Вы находитесь на странице: 1из 9

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO CRIMINAL DA __ VARA CRIMINAL DE GOIANIA GOIAS

PROCESSO N. _______________

ACUSADO, j devidamente qualificado nos autos em epgrafe, que lhe move a Justia Publica, por suposta infrao fundamentada no artigo

JOO__________ ________, j devidamente qualificado nos autos em epigrafe, que lhe move a Justia Pblica, por suposta infrao com base no artigo 148, 1, V, do Cdigo Penal, por seu advogado que a esta subscreve, vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia apresentar em tempo o MEMORIAL DE DEFESA, com fundamento no artigo 403 pargrafo 3 do Cdigo de Processo Penal, ante os fatos e fundamentos a seguir exposto:

PRELIMINAR DE NULIDADE

Preliminarmente, destacamos o cerceamento de defesa posto que a nica testemunha arrolada pela defesa fosse dispensada pelo nobre Magistrado, a pedido do Ministrio Pblico e sem aquiescncia da defesa, sobre o fundamento de que, por no ter comparecido audincia de instruo, a insistncia em sua oitiva somente iria tumultuar o andamento processual. Ressaltamos que a testemunha estava devidamente intimada.

DO DIREITO

O princpio constitucional da ampla defesa versa sobre a imparcialidade que imposta ao juiz durante uma deciso judicial. O juiz ter que se colocar entre as partes, mas de forma eqidistantes a elas, quando ouvir uma, necessariamente dever ouvir a outra, somente assim se dar a ambas a possibilidade de por suas razes e de apresentar as suas provas, influindo no convencimento do juiz. A ampla defesa garantia do demandado inerente ao Estado, portanto, devem ser garantidas as partes o direito de ampla defesa, com a produo de todas as provas lcitas admitidas pelo ordenamento jurdico, sob pena de ocorrer o cerceamento de defesa e a conseqente invalidade da deciso judicial que deixou de ser firmada na prova no produzida. Assim dispe de Alexandre de Moraes:

Por ampla defesa entendese o assessoramento que dado ao ru de condies que lhe possibilitem trazer para o processo todos os elementos tendentes a esclarecer a verdade ou mesmo omitir-se ou calar-se, se entende necessrio, enquanto o contraditrio a prpria exteriorizao da ampla defesa, impondo a conduo dialtica do processo (par conditio), pois a todo ato produzido pela acusao caber igual direito de defesa de oporse-lhe ou de darlhe a verso que melhor lhe

apresente, ou, ainda, de fornecer uma interpretao jurdica diversa daquela feita pelo autor.
www.pergamum.univale. br/.../acesso em 30 de maio 2010 s 13:40hs

Por fora do que foi enunciado, no seria demasiado dizer que a ampla defesa e o contraditrio so garantidos aos acusados em geral, conforme o inciso LV do artigo 5 da Constituio Federal dispe:

(...), aos litigantes em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

O testemunho a prova por excelncia, o crime um fato, um trecho da vida e, consequentemente, em regra percebido por outrem.

O depoimento uma das provas mais antigas e generalizadas. No h sistema probatrio que lhe negue um lugar mais ou menos importante entre as demais provas. A prova testemunhal quase imprescindvel na maioria das aes penais. O juiz deve confiar nos depoimentos prestados desde que estejam de acordo com os demais elementos dos autos. Salienta Mirabete: No se pode afastar de plano depoimento de qualquer pessoa unicamente por seu estado social, idade, profisso, ocupao, etc.
Mirabete, op. cit., pg 290 - RT 609/308 e RT 580/461acesso em 28 de maio de 2010

Em sintonia com o principio da verdade real o magistrado poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes, o que proporcionaro maior esclarecimento e compreenso do caso em apreciao, como nos ensina o artigo 209 do Cdigo de Processo Penal:

Art. 209 - O juiz, quando julgar

necessrio, poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes. 1 - Se ao juiz parecer conveniente, sero ouvidas as pessoas a que as testemunhas se referirem.
www.dji.com.br/codigos/19 41_dl...cpp/cpp202a225.ht m -acesso em 28 de maio de 2010

No processo penal vigem os princpios da ampla defesa e da verdade real, podendo o juiz, com fundamento no artigo 209 do Cdigo de Processo Penal, ouvir as testemunhas extemporaneamente arroladas, no caracterizando tal ato tumulto processual ou insegurana jurdica, tampouco erro ou abuso que venha a inverter a ordem legal do processo, vendo por este prisma, a testemunha arrolada que no compareceu pode com certeza vir a ser ouvida sem que isso venha a causar qualquer incidente processual, ao contrario garantindo assim o direito ampla defesa e do contraditrio. Conforme ensinamento: Ementa

Juizado Especial Criminal Procedimento sumarssimo: aplicao subsidiria do CPP (art. 92, Lei 9.099, de 26.19.1995). Ouvida de testemunhas por determinao judicial: legalidade (art. 209, caput e I, CPP) Requerimento das partes na fase de debates: possibilidade. Indeferimento por precluso Cerceamento de defesa: caracterizao. Recurso provido. .
www.conteudojuridico.com. br/?artigos&ver=3.4931ac esso em 27 de maio de 2010

Uma nica testemunha faz prova o bastante quando seu depoimento se harmoniza com o mais que se apurar no processo.

Resta-nos finalmente analisar a nulidade prevista no artigo 564 do Cdigo de Processo Penal:

Art. 564. A nulidade ocorrer nos seguintes casos: IV - por omisso de formalidade que constitua elemento essencial do ato.
www.planalto.gov.br/CCI VIL/DecretoLei/Del3689.htmacesso em 30 de maio de 2010.

O artigo deixa clara a omisso ocorrida no processo em tela, mas passvel de correo pelo magistrado.

DOS PEDIDOS

Ante o exposto requer: que seja convertido o julgamento em diligncia para a oitiva da testemunha arrolada s folhas ________ a qual foi

devidamente intimada sob pena de no o fazendo configurar cerceamento de defesa, ausncia do contraditrio e via de conseqncia nulidade processual absoluta conforme artigo 564, inciso V do Cdigo de Processo Penal.

Вам также может понравиться