Вы находитесь на странице: 1из 2

FILOSOFIA SITUAO 1: Em um breve dilogo em sua comunidade religiosa, a qual frequenta semanalmente, a acadmica da Faculdade AGES aproveitou para

obter respostas ao questionrio da Matria de Filosofia. E assim perguntou a suas colegas: Quem Deus? Obtendo as seguintes respostas: o todo poderoso, o nosso Pai e Pai de todos. E seguiu perguntando: Como a salvao possvel? E as amigas responderam: praticando boas obras aqui na terra, fazendo o bem sem olhar a quem. Em seguida, questionou suas colegas: o que o Amor? Neste momento, pairou um breve silncio e, em seguida, uma respondeu o amor algo inexplicvel. Dando continuidade, a acadmica questionou: o que define a existncia? Algumas responderam a vida, e outras, a famlia. Para finalizar, a acadmica perguntou: como se deve viver? E a as respostas foram diversas: em paz consigo mesma e com os outros, feliz, orando e rezando, sem medo, vigilantes.

SITUAO 2: Foram entrevistadas algumas pessoas que fazem parte da igreja Assemblia de Deus para falarem acerca de questes como existncia, salvao, Deus... Quando indagados acerca da existncia de Deus todos concordaram que se tratava de um Ser, ningum considerou a hiptese de que poderia ser uma fora ou at mesmo algo inexistente. A Ele foi atribudo poder e imortalidade. Deus, embora seja uma figura abstrata, um ser imortal que assume o carter de onisciente, onipotente e onipresente. A salvao um processo e s possvel obt-la em vida atravs da f pela morte de Jesus no Calvrio. Esta pode ser conquistada e perdida ao longo da sua trajetria na terra. uma ddiva de Deus para o homem. O amor, dependendo da situao, como enfatiza um dos entrevistados, pode ter vrios significados so eles: gape (amor incondicional, de Deus), storge (amor familiar), philos (amor de amigo, no fsico) e eros (amor fsico, sexual). Os demais afirmaram que o amor o maior sentimento que no leva em conta raa, cor, sexo, s procura o bem, capaz de encobrir uma multido de erros e nos faz aceitar as pessoas como elas so. A definio de existncia, por ser to complexa, foi a questo mais difcil para ser respondida. No entanto h 3 definies diferentes. 1 definida pela criao de Deus. Sem Ele, nada do que foi feito se fez (Joao 1.3). 2 - o que agente ver, pega, sente. 3 O que define a existncia resume-se em 3 verbos, ser, haver e estar, a propsito disso, O Grande Criador do universo, em aluso ao Gnesis, usou a palavra para trazer existncia tudo aquilo que almejava para embelezar o Seu mundo: E disse haja, e houve (Gn. 1.3).

E por fim a receita sobre como se deve viver. Em resumo, devemos viver cada dia o seu dia, fazer o bem, amar o prximo, ser gentil e educado. Ouvir para aprender e falar quando se sabe. A vida se molda no aprendizado de outras vidas, de modo que nunca se atinge o pice do conhecimento. Um dos entrevistados finalizou sua participao na pesquisa citando o grande filsofo Scrates que em sua experincia de vida disse: S sei que nada sei.

Вам также может понравиться