Вы находитесь на странице: 1из 22

1.

CONCEITO DE MEDICINA LEGAL

MEDICINA LEGAL

uma cincia de bastas propores e de extraordinria diversificao. No chega a ser uma especialidade, porque aplica o conhecimento dos diversos ramos da Medicina s necessidades dos diversos ramos do Direito. Por este motivo o perito legista mdico tem que ter conhecimento destes diversos ramos.

DIVISO
MEDICINA LEGAL GERAL Estuda os deveres (Deontologia Mdica) e os direitos (Diceologia Mdica). So deveres do mdico, por exemplo, manter sigilo sobre os seus diagnsticos e atestar bitos de causa natural. So direitos do mdico, por exemplo, cobrar honorrios (ainda que por via judicial) e no atender a quem ele no queira (a no ser nos casos de urgncia e emergncia, ou quando no haja outro mdico para realizar o atendimento).

MEDICINA LEGAL ESPECIAL a que apresenta uma subdiviso maior,


a saber:

- Antropologia mdico-legal: estuda a identidade e identificao mdico-legal


e judiciria; OBS: identidade - caracteres que individualizam a pessoa; identificao emprego de meios para determinar a identidade. - Traumatologia mdico-legal: trata das leses corporais sob o ponto de vista jurdico e das energias causadoras do dano; - Sexologia mdico-legal: v a sexualidade sob o ponto de vista normal, anormal e criminosos; - Tanatologia forense: (estudo da morte e do morto, o diagnostico a data, a morte sbita, a morte agnica, a necropsia mdico legal, a exumao e o embalsamento, a causa jurdica da morte e as leses post-mortem), - Toxicologia mdico-legal: estuda os custicos e os venenos, e os procedimentos periciais no caso de envenenamento; - Asfixiologia mdico-legal: detalha aspectos da asfixia de origem violenta, com esganadura, enforcamento, afogamento, estrangulamento, soterramento, sufocao direta e indireta e asfixias produzidas por gases irrespirveis. - Psicologia mdico-legal: analisa o psiquismo normal e as causas que podem deformar a capacidade de entendimento da testemunha, da confisso, do delinqente e da vtima. - Psiquiatria mdico-legal: estuda transtornos mentais e problemas da capacidade civil, do ponto de vista mdico-forense. - Criminologia: preocupa-se com aspectos da criminognese, da criminodinmica, do criminoso, da vitima e do ambiente. - Infortunstica: estuda os acidentes e doenas de trabalho, no apenas ao que se refere percia, mas tambm higiene e a insalubridade laborativas. - Gentica mdico-legal: especifica questes voltadas ao vnculo gentico - Vitimologia: trata da vtima como elemento inseparvel na justificativa dos delitos.

1.2. MEDICINA LEGAL e a CRIMINALSTICA


Toda vez que se constatar a ocorrncia de um fato considerado delituoso, ao Estado reservado o direito de descobrir, julgar e punir o autor. A polcia o rgo encarregado de proceder as investigaes, portanto deve estar aparelhado para cumprir esta misso. A investigao policial se completa atravs do desempenho de dois campos de atividade, um atravs do trabalho da autoridade policial e seus agentes, que coletaro as provas informativas e o outro atravs dos Peritos Criminais, que estudaro e interpretaro os indcios (vestgios materiais relacionados com o crime). O campo de atividade desempenhado pelos Peritos se denomina Criminalstica.

2.1. Definio: Criminalstica uma disciplina que tem por finalidade o


reconhecimento dos objetos extrnsecos, relativos ao crime e identidade do criminoso. Ou seja: investiga tecnicamente os indcios materiais do crime. Portanto, Criminalstica est reservada a tipicidade de estudar e interpretar todos os materiais (vestgios) encontrados no local do crime, utilizando freqente e simultaneamente a qumica, a fsica e a biologia com tcnicas prprias, adaptadas circunstncias particulares, para que a autoridade possa us-lo como prova. Deve ser entendida como disciplina isolada e paralela Medicina Legal, Toxicologia e Criminologia.

2. PERCIAS E PERITOS
2.1. PERCIA (definio):
todo exame realizado com a finalidade de esclarecer fatos de interesse da justia. No foro criminal, as percias podem ser realizadas nos vivos, nos mortos, em animais e objetos.

2.2. INICIATIVA DA PERCIA


A percia em estudo no momento a PERCIA MDICO-LEGAL. Ela pode ser determinada somente pela Autoridade Policial e pela Autoridade Judiciria. No entanto, somente o juiz pode solicitar exame de sanidade mental. O Ministrio Pblico tem que solicitar a percia por intermdio do juiz. O juiz, por sua vez, o faz via memorando. A Autoridade Policial dever requerer atravs de ofcio. Autoridades policiais so o Delegado de Polcia, o Ministro da Justia ( chefe da Polcia Federal), o Secretrio Estadual de Segurana, etc. Os dispositivos legais que tratam da percia so: CPP artigos 158 a 184 e 275 a 279 CPC artigos 145 a 147 e 420 a 439

2.3 PERITOS CONCEITO:


um apreciador tcnico, assessor da autoridade. o tcnico ou especialista que opina sobre as questes que lhe so submetidas pela Autoridade Policial, a fim de

direcionar suas investigaes, ou pela Autoridade Judiciria, para propiciar ao julgador formar a sua convico. Obs: Art. 159 CPP definia a necessidade de 2 peritos para a realizao de exames de corpo de delito e outras percias. Porm, com a edio da Lei n 11.690, de 09 de junho de 2008, ser necessrio apenas 1 perito. Portanto, a partir de 09 de agosto de 2008, somente ser necessria a presena de 1 perito.

Cabe a este profissional elaborar o laudo pericial criminal, organizando provas e determinando as causas dos fatos. Examinando locais de crime, buscando evidncias, selecionando e coletando indcios materiais e encaminhando peas para exames com ou sem quesitos. Reconstituem fatos, analisam peas, materiais, documentos e outros vestgios relacionados a crimes, fotografando e identificando as peas e materiais e definindo tipo de exame. Efetuam medies e ensaios laboratoriais, utilizando e desenvolvendo tcnicas e mtodos cientficos.

PERITOS OFICIAIS
So que exercem este mister por atribuio de cargos pblicos. Podem ser Peritos Criminais e Peritos Mdico-legistas.

PERITOS NO OFICIAIS (Ad-hoc)


So aqueles designados pela autoridade para suprirem a falta de peritos oficiais. So peritos habilitados (no existem mais os peritos leigos). Antes de realizarem a percia, prestam o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo que lhes confiado. Podem tambm receber a denominao de Peritos Louvados.

2.4 COMPETNCIA DOS PERITOS NO TEMPO E NO ESPAO: NO FORO CRIMINAL


Em matria criminal a percia deve ser feita por dois peritos oficiais, no intervindo as partes para indic-los. A redao antiga da lei usava a expresso "por peritos", mas em 1994 foi estabelecido o quantitativo de dois peritos. As partes no podem intervir (afinal, nem mesmo a Autoridade pode faz-lo).

NO FORO CVEL
Funciona apenas um perito, podendo cada litigante indicar um ASSISTENTE TCNICO. Este perito um especialista (privado) de confiana do juiz. o prprio perito quem arbitra os seus honorrios. O juiz pode inclusive nomear peritos (no oficiais) que so tambm peritos oficiais. O ASSISTENTE TCNICO pago pela parte para acompanhar o trabalho do perito nomeado pelo juiz. Ele poder concordar com o laudo do perito nomeado, quando ento ele assinar na parte inferior do documento. Caso ele no concorde, ele ir elaborar laudo em separado, e tentar convencer o juiz de que o seu laudo o que est mais prximo da verdade. Obs: de acordo com o disposto no pargrafo nico do art. 160 CPP, o laudo pericial dever ser divulgado em 10 (dez) dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. S que na prtica esse prazo raramente cumprido o que s vezes pode prejudicar o curso das investigaes.

CORPO DE DELITO

De acordo com o art. 158-CPP, quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado. a materialidade do delito (crime). o conjunto de vestgios materiais deixados pela infrao penal. tudo que pode ser visto, ouvido, tocado, cheirado ou degustado.

EXAME DE CORPO DE DELITO


O exame de corpo de delito direto aquele realizado por perito para provar a materialidade do crime. o conjunto de meios materiais de comprovao da existncia dos elementos essenciais de um fato tpico. Pode ser DIRETO ou INDIRETO.

DIRETO - o exame do elemento corporal, material, que demonstra e comprova


a existncia real e material da infrao.

INDIRETO - feito por meio de informaes, depoimentos, filmes e objetos. A


autoridade oficia o hospital para que este envie o BAM Boletim de Atendimento Mdico (no sendo caso de internao ou CTI) ou o pronturio (se foi caso de internao ou CTI). OBS: Art. 161. O exame de corpo de delito poder ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.

3. DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
So instrumentos escritos ou apenas exposies verbais, atravs dos quais o mdico fornece esclarecimentos justia.

3.1 Relatrios (Laudos e Autos)


O relatrio mdico-legal a descrio mais minuciosa de uma percia mdica a fim de responder a solicitao da autoridade policial ou judiciria frente a um inqurito/processo. Apresenta duas formas: LAUDOS E AUTOS. Se o resultado do exame (relatrio) ditado diretamente a um escrivo e diante de testemunhas, chama-se AUTO PERICIAL. Se esse relatrio realizado pelos peritos aps as suas investigaes, contando para isso com outros recursos ou consultas a tratados especializados, chama-se LAUDO PERICIAL. O Relatrio constitudo das seguintes partes: . prembulo (data, hora, local, nome, qualificao do examinado, etc.) . quesitos (so as perguntas que os tcnicos iro responder) . histrico (a notcia que levada pelo Ofcio do Delegado ou pela vtima) . descrio Visum ET Repertum (ver e descrever) a parte mais importante do relatrio, pois descreve a leso, o tipo, o que encontrou etc. . discusso (nessa fase se pe em discusso vrias hipteses) . concluso ( a anlise sumria daquilo que os peritos puderam concluir aps o exame minucioso). . resposta aos quesitos (ao encerrar o relatrio, os peritos devem responder de forma sinttica e convincente SIM ou NO de acordo com o achado

constante na descrio. Se por motivo justo no tiver certeza, pode responder SEM ELEMENTOS ou PREJUDICADO. . encerramento: terminado, deve ser datado, assinado pelos peritos e rubricado pelo diretor da Instituio (quando for o caso), assumindo-se a total responsabilidade tcnica e cientfica pelo que foi exposto.

3.2 Parecer Mdico-legal


a definio do valor cientfico de determinado fato, dentro da mais exigente e criteriosa tcnica mdico-legal, principalmente quando este parecer est alicerado na autoridade e na competncia de quem o subscreve, como capaz de esclarecer a dvida constitutiva da consulta. Acontece quando na marcha de um processo um estudioso da Medicina Legal nomeado para intervir na qualidade de perito, e quando a questo de fato pacfica, mas apenas o mrito legal discutido , cabendo-lhe apenas emitir suas impresses sob a forma de parecer e responder aos quesitos formulados pelas partes.

Este documento constitudo de todas as partes do Relatrio, exceto a descrio.

3.3 Notificao:
So comunicaes compulsrias feitas pelos mdicos s autoridades competentes de um fato profissional, por necessidade social ou sanitria, como acidentes de trabalho, doenas infecto-contagiosas, uso habitual de substncias entorpecentes ou crime de ao pblica que tiveram conhecimento e no exponham o cliente a procedimento criminal. Sua falta enseja o CRIME DE OMISSO MDICA (art.269, CP: omisso de notificao de doena).

3.4 - Atestado Mdico


So documentos mais elementares e resumem-se na DECLARAO PURA E SIMPLES, por escrito, de um fato mdico e suas conseqncias. Deve ser elaborado de maneira simples, em papel timbrado (podendo servir o usado em receiturio), com a qualificao do paciente. Todavia, devem ter unicamente como finalidade provar um estado mrbido real, atual ou anterior, para fins de licena, dispensa ou justificativas ou um estado de higidez. Na medida do possvel, deve-se evitar a declarao da doena ou diagnstico, utilizando-se o CID Cdigo Internacional de Doenas. Esse documento no exige o compromisso legal, ficando o mdico no dever de jamais falsear a verdade, seja qual for a finalidade. A punio est prevista no art. 302 do CP: Falsidade de Atestado Mdico pena: deteno de 1 ms a 1 ano.

Tipos:
. SANIDADE: fsica ou mental; . MORBIDADE: sempre um prazo; . BITO: s pode ser feito por um mdico. Este atestado de natureza
personalssima.

Quanto ao solicitante, podem ser:


OFICIOSOS quando fazem provas ou justificativas mais simples, como
ausncia s aulas e provas. solicitado pelo paciente. ADMINISTRATIVOS quando solicitado para o Servio Pblico, para efeito de licenas, aposentadoria, abono de faltas, concurso pblico, etc. solicitado por autoridade administrativa. JUDICIRIOS So para o interesse da administrao da Justia. Sempre requisitado pelo juiz (ex: para justificar uma falta em uma audincia, um depoimento, etc.).

3.5. Depoimento Oral dos Peritos:


Consiste na declarao tomada ou no a termo da audincia de instruo e julgamento sobre fatos obscuros ou incongruentes, solicitado pelo juiz.

4. OBJETIVOS E TCNICAS DAS PERCIAS MDICO-LEGAIS NO CAMPO CRIMINAL


Os documentos mdico-legais so freqentemente usados na prtica forense, pois tm um valor probante indiscutvel no auxlio Polcia na investigao e Justia pela busca da sentena justa, que tenha como fundamento a verdade dos fatos e suas circunstncias. Assim, a verificao de leses ou a necrpsia; anlise do estado mental do acusado ou a cessao da periculosidade, a convenincia de interdio dos toxicmanos ou a desinterdio dos doentes mentais recuperados, a incapacidade de algum testar ou ser admitido como testemunha constitui casos comuns. Contribui com o Direito Trabalhista no estudo das doenas do trabalho. Atravs de exames minuciosos pode apontar com exatido a causa mortis, ou tipo de leso. Bem utilizados e tempestivamente anexados aos processos, os documentos mdico-legais esclarecem e auxiliam eficazmente a Justia.

5. PERCIAS 5.1 Percias Tanatoscpicas


A Percia Tanatoscpica o exame do cadver, ou seja, o estudo da morte e as implicaes mdico-legais da causa-mortis (se a leso foi produzida em vida ou aps a morte; se foi morte sbita ou no, etc.). Um dos objetivos primordiais da Tanatologia Forense estabelecer o diagnstico da causa jurdica da morte na busca de determinar as hipteses de homicdio, suicdio ou acidente.
NECRPSIA FORENSE: Em caso de mortes violentas, o CPP determina a realizao

de necropsias no IML. O mesmo vale para mortes que ocorrem em vias pblicas ou mortes suspeitas, a fim de confirmar se houve ou no violncia. A Necropsia constitui-se numa etapa de grande importncia, onde as leses internas e externas

so analisadas e descritas minuciosamente. Para o IML tambm so direcionado os corpos no identificados. NECRPSIA CLNICA: Porm, quando a morte natural, ou seja, causada por doena, o exame mdico realizada no SVO (Servio de Verificao de bitos) com a finalidade de determinar a causa-mortis. No percia. Obs: Para o SVO s vai cadver identificado.

5.2 Percias Traumatolgicas


A Traumatologia Forense estuda as leses e estados patolgicos, imediatos ou tardios, produzidos por violncia sobre o corpo humano. Este estudo d uma exata noo, para a autoridade competente, da dinmica dos eventos (traumas, leses, instrumentos ou objetos que as produziram), permitindo estabelecer a eventual dinmica e at mesmo a autoria envolvida no caso. O meio ambiente pode impor ao homem as mais diversificadas formas de energia causadoras de danos pessoais. Essas modalidades de energia se dividem em: Energia de ordem Mecnica (perfurante, cortante, contundente, perfuro-cortante, perfuro-contundente e corto-contundente) Energia de ordem Fsica (temperatura, eletricidade, presso atmosfrica, radioatividade, luz e som). Energia de ordem Fsico-qumica Energia de ordem Qumica Energia de ordem Bioqumica Energia de ordem Biodinmica Energia de ordem mista

5.3 Percias Sexolgicas


A Sexologia Forense a aplicao dos conhecimentos de sexologia que interessam ao Direito. a parte da Medicina Legal que estuda os problemas mdico-legais relacionados com o sexo, instinto sexual e reproduo. a) CRIMES SEXUAIS A percia atua para caracterizar a realizao de conjuno carnal ou a existncia de sinais de atos libidinosos diversos da conjuno carnal. Obs: Constranger significa violentar, coagir, impedir os movimentos, obrigar algum a fazer o que no quer. Estupro (Art. 213 CP - Constranger mulher conjuno carnal, mediante violncia ou grave ameaa). Atentado Violento ao Pudor (Art. 214 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjuno carnal). CONJUNO CARNAL tambm ato libidinoso. a introduo do membro viril na cavidade vaginal alm da barreira himenal. IDENTIFICAO MDICO-LEGAL Os elementos considerados para se determinar se a mulher j praticou conjuno carnal so: Rotura himenal, ou Presena de esperma na cavidade vaginal, ou Gravidez

ATO LIBIDINOSO DIVERSO DA CONJUNO CARNAL: Qualquer outro ato que vise satisfazer a libido (apetite sexual), no seja a conjuno carnal. Por exemplo: sexo oral, sexo anal, etc. IDENTIFICAO MDICO-LEGAL Presena de esperma em qualquer rea do corpo da vtima Presena de saliva em reas ergenas Observao: podem tambm ser encontradas equimoses em reas ergenas (arroxeados em forma de polpas digitais). ESTUDO DO HMEN Exame Tipos Ruptura recente Ruptura antiga O rompimento recente se caracteriza pelo fato dos bordos (laterais) da ferida estarem infiltrados de sangue. Em mdia, esta ferida leva 20 dias para cicatrizar. Aps este perodo, eles se tornam fibrosados (cicatrizados). Obs: se a mulher menor de 14 anos, ento estupro; Se a mulher tem entre 14 e 18 anos, corrupo de menores; Se a mulher maior de 18 anos penalmente irrelevante. b) ABORTAMENTO E INFANTICDIO ABORTAMENTO CRIMINOSO ABORTO a morte do concepto, com ou sem expulso, a qualquer tempo da gravidez. Legislao: Art. 124 Provocar em si ou consentir (deteno, de 1 a 3 anos) Art. 125 Provocar sem o consentimento (recluso, de 3 a 10 anos) Art. 126 Provocar com o consentimento (recluso, de 1 a 4 anos) O art. 128 se refere ao aborto provocado pelo mdico que no punido: Se no h outro meio de salvar a vida da gestante (e o mdico, neste caso, obrigado a realizar o aborto). o chamado ABORTO TERAPUTICO. Se a gravidez resulta de estupro (e o mdico, neste caso, no obrigado a realizar o aborto, ainda que com autorizao judicial). o chamado ABORTO SENTIMENTAL. O ABORTO EUGNICO (EUGENIA = tentativa de melhorar a espcie) realizado quando o feto, aps exame, apresenta graves anomalias. Este tipo de aborto no permitido pela nossa legislao, mas vem sendo admitido em alguns casos. Meios abortivos: QUMICOS So introduzidos no tero solues custicas super concentradas (como, por exemplo, gua + sal). FSICOS realizada com a cureta (colher com bordas cortantes), que utilizada para raspar. Tambm so utilizados mtodos tais como gua com presso (que descola), "sopa de jornal" (que libera grande quantidade de chumbo, que intoxica todo o

organismo, de modo que pode levar morte da mulher) ou aparelho de suco a vcuo. No existe remdio para abortar. O Citotec era um remdio para azia e lcera que tinha a propriedade de estimular a contrao uterina. Este medicamento, hoje em dia, de uso exclusivamente hospitalar. A utilizao da "plula do dia seguinte" envolve uma questo se a vida comearia com a fecundao (quando o espermatozide penetra no vulo) ou com a nidao (quando o vulo fecundado se prende parede do tero). Entendendo-se que a vida comea com a fecundao, a "plula do dia seguinte" seria um meio abortivo. A fecundao ocorre na trompa. O vulo fecundado caminha na direo do tero e se fixa (nidao). A "plula do dia seguinte" no deixa o vulo se fixar. Para os que entendem que a vida comea com a nidao, a "plula do dia seguinte" no um meio abortivo. INFANTICDIO Atuao da percia: Constatar o estado de feto nascente; o estado de infante nascido ou o estado de recm-nascido; a vida extra-uterina; a causa jurdica da morte do infante; Constatar que o crime se deu logo aps o nascimento (imediatamente) Constatar que a criana foi vtima de morte violenta o estado psquico da mulher e o diagnstico de parto pregresso. O Infanticdio , de acordo com o Art. 123, do Cdigo Penal: Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps. O Estado Puerperal justificado pelo trauma psicolgico e pelas condies do processo fisiolgico do parto angstia, inflao, dores, sangramento e extenuao, cujo resultado traria o estado confusional capaz de levar a me ao gesto criminoso. Normalmente, a gravidez ilegtima, mantida em sobressaltos e cuidadosa reserva, a fim de manter a dignidade diante da famlia, os parentes e a sociedade. Aquele filhos lhe representaria a vergonha diante de todos. c) ANOMALIAS E PERVERSES SEXUAIS Psicosexualidade anmala anafrodisia ausncia de desejo sexual do homem; frigidez ausncia de desejo sexual na mulher; satirase excesso de desejo sexual no homem; ninfomania excesso de desejo sexual na mulher; narcisismo culto exagerado ao prprio corpo; pedofilia atrao sexual por criana; vampirismo ato de sugar o sangue do parceiro sexual; bestialismo ato sexual com animais; necrofilia ato sexual com cadver; sadismo ato de impor sofrimento ao parceiro sexual

5.4 Percias para determinao de sexo e idade:


A determinao de sexo e idade feita atravs da ANTROPOLOGIA MDICO-LEGAL, que dispe de processos de identificao no vivo, no morto e no esqueleto.

SEXO: Em esqueletos, na maior parte dos casos, o diagnstico diferencial do sexo pode ser feito utilizando os elementos que fornece a inspeo do crnio e da mandbula, apenas. O crnio masculino tem espessura ssea mais pronunciadas 1. Mas, pelo corpo tambm pode ser visto, j que, de acordo com Genival Frana, h pelo menos sete tipos de sexo: Sexo cromossomial: definido pela avaliao dos cromossomas sexuais; Sexo gonadal: Caracteriza o masculino como portador de testculos e o feminino como portador de ovrio; Sexo da genitlia interna: Caracteriza o masculino quando houve o desenvolvimento dos ductos de Wolff e o feminino quando desenvolvidos os ductos de Muller; Sexo da genitlia externa: Define o masculino com a presena do pnis e do escroto e o feminino com a presena da vagina, vulva e mamas; Sexo jurdico: o designado no Registro Civil; Sexo de Identificao (ou psquico, ou comportamental): aquele cuja identificao o indivduo traz de si prprio e que se reflete no comportamento. Tambm chamado de sexo moral; Sexo mdico-legal: constatado atravs de uma percia mdica. So os portadores de genitlia dbia ou sexo aparentemente duvidoso, como por exemplo um portador de uma grande hipospdia, facilmente confundvel com a cavidade vaginal.

1. Idade: Pode ser feita pelas suturas cranianas oferece um um bom auxlio quando se pretende efetuar o clculo aproximado da idade ou, melhor, da faixa etria possvel do indivduo. Os sinais de "envelhecimento" comeam a aparecer nos ossos, logo aps o trmino da soldadura das epfises s difises, em geral por volta dos 25 aos 28 anos. Assim, quando se dispes de um crnio para ser analisado, a idade pode ser estudada, acompanhando as alteraes nas suturas entre os ossos cranianos (isto sem contar com outros referentes a alteraes degenerativas de escpula e de vrtebras). Pela mandbula tambm possvel se chegar a uma idade aproximada. 2

5.5 Percias Toxicolgicas


A percia mdico-legal, no campo das toxicofilias de indiscutvel magnitude. Vai desde a pesquisa e identificao da substncia txica, quantidade consumida, at o estudo Biopsicolgico para caracterizar o estado de dependncia. No caso de priso em flagrante delito, imprescindvel o laudo emitido pelo Instituto de Criminalstica comprovando a materialidade do delito (a natureza txica da substncia e a sua capacidade de provocar dependncia).

6 PERINECROSCOPIA
Perinecroscopia: conflitos entre peritos criminais e mdicos-legistas
3

Um dos maiores problemas entre os Institutos de Criminalstica e Mdico-Legal a descrio nos seus respectivos laudos (de local e necroscpico), das leses do

10

cadver, levando algumas vezes a divergncias que comprometem as investigaes policiais. Como j foi bastante discutida, a presena do perito mdico-legista no local de morte violenta dispensvel. Sua funo dar o diagnstico da causa mortis, logo seu exame deve ser detalhado (externo e interno) e, portanto tecnicamente, o local mais adequado na sala de necrpsia e no no local da morte. Aos peritos criminais cumpre descrever o local com mincias, inclusive as leses que verificar no cadver, na posio que o encontram, surgindo muitas vezes discrepncias entre os laudos, tais como: Existem falhas no registro dos dados pesquisados tanto nos relatrios dos peritos criminais quanto nos dos mdicos-legistas; Erros na grafia de termos tcnicos; Falta de uniformizao na classificao das leses, da cor da pele e da compleio, e Que apenas 56,28% das informaes so compartilhadas. Considerando que o objetivo dos peritos, sejam criminais ou mdicos-legistas de ajudar a justia a chegar verdade, indispensvel a interao entre eles. Os equvocos verificados durante a pesquisa podem gerar problemas para os peritos, para os cidados, para a justia e conseqentemente levarem ao descrdito a percia como um todo e o rgo pericial em particular. imperioso detectar os motivos, encontrar solues viveis e promover as discusses cientficas entre as classes para que cheguemos ao ideal 0% de discrepncia.

7 LESES PRODUZIDAS POR INSTRUMENTOS MECNICOS DE AO SIMPLES


7.1 Ferimentos Punctrios e incisos (cortantes) INSTRUMENTO PERFURANTE So instrumentos cujo contato com o corpo se faz por um ponto e o modo de ao a presso realizada na extremidade deste instrumento. O instrumento no corta as fibras do tecido. Ele vai perfurando, afastando as fibras do tecido, e penetrando. Causa grandes repercusses na profundidade do corpo da vtima. So finos, alongados e pontiagudos. Exemplos: AGULHAS, ALFINETE, PREGO PEQUENO, COMPASSO, FURADOR DE GELO, GARFO. O ponto de contato mnimo ( um ponto s). Quando o instrumento retirado, percebe-se apenas um ponto. Produzem FERIDAS PUNTIFORMES OU PUNCTRIAS (em forma de ponto). Importante: as leses puntiformes externamente no chamam ateno, mas internamente pode at ser mortal, dependendo da profundidade. 7.2 Ferimentos cortantes INSTRUMENTO CORTANTE Produzida por instrumentos que agem atravs de energia mecnica. Decorre da presso e do deslizamento contra o corpo sobre os tecidos, em que o ponto de contato com a vtima possui gume afiado. EXEMPLOS: FACA-PEIXEIRA, NAVALHA, LMINA DE BARBEAR, BISTURI, CACO DE VIDRO, ETC.

11

Produzem FERIDAS CORTANTES OU INCISAS. importante: O objeto cortante pode ter, alm do gume (fio), uma ponta. No entanto, ele ter que ter sido usado deslizando para que se caracterize como instrumento cortante. Os instrumentos cortantes produzem FERIDAS INCISAS. As FERIDAS INCISAS (provocadas pelo agressor) se diferem das FERIDAS CIRRGICAS (provocadas pelo tratamento mdico-cirrgico). As FERIDAS CIRRGICAS tm, em toda a sua extenso, a mesma profundidade. O agressor, por sua vez, faz movimentos em arco. FERIDA INCISA - Alm do movimento em arco, como o instrumento golpeado, faz uma escoriao ("arranhado") no incio e outro no final da leso. FERIDA CIRRGICA - Possui a mesma profundidade em toda a sua extenso. 7.3 CONTUSES INSTRUMENTO CONTUNDENTE Dentre os agentes mecnicos, os contundentes sos os maiores causadores de danos. aquele cujo contato se faz com o plano e o modo de ao varia bastante: presso, exploso, deslizamento, percusso, compresso, descompresso, distenso, toro, contragolpe ou de forma mista. EXEMPLOS: MO FECHADA (SOCO), CHUTE, ATROPELAMENTO, QUEDA, ETC. Os instrumentos contundentes produzem LESES CONTUSAS, que so bastante variadas: 1. RUBEFAO o avermelhado que fica depois de um tapa. uma leso fugaz (desaparece logo) e, por isso, deve ser examinada imediatamente. 2. EDEMA TRAUMTICO: caracteriza-se pelo aumento de volume em funo da ao do instrumento contundente. 3. ESCORIAES (arranhadura): Decorrem da ao tangencial de um instrumento contundente, ao essa que arranca a epiderme. No origina cicatriz. 4. EQUIMOSE Decorre de uma fora contusa aplicada na superfcie corprea (EX: MURRO), causa a ruptura de vasos minsculos e, consequentemente, sai uma quantidade pequena de sangue, que fica preso debaixo da pela, causando a MANCHA ROXA. A importncia para a Medicina Legal que, com o passar dos dias, vai se modificando a colorao da pele na equimose e a d a idia, aos peritos, da data do traumatismo: EXEMPLO: NO 1 DIA: AVERMELHADA; ENTRE O 2 E 3 DIAS: VIOLCEA; ENTRE 4 E 6 DIAS: AZULADA; ENTRE O 7 E 10/12 DIAS: ESVERDEADA. A PARTIR DO 12 DIA, FICA AMARELADA. O hematoma uma bolsa de sangue. O sangue sai dos vasos e forma uma nova cavidade (forma uma coleo de sangue), de forma que se algum introduzir uma agulha e aspirar, vai drenar sangue para dentro da seringa. 5. HEMATOMA uma leso produzida por instrumento contundente. Os vasos de maior calibre se rompem, mas a quantidade de sangue muito maior que na equimose. Forma um contedo lquido (o sangue extravasado) no local, que facilmente apalpvel, pois h uma elevao na pele (j na equimose no h essa elevao). de absoro mais demorada que a equimose.

12

6. FERIDAS CONTUSAS A pele se encontra aberta pela ao do instrumento contundente (ex: paulada). Exemplo: Um agressor d uma paulada (ou uma pedrada) na regio frontal da vtima. H o imprensamento da pele entre o osso e o objeto utilizado. Como a elasticidade da pele limitada, ela se rompe (rasga), fazendo uma ferida. As feridas contusas so irregulares, tm aspecto estrelado (como se houvesse uma exploso de dentro para fora). A leso pode denunciar o instrumento que foi utilizado. 4. FRATURAS, LUXAES, ENTORSES Fraturas: Leses em nvel de osso. Pode ser fechada e (no h exposio do osso) ou exposta (h a exposio do osso). Luxao o desencaixe articular dos ossos (perda da superfcie articular; a regio no articula mais). A primeira luxao decorre de um trauma violento, desfazendo o contato. Esse desencaixe extremamente doloroso e momentneo. A entorse ocorre quando a articulao faz um movimento alm da capacidade dela (ex: torcer o p). bastante dolorosa.

8 LESES PRODUZIDAS POR INSTRUMENTOS MECNICOS DE AO COMBINADA (MISTOS)


8.1 Ferimentos Perfuro-cortante AO PRFURO-CORTANTE Essas feridas so provocadas por instrumento de PONTA E GUME, atuando por mecanismo misto: penetram perfurando pela ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vtima. Os instrumentos prfuro-cortantes produzem LESES PRFURO-INCISAS, que possuem um ngulo agudo e um ngulo arredondado. O ngulo arredondado produzido pelo dorso do instrumento (que no corta), e o ngulo agudo produzido pelo fio. Esta ferida serve para se ter uma idia do posicionamento da vtima e do agressor, no momento da agresso. Observao: Se a faca tiver dois fios (fio dos dois lados como, por exemplo, um punhal), a ferida ter dois ngulos agudos. A autoridade apreende o instrumento e faz uma consulta. Ela tambm pode enviar o instrumento para o legista, e question-lo se este instrumento poderia provocar a leso observada. Os instrumentos prfuro-cortantes podem ter: 1 gume (CANIVETE, FACA-PEIXEIRA, ESPADA) 2 gumes (PUNHAL, FACA VAZADA) mais de 2 gumes (LIMA) 8.2 Ferimentos Corto-contusos AO CORTO-CONTUNDENTE Apresenta GUME AFIADO (corta pelo gume e tambm contunde quase imediatamente). A ao contusa deste instrumento prevalece sobre o corte. .

13

Os instrumentos corto-contundentes produzem LESES CORTO-CONTUSAS. O peso do instrumento contunde e a lmina corta. EXEMPLOS: GUILHOTINA, FOICE, FACO, MACHADO. 8.3 Ferimentos Prfuro-contudentes So as leses produzidas por um mecanismo de ao que perfura e contunde. Exemplos: ESPETO, PONTA DE GUARDA-CHUVA, PREGO GRANDE. O mais importante o projtil de arma de fogo.

9 FERIMENTOS PROVOCADOS POR PROJTEIS DE ARMA DE FOGO


a mais importante leso provocada por instrumento perfuro-contundente. 9.1 Caractersticas gerais O orifcio de entrada apresenta bordas voltadas para dentro (invertidas) e o orifcio de sada possui bordas voltadas para fora (evertidas). Observao: Cada tiro um projtil nico; metralhadora tambm, porque apesar de sarem vrias balas, elas saem do cano por disparos diferentes. J a espingarda 12 vrios gros de chumbo saem do cano em um nico disparo. 9.2 Indicaes de distncia a) Tiro Encostado: o cano da arma encosta na pele. Ale do ferimento do projtil, uma srie de gases acompanham-no, dilacerando a pele, produzindo uma leso ampla e extremamente irregular. A leso denominada de Buraco da Mina de Hoffman ou Exploso da Mina de Hoffman. No caso do tiro encostado, pode ocorrer uma exceo e as bordas podem estar voltadas para fora. b) Tiro queima roupa: Existe uma pequena distncia entre o cano da arma e a superfcie corprea. Encontra-se o orifcio de entrada mais as zonas de contorno margeando (contornando) o orifcio, que pode ser arredondado (tiro tem incidncia perpendicular ao alvo) ou oval (tiro tem incidncia oblqua em relao ao alvo). So 6 zonas de contorno: 1. Zona de contuso e enxugo: o projtil provoca atravs do orifcio de entrada depsito de impurezas; 2. Aurola Equimtica: Ao penetrar, o projtil rompe os capilares, ocasionando uma equimose; 3. Zona de tatuagem: Decorre de gros de plvora que no entraram em combusto e vo se encrustrar na pele. Fica como tatuagem na pele e no sai. 4. Zona de esfuamento: (falsa tatuagem): decorre da fumaa, da fuligem originada da combusto da plvora. Este material se deposita na pele; 5. Zona de chamuscamento ou queimadura: decorre de gases superaquecidos que podem queimar a pele; 6. Zona de compresso: de durao efmera (some logo). Devido presso, forma uma pequena depresso na pele, originada pela combusto da plvora. NO TIRO A QUEIMA ROUPA O ORIFCIO DE ENTRADA IDENTIFICVEL, POR CAUSA DESSAS ZONAS QUE SE FORMAM. c) Tiro distncia: As caractersticas so: 1) no orifcio de entrada pode ser arredondado ou ovalar. 2) Em projtil nico, S TEM ZONA DE ENXUGO E DE AUROLA. 3) Em projteis mltiplos, a leso que atinge a toda a regio corprea grande. a ROSA DO TIRO. FACILMENTE

14

4) TRAJETO: o caminho percorrido pelo projtil dentro do corpo distinto da trajetria. A trajetria o caminho percorrido pelo projtil do local do disparo at o corpo externo. 5) ORIFCIO DE SADA: apresenta bordas evertidas (para fora). Via de regra, o orifcio de sada MAIOR que o de entrada. Exceo: TIRO ENCOSTADO. 6) As leses podem ser PENETRANTES, quando o projtil entra no corpo mas no sai. Tem apenas orifcio de entrada; TRANSFIXIANTE: o projtil atravessa o corpo, gerando orifcio de entrada e orifcio de sada.

10 QUEIMADURAS POR CALOR


ENERGIAS DE ORDEM FSICA FRIO Efeitos gerais: COLAPSO CIRCULATRIO (pode necrosar as clulas do rgo que irrigado pelo vaso, ocasionando a gangrena). DESNATURAO DAS PROTENAS (destruio das protenas orgnicas) Efeitos locais: GELADURAS: produz queimaduras parecidas com as queimaduras causadas pelo calor. Podem ser de PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO GRAUS (no calor existe o quarto grau, que a carbonizao) ETIOLOGIA DA MORTE PELO FRIO ACIDENTAL (geralmente a morte pelo frio acidental) HOMICIDA CALOR / AO TRMICA: Ao direta das chamas, substncias inflamveis, lquidos ferventes, gases ou vapores superaquecidos, objetos incandescentes. Cada forma de calor deixa na vtima uma determinada leso que permite percia determinar a sua causa. PRINCIPAIS ACIDENTES PELO CALOR 1. SNCOPE TRMICA (o desmaio na praia, por exemplo) 2. CIMBRA TRMICA (ocorre com indivduos que trabalham em fornos de padarias) 3. INTERMAO (os raios solares atingem o indivduo de forma indireta ele est dentro de uma barraca, por exemplo) 4. INSOLAO (os raios solares atingem o indivduo de forma direta) 5. ERITEMA SOLAR (vermelhido ocasionada por praia, piscina que j representa uma queimadura de primeiro grau; se apresentar bolhas, a queimadura j ser de segundo grau) QUEIMADURAS So leses determinadas pela ao de AGENTES FSICOS, QUMICOS OU BIOLGICOS. Eletricidade Natural ou csmica, quando agindo letalmente sobre o homem, denomina-se fulminao e quando apenas causa leses corporais, chama-se fulgurao.

15

Artificial ou industrial: tem por ao uma sndrome chamada eletroplesso. a ao lesiva exercida sobre o organismo pela corrente eltrica industrial. A leso mais simples conhecida como marca eltrica de Jellinek. Energia radiante - Qualquer energia radiante pode provocar queimaduras. Frico mecnica - Ocorre, por exemplo, no escorregador (frico, atrito) Quando se joga gua fervente numa pessoa, a percia ir avaliar a extenso da leso. Ela ser mais extensa no local que foi atingido diretamente. Depois disso, a gravidade far a gua escorrer para a parte inferior, onde a leso ser menos extensa. Quando a queimadura causada por um objeto incandescente (brasa de cigarro, chama direta, etc.) h uma crestao dos plos (eles ficam enrugados, contrados). EXPLOSES So os efeitos da expanso sbita de gases ou vapores contidos em espaos limitados. A morte por exploso pode ser devida: AOS EFEITOS DIRETOS DO RECIPIENTE EXPLOSIVO (por exemplo, granada) Projteis, fragmentos. AOS EFEITOS INDIRETOS DA ONDA EXPLOSIVA Deslocamento de ar, que forma ondas sobre ondas, de modo que a onda explosiva atinge a vtima que est distncia. A exploso geralmente atua com uma ao contundente (nos dois casos). Agentes qumicos: CIDOS (clordrico, sulfrico, muritico, etc) BASES (cimento, etc) O cido sulfrico (H2SO2) conhecido como LEO DE VITROLO. Por isso, a prtica de jogar cido da vtima chamada de VITRIOLAGEM. O cido clordrico existe no estmago, onde ele serve para digerir os alimentos. Estando fora deste ambiente, uma nica gota pode atravessar vrios andares de um prdio. Porm o estmago tem a proteo da mucosa gstrica. Quando h um desequilbrio entre a proteo da mucosa gstrica e o cido clordrico, ocorre a gastrite, a lcera, etc. O cido muritico usado para limpeza e, por isso, comum ocasionar acidentes domsticos. Agentes biolgicos: MEDUSADOS (gua-viva) VEGETAIS (urtiga) INSETOS (algumas lagartas)

11 ASFIXIAS
11.1 Conceitos Sob o ponto de vista mdico-legal, a sndrome caracterizada pelos efeitos da ausncia do oxignio por impedimento mecnico de causa fortuita, violenta e externa, em circunstncias as mais variadas. 11.2 Sinais gerais:

16

Sinais Externos: Tm valor desigual e alguns deles de muito pouco valor, como as manchas de hipstase, cianose da face e as equimoses externas. Outros de valor muito relativo, como o cogumelo de espuma, projeo da lngua e exoftalmia. Sinais internos: a) Equimoses viscerais: tambm conhecida como manchas de tardieu, que surgem no pulmo e no corao. So equimoses diminutas, do tamanho da cabea de um alfinete, localizando-se no raro sob a pleura visceral, mais notadamente nos sulcos interbolares e bordas dos pulmes, no pericrdio e no pericrnio. Nas crianas, no timo. Essas manchas so de tonalidade violcea, de nmero varivel, s vezes esparsas ou em aglomeraes. 11.3 Classificao das Asfixias Mecnicas 1) POR CONSTRICO DO PESCOO a) ENFORCAMENTO - Constrico do pescoo por meio de um lao tracionado pelo peso do prprio corpo. Posio do corpo O enforcamento ser completo se o corpo estiver totalmente Suspenso, sem tocar em nenhuma superfcie; caso contrrio o enforcamento ser Incompleto. Posio do n Normalmente o n fica situado na parte posterior do pescoo (enforcamento tpico); se ficar em qualquer outra posio, o enforcamento ser atpico. Posio do sulco O enforcamento causa um sulco oblquo no pescoo, e este sulco ser mais profundo na regio contrria ao n, e ir se superficializando (tornando-se mais raso) medida que o sulco se aproxima do n. Causa (mdica) da morte um misto de trs fatores: respiratrio, vascular e neurolgico. Quando se aperta o pescoo as vias areas tambm se comprimem. Existem muitos vasos que passam pelo pescoo, como, por exemplo, a cartida, que leva sangue (rico em oxignio) para o crebro, e a jugular, que faz o caminho inverso. Alm disso, o pescoo tem estruturas nervosas que auxiliam na presso sangnea. Se existe uma corda no pescoo, poder partir uma ordem para o corao parar (parada cardaca). O pescoo possui uma bifurcao que contm um seio nervoso; este identifica se o sangue est correndo muito depressa, e ento manda o corao funcionar mais devagar (ou vice-versa). Causa jurdica da morte Predominantemente o suicdio, mas tambm poder ser um homicdio ou um acidente (o que geralmente ocorre com crianas). b) ESTRANGULAMENTO - Constrico do pescoo por um lao acionado por uma fora estranha, obstruindo a passagem de ar aos pulmes, interrompendo a circulao do sangue ao encfalo e comprimindo os nervos do pescoo. Nesse tipo de morte, ao contrrio do enforcamento, o corpo da vtima age passivamente. Causa jurdica da morte Pode ser suicdio (praticado, por exemplo, com um aparelho de presso) ou acidente, mas predomina o homicdio. c) ESGANADURA - Constrico do pescoo com as mos, obstruindo a passagem de ar atmosfrico at os pulmes. Causa jurdica da morte Eminentemente homicdio.

17

Observao: tem que haver desproporo entre as foras dos dois, caso contrrio o agente no conseguir. 2) POR IMPEDIMENTO DA CHEGADA DO AR AOS PULMES (SUFOCAO) SUFOCAO DIRETA - Quando os condutos areos so obstrudos. OBSTRUO DOS ORIFCIOS RESPIRATRIOS (boca e narinas) Causa jurdica da morte Pode ser homicdio, acidente. OBSTRUO DAS VIAS AREAS SUPERIORES Causa jurdica da morte Normalmente acidental. A rvore respiratria assemelha-se a uma rvore de cabea para baixo. No caso da obstruo (1), o indivduo pode morrer, pois haver uma obstruo total (obstruo do tronco principal). Nesta situao, ser necessrio realizar uma inciso (traqueostomia) e inserir, por exemplo, uma caneta sem a carga, para que a pessoa possa respirar. J no caso da obstruo (2), o indivduo no morrer, pois h passagem de ar para o outro pulmo. Isto acontece muito com crianas e com deficientes mentais, mas pode acontecer tambm com um adulto (por exemplo, ao comer). SUFOCAO INDIRETA - Quando os condutos areos esto livres, porm a caixa torxica est impedida de expandir-se (movimento de fole). Trata-se de compresso de trax. Isto pode ocorrer no momento de um acidente de trnsito (quando o indivduo fica preso nas ferragens) ou em casos de desmoronamento. POR MODIFICAO AMBIENTAL AFOGAMENTO - Resulta da penetrao de substncia lquida ou semi-lquida na intimidade da rvore respiratria. Este lquido ter que ser encontrado na intimidade do aparelho respiratrio durante a necropsia (o lquido percorre o mesmo caminho que o ar percorreria). Quando o indivduo no respira, ele perde oxignio e ganha gs carbnico, de modo que ficar fadigado. Parte, ento, uma ordem cerebral para expandir a caixa torxica (inspirar). Por mais que se prenda a respirao, chagar uma hora em que o crebro mandar inspirar. Por isso o indivduo no consegue se suicidar prendendo a respirao. Se ele estiver embaixo dgua, ele ir inspirar gua. Com o tempo, ficar inconsciente, ter convulses e, em seguida, morrer. Causa jurdica da morte - A morte por afogamento geralmente acidental, mas pode se tratar de um homicdio. Tambm poder ser um suicdio, mas h quem no concorde com esta possibilidade. Alguns entendem que no poder ser suicdio porque a sensao de asfixia insuportvel e, por isso, o indivduo vai reagir; isto, ento, interpretado como um arrependimento (e, neste caso, se ele no conseguir se salvar, a morte ter sido acidental). Afogado azul Morre por asfixia (entrada de lquido na rvore respiratria) Afogado branco No inspira lquido; morre por inibio cardaca (devido ao choque com a gua, que causa uma parada cardaca). * Leses ps-mortem

18

O cadver que permanece no fundo pode sofrer aes lesivas aps a morte (movimento das mars, fauna marinha, embarcaes). Quando comea a putrefao ele migra para a superfcie (e, com isto, pode sofrer novas leses). * Macerao um fenmeno cadavrico. Toda vez que o cadver permanece algum tempo em ambiente lquido, fica com aspecto macerado (pele enrugada, esbranquiada, amolecida, branco pardacenta, se destacando). Isto pode acontecer tambm com os fetos que morrem mas no so expulsos (e, com isto, pode-se detectar quando ocorreu a morte). Causa da morte - A causa da morte ser diferente conforme ela tenha ocorrido em gua salgada ou em gua doce: GUA DOCE O indivduo morre por parada cardaca. A gua aspirada vai para o sangue. Se a gua doce, ela penetra nas hemcias (glbulos vermelhos), pois ela vai do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. A gua vai romper a hemcia, liberando potssio, o que causa a parada cardaca. Portanto, a gua doce capaz de parar o corao antes que a gua salgada. Causa jurdica da morte Geralmente acidental. SOTERRAMENTO - Resulta da penetrao nas vias respiratrias por terra ou substncias pulverulenta ou semi-slida na rvore respiratria. Ocorre, por exemplo, nos casos de desabamento de minas. Causa jurdica da morte - acidental. CONFINAMENTO - Ocorre quando a vtima permanece encerrada em um ambiente onde o ar ambiental no sofre renovao e, consequentemente, os nveis de oxignio diminuem, e os de gs carbnico aumentam. o caso do indivduo que fica preso dentro de uma geladeira. Observao: No caso do desabamento de uma mina, pode ocorrer simultaneamente o soterramento, o confinamento e a presso do trax. Causa jurdica da morte Pode ser homicdio, acidente.

12 TANATOGNOSE FORENSE
TANATOGNOSE parte da Medicina Legal que estuda o diagnstico da realidade da morte, os fenmenos cadavricos e as implicaes mdico-legais da morte. MORTE: De uma forma bem simples, diz-se que a morte um estado de cessao total e permanente das funes vitais. Sob o ponto de vista jurdico, a morte pode ser: - NATURAL - doena - VIOLENTA: Homicdio, Suicdio, Acidente. Os FENMENOS CADAVRICOS so sinais, os quais ficam bastante exibidos aps decorrido um determinado tempo da morte. Portanto, verificando-se o aparecimento destes fenmenos, pode-se saber a hora da morte. O decbito

19

assumido pelo corpo (posio assumida pelo corpo) d idia da posio do agente ao deferir os golpes na vtima. ESTADO DAS VESTES - As vestes revelam coisas. Por exemplo: vestes rasgadas, destrudas, so um sinal de embate; o suicida no rasga suas roupas antes do golpe mortal, mas o homicida sim. Alm disso, o suicida se preocupa em desnudar a rea que ser golpeada, enquanto que o agressor no se preocupa com isto. Alm disso, existe a correspondncia das leses nas vestes. Quando o tiro queima roupa,por exemplo, a impregnao fica na roupa. LESES DE LUTA, DE DEFESA OU DE HESITAO PARTICULARIDADES DA FERIDA OU DAS FERIDAS Local, direo e nmero. A ausncia da arma no local do crime aponta para o homicdio. Se a arma estiver presente no local do crime, pode ter ocorrido um homicdio ou um suicdio. 12.1 FENMENOS CADAVRICOS 1. ABITICOS IMEDIATOS Perda da conscincia Perda da sensibilidade (Sinal de Josat) Imobilidade e abolio do tnus muscular (Sinal de Rebovillat e a mscara da morte) Relaxamento dos esfncteres (vlvulas) Cessao da respirao (ausculta pulmonar) Cessao da circulao (ausculta do corao, que o sinal de Bouchut) 2. CONSECUTIVOS Evaporao tegumentar (evaporao pela pele; a transpirao, por sua vez, um fenmeno inerente ao ser humano vivo) Resfriamento do corpo (o cadver perde 0,5C nas 3 primeiras horas e na 4 hora em diante, perder 1C a cada hora at equilibrar-se com a temperatura do meio ambiente. Portanto, a medio da temperatura permite determinar a hora da morte). 3. MANCHAS DE HIPSTASE / LIVORES Como cessa a circulao, o sangue, pela ao da gravidade, se deposita nas reas de maior declive do cadver. Em geral essas surgem em mdia de 2 a 4 horas de pois da morte, fixando-se em torno de 8 horas post-mortem. Se em at 12 horas for modificada a posio do cadver, os livores migram para a nova posio; a partir disto eles se fixam; com isto, pode-se saber se o cadver foi manipulado aps a morte. 4. RIGIDEZ CADAVRICA Assim que o indivduo morre, ele relaxa (flacidez). Comea o enrijecimento entre 2 e 3 horas aps a morte, chegando ao mximo 8 horas e desaparecendo depois de 24 horas. Inicia-se pela face, mandbula e pescoo, seguindo-se do tronco, dos membros superiores e finalmente dos inferiores, indo a desaparecer na mesma ordem. A rigidez cadavrica desaparece quando se inicia a putrefao. Com base nestes dados, pode-se determinar a hora da morte. O legista trabalha, portanto: Com a temperatura Com os livores (deposio de sangue)

20

Com a rigidez/flacidez 5. TRANSFORMATIVOS So os fenmenos que transformam o cadver: AUTLISE PUTREFAO (4 perodos) Quando cessa a respirao, ocorre o acmulo de ons cidos, devido falta de oxignio. Com isto, ocorre a deteriorizao do ambiente celular, a ponto dos lisossomas (que contm enzimas digestivas) se romperem e liberarem as enzimas no interior da prpria clula. Por isso a morte um ambiente extremamente cido. Em 20 a 24 horas comea a putrefao (dependendo da temperatura, da conformao fsica, da causa da morte, etc). A putrefao ocorre quando a rigidez desaparece de vez, e tem 4 perodos: 1. COLORAO Os germes aerbios , anaerbicos e facultativos comeam o fenmeno da putrefao pelo intestino. H formao de gs sulfdrico que, em combinao com a hemoglobina, d uma colorao verde abdominal, que comea NA FOSSA ILACA DIREITA (FID) e se generaliza (geralmente de 24 a 36 horas aps a morte, mas aqui no Nordeste, face a regio ser de clima quente, j se observou seu aparecimento com 18 horas). 2. GASOSO O cadver insufla, pois cada vez mais gases so produzidos (pode levar de dias a semanas). 3. COLIQUATIVO H uma dissoluo ptrida. O cadver vira uma lama humana. Atua no somente a flora bacteriana como tambm a fauna cadavrica (aqutica, do ar livre, dos tmulos, etc). 4. ESQUELETIZAO Pode levar de meses a anos. Os ossos ficam livres de toda a parte mole. Depois da AUTLISE, segue-se o perodo de PUTREFAO. No entanto, a MACERAO ocorre somente quando o cadver fica muito tempo em meio lquido. 6. CONSERVADORES MUMIFICAO um processo transformativo conservador do cadver, podendo ser produzido por meio natural ou artificial, e ocorre em ambientes de altas temperaturas e bastante vento (que dissecam o cadver), e ausncia de umidade. O cadver transforma-se em um couro. SAPONIFICAO Ocorre quando o cadver fica em local com muita umidade (gua e solo, etc.). O solo argiloso mido e de difcil acesso ao ar atmosfrico facilita tal processo especial de transformao cadavrica. Ele se torna gorduroso (como sabo). MACERAO- um processo especial de transformao que sofre o cadver do feto no tero materno, do sexto ao nono ms de gravidez. Esse fenmeno pode ser sptico, de acordo com as condies do meio onde o corpo permanece. Como o cadver do feto fica em meio aquoso, observa-se como caracterstica o destacamento de amplos retalhos de tegumentos cutneos que se assemelham a luvas. O corpo perde a consistncia inicial, o ventre se achata e os ossos se livram dos tecidos, ficando como se estivessem soltos. 7. CRONOLOGIA DA MORTE a determinao da data da morte. de grande importncia para dirimir dvidas sobre a causa jurdica da morte, bem como para determinar situaes de PREMORINCIA ou COMORINCIA.

21

LESES COM SIGNIFICADO ESPECIAL LESES DE DEFESA Alm da leso que causou a morte, comum serem observadas leses de defesa. Isto significa que houve luta corporal (embate). LESES DE HESITAO Alguns suicidas, antes de cometerem o ato suicida, ficam hesitantes, indecisos. Ele planeja cortar os pulsos, mas antes fazem um "teste", um "ensaio", na forma de pequenos cortes prximos ao local que ele pretende realizar o ferimento (geralmente, os pulsos). Mais tarde ele pode desistir do ato, ou execut-lo. Um cadver encontrado morto junto a uma navalha. Pode ter havido um suicdio ou um homicdio. Porm, se forem encontradas leses de hesitao, o diagnstico de suicdio estar selado (pois o homicida no objetiva fazer estes "testes"; ele parte imediatamente para o golpe). LESES MLTIPLAS PRODUZIDAS correspondncia no trajeto do golpe. POR GOLPE NICO H uma

ESGORJAMENTO Ao cortante na regio anterior do pescoo (na frente). DEGOLAMENTO Ao cortante na regio posterior do pescoo (atrs, na "gola"). DECAPITAO Cabea separada do resto do corpo.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: Medicina Legal Genival Veloso de Frana Medicina Legal Delton Croci e Delton Croci Jnior Medicina Legal Odon Maranho Medicina Legal Flamnio Fvero Criminalstica Aplicada Jose Ascendino Gomes

22

Вам также может понравиться