Вы находитесь на странице: 1из 4

IFPA ENG.

DE MATERIAIS CORROSO I FABRICIO SOUZA CONCEITOS E FRMULAS BSICAS

Oxidao e Reduo
1 Conceito Antigo Oxidao: Ganho de Oxignio Reduo: Retirada de Oxignio 2 Conceito Em Termos de Ganho de Eltrons Oxidao: Perda de Eltrons Reduo: Ganho de Eltrons Ex: (oxidao do ferro) (reduo do cloro) Em reaes de Oxirreduo ou Reaes de Redox: Elemento oxidado perde eltrons: age como agente redutor. Elemento reduzido ganha eltrons: age como agente oxidante. Equao geral de Oxidao dos metais:

3 Conceito Em Termos de Ganho de Eltrons Oxidao: Aumento do nmero de oxidao Reduo: diminuio do nmero de oxidao --------------------------------------------------------------------------------------

M metal redutor; n nmero de eltrons cedidos pelo metal quando se transforma em on.

Reaes Inicas de Reduo e Oxidao


a) Metal (M) em ataque por meio corrosivo constitudo de solues diludas de H2SO4 ou HCl.

A equao de redox:

P/ M = Zn, Fe ou Al:

Sentido do fluxo de eltrons:

b) Metal (M) em ataque por meio corrosivo constitudo de solues de cido oxigenado que tenha o nion oxidante, como HNO3, no provoca o desprendimento de hidrognio, ocorrendo a oxidao do metal e a reduo da parte inica, , do cido. Ex:

(oxidao) (reduo)

c) M sob ao do oxignio, em geral a formao de xidos:

(reduo) (oxidao) (oxirreduo) d) M sob ao de gua, em geral a formao de hidrxidos: (oxidao) (reduo) (oxirreduo)
---------------------------------------------------------------------------

Potencial do Eletrodo

Anodo: ocorre reao de oxidao Catodo: ocorre reao de reduo O anodo tende: Aumentar n de eltrons livres na fase metlica; Aumentar a concentrao dos ons do metal na soluo em torno dele (anlito); Diminuir a massa do eletrodo (corroso) O catodo tende: Diminuir n de eltrons livres na fase metlica; Diminuir a concentrao dos ons do metal na soluo em torno dele (catlito); Aumentar o n de ons em estado de oxidao menos elevado na soluo em torno dele; Aumentar a massa do catodo.

Equao de Nernst ou R: constante dos gases T: temperatura em graus Kelvin T = 298 K (25) F: constante de Faraday F = 96.500 coulombs Logo:

Espontaneidade de Reaes n: n de eltrons envolvidos na reao do eletrodo; F: Faraday = 96.500 coulombs; E: potencial do eletrodo em volt. Quando os eletrodos estiverem a 25 e 1atm temos a energia livre de Gibbs padro:

Por meio dela pode-se prever a possibilidade de reaes ocorrem:

Pilhas Eletroqumicas Anodo: eletrodo em que oxidao (corroso) e ocorre a corrente eltrica, na forma de ons metlicos positivos, entra no eletrlito; Eletrlito: condutor (usualmente um lquido) contendo ons que transportam corrente eltrica do anodo para o catodo; Catodo: eletrodo onde a corrente eltrica sai do eletrlito ou o eletrodo no qual as cargas negativas (eltrons) provocam reaes de reduo; Circuito metlico: ligao metlica entre o anodo e o catodo por onde escoam os eltrons, no sentido anodo-catodo. Obs.: retirando um desses elementos elimina-se a pilha, reduzindo a possibilidade de corroso. Pilha de eletrodos metlicos diferentes (pilha galvnica) Metais diferentes em contato e imersos num mesmo eletrlito. O metal mais ativo na tabela de potencial de eletrodo funciona como anodo da pilha, sendo corrodo. Ex: Fe (metal mais ativo na tabela) em contato com Cu imersos em gua salgada, ocorre: (oxidao) (meio aerado) (meio no-aerado) (meio cido) Proteo: proteo catdica com anodos de sacrifcio ou galvnica (metal de sacrifcio). Para proteo do ferro: Mg, Al e Zn. Pilha ativa-passiva Tendncia de alguns metais e ligas de tornar-se passivos devido a formao de uma pelcula fina e aderente de xidos ou outro composto insolvel nas suas superfcies. Ex: Al, Pb, ao inoxidvel, Ti, Fe e Cr. A passivao faz com que esses materiais funcionem como reas catdicas.

Pilha de ao local Formao de uma pilha devido a pequenas impurezas no material. Ex: Zinco de alta pureza resiste mais a corroso do que o Zinco comercial, pois este possui impurezas tais como Fe, C, Cu que funcionam como reas catdicas e o Zinco como rea andica (quando em soluo de cido sulfrico).

Вам также может понравиться