!!!!. Sabendo que a tenso nominal do ponto energizado 480kV (quatrocentos e oitenta kilovolts), basta identificarmos na Tabela de Raios de Delimitao do Anexo II da NR10 a linha correspondente a esta tenso, e identificar os valores
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

85

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA correspondentes ao raio delimitador da zona de risco (Rr) e ao raio delimitador da zona controlada (Rc). Acharemos os valores 5,20 para o Rr e 7,20 para o Rc. Desta forma, a letra E a correta. QUESTO 40 - ENG SEG / UFES / 2011 Em relao s definies tratadas pela NR-10, que trabalha com segurana em instalaes e servios com eletricidade, pode-se afirmar que todas as afirmativas abaixo esto corretas, EXCETO: A) instalao eltrica - conjunto das partes eltricas e no eltricas associadas e com caractersticas coordenadas entre si, que so necessrias ao funcionamento de uma parte determinada de um sistema eltrico. B) sistema eltrico de potncia (SEP) - o conjunto de todas as instalaes e equipamentos destinados gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica at a medio inclusive. C) zona de risco - entorno de parte condutora energizada, no segregada, acessvel inclusive acidentalmente, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados e com a adoo de tcnicas e instrumentos apropriados de trabalho. D) zona controlada - entorno de parte condutora energizada, no segregada, acessvel, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados. E) obstculo - dispositivo que impede todo e qualquer contato com partes energizadas das instalaes Eltricas GABARITO: E Vejam que esta questo tem uma pegadinha... quem no estudou a NR10 provavelmente marcaria a letra A por causa da expresso partes eltricas e no eltricas!... Mas o gabarito a letra E, pois de acordo com o glossrio: Obstculo: o elemento que impede o contato acidental, mas no impede o contato direto por ao deliberada.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

86

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA RESUMO NR10 1 Objetivo: Estabelecer os requisitos e condies mnimas que devem ser adotadas na implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade. 2 Carter prevencionista 3 Se aplica s fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo, incluindo as etapas de projeto, construo, montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades. 4 Devem ser observadas normas tcnicas oficiais estabelecidas pelos rgos competentes, e na ausncia ou omisso destas podero ser utilizadas as normas internacionais cabveis. 5 Em todas as intervenes em instalaes eltricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais, mediante tcnicas de anlise de risco, de forma a garantir a segurana e a sade no trabalho. 6 Diagramas unifilares atualizados: devem ser mantidos nos respectivos estabelecimentos 7 - Todos os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW: constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas. 8. Medida de proteo coletiva prioritria: desenergizao eltrica. Na impossibilidade: emprego de tenso de segurana 9 - Quando medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou insuficientes para controlar os riscos: adotar EPIs especficos e adequados s atividades desenvolvidas 10 - Vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalaes eltricas ou em suas proximidades . 11 Proibido utilizar os locais onde so realizados servios eltricos para outros fins como armazenamento ou guarda de quaisquer objetos.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

87

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA 12 - Equipamentos, dispositivos e ferramentas devem possuir isolamento eltrico adequado s tenses envolvidas. 13 - A desenergizao e reenergizao das instalaes eltricas devem seguir sequncia de procedimentos previamente determinada, a fim de que possam ser liberadas para trabalho, com segurana. 14 - O primeiro procedimento da desenergizao o seccionamento. 15 O primeiro procedimento da desenergizao a retirada das ferramentas, utenslios e equipamentos 16 O estado de instalao desenergizada deve ser mantido at a autorizao para reenergizao, devendo ser reenergizada obedecendo a sequncia de procedimentos definidos na norma. 17 A sequncia de procedimentos referentes desenergizao e reenergizao podem ser alteradas, substitudas, ampliadas ou eliminadas, em funo das peculiaridades de cada situao, por profissional legalmente habilitado, autorizado e mediante justificativa tcnica previamente formalizada, desde que seja mantido o mesmo nvel de segurana originalmente preconizado. 18 - Operaes elementares como ligar e desligar circuitos eltricos, realizadas em baixa tenso, com materiais e equipamentos eltricos em perfeito estado de conservao, adequados para operao, podem ser realizadas por qualquer pessoa no advertida 19 - Pessoa advertida aquela informada ou com conhecimento suficiente para evitar os perigos da eletricidade. 20 - Servios em instalaes eltricas energizadas em alta tenso, bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia SEP, no podem ser realizados individualmente 21 - Alta Tenso: tenso superior a 1000 volts em corrente alternada (CA) ou 1500 volts em corrente contnua (CC), entre fases ou entre fase e terra. 22 - Trabalho em instalaes eltricas energizadas em alta tenso, bem como aquelas que interajam com o SEP: somente pode ser realizado mediante ordem de servio especfica para data e local, assinada por superior responsvel pela rea.
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

88

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA 23 - Zona de Risco: rea do entorno de parte condutora energizada, no segregada, acessvel inclusive acidentalmente, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados e com a adoo de tcnicas e instrumentos apropriados de trabalho. 23 - Zona Controlada: entorno de parte condutora energizada, no segregada, acessvel, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados

24 - Trabalhador QUALIFICADO aquele que completou curso de formao na rea eltrica, reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. 25 - Profissional HABILITADO p trabalhador qualificado que se registrou no conselho de classe. 26 Trabalhador CAPACITADO o profissional que: foi treinado por profissional HABILITADO OU AUTORIZADO e trabalha sob a responsabilidade de profissional HABILITADO OU AUTORIZADO. 27 Trabalhador AUTORIZADO o trabalhador QUALIFICADO e CAPACITADO, e o profissional HABILITADO, que receberem a anuncia formal da empresa em que trabalham, para exercer atividades em instalaes eltricas. 28 Treinamentos Treinamento Especfico: bsico e complementar ambos 40 horas Treinamento de reciclagem sempre que ocorrer:
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

89

CURSO DE TEORIA E EXERCCIOS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA a) troca de funo ou mudana de empresa; b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por perodo superior a trs meses; c) modificaes significativas nas instalaes eltricas ou troca de mtodos, processos e organizao do trabalho. 29 - rea Classificada: local com potencialidade de ocorrncia de atmosfera explosiva. 30 - Servios em instalaes eltricas nas reas classificadas somente podero ser realizados mediante: - permisso para o trabalho com liberao formalizada ou - supresso do agente de risco que determina a classificao da rea. 31 A NR10 no aplicvel a instalaes eltricas alimentadas por extrabaixa tenso, que a tenso no superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra. SIGLAS ABNT AT SEP SESMT kV kW ZC ZR Associao Brasileira de Normas Tcnicas Alta Tenso Sistema Eltrico de Potncia - Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho kiloVolt (1000 volts) - kiloWatt (1000 watts) - Zona Controlada - Zona de Risco

isso a, pessoal, chegamos ao final da nossa aula sobre a NR10. Espero que tenham gostado deste assunto. Aproveitem o frum! Bons estudos a todos e at a prxima aula! Mara
Prof. Mara Queiroga Camisassa

www.pontodosconcursos.com.br

90

Вам также может понравиться