Вы находитесь на странице: 1из 13

A REVISO FORMAL NOS ESTADOS UNIDOS

A arquitetura estadunidense j tem importncia entre o final do sculo XIX e meados do sculo XX, mas a partir de 1945 que a importncia do pas se transforma em liderana predominante.

A II Guerra Mundial foi o resultado de uma profunda crise na Europa. A partir desta, algumas cidades ficam destrudas, suas organizaes sociais se desarticulam e alguns de seus melhores intelectuais : Na filosofia Theodor Adorno, Herbert Marcuse, etc. Nas artes Max Ernst, Marcel Duchamp, etc. Na arquitetura Mies van der Rohe, Walter Gropius, Marcel Breuer Josep Llus Sert, Ludwig Hiberseimer, Erich Mendelsohn, etc.

emigram para os EUA. Outros j haviam emigrado anos antes (Richard Neutra, Eliel Saarinen, p. ex.)

Alguns se instalaram de forma definitiva e outros regressaram mais tarde Europa

Ao enorme potencial intrnseco dos EUA, acrescentaram-se as ideias e iniciativas destes europeus, e isso gerou uma enorme vantagem.

No que se refere ao contexto estadunidense, a chegada das influncias das vanguardas europeias provoca uma maior disperso ao longo do pas. Estas influncias internacionais interagem sobre: -a grande variedade que apresenta a arquitetura estadunidense do final do sc XIX; - a diversidade de correntes autctones e regionais, entre as quais se destacam a tradio de Wright e Neutra dentro da arquitetura californiana; - e a arquitetura do chamado Bay Region Style

Outro fato relevante o destacado potencial econmico que possui o pas. Isso permitiu uma forte transformao do territrio e das cidades e provocou a gerao de grandes escritrios de arquitetura no como os tradicionais escritrios dos arquitetos europeus, mas como autnticas empresas.

A CONTINUIDADE DA TRADIO DE WRIGHT: O MUSEU GUGGENHEIM


Frank Lloyd Wright (1867 1959)

A mtua relao entre arquiteturas estadunidense e europeias um fato que aconteceu durante todo o sculo XX. As obras dos precursores da arquitetura moderna e seus primeiros arranha-cus, assim como a arquitetura industrial dos EUA. Talvez seja Frank Lloyd Wright que ilustra melhor a constante influncia entre EUA e Europa. A edio de revistas europeias dedicadas obra de Wright foi uma referncia chave para uma parte das experincias das vanguardas europeias, especialmente para o grupo holands De Stijl.

Por outro lado, Wright representava uma posio radicalmente individualista dentro do panorama da arquitetura. Devido a isso, sua obra se desenvolve como unidade esteticamente autnoma, independente de todo padro comercial ou acadmico.

Wtight odiava todo sistema e seguia confiando no controle individual do artista sobre seu prprio produto.

Nos anos 50, uma obra de Wight voltou a apresentar-se como um paradigma da arquitetura, da interveno urbana e dos edifcios: trata-se do Museu Solomom R. Guggenheim, em Nova York (1943-1959), que em muitos aspectos uma perfeita sntese das ideias arquitetnicas chave desenvolvidas ao longo dos anos por Wright.

A obra se situa dentro da linha de projetos experimentados durante os anos 40 com base na figura do crculo e da espiral: toda uma srie de casas unifamiliares casa Llewellyn Wright (1923), a casa Friedmann (1949).

Wright sintetiza no Guggenheim de Nova York dois dos aspectos essenciais de sua obra, aparentemente contraditrios, fruto de uma grande variedade de influncias. Por um lado, a referncia ao slido, ao tectnico, s rochas, cavernas, que so expressas essencialmente no interior introvertido do edifcio.

Por outro lado, a busca do dinamismo das formas de unio e das plataformas, das formas esbeltas e em movimento, em sintonia com o neoplasticismo, expressado nesse caso na rampa interior e nas faixas helicoidais que crescem no exterior.

O Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas caractersticas mais prprias. Muitos de seus ideais foram expostos na revista De Stijl

Composio II em vermelho, azul e amarelo

Essa aproximao das artes revela-se nitidamente na grande participao e influncia de arquitetos no De Stijl, visando a produo de um ambiente que fosse em si mesmo uma expresso artstica.

Composio com amarelo,azul e vermelho

O Guggenheim se trata de uma obra singular situada em Manhattan que rejeita qualquer relao tipolgica de escala e de modulao com o entorno urbano. Em forma de espiral, a base do volume mais estreita que a cobertura. Sobre a trajetria interior, a grande cpula de vidro relembra o culo do Panteo de Roma. Devido ao seu tratamento ornamental, a cpula faz referncia a um edifcio religiosos A primeira experincia esttica desse edifcio marcada pelo elevador, que ganha altura e o deposita no incio da suave inclinao helicoidal, que o empurra lentamente at o nvel do solo, em um movimento em espiral que permite saborear a ideia pura do espao. Wright no pensou em um museu convencional, tradicional, mas sim em um lugar dedicado a experimentao e criao artstica. Algumas dessas intervenes foram apresentadas no edifcio conseguiram mostrar a singular capacidade de seu espao helicoidal e central como suporte experimentao artstica de vanguarda.

O Guggenheim ocupa um lugar destacado dentro da histria dos modelos arquitetnicos. Em certos aspectos formais lembra a ideia do espao puro do Panteo de Roma, smbolo da passagem entre a primeira idade do espao para a segunda idade do espao. Em um reduzido espao urbano, recria a nova forma de volumes articulados sobre plataformas que a segunda metade do sculo XX desenvolveu e que alguns autores iro chamar de terceira idade do espao Nesta idade, recupera-se o valor dos volumes escultricos da primeira idade do espao. Ao mesmo tempo que o ltimo Wright apresenta o balano magistral de sua extensa obra, surpreende tambm com obras como o Centro Cvico de Marin Country em San Rafael, na Califrnia (1957-1964), onde o excesso de formalismo parece anunciar pastiches ps-modernos.

FORMALISMO E ECLETISMO NA OBRA DE EERO SAARINEN

Outro arquiteto cuja obra atualmente nos parece mais atraente e enigmtica Eero Saarinen nascido em 1910, na Finlndia. Emigrou para os EUA em 1923, formou-se em arquitetura por Yale em 1934. Em 1949, conseguiu o primeiro prmio do concurso para o monumento a Jefferson em Saint Louis. Desde ento at sua prematura morte em 1961 desenvolve atividade frentica, realizando uma grande quantidade de projetos e criando um grande escritrio. Entre 1934 e 1936, viaja pela Europa e se interessa pelo sistema estrutural das antigas catedrais gticas. A obra de Saarinen embora esteja baseada na arquitetura moderna e na difuso do Estilo Internacional nos EUA, se desloca entre dois pontos muito distantes: -obras estritamente racionalistas com base nas formas retas e simples, de ascendncia miesiana -obras exageradamente expressionistas, simblicas e ornamentadas baseadas no alarde estrutural, nas formas livres e orgnicas.

De maneira incansvel, Saarinen experimentava para cada um de seus projetos uma variedade enorme de solues que se moviam entre os dois plos formais contrapostos. No primeiro caso podemos encontrar obras como os cubos e prismas do Centro Tcnico da General Motors, em Warren, Michigan (1955), ou como o Centro John Deere concludo em 1965, aps a sua morte pro Kevin Roche. No segundo caso encontramos tanto terminais de aeroportos TWA no aeroporto Kennedy de Nova York (1956-1959); como edifcios coletivos e esportivos em centros universitrios, tais como o Hockey Ring da Universidade de Yale (1956-1959), ou o Krege Auditorium, no MIT (1955)

Mediante esses projetos, Saarinen foi um dos primeiros arquitetos posteriores ao Movimento Moderno que tentou incorporar a metfora arquitetura contempornea, situando as exigncias funcionais em uma posio secundria. No segundo grupo de obras, Saarinen busca novas formas estruturais e de coberturas que permitam um novo repertrio formal. Utiliza novos materiais, especialmente o concreto armado, e recorre a claras configuraes orgnicas e referenciais simblicos, como a forma de uma grande ave para o terminal da TWA. O fato de que as questes estticas e simblicas sabem estar sempre por cima das razes meramente materiais, estruturais, industriais e matemticas, aproxima Saarinen de Jorn Utzon. A busca de formas curvas, que sejam simultaneamente estrutura e suporte de apoio, definem e qualificam os espaos, um recurso que vai alm do clculo e das leis da esttica para explorar os recursos mais expressivos monumentais e criativos da arquitetura.

Na embaixada americana em Londres, Saarinen recorre forma funcionalista de um prisma deitado e consegue expressar o mximo de riqueza e exuberncia com a utilizao de uma srie de recurosos: -duplo sistema sobreposto de modelos de janelas (dentro do mecanismo de dupla fachada previsto por Louis Kahn; -ornamentao no coroamento do edifcio; -nfase axial e monumental que introduz com a grande guia no cnetro da fahcada. No entanto, o edifcio no consegue se adaptar ao ambiente urbano londrino. Uma srie de fatos confluram para um desenvolvimento inconcluso na sua experimentao arquitetnica: -sua ascendncia nrdica e, concretamente, nrdica; -a influncia das ideias organicistas e cirativas de seu pai -realizao de suas obras nos anos 50, coincidindo com a crise dos princpios do Movimento Moderno -a necessidade de realizar uma grande quantidade de obras altamente representativas em muito pouco tempo.

Вам также может понравиться