Вы находитесь на странице: 1из 6

Escolhendo um Inversor

Para os campistas que no possuem um gerador no seu veculo de recreao, uma alternativa instalar um inversor. O inversor transforma a corrente contnua das baterias para corrente alternada de maneira que ela possa ser usada pela maioria dos equipamentos do seu Veculo de Recreao (VR). Como escolher o inversor? Podemos iniciar falando sobre os 2 principais tipos de inversor: inversor de onda seno e inversor de onda seno modificada. A sada de uma fonte de seno modificada no a arredondada e suavizada como a da figura esquerda abaixo mas sim a achatada da direita. A maioria dos equipamentos que usam corrente alternada podem receber as duas formas de energia acima citadas. Um inversor de onda modificada de 2500 watts pode custar R$600, enquanto que um de mesma potncia e de onda senoidal pura pode custar R$2.800 (nos EUA).

Voc deve adquirir um inversor de onda pura? Alguns equipamentos s funcionam com este tipo de onda, tais como impressoras a laser e alguns equipamentos mdicos. Se voc necessita de um concentrador de oxignio no seu RV, este no deve operar se a fonte seno modificada. Tambm alguns carregadores de bateria de equipamentos sem fio no funcionam com onda modificada. Em dvida, contate a indstria que produziu o equipamento. Sugere-se que voc adquira um inversor de baixo custo e alta potncia do tipo onda seno modificada que atender a maioria dos equipamentos do seu VR. Caso precise, adicionalmente adquira um inversor onda seno pura de baixa potncia, uma vez que os equipamentos que vo ser interligados sero de baixo consumo. Uma vez escolhido o tipo de inversor, hora de escolher a potncia do mesmo. A potncia do inversor medida pela quantidade de energia (watts=amperagem x voltagem) que ele pode produzir de maneira contnua. A potncia de pico a que o inversor pode fornecer por um perodo de tempo pequeno quando um equipamento ligado. Isto necessrio porque a maioria dos equipamentos supridos por energia eltrica requerem uma potncia maior no momento em que so ligados. Portanto, importante que voc saiba qual a potncia de partida necessria para ligar determinado equipamento. A forma de calcular a potncia nominal (de operao continuada) multiplicar a amperagem do equipamento pela voltagem: um equipamento de 6A e 120V requer potncia de 720 watts. Em mdia, os equipamentos normais de um VR requerem potncia de partida 2 vezes maior que a de operao. Portanto, some a potncia de todos os equipamentos que podero ser usados ao mesmo tempo e adicione uma reserva para a necessidade extra da potncia de partida: voc definiu ento qual deve ser a potncia do seu inversor. Um modelo em uso que atende com sobra a demanda de TV e geladeira mdia o de 1750 watts. Pequenos inversores podem ser ligados tomadas de luz 12V, cinzeiros ou tomadas de antena de TV ( a antena de TV Winegard tem esta tomada) . Mas cuidado, pois estas tomadas s podem gerar potncias baixas: como exemplo o uso de tomadas de 8A e 12V geram potncia nominal de 96 watts. Preferencialmente, instale uma linha especial diretamente de sua bateria se voc necessita conectar pequenos inversores.

Instalando uma fonte inversora no seu MotorHome (VR)


Seus passeios de campista com seu 5a roda, trailer, motorcasa ou Camper certamente podem ser melhorados com uma fonte inversora corretamente dimensionada. Assim como um bem ou propriedade, o local de instalao do inversor importante. Se possvel, no instale o inversor no compartimento de baterias. Os gases das baterias so corrosivos e podem provocar danos aos circuitos eltricos do inversor. Ao mesmo tempo, um balano adequado necessrio para a linha de cabos que liga o inversor s baterias: a distncia deve ser a mais curta possvel. Cabos muito longos ou mal dimensionados (muito grossos ou muito finos) so a fonte de muitos problemas com os inversores. Siga sempre as especificaes fornecidas pelo fabricante do inversor. Como de maneira geral a sada dos inversores ligada diretamente num conversor, a distncia inversor/conversor tem que ser tambm levada em conta no momento da instalao. Resumindo, ao instalar um inversor priorize minimizar a distncia bateria/inversor, procure instalar o mais perto possvel do conversor, use fiao adequada e se possvel evite o compartimento das baterias. Ao soldar(fixar) as pontas dos conectores, verifique a polaridade correta da conexo bateriainversor: ligao de polo errada pode provocar a queima do inversor. Quando os terminais do inversor so ligados bateria, esteja pronto para a ocorrncia de fascas, particularmente com inversores mais potentes. O estalo e a fasca podem espant-lo se voc no estiver de sobreaviso. Mesmo que o inversor esteja desligado, a maioria dos inversores possuem capacitores instalados antes da chave liga/desliga. Como voc deve planejar a rota de transmisso (linha) da sada do inversor? Estamos assumindo que est sendo instalado um inversor potente, capaz de energizar boa parte dos equipamentos. Como o inversor deve estar prximo das baterias, isto implica que voc deve direcionar a conexo da sada do inversor para o circuito normal de energia do seu VR. A situao ideal ligar a sada do inversor diretamente no conversor, com controle atravs de uma chave comutadora. comum que os conversores estejam preparados para receber a linha do inversor e direcione esta fonte para equipamentos de consumo no muito elevado (TV, geladeira, DVD, som, etc). Neste caso, a seleo de energizao via inversor atravs da chave comutadora que ao ser acionada desliga automaticamente a energizao de outras fontes (rede pblica, gerador, etc). comum tambm que o conversor tenha chave liga/desliga e circuitos especficos para equipamentos de maior consumo (ar condicionado, mquina de lavar, freezer grande, etc). Estes circuitos no so ligados ao inversor uma vez que estes equipamentos dificilmente podem ser energizados de maneira eficiente pelos inversores. Cuidado!!! Em nenhuma hiptese voc deve instalar o inversor de maneira que no haja a seleo da fonte de energizao via chave comutadora. O risco de se ligar 2 fontes de energia ao mesmo tempo alto e os danos podem ser considerveis.

Quanto da sua bateria o inversor consome?


Se voc eventualmente usa seu microondas para aquecer sua refeio, voc vai precisar de energia eltrica para tal. Quanto maior a potncia do equipamento que voc est usando, maior ser o consumo de energia da bateria. Imagine que seu microondas tem potncia de operao de 1000w. Para aquecer alguns pratos da sobra do jantar da noite anterior, voc pode necessitar de 5 minutos de operao do mesmo. Quanto da carga da bateria vai ser usada para aquecer o seu almoo? A frmula de clculo simples e fcil: divida a potncia de operao pela voltagem da bateria e multiplique por 1.2 e pelo tempo de uso em horas: 1000/12 x 1.2 x 5/60 = 8.3 ampres. Se sua bateria de 150A, ao esquentar o almoo voc j consumiu 5,53% de sua carga. O fator 1.2 um fator de segurana porque os inversores no so 100% eficientes na transformao da voltagem. Se voc est usando um painel solar de 100w/hora para carregar sua bateria, isto significa que ser necessrio mais de uma hora de sol firme e forte para pagar o esquentamento do seu almoo (8,3x12Vx1,2=119w) Traduzido parcialmente de http://www.rvboondockingnews.com/?cat=13 Sugestes/complementaes: envie para adautosouza@globo.com

Inversor DC-AC de 2000w

INVERSOR XANTEX XPOWER 1750W -Tenso de entrada ( DC ) : 12V (10-16V) - Tenso de sada ( AC ) : 110V +- 5% - Frequncia de saida : 60Hz +- 1% - Forma de onda de sada : Onda senoidal modificada - Potncia nominal de sada : 1750W - Potncia de pico de sada : 3000W - Eficincia : >- 90% - Corrente em vazio : <- 0.3A - Entrada 100% de carga DC : 60A - Alarme de bateria baixa : 10V-11V - Desligamento por sub-tenso de bateria : 9,5V-10,5V - Desligamento por alta tenso de bateria : >- 16V - Proteo contra curto-circuito : 1800W - Proteo contra superaquecimento : 65 C - Proteo contra conexo invertida : fusvel de entrada fundir quando as polaridades da tenso da entrada da bateria estiverem invertidas . Desligar o Inversor e checar , substituindo ento , o fusvel pela mesma especificao mostrada na caixa . Dimenso : 170 x 59 x 57mm (LxWxD)

Dicas da Hartronic, baixadas da Internet pelo Jos Carlos Herthel http://hartronic.com.br/src/meanwell/escolher_um_inversor.html

Вам также может понравиться