Вы находитесь на странице: 1из 7

CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL DE CURITIBA

CIRCUITOS ELTRICOS: MTODOS DE THVENIN E NORTON

CURITIBA 2010 Rafaela Quirino Fascio

CIRCUITOS ELTRICOS:

MTODOS DE THVENIN E NORTON

Trabalho

apresentado para

disciplina de

de nota

Eletricidade

obteno

parcial do 2 Bimestre. Professora: Raquel

CURITIBA 2010

Sumrio

1 - INTRODUO
Tratarei, neste trabalho, das histrias de dois engenheiros, mais conhecidos como Thvenin e Norton e verei, tambm, mtodos utilizados pelos mesmos. O Teorema de Thvenin permite determinar a tenso e a corrente aplicadas em um determinado bipolo de um componente num circuito (ou parte de um circuito), sem a necessidade de se calcular outros parmetros (tenses e correntes) nos demais componentes, ou de se repetir todo o processo para cada mudana de parmetros em um componente do circuito. O Teorema de Norton bastante similar ao Teorema de Thvenin e tambm utilizado quando se tem por objetivo conhecer a resposta (tenso e/ou corrente) num determinado bipolo de um circuito atravs de uma simplificao de parte do circuito a ser analisado.

2 - HISTRIA 2.1 - Lon Charles Thvenin


Lon Charles Thvenin nasceu em 30 de maro de 1857 (Meaux, Frana) e morreu no ano de 1926 em Paris. Foi um engenheiro francs, telgrafo e educador. Ele foi o nico a propor o teorema do gerador equivalente em 1883, 43 anos antes de complementar o teorema de Norton. O teorema comumente chamado de Teorema de Thvenin em sua honra, mas, na verdade Hermann von Helmholtz props em primeiro lugar em um documento de 1853. Thevenin foi formado pela cole Polytechnique em 1876 e se tornou um dos primeiros estudantes a se inscrever na cole Superieure de Telegraphie (EST) e estava preparado para uma carreira no servio de telgrafo do governo. Num perodo de dois anos na EST, ele foi apresentado s leis Gustav Kirchhoff de anlise de circuito. Suas funes incluam atividades administrativas e educacionais. Thvenin dedicou uma parte considervel de seu tempo ao ensino, para a qual ele tinha um gosto. Em conexo com o seu ensinamento, ele empreendeu uma investigao das leis de Kirchhoff aplicada s redes eltricas. Este estudo resultou em sua formulao do teorema do gerador equivalente. Thvenin consultado vrios estudiosos bem conhecidos na poca, e surgiu a controvrsia quanto sua lei era consistente com os fatos ou no. Pouco antes de sua morte, ele foi visitado por um amigo dele, JB Pomey, e ficou surpreso ao ouvir que seu teorema tinha sido aceito em todo o mundo Ele era um violinista de talento. Outro passatempo favorito dele era pescar. Mantevese solteiro, mas partilhou a sua casa com um primo de sua me viva e seus dois filhos, que ele posteriormente adotada. Em 1926, ele foi levado a Paris para receber tratamento. Ele deixou um pedido formal de que ningum deve acompanh-lo ao cemitrio, exceto a sua famlia e que nada seja colocado no caixo, mas levantou-se da sua horta. Esta a forma como ele foi sepultado em Meaux.

2.2 - Edward Norton Lawry


Edward Norton Lawry nasceu em Rockland, Maine, nos E.U.A no dia 28 de julho de 1898 Foi um engenheiro eltrico americano que criou o circuito equivalente de Norton, que tem este nome em sua homenagem. Norton, como popularmente conhecido por causa de sua teoria, serviu como um operador de rdio da Marinha E.U. A entre 1917 e 1919. Freqentou a Universidade de Maine um ano antes e um ano aps o seu servio de guerra, em seguida, foi transferido para o MIT em 1920, recebendo seu diploma de bacharel em engenharia eltrica em 1922. Ele comeou a trabalhar em 1922 na Western Electric Corporation, em Nova York, que acabou se tornando Bell Laboratories, em 1925. Enquanto trabalhava para a Western Electric, obteve um

mestrado em engenharia eltrica pela Universidade de Columbia em 1925. As redes de resistncia constante com as aplicaes para filtrar os grupos no Bell System Technical Journal, a fluxmeter magntica nos Laboratrios Bell Record e ,tambm, medies dinmicas em dispositivos eletromagnticos nas transaes do AIEE esto entre suas publicaes. Norton escreveu 92 notas tcnicas (TMs em linguagem Bell Laboratories). Devido falta de publicaes, Norton preferia trabalhar nos bastidores. Norton era algo de uma figura lendria no trabalho da rede teoria que viria a revelar um prodigioso nmero de projetos armado apenas com uma rgua de clculo e sua intuio. Muitas anedotas sobreviveram. Em uma ocasio T.C. Fry chamado do seu grupo de teoria de redes, que incluiu naquele tempo Bode, Darlington e RL Dietzold entre outros, e lhes disse: "Vocs companheiros tiveram melhor se no se inscrever em qualquer curso de graduao ou trabalhar fora nos prximos anos, porque voc est indo assumir o projeto de rede que Ed Norton tem fazendo sozinho. " [A Histria da Engenharia e Cincia do Sistema Bell: tecnologia de transmisso (1925-1975), p. 210] Ele aplicou seu conhecimento profundo da anlise de circuitos para muitos campos e ,aps a II Guerra Mundial, ele trabalhou em sistemas de orientao de msseis Nike. Em 11 de novembro de 1926, ele escreveu a nota tcnica de Design Finitos Networks Uniform freqncia caracterstica, que contm o seguinte pargrafo na pgina 9: "O exemplo ilustrativo considerado acima do a soluo para a relao entre a entrada para a sada atual, uma vez que este parece ser de maior interesse prtico. Uma rede eltrica geralmente requer a soluo para o caso de uma tenso constante, em srie com uma impedncia de sada conectado para a entrada da rede. Esta condio exigiria as equaes da tenso dividida pela corrente da carga a ser tratada como descrito acima. normalmente mais fcil, no entanto, fazer uso de um teorema simples que podem ser facilmente comprovados, que o efeito de uma tenso constante, em srie com uma impedncia Z e da rede o mesmo que uma corrente I = E / Z em uma combinao em paralelo da rede e da impedncia Z. Se, como normalmente o caso, Z um resistncia pura, a soluo deste caso se reduz ao caso tratado acima para a relao entre as duas correntes, com a complicao adicional de uma resistncia desviado atravs dos terminais de entrada da rede. Se Z no uma resistncia ainda se aplica o mtodo, mas aqui a variao da corrente de entrada E / Z devem ser tidos em conta. " Este pargrafo define claramente o que agora conhecido como o circuito de Norton equivalente nos Estados Unidos. Norton nunca havia publicado este resultado ou mencionado em qualquer uma das suas 18 patentes e 3 publicaes. Na Europa, conhecido como o equivalente Mayer-Norton. O engenheiro de telecomunicaes alemo Hans Ferdinand Mayer publicou o mesmo resultado no mesmo ms em nota tcnica de Norton. Norton se aposentou em 1961 e faleceu no dia 28 de Janeiro de 1983 em Chatham, New Jersey, EUA

3 - Mtodos
3.1 - Teorema de Thvenin
Mtodo de grande utilidade para engenheiros e tcnicos que esto dedicados a localizao de falhas e anlises, como assim tambm ao design de circuitos eletrnicos.

O teorema de Thvenin estabelece que qualquer circuito linear visto de um ponto pode ser representado por uma fonte de tenso (igual tenso do ponto em circuito aberto) em srie com uma resistencia (igual resistencia do circuito vista deste ponto). A esta configurao chamamos de Equivalente de Thvenin em homenagem a Lon Charles Thvenin, e muito til para reduzirmos circuitos maiores a um circuito equivalente com apenas dois elementos a partir de um determinado ponto, onde se deseja, por exemplo, saber as grandezas eltricas como tenso, corrente ou potncia. 3.1.1 -Clculo do Equivalente de Thvenin O clculo do Equivalente de Thvenin baseia-se no Teorema da superposio quando o circuito a ser reduzido separado do circuito a ser estudado e as anlises de circuito aberto e em curto-circuito so aplicadas para se conseguir as relaes que permitam a reduo desejada. O Equivalente de Thvenin pode ser construdo a partir de duas etapas:
1. Determinar a resistncia ou impedncia de Thvenin, tambm chamada de resistncia ou impedncia equivalente. Esta resistncia (ou impedncia) aquela vista do ponto onde se deseja reduzir o circuito, e neste caso, com as fontes de tenso curto-circuitadas e as fontes de corrente abertas. 2. Determinar a tenso de circuito aberto no ponto onde se deseja reduzir o circuito.

O valor da tenso da fonte a tenso obtida nos terminais a-b quando estes esto em circuito aberto (Tenso de Thevenin, Vab = VTh ) e a Resistncia de Thevenin(RTh ) a resistncia equivalente obtida a partir dos terminas a-b, com todas as fonte independentes consideradas nulas.

3.2 - Teorema de Norton


O teorema de Norton estabelece que qualquer circuito linear visto de um ponto pode ser representado por uma fonte de corrente (igual corrente do ponto em curto-circuito) em paralelo com uma resistencia (igual resistencia do circuito vista desse ponto). A esta configurao chamamos configurao Norton, ou Equivalente de Norton. Circuito Equivalente de Norton Circuitos lineares podem tambm ser representados a partir de dois terminais por meio de uma fonte de corrente em paralelo com uma resistncia. O valor da corrente da fonte a corrente que circula do terminal a para b quando estes so curto-circuitados (Corrente de Norton, IN). A Resistncia de Norton (RN ) aquela obtida dos terminais a-b quando todas as fontes so anuladas. Considerando que a resistncia a partir de dois terminais s possui um valor, a resistncia dos circuitos de Thevenin e Norton so, portanto, idnticas, bastando que esta seja determinada para um dos circuitos equivalentes (RTh = RN).

Resistncia dos Circuitos Equivalentes de Thevenin e Norton


A determinao da resistncia dos circuitos equivalentes deve ser feita da forma j

vista, sendo que os seguintes casos devem ser diferenciados: Caso 1: o circuito contm somente fontes independentes. As fontes so anuladas e a resistncia calculada a partir dos terminais de onde se deseja obter o circuito equivalente. Caso 2: o circuito contm fontes independentes e fontes controladas. A resistncia equivalente obtida a partir da corrente de curto-circuito (Corrente de Norton, N I ) e da tenso de circuito aberto (Tenso de Thevenin, VTh ), a partir da seguinte relao: RTh = RN = VTh IN Caso 3: o circuito contm, alm de resistncias, somente fontes controladas. Neste caso, a resistncia dos circuitos equivalentes deve ser determinada aplicando-se uma fonte de corrente aos terminais a-b e determinando-se a tenso. Alternativamente, podese tambm aplicar uma fonte de tenso e determinando-se a corrente. A resistncia ser determinada dividindo-se a tenso pela corrente. Deve-se atentar tambm para o fato de que quando o circuito contiver fontes controladas, a resistncia equivalente pode assumir valores negativos, significando que o circuito est fornecendo potncia. Fontes dependentes so tambm utilizadas para simular o efeito de resistncias negativas. Finalmente, o procedimento delineado para caso 3 geral e pode ser empregado tambm nos casos 1 e 2, tomando-se o cuidado de anular as fontes independentes.

REFERNCIAS Sites: http://www.scribd.com/doc/7633721/Teorema-de-Thevenin http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Th%C3%A9venin http://www.ufrgs.br/eng04030/aulas/teoria/cap_06/thevenin.htm http://www.eleceng.adelaide.edu.au/people/profiles/famous.html Apostilas:


PUCRS- FENG - DEE - Disciplina de Circuitos Eltricos I - Prof. Lus Alberto Pereira - verso de 1/10/2004

ANEXOS 1 Exerccios da apostila captulo 8 pgina 55.

Вам также может понравиться