Вы находитесь на странице: 1из 56

UNIVERSIDADE JOSE DO ROSARIO VELLANO CURSO DE DIREITO CAMPUS LIBANO (BH)

UNIFENAS

MATERIAL DE APOIO: PROCESSO PENAL III

Professora Mary Mansoldo

Belo Horizonte MG 2014

MATERIAL DE APOIO: PROCESSO PENAL III Professora Mary Mansoldo - 2014

SUMRIO

1 PROCESSO E PROCEDIMENTO 1.1 TIPOS DE PROCEDIMENTOS 2 PROCEDIMENTO COMUM ORDINRIO 2.1 CONDIES DA AO E PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS 2.2 CITAO DO RU 2.2.1 FORMAS DE CITAO 2.3 RESPOSTA ACUSAO 2.4 ABSOLVIO SUMRIA 2.5 AUDINCIA DE INSTRUO E JULGAMENTO 3 PROCEDIMENTO COMUM SUMRIO 3.1 PROCEDIMENTO SUMRIO - ARTS. 531 A 540 4 PROCEDIMENTO COMUM SUMARSSIMO 4.1 DOS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS 4.2 PROCEDIMENTO SUMARSSIMO 5 PROCEDIMENTO ESPECIAL DO TRIBUNAL DO JRI 5.1 A ORIGEM DO TRIBUNAL POPULAR 5.2 O TRIBUNAL DO JRI NO BRASIL 5.3 PRINCPIOS BSICOS DO TRIBUNAL DO JRI 5.4 PROCEDIMENTOS DO TRIBUNAL DO JRI 5.4.1 PRIMEIRA FASE 5.4.2 SEGUNDA FASE BIBLIOGRAFIA E REFERNCIAS LEGISLATIVAS

3 3 4 5 8 9 12 14 15 22 22 26 26 34 38 38 40 42 44 45 48 54

1 PROCESSO E PROCEDIMENTO

Processo: o instrumento pelo qual se manifesta a jurisdio, tendo sempre a finalidade de alcanar um provimento final, que solucionar a controvrsia e cumprir os objetivos de concretizao do Direito e pacificao social.

Observaes sobre jurisdio (CF art. 5, LIII): atividade e expresso do Poder Pblico. a jurisdio una, no sentido de se tratar de interveno do Estado junto aos jurisdicionados; todos os atos e decises judiciais proferidos pelos rgos investidos de jurisdio configuram a manifestao do poder estatal jurisdicional; o processo penal um instrumento da jurisdio que viabiliza a aplicao da lei penal. A titularidade da pretenso punitiva reservada ao prprio Estado, via Ministrio Pblico (excees ao penal privada e ao penal subsidiria da pblica).

Procedimento:

rito

processual.

Mera

sequncia

de

atos

processuais,

ordenadamente

encadeados, vistos da perspectiva externa, sem qualquer preocupao com o seu destino (PACELLI, 2011, p. 657).

Concluindo: o processo entendido como o contedo e o procedimento como sua embalagem; ao procedimento reservado o papel de operacionalizao. a exteriorizao do processo, que varivel em funo da natureza e a gravidade da infrao penal; o processo pode ser considerado um gnero e os diversos e diferentes procedimentos as espcies.

1.1 Tipos de procedimentos

O procedimento comum, previsto no CPP, ser aplicado de modo residual, ou seja, sempre que no houver nenhum procedimento especial previsto no CPP ou lei extravagante.

O procedimento especial todo aquele previsto, tanto no CPP quanto em leis extravagantes, para hipteses legais especficas, que, pela natureza ou gravidade, merecem diversa tramitao processual. utilizado para determinados tipos penais:

crimes dolosos contra a vida (procedimento do Tribunal do Jri); crimes contra a honra; crimes praticados pelo funcionalismo pblico; crimes falimentares; crimes contra a Propriedade Imaterial.

2 PROCEDIMENTO COMUM ORDINRIO

A Lei 11.719/08 fez alteraes relevantes no CPP. Vejamos alguns apontamentos iniciais:

a) critrio de determinao de ritos. Ou seja, a partir da nova lei o rito definido pela pena mxima do crime (art. 394, 1).

b) defesa escrita. Em todos os procedimentos, comuns e especiais, ressalvados o procedimento do Jri e o dos juizados especiais, haver resposta escrita da defesa, aps a citao do ru. O ru ter o prazo de 10 dias para apresentar a defesa escrita (art. 396).

c) audincia una. Os atos instrutrios so concentrados em apenas uma audincia, na qual tambm ser proferida a sentena, salvo quando houver a necessidade probatria complexa que demande exame mais cuidadoso, quando, ento, ser permitida a apresentao de memoriais pelas partes e se fixar novo prazo para a sentena (art. 403, 3).

O procedimento comum pode ser dividido em trs, a depender da quantidade da pena cominada em abstrato para o delito (art. 394, 1): ordinrio aplicvel para os crimes com pena mxima igual ou superior a 04 anos. sumrio aplicvel para os crimes com pena mxima inferior a 04 anos. sumarssimo aplicvel para os crimes de menor potencial ofensivo da Lei 9.099/95 (pena mxima no superior a 02 anos) ou contravenes penais.

O procedimento comum ordinrio o rito padro utilizado no Processo Penal. Possui as seguintes fases: a. Oferecimento da denncia ou queixa. Recebimento ou rejeio pelo juiz; b. Citao do ru; c. Resposta acusao; d. Absolvio sumria (art. 397); e. Audincia de instruo e julgamento.

2.1 Condies da ao e pressupostos processuais

a) Petio inepta

CPP - Art. 41. A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas. Porm, observa-se que, conforme o artigo 569 do CPP: As omisses da denncia ou da queixa, da representao, ou, nos processos das contravenes penais, da portaria ou do auto de priso em flagrante, podero ser supridas a todo o tempo, antes da sentena final. Mas, de qualquer forma, pode o juiz rejeitar a denncia ou a queixa, quando no houver possibilidade da questo ser suprida.

c) Condies da ao

As condies da ao foram apresentadas pelo terico Enrico Tlio Liebman processualista italiano. Distinguem o direito de petio (constitucionalmente assegurado aos cidados) e o direito de ao (abstratamente assegurado a todos). Interesse de agir interesse/ utilidade

EXEMPLO: quando no inqurito policial for verificada a impossibilidade ftica de imposio, ou seja, que no final do processo a pena no atingiria o mnimo legal, possvel, desde logo, concluir pela inviabilidade da ao penal a ser proposta, assim, sendo intil a atividade processual portanto, no sendo atendido o elemento da condio de ao interesse de agir. Obs. Trata-se de um entendimento diverso do Processo Civil onde a via jurisdicional, para ser acionada, exigiria o esgotamento prvio e anterior de todas as possibilidades possveis de autocomposio.

Legitimidade

Legitimidade ativa - A titularidade da pretenso punitiva reservada ao prprio Estado, via Ministrio Pblico (excees ao penal privada e ao penal subsidiria da pblica). Assim, imposta ao Processo Penal a exigncia de legitimidade ativa para a promoo e o desenvolvimento de atividade persecutria (com exceo do habeas corpus e da reviso criminal).

Mas, existem atribuies ao parquet conforme a matria, ou seja:


instaurao de ao penal perante a justia federal Ministrio Pblico federal; propositura de ao perante a justia estadual promotor de justia.

Legitimidade passiva, por sua vez, trata-se da pessoa a quem se imputa a prtica do comportamento ilcito-tpico, sujeito imposio de uma pena.

Possibilidade jurdica do pedido

Exemplos: pedido de pena de morte ao acusado (ou seja, ausncia da previsibilidade da providncia requerida); a denncia ou queixa que atribua ao denunciado a prtica de um crime de furto, mas que descreva a subtrao, pelo denunciado, de coisa prpria, que no estava em poder legtimo de terceiro, por estar fundada em fato atpico, merece ser rejeitada por ausncia de possibilidade jurdica; de igual forma, a imputao fundada em legislao revogada por exemplo, o crime de adultrio -, ou que no se encontrava em vigor quando da prtica da conduta, se afigura impossvel de tutela penal.

Falta de justa causa

Compreendida pelos tericos (antes mesmo da incluso feita pela Lei n. 11.719/08) como a quarta condio da ao. Ou, tambm, como legtimo interesse ou seja, interesse de agir. Tambm a jurisprudncia j vinha admitindo a justa causa como condio da ao. A justa causa representada por um lastro mnimo de prova que justifique a viabilidade da pretenso punitiva.

Condies de procedibilidade - Condies especficas do processo penal (para casos de crimes especficos). Exemplos de condies de procedibilidade:

a entrada do agente no territrio nacional no caso de crime praticado no exterior (art. 7, 2, "a" do CP);

a requisio do Ministro da Justia nos crimes contra a honra previstos no Cdigo Penal contra o Presidente da Repblica, ou contra chefe de governo estrangeiro (art. 145, pargrafo nico, do CP);

a representao do ofendido em determinados crimes (arts. 130, 140, c.c. 141, II, 147, 151 etc., do CP);

o trnsito em julgado da sentena que anula o casamento, no crime definido no artigo 236 etc.

c) Pressupostos processuais

Enquanto as condies da ao referem-se ao exerccio da ao penal (direito de exigir o pronunciamento jurisdicional no campo penal so condies que se referem ao direito material), e que, inexistentes, levam carncia do direito da ao, existem outras condies, denominadas de pressupostos processuais, que dizem respeito existncia do processo e validade da relao processual.

A teoria dos pressupostos processuais nasceu com o reconhecimento do processo como relao jurdica (Oskar Von Blow), autnoma da relao de direito material. Inexistindo diferena de natureza entre a ao penal e ao civil, os pressupostos para a constituio e regular desenvolvimento do processo devem ser os mesmos em ambas.

b.1) Pressupostos de existncia (requisitos para a formao da relao jurdica processual)

Subjetivos:

sujeitos do processo autor, ru e juiz (capacidade de ser parte). jurisdio Juiz/ rgo investido de jurisdio.

Objetivos:

pedido diz respeito ao ato inicial de introduzir um pedido, uma demanda ao Poder

Judicirio.

b.2) Pressupostos de validade (requisitos do desenvolvimento regular do processo)

Subjetivos:

capacidade processual capacidade de estar em juzo. capacidade postulatria - aptido para requerer, exigir, perante os rgos investidos da

jurisdio alguma providncia.


competncia e imparcialidade do juiz: competncia uma parcela da jurisdio, ditada por lei, que define a jurisdio, a

autoridade de cada rgo judicante; ela determina os limites dentro dos quais pode o juiz legalmente julgar.

imparcialidade est ligada a impedimentos e a casos em que o juiz suspeito, por ser

amigo ou inimigo de uma das partes. (art. 564, I)

Objetivos:

Intrnsecos - relacionam-se ao prprio processo, ao formalismo processual, aos vrios atos

a serem praticados no desenvolver da relao jurdica, aos deveres e faculdades das partes, coordenao de suas atividades. Exemplos: a petio apta, a citao vlida, o respeito ao principio do contraditrio, etc.

Extrnsecos - so condies que esto fora do processo, mas que tem o poder de impedir

o seu normal prosseguimento, subordinando sua validade e a eficcia da sua constituio, bem como sua extino. Assim, em principio so vcios insanveis, que extinguem o processo. Exemplos: a litispendncia, a coisa julgada, a perempo e a conveno de arbitragem.

2.2 Citao do ru

No ocorrendo rejeio liminar, o juiz recebe a denncia ou queixa e determina a citao do acusado para, em 10 dias, responder por escrito acusao (art. 396, CPP). Com a citao do acusado, o processo completa a sua formao (art. 363, CPP).

Conceito: a citao o ato processual por meio do qual oferecido ao acusado conhecimento oficial acerca do teor da acusao, abrindo-se oportunidade para que ele produza sua defesa, triangularizando-se, assim, a relao jurdico-processual.

A falta de citao no processo penal causa nulidade absoluta do processo (art. 564, III e IV), pois contraria os princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa. Exceo: o art. 570 que dispe que se o ru comparece em juzo antes de consumado o ato, ainda que para arguir a ausncia de citao, sana a sua falta ou a nulidade. Nesse caso, o juiz ordenar a suspenso ou o adiamento do ato.

O Cdigo de Processo Penal tratou da citao em captulo prprio, compreendendo os arts. 351 ao 369. A citao pode ser de duas espcies:

citao real (pessoal); citao ficta (por edital).

Diferena entre CPC e CPP: ao contrrio do que ocorre no Processo Civil, no Processo Penal a citao no previne a jurisdio, que ocorre com a distribuio, e nem interrompe a prescrio, o que ocorre com o recebimento da denncia ou queixa e, depois disso, com a pronncia ou sentena condenatria recorrvel.

2.2.1 Formas de citao Por mandado (regra) oficial de justia (art. 351).

a)

Classificada como citao real. A citao pessoal far-se- quando o ru estiver na jurisdio do juiz que a determinar. A citao deve ser feita pelo menos 24 horas antes do momento em que o acusado dever ser interrogado, no se tem admitido citao no mesmo dia em que o acusado deva ser interrogado.

O oficial dever fazer a leitura do mandado e entregar a contraf.

b)

Por hora certa (art. 362)

A Lei n. 11.719/08 introduziu a citao por hora certa no processo penal. Adotando-se o mesmo procedimento do processo civil (arts. 227 a 229 do CPC).
Art. 227. Quando, por trs vezes, o oficial de justia houver procurado o ru em seu domiclio ou residncia, sem o encontrar, dever, havendo suspeita de ocultao, intimar a qualquer pessoa da famlia, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltar, a fim de efetuar a citao, na hora que designar. Art. 228. No dia e hora designados, o oficial de justia, independentemente de novo despacho, comparecer ao domiclio ou residncia do citando, a fim de realizar a diligncia. o 1 Se o citando no estiver presente, o oficial de justia procurar informar-se das razes da ausncia, dando por feita a citao, ainda que o citando se tenha ocultado em outra comarca. o 2 Da certido da ocorrncia, o oficial de justia deixar contraf com pessoa da famlia ou com qualquer vizinho, conforme o caso, declarando-lhe o nome. Art. 229. Feita a citao com hora certa, o escrivo enviar ao ru carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe de tudo cincia.

No Processo Penal, completada a citao com hora certa, se o acusado no comparecer, ser-lhe- nomeado defensor dativo. (art. 362, pargrafo nico).

Caso o ru comparea antes da audincia de instruo, nada impede que o juiz renove o prazo de defesa escrita garantindo o constitucional princpio da ampla defesa e adotando o mesmo procedimento previsto para a citao editalcia (art. 363, 4).

Citado por hora certa, o prazo para o oferecimento da resposta inicia-se na data do ato citatrio e no das providncias do art. 229, CPC (Smula 710 STF).
CPC - Art. 229. Feita citao com hora certa, o escrivo enviar ao ru carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe de tudo cincia. Smula 710 STF - 24/09/2003: No processo penal, contam-se os prazos da data da intimao, e no da juntada aos autos do mandado ou da carta precatria ou de ordem.

10

c)

Por edital (art. 361)

Art. 361. Se o ru no for encontrado, ser citado por edital, com o prazo de 15 (quinze) dias.

Classificada como citao ficta, ou seja, presumida. Em se tratando de citao por edital, se o acusado no comparecer nem constituir advogado, o processo ficar suspenso, suspendendo-se, tambm, o prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar a priso preventiva nos termos do disposto no art. 312 (art. 366 CPP).

Observaes:

Pela redao anterior, o no-comparecimento do ru ao interrogatrio, quando citado por edital, autorizava o prosseguimento do processo sua revelia, bastando apenas nomeao de um defensor dativo para o acompanhamento da ao.

Observando que, no Processo Penal a revelia, verificada a partir da ausncia injustificada do acusado por ocasio da realizao de qualquer ato relevante do processo, tem como nica consequncia a no-intimao dele para a prtica dos atos subsequentes, exceo feita intimao da sentena, que dever ser realizada sob quaisquer circunstncias (art. 367).

Comparecendo o ru, a qualquer tempo, dever o juiz dar prosseguimento ao processo, cumprindo o quanto disposto nos artigos 394 e seguintes do CPP (art. 363, 4). Lembrando que o prazo para a defesa do ru citado por edital somente comea a fluir a partir do comparecimento pessoal do acusado ou do defensor constitudo (art. 396, pargrafo nico).
Art. 363. O processo ter completada a sua formao quando realizada a citao do acusado. (Redao dada pela Lei n. 11.719, de 2008). (...) o 4 Comparecendo o acusado citado por edital, em qualquer tempo, o processo observar o disposto nos arts. 394 e seguintes deste Cdigo. Art. 396. Nos procedimentos ordinrio e sumrio, oferecida a denncia ou queixa, o juiz, se no a rejeitar liminarmente, receb-la- e ordenar a citao do acusado para responder acusao, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. (Redao dada pela Lei n. 11.719, de 2008). Pargrafo nico. No caso de citao por edital, o prazo para a defesa comear a fluir a partir do comparecimento pessoal do acusado ou do defensor constitudo. (Redao dada pela Lei n. 11.719, de 2008).

Por fim, como a citao uma das mais importantes garantias processuais, porque atravs dela que o acusado toma conhecimento da imputao que lhe feita, deve ser realizada por edital apenas quando baldados todos os esforos e esgotados os meios para a efetivao do chamamento pessoal do imputado. A modalidade mais comum, no caso de citao por edital, a citao fundada no desconhecimento quanto ao local em que se encontra o ru. Ou seja, local incerto ou no sabido.

11

d)

Por precatria (art. 353)

Quando o ru residir fora do territrio em que o juiz exerce a jurisdio, a citao ser feita por meio de carta precatria, via da qual o juiz deprecante (o da causa) pede ao juiz deprecado (aquele da jurisdio onde reside o ru) o cumprimento do ato processual citatrio (Pacelli, 2011, p. 596).

e)

Por rogatria (arts. 780, 783 e seguintes) Faz-se a citao por rogatria se o acusado residente no exterior, estando o acusado em lugar sabido, ser citado por rogatria, suspendendo-se o curso do prazo de prescrio at o seu cumprimento (art. 368).

O pedido de citao deve ser encaminhado pelo juiz ou tribunal ao Ministro da Justia, para envio, por via diplomtica, s autoridades estrangeiras competentes.

A parte requerente arca com os custos de envio (art. 222-A).

f) Por carta de ordem Determinao, por parte do tribunal, superior ou no, de cumprimento de ato ou de diligncia processual a serem realizados por rgos da jurisdio da instncia inferior, no curso de procedimento da competncia originria daqueles (Pacelli, 2011, p. 603). o que ocorre, por exemplo, relativamente citao (e tambm s intimaes), quando quem houver de ser citado no residir no local da sede da jurisdio do tribunal.

g) Citao do ru preso (art. 360)

O ru preso dever ser citado pessoalmente, e, depois, requisitado junto autoridade policial, para o acompanhamento da audincia de instruo e interrogatrio (art. 399, 1).

No mais possvel a citao por edital, independente de onde estiver o preso. Ser por mandado quando o ru estiver na sede da jurisdio da ao penal em curso. E ser por precatria quando em outra jurisdio.

h) Citao do militar (art. 358) A citao do militar deve ser feita mediante requisio de sua apresentao para interrogatrio ao superior hierrquico, ainda que o militar esteja fora da comarca.

f) Citao do funcionrio pblico (art. 359) No caso do funcionrio pblico a citao ser feita pessoalmente, devendo ser notificado, tambm, o chefe da repartio.

12

f) Citao do incapaz A citao do ru incapaz feita pessoalmente, at mesmo porque se pode no ter notcia ainda da incapacidade. Se, porm, a incapacidade j for conhecida (art. 149), a citao dever ser feita na pessoa do curador designado pelo juzo criminal ou que estiver no exerccio legal da curatela. Sendo a incapacidade comprovada aps a instaurao da ao penal, devero ser anulados quaisquer efeitos resultantes do no-atendimento oportuno ao ato de citao.

2.3 Resposta acusao

A defesa escrita constitui a primeira interveno da chamada defesa tcnica, isto , aquela produzida por profissional do Direito. Incio do processo realizado em contraditrio. O acusado poder arguir preliminares e alegar tudo o que interesse sua defesa. Poder oferecer documentos e justificaes, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas (art. 396-A).

A defesa escrita cumpre as seguintes funes (Pacelli, 2011, p. 667): fixao do prazo para o oferecimento do rol de testemunhas; especificao de prova pericial; apresentao das excees (art. 95).

Ultrapassado tal prazo, o acusado no poder requerer validamente a produo de prova testemunhal, a no ser para o fim de substituir testemunhas, devidamente arroladas, que no tenham sido encontradas.

Defesa preliminar em outros procedimentos e leis

Cdigo de Processo Penal - crimes afianveis de responsabilidade do funcionrio pblico, art. 514: Nos crimes afianveis, estando denncia ou queixa em devida forma, o juiz mandar autu-la e ordenar a notificao do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de quinze dias. Observa-se que a defesa preliminar ocorre antes da citao do acusado.

As leis n. 8.038/90 e 8.658/93 trazem a defesa preliminar nos casos de crimes de competncia originria do Tribunal. Notifica-se o acusado, que detentor de foro especial por prerrogativa de funo, para responder acusao em 15 dias, e somente depois desse momento que o Tribunal ir analisar sobre o recebimento ou rejeio da pea acusatria e em seguida, realizar a citao.

Lei n. 9.099/95 (Juizado Especial) e na Lei 11.343/06 (Lei de Drogas) tambm h previses da defesa preliminar.

13

Obrigatoriedade da resposta da acusao A resposta escrita impe, sob pena de nulidade, que o magistrado nomeie defensor pblico ou defensor dativo (nas comarcas onde no houver Defensoria Pblica), os quais devero apresent-la, tornando-a, pois uma pea obrigatria.

Precluso da produo das provas exceo da prova documental, que poder ser produzida a qualquer tempo (art. 231), com as ressalvas temporais do Tribunal do Jri (art. 479), as demais provas (testemunhal, pericial, etc) se submetem precluso, devendo o acusado requer-las na defesa escrita.

Excees na defesa escrita Importante lembrar que as excees, art. 95, devem ser apresentadas no prazo para resposta do ru e devem ser autuadas em apartado, de acordo com o art. 111. Alguns esclarecimentos so salutares em relao s excees e suas precluses. Vejamos.

Excees dilatrias. Quanto exceo de suspeio ou de incompetncia do juzo a exceo deve ser feita na mesma oportunidade da apresentao da resposta acusao sob pena de precluso.

Obs. No Processo Penal, diferente do Processo Civil (art. 112, CPC e smula 33 do STJ com a devida ressalva do pargrafo nico do art. 112), o juiz pode, de ofcio, reconhecer a sua incompetncia relativa (art. 109, CPP), por este motivo a precluso ocorre somente em relao defesa. Porm, o juiz deve proferir tal deciso at antes do incio da fase de instruo, a fim de se preservar o princpio da identidade fsica do juiz, segundo o qual o juiz que presidir a instruo dever sentenciar a causa (Pacelli, 2011, p. 672). Questo que leve ao surgimento da parcialidade do juiz em momento posterior ao da resposta no causar precluso.

Excees peremptrias. E quanto s excees que tratem de ilegitimidade de parte, litispendncia e coisa julgada, tambm devem ser opostas no prazo da defesa escrita, porm, necessrio lembrar que no h precluso porque so matrias de ordem pblica e podem ser reconhecidas a qualquer tempo. (arts. 108, 110 c/c art. 396).

Lembrando:

excees processuais dilatrias

No extinguem o processo, acarretando apenas a dilao de seu procedimento. Exemplo: excees de incompetncia.

excees processuais peremptrias

Implicam o encerramento do feito. Exemplo: coisa julgada.

14

2.4 Absolvio sumria

Oferecida resposta escrita, o juiz poder absolver sumariamente o ru quando verificar (art. 397 e incisos):

excludente da ilicitude (I); excludente da culpabilidade (II); excludente da tipicidade (III); extino da punibilidade (IV).

Excludente da ilicitude

Acusado agiu de acordo com o princpio da adequao social ou em legtima defesa (art.

25);

Estado de necessidade (art. 24); Estrito cumprimento de dever legal ou exerccio regular de um direito (art. 23).

Excludente de culpabilidade

Erro de proibio (art. 21); Descriminantes putativas (art. 20, 1); Coao moral irresistvel (art. 22); Obedincia hierrquica (art.22).

Excludente da tipicidade

Erro de tipo (art. 20); Desistncia voluntria (art. 15); Bagatela; Arrependimento eficaz (art. 15); Crime impossvel (art. 17).

Extino da punibilidade Artigo 107, incisos I a IX do Cdigo Penal Brasileiro:


morte do agente; anistia, graa ou indulto; abolitio criminis; prescrio, decadncia e perempo e perdo judicial.

15

Inimputabilidade (caso de absolvio imprpria) A lei processual penal veda a possibilidade de absolvio sumria para os casos de inimputabilidade do agente, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado (art. 26). A proibio tem sentido porque a arguio de inimputabilidade, nessa fase processual, demandaria incidente de insanidade mental, cuja prova pericial precisa ser realizada. Alm disso, seria indicada a aplicao de medida de segurana, o que configuraria absolvio imprpria. H de se ponderar sobre a questo da inimputabilidade que ela poderia ser alegada para efeitos de absolvio sumria, na hiptese de embriaguez decorrente de caso fortuito ou fora maior (art. 28, 1), j que nessa situao no se trata de absolvio imprpria, nada obstando ao juiz o reconhecimento.

Recursos possveis para a acusao Apelao nos casos em que o juiz decide o mrito, portanto:

Excludente de ilicitude; Excludente de culpabilidade; Excludente de tipicidade.

Recurso em sentido estrito nos casos em que o juiz no decide o mrito (terminativa), portanto:

Extino da punibilidade.

2.5 Audincia de Instruo e Julgamento

No sendo caso de absolvio sumria, o juiz ir designar dia e hora para a realizao da audincia no prazo de 60 dias1. Ir ordenar a intimao das partes, do defensor e, se for o caso, do querelante e do assistente (arts. 399 e 400). O ofendido tambm dever ser intimado para a audincia, em conformidade com o art. 201 alterado pela Lei 11.690/08 comunicao dos atos processuais ao ofendido. Procedimentos da Audincia de Instruo e Julgamento (AIJ):

declaraes da vtima; oitiva de testemunhas (acusao e defesa - mximo de 8 testemunhas para cada parte); esclarecimento de peritos, reconhecimentos ou acareaes (fase facultativa); interrogatrio do acusado; diligncias (art. 402 a 404);

Pela realidade processual brasileira, este prazo (60 dias) considerado imprprio pela doutrina. O processo penal deve ter um prazo razovel, ou seja, no deve ter excesso. Porm, esta razoabilidade deve ser analisada pela complexidade do caso, por exemplo, em um caso em que existam muitos rus, j esperado que o tempo razovel ser mais extenso.

16

alegaes finais orais (20 minutos, podendo ser prorrogado por mais 10 minutos); sentena oral.

Testemunhas

No procedimento ordinrio podem ser arroladas at 8 testemunhas. (No procedimento sumrio so 5 testemunhas e no procedimento do Tribunal do Jri so 8 na primeira fase e 5 em plenrio).

No se incluem no rol de testemunhas as pessoas: que no prestam compromissos (art. 208); as que nada souberem sobre os fatos (art. 209, 2); as chamadas testemunhas referidas.

As partes podem desistir de depoimentos e no ser necessria a concordncia da parte adversa. Por isso, havendo interesse no depoimento, a defesa dever sempre arrolar a testemunha, ainda que tambm arrolada pela acusao, porque esta poder daquela desistir.

As testemunhas sero inquiridas diretamente pelas partes (art. 212 e pargrafo nico, CPP alterado pela lei 11.690/08). Com os depoimentos das testemunhas podem surgir novos nomes que so as chamadas testemunhas referidas, assim, as partes podero requerer os respectivos depoimentos (art. 401, 1).

Interrogatrio do acusado A Lei 11.900/09 prev o interrogatrio por meio de videoconferncia em determinadas hipteses, alm da realizao do aludido ato processual (interrogatrio) em sala prpria no estabelecimento prisional. A presena do acusado em interrogatrio e tambm em audincia -, como regra, no obrigatria, ressalvadas as hipteses em que seja necessria a sua identificao fsica. O acusado ser interrogado diretamente pelo juiz e, no final, ser permitida a interveno das partes (art. 188). Havendo mais de um acusado, o tempo previsto para as alegaes orais das defesas ser considerado individualmente (art. 403, 1).

Assistentes tcnicos para apreciao da percia oficial O Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado podero indicar assistente tcnico. No se exige que as partes indiquem assistentes periciais e requeiram os esclarecimentos tcnicos em audincia por ocasio da defesa escrita. Ao contrrio, a lei determina que tais

17

providncias devem ser requeridas com pelo menos 10 dias de antecedncia da audincia (art. 159, 4 e 5).

Iniciativa probatria do juiz A Lei 11.719/08 reitera a aplicao do art. 209, que autoriza a inquirio de testemunhas ex officio, pelo juiz (art. 401, 2). O juiz poder indeferir as provas consideradas irrelevantes, impertinentes ou protelatrias (art. 400, 1).

Provas ilcitas O desentranhamento da prova ilcita, nos termos do art. 157, 3, estar sujeito precluso. Se produzida durante a audincia deve ser impugnada com o recurso de apelao. Porm, se produzida antes da audincia de instruo e julgamento ser cabvel o recurso em sentido estrito (art. 581). O art. 157 reitera a garantia constitucional de que so inadmissveis as provas ilcitas, conceituando-as como as obtidas em violao norma constitucional ou legal. O referido dispositivo aplica-se apenas s provas ilcitas, pois estas podem violar tanto preceito constitucional quanto norma de direito material, como as que tipificam condutas criminosas, por exemplo.

Princpio da identidade fsica do juiz O juiz que presidiu a instruo dever proferir a sentena (art. 399, 2). Observao: Antes da Lei n. 11.719/2008, no havia previso legal do princpio da identidade fsica do juiz, sendo este um diferencial do Processo Penal em relao ao Processo Civil.

Novas diligncias As partes podero requerer novas diligncias, quando fundadas nas provas produzidas em audincia (art. 402);

Alegaes orais As alegaes finais orais ocorrero da seguinte forma: 20 minutos para a acusao e 20 minutos para a defesa, prorrogveis, para ambos, por mais 10 minutos. Caso haja assistente de acusao este ter 10 minutos para alegaes finais aps o representante do Ministrio Pblico, tempo este que ser aumentado no prazo da defesa (art. 403, 2).

18

Quando houver a necessidade probatria complexa que demande exame mais cuidadoso, as partes no faro as alegaes orais e ser permitida a apresentao de memoriais no prazo de 5 dias e se fixar novo prazo de 10 dias para a sentena (art. 403, 3).

Suspenso condicional do processo No h previso expressa sobre a oportunidade do sursis processual, sendo de todo inconveniente deix-lo para o interrogatrio, pois implicaria realizar suspenso do processo no seu final. Tambm no prtico ou econmico realizar a audincia de suspenso na abertura da instruo, pois isso implicaria mobilizar testemunhas, ofendido e peritos

desnecessariamente para o ato. Invivel, igualmente, a realizao de audincia especial para esse fim, sequer havendo previso legal para tanto, o que retardaria indevidamente a marcha do processo. Assim, a melhor opo vincular a proposta do Ministrio Pblico citao, a fim de que o ru, na defesa escrita, manifeste sua aceitao ou recusa, caso em que, a sim, poder ser designada audincia especfica para implantao do sursis processual.

Possibilidade de fracionamento dos atos da audincia Existem duas situaes que possibilitam o fracionamento dos atos da audincia:

1 - No caso da realizao de diligncias imprescindveis requeridas e admitidas com fundamento no art. 402, CPP (art. 404); 2 - Quando o juiz reconhecer a complexidade da causa (questes de fato e de direito) ou o excessivo nmero de acusados (art. 403, 3). Nas duas situaes, ser concedido o prazo de 5 dias s partes para a apresentao de memoriais de alegaes finais escritas, sentenciando o juiz no prazo de 10 dias (art. 403, 3, art. 404, pargrafo nico).

Emendatio libelli O emendatio libelli (emenda da acusao) a correo da inicial para o fim de adequar o fato narrado e efetivamente provado ao tipo penal previsto na lei. Ou seja, o juiz poder atribuir definio jurdica diversa da contida na denncia ou queixa, mesmo que tenha que aplicar pena mais grave (art. 383). Entende-se por definio jurdica precisamente a capitulao ou classificao feita pelo autor na inicial, em cumprimento da exigncia prevista no art. 41. Ou seja, o fato continua o mesmo.

19

O emendatio ser possvel, tambm, em segundo grau, porm, com limitaes em funo da proibio da reformatio in pejus (reforma para pior), segundo o qual o julgamento do recurso no poder ser mais desfavorvel que a deciso de primeira instncia, em relao impugnao aviada exclusivamente pelo recorrente. No havendo recurso do Ministrio Pblico, o Tribunal no poder piorar a situao do acusado com base no recurso por ele interposto (Pacelli, 2011, p. 632).

Se a modificao do enquadramento jurdico do fato resultar crime para o qual seja prevista a suspenso condicional do processo (art. 89, Lei n. 9.099/95), dever o juiz abrir vista ao Ministrio Pblico (art. 383, 1, CPP).

Se da alterao na classificao houver modificao da competncia do juzo, os autos devero ser encaminhados a estes (art. 383, 2).

Mutatio libelli Quando for cabvel a mutatio libelli (mudana da acusao), ou seja, for cabvel nova definio jurdica do fato que no est contida na acusao, obrigatoriamente dever o MP aditar a denncia no prazo de 5 dias (art. 384), em seguida, o defensor do acusado ser ouvido no prazo de 5 dias e admitido o aditamento, o juiz, a requerimento de qualquer das partes, designar dia e hora para continuao da audincia, com inquirio de testemunhas (at trs testemunhas podero ser arroladas pelas partes), novo interrogatrio do acusado, realizao de debates e julgamento (art. 384, 2). No recebido o aditamento, o processo prosseguir (art. 384, 5). No caso do mutatio libelli no ocorrer apenas alterao da classificao como ocorre no emendatio libelli, mas, ocorrer a alterao da prpria imputao do fato. Observao: a redao anterior previa apenas o aditamento na hiptese de aplicao de pena mais grave, ou seja, se a alterao fosse para a aplicao de pena menor ou igual quela do delito imputado inicialmente ao ru, cabia ao prprio juiz a referida alterao, sem a necessidade do aditamento pelo Ministrio Pblico. Com a alterao, independente da pena a ser aplicada, igual, mais branda ou mais grave, obrigatoriamente dever ser feito o aditamento, para que o contraditrio e a ampla defesa possam ser exercidos em sua plenitude, a partir da cincia exata de qual o teor da acusao. A mutatio no se aplica as aes penais privadas, a no ser subsidiria da pblica, instaurada em razo de inrcia do parquet (art. 29). Na mutatio no h ao nova, mas aproveitamento daquela j instaurada, em razo de provas surgidas apenas na fase de instruo. Como exemplo, no caso de furto, ao qual

20

acrescida violncia como fato novo a nova definio passar a ser de roubo. O ncleo da ao, subtrao da coisa, continuar o mesmo (Pacelli, 2011, p. 636). Outras regras relevantes: no existe mutatio libelli em segunda instncia. Se o fato provado distinto do fato narrado e no houve recurso da acusao, s da defesa, no recurso da defesa no pode o Tribunal prejudicar o ru, ainda que se vislumbre outro delito (mais grave).

Sentena O art. 381 dispe sobre o que dever conter em uma sentena, no entanto, criou-se no meio jurisprudencial e doutrinrio uma forma simplificada para classificar tais requisitos, assim, na sentena deve obrigatoriamente constar o RELATRIO, a FUNDAMENTAO e o DISPOSITIVO. O relatrio o resumo de todos os atos que ocorreram durante a tramitao processual e que se encontram nos autos, ou seja, um histrico processual, sendo inclusive causa de nulidade se o mesmo no constar na sentena. A fundamentao a parte da sentena que abriga os motivos de fato e de Direito que servem de fundamentos para a deciso. Tal requisito encontrou guarida na Constituio Federal, no art. 93, inciso IX, que estabelece que toda deciso proferida pelo rgo judicirio dever ser fundamentada, sob pena de nulidade da mesma. No outro tal requisito, seno o de mostrar as partes que o que foi decidido est de acordo com o que foi amplamente discutido no processo, em todos os seus termos, e que a deciso do juiz no se afastou do universo dos autos. O dispositivo da sentena exatamente a parte em que o juiz decidir sobre a pretenso punitiva. Pode-se, sem qualquer dvida, dizer que a parte mais importante da sentena, pois revelado atravs dela s concluses do julgador, estabelecendo, tambm, os limites da coisa julgada. Embargos de Declarao. Qualquer das partes poder, no prazo de 2 dias, pedir ao juiz que declare a sentena, sempre que nela houver obscuridade, ambiguidade, contradio ou omisso (art. 382). Conforme o art. 386, o juiz absolver o ru, nos seguintes casos: inexistncia do fato ou por falta de prova da existncia do fato; no constituir o fato infrao penal; o ru no concorreu para a infrao penal ou por no existir prova de ter o ru concorrido para a infrao penal; existncia de circunstncias que excluam o crime ou isentem o ru de pena (arts. 20, 21, 22, 23, 26 e 1o do art. 28, todos do Cdigo Penal), ou mesmo se houver fundada dvida sobre sua existncia; no existir prova suficiente para a condenao. Na sentena absolutria o juiz tomara as seguintes medidas (art. 386, pargrafo nico e incisos): caso o ru esteja preso, o juiz determinar a soltura imediata do acusado (inciso I

21

e art. 596); ordenar a cessao das medidas cautelares e provisoriamente aplicadas (inciso II); aplicar medida de segurana, se cabvel (inciso III). Sendo a sentena condenatria o juiz aplicar a pena considerando a dosimetria (clculo) da pena, momento em que o Estado detentor do direito de punir (jus puniendi) atravs do Poder Judicirio, comina ao indivduo que delinque a sano que reflete a reprovao estatal do crime cometido. O Cdigo Penal Brasileiro, em sua parte especial, estabelece a chamada pena em abstrato, que nada mais do que um limite mnimo e um limite mximo para a pena de um crime (Exemplo: Artigo 121. Matar Algum: Pena: Recluso de seis a vinte anos). A dosimetria da pena se d somente mediante sentena condenatria. A dosimetria atende ao sistema trifsico estabelecido no artigo 68 do Cdigo Penal, ou seja, atendendo a trs fases: fixao da pena base; anlise das circunstncias atenuantes e agravantes; anlise das causas de diminuio e de aumento. Por mais que o Ministrio Pblico requeira a absolvio do acusado em alegaes finais, o juiz poder proferir sentena condenatria, bem como, reconhecer agravantes ou atenuantes (art. 387, I), embora nenhuma tenha sido alegada (art. 385). O art. 387 dispe sobre a obrigatoriedade do juiz, ao proferir sentena condenatria, fixar valor mnimo para reparao dos danos causados pela infrao, considerando os prejuzos sofridos pelo ofendido. Esta previso legal tem escopo na necessidade de agilizar a indenizao da vtima de um ilcito penal (ao civil ex delicto). Observao: esta previso legal no impede que a vtima mova ao civil indenizatria, nos termos do art. 64. A inovao decorre do fato da sentena penal condenatria, que j era um ttulo executivo judicial aps o trnsito em julgado, tambm fixar o valor mnimo indenizatrio o que facilitar sua execuo, pois no ser necessrio liquidar a sentena. Caso uma das partes no fique satisfeita com o quantum fixado, poder recorrer ou, no caso do ofendido, promover a liquidao no cvel para a indenizao ex delicto. Determinar a publicao da sentena (art. 387, inciso VI). Se for o caso, fundamentar sobre a manuteno ou a imposio da priso preventiva ou de outra medida cautelar (art. 387, inciso VI, pargrafo nico). O ru preso ser intimado pessoalmente da sentena e o ru solto ser intimado pessoalmente ou por seu procurador (art. 392, incisos I e II). O prazo para impugnao recursal da sentena, incluindo os embargos de declarao, ter incio a partir da ltima intimao realizada (do acusado ou do defensor).

22

3 PROCEDIMENTO COMUM SUMRIO

Diferenas entre os ritos ordinrio e sumrio:

PROCEDIMENTO ORDINRIO Pena mxima igual ou superior a 4 anos.

PROCEDIMENTO SUMRIO Pena mxima inferior a 4 anos.

A Audincia de Instruo e Julgamento A Audincia de Instruo e Julgamento dever ser realizada no prazo mximo de dever ser realizada no prazo mximo de 60 dias. 30 dias.

Arrolamento de no mximo 8 testemunhas Arrolamento de no mximo 5 testemunhas por parte. por parte. instruo no h previso de

Na instruo h previso de requerimento Na de diligncias. H previso de memoriais.

requerimento de diligncias. No h previso de memoriais.

Observao: Dizer que no h previso no significa dizer que proibido. Pois, podem existir diligncias que so imprescindveis, o que pode levar a necessidade, inclusive, de apresentaes de memoriais (alegaes escritas em substituio de alegaes orais), assim, seguindo, subsidiariamente, s regras do rito ordinrio. No mais, os dois ritos so idnticos. Ou seja, os atos processuais so idnticos.

3.1 Procedimento sumrio - arts. 531 a 540


Art. 531. Na audincia de instruo e julgamento, a ser realizada no prazo mximo de 30 (trinta) dias, proceder-se- tomada de declaraes do ofendido, se possvel, inquirio das testemunhas arroladas pela acusao e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art. 222 deste Cdigo, bem como aos esclarecimentos dos peritos, s acareaes e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado e procedendo-se, finalmente, ao debate.

No h no dispositivo a permisso de converso dos debates orais em juntada posterior de memoriais. Porm, entende-se que pelo fato do art. 403, 3, artigo que dispe sobre a possibilidade de memoriais, constar no Ttulo I que se refere ao Procedimento Comum, tal previso poder ser aplicada ao procedimento sumrio, se necessrio for.

23
Art. 532. Na instruo, podero ser inquiridas at 5 (cinco) testemunhas arroladas pela acusao e 5 (cinco) pela defesa.

O nmero de testemunhas reduzido em relao ao rito ordinrio. A menor complexidade dos crimes menos graves e que recebem penas menores, justificam a diminuio do nmero de testemunhas permitido a cada uma das partes.
Art. 533. Aplica-se ao procedimento sumrio o disposto nos pargrafos do art. 400 deste Cdigo. Art. 400 [...] 1 As provas sero produzidas numa s audincia, podendo o juiz indeferir as consideradas irrelevantes, impertinentes ou protelatrias. 2 Os esclarecimentos dos peritos dependero de prvio requerimento das partes.

No h previso de requerimento de diligncias. Entende-se, entretanto, que caso a instruo traga prova que sugira a realizao de nova diligncia no h impedimento para que a parte a requeira ou mesmo que o Juiz de ofcio determine a realizao. Inteligncia dos princpios processuais da ampla defesa, contraditrio e busca da verdade real.
Art. 534. As alegaes finais sero orais, concedendo-se a palavra, respectivamente, acusao e defesa, pelo prazo de 20 (vinte) minutos, prorrogveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentena. 1 Havendo mais de um acusado, o tempo previsto para a defesa de cada um ser individual. 2 Ao assistente do Ministrio Pblico, aps a manifestao deste, sero concedidos 10 (dez) minutos, prorrogando-se por igual perodo o tempo de manifestao da defesa.

Embora no haja previso da possibilidade de fixao de prazo para juntada de memoriais em substituio aos debates orais, como j analisado anteriormente, pode ser aplicado, tambm, a regra do art. 800, I, 3.
Art. 800 - Os juzes singulares daro seus despachos e decises dentro dos prazos seguintes, quando outros no estiverem estabelecidos: I - de 10 (dez) dias, se a deciso for definitiva, ou interlocutria mista; [...] 3 - Em qualquer instncia, declarando motivo justo, poder o juiz exceder por igual tempo os prazos a ele fixados neste Cdigo.

Assim, caso o juiz, ao final de instruo, no se sinta apto a julgar de pronto em audincia, devido complexidade da causa, poder permitir que as partes apresentem memoriais em prazo sucessivo a fim de permitir a melhor anlise das complexas questes que envolvam o julgamento. E isso porque a celeridade do processo no se deve sobrepor busca da verdade real (por mais utpica que seja).

24
Art. 535. Nenhum ato ser adiado, salvo quando imprescindvel a prova faltante, determinando o juiz a conduo coercitiva de quem deva comparecer.

Na primeira parte do dispositivo, entende-se, tambm, que o Juiz poder recusar o pedido de adiamento da audincia em virtude da ausncia de uma testemunha faltante, por exemplo, caso entenda que no h nada a ser provado por intermdio de testemunhas.
Art. 536. A testemunha que comparecer ser inquirida, independentemente da suspenso da audincia, observada em qualquer caso a ordem estabelecida no art. 531 deste Cdigo.

A conduo coercitiva da testemunha faltante torna-se alternativa para a realizao da audincia.


Art. 538. Nas infraes penais de menor potencial ofensivo, quando o juizado especial criminal encaminhar ao juzo comum s peas existentes para a adoo de outro procedimento, observar-se- o procedimento sumrio previsto neste Captulo.

As hipteses de remessa dos autos do Juizado Especial para o Juzo comum esto previstas nos artigos 66, Pargrafo nico e 77 da Lei 9.099/95.

25

CRONOGRAMA DO PROCEDIMENTO SUMRIO

26

4 PROCEDIMENTO COMUM SUMARSSIMO

4.1 Dos Juizados Especiais Criminais

A Lei n. 9.099 de 26 de setembro de 1995, instituiu os juizados especiais criminais, com competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais. Observao: a pressa e a informalidade com que as questes podem ser tratadas e a realidade demonstra tal incidncia nos Juizados, com os olhos voltados para a eficincia e a rpida satisfao dos interesses em conflito, podem ser altamente nocivas realizao da Justia Penal. Todo o cuidado pouco, sobretudo no que se refere atuao dos rgos do Ministrio Pblico e do Judicirio, responsveis, cada um sua maneira, pela administrao dos Juizados. Mas, ainda que assim seja, pensamos que os Juizados Especiais Criminais vieram para ficar. E devem mesmo ficar (PACELLI, 2011, p. 734).

Critrios e propsitos da Lei n. 9.099/95 (art. 62): oralidade; informalidade; economia processual; celeridade; o quanto possvel, a no aplicao da pena privativa de liberdade.

Observaes: alm destes critrios e propsitos, entende-se que a Lei n. 9.099/95 tem como contexto um movimento desencarcerizador. Esse movimento, cujo pice resultou na Lei n. 9.714/98 (dispe sobre as penas restritivas de direito), que amplia a aplicao das chamadas penas alternativas, procura afastar, como j especificado acima, o quanto possvel, a imposio da pena privativa da liberdade. Bem como, na atualidade, nessa linha de compreenso, a Lei 12.403/11, que trata das novas medidas cautelares pessoais, diversas da priso, insere-se tambm nesse contexto descarcerizador, ampliando o leque de alternativas para a proteo da efetividade do processo, sem recorrer privao da liberdade. (PACELLI, 2011, p. 735).

Infraes de menor potencial ofensivo O art. 61 da Lei em anlise, alterado pela Lei n. 11.313/06, considera s infraes de menor potencial s contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa. Exemplos:

27

Contravenes: vias de fato; omisso de cautela na guarda ou conduo de animais; perturbao do trabalho ou do sossego alheios; importunao ofensiva ao pudor; perturbao da tranquilidade.

Crimes: ameaa; leso corporal leve; desobedincia; dano; ato obsceno; comunicao falsa de crime ou contraveno; exerccio arbitrrio das prprias razes; dirigir sem habilitao causando perigo de dano.

Possibilidades de afastamento da competncia dos Juizados Especiais Criminais Nos termos do art. 60, pargrafo nico, a competncia dos JEC poder ser afastada nos seguintes casos: conexo e continncia. Porm, salienta-se que, nem a gravidade dos crimes conexos e/ou continentes que determinarem a atrao do foro (arts. 78 e seguintes, CPP) poder impedir a aplicao dos institutos da Lei n. 9.099/95 aos crimes de menor potencial ofensivos ali reunidos, e, de outro lado, nem se exigir a referida aplicao (da Lei n. 9.099) para os delitos mais graves. (PACELLI, 2011, p. 736). Ou seja, por mais que a infrao de menor potencial ofensivo seja atrada para a Justia Comum, pela conexo ou continncia, este juzo dever aplicar a transao penal e a composio civil. Percebe-se, portanto, que no h nenhuma privatividade dos juizados para o julgamento dos crimes de menor potencial ofensivo, como facilmente se percebe da leitura do art. 98, I, CF. E, ainda, percebe-se que, o que especializado nos Juizados o rito procedimental e a possibilidade de transao penal, consoante os termos do referido artigo constitucional.

Tambm especificado no artigo 66, pargrafo nico, da Lei n. 9.099, outra possibilidade de afastamento da competncia do Juizado Criminal: no encontr ado o acusado para ser citado, o juiz encaminhar as peas existentes ao juzo comum para adoo do procedimento previsto em lei.

28

Bem como, especificado no 2 do artigo 77: se a complexidade ou circunstncias do caso no permitirem a formulao da denncia, o Ministrio Pblico poder requerer ao Juiz o encaminhamento das peas existentes, na forma do pargrafo nico do art. 66 desta Lei . Assim, podemos concluir por quatro hipteses de afastamento da competncia do Juizado Criminal, sendo elas: conexo (art. 60); continncia (art. 60); ru no encontrado (art. 66, pargrafo nico); complexidade ou circunstncias do caso (art. 77, 2).

Competncia e atos processuais (art. 63) A competncia territorial, nos Juizados Criminais, firmada pelo lugar em que for praticada a infrao penal (teoria da atividade), conforme o disposto no art. 63 da Lei n. 9.099, ao contrrio do que dispe o art. 70 do CPP, em que a competncia firmada pelo local em que se produziu o resultado (teoria do resultado), como tambm, ao contrrio do que dispe o art. 6 do Cdigo Penal, em que a competncia firmada tanto no local da pratica da infrao como no local do resultado (teoria da ubiquidade). Mas, pela doutrina (apesar de no haver unanimidade), entende-se que a teoria aplicada nos Juizados Criminais a de ubiquidade. Quando falamos em teoria de ubiquidade, entendemos que se considera lugar da infrao tanto onde ocorreu ao ou omisso como onde se produziu ou deveria se produzir o resultado, conforme o disposto no art. 6 do CP. (PACELLI, 2011, p. 744).

Citao do ru (art. 66) A citao do ru deve ser sempre pessoal, na sede do Juizado, ou por mandado. Assim, no h possibilidade de citao por edital e nem por hora certa. E, no se encontrando o ru, o juiz deve remeter o processo para o juzo comum, para a adoo do procedimento sumrio (art. 66, pargrafo nico, Lei n. 9.099, c/c art. 538, CPP).

Intimaes (art. 67) J as intimaes, destinadas a dar conhecimento da existncia da prtica de ato processual j realizado ou em vias de s-lo, podero ser feitas por meio de correspondncia, com aviso de recebimento pessoal.

29

Tanto no ato de intimao do autor do fato como no mandado de citao do acusado, constar a necessidade de seu comparecimento acompanhado de advogado, com a advertncia de que, na sua falta, ser-lhe- designado defensor pblico.

Tratando-se de pessoa jurdica ou firma individual, a intimao ocorrer mediante entrega ao encarregado da recepo, que ser obrigatoriamente identificado, ou, sendo necessrio, por oficial de justia, independentemente de mandado ou carta precatria, ou ainda por qualquer meio idneo de comunicao.

Fase preliminar (processo conciliatrio) O processo conciliatrio se inicia com uma fase denominada de preliminar. A autoridade policial, aps lavrar termo circunstanciado da ocorrncia (TCO), dever conduzir o suposto autor e a alegada vtima ao Juizado, providenciando, desde logo e se necessrio, as requisies dos exames periciais necessrios constatao dos danos, bem como de quaisquer circunstncias e elementares cuja existncia dela dependa (art. 69). Como j dito, sempre que possvel ser evitado imposio de pena privativa de liberdade, portanto, no dever ser imposta a priso em flagrante, nem a fiana e nem a aplicao de medidas cautelares (arts. 319 e 320 do CPP), bastando que o suposto autor comparea imediatamente ao Juizado ou a ele se comprometa a comparecer posteriormente. Tratando-se, portanto, de uma liberdade provisria vinculada. A nica exceo diz respeito aos casos de violncia domstica, hiptese em que caber o afastamento do lar ou do local em que reside a vtima. A audincia de conciliao poder ser conduzida por conciliador, preferencialmente bacharel em direito, sob superviso do juiz. O no comparecimento do suposto autor ao Juizado no implicar em imposio da priso. Em primeiro lugar, porque no h, no Juizado, a possibilidade de restaurao da priso em flagrante. Em segundo lugar, porque no h determinao legal para a priso preventiva no caso de no cumprimento do comparecimento ao Juizado Criminal. Neste caso, a priso, somente, seria possvel pela motivao e fundamentao do risco concreto aplicao da lei penal. Mas, de qualquer forma, no havendo o comparecimento do suposto autor, de acordo com o art. 71, a secretaria providenciar sua intimao e, se for o caso, a do responsvel civil, na forma dos arts. 67 e 68 desta Lei. Comparecendo o suposto autor e a vtima, devidamente acompanhados por seus advogados, ser realizada a audincia preliminar, cujo objetivo maior ser a composio civil dos danos causados pela infrao penal e a transao penal, com a imposio de pena diversa da privativa da liberdade.

30

Composio civil dos danos Nos Juizados Especiais Criminais, busca-se, sempre que possvel, um acordo entre o autor e a vtima quanto ao fato que deu causa ao processo. Quando a vtima sofre um prejuzo com o delito praticado pelo autor do fato, pode haver uma indenizao mediante o pagamento de determinada quantia em dinheiro pelo autor. Por exemplo, o autor do fato atira uma pedra no carro da vtima e quebra um vidro, mas na audincia ele faz um acordo e paga o valor do prejuzo. Nesse caso, o acordo de indenizao se chama composio civil e pe fim questo criminal.

A sentena homologatria do acordo ser irrecorrvel e constituir ttulo executivo no cvel (art. 74); Para a ao penal privada e pblica condicionada representao do ofendido: o acordo homologado implicar a renncia ao direito de queixa e o direito de representao, extinguindo-se a punibilidade do fato (art. 74, pargrafo nico);

Tratando-se de ao pblica incondicionada, a composio civil dos danos no tem qualquer efeito em relao persecuo penal, valendo, contudo, como ttulo executivo no cvel. Ou seja, a vontade do ofendido no impede nem condiciona a atuao estatal.

No havendo a composio civil dos danos, segue-se ao prximo item.

Transao penal (processo de conciliao propriamente dita) Nos delitos de competncia dos Juizados Especiais Criminais, a Lei permite que o Promotor de Justia faa um acordo com o autor do fato, propondo para este uma pena alternativa, antes de oferecer a denncia. Caso o autor do fato e seu advogado aceitem a proposta de transao penal e seja cumprida a pena aceita, o processo acaba sem se discutir se o autor do fato culpado ou inocente. Se no forem cumpridos os termos da transao penal, o Ministrio Pblico (Promotor de Justia) poder oferecer denncia e o processo ser reiniciado. A transao penal pode ser proposta pelo Promotor quando houver indcios de que o autor do fato praticou um delito de menor potencial ofensivo e ele for primrio e preencher os demais requisitos legais. O autor de fato s poder fazer um acordo desse a cada cinco anos. A transao penal constitui direito subjetivo do ru. A discricionariedade que se reserva ao Ministrio Pblico unicamente quanto pena a ser proposta na transao; restritiva de direitos ou multa, nos termos do art. 76 da Lei n. 9.099/95. Assim, no se pode permitir que o prprio juiz realize com o ru, a transao penal. A presena do Ministrio mesmo indispensvel.

31

No entendendo o rgo do parquet ser o caso de transao, por ausncia dos requisitos, por exemplo, e este entendimento gerar controvrsias, a soluo ser a remessa dos autos ao rgo superior com competncia de reviso, como o caso do Procurador-Geral de Justia (art. 28, CPP), isto no mbito da Justia Estadual.

Sendo que, o prprio juiz, entendendo que a hiptese era efetivamente de transao penal, por preencher o acusado todos os requisitos previstos em Lei e por se tratar de infrao penal para a qual ela seja cabvel, dever rejeitar a pea acusatria por falta de justa causa (art. 395, III, CPP) ou mesmo por falta de interesse de agir (II).

A Lei n. 9.099, em seu art. 76, prev a transao penal para as aes: penais pblicas condicionadas representao; penais pblicas incondicionadas. Portanto, foram excludas pelo legislador, as aes penais privadas. Ou seja, no haver transao penal nestes tipos de aes. Porm, alguns tericos entendem que quando no houver a composio civil, ser possvel a transao penal nas aes privadas, mas, a questo no pacificada.

Requisitos para a transao penal (art. 76): I - no ter sido o autor anteriormente condenado pena privativa de liberdade, pela prtica de crime, por sentena definitiva (a condenao anterior por contraveno no impede a transao); II - no ter sido o agente beneficiado anteriormente, no prazo de cinco anos, pela aplicao de pena restritiva ou multa; III - no serem desabonadores os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias no serem desfavorveis.

A pena imposta na transao no implica reconhecimento de culpa nem gera quaisquer outros efeitos penais que no o fato de impedir o exerccio do mesmo direito pelo prazo de cinco anos (art. 76). Ou seja, no se torna o acusado um reincidente.

Da deciso que defere ou indefere a transao penal poder ser interposta apelao, no prazo de dez dias, para a Turma Recursal do Juizado (art. 76, 5).

Suspenso do Processo Oferecida denncia, que pode ser oral, abre-se a possibilidade de aplicao da suspenso do processo. A priori, to s as aes pblicas, condicionadas ou no, que podem dar ensejo medida, mas h opinio da doutrina pela extenso do dispositivo s aes privadas.

32

O instituto aplicvel s infraes cuja pena mnima cominada seja igual ou inferior a um ano, sejam ou no da competncia do Juizado Especial, ou seja, incluem-se as competncias especiais, e constitui-se na possibilidade de suspenso do processo por dois a quatro anos (perodo de prova) mediante imposio de uma srie de condies. (art. 89 da Lei n. 9.099/95).

A suspenso do processo, transao penal ou sursis processual, como prefere Damsio de Jesus, fundamentam-se em dois princpios, quais sejam: a autonomia da vontade do acusado que tem liberdade de recus-la, e da desnecessidade da pena de priso.

Cabe a proposio ao Ministrio Pblico, sendo verdadeiro poder-dever e at mesmo direito pblico subjetivo do acusado, e deve a proposta trazer de forma clara e expressa as condies para apreciao do acusado. Caso o Ministrio Pblico no faa a proposta de suspenso do processo, estando os requisitos preenchidos, a smula 696 do STF determina que: Reunidos os pressupostos legais permissivos da suspenso condicional do processo, mas se recusando o Promotor de Justia a prop-la, o Juiz, dissentindo, remeter a questo ao Procurador-Geral, aplicando-se por analogia o art. 28 do Cdigo de Processo Penal.

A submisso do acusado, que resulta de transao, ato voluntrio, personalssimo, absoluto, vinculante e tecnicamente assistido, sujeito ao controle do magistrado.

Requisitos da Suspenso Que tenha sido recebida a denncia e no seja caso de perdo judicial. Que se trate de crime cuja pena mnima abstratamente cominada seja igual ou inferior a um ano, levando-se em conta as causas de aumento e diminuio de pena (aumento a mnima e diminuio a mxima). Em se tratando de concurso de crimes, a soma das penas, ou o aumento mnimo, no caso de concurso formal, deve ser inferior a 1 ano. Quando se tratar de concurso de agentes, deve ser analisado o cabimento do benefcio de forma individual, sendo possvel o desmembramento do feito. Que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, afastando-se os casos de pena de multa. No reincidncia em crime doloso (Art. 77, inc. I do CP). Que os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como, os motivos e circunstncias autorizem o benefcio (art. 77, inc. II do CP). Exclui-se o inciso II do dispositivo assim como o inc. III referente culpabilidade posto que s o processo pode apur-la. .

33

Condies da Suspenso Aceita a proposta, aplica-se o perodo de prova, em cujo transcurso no corre prescrio, e sob as seguintes condies: reparao do dano, salvo impossibilidade de faz-lo; proibio de frequncia a determinados lugares; comparecimento pessoal e obrigatrio em juzo mensalmente para prestar informaes ou outras condies reputadas necessrias. condies facultativas: no caso de quaisquer outras constitucionalmente possveis, desde que no atinjam direitos constitucionais.

Revogao e Cumprimento da suspenso A Lei n. 9.099/95 prev hiptese de revogao obrigatria e de revogao facultativa da suspenso do processo, tal como ocorre com o sursis do art. 77 do CP.

Revogao: Causas obrigatrias (art. 89, 3) Quando o acusado no efetuar reparao do dano, salvo justo motivo; Se for processado por outro crime.

Revogao: Causas facultativas (art. 89, 4) Se o acusado vier a ser processado por contraveno; Se houver o descumprimento de quaisquer das condies impostas.

Com a revogao retoma-se o curso do processo. Vencido o perodo de prova sem revogao do benefcio extingue-se a punibilidade, apagando-se qualquer efeito, sendo possvel, inclusive a concesso de novo benefcio.

Observaes finais: a suspenso condicional do processo cabvel em qualquer procedimento, comum ou especial, desde que preenchidas as condies do art. 89, com as seguintes excees: justia militar (Lei n. 9.839/99, que criou o art. 90-A na Lei n. 9.099/95); crimes praticados com violncia domstica e familiar contra a mulher (art. 41 da Lei n. 11.340/06) Tambm, salutar a observao de que, com a suspenso condicional do processo, tal como ocorre com o art. 77 do CP, no haver paralisao total do processo, tendo em vista a imposio de determinadas restries de direito que feita ao ru, a exigir dele

34

determinados comportamentos para o cumprimento das obrigaes judicialmente fixadas. O que estar suspenso, pois, o curso regular do processo. Uma vez suspenso o processo, no se avanara para as fases subsequentes do procedimento, at que o ru seja submetido ao perodo de prova, isto , ao cumprimento das obrigaes assumidas para o fim da suspenso do processo (PACELLI, 2011, p. 686). Ainda, ressalva-se que no h qualquer problema no oferecimento da proposta de suspenso quando j estiver em curso a ao penal, desde que no esteja j sentenciada. Havendo j deciso definitiva, ainda que no passada em julgado, no poder ser realizada a suspenso do processo (PACELLI, 2011, p. 687). Nesse aspecto, bom relembrarmos que, mesmo na fase da sentena, prev o CPP, art. 383 e art. 384, a possibilidade de aplicao da suspenso condicional do processo, se e quando for operada a desclassificao (emendatio libelli) ou nova definio jurdica do fato por meio da mutatio libelli (art. 384, CPP).

4.2 Procedimento Sumarssimo

Recusada a transao penal, os autos iro ao Ministrio Pblico, para o imediato oferecimento da denncia (art. 77), ou para o ofendido, se privada a ao penal (art. 77, 3). Em ambos os casos o oferecimento ser oral e ser reduzido a termo. A denncia ou a queixa sero fundamentadas pelo Termo de Ocorrncia (art. 69 termo circunstanciado). Lembrando que, neste momento, no caso de ao penal de iniciativa pblica, se o Ministrio Pblico entender que a complexidade ou circunstncias do caso no permitem a formulao da denncia, poder requerer ao Juiz o encaminhamento das peas existentes ao Juzo comum para adoo do procedimento previsto em lei. Sendo que, neste juzo, a modalidade do procedimento comum a ser adotada o sumrio (art. 538, CPP). Ainda, salienta-se que o juiz poder declinar de sua competncia para o juzo comum, sempre que entender que a causa exige maior complexidade na sua instruo probatria. Caso ocorra discordncia entre o MP e o juiz quanto complexidade da causa, para fins de remessa ao juzo comum, a soluo ser a aplicao do art. 28 do CPP, ou seja, a questo deve ser encaminhada ao procurador-geral.

Proposta a ao penal Seguindo o procedimento, proposta a ao, o juiz ir designar a data e o horrio da Audincia de Instruo e Julgamento. Todos os presentes neste momento de fase preliminar sero considerados cientes. Aquele que no estiver presente ser intimado por correspondncia, salvo se for o acusado que, neste caso, ser citado por mandado (arts. 66 e 68) e no intimado por correspondncia (art. 67). Porm, se o juiz entender que o fato no constitui crime dever ele, de

35

plano, sem determinar a citao do acusado e a intimao dos demais interessados, rejeitar a pea acusatria. Por esta deciso ser cabvel o recurso de apelao, de acordo com o art. 82, para a Turma Recursal do Juizado (mesmo no sendo uma deciso de mrito, o recurso cabvel conforme a Lei a apelao e no recurso em sentido estrito). Nessa questo, observa-se que a rejeio do procedimento sumarssimo diferente do procedimento comum ordinrio e sumrio. Isto, porque no procedimento sumarssimo a rejeio poder ocorrer tanto por questes processuais (art. 395, CPP) como por questes de mrito (art. 397, CPP). Por exemplo, o juiz poder rejeitar a denncia ou a queixa com fundamento em atipicidade manifesta (mrito, portanto). Somente no caso de extino de punibilidade dever o juiz absolver sumariamente. Neste caso, no porque est expresso em lei, mas, pelo fato de ser mais favorvel ao ru a absolvio sumria, do que o simples reconhecimento de causa extintiva de punibilidade.

Audincia de instruo e julgamento Testemunhas. O ru dever apresentar as suas testemunhas na data designada, independentemente de intimao, salvo se requerer, com antecedncia mnima de cinco dias (art. 78, 1). As testemunhas arroladas pela acusao sero intimadas por correspondncia, com aviso de recebimento pessoal ou, tratando-se de pessoa jurdica ou firma individual, mediante entrega ao encarregado da recepo, que ser obrigatoriamente identificado, ou, sendo necessrio, por oficial de justia, independentemente de mandado ou carta precatria, ou ainda por qualquer meio idneo de comunicao (art. 67). No h previso expressa, na Lei n. 9.099, referente ao nmero de testemunhas. Por analogia, a doutrina entende que o nmero de 5 (cinco) testemunhas, ou seja, igual ao procedimento sumrio. Nova tentativa de conciliao. Se ainda no tiver sido tentada a conciliao entre as partes na fase preliminar, por ausncia do acusado, ou por qualquer outro motivo, o juiz dever repetir o procedimento previsto nos arts. 72 a 75, bem como reabrir a fase processual para a transao penal. Nada impede que o juiz renove tambm a tentativa de conciliao j proposta (PACELLI, 2011, p. 754). Frustrada a conciliao, ser ouvida a defesa, para o oferecimento da resposta acusao (art. 81). Aps a referida defesa, o juiz ir rejeitar a pea acusatria ou receb-la. Inquirio das testemunhas e o interrogatrio do ru. Sendo recebida a pea acusatria, sero ouvidas, nesta ordem: - a vtima; - as testemunhas da acusao; - as testemunhas da defesa; - o ru. No procedimento sumarssimo no se aplica as hipteses de interrogatrio por videoconferncia, salvo nos casos em que facilite a participao do ru preso por outra razo (art. 185, 2, II, CPP). No h previso legal no procedimento sumarssimo sobre a interveno das partes. Alguns tericos entendem que devero ser

36

seguidos os dispositivos do CPP no que forem pertinentes, ou seja, art. 185 e seguintes. Assim, devem as partes inquirir as testemunhas diretamente (art. 212, CPP), cabendo o juiz complementar o ato, ao final. No interrogatrio do ru, que, nos termos do art. 186 e seguintes, CPP, se inicia com o juiz, podendo as partes intervir no final, tambm se daria tratamento unitrio, de tal maneira que as partes sempre iniciaro as inquiries, findandoas o juiz. (PACELLI, 2011, p. 754). Das provas. Todas as provas sero realizadas em audincia (art. 81, 1). As provas de exames periciais ou exames mdicos devem se submeter ao contraditrio, caso tenham sido produzidas sem a participao do acusado. Razes orais e Deciso. Aps as inquiries e interrogatrios, o juiz ir facultar s partes a apresentao de razes orais, proferindo, aps, a sua deciso. No h previso legal sobre o tempo das apresentaes orais, entende-se que, por analogia seria utilizado o mesmo prazo determinado pelo rito sumrio (art. 534, CPP). O termo de assentada, com a descrio da ocorrncia de todos os atos processuais realizados, ser feito de forma resumida e incluir a sentena com a motivao do convencimento judicial, sendo dispensado o relatrio (art. 81, 3). O prazo para o recurso de apelao ser de dez dias, contados da cincia da sentena pelo MP, do ru e seu defensor. E a segunda instncia dos Juizados Criminais ser exercida pelas Turmas Recursais, compostas por trs juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado (art. 82). O recorrido ser intimado para oferecer resposta escrita no prazo de dez dias.

Da execuo Assim, a Lei n. 9.099/95 dispe sobre a execuo:


Art. 84. Aplicada exclusivamente pena de multa, seu cumprimento far-se- mediante pagamento na Secretaria do Juizado. Pargrafo nico. Efetuado o pagamento, o Juiz declarar extinta a punibilidade, determinando que a condenao no fique constando dos registros criminais, exceto para fins de requisio judicial. Art. 85. No efetuado o pagamento de multa, ser feita a converso em pena privativa da liberdade, ou restritiva de direitos, nos termos previstos em lei. Art. 86. A execuo das penas privativas de liberdade e restritivas de direitos, ou de multa cumulada com estas, ser processada perante o rgo competente, nos termos da lei.

Em relao ao art. 85, salienta-se o parecer de Eugnio Pacelli (2011, p. 756):


A nosso aviso, no h possibilidade de se converter em pena privativa de liberdade as sanes de multa e de restrio de direitos firmadas por ocasio da transao penal (...) pela redao do art. 51 do CP, no qual se estabelece que a pena de multa constituir dvida de valor, a ser executada pelo mesmo rito da execuo fiscal. (...) a par disso, releva notar que a deciso que homologa a transao uma sentena, ato jurdico perfeito e acabado (...)

37

CRONOGRAMA DO PROCEDIMENTO SUMARSSIMO

38

5 PROCEDIMENTO ESPECIAL DO TRIBUNAL DO JRI

Os tratados sobre Direitos Humanos e a devida relevncia ao Princpio do Devido Processo Legal foram os responsveis pela atual formatao do Tribunal do Jri. Aps esta construo, tornou-se perceptvel a inteno do legislador em proteger o cidado investigado em um processo penal, concedendo a este a participao no processo pelo contraditrio e a cincia de todos os atos processuais.

Os fins do Tribunal Popular representam o exerccio da democracia e o ato de civilismo, objetivando o afastamento do julgamento feito pelo poder poltico, concedendo a possibilidade do ser humano (pessoas comuns) julgar os seus pares de acordo com a sua livre convico, tratase, portanto, da responsabilidade dos cidados perante a sociedade.

O Instituto do Tribunal do Jri j percorreu longos caminhos. Passou por momentos valiosos e de fortalecimento, no entanto, enfrentou momentos difceis em Estados autoritrios e ditadores.

5.1 A Origem do Tribunal Popular

H impreciso doutrinria sobre a origem do Tribunal do Jri. Alguns indicam a origem do Jri na poca mosaica, outros o sugerem na poca clssica de Grcia e Roma, enquanto os mais conceitualistas preferem afirmar o seu bero na Inglaterra, em poca do Conclio de Latro.

Inicialmente, a palavra a jri deriva do latim "jurare" que significa fazer juramento. Como dito, para alguns pesquisadores, o Tribunal Popular surgiu na antiga Palestina, no momento em que naquela regio predominavam as sociedades comunitrias, cuja populao encontrava-se unida por laos de sangue e afetividade. Na defesa desse entendimento Nucci (2008, p. 41) explica que:
Na Palestina, havia o Tribunal dos vinte e trs, nas vilas em que a populao fosse superior a 120 famlias. Tais cortes conheciam e julgavam processos criminais relacionados a crimes punveis com a pena de morte. Os membros escolhidos dentre padres, levitas e principais chefes de Israel.

O Tribunal Popular surgiu com a prpria organizao social. Nestas pocas prevaleciam s comunidades patriarcais que eram controladas pelos homens mais velhos, estes que eram considerados os mais sbios. Trata-se de um perodo da histria em que prevaleciam os costumes e as tradies familiares (Direito Consuetudinrio) que eram repassados oralmente a todos os membros do cl (as escritas surgiram em blocos de pedra). A religio consolidava as

39

bases do Estado. O governante, que tambm administrava a religio, era considerado um deus vivo.

Na antiguidade greco-romana o Jri Popular tambm esteve presente (149 a.C). Existia uma espcie de comisso de inqurito que tinha a funo de investigar e julgar os casos de funcionrios estatais que causavam prejuzo ao Estado.

Na Grcia Antiga, especificamente em Atenas, havia um tribunal popular integrado por um nmero significativo de cidados atenienses que julgavam depois de ouvida a defesa de acordo com sua ntima convico.2

Porm, o Tribunal do Jri da atualidade, origina-se na Magna Carta, da Inglaterra, de 1215. Sabese, no entanto, que a humanidade j conhecia o jri antes disso (NUCCI, 2008, p. 726). Paralelamente a consolidao do instituto na Inglaterra, o Tribunal Popular sobressaa na Europa dura realidade medieval.

O poder da Igreja Catlica e o procedimento processual utilizados na busca da verdade real trilhavam o caminho da tortura e da crueldade, com aplicao de penas de morte, geralmente promovidas em espetculos pblicos, com a finalidade nica de demonstrar o poderio do clero cristo e da nobreza feudal (BECCARIA, 2007, p. 37).

Percebe-se que o Tribunal do Jri Ingls foi uma exceo em relao Europa. Ou seja, na Inglaterra surgiu proteo aos direitos fundamentais do povo face aos abusos perpetrados pelo poder desptico, fato que permitiu que os cidados julgassem seus pares, segundo os critrios do bom censo e dos costumes. O artigo 48 da Magna Carta Britnica preceituava que "Ningum poder ser detido, preso ou despojado de seus bens, costumes e liberdade, seno em virtude de julgamento de seus pares, segundo as leis do pas.

Aps a Revoluo Francesa (1789), partindo da Inglaterra, o Tribunal do Jri chegou Frana e, posteriormente, espalhou-se pelo mundo (NUCCI, 2008, p. 42). Pelas ideias iluministas foi consagrado, na Frana, o Tribunal do Jri como Instituio Judiciria.

Nota: Scrates foi julgado e condenado pena de morte por um dos Tribunais do Jri da Grcia Antiga. Para tanto teve que ingerir o cicuta, um veneno usado na poca para aplicao da pena de morte. Assim, em nome de seus princpios e de seus ideais (pois, teve a oportunidade de fugir), o pensador abdicou de sua prpria vida aceitando sua pena, atitude digna dos grandes homens.

40

O Jri consolidou-se nos Estados Unidos da Amrica no sculo XVII, antes mesmo da independncia daquele pas. Como eram Treze Colnias autnomas, a organizao do Jri no era idntica em todas as colnias.

5.2 O Tribunal do Jri no Brasil

O Tribunal Popular foi instalado no Brasil antes de ser instalado em Portugal e pouco antes da Proclamao da Independncia. O referido instituto foi instalado pelo decreto do Prncipe Regente D. Pedro I em 18 de junho de 1822. A partir de ento, passou por muitas evolues e transformaes legislativas.

O conselho na poca implantado era composto por vinte e quatro cidados: homens inteligentes, honrados, bons e patriotas. Nesse momento histrico, percebe-se que o aludido rgo ainda no adotava o princpio da soberania dos veredictos.

Segundo Nucci (2008) estes tinham a atribuio de julgar os delitos de abuso de liberdade de imprensa, sendo as suas decises passveis de mudanas apenas pelo regente, pois este detinha o Poder Moderador.

Aps a Proclamao da Independncia, o Imperador D. Pedro I (em 1824), outorgou a primeira Carta Poltica do Brasil, na qual o Tribunal do Jri foi inserido no captulo pertencente ao Poder Judicirio, com atribuies para julgar causas cveis e criminais. Sobre o nascimento do Jri no Brasil destaca Rangel (2008, p. 488) que:
Em se tratando de Jri, o nosso nasceu na Lei de 18 de Julho de 1822, antes, portanto da independncia (7 de setembro de 1822) e da primeira Constituio brasileira (25 de maro de 1824) e, ainda, sob o domnio portugus, mas sob forte influncia inglesa. Entretanto, o jri era apenas para os crimes de imprensa e os jurados eram eleitos

Em 1832 entrou em vigor o Cdigo de Processo Criminal do Imprio, o qual conferiu ampla competncia ao Tribunal do Jri, s restringida em 1842, com a entrada em vigor da Lei n. 261. Nesta poca havia previso da aplicao da pena de morte.

Durante o perodo republicano a legislao manteve a existncia do Tribunal do Povo, agora no captulo pertinente aos direitos e garantias individuais. Sobre o Jri durante a Repblica brasileira, ressalta Rangel (2008) que:

41
Na primeira Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brazil promulgada em 24 de fevereiro de 1891. o jri era colocado dentro do ttulo referente aos cidados brasileiros e na seco da declarao dos direitos, estabelecendo, no seu art. 72, 31, que era mantida a constituio do jury.

Naquela poca se destacou a figura de Rui Barbosa, que era defensor do Tribunal do Povo. O jri passou a ser consagrado como um direito ou garantia individual na Constituio da nascente Repblica.

Nos perodos Vargas, a Constituio Federal de 1934 retirou o jri do captulo referente aos direitos do homem e do cidado e, o mesmo foi inserido no captulo referente ao Poder Judicirio. No Estado Novo, em 1937, a nova Constituio no mencionou a existncia do jri em nenhum de seus captulos.

Porm, o Decreto-Lei n. 167 de janeiro de 1938 admitiu a existncia do tribunal na ordem jurdica interna, estabelecendo sua competncia para julgar os crimes de:

a) b) c) d) e)

homicdio; infanticdio; induzimento ou auxlio ao suicdio; duelo com resultado morte ou leso seguida de morte; roubo seguido de morte e sua forma tentada.

Em 1941, entrou em vigor o Cdigo de Processo Penal Brasileiro pelo Decreto-Lei n. 3.689 (ainda em vigor). O referido diploma legal foi inspirado no Rocco Italiano de Benito Mussolini, no qual prevalecia presuno de culpabilidade para os acusados. Nesta realidade principiolgica (culpabilidade), o acusado no era tratado como sujeito de direitos, mas como objeto do processo. Ao acusado no eram asseguradas as garantias mnimas do processo legal. Eram comuns as confisses obtidas por meio de torturas e intimidaes. E o silncio do acusado no interrogatrio, era interpretado em seu prejuzo e, ainda, o no comparecimento do ru para ser interrogado ensejava sua conduo coercitiva. A Democracia retorna ao Brasil em 1946, aps o fim da Segunda Guerra Mundial e a nova Constituio Federal volta a inserir a instituio no captulo "Dos Direitos e Garantias Individuais". Segundo Nucci (2008, p. 43):
A Constituio de 1946 ressuscitou o Tribunal Popular no seu texto, reinserindo-o no captulo dos Direitos e Garantias individuais como se fosse uma autntica bandeira na luta contra o autoritarismo, embora as razes desse retorno tivessem ocorrido, segundo narra Victor Nunes Leal, por conta do poder de presso do coronelismo, interessado em garantir a subsistncia de um rgo judicirio que pudesse absolver seus capangas.

42

Em 1964 o regime ditatorial foi instalado pelos militares. Iniciou-se, nesta poca, um dos perodos mais violentos da histria brasileira. Em 1967 a nova Constituio, em seu art. 150, 18, manteve o Jri no captulo dos direitos e garantias individuais, dispondo: So mantidas a instituio e a soberania do Jri, que ter competncia no julgamento dos crimes dolosos contra a vida , assim, manteve a existncia do jri, mas, com competncia restrita, pois, julgava apenas os crimes dolosos contra a vida e com veredictos soberanos. Este fato durou pouco, pois, no ano seguinte, a soberania fora retirada pela Emenda Constitucional de 1969, o art. 153, 18, passou a prever: mantida a instituio do Jri, que ter competncia no julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

A Lei n. 5.941, de 22 de novembro de 1973 alterou o Cdigo de Processo Penal, estabelecendo a possibilidade de o ru pronunciado, se primrio e de bons antecedentes, continuar em liberdade, o que foi disposto no art. 408, 2.

Em 1988 o Estado Democrtico volta a iluminar a nao brasileira com a nova Constituio Cidad. Assim, o Tribunal do Jri foi inserido no ttulo dos Direitos e Garantias fundamentais, em seu artigo 5, inciso XXXVIII.

5.3 Princpios bsicos do Tribunal do Jri

Aps todo o percurso e evoluo histrica, a Constituio Federal de 1988 instituiu os quatro Princpios Constitucionais basilares do Tribunal do Jri (art. 5, inciso XXXVIII, da CF): a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para os crimes dolosos contra a vida.

a) Plenitude de Defesa

A plenitude de defesa, atribuda instituio do Jri, semelhante ao direito constitucional ampla defesa (art. 5, LV, da CF). Assim, o acusado da prtica de crime doloso contra a vida ter efetiva e plena defesa. Como Nucci ensina, um Tribunal que decide sem fundamentar seus veredictos precisa proporcionar ao ru uma defesa acima da mdia. Nessa perspectiva, poder o defensor usar de "todos" os argumentos lcitos para convencer os jurados, uma vez que estes decidem por ntima convico, ou seja, julgam somente perante a conscincia de cada um, sem fundamentarem e de forma secreta.

43

b) Sigilo nas Votaes

O sigilo nas votaes uma mnima exceo ao Princpio da Publicidade. Resguarda a liberdade de opinio dos jurados, evitando constrangimentos decorrentes da publicidade da votao, como eventuais represlias. Objetiva uma justa e livre deciso. Em relao a esta exceo ao Princpio da Publicidade, h posicionamentos doutrinrios contrrios que so favorveis extino das salas secretas.

c) Soberania dos Veredictos

A soberania dos veredictos est entre as clusulas ptreas da Constituio de 1988, instituda como uma das garantias individuais em benefcio do ru. A deciso dos jurados suprema, soberana, no podendo ser modificada pelos magistrados togados. Porm, h relatividade neste princpio, pois, cabe apelao das decises do Jri pelo mrito (art. 593, III, d), ou seja, o Tribunal pode anular o julgamento e determinar a realizao de um novo, se entender que a deciso dos jurados afrontou manifestamente a prova dos autos. No ensinamento de Nucci: soberania quer dizer que o jri, quando for o caso, assim apontado por deciso judiciria de rgo togado, ter a ltima palavra sobre um crime doloso contra a vida.

d) Competncia para os Crimes Dolosos contra a Vida

A competncia para os crimes dolosos contra a vida, consumados ou tentados, finaliza os Princpios Constitucionais do Jri. Os referidos crimes esto previstos no incio da Parte Especial do Cdigo Penal: homicdio simples, privilegiado ou qualificado (art. 121 1 e 2); induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio (art. 122); infanticdio (art. 123); aborto (arts. 124, 125, 126 e 127).

Observao: o latrocnio (artigo 157, 3, segunda parte, CP) e o Sequestro com morte (artigo 150, 3, CP) so da competncia do juiz singular e no do Tribunal do Jri. Em tais crimes a inteno do agente de roubar, furtar, subtrair, sequestrar, com fins e para fins econmicos, no se trata da inteno de matar (requisito fundamental para os crimes julgados pelo Tribunal do Jri).

44

Consideraes Finais Para entendermos a relevncia atual do Tribunal Popular para o ordenamento jurdico e a sociedade brasileira, faz-se necessrio o conhecimento de sua origem e evoluo histrica. Neste breve e modesto levantamento histrico, observamos que o instituto, ora analisado, passou por transformaes significativas ao longo dos anos. O misticismo, o extremismo religioso, o autoritarismo, as ditaduras e as democracias marcaram sua evoluo. Suas introdues e excluses na legislao brasileira denotam, na realidade, a relevncia do instituto. Podemos entender que, em muitos momentos da histria, era interpretado como uma soluo para a criminalidade social, porm, em outros momentos, era um obstculo a ser retirado do caminho poltico e jurdico. Podemos entender, portanto, a relevncia deste instituto na seguinte

ponderao: representa a prpria Democracia, bem como, a responsabilidade do cidado perante a sociedade em que se encontra inserido. No entanto, h de ser observado que o Tribunal do Jri, ao mesmo tempo em que representa a democracia, pode ser, tambm, arbitrrio. Assim, ressalta o mestre Pacelli (2011, p. 703): E o Tribunal do Jri, no que tem, ento, de democrtico, tem tambm, ou melhor, pode ter tambm, de arbitrrio. E isso ocorre em razo da inexistncia do dever de motivao dos julgados. A resposta quesitao pelo Conselho no exige qualquer fundamentao acerca da opo [...]. Este parecer nos faz pensar. Afinal, trata-se de um antagonismo de ideologias, ou seja, o Tribunal do Jri como um instituto democrtico e, podendo ser, ao mesmo tempo, arbitrrio? Mas, enfim, ao Tribunal do Jri foi reservada, pela Constituio Federal de 1988, uma posio de destaque, ou seja, no captulo dos Direitos e Garantias fundamentais. Sua estrutura formada por Princpios Constitucionais basilares que garantem a plenitude de defesa do ru, a segurana para a livre deciso dos jurados, a valorizao das decises proferidas pela soberania e, por fim, a delimitao da competncia do instituto aos crimes dolosos contra a vida. Por estes breves apontamentos, denominado Introduo ao Tribunal do Jri, nos preparamos para o prximo estudo, que ser sobre os procedimentos atuais e especficos do referido instituto.

5.4 Procedimentos do tribunal do jri

O Jri guarda sua competncia estabelecida expressamente na Constituio Federal (art. 5 XXXVIII), sendo designado para a apurao e julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

O procedimento do Jri dividido em duas fases: na primeira, esto abrangidos os atos praticados do oferecimento da denncia at a deciso de pronncia; na segunda, esto abrangidos os atos praticados entre a pronncia e o julgamento pelo Tribunal popular.

45

5.4.1 Primeira Fase

A primeira fase possui basicamente a mesma estrutura do procedimento comum ordinrio, porm, com as alteraes introduzidas pela Lei n. 11.689/2008, o procedimento ficou mais especfico. Algumas diferenas:

no h no procedimento ordinrio nova vista ao Ministrio Pblico aps a apresentao da defesa preliminar. J na 1 fase do Tribunal do Jri, apresentada a defesa, o juiz ouvir o Ministrio Pblico ou o querelante sobre preliminares e documentos, em 5 (cinco) dias (art. 409). Depois desta resposta, a realizao de eventuais diligncias sero designadas

dentro do prazo mximo de 10 dias (art. 410); a audincia una de instruo e julgamento no Tribunal do Jri, o juiz, quando concluda a apresentao das peas escritas, no tem, como no rito ordinrio, a faculdade de absolver sumariamente o ru antes mesmo de se realizar a instruo criminal. Ou seja, no procedimento do Jri, talvez em razo da complexidade e gravidade em tese dos delitos a serem apurados, a absolvio sumria s possvel aps a realizao da instruo. Observao: este entendimento no pacfico em funo do artigo 394, 4 do CPP, que dispe que algumas disposies do rito ordinrio se aplicam a todos os procedimentos penais de primeiro grau. Por outro lado, o mesmo artigo 394, 3 afirma que nos processos de competncia do Tribunal do Jri sero observadas as disposies contidas entre os artigos 406 e 497 do CPP, o que daria ao Jri uma regulamentao especial. o procedimento ser concludo no prazo de 90 dias art. 412 (no procedimento ordinrio de 60 dias e no procedimento sumrio de 30 dias).

Semelhantemente ao rito ordinrio, aps a concluso da instruo probatria, devem ter incio os debates orais, por 20 minutos para acusao e defesa, respectivamente. Prorrogveis por mais 10 minutos (art. 411, 4). A seguir, dever o juiz prolatar, oralmente ou no prazo de 10 (dez) dias, a deciso de admissibilidade da acusao (popularmente denominada deciso de pronncia). (Art. 411, 9).

O procedimento do Jri no prev a possibilidade de substituio dos debates orais por memoriais escritos. Contudo, pelos delitos, teoricamente mais graves e mais complexos, na prtica vem sendo aplicada analogicamente a disposio do artigo 403, 3 e 404, pargrafo nico, que permitem s alegaes finais escritas.

46

A partir da deciso de finalizao de Audincia de Instruo e Julgamento, o juiz ter quatro alternativas. Analisaremos cada uma delas.

a) Deciso de pronncia (art. 413)

Esta a nica deciso que d prosseguimento ao feito, inaugurando a segunda fase e levando at o julgamento perante o Tribunal do Jri. Nesta deciso o juiz considera: que restou provada a materialidade do fato; que existem indcios suficientes de autoria por parte do acusado; que foi configurado o dolo direto ou eventual na conduta; o dispositivo legal em que julgar incluso o acusado; as circunstncias qualificadoras; as causas de aumento de pena.

Nota: a pronncia pode apenas tratar das qualificadoras e das causas de aumento de pena, ou seja, aquelas diretamente previstas e associadas ao tipo penal. As causas gerais (concurso de crimes, crime continuado) no podem ser apreciadas na fase de pronncia. Bem como, s causas de diminuio que devem estar reservadas para o Plenrio do Julgamento, pois, o artigo 413, 1, CPP, faz meno apenas s causas de aumento. O mesmo se aplica para atenuantes e agravantes, que devem ser formuladas pelas partes durante os debates e serem alvo de quesitao.

A seguir algumas observaes sobre a deciso de pronncia.

A deciso de pronncia no pode ser lida em plenrio pelas partes (art. 478, I), mas nada impede que os jurados manuseiem os autos e com ela tenham contato.

Em termos processuais, esta uma deciso de natureza interlocutria mista noterminativa, pois, apesar de encerrar uma fase do procedimento, no encerra o processo. Uma deciso desta natureza pode ser desafiada pelo recurso em sentido em estrito.

Esta deciso que pronuncia o ru s faz coisa julgada formal. No pode fazer coisa julgada material, haja vista que o acusado pode ser pronunciado por um crime e condenado por crime diverso (ou absolvido), isto na sentena final do Tribunal do Jri.

47

So trs os principais efeitos desta deciso: O acusado ser submetido a Jri popular; as teses acusatrias ficam limitadas ao que ficou reconhecido na pronncia; a prescrio ser interrompida (art. 117, II do Cdigo Penal).

No caso de haver crimes conexos no dolosos contra a vida, o juiz deve se restringir a apreciar as questes inerentes ao crime doloso contra a vida, cabendo ao jri fazer seu juzo sobre o outro crime conexo.

Anteriormente, o acusado deveria ser intimado pessoalmente da deciso de pronncia. Hoje, esta continua a ser a regra, porm, passou a ser admitida a intimao por edital (art. 420, pargrafo nico), caso o acusado esteja solto e no tenha sido encontrado.

Quanto aos defensores e assistente de acusao, a intimao dever ser feita, como regra, por meio de publicao no rgo oficial, exceto quanto o defensor houver sido nomeado, hiptese em que, assim como o Ministrio Pblico, dever ser intimado pessoalmente.

Neste momento do procedimento, o juiz no mais determina, como regra, a priso. Ainda deve, porm, decidir, motivadamente, no caso de manuteno, revogao ou substituio da priso (413, 3 CPP) ou, no caso de acusado solto, se existe elementos concretos que indiquem a necessidade da priso.

b) Deciso de impronncia (art. 414)

Esta deciso ocorre quando o juiz no se convence da prova da materialidade nem sobre a presena de indcios suficientes de autoria. Esta deciso, no entanto, permite que, uma vez descobertas novas provas antes da ocorrncia da prescrio, seja ofertada nova denncia contra o acusado. Esta deciso acarreta o trmino do processo sendo cabvel o recurso de apelao.

Observao: no se deve confundir impronncia com a despronncia. A despronncia ocorre quando a deciso de pronncia, aps recurso em sentido estrito, reformada pelo Tribunal.

c) Desclassificao (art. 419)

Esta deciso ocorre quando se desclassifica o crime para delito que no seja doloso contra a vida. No pe fim ao processo, devendo o feito ser encaminhado a outro juzo para continuidade

48

e concluso. Na desclassificao cabvel o recurso em sentido estrito, por ser deciso no terminativa.

d) Absolvio sumria (art. 415)

Esta deciso ocorre quando o juiz verificar, pela prova colhida, as situaes a seguir:

provada a inexistncia do fato (provada a ausncia de materialidade); provado que o ru no concorreu para o fato como autor ou partcipe (provada a inocncia do ru); no constituir o fato infrao penal (flagrante atipicidade); existir circunstncia que isente o ru de pena; existir circunstncia que exclua o crime (legtima defesa, estado de necessidade, exerccio regular de um direito ou estrito cumprimento do dever legal).

Trata-se de deciso terminativa, que pode ser desafiada pelo recurso de apelao.

5.4.2 Segunda Fase

A segunda fase tem incio a partir do momento em que ocorre a precluso da deciso de pronncia. Deve se atentar para o fato de que no se fala em trnsito em julgado, mas to somente de precluso, uma vez que a pronncia no pe fim ao processo nem faz coisa julgada material.

Esta fase tem, como objetivo, a preparao do processo para que seja julgado perante o Tribunal do Jri. O juiz-presidente do Tribunal do Jri deve ento notificar o MP e depois o advogado do ru para que, em 05 dias, apresentem o rol de testemunhas que devero ser ouvidas em plenrio (mximo de 05, contra 08 na primeira fase). possvel tambm juntar documentos e requerer diligncias (art. 422).

O juiz-presidente ento dever deliberar sobre os requerimentos e eventualmente conduzir a realizao das diligncias solicitadas. Ao fim, dever realizar um relatrio do processo, fixando uma data para a realizao da sesso de julgamento. Lembra-se, oportunamente, que qualquer documento s poder ser juntado aos autos com o mnimo de 03 dias teis, nica restrio experimentada possibilidade de se juntar documento em qualquer momento do processo.

49

Desaforamento (art. 427)

Existe uma possibilidade, nesta segunda fase, de que qualquer das partes, inclusive o juizpresidente, requeiram ao Tribunal o desaforamento, que permite que o julgamento pelo jri seja feito em uma comarca diferente daquela em que correu o processo criminal.

Algumas situaes indicam o desaforamento. So elas: a) interesse pblico intranquilidade social ou distrbios no local em que deveria ocorrer o julgamento. b) dvida sobre a imparcialidade dos jurados ocorre quando h, na comarca, comoo exagerada, de proporo to grande que h uma tendncia prvia naquela comunidade para julgar de determinada forma. c) Segurana pessoal do ru quando o julgamento naquele local pode oferecer riscos para a integridade do acusado. d) no aprazamento de data para o jri aps seis meses da precluso da pronncia nestes casos, h atraso na marcao de data para o julgamento, sem que a defesa tenha contribudo para o atraso. Do Julgamento em Plenrio propriamente dito

Primeiramente, preciso saber que h uma ordem de prioridade para a organizao da pauta de julgamentos, prevista no artigo 429: primeiro, devem ser julgados os processos de acusados presos, devendo se conferir prioridade aos que mais tempos estiverem na priso; depois a ordem a ser respeitada a data da pronncia, julgando primeiro, por lgica, aqueles h mais tempo pronunciados.

Outras regras preliminares a serem seguidas: o assistente de acusao s poder atuar em plenrio se requerer sua habilitao at cinco dias antes da data da sesso em que pretende atuar (art. 430); qualquer documento ou objeto s poder ser juntado com o mnimo de 03 dias teis de antecedncia; prvio sorteio dos 25 jurados que comporo aquela sesso, geralmente sendo este grupo de 25 jurados sorteado para o perodo de 01 ms (art. 433). A este sorteio devem comparecer membros do MP, Defensoria e representante da OAB. Os jurados sorteados

50

sero convocados e seus nomes afixados nos murais no edifcio em que est situado o Tribunal do Jri.

Jurados

Alguns apontamentos sobre os jurados (art. 436 a 452): devem julgar com imparcialidade; devem se declarar impedidos ou suspeitos. Exemplo: esto impedidos de atuar como jurados conjuntamente marido e mulher, sogro e genro, irmos, etc. (art. 448); O mesmo jurado tambm no pode participar de um eventual segundo julgamento de um mesmo processo ou que trate do mesmo fato (ex. caso de concurso de pessoas); Algumas autoridades esto isentas do servio do Jri, servio que , em regra, obrigatrio.

No dia do julgamento, o juiz-presidente, antes de iniciar os trabalhos, deve verificar a presena de no mnimo 15 jurados. Ento ir anunciar o processo que deve ser julgado. Logo depois, sero sorteados os jurados, facultadas s partes a recusa imotivada de trs jurados cada. No caso de julgamento de mais de um ru, as recusas podero ser feitas por um s defensor.

Aps o sorteio e formao do Conselho de Sentena, com 07 jurados (art. 447), o juiz presidente deve fazer aos jurados uma exortao de julgar com imparcialidade e justia (art. 472). Depois devem ser entregues aos jurados: cpias da pronncia; cpias de decises posteriores que julgaram admissvel a acusao; cpias do relatrio feito pelo juiz presidente na segunda fase.

Observao: h crticas a essa entrega da deciso de pronncia aos jurados, ante o srio risco que tenha laborado em excesso de linguagem (do juiz da primeira fase) e possa afetar o julgamento dos jurados.

A instruo plenria e os debates

Aps este procedimento, as partes tomaro, sucessiva e diretamente, as declaraes do ofendido e inquiriro as testemunhas arroladas pela acusao (art. 473).

51

Para a inquirio das testemunhas arroladas pela defesa, o defensor do acusado formular as perguntas antes do Ministrio Pblico e do assistente.

Os jurados podero formular perguntas ao ofendido, s testemunhas e ao acusado por intermdio do juiz-presidente.

A seguir ser o acusado interrogado. O Ministrio Pblico, o assistente, o querelante e o defensor, nessa ordem, podero formular, diretamente, perguntas ao acusado (art. 474).

Vedao importante na nova lei a que impede o uso de algemas durante o julgamento, exceto em casos de extrema e comprovada necessidade para a segurana. Esta pode ser, inclusive, causa de nulidade do julgamento, ante o grande efeito psicolgico que causa nos jurados.

Debates (arts. 476 a 481)

Aps esta instruo em plenrio, sero iniciados os debates. Primeiro o MP, que tem 1h30m, e depois a defesa pelo mesmo tempo. Se for mais de um ru, este tempo ser de 2h30m para cada parte, ou seja, acrescenta-se mais 1 hora.

O assistente falar sempre depois do parquet e, este, depois do querelante se for o caso de ao penal privada subsidiria da pblica.

A acusao tem ainda a possibilidade de rplica, pelo prazo de uma hora, ao que se sucede a trplica da defesa por igual perodo de tempo. Em caso de mltiplos rus, rplica e trplica podero durar at duas horas. possvel, durante o julgamento, que as partes realizem os chamados apartes, que so breves interrupes da parte contrria no tempo de fala do outro para esclarecimento de questo relativa quela fala especfica. No se permite a interrupo para tratamento de assunto diverso.

Geralmente, a concesso dos apartes solucionada pelas partes entre si, mas caso no haja consenso pode (deve) o juiz conceder o aparte ao solicitante (art. 497, XII), por at 3 minutos, tempo que ser devolvido parte que foi interrompida na sua fala ao final.

52

Durante as falas as partes no podero fazer referncia deciso de pronncia ou qualquer outra que a confirme, nem ao silncio do acusado ou ausncia de interrogatrio por falta de requerimento. Se qualquer meno for feita, cabe o registro em ata para, em caso de prejuzo, alegao da nulidade em recurso para o Tribunal (art. 478).

Concludos os debates, o juiz-presidente pergunta aos jurados se esto em condies de julgar ou se necessitam de algum esclarecimento. Os jurados podem ter acesso aos autos ou mesmo aos instrumentos do crime se assim solicitarem ao juiz. A partir da dvida de algum jurado, inclusive, pode se originar a necessidade de proceder a alguma diligncia, o que levar dissoluo do Conselho de Sentena para a realizao das diligncias.

Dos quesitos, da votao e da sentena

Ao final, as partes e os jurados se encaminharo para a sala secreta, onde sero lidos e votados os quesitos formulados pelo juiz com a anuncia das partes. Primeiro deve se questionar a matria de fato e se deve o acusado ser absolvido. A redao dos quesitos deve ser clara e objetiva, permitindo uma resposta igualmente objetiva, sim ou no.

Ordem de questionamentos ( art. 483): materialidade do fato; autoria e participao; se o acusado deve ser absolvido; se existe causa de diminuio de pena alegada pela defesa; se existe circunstncia qualificadora ou causa de aumento de pena reconhecidas na pronncia ou em decises posteriores que julgaram admissvel a acusao.

A resposta negativa, de mais de 3 (trs) jurados, a qualquer dos quesitos referidos nos itens 1 e 2 encerra a votao e implica a absolvio do acusado. Respondidos afirmativamente por mais de 3 (trs) jurados os quesitos relativos aos itens 1 e 2 ser formulado quesito com a seguinte redao: O jurado absolve o acusado? Decidindo os jurados pela condenao, o julgamento prossegue, devendo ser formulados os outros quesitos sobre os itens seguintes.

A ausncia de qualquer quesito obrigatrio acarreta a nulidade do julgamento (smula 156, STF). preciso ter especial ateno para as circunstncias agravantes e atenuantes, que no precisam

53

ser mais questionadas aos jurados. Elas cabem, agora, apreciao do juiz presidente, desde que alegadas nos debates.

Havendo contradio entre a votao dos quesitos o juiz dever novamente proceder votao, procedendo a novo esclarecimento aos jurados do significado e resultado prtico de cada um deles.

Aps a votao e vinculado ao seu resultado, o juiz presidente proferir sentena, realizando a quantificao da pena com base nos critrios normalmente utilizados (fixao de pena base, circunstncias agravantes e atenuantes, causas de aumentos e diminuies de pena, etc). Neste momento, inclusive, decidir sobre a imposio de medida cautelar, se presentes os requisitos da preventiva. Em caso de absolvio, impositiva a colocao em liberdade do preso (se por outro motivo no estiver preso), e aplicao de medida de segurana no absolvido por inimputabilidade.

Tendo o Conselho de Sentena optado pela desclassificao, o juiz presidente deve proferir sentena imediatamente, cabendo ainda os benefcios da lei n. 9.099/95, quando for o caso de crime quela lei afeto. O mesmo deve ocorrer se houver crime conexo no doloso contra a vida que remanescer em caso de absolvio ou desclassificao. Ou seja, nestes casos, ser o prprio juiz presidente do Tribunal do Jri que ira proferir a sentena.

Depois de definida a sentena, ser ela lida em plenrio antes do encerramento da sesso. Cada sesso ter sua ata, aonde devero constar todas as ocorrncias relevantes. Sua falta pode implicar em responsabilidade administrativa e penal para o responsvel.

Por fim, ressaltam-se as atribuies do juiz-presidente do Tribunal do Jri: I regular a polcia das sesses e prender os desobedientes; II requisitar o auxlio da fora pblica, que ficar sob sua exclusiva autoridade; III dirigir os debates, intervindo em caso de abuso, excesso de linguagem ou mediante requerimento de uma das partes; IV resolver as questes incidentes que no dependam de pronunciamento do jri; V nomear defensor ao acusado, quando consider-lo indefeso, podendo, neste caso, dissolver o Conselho e designar novo dia para o julgamento, com a nomeao ou a constituio de novo defensor; VI mandar retirar da sala o acusado que dificultar a realizao do julgamento, o qual prosseguir sem a sua presena;

54

VII suspender a sesso pelo tempo indispensvel realizao das diligncias requeridas ou entendidas necessrias, mantida a incomunicabilidade dos jurados; VIII interromper a sesso por tempo razovel, para proferir sentena e para repouso ou refeio dos jurados; IX decidir, de ofcio, ouvidos o Ministrio Pblico e a defesa, ou a requerimento de qualquer destes, a arguio de extino de punibilidade; X resolver as questes de direito suscitadas no curso do julgamento; XI determinar, de ofcio ou a requerimento das partes ou de qualquer jurado, as diligncias destinadas a sanar nulidade ou a suprir falta que prejudique o esclarecimento da verdade; XII regulamentar, durante os debates, a interveno de uma das partes, quando a outra estiver com a palavra, podendo conceder at 3 (trs) minutos para cada aparte requerido, que sero acrescidos ao tempo desta ltima.

BIBLIOGRAFIA E REFERNCIAS LEGISLATIVAS

BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos delitos e das penas. ed. So Paulo: Martin Claret, 2007.

CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 19. ed. So Paulo: Saraiva, 2012. GONALVES, Aroldo Plnio. Tcnica Processual e Teoria do Processo. Rio de Janeiro: AIDE, 1992. 220p. GRECO FILHO, Vicente. Manual de Processo Penal. 9. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2012. ISHIDA, Vlter Kenji. Processo Penal. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2010. LOPES JNIOR, Aury. Direito Processual Penal. 10. ed. So Paulo: Saraiva, 2013. LOPES JNIOR, Aury; GLOECKNER, Ricardo Jacobsen. Investigao preliminar no Processo Penal. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2013. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de Processo Penal comentado. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execuo Penal. 10. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2013. OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 15 ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2011. 974p.

55

OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 16. ed. atual. de acordo com as Leis n. 12.403, 12.432, 12.461, 12.483 e 12.529, todas de 2011, e Lei Complementar n. 140, de 8 de dezembro de 201. So Paulo: Atlas, 2012. RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. 13 ed. Rio de Janeiro: Editora Lmen Jris, 2008. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal.. 16. ed. So Paulo: Saraiva, 2013.

REFERNCIAS LEGISLATIVAS

BRASIL. Decreto-lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Cdigo Penal. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm>. _______. Decreto-lei n. 3.689, de 3 de outubro de 1941. Cdigo de Processo Penal. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689compilado.htm >. _______. Lei n. 1.521, de 26 de dezembro de 1951. Altera dispositivos da legislao vigente sobre crimes contra a economia popular. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L1521.htm>. _______. Lei n. 5.869, de 11 de janeiro de 1973. Institui o Cdigo de Processo Civil. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5869compilada.htm>. _______. Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execuo Penal. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210compilado.htm>. _______. Constituio Da Repblica Federativa Do Brasil De 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm >. _______. Lei n. 8.625, de 12 de fevereiro de 1993. Institui a Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico, dispe sobre normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico dos Estados e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8625.htm>. ________. Lei n. 8.906, de 4 de julho de 1994. Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8906.htm>. _______. Lei n. 9.099, de 26 de setembro de 1995. Dispe sobre os Juizados Especiais Cveis e Criminais e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9099.htm>. _______. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Cdigo Civil. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm>. _______. Lei n. 10.792, de 1 de dezembro de 2003. Altera a Lei no 7.210, de 11 de junho de 1984 - Lei de Execuo Penal e o Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Cdigo de Processo Penal e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.792.htm>.

56

_______. Lei n. 11.343, de 23 de agosto de 2006. Institui o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para preveno do uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas; estabelece normas para represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas; define crimes e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm>. _______. Lei n. 11.689, de 9 de junho de 2008. Altera dispositivos do Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 Cdigo de Processo Penal, relativos ao Tribunal do Jri, e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2008/Lei/l11689.htm>. MINAS GERAIS. Constituio Estadual, de 21 de setembro de 1989. Disponvel em: <http://www.controleconthabil.com.br/leis_estaduais/constituicao/Constituicao.pdf >. MINAS GERAIS. Lei Complementar 34, de 12 de setembro de 1994. Lei Orgnica do Ministrio Pblico do Estado de Minas Gerais. Disponvel em: <http://www.mp.mg.gov.br/portal/public/interno/arquivo/id/26621>.

Вам также может понравиться