Вы находитесь на странице: 1из 9

Srie Exerccios: (30) SEMNTICA - a arte da significao 01.

(NCE) A frase incorreta, entre as que esto abaixo, : a) Se soubssemos por que motivo ele nos escreveu, saberamos o que fazer; b) Por que no chegaste na hora certa? c) Ningum soube explicar o porqu de sua ausncia. d) Se no era culpada, porque ela fugiu? e) Expulsaram-no da assemblia porque se comportava mal. 02. (NCE) Basta arrumar o homem (...) e o mundo fica arrumado! A noo expressa pela primeira orao, em relao segunda : a) concesso; b) causa; c) tempo; d) comparao; e) condio. 03. (NCE) O item em que o vocbulo destacado tem seu sinnimo corretamente indicado: a) Salva me, de qualquer modo, o provrbio italiano... citao; b) ...com perguntas de todo jaez... tipo; c) ...tentando conquistar um companheiro de lazer. aventuras; d) ... prelibando pelo menos uma hora... desejando; e) O peralta no levar menos do que isso... revolucionrio. 04. (NCE) O segmento que no apresenta qualquer processo de intensificao vocabular : a) Arrumar o homem a tarefa das tarefas; b) Em menos de uma hora era impossvel; c) Era mais fcil; d) Nunca ouvi verdade to cristalina; e) A idia mais luminosa que ocorreu ao pai. 05. (NCE) ...voc no percebeu que atrs do mundo, o quebra cabea tinha um homem? e ... se que se quer arrumar o mundo; a palavra mundo nesses dois segmentos; a) apresenta significados idnticos; b) representa significados opostos; c) mostra significados abstratos; d) possui alguns traos em comum; e) exemplo de substantivo prprio. 06. Tudo tem a ver conosco. A frase em que encontramos o homfono correspondente expresso em destaque, : a) A verdade do mundo nos chegou pela TV. b) V ver o jornal da TV agora. c) Vai haver um debate sobre globalizao. d) difcil eles haverem percebido isso sozinhos. e) Foi l ver se tudo estava bem com elas. 07. (NCE) Alguns so excntricos, com formatos inexplicveis. Marque a opo em que as palavras so, respectivamente, sinnimo e antnimo de excntricos.

a) Esquisitos / tolerveis. b) Grandiosos /sublimes. c) Soberbos / elegantes. d) Originais / estranhos. e) Extravagantes / despojados. 08. (NCE) O contrrio de um indivduo criterioso o indivduo: a) inconsequente; b) respeitoso; c) caridoso; d) ocioso; e) judicioso. 09. (NCE) O item cujo conector sublinhado tem valor semntico de causa : a) ... deformados pelo manto difano da fantasia.; b) O Judicirio no pode ser culpabilizado pelo que a mdia chama com exagero de impunidade.; c) ...deveria vir antes de dentro que de fora, pelo ajuste de normas e prticas processuais,...; d) A sociedade global, estimulada pelos formadores de opinio,...; e) ...v la reconhecida, seno por todos, ao menos pela maioria dos nossos concidados. 10. (NCE) Dentre os termos destacados em cada frase abaixo, o que traduz valor semntico diferente dos demais : a) J estava dentro do carro quando dei por falta da carteira de dinheiro. b) To logo suspendemos a busca, o objeto escondido geralmente aparece. c) Um dia, desesperado procura de um papel, retiro todas as gavetinhas da secretria. d) H um cdigo de tica com relao aos desgnios do Caboclo Escondedor(...) 11. (NCE) Ao dizer que o regime democrtico o pior de todos, com exceo dos outros, o autor do texto quer dizer que esse regime: a) o pior de todos, em seus modelos atuais; b) o pior de todos, historicamente falando; c) o pior de todos, comparado aos demais; d) o melhor de todos, comparado aos demais; e) to bom quanto os demais. 12. (NCE) Em cada alternativa abaixo, substitui se um termo por outro equivalente. A substituio altera o significado do texto original em: a) Plantou sua rocinha e foi se aguentando. / Plantou sua rocinha e foi se segurando. b) Voc precisava ver o furor com que Jovelino procurou o diamante de seu sonho. / Voc precisava ver a raiva com que Jovelino procurou o diamante de seu sonho. c) (...) e aos seus olhos brilhou, reluziu, faiscou, resplandeceu um diamante soberbo (...) / (...)e aos seus olhos brilhou, reluziu, faiscou, resplandeceu um diamante magnfico(...) d) O prprio Jovelino, entrado em anos, era agora um velho sacudido e bem disposto (...) / O prprio Jovelino, com idade avanada, era agora um velho sacudido e bem disposto (...) 13. (NCE) A palavra graas em (...) graas enxada dele (linha 61) pode ser substituda por: a) felizes. b) devido. c) gratuito.

d) meramente. 14. (NCE) ...no tempo em que minha av me contava as suas recordaes j se levava de Fortaleza ao Rio apenas de oito a seis dias de vapor. O emprego da palavra apenas sugere que para a poca o tempo de viagem era considerado: a) absurdo. b) demasiado. c) razovel. d) arrastado. e) considervel. 15. (NCE) ...o homem nunca parou na sua determinao ambulat ria." Marque a palavra que no tem o mesmo sentido de determinao na frase acima. a) Confiana. b) Propsito. c) Resoluo. d) Inteno. e) Deliberao. 16. (NCE) A alternativa em que se apresenta a idia contrria da palavra eficazes na frase tm se revelado eficazes para curar esse tipo de pessoa, : a) eficientes. b) intolerantes. c) inofensivos. d) irresponsveis. e) incontrolveis.

17. (NCE) Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras empregadas em seu sentido prprio. a) Ao saber do diagnstico, sentiu se no fundo do poo. b) No se deve automedicar de orelhada. c) O hipocondraco faz um cavalo de batalha, ao menor sinal de doena. d) Ficou com o corao na boca, espera do diagnstico. e) O especialista aconselha uma automedicao responsvel. 18. (FEC) Os termos sublinhados no trecho ...a Conferncia Rio + 10 terminou pateticamente, sob o olhar desalentado de ambientalistas, jornalistas, economistas e polticos s podem ser substitudos, sem prejuzo para o sentido, respectivamente, pelos que esto expressos na opo: a) constrangedoramente / apiedado; b) tragicamente / desanimado; c) sinistramente / impressionado; d) hipocritamente / afadigado; e) sorrateiramente / prostrado. 19. (FEC) Observando-se o emprego da palavra mesmo no trecho De concreto, mesmo, o que se produziu no Rio + 10 foi apenas uma vaga carta de intenes... , pode -se afirmar que este sentido est repetido na frase: a) A esperana de se construir mesmo um mundo ecologicamente equilibrado no pode morrer.

b) Os povos mesmos tm de lutar para que se alcance um equilbrio desejvel. c) Nem mesmo os americanos sabem o que suceder com o planeta. d) Os que falam em equilbrio ecolgico so os mesmos que poluem a terra. e) Mesmo os mais cticos ainda nutrem alguma esperana de que seja alcanado o equilbrio ecolgico. 20. (NCE) Marque a nica opo que se completa corretamente com a forma entre parnteses. a) O mdico__________ uso de alho por lhe fazer bem. (proscreveu) b) As condies de vida apresentam se __________ . (degredadas) c) A dieta com alho pode __________ efeito. (surtir) d) Os males da sociedade __________ do noticirio. (imergem) e) L nos jornais a __________ de cartas dos leitores. (sesso) 21. (FEC) As palavras do presidente venezuelano Enquanto ns, governantes, vamos de conferncia em conferncia, nossos povos vo de abismo em abismo esto estruturadas num perodo cujas oraes esto numa relao de sentido de: a) concomitncia; b) causalidade; c) proporcionalidade; d) conformidade; e) comparao. 22. (FEC) Abaixo, foram substitudas por sinnimos, com as adaptaes necessrias, palavras e expresses da frase O Nordeste, que sempre acumula os piores indicadores sociais, tem ao seu lado a Regio Sul, que ocupa a segunda posio entre as regies que concentram o maior nmero de trabalhadores na infncia (linhas 8-12). Modificou se substancialmente o sentido original do texto em: a) O Nordeste, que sempre rene os piores indicadores sociais, tem ao seu lado a Regio Sul, que ocupa a segunda posio entre as regies que concentram o maior nmero de trabalhadores na infncia. b) O Nordeste, que sempre acumula os piores ndices sociais, tem ao seu lado a Regio Sul, que ocupa a segunda posio entre as regies que concentram o maior nmero de trabalhadores na infncia. c) O Nordeste, que sempre acumula os piores indicadores sociais, justape se Regio Sul, que ocupa a segunda posio entre as regies que concentram o maior nmero de trabalhadores na infncia. d) O Nordeste, que sempre acumula os piores indicadores sociais, tem ao seu lado a Regio Sul, que ocupa a vice posio entre as regies que concentram o maior nmero de trabalhadores na infncia. e) O Nordeste, que sempre acumula os piores indicadores sociais, tem ao seu lado a Regio Sul, que ocupa a segunda posio entre as regies que centrifugam o maior nmero de trabalhadores na infncia. 23. (FEC) O vocbulo sublinhado na frase Entre as crianas que so remuneradas, 41,5% ganham at meio salrio mnimo foi empregado com o mesmo sentido nas frases abaixo, exceto em: a) Os menores trabalhadores, s vezes, eram exigidos at o limite de suas foras. b) At o canavial os menores podem ir, mas eles no podem trabalhar. c) Os trabalhadores eram explorados desde a infncia at idade adulta. d) Os trabalhadores, at os menores de idade, eram submetidos a situaes constrangedoras.

e) No se podia exigir que as crianas trabalhassem at noite. 24. (NCE) Para entender bem um texto, indispensvel que compreendamos perfeitamente as palavras que nele constam. O item em que o vocbulo destacado apresenta um sinnimo imperfeito : a) Sempre que se renem para lamuriar,... - lamentar se; b) ...um pas com regras obsoletas... - antiquadas; c) ...e vcios incrustados. arraigados; d) ...alguma forma de corporativismo anacrnico.. - doentio; e) ...ou privilgio renitente... - persistente. 25. (NCE) A expresso sublinhada no segmento Os americanos, atravs do radar..., indica: a) lugar; b) instrumento; c) meio; d) causa; e) condio. 26. (NCE) A substituio correta do termo sublinhado por um sinnimo est em: a) Transplantei o para o exguo canteiro... = raso; b) ...e declarou desdenhosamente que aquilo era capim = depreciativamente; c) ...veio enriquecer o nosso canteirinho vulgar...; = popular; d) Anteontem aconteceu o que era inevitvel... = imprevisvel; e) ...que se afirma com mpeto e certeza = velocidade. 27. (Mackenzie) I Nordestinos __________ para So Paulo, __________ havendo __________ entre brasileiros. II Com a __________ , muitos brasileiros querem __________ para os Estados Unidos que, cada vez mais, __________ a vida de __________ . Aponte a alternativa que completa corretamente todas as lacunas: a) migram, onde est, flagrantes discriminaes, recesso, emigrar, dificultam, imigrantes; b) emigram, aonde esto, fragrantes discriminaes, recesso, emigrar, dificultam, migrantes; c) migram, aonde est, flagrantes descriminaes, ressesso, migrar, dificulta, emigrantes; d) migram, onde esto, flagrantes discriminaes, recesso, migrar, dificulta, imigrantes; e) imigram, onde est, flagrantes descriminaes, recesso, migrar, dificulta, migrantes. 28. (Unirio) A bola no inimiga como o touro, numa corrida e embora seja um utenslio caseiro e que se usa sem risco, no o utenslio impessoal, sempre manso, de gesto usual: um utenslio semivivo, de reaes prprias como bicho, e que, como bicho, mister (mais que bicho, como mulher) usar com malcia e ateno dando aos ps astcias de mo. Joo Cabral de Melo Neto

De acordo com o texto, o par em que NO h relao de sinonmia : a) "utenslio" (v.3) - instrumento. b) "impessoal" (v.5) - original. c) "usual" (v.6) - corriqueiro. d) "mister" (v.9) - necessrio. e) "astcias" (v.12) - manhas. 29. (UFF) No fragmento "O meu FIM evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescncia.", pode-se substituir a palavra em destaque, sem alterao de sentido, por: a) limite b) momento final c) trmino d) objetivo e) ponto extremo

30. (Fatec) As cousas do mundo Neste mundo mais rico o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa; Com sua lngua, ao nobre o vil decepa: O velhaco maior sempre tem capa. Mostra o patife da nobreza o mapa: Quem tem mo de agarrar, ligeiro trepa; Quem menos falar pode, mais increpa; Quem dinheiro tiver, pode ser Papa. A flor baixa se inculca por tulipa; Bengala hoje na mo, ontem garlopa. Mais isento se mostra o que mais chupa. Para a tropa do trapo vazo a tripa E mais no digo, porque a Musa topa Em apa, epa, ipa, opa, upa. (Gregrio de Matos Guerra, "Seleo de Obras Poticas") Devido quer aos hbitos lingusticos quer s preferncias literrias de sua poca, o autor valese de algumas palavras e expresses que poderiam ser "traduzidas" para uma forma contempornea e mais corrente. Assinale a alternativa em que aparece o equivalente de sentido adequado ao contexto: a) "[...] ao nobre o vil decepa" = o nobre corta o mal pela raiz. b) "[...] mais rico o que mais rapa" = tanto mais rico aquele que rouba mais. c) "Quem mais limpo se faz, tem mais carepa" = quem mais se limpa, mais perde cabelos. d) "O velhaco maior sempre tem capa" = idosos tm mais necessidade de agasalho. e) "A flor baixa se inculca por tulipa" = a flor rasteira teima em crescer mais alto. Texto para as questes 31 e 32: (Ufscar) Selinho, sim, mas s para poucos

Primeiro, Hebe Camargo, toda animada, pediu a Slvio Santos um "selinho" (beijinho). No ganhou, "Nem selinho, nem selo, nem selo", ouviu dele, categrico. Em seguida, Gilberto Gil entrou no palco, de mo estendida para cumpriment-lo. O que fez o apresentador? Disse "selinho", esticou os lbios e zs - tascou um beijinho na boca do msico. A cena foi ao ar de madrugada, no encerramento do Teleton, a Maratona beneficiente exibida pelo SBT. Gil ficou surpreso. Hebe fingiu brabeza e Slvio riu muito. "Tirei uma onda, foi s uma bicotinha", diz ele. Tudo tem uma primeira vez. (Veja.) 31. O termo "selinho" bastante utilizado na linguagem atual. O diminutivo no uso da palavra serve para enfatizar que se trata de um beijo a) indiscreto. b) demorado. c) engraado. d) indecente. e) breve. 32. O vocabulrio do texto mostra que o jornalista optou por uma expresso mais vontade e informal. Essa opo pode ser comprovada pelo emprego de: a) "toda animada" e "categrico". b) "categrico" e "tascou". c) "esticou" e "tascou". d) "beijinho" e "encerramento". e) "encerramento" e "beneficiente". 33. (Fuvest) Assinale a frase gramaticalmente correta: a) No sei por que discutimos. b) Ele no veio por que estava doente. c) Mas porque no veio ontem? d) No respondi porqu no sabia. e) Eis o porque da minha viagem.

34. (Fuvest) Voc est falando de-carreira, s para no me deixar falar!. Qual o sentido da expresso de-carreira no contexto? a) repetindo as coisas; b) de muita coisa ao mesmo tempo; c) sem parar; d) com muita pressa; e) devagar demais. 35. (Unitau) Numere a coluna com parnteses de acordo com os significados das palavras da coluna numerada a seguir: 1 prevaricao ( ) dignidade, honradez 2 simonaco ( ) fora divina conferida a algum 3 carisma ( ) psquico, relativo alma 4 dogma ( ) falta com o dever por interesse ou por m f 5 anmica ( ) venda ilcita de coisas sagradas ou espirituais 6 decoro ( ) governo por poucos e poderosos 7 oligarquia ( ) ponto fundamental indiscutvel de doutrina ou sistema

a) 6, 4, 1, 2, 3, 5, 7. b) 6, 4, 2, 1, 3, 5, 7. c) 6, 3, 5, 1, 2, 7, 4. d) 5, 3, 6, 4, 2, 7, 1. e) 4, 2, 5, 6, 1, 3, 7. 36. (Unitau) Leia o significado das palavras a seguir e depois escolha a alternativa correta: I - Etimologia quer dizer "parte da gramtica que trata do significado das palavras". II - Semntico quer dizer "algo relativo ao significado". III - Sistematizao quer dizer "ato ou efeito de ser conforme um sistema". IV - Metdico quer dizer "algo ou algum que tem como caracterstica o caminho seguro para alcanar um fim". V - Viabilizao quer dizer "realizvel". a) somente I e IV so verdadeiras. b) somente I falsa. c) somente III, IV e V so verdadeiras. d) somente IV verdadeira. e) somente I e III so falsas. 37. (CESGRANRIO) Na frase: "... ficou marcada pela REITERAO rotineira da crueldade.", (2. pargrafo), o termo em destaque s NO apresenta o valor semntico de: a) confirmao; b) ratificao; c) reafirmao; d) retificao; e) repetio. 38. (PUC) Leia com ateno: Entre os aspectos que podem ser considerados como influncias tipicamente brasileiras na coleo apresentada ontem esto estampas de penas de ndios, tecidos com aparncia de couro de tatu, composies com motivos da fauna e da flora tropicais, fibras naturais importadas exclusivamente para compor as tramas de chapus e sandlias, tudo trabalhado com o toque personalssimo dos grandes estilistas responsveis pelo evento, que acreditam numa moda feita com nossas coisas, para o nosso clima, e compatvel com nossa situao scio-econmica. Os termos que contrariam o sentido do texto so: a) fibras naturais importadas exclusivamente para compor as tramas de chapus e sandlias. b) o toque personalssimo dos grandes estilistas responsveis pelo grande evento da moda. c) composies com motivos da fauna e da flora tropicais. d) tecidos com aparncia de couro de tatu. e) estampadas de penas de ndios.

39. (PUC) O emprego INADEQUADO de palavras torna contraditria a seguinte frase: a) recomendvel o uso de cinto de segurana na cidade; h quem pense em torn-lo

compulsrio. b) A tica na poltica deve ser vista como inalienvel, no como hiptese de virtude. c) Aquele comerciante intransigente quanto ao preo, sendo generoso no prazo de pagamento. d) Ele se envolveu na campanha com grande empenho, sincero e desinteressado. e) Aos estudantes foi facultado o uso de avental, sem o qual s excepcionalmente podero assistir s aulas. 40. (UEL) Os pares acidente/incidente; cheque/xeque; vultoso/vultuoso; vero/estio so, respectivamente: a) sinnimos, homnimos, parnimos e antnimos. b) parnimos, homnimos, parnimos e sinnimos. c) parnimos, parnimos, sinnimos e sinnimos. d) homnimos, homnimos, parnimos e sinnimos. e) sinnimos, parnimos, sinnimos e antnimos. GABARITOS 01. D 11. D 21. A 31. E 02. E 12. B 22. E 32. C 03. B 13. B 23. D 33. A 04. B 14. C 24. D 34. C 05. D 15. A 25. C 35. C 06. C 16. C 26. B 36. B 07. D 17. E 27. A 37. D 08. D 18. A 28. B 38. A 09. B 19. A 29. D 39. E 10. D 20. C 30. B 40. B

Вам также может понравиться