Вы находитесь на странице: 1из 8

13/03/2013

Estrutura e Organizao da Educao Brasileira


Tema 6: Avaliao da Educao Bsica e do Ensino Superior Prof. Me. Djalma Silveira

Objetivos
Estudar os princpios gerais da avaliao na esfera educacional. Conhecer princpios, propostas, polticas e pessoas envolvidas na avaliao.

Identificar implicaes e impactos deste tipo da avaliao no atual quadro da educao brasileira. Conhecer as atuais polticas pblicas de avaliao da educao brasileira, tanto no ensino bsico quanto no ensino superior.

13/03/2013

Levantar e analisar suas potencialidades e fragilidades, com a finalidade de utilizar estes conhecimentos como ferramenta de interveno.

Nos ltimos anos, possvel observar a proliferao dos discursos que defendem a aplicao de testes educacionais unificados. A ideia de que preciso saber sobre a qualidade da educao no Brasil tornou-se, inclusive, um ndice de sucesso governamental.

Em teoria, a utilidade destes testes seria a de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do que ministrado nas escolas brasileiras.

13/03/2013

No processo de avaliao, so reveladas as posies, as crenas e a viso de quem se prope a avaliar, at mesmo porque so estas mesmas crenas e vises que estabelecem os parmetros.

Os exames nacionais em vigor, portanto, enfatizam a medio do desempenho escolar por meio de testes padronizados, vinculando-os a uma concepo objetivista de avaliao.

Os exames atualmente em vigor so: O Saeb (no ensino fundamental). O Enem (no ensino mdio). O Provo (no ensino superior).

13/03/2013

importante salientar que a avaliao faz parte de um projeto educativo e muito mais que apenas medir. Avaliar, no contexto da educao, um processo e reflete determinada concepo de educao, do papel do professor e do que conhecimento.

10

As pesquisas sobre avaliao, no Brasil, tiveram incio em 1930. Deste perodo at os dias atuais, pode-se identificar dois marcos interpretativos de avaliao: De 1930 a 1970: a nfase recaiu nos testes padronizados para a medio das habilidades e aptides dos alunos, tendo em vista a eficincia, a neutralidade e a objetividade nos instrumentos de avaliao.

11

A partir da dcada de 1980, emergiu um modelo avaliativo que leva em considerao as questes de poder e de conflito no currculo e questiona sobre o que e para que se avalia.

12

13/03/2013

Nesta ltima concepo, pe-se em evidncia as implicaes sociais e educacionais do rendimento escolar. Os atuais modelos de avaliao da educao brasileira desconsideram o ltimo modelo, mantendo o modelo anterior.

13

Olhando a partir de uma viso em que a educao faz parte de um todo, de um processo ainda maior, que envolve a poltica, a cultura e a economia, pode-se tirar pontos para reflexo. Uma dessas reflexes est no atrelamento da poltica de avaliao finalidade da educao para o modelo poltico e econmico vigente.

14

O atual modelo neoliberal busca a produo ou a formao de profissionais flexveis e qualificados para os postos de trabalho.

15

13/03/2013

Outra funo do atual modelo educacional inculcar nos alunos a ideologia necessria ao desenvolvimento e manuteno do atual sistema poltico e econmico. Assim, o atual sistema de avaliao da educao no avalia os processos subjetivos, como a capacidade crtica e analtica dos alunos.

16

Embora critique-se a famosa decoreba, ainda comum se defrontar com ela nos cursinhos e demais cursos preparatrios para o Enem, por exemplo. Tal como est sendo aplicada hoje, a avaliao, segundo a opinio de Souza e Oliveira (2003), encerra duas potencialidades:

17

De um lado, torna-se pea central nos mecanismos de controle, que se deslocam dos processos para os produtos, transferindo-se o mecanismo de controle das estruturas intermedirias para a ponta, via testagens sistmicas.

18

13/03/2013

Legitima valoraes teis induo de procedimentos competitivos entre as escolas e os sistemas para melhorar pontuaes nos rankings . Estrutura organizacional e boa organizao do processo de ensino e aprendizagem, que consigam motivar a maioria dos alunos a aprender.

19

Percebe-se, assim, que a avaliao tambm um instrumento de direcionamento da educao com vistas a uma finalidade: o mercado de trabalho. Um das grandes questes que tambm se apresentam ao se constatar esta formao para o mercado de trabalho a ausncia ou a supresso da criticidade na formao.

20

No se avalia a capacidade do trabalhador em pensar sua prpria atividade ou sua participao social.

21

13/03/2013

Embora haja inmeros problemas no atual modelo de avaliao da educao brasileira, em seus vrios nveis, importante lembrar tambm da importncia do papel da avaliao. Outros componentes tambm devem fazer parte da avaliao do ensino, tais como as condies das escolas, a formao dos professores, entre outros.

22

Texto Auxiliar Utilizado Neste Tema:


SOUZA, Sandra Zakia Lian; OLIVEIRA, Romualdo Portela. Polticas de avaliao da educao e quase mercado no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 84, p. 873-895, setembro 2003. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v24n84/a07v2484.p df>.
Acesso em: 09/02/2011.

23

Вам также может понравиться