Вы находитесь на странице: 1из 4

Nvel BSICO/ B2; B3 2 e 3 CICLO rea de competncia chave CIDADANIA e EMPREGABILIDADE UFCD CE3D/ CE2D Ambiente e Sade Tema

Alimentao Saudvel (2)

Como praticar uma Alimentao Saudvel? Apesar de, no ser humano, a sade ser condicionada pela alimentao e de, na sociedade em que vivemos, ser grande a diversidade de alimentos, a verdade que s uma pequena parte da Humanidade pratica alimentao correcta alimentao s e equilibrada para viver com sade. Comer de menos ou comer a mais no so as nicas causas de uma alimentao errada. Uma outra causa, muito importante, o desequilbrio dos nutrientes numa escolha incorrecta de alimentos. Por conseguinte, de enorme importncia saber escolher alimentos que no s forneam ao organismo, equilibradamente, todos os princpios nutritivos, mas ainda, cuja qualidade no ponha a sade em risco. A Roda dos Alimentos e a Pirmide Alimentar ajudam-nos a fazer uma alimentao equilibrada.

A Roda dos Alimentos um instrumento de educao alimentar destinado populao em geral. Esta representao grfica foi concebida para orientar as escolhas e combinaes alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudvel. Utilizada desde 1977, como parte da Campanha de Educao Alimentar Saber comer saber viver, a Roda dos Alimentos sofreu recentemente uma reestruturao, motivada pela evoluo dos conhecimentos cientficos e pelas alteraes nos hbitos alimentares portugueses. Mantendo o formato circular original, associado ao prato vulgarmente utilizado s refeies, a nova verso subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece pores dirias equivalentes. Para alm disso, inclui a gua no seu centro.

Organizao: Ana Paula Rodrigues

A nova Roda dos Alimentos composta por sete grupos, com funes e caractersticas nutricionais especficas:

1 -Cereais e derivados, tubrculos 28% 2 - Hortcolas 23% 3 - Fruta 20% 4 - Lacticnios 18% 5 - Carne, pescado e ovos 5% 6 - Leguminosas 4% 7 - Gorduras e leos 2%

Informao veiculada pela Roda dos Alimentos:


GRUPOS Cereais e seus derivados, tubrculos ALIMENTOS INFORMAO Grande fornecedor de energia para a manuteno da vida e a realizao de trabalho. Fornecedores de minerais, vitaminas e fibras. Para se conseguirem as quantidades necessrias destes nutrientes tem de se ingerir boas pores dos alimentos deste grupo. PORES (por dia) 4-11

Hortcolas

3-5

Fruta

Grandes fornecedores de vitaminas, glcidos e fibras.

3-5

Gorduras e leos

o grupo de menor rea porque, por um lado, o nosso organismo necessita de uma pequena quantidade de lpidos e, por outro, os alimentos que os fornecem so quase inteiramente constitudos por eles.

1-3

Carnes, pescado e ovos

Grandes fornecedores de protenas de origem animal.

1,5-4,5

Leguminosas

Fornecedores de protenas de origem vegetal e de fibras.

1-2

Lacticnios

Alimentos indispensveis para que o organismo receba protenas, vitaminas e clcio.

2-3

Organizao: Ana Paula Rodrigues

A pirmide alimentar representa um novo conceito de alimentao, uma vez que na sua base esto includos o exerccio fsico e o controlo de peso, at agora ausentes nestas representaes. Este novo modelo ajuda-nos a comer de um modo saudvel, mostrando tambm a quantidade dos diferentes tipos de alimentos que se deve incluir numa alimentao equilibrada, uma vez que: procura distinguir as gorduras boas das ms, dando preferncia aos leos vegetais; procura distinguir os hidratos de carbono bons dos maus, aconselhando os cereais integrais; inclui as carnes vermelhas (porco, vaca, borrego, etc.) no vrtice, tal como os doces, a batata e a manteiga, pois o seu uso frequente prejudica a sade.

Proposta de Actividades
Aps a leitura dos textos e observao das imagens responda s questes:

1- Quais so as novidades que a nova Roda dos Alimentos traz? 2- De que modo a Pirmide Alimentar representa um novo
conceito de alimentao?

3-

Compare a Roda dos Alimentos com a Pirmide Alimentar (funcionamento, semelhanas, diferenas, ). 3

Organizao: Ana Paula Rodrigues

4- Refira trs ensinamentos da Roda dos Alimentos para pr em


prtica a alimentao saudvel.

5- Atendendo sua idade, quantas pores deve ingerir,


diariamente, dos grupos de: carne, pescados e ovos lacticnios

6- Com base na roda dos alimentos e nas leis da alimentao


racional, reflicta sobre a sua dieta alimentar, mencionando os erros porventura cometidos.

7- Compare a sua dieta com as dietas alimentares dos restantes colegas do grupo
e indique:

os alimentos preferidos os erros cometidos com maior frequncia o processo de confeco preferido o processo de confeco considerado mais correcto.

Organizao: Ana Paula Rodrigues

Вам также может понравиться