Вы находитесь на странице: 1из 21

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR BOLETIM DE QUESTES PROSEL - 2 ETAPA / PRISE XI PROVA TIPO 1

LEIA, COM ATENO, AS SEGUINTES INSTRUES


1. Este Boletim de Questes constitudo de 60 questes objetivas. 2. Voc receber, tambm, um CARTORESPOSTA destinado marcao das respostas. 3. Confira seu nome, nmero de inscrio e TIPO DE PROVA na parte superior do CARTO-RESPOSTA que voc recebeu. 4. No caso de no coincidir seu nome e nmero de inscrio, devolva-o ao fiscal e pea-lhe o seu. Se o seu carto no for encontrado, solicite um carto virgem, o que no prejudicar a correo de sua prova. 5. Verifique se o TIPO DE PROVA, indicado neste Boletim de Questes, coincide com o que aparece no rodap da sua prova e no seu CARTORESPOSTA. Em caso de divergncia, comunique ao fiscal de sala para que este providencie a troca do Boletim de Questes. 6. Aps a conferncia, assine seu nome no espao correspondente do CARTORESPOSTA, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. 7. Para cada uma das questes existem 5 (cinco) alternativas, classificadas com as letras a, b, c, d e e. S uma responde corretamente ao quesito proposto. Voc deve marcar no CartoResposta apenas uma letra. Marcando mais de uma, voc anular a questo, mesmo que uma das marcadas corresponda alternativa correta. 8. O CARTO-RESPOSTA no pode ser dobrado, nem amassado, nem rasgado. LEMBRE-SE 9. A durao desta prova de 5 (cinco) horas, iniciando s 8 (oito) horas e terminando s 13 (treze) horas. 10. terminantemente proibida a comunicao entre candidatos. ATENO 11. Quando for marcar o CartoResposta, proceda da seguinte maneira: a) Faa uma reviso das alternativas marcadas no Boletim de Questes. b) Assinale, inicialmente, no Boletim de Questes, a alternativa que julgar correta, para depois marc-la no Carto-Resposta definitivamente. c) Marque o Carto-Resposta, usando caneta esferogrfica com tinta azul ou preta, preenchendo completamente o crculo correspondente alternativa escolhida para cada questo. d) Ao marcar a alternativa do CartoResposta, faa-o com cuidado, evitando rasg-lo ou fur-lo, tendo ateno para no ultrapassar os limites do crculo. Marque certo o seu carto como indicado: CERTO e) Alm de sua resposta e assinatura, nos locais indicados, no marque nem escreva mais nada no CartoResposta. 12. Releia estas instrues antes de entregar a prova. 13. Assine a lista de presena, na linha correspondente, o seu nome, do mesmo modo como foi assinado no seu documento de identidade. BOA PROVA!

Para responder s questes de 1 a 3, leia atentamente os textos 1 e 2. Texto 1 A verdadeira descoberta do Brasil Como podem os alunos de 1 e 2 graus ser formados para respeitar e apreciar a diversidade cultural brasileira, para rejeitar toda forma de racismo, para contribuir em suas futuras atividades profissionais para um pas mais justo, sem desigualdades scio-econmicas? Como podem tornar-se crticos e, desde cedo, lutar por transformaes que eliminem a excluso social de brasileiros de origem africana (44% de nossa populao), que esto longe de ter as mesmas oportunidades econmicas que os de origem europia, embora o Brasil se afirme uma democracia racial? Como podem conhecer e afirmar os direitos dos ndios, os primeiros habitantes, ou de outros contingentes de brasileiros, como nossos muitos imigrantes, com padres culturais prprios?
(MINDLIN, Betty. Pluralidade Cultural: a diversidade na educao democrtica. Ptio Revista Pedaggica, 1998, p. 12)

2. Em Tais hegemonias tm relao ampla com a nossa dificuldade de consolidao da experincia democrtica. O termo destacado faz referncia a: a representaes sociais. b existncia simblica. c prtica hegemnica. d fraquezas do processo. e diversas etnias. 3. Alm dos domnios de conhecimentos lingsticos, necessrio ativar outros que ultrapassam o nvel da superfcie do texto. Nesse sentido, o termo utopia evidencia-se em: I. reconhecer que os ndios j freqentam as universidades brasileiras. II. imaginar, atualmente, que o Brasil respeita as diversidades raciais. III. achar que adolescente no comete crime. IV. considerar que o Brasil multicultural. De acordo com as alternativa correta : a III e IV b II e III c II e IV d I e IV e I e II Para responder s questes de 4 a 7, leia atentamente o Texto 3. Texto 3 Quem somos ns Quando organizaes desenvolvem prticas de feedback (resposta) a respeito do desempenho de seus profissionais, a abordagem de processos intensa, mas a de contexto indigente. Falam-se de caractersticas ideais (objetividade, assertividade, especificidade), mas no do contexto que delimita a atividade ( o que fao) da identidade (quem sou). (...) A distino entre identidade e atividade, por meio do contexto, fundamental, mas no est nas agendas de desenvolvimento de pessoas. As empresas fomentam a postura de voc o que faz, o resultado que traz para a organizao. Desde cedo, indagados sobre o que queremos ser, respondemos o que queremos fazer. A resposta, no rebatida no meio familiar, atinge outros crculos sociais, mas a pergunta sobre quem somos respondida com o que fazemos. Networking (rede de relaes) passou frente das amizades, reflexo de uma vida pblica que est sendo privatizada e a realizao pessoal, descrita em termos financeiros. (...) a identidade que foi renegada e poderia reverter esse quadro, ao descortinar-se outra dimenso para o desenvolvimento profissional: a do crescimento pessoal.
(CORREIA, Luis Adonis Valente. Revista Lngua Portuguesa, ano II, n 19. So Paulo: Segmento, 2007)

afirmativas

acima,

Texto 2 Pluralidade Cultural e Educao A pluralidade tnico-cultural ainda utopia na nossa sociedade. As representaes sociais diversas dos diferentes segmentos: tnicos, culturais, regionais e sexuais, so proibidas, censuradas pela prtica hegemnica dos grupos dominantes. Tais hegemonias tm relao ampla com a nossa dificuldade de consolidao da experincia democrtica. As fragilidades de nosso sistema poltico de representao democrtica esto ancoradas nas fraquezas do processo de existncia simblica e livre das diversas etnias.
(CUNHA JR. Henrique. Pluralidade Cultural: a diversidade na educao democrtica. Ptio Revista Pedaggica, 1998, p. 21)

1. Sobre os textos 1 e 2, correto afirmar que: a o fato de a pluralidade tnico-cultural em nossa sociedade ser uma utopia resulta na ausncia do aprendizado dos alunos. b as representaes sociais diversas dos alunos, por serem proibidas, censuradas pela prtica hegemnica dos grupos dominantes, os impedem de aprender. c as fragilidades de nosso sistema poltico de educao esto ancoradas nas fraquezas do processo de existncia simblica e livre das diversas etnias dos alunos. d as hegemonias tm relao ampla com a nossa dificuldade de consolidao da experincia da pluralidade cultural e educao democrtica. e a educao surgiu na antiguidade grega e influenciou a romana, portanto, uma herana inabalvel, independente das diversas etnias.

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE - Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 2

4. No excerto do Texto 3 Quando organizaes desenvolvem prticas de feedback (resposta) a respeito do desempenho de seus profissionais, a abordagem de processos intensa, mas a de contexto indigente, os termos destacados tm a funo de estabelecer, entre estes enunciados, a idia de: a conseqncia e oposio. b temporalidade e explicao. c finalidade e conformidade. d temporalidade e oposio. e causa e oposio. 5. O termo destacado no trecho: Voc o que voc faz, o resultado que traz para a organizao faz referncia a resultado. Sobre esse tipo de relao, considere o termo destacado em cada uma das afirmativas seguintes: I. [...] respondemos o que queremos fazer (refere-se a ns).

7. A partir da leitura do Texto 3, afirma-se que: I. Os argumentos apresentados no texto problematizam a questo Quem somos ns.

II. A distino entre identidade e atividade no fundamental para as organizaes. III. A lngua um instrumento privilegiado pela empresas no desempenho profissional. IV. O que queremos fazer o que devemos fazer. De acordo com as alternativa correta : a b c d e I e IV II e III III e IV I e III II e IV afirmativas acima, a

II. [...] reflexo de uma vida pblica que est sendo privatizada (refere-se vida pblica). III. [...] mas no do contexto que delimita a atividade [...] (refere-se atividade). IV. a identidade que foi renegada [...] (refere-se identidade). De acordo com as alternativa correta : a b c d e I e III II e IV III e IV I, III e IV II, III e IV afirmativas acima, a

8. Em estreita relao com a cultura, a arte est constantemente tratando das figuras do imaginrio. Sabemos que o universo mtico e lendrio do Brasil est marcado por influncias diversas, procedentes das culturas europia, africana e indgena especialmente. Entre as opes abaixo, assinale aquela em que Olavo Bilac promove um dilogo com o imaginrio indgena sem se afastar do modelo potico europeu imitado pelo nosso parnasianismo. a Vive dentro de mim, como num rio, Uma linda mulher, esquiva e rara, [...] Entre as ninfias a namoro e espio: E ela, do espelho mbil da onda clara, Com os verdes olhos midos me encara, E oferece-me o seio alvo e macio. (Iara) b Beijo extremo, meu prmio e meu castigo, [...] Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto, beijo divino! e anseio delirante, na perptua saudade de um minuto. (Um beijo) c Treme o rio, a rolar, de vaga em vaga... Quase noite. Ao sabor do curso lento Da gua, que as margens em redor alaga, Seguimos. Curva os bambuais o vento. (Rio Abaixo) d Hoje, entre os ramos, a cano sonora Soltam festivamente os passarinhos. Tinge o cimo das rvores a aurora... (Como a floresta secular) e s samba e jongo, xiba e fado, cujos Acordes so desejos e orfandades De selvagens, cativos e marujos: E em nostalgias e paixes consistes, Lasciva dor, beijo de trs saudades, Flor amorosa de trs raas tristes. (Msica brasileira)

6. Sobre as palavras objetividade, assertividade e especificidade, presentes no Texto 3, correto afirmar que elas: a delimitam atividades. b indicam profisses. c estabelecem funes. d enumeram desempenhos. e caracterizam pessoas.

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE - Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 3

9. Nas expresses artsticas brasileiras, h marcas evidentes da esttica do perodo Romntico, quando, mesmo influenciados ainda pela Europa, buscava-se uma identidade nacional, como podemos ver na tela de Johann Moritz Rugendas e nos fragmentos de poemas de Gonalves Dias, transcritos abaixo: Da tribo pujante, Que agora anda errante Por fado inconstante, Guerreiros, nasci; Sou bravo, sou forte, Sou filho do Norte; Meu canto de morte, Guerreiros, ouvi. Pelas ondas do mar sem limites Basta selva,sem folhas, a vem; Hartos troncos, robustos, gigantes; Vossas matas tais monstros contm. Traz embira dos cimos pendente _ Brenha espessa de vrio cip Dessas brenhas contm vossas matas, Tais e quais, mas com folhas; e s! As marcas romnticas, evidentes tanto na pintura de Johann Moritz Rugendas como nos fragmentos da poesia de Gonalves Dias, so as seguintes: a A idealizao da figura do ndio, o nacionalismo na valorizao da paisagem tropical. b A valorizao de cenas tpicas da vida rural, o registro da vida simples do povo, a busca do modelo clssico greco-romano. c O indianismo como influncia neoclssica, a valorizao da paisagem exuberante, a presena da religiosidade. d Os costumes urbanos da corte, a sensualidade, o sentimentalismo associado busca da nacionalidade. e A presena de valores clssicos do Renascimento, a busca do equilbrio e da simplicidade na valorizao do tema social. 10. Assinale a alternativa em que o excerto de Almeida Garrett revela uma viso muito comum na cultura ocidental, ao relacionar velhice com decadncia, por meio de metforas que associam o homem natureza. a Qual tronco despido de folhas e flores dos ventos batido no inverno gelado [...] Vo-me as horas da vida. b Olha bem estes stios queridos [...] Que saudades que deles teremos... c E oh! Deixar tais delcias como esta! E trocar este cu de ventura Pelo inferno da escrava cidade! d Quem canta o ramo agitado, o aroma da flor que vem. e Esta alma que muda e fria nem sabe se existe j. 11. Leia com ateno o excerto abaixo.

Na Amrica Latina, e o Brasil bem um caso, as culturas de povos e naes que habitavam suas terras antes da conquista europia foram sistematicamente tratadas como mundos parte das culturas nacionais que se desenvolveram. Sua importncia para essas culturas s costuma ser reconhecida na medida em que contribuem para esta ltima ao fornecerem elementos e caractersticas que do a esta carter particular, tais como: comidas, nomes, roupas, lendas. (SANTOS:33-34)
O comentrio, acima transcrito, aplica-se seguinte obra: a A Quadrilha de Jac Patacho b Jos Matias c Cinco Minutos d Voluntrio e Acau

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 4

12. A cultura de uma poca est, s vezes, impregnada de noes consideradas ento absolutamente corretas. Assim se deu com o respeito pelas idias cientficas que influenciaram profundamente a produo literria do Realismo. Assinale, dentre os autores desse estilo, o que produziu uma obra relativizando o alcance da verdade cientfica. a Jos de Alencar b Machado de Assis c Ingls de Sousa d Ea de Queirs e Camilo Castelo Branco 13. Impossvel Ns podemos viver alegremente, Sem que venham com frmulas legais, Unir as nossas mos, eternamente, As mos sacerdotais. [...] Eu tudo posso dar-te, tudo, tudo, Dar-te a vida, o calor, dar-te cognac, Hinos de amor, vestidos de veludo, E botas de duraque. [...] J vs, pois, que podemos viver juntos, Nos mesmos aposentos confortveis, Comer dos mesmos bolos e presuntos, E rir dos miserveis. [...] Eu posso amar-te como o Dante amou, Seguir-te sempre como a luz ao raio, Mas ir, contigo, igreja, isso no vou, L nessa que eu no caio. (Cesrio Verde) A famlia e o casamento so instituies culturalmente presentes em sociedades crists e defensoras da monogamia. Apesar disso, para alguns, esse tipo de unio no d mais certo em tempos atuais. Nos versos acima, a poesia realista satiriza o casamento apontando para: a a viso muito idealizada que os homens tm acerca das mulheres. b o cinismo e o oportunismo de convenincias sociais. c a seriedade dos compromissos assumidos pelas mulheres burguesas. d os critrios pouco exigentes da religio quanto s pessoas casadas. e a facilidade com que se pode separar do cnjuge.

14. Muitas vezes, aquilo que consideramos prticas culturais, tem como base o desrespeito humano pelos princpios ticos mais elementares. Uma dessas prticas, bastante difundida, recebe entre ns a inofensiva denominao de fazer um agrado. Dependendo do poder econmico de quem presenteia, o tipo de agrado pode variar desde a oferta de um milheiro de tijolos at de um automvel de ltimo modelo. Isso prova que atos de desonestidade podem fazer parte da cultura de certos grupos humanos, se bem que, como diz Terry Eagleton, na sua obra A Idia de Cultura, essas formas culturais no devem ...ser aprovadas simplesmente por serem formas culturais. (p.28) O fenmeno descrito pode ser percebido: a na atitude de Crispim Soares, quando procura o barbeiro Porfrio para aderir Revolta dos Canjicas, na obra O Alienista. b na atitude de Rosa, quando consegue fazer o advogado interessar-se pelo caso da priso de Pedro, seu filho, na obra Voluntrio. c na relao existente entre os demandantes e o Juiz, na obra Juiz de Paz na Roa. d no gesto de Domingos Botelho quando consegue fazer os juzes transformarem a pena de enforcamento de Simo Botelho, seu filho, em pena de degredo, na obra Amor de Perdio. e na tentativa de Jos Matias em conseguir o consentimento de Matos Miranda para observar Elisa Miranda em seus passeios habituais, na obra Jos Matias. 15. As reformas religiosas no contexto do sculo XVI na Europa revelam: a o abandono do humanismo como princpio de interpretao do mundo em favor do teocentrismo, defendido pelos reformadores cristos. b a culminncia da crise da Igreja do Ocidente provocada pelos movimentos de contestao desde a Baixa Idade Mdia. c o esgotamento das relaes amistosas entre o Estado Ibrico Cristo e califados muulmanos situados na Pennsula Ibrica. d a criao de uma nova religiosidade vinculada s prticas populares antigas, como a bruxaria e a consulta dos astros. e a tolerncia religiosa nesse contexto em razo das mudanas culturais decorrentes da presena islmica no continente.

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 5

Imagem 1

Imagem 2

(Victor Frond, Pilagem do caf, 1859. In KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O olhar Europeu: o negro na iconografia brasileira do sculo XIX. So Paulo: EDUSP, 2002.)

(Victor Frond. Embalagem e pesagem do acar, 1859. In KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O olhar Europeu: o negro na iconografia brasileira do sculo XIX. So Paulo: EDUSP, 2002.)

16. A anlise das imagens em destaque, acima, luz dos estudos historiogrficos sobre os mundos do trabalho no Brasil, so exemplos da (o): a introduo da mo-de-obra escrava na produo do caf e do acar em que se dava preferncia mo-de-obra feminina, devido crena de que as mulheres transferiam sua fertilidade para o solo. b uso de tcnicas rudimentares na produo do acar e do caf no nordeste brasileiro, que, aps a Lei Eusbio de Queiroz (1850), substituiu os escravos pelos imigrantes. c diversidade cultural dos brasileiros, sobretudo, na lavoura de cana e de caf, que, nos meados do sculo XIX, recebeu um grande nmero de escravos no espao de produo. d incluso de mulheres no espao de produo canavieira e cafeeira nos anos de 1859, para substituir os escravos aps a aprovao da Lei Eusbio de Queiroz de 1850. e modelo econmico do Brasil no sculo XIX baseado na mo-de-obra escrava, na monocultura, como a do caf e da cana-de-acar, e na grande propriedade. 17. A imagem ao lado nos remete ao Absolutismo Francs. No contexto dos fins do sculo XVIII, as lutas pela cidadania se expressaram na (o): a Revoluo Francesa, que defendia o princpio de igualdade e de liberdade, se contrapondo teoria do direito divino dos reis. b Guerra das Duas Rosas, que defendia a eleio do Rei a partir da indicao do Parlamento, conforme o modelo indicado por Lus XIV. c Noite de So Bartolomeu, festa promovida pela Rainha Catarina de Mdici, para celebrar a vitria das tropas napolenicas contra o absolutismo francs. d Guerra dos Trinta Anos, que envolvia interesses dos protestantes franceses contra os ingleses na luta pela hegemonia religiosa do Ocidente Europeu. e Ato de Supremacia pelo qual o Rei Lus XIV devolveu ao povo francs o direito de participar das eleies gerais na Frana, a partir de 1789.
Imagem do Rei Rigaud (1659-1747). Lus XIV, de Hiacinth

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 6

Texto 4 A organizao da fuga foi iniciativa do negro. A fuga, na floresta Amaznica, deve ter sido soluo bastante difcil e arriscada. Na floresta o negro estava sozinho. s vezes conseguia chegar a alguma aldeia indgena e, por sorte, acabava vivendo com os silvcolas. Integrava-se, desta forma, num grupo estranho, e que com ele, s tinha um trao comum: o dio ao branco dominador. H na crnica da escravido muitos casos ilustrativos e que destroem o mito da incompatibilidade tnica.
(SALLES, Vicente. O negro na formao da sociedade paraense. Belm: Paka-Tatu, 2004, p.85).

Texto 5 O 7 de setembro de 1822, dia da Independncia do Brasil, a mais conhecida e celebrada data nacional. Est associada proclamao feita, em 1822, pelo prncipe D. Pedro, s margens do riacho do Ipiranga, em S. Paulo, acontecimento que teria assinalado o rompimento definitivo dos laos coloniais e polticos com Portugal.
(OLIVEIRA, Ceclia Salles). 7 de setembro de 1822: Independncia do Brasil. In BITENCOURT, Circe (Org). Dicionrio de Datas da Histria do Brasil. S. Paulo: Contexto, 2007, p.207

18. A partir da leitura do Texto 4 e dos estudos que a histria nos proporciona sobre a temtica da escravido indgena e africana, afirma-se que: a negros e ndios foram utilizados como mo de obra nos trabalhos na Amaznia e a fuga se constituiu para eles como um meio de resistncia escravido, sendo que, a organizao desta fuga, foi iniciativa dos negros, que se reuniram muitas vezes em espaos de resistncia chamados de mocambos ou quilombos. b a organizao da fuga e dos quilombos foi uma estratgia de resistncia dos negros africanos trazidos para a Amaznia e da qual os nativos da terra no participavam, pois na sua maioria se abrigavam sob a tutela da Igreja, principalmente dos jesutas que se opunham a sua escravido. c a escravido era o nico trao que unia populaes indgenas e africanas no territrio Amaznico, pois tradies culturais antagnicas dificultavam o contato tnico e no permitiram um maior processo de aculturao das duas etnias. d a presena de negros africanos, ndios e brancos pobres na Amaznia, no trabalho da extrao das drogas do serto, favoreceu a construo de formas de organizao de trabalhos compulsrios na regio, visto que, o trfico dessa mo de obra trazia muitos lucros para os comerciantes. e a fuga foi uma das formas de resistncias dos africanos utilizados como mo-de-obra compulsria na Amaznia, sendo que, ela significava, na maioria das vezes, a morte pelo desconhecimento que eles tinham da regio e pela incompatibilidade de conviver com as naes indgenas que habitavam a floresta.

19. Aps a leitura do Texto 5, correto afirmar que o episdio acima descrito: a teve uma repercusso imediata no pas que se formava, havendo em todas as provncias o reconhecimento dos vrios segmentos da sociedade ao novo regime e autoridade de Pedro I. b aps a proclamao da repblica, nos primeiros anos do sculo XX, o 7 de Setembro foi retirado das grandes festividades nacionais, porque a monarquia continuava a ser uma sombra ameaadora ao novo regime. c foi um dos momentos histricos mais importantes, dentro de um prolongado processo de lutas polticas, que resultou na construo da nao brasileira, na primeira metade do sculo XIX. d ganhou grande importncia a partir do II Reinado, quando Pedro de Alcntara, ao ser aclamado imperador, instituiu essa data como oficial da Independncia e nomeou Theodoro Braga para pintar a tela intitulada O Grito do Ipiranga. e reiterou que a independncia significava liberdade, pois o Brasil, a partir dessa data, rompia as relaes de colnia com Portugal, e estabelecia bases concretas de um estado independente, no s no aspecto poltico, mas principalmente econmico.

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 7

Texto 6

A descoberta de ouro e prata na Amrica, o extermnio, a escravizao das populaes indgenas, foradas a trabalhar no interior das minas, o incio da conquista e pilhagem das ndias Orientais e a transformao da frica num campo de caada lucrativa so os acontecimentos que marcam os albores da era da produo capitalista. Esses processos idlicos so os fatores fundamentais da acumulao capitalista.
(MARX, Karl. O Capital. Crtica da Economia Poltica. Livro 2, vol. II, p. 868.)

21. A constituio da moderna concepo de Cincia se fez, desde o sculo XVI na Europa Ocidental, segundo uma perspectiva dedutivoexperimental, desafiando o uso restrito da lgica aristotlica pelos doutores da Igreja Catlica na baixa Idade Mdia. No que se refere ao modelo cientfico, estabelecido pelos novos filsofos e pesquisadores da Cincia a partir do sculo XVI, temos como base: a o modelo terico assentado no estudo dos fenmenos naturais, de modo que Fsica e Astronomia tornam-se pontos de partida para o estabelecimento do mtodo experimental. b o surgimento de uma filosofia dedutivoindutiva, ensejada por pensadores como Ren Descartes e Francis Bacon, que constituram as bases do mtodo cientfico em seus tratados filosficos. c a difuso da filosofia aristotlico-crist de So Toms de Aquino desde fins da Idade Mdia, que associa f e razo como caminhos possveis e ligados na busca pelo conhecimento. d o pioneirismo dos estudos de Giambattista Vico, que apresentam a Histria como uma Cincia Nova, voltada para o estudo preciso das criaes humanas, tornando inteligvel, em conseqncia, os processos naturais. e as invenes de Leonardo da Vinci e de Galileu Galilei, baseadas em experimentos resultantes de uma corrida pela descoberta das leis do movimento dos corpos.

20. A caracterizao apresentada por Karl Marx em sua obra mxima O Capital identifica os processos histrico-econmicos associados acumulao primitiva de capital, que possibilitou a emergncia da Revoluo na Europa, ocorrida, em primeiro lugar, na Inglaterra de meados do Sculo XVIII. Quanto s condies fundamentais que tornaram propcia a acumulao primitiva de capital, na Inglaterra, podemos tomar como elemento fundamental: a a acumulao de riquezas nas mos de uma nascente burguesia, a partir do Sculo XVI, primeiro por meio da pirataria, incentivada pela Coroa Inglesa, depois pelo comrcio, expandido para as novas rotas comerciais martimas para o Oriente. b a perda gradativa dos camponeses da propriedade dos meios de produo (terra e instrumentos de trabalho) e sua transferncia para as fileiras de um proletariado rural, resultante da poltica dos cercamentos desde o Sculo XVI. c o crescimento demogrfico vertiginoso da Inglaterra, a partir do Sculo XVII, que empurrou a populao camponesa para as cidades, tornando-se um exrcito de trabalhadores de baixo custo no contexto de uma economia monetria emergente. d as revolues de carter liberal, ocorridas na Inglaterra do Sculo XVII, que abriram caminho para a constituio de um sistema poltico parlamentar representativo, liderado pela nova elite burguesa ligada s atividades manufatureiras e comerciais. e a descoberta de ricas jazidas de recursos minerais na Inglaterra do Sculo XVIII, especialmente as reservas de carvo, que permitiram um salto na capacidade de produo energtica por meio do uso da energia a vapor.

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 8

Leia com ateno o Texto responder as questes de 22 a 28.


Texto 7

abaixo

para

A diversidade regional no mundo O mundo regionalmente diverso, cada regio do espao geogrfico mundial apresenta diferentes nuances naturais e scio-econmicas. Cada territrio, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta caractersticas geogrficas prprias, mesmo considerando-se o avano da globalizao e uma Nova Ordem Mundial que ora se consolida.(...) Anteriormente, a ordem mundial, era tida como dicotmica ou dualista, ou seja, predominava a oposio entre o bem e o mal, entre o capitalismo e o socialismo. Atualmente, a nova ordem pluralista, ou seja, possui vrias frentes de oposio, como RICOS/POBRES; CRISTOS/ MULULMANOS (ISLMICOS); INTERESSES MERCANTIS/CONSCINCIA ECOLGICA, etc. Nos dias atuais, novos processos de reconfigurao espaoterritoriais ocorrem no mundo, a maioria deles resultantes de conflitos tnicos-culturais, antes latentes e que agora se exarcebaram, neste perodo ps-Guerra Fria. (...) Neste incio de sculo, essa Nova Ordem se impe, no mais exprimindo as velhas relaes homemnatureza, porm fortalecendo um contedo de um novo mundo globalizado, que traz consigo novas formas de organizao das sociedades contemporneas. (...) um mundo ao mesmo tempo plural e singular, exigindo um novo olhar geogrfico nas diferenas e semelhanas das diversas regies do espao mundial.
(Adaptado de Da regio rede e ao lugar: a nova realidade e um novo olhar geogrfico sobre o mundo. MOREIRA Rui. Revista eletrnica de Cincias humanas e sociais. Acessado em 22/09/2208)

23. Como comentado no Texto 7, uma nova ordem mundial se impe, contribuindo para a formao de blocos econmicos. Sobre esse contexto correto afirmar que: a a constituio dos blocos econmicos foi favorecida pela presena ativa do Estado na economia que beneficiou o setor privado e incentivou a eliminao de barreiras aos investimentos estrangeiros. b os ideais neoliberais intensificaram a abertura de blocos econmicos que resultou em uma expanso do comrcio mundial, com maior fluxo de capitais e uma maior lucratividade entre os pases que os compe. c as amplas privatizaes, que surgiram no perodo neoliberal, contriburam para que o funcionamento da economia permanecesse sobre o domnio do Estado e facilitasse a formao de blocos econmicos. d por meio da presena de uma economia globalizada, a formao de blocos econmicos contribuiu para reduzir o livre fluxo de capitais e pessoas, expandindo as barreiras alfandegrias. e as prticas protecionistas realizadas pelo Estado, visando o aumento de subsdios e gastos sociais, contriburam para impulsionar o desenvolvimento nos pases membros dos principais blocos econmicos. 24. A tendncia atual, assim como citado no Texto 7, que o mundo globalizado traz consigo novas formas de organizao das sociedades contemporneas. Essa nova organizao scio-espacial tem gerado nessas sociedades vrias transformaes. Neste contexto correto afirmar que: a o processo de globalizao gerou um mundo plenamente integrado e sem fronteiras poltico-econmicas, com uma reduo cada vez mais acentuada das desigualdades econmicas e sociais. b apesar do comrcio internacional atingir grande parte do espao mundial, poucos pases monopolizam mais da metade de todo esse comrcio, provocando uma grande concentrao de riquezas. c neste atual mundo globalizado, os pases industrializados prosperam tanto quanto os pases emergentes, repercutindo numa renda da populao rica mundial cada vez menor, se comparada com a da populao mais pobre. d na atual mobilidade do mercado mundial, grandes empresas, a exemplo da Nike, fazem a realocao de suas fbricas com o objetivo de favorecer os pases mais pobres, pagando a seus trabalhadores salrios equivalentes aos pagos nos pases ricos. e as novas tecnologias geradas pelo processo de globalizao tm causado, no mundo, o aumento da produtividade, o bem-estar dos indivduos e a reduo das desigualdades no cenrio mundial.
Pg. 9

22. O Texto 7 aborda que (...) Anteriormente a ordem mundial era tida como dicotmica ou dualista (...). Atualmente, a nova ordem pluralista (...). Sobre essa mudana de ordem correto afirmar que: a a partir do final da Segunda Guerra Mundial, mudanas geopolticas profundas ocorreram, nessa poca uma nova ordem imposta e o mundo passou a ser multipolar. b antes da Segunda Guerra Mundial, o mundo era dividido em socialistas e capitalistas. Foi a poca da bipolaridade, nessa ordem as potncias hegemnicas eram Estados Unidos e Unio Sovitica. c o mundo multipolar foi marcado pela eterna disputa entre capitalismo e socialismo, tendo os Estados Unidos e a Unio Sovitica de cada um dos lados. d dentre outros fatos que contriburam para a mudana da ordem bipolar para multipolar, destaca-se o esgotamento do modelo sovitico e a ascenso do Japo e da Europa Ocidental, que passaram a disputar a supremacia internacional com os Estados Unidos. e a ordem multipolar do incio do sculo XX, e a atual apresentam as mesmas caractersticas: o enfraquecimento do estado-nao e um fortalecimento de outros agentes internacionais, como a ONU e empresas multinacionais.

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

25. Conforme o Texto 7 frisa, o mundo regionalmente diverso e vrios so os critrios adotados para sua regionalizao. Entre esses critrios, h um que destaca a formao dos blocos econmicos. Sobre o assunto verdadeiro afirmar que: a a APEC um bloco constitudo apenas por pases de cultura oriental, a exemplo do Japo e China, que constituem as maiores potncias econmicas do Pacfico Norte, sendo ambos os pases de intensa industrializao e reduzidas desigualdades sociais. b a emergncia desses blocos econmicos, que caracterizam a Nova Ordem Mundial, tem relao com a diversidade cultural ora existente no mundo, fruto da expanso capitalista. c o estudo da evoluo histrica da formao dos blocos econmicos evidencia uma maior integrao econmica, social e jurdica entre seus pases membros, aqueles que apresentam unidade lingstica, a exemplo da Unio Europia. d o NAFTA, bloco econmico anteriormente formado apenas por pases de origem saxnica, onde a lngua oficial o ingls, aceitou recentemente o ingresso do Mxico, pas de colonizao latina, como membro associado. e o MERCOSUL, bloco que se prope a promover a integrao econmica dos pases do Cone Sul da Amrica, apresenta ainda uma integrao social e comunitria precria, se comparado aos progressos integracionistas da Unio Europia, considerada o bloco de expresso mais avanada neste aspecto.

26. Nas ltimas dcadas do sculo XX, o capitalismo vivenciou um processo de mundializao sem precedentes que definiu a nova tendncia do mundo atual: a globalizao da economia, que, conforme indica o Texto 7, promove novas formas de organizao regional. Neste contexto, emergem os blocos econmicos se sobrepondo configurao territorial do Estado-nao. Sobre o exposto correto afirmar que: a a grande diferena socioeconmica entre Mxico e os outros pases componentes do NAFTA um importante empecilho para a formao de um mercado nico nos moldes da Unio Europia. Alm disso, a unificao desse mercado suscita muitas incertezas, tanto no Mxico como nos Estados Unidos. b o Bloco do Pacfico liderado pelo Japo estende sua influncia vasta rea da sia e da Oceania (Austrlia e Nova Zelndia), onde vem se impondo por sua poltica de combate pobreza e melhorias trabalhistas. c com os blocos econmicos, estabeleceu-se o fim das barreiras alfandegrias em escala mundial, contribuindo para a minimizao das diferenas scio-econmicas entre pases pobres e ricos. d a partir da emergncia dos blocos econmicos, a Unio Europia implementou polticas trabalhistas especificamente voltadas para os imigrantes latinos, bem como fomentou a emigrao entre seus pases membros. e a emergncia dos blocos econmicos dissiparam as diferenas socioeconmicas existentes entre seus pases membros, bem como impulsionou o desenvolvimento harmonioso no contexto intra-regional.

27. A nova regionalizao, caracterizada pelos blocos econmicos, apresenta-se como uma postura de reao frente necessidade de tornar-se mais competitivo no momento em que diminui a capacidade dos Estados de individualmente regularem o mercado. Ao mesmo tempo, torna-se impactante os problemas socioeconmicos apresentados pelas regies perifricas, excludas destes acordos. Sobre o tema verdadeiro afirmar que: a o crescimento do Japo estimulou a diversificao da produo e das exportaes dos pases da sia meridional e oriental, onde esto localizados os grandes formigueiros humanos e as principais concentraes de pobreza da sia, o que impe um ritmo acelerado de desenvolvimento nesses pases. b no ranking mundial, quanto ao nvel de desenvolvimento, os pases situados na frica Subsaariana, apresentam parcela significativa da populao com subalimentao crnica (alimentao inadequada ou insuficiente), crises agudas de fome e a tragdia da AIDS. c em contraste com a frica Subsaariana e a sia Meridional, a Amrica Central exibe taxas de emprego, ndices de Pobreza Humana (IPH) e desenvolvimento humano que revelam o crescimento econmico e social vivido por seus pases no contexto de implantao das polticas neoliberais. d o desenvolvimento econmico, ao longo do processo histrico, assumiu ritmos divergentes no espao mundial. A sia Meridional permaneceu como uma das regies mais pobres e menos urbanizadas de todo o planeta, enquanto que a Amrica Latina vem se distanciando de problemas sociais como a fome e o analfabetismo funcional. e a modernizao desigual promovida no espao mundial na segunda metade do sculo XX conferiu aos pases do continente africano o mais baixo desenvolvimento humano, com destaque para a frica do Sul.

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 10

28. Na nova realidade internacional que emergiu aps o colapso do socialismo, o fenmeno tnico ocupa lugar relevante. Os Estados criados pela mo do colonialismo, que traava fronteiras, com total desconhecimento dos grupos tnicos locais, tornaram-se vulnerveis ao desestabilizadora deste fenmeno. Neste contexto, correto afirmar que: a a frica exemplo tpico neste aspecto, pois etnias de origens distintas foram alocadas em um mesmo territrio, gerando violentos conflitos que levam o timbre tnico, a exemplo dos ocorridos em Ruanda e Burundi. b pode ser citado o caso do Canad, onde a secesso de Quebec constitui-se uma fonte permanente de preocupao para os canadenses. c a Iugoslvia foi o primeiro pas a sentir os abalos dos novos tempos, um verdadeiro caldeiro tnico, que, apesar de todos os conflitos, inclusive a sangrenta Guerra da Bsnia, conseguiu at os dias atuais manter sua unidade poltica. d o Oriente Mdio considerado um eterno palco deste tipo de conflitos, que so agravados por fatores religiosos e econmicos, com exceo da Questo Curda, resolvida recentemente, com o reconhecimento da independncia do territrio curdo, os demais conflitos ainda persistem nos dias atuais. e os Estados assentados em uma unidade tnica, ficaram imunes s influncias dos conflitos que ocorriam em diversos lugares, aps a Queda do Muro de Berlim, a exemplo da Rssia, cuja populao formada basicamente por povos da mesma origem, a eslava (biellos russos). 29. A graviola uma fruta que possui diversos nutrientes , como as Vitaminas C, B1 e B2 e os Sais Minerais: Clcio, Fsforo, Ferro, Potssio e Sdio. Uma indstria qumica deseja fabricar um produto a partir da combinao de 4 daqueles nutrientes, entre vitaminas ou sais minerais, encontrados na graviola. A quantidade de produtos que poder ser fabricada, se forem utilizados no mximo 2 tipos de vitaminas, ser de: a 26 b 30 c 32 d 60 e 65

Texto 8

A Srie Arte e Matemtica na escola, que ser apresentada pela TV ESCOLA, no Programa Salto para o Futuro, constituda por cinco programas que pretendem oferecer um espao de reflexo, interao e discusso sobre as mltiplas relaes matemticas existentes nas diversas linguagens.
(Fonte:www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins200 2/ame/ameimp.htm)

30. Considere que os programas acima (Texto 8) sejam exibidos em trs turnos: o primeiro pela manh, o segundo pela tarde, e o terceiro pela noite. Ento, o nmero de maneiras distintas que a seqncia de programas pode ser exibida : a 10 b 30 c 60 d 80 e 120 31. Utilizando o Texto 8, supe-se que dois programas que sero apresentados pela TV ESCOLA esto com defeito. Ao selecionar, aleatoriamente, um programa, a probabilidade de que este esteja com defeito : a 10% b 20% c 30% d 40% e 50% 32. Um grupo de 12 artistas analisou duas obras de artes, 10 deles gostaram da primeira obra; 6 deles gostaram da segunda obra e 4 deles gostaram da primeira e da segunda obra. A probabilidade, ao acaso, de um desses artistas, gostar s da segunda obra : a

1 6 1 5

1 4 1 3 1 2

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 11

Texto 9

O grfico abaixo apresenta a taxa de fecundidade de alguns pases, entre eles o Brasil, com a taxa de 1,8 filho por mulher.

36. Todos os dias, uma grande parcela da populao utiliza automvel como meio de transporte. Admita que a energia fornecida pela gasolina adquirida num posto de combustvel seja igual a 10.000 J. Destes, 2.500 J foram utilizados para realizar trabalho e o restante, isto , os 7.500 J, so as perdas. A partir dessas informaes, analise as seguintes afirmativas: I. Neste processo, a energia total se conserva. II. O rendimento dessa mquina igual a 75%. III. O processo em questo irreversvel. De acordo com as alternativa correta : a I b II c I e III d II e III e I, II e III 37. O som audvel apresenta freqncias variando entre 20Hz e 20.000Hz, sendo a velocidade do som no ar igual a 340m/s. Considerando-se a onda sonora, correto afirmar que: a quando ela passa de um meio para outro sua freqncia se altera. b quando ela passa de um meio para outro seu comprimento de onda permanece constante. c a qualidade fisiolgica que permite distinguir um som forte de um fraco o timbre. d a qualidade fisiolgica que permite distinguir dois sons, de mesma altura, emitidos por fontes sonoras diferentes a amplitude. e o comprimento de onda do som de menor freqncia, no ar, igual a 17m. 38. Um ribeirinho pretende atravessar o rio e, para isso, constri uma jangada com toras de madeira. Cada tora tem 0,08m e massa de 40kg. Se o ribeirinho tem 70kg, qual a quantidade mnima de toras ele pode usar para que a jangada no afunde? Considere a densidade da gua 1000kg/m. a 1 b 2 c 3 d 4 e 5 afirmativas acima, a

Fonte: Veja,30/07/08

33. Em relao ao grfico apresentado no Texto 9, a taxa mdia de fecundidade do Japo ao Brasil igual a: a 1,2 b 1,3 c 1,48 d 1,55 e 1,8 34. Com base nos dados apresentados no grfico do Texto 9, a mediana igual a: a 3,6 b 2,1 c 2,0 d 1,8 e 1,3 35. Preocupado com a falta de rea verde em sua cidade, um prefeito resolveu aproveitar um terreno triangular, localizado no cruzamento de duas ruas, para construir uma praa, conforme representado na figura abaixo:

A rea da praa a ser construda, em m, : a 250 b

250 3 300 3

c 300 d e
UEPA

500
PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1 Pg. 12

39. O som na atmosfera diminui de intensidade medida que se distancia da fonte. Quanto maior a freqncia do som, mais rapidamente ele atenuado com a distncia. Em um show esto se apresentando os cantores Walter Bandeira, que canta em tom grave, e Andra Pinheiro, em tom agudo. O sistema de som emite as duas vozes com a mesma intensidade. Dentre os grficos abaixo, marque aquele que descreve corretamente o comportamento das ondas sonoras descrito acima: a
Intensidade

40. Os mamferos possuem um mecanismo de controle de temperatura em seus corpos que age para manter a temperatura aproximadamente constante. J os rpteis no contam com um controle desses e a temperatura de seus corpos varia conforme a temperatura do ambiente. Analise as seguintes afirmativas, considerando que o corpo de uma pessoa se mantenha a 37C e que o de um jacar permanea sempre na mesma temperatura do meio. I. Se um jacar ficar em um ambiente em que a temperatura seja de 30C, ele absorver calor do ambiente continuamente e, aps um tempo, haver um fluxo lquido de calor do jacar para o ambiente.

Andra

Walter Distncia

II. Se a temperatura do ambiente for abaixo de 25C, tanto o jacar quanto a pessoa entraro em equilbrio trmico com o meio. III. Existe um fluxo lquido de calor da pessoa para o ambiente, enquanto a temperatura do ambiente for abaixo de 37C. De acordo com as alternativa correta : a I b III afirmativas acima, a

Intensidade

Walter

Andra Distncia

c I e III d II e III e I, II e III

Intensidade Walter

41. Morcegos e golfinhos se orientam emitindo ondas sonoras em torno de 150 KHz e captando suas reflexes pelos objetos ao redor. Esta habilidade chamada de ecolocalizao. Analise as afirmaes a seguir: I. Se um golfinho escutar duas reflexes diferentes de um pulso que ele emitiu, cada uma com uma freqncia diferente, ento o objeto que refletiu a onda de freqncia menor que 150 KHz est se afastando do golfinho.

Andra Distncia

Intensidade Andra

II. As ondas emitidas para a ecolocalizao esto na faixa do infra-som. III. O tempo necessrio para o golfinho ouvir o eco de um objeto, a uma certa distncia, menor do que o tempo que o morcego levar para ouvir o eco de outro objeto mesma distncia dele. De acordo com as alternativa correta : afirmativas acima, a

Walter Distncia

Intensidade Walter Andra

a I b III c I e III d II e III e I, II e III

Distncia

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 13

42. O aumento da velocidade da reao de combusto do metanol nos carros de frmula 1 se d: a pelo aumento de oxignio na cmara de combusto. b pelo aumento de vapor de gua na cmara de combusto. c pela reduo da presso. d pela diminuio do oxignio na cmara de combusto. e pela diminuio da temperatura na cmara de combusto. 43. O metanol um combustvel utilizado em carros de corrida de frmula 1. A combusto completa de 64 g desse combustvel libera: a 127,6 kJ b 638,1 kJ c 1.276,2 kJ d 6.381,2 kJ e 7.448,1 kJ Dados: Hfo (kJ mol-1): CH3OH (l) = -239,0; H2O(g) = -241,8; CO2(g) = -393,5 44. O etanol pode ser obtido por fermentao, a partir da cana-de-acar. A ltima etapa do processo a fermentao alcolica representada pela equao qumica nobalanceada abaixo:

45. O grfico que representa combusto do metanol : a

reao

de

Considerando que o rendimento do processo seja de 90%, a massa de etanol obtida a partir de 10 kg de glicose : a 10,20 kg b 6,32 kg c 5,11 kg d 4,59 kg e 2,72 kg e

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 14

46. O hidrocarboneto de estrutura qumica representado abaixo um dos componentes da gasolina:

47. A substncia que confere a cor da pele a um ser humano a melanina (estrutura qumica representada abaixo):

A nomenclatura hidrocarboneto : a 3,4-dimetilpentano b 2-isobutano c 2,3-dimetilpentano d heptano e 2-metilisopentano

oficial

(IUPAC)

do

A frmula molecular dessa substncia : a C10H9NO4 b C10H8NO4 c C10H4NO4 d C9H8NO4 e C8H7NO4

48. A substituio do diesel por biodiesel se justifica, principalmente, por razes ambientais. O aumento da concentrao de CO2 na atmosfera agrava o efeito estufa. As figuras abaixo apresentam esquemas da produo de dixido de carbono por veculos automotivos, utilizando combustveis fsseis (a) e derivados de biomassa (b).

(a)

(b)

(Fonte: Adaptado de OLIVEIRA, F. C. C; SUAREZ, P. A. Z; SANTOS, W. L. P. dos. Biodiesel: Possibilidades e desafios. Qumica Nova na Escola maio/2008)

Considere as afirmativas abaixo: I. O Efeito estufa um fenmeno natural que consiste na ao do dixido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfcie da Terra, mantendo assim uma temperatura estvel no planeta.

II. O aumento da concentrao dos gases nitrognio (N2) e oxignio (O2) pode provocar uma intensificao do efeito estufa. III. O uso de derivados de petrleo aumenta a concentrao de CO2 na atmosfera, o que traz como resultado o aquecimento global. IV. A produo e o uso de biodiesel como combustvel permite uma reabsoro do CO2 liberado durante sua queima, possibilitando uma reduo na poluio atmosfrica quando comparado com a queima de combustveis fsseis. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : a I e II b I, II e III c I, II e IV d I, III e IV e II, III e IV
UEPA PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1 Pg. 15

49. Uma estufa para criao de plantas feita com paredes e teto de vidro, de modo que a luz do Sol penetra facilmente e aquece seu interior. Algumas caractersticas da estufa dificultam a perda de calor: O vidro reflete a radiao de calor na faixa do infra-vermelho, que emitida mais intensamente quanto mais quente o interior da estufa. Isso dificulta perda de calor por irradiao. O vidro tambm um mau condutor de calor, o que torna a perda deste por conduo muito lenta. Como a estufa fechada, ela no perde calor pela movimentao e troca da massa de ar quente pelo ar de fora, ou seja, no h perda por conveco.

50. A figura a seguir representa um dos fenmenos que provoca desequilbrio ambiental.

Desta forma, o interior da estufa consegue ficar consideravelmente mais quente do que o lado de fora. J no chamado efeito estufa, a atmosfera da Terra aquecida por um efeito anlogo a um dos que acontecem na estufa. Considere a analogia entre a estufa e a atmosfera terrestre, com relao s trocas de calor. Sobre isto, correto afirmar que: a as trocas de calor entre a Terra e o espao ocorrem por irradiao. b a conduo de calor do Sol para a Terra fornece a energia para aquecer a atmosfera. c na estufa, no h perda por conveco, mas para o planeta como um todo, a perda por conveco para o espao um mecanismo importante. d a conduo de calor da terra para o espao remove uma grande quantidade de energia da atmosfera. e a Terra irradia muito mais calor para o espao do que o que recebe do Sol por conveco.

(Fonte: Amabis e Martho Biologia das populaes. V.3)

Sobre o fenmeno representado acima, analise as afirmativas a seguir: I. O desmatamento e a queimada de florestas e matas colaboram para esse fenmeno. II. O reflorestamento e o plantio de rvores em reas sem vegetao podem contribuir para minimizar esse fenmeno. III. O aumento da intensidade desse fenmeno tem como conseqncia o aquecimento global. IV. O fenmeno representado a destruio da camada de oznio. De acordo com as alternativa correta : a I e II b I, II e III c I, III e IV d II, III e IV e I, II, III e IV afirmativas acima, a

51. A relao trfica a seguir encontrada na Regio de Manguezais no Estado do Par.

A entrada de uma nova espcie de camaro, na relao trfica, o gigante da Malsia, causa preocupao em estudos apresentados pelo IBAMA, pois a nova espcie extica (espcie proveniente de outra Regio) predadora do camaro regional. A partir dos dados apresentados afirma-se que: a o nvel trfico mais energtico o do Cao. b a entrada da espcie extica promover aumento da populao de Peixe Serra. c a populao do caranguejo diminuir com a introduo do gigante da Malsia. d a biomassa da pescada amarela maior do que a do camaro regional. e os peixes apresentados ocupam o mesmo nvel trfico.
UEPA PROSEL 2 Etapa / PRISE - Subprograma XI - Prova Tipo 1 Pg. 16

Texto 10

Texto 11

O sistema intertnico norte-americano tem, como base, o chamado jus sanguini (direito de sangue). No estado do Mississipi, por exemplo, quem tiver 1/8 de sangue negro ser considerado, legalmente, da raa negra. Logo, a classificao racial tem como princpio a pureza da raa branca (...)
(Texto de George Zarur. http://www. georgezarur. com.br/pagina.php/51)

A sndrome representada no caritipo, a seguir, um evento gentico natural e universal, estando presente em todas as raas e classes sociais. No uma doena e, portanto, as pessoas com essa sndrome no so doentes. No correto dizer que uma pessoa sofre de, vtima de, padece ou acometida por essa sndrome. O correto seria dizer que a pessoa tem ou nasceu com a sndrome.

52. Sobre a substncia em destaque no Texto 10, afirma-se que: I. As transfuses ocorrem entre pessoas com tipos compatveis. II. O pr-natal realizado nos servios de sade pode prevenir a ocorrncia de casos de eritroblastose fetal. III. A incompatibilidade entre tipos diferentes deve-se a uma reao imunolgica entre substncias dissolvidas no plasma e substncias presentes na membrana das hemcias. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : a I b II c III d I e II e I, II e III 53. No Brasil, os estados que mais desmatam, Par, Mato Grosso e Rondnia, concentram o chamado Arco do Desflorestamento. Com um mercado agrcola em potencial, agricultores brasileiros ainda utilizam as queimadas como principal ferramenta, abrindo espao para plantios. A abertura de novas fronteiras agrcolas acarreta novos avanos sobre coberturas vegetais intocadas. Esses processos geram srias conseqncias ambientais, sociais e econmicas. Nesse sentido, afirma-se que: I. O bioma predominante nos estados citados a Floresta Tropical Amaznica. 54. O Texto 11 e o caritipo referem-se a: I. Sndrome de Down, que uma mutao cromossmica numrica.

II. Sndrome de Turner, que uma mutao cromossmica estrutural. III. Sndrome de Down, que uma trissomia do cromossomo 21. IV. Sndrome de Klinefelter, que trissomia dos cromossomos sexuais. uma

V. Um portador da Sndrome de Down, do sexo feminino. De acordo com as alternativa correta : a I, II e III b I, III e IV c I, III e V d III, IV e V e II, III e IV afirmativas acima, a

II. A regio do Arco do Desflosrestamento caracteriza-se por apresentar vegetao sempre verde, elevada temperatura, alta umidade e solos pobres em nutrientes. III. A remoo da cobertura vegetal propicia o surgimento de zonas de desertificao. IV. A expanso de novas fronteiras agrcolas diminui a biodiversidade local. V. A atividade dos agricultores, abrindo espao para o plantio, aumenta o aquecimento global. De acordo com as alternativa correta : a II, III, IV e V b I, III, IV e V c I, II, III e V d I, II, III e IV e I, II, III, IV e V
UEPA

afirmativas

acima,

PROSEL 2 Etapa / PRISE - Subprograma XI - Prova Tipo 1

Pg. 17

Texto 12

De Thomas Malthus, estudioso da demografia, Darwin adotou uma idia crucial: nem todos os indivduos que nascem conseguem sobreviver e reproduzir, em funo das limitaes de alimento e espao. Malthus preocupava-se com as sociedades humanas, mas Darwin estendeu o conceito para todas as espcies.
(Adaptado de Revista National Geographic Brasil, novembro/2004, David Quammen)

56. O seqenciamento do genoma do camundongo revelou cerca de 30 mil genes, 99% dos quais possuam equivalentes diretos em seres humanos. (Revista National Geographic,
novembro/2004, por David Quammen)

As semelhanas entre os genes humanos e os do camundongo revelam: a outro tipo de evidncia de um processo evolutivo, as homologias, como aquela entre mos e patas com cinco dedos. b mecanismos de evoluo convergente, influenciados por presses do ambiente. c inmeros cruzamentos entre camundongos e humanos, promovendo a recombinao gnica. d evidncias que no caracterizam ancestralidade comum entre os vertebrados citados. e populaes de camundongos que surgiram de populaes humanas.

55. O trecho em destaque no Texto 12 relaciona uma srie de processos ecolgicos presentes nos mecanismos de sobrevivncia e reproduo dos seres vivos, num determinado ambiente. Nesse sentido: I. a superabundncia de populao d origem intraespecfica. filhotes numa competio

II. a competio tem uma funo importante na regulao populacional. III. as populaes tendem a crescer num determinado potencial, influenciadas por foras ambientais, biticas e abiticas. IV. as espcies possuem etapas de desenvolvimento reguladas por taxas de natalidade e mortalidade, sujeitas a alteraes de fatores ambientais. De acordo com as alternativa correta : a III b I e II c I e IV d II, III e IV e I, II, III e IV afirmativas acima, a

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE - Subprograma XI - Prova Tipo 1

Pg. 18

Leia atentamente o texto abaixo e responda s questes de nmero 57 a 60


Amazona es el territorio y protagonista en el Foro Social Mundial 2009. Del 27 de enero al 1 de febrero la ciudad de Belm deja de ser la capital del Estado de Par para convertirse en el centro de toda la Pan- Amazona.

57. De acordo com as informaes do texto ao lado, correto afirmar que: a as atividades do FSM duraro sete dias em toda Amaznia. b o FSM 2009 Amaznia diretrizes estratgicas. resolver trs

c a Amaznia sediar o evento porque apresenta um grande desenvolvimento. d os movimentos sociais, entre outros, lutam por uma Amaznia sustentvel. e a Amaznia a ltima regio do planeta relativamente preservada. 58. O fragmento do texto ao lado ...en un espacio geogrfico de valor inmensurable por su biodiversidad, expressa: a que geograficamente um espao de difcil acesso. b pouca importncia para a geogrfica latino-americana. imensidade

www.orgnet.com

La Pan- Amazona ser el territrio de la 8 edicin del Frum Social Mundial. Durante seis dias, Belm, la capital del Par, en Brasil, asume el puesto de centro de toda la regin para abrigar el mayor evento altermundista de la actualidad que rene activistas de ms de 150 pases en un proceso permanente de mobilizacin, articulacin y busqueda de alternativas por un otro mundo posible, libre de la poltica neoliberal y todas las formas de imperialismo. Compuesta por Bolivia, Brasil, Colombia, Equador, Guyana, Per, Suriname y Venezuela, adems de la Guyana Francesa, la Pan-Amaznia es conhecida por la riqueza de la mayor biodiversidad del planeta y por la fuerza y tradicin de los pueblos y de las entidades que construyen un movimiento de resistencia en la perspectiva de un otro modelo de desarrollo. Mucho ms que un territorio para abrigar el FSM, la Amazona, estar representada por sus pueblos, movimientos sociales y organizaciones, ser protagonista en el proceso y tendr la oportunidad de exponer mundialmente sus luchas, adems de tejer alianzas continentales y planetarias. El Consejo Internacional del FSM compuesto por cerca de 130 entidades escogi la Pan- Amazona para sediar el FSM 2009 en reconocimiento al papel estratgico que la regin posee para toda la Humanidad. La regin es una de las ltimas reas del planeta todava relativamente preservada, en un espacio geogrfico de valor inmensurable por su biodiversidad y que agrega un conjunto amplio y diverso de movimientos sociales, centrales, sindicales, asociaciones, cooperativas y organizaciones de la sociedad civil que luchan por una Amazona sostenible, solidria y democrtica, articuladas en redes y foros, construyendo ese amplio movimiento de resistencia en la perspectiva de un otro modelo de desarrollo. El FSM 2009 Amazona tendr por guia tres directrices estratgicas: - ser efectivamente un espacio donde se construyen alianzas que fortalecen propuestas de accin y formulacin de alternativas; ser hegemonizado por las actividades auto-gestionadas; y poseer un claro acento pan-amaznico. Ese esfuerzo y demanda de la Pan-Amazona fueron reconocidos y abrazados por el CI y el resultado ser una de las grandes novidades del FSM en su 8 edicin, un da entero dedicado a la temtica panamaznica.
http://www.forumdesalternatives.org/ES/readarticle Glossrio desarrollo= desenvolvimento pueblo= povoado, populao tejer= tecer

c que a regio pan-amaznica importante para o mundo por sua biodiversidade. d uma dificuldade imensa para chegar biodiversidade. e que o valor geogrfico importncia para todo o pas. de grande

59. Com base no texto ao lado, analise e julgue as afirmativas abaixo em verdadeiro ou falso. ( ( ( ( ( ) O Consejo Internacional composto por 9 pases. del FSM e a

) A Amaznia ser o territrio protagonista do FSM, em 2009.

) O FSM 2009 ter por guia trs diretores estratgicos. ) No FSM, a Amaznia representada por seu povo. no ser

) A sociedade civil luta por uma Amaznia sustentvel e solidria.

A alternativa que apresenta a seqncia correta : a VFFV-V b FVFF-V c FFVV-F d VFFV-F e FVVF-V 60. No fragmento (...) propuestas de accin y formulacin de alternativas;(...), o vocbulo em negrito expressa uma idia de: a concesso b finalidade c disjuno d adversidade e unio

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 19

Leia atentamente o texto abaixo e responda s questes de nmero 57 a 60

The West: Unique, not universal


( by Samuel P. Huntington)

In recent years Westerners have reassured themselves and irritated others by expounding the notion that the culture of the West is and ought to be the culture of the world. This conceit takes two forms. One is the Coca-colonization thesis. Its proponents claim that Western, and more specifically American, popular culture is enveloping the world: American food, clothing, pop music, movies, and consumer goods are more and more enthusiastically embraced by people on every continent. The other has to do with modernization. It claims not only that the West has led the world to modern society, but that as people in other civilizations modernize they also westernize, abandoning their traditional values, institutions, and customs and adopting those that prevail in the West. Both theses project the image of an emerging homogeneous, universally Western world and both are to varying degrees misguided, arrogant, false, and dangerous. Advocates of the Coca-colonization thesis identify culture with the consumption of material goods. The heart of a culture, however, involves language, religion, values, traditions, and customs. Drinking Coca- Cola does not make Russians think like Americans any more than eating sushi makes Americans think like Japanese. Throughout human history, fads and material goods have spread from one society to another without significantly altering the basic culture of the recipient society. Enthusiasms for various items of Chinese, Hindu, and other cultures have periodically swept the Western world, with no discernible lasting spillover. The argument that the spread of pop culture and consumer goods around the world represents the triumph of Western civilization depreciates the strength of other cultures while trivializing Western culture by identifying it with fatty foods, faded pants, and fizzy drinks. The essence of Western culture is the Magna Carta, not the Magna Mac.
(Fonte: http://www.findthelinks.com/ neodemocracy/ English/ Huntington%2520-The% 2520 West.pdf. Acesso em 26.09.2008)

58. Nos ltimos anos, os ocidentais tm defendido a idia de que o oeste tem conduzido o mundo sociedade moderna. Segundo o trecho It claims not only that the West has led the world to modern society, but that as people in other civilizations modernize they also westernize, abandoning their traditional values, institutions, and customs and adopting those that prevail in the West, correto afirmar que: a o consumo de bens materiais tem aumentado devido influncia da mdia americana nos continentes. b ao se modernizarem, outras civilizaes se ocidentalizam e abandonam seus valores e tradies. c a ocidentalizao possvel desde que as civilizaes se modernizem. d ao se modernizarem, outras civilizaes mantm seus costumes, valores e tradies. e as pessoas querem pensar e agir como se fossem americanos, porque valorizam a modernizao. 59. Segundo o autor, os ocidentais esto certos da potencialidade de sua cultura em relao ao resto do mundo. Quanto a essa viso, afirma-se que os ocidentais: I. acreditam que sua cultura e deve ser a cultura do mundo.

II. consideram que a cultura popular americana est tomando conta do mundo. III. acreditam que pessoas de outras civilizaes se ocidentalizam e adotam seus costumes. IV. projetam a imagem de um mundo ocidental universalmente homogneo e emergente. De acordo com as alternativa correta : a I, II e III b I, II e IV c I, III e IV d II, III e IV e I, II, III e IV 60. Nos trechos Both theses project the image of an emerging homogeneous, universally Western world - and both are to varying degrees misguided, arrogant, false, and dangerous e The essence of Western culture is the Magna Carta, not the Magna Mac, o autor critica a viso dos ocidentais. Ao expressar seu pensamento, ele deixa claro que: a possui viso modernizao. equivocada quanto afirmativas acima, a

Glossrio:

Reassured: reafirmado Proponents: defensores Misguided: equivocadas Lasting: duradouros Spread: propagao

| | | | |

Expounding: difundir Emerging: emergente Discernible: perceptveis Spillover: rastros Trivializing: banaliza

57. No trecho The argument that the spread of pop culture and consumer goods around the world represents the triumph of Western civilization depreciates the strength of other cultures while trivializing Western culture by identifying it with fatty foods, faded pants, and fizzy drinks, o pronome destacado refere-se: a ao consumo de bens materiais. b propagao da cultura pop. c cultura ocidental. d ao triunfo americano. e s comidas calricas.
UEPA

b manifesta seu apoio aos ocidentais. c contrrio tese da modernizao oriental. d compartilha das ocidentalizao. teorias sobre a

e discorda da viso errnea dos ocidentais.

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 20

Leia atentamente o texto abaixo e responda s questes de nmero 57 a 60

LAmazonie: territoire et protagoniste dans le Forum Social Mondial 2009. Du 27 janvier au 1 fvrier, la ville de Belm cesse dtre la capitale de ltat du Par pour devenir le centre de toute la Pan-Amazonie.

La Pan-Amazonie sera le territoire de la 8me dition du Forum Social Mondial. Durant six jours, Belm, la capitale do Par, au Brsil, assume le rle de centre de toute la rgion pour accueillir le plus grand vnement alter mondialiste actuel qui runit des militants de plus de 150 pays dans un processus permanent de mobilisation, articulation, et recherche dalternatives pour un autre monde possible, libr de la politique no librale et de toutes les formes de limprialisme. Le Forum social mondial se caractrise galement par sa pluralit et par sa diversit. Il nest ni confessionnel, ni gouvernemental, ni partisan. Il se propose de faciliter larticulation, dcentralise et en rseau, dassociations et de mouvements engags, tant au niveau local quinternational, dans des actions concrtes de construction dun autre monde, sans prtendre pour autant incarner une instance reprsentative de la socit civile mondiale. Le Forum social mondiale nest ni une association, ni une organisation.
(Fontes:http://lipietz.net/spip.php?article2246http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=19&cdlanguage=3)

Glossrio
Devenir tornar-se / Recherche busca / Rseau rede / Partisan partidrio

57. A sede do Frum Social Mundial 2009 ser: a Paris b Belm c Manaus d Equador e Rio de Janeiro 58. O Frum Social Mundial tem por objetivo: a divulgar projetos governamentais. b fortalecer as polticas neo-liberais. c buscar alternativas para um mundo melhor. d reunir o maior nmero possvel de partidos polticos. e resolver o problema da fome nos pases ditos do terceiro mundo. 59. (...)Il nest ni confessionnel, ni gouvernemental, ni partisan (...)" Segundo esta declarao, o Frum Social Mundial: a representa a sociedade civil. b privilegia as culturas dos pases orientais. c dialoga com religiosas. as diferentes convices

60. De acordo com o texto, o Frum Social Mundial : a uma instituio sem fins lucrativos. b uma associao de partidos polticos. c uma organizao no governamental. d uma associao Amaznia. de pases da Pane

e um espao internacional de reflexo organizao.

d apia a interveno dos Estados Unidos na economia mundial. e defende uma lngua comum para todos os pases participantes.

UEPA

PROSEL 2 Etapa / PRISE Subprograma XI Prova Tipo 1

Pg. 21

Вам также может понравиться