Вы находитесь на странице: 1из 7

DICAS DE ESTUDOS

77 dicas para aprender melhor, mais rpido e mais profundamente


27/07/2012

Separamos dicas de concentrao, memria e motivao para que voc possa aprender melhor, mais rpido e mais profundamente
As frias esto chegando ao fim e mais um semestre de aulas vai se iniciar. Para que voc aumente seu conhecimento e possa aproveitar ainda mais os estudos, separamos vrias dicas de sade, concentrao, memria, motivao, tcnicas para autodidatas e conselhos para professores e pais. Confira a seguir 77 dicas para aprender melhor, mais rpido e mais profundamente: 10 dicas para ser ultra-produtivo no trabalho ou estudos 6 dicas para ser um bom estudante Como se tornar um acadmico

Crdito: Shutterstock.com

Aprender exige pacincia. No tente passar por cima do bsico e ir diretamente para os conceitos mais complexos

77 dicas para os estudos Sade


Dicas para os estudos: 1. Mexa-seUma razo comum para a falta de concentrao baixa circulao do sangue. Se voc est sentado h muito tempo em um lugar, mexa as suas pernas durante um minuto ou dois. Voc pode fazer isso na cadeira ou sair para uma volta rpida. Dicas para os estudos: 2. No pule o caf da manh costume entre muitas pessoas ignorar a primeira refeio do dia. Mas o caf da manh muito importante e no deve faltar, especialmente para quem estuda no perodo matutino. Lembre-se que a falta de protena, alm de provocar dor de cabea, tambm prejudicar a criatividade e concentrao. Dicas para os estudos: 3. Lanches levesDurante os intervalos entre as aulas opte por lanches leves, como uma barra de cereais ou frutas. Comidas muito pesadas podem causar sonolncia. Dicas para os estudos: 4. Ginkgo bilobaA planta Ginkgo biloba usada no combate aos radicais livres e como auxiliar da oxigenao cerebral. um suplemento natural usado para melhorar a memria e auxiliar na concentrao. Dicas para os estudos: 5. Estresse e depressoO estresse e depresso podem reduzir a habilidade de lembrar informaes e inibir o aprendizado.
Copyright 2012 Universia Brasil. Todos os direitos reservados. Pgina 1 de 7

77 dicas para os estudos Equilbrio

Dicas para os estudos: 6. DormirA importncia do descanso imensa para os estudos. No importa quanto tempo voc gaste com leituras, seu sono deve ser preservado todos os dias. Dicas para os estudos: 7. Faa uma pausaFaa um intervalo com cinco a 15 minutos de durao a cada uma hora de estudo. a oportunidade que sua mente necessita para absorver as informaes e evitar o estresse e tenso de ficar muito tempo concentrada em apenas uma nica coisa. Dicas para os estudos: 8. Faa uma caminhada pelo bairroSe voc estudo pela manh e pela tarde faa um caminhada rpida pelo bairro ou sua rua para mudar de perspectiva e pensar em outras coisas. Dicas para os estudos: 9. Mude o focoSe voc no tem tempo para fazer uma caminhada ou uma pausa a cada uma hora de estudo, mude o foco de sua ateno. Alterne entre matrias tcnicas e no tcnicas, por exemplo, histria e fsica.

77 dicas para os estudos Perspectiva e foco

Dicas para os estudos: 10. Modos de aprendizadoAlm de mudar de matrias voc tambm pode mudar de modos de aprendizado. Alterne entre materiais visuais, sonoros e sinestsicos. Dicas para os estudos: 11. Medite andandoVoc pode revisar contedos e meditar sobre eles enquanto anda. uma tima maneira de se exercitar e aprender ao mesmo tempo. Dicas para os estudos: 12. Foco totalEnquanto estiver estudando tenha foco total naquilo que faz. No tente assistir televiso ao mesmo tempo. Fazer duas coisas ao mesmo tempo pode aumentar a ansiedade e diminuir a capacidade de aprendizado e reteno de contedos. Dicas para os estudos: 13. Bloqueie distraes externasSons altos e outras distraes externas podem atrapalhar seu aprendizado. Procure um local silencioso de estudos onde possvel se concentrar sem nenhum lapso de ateno e foco. Dicas para os estudos: 14. Tomar banhoTomar um banho ou uma ducha rpida ajuda voc a relaxar a mente e deix-la mais preparada para aprender e ter ideias.

77 dicas para os estudos: - Tcnicas de memria


Dicas para os estudos: 15. Ouvir msicaFazer msicas para se lembrar de contedos mais difceis uma tima forma de treinar sua memria. Confira trs msicas que podem ajudar voc na hora de estudar Exatas. Dicas para os estudos: 16. Leitura dinmicaTcnicas de leitura dinmica podem ajudar voc a ler com mais eficincia. Se voc deseja ler mais rpido, mas sem perder nenhum contedo, aproveite essas tcnicas para aprimorar a leitura. Dicas para os
Copyright 2012 Universia Brasil. Todos os direitos reservados. Pgina 2 de 7

estudos: 17. AcrnimosAcrnimos, ou siglas, so palavras formadas pelas primeiras letras de vrias palavras. Voc pode us-los para lembrar-se de nomes e outras informaes difceis de recordar.

77 dicas para os estudos Recursos Visuais


Dicas para os estudos: 18. O valor das imagensDesenha um esquema ou ilustrao simples daquilo que est aprendendo. Dicas para os estudos: 19. Faa um mapa mentalSe voc tem dificuldades para se lembrar de temas histricos, crie uma mapa mental de acontecimentos interligados. Esse recurso pode ajudar voc a relacionar informaes e lembrar-se com mais preciso e facilidade. Dicas para os estudos: 20. SmbolosCrie ou memorize smbolos de determinadas disciplinas para aprender com mais facilidade. Pode ser o caso de matemtica ou fsica, por exemplo. Dicas para os estudos: 21. Use recursos onlineH diversos cursos e canais de vdeos online que podem ajudar voc a estudar. Procure por aquilo que de seu interesse e aproveite as informaes. Dicas para os estudos: 22. Use materiais grficosCartazes e ilustraes tambm so timas maneiras de aprender. Voc pode criar uma estrutura para cada contedo e relacion-la com aquilo que precisa lembrar-se mais tarde. Dicas para os estudos: 23. Organize seus pensamentosMapear aquilo que voc aprende tambm muito importante. Para concluir os estudos do dia faa um mapa de tudo que voc aprendeu, sem consultar suas anotaes ou livros, claro.

77 dicas para os estudos Recursos Auditivos


Dicas para os estudos: 24. Jogos de rimasAssim como as msicas voc tambm pode usar jogos de rimas ou palavras sem sentido para lembrar-se das matrias. Dicas para os estudos: 25. BrainstormRena-se com outras pessoas para fazer um brainstorm de estudos. Dividam dicas, ideias e tcnicas para melhorar o aprendizado de todos. Dicas para os estudos: 26. Grave udiosGrave udios de leituras e outras anotaes suas e as escute durante o trajeto para a escola ou at mesmo antes de dormir. uma tima maneira de revisar contedos e aprender sem perda de tempo. Dicas para os estudos: 27. Super aprendizadoAlgumas prticas so essenciais para que voc tenha um super aprendizado: dormir, relaxar, descansar, meditar, estar alerta e concentrao. Cultive esses hbitos e aproveite os estudos de forma equilibrada. Dicas para os estudos: 28. RiaRir relaxa o corpo e a mente. Duas coisas muito necessrias para ter novas ideias e aproveitar o conhecimento.

77 dicas para os estudos Tcnicas de Sinestesia


Dicas para os estudos: 29. Escreva e no digiteEscrever suas anotaes e resumos so timas forma de aprender e reter contedos. Dicas para os estudos: 30. Carregue um cadernoIdeias inesperadas podem acontecer a qualquer momento. Para no perd-las, leve um caderno de anotaes com voc, onde quer que for. Dicas para os estudos: 31. Mantenha um
Copyright 2012 Universia Brasil. Todos os direitos reservados. Pgina 3 de 7

dirioMantenha um dirio com suas experincias de aprendizado e dificuldades. Voc pode usar materiais visuais, como fotos, por exemplo, para realar a memria. Dicas para os estudos: 32. Organize com coresOrganize as suas matrias com cores. Use canetas, fitas e marca textos coloridos. Dicas para os estudos: 33. Use blocos de anotaoOs blocos de anotao autocolantes so muito prticos e podem ajudar voc a no esquecer de prazos de entrega para trabalhos e provas.

77 dicas para os estudos Dicas de motivao


Dicas para os estudos: 34. D crdito para si mesmoUse um sistema de recompensas para motiv-lo a se esforar cada vez mais. Estabelea metas e quando alcan-las, escolha uma recompensa que gostaria de receber. Dicas para os estudos: 35. Motive-sePor que voc deseja aprender determinada coisa ou matria? Qual a sua meta principal? Estabelecer claramente seus objetivos pode ajudar voc a se sentir motivado. Dicas para os estudos: 36. Prepare-seAo estabelecer uma meta, prepara-se ao mximo para conseguir alcan-la. Procure recursos e informaes que ajudam voc a fazer isso. Dicas para os estudos: 37. Pense positivoTenha f em si mesmo e acredite em suas capacidades, principalmente para as matrias que voc tem maior dificuldade e no sente vontade de aprender. Dicas para os estudos: 38. Faa listas de organizaoUma dica que pode ajudar voc a se organizar fazer listas de coisas que precisa fazer ou aprender. Essas listas podem conter objetivos dirios, semanais ou mensais, por exemplo. Dicas para os estudos: 39. Toda habilidade aprendidaFalar, andar e gesticular. Praticamente tudo o que sabemos fazer aprendido. Pense nisso quando estiver com vontade de desistir. Dicas para os estudos: 40. Reduza distraesAprender coisas novas, por exemplo, um idioma diferente, pode ser muito difcil, especialmente para pessoas na idade adulta. Reduzir as distraes enquanto estiver estudando essencial para ser bem-sucedido. Dicas para os estudos: 41. Envolva outras pessoasEnvolver seus amigos e familiares pode ajud-lo a aprender com mais eficincia e motivao. Dicas para os estudos: 42. Estabelea regrasDeterminar regras, prazos de entrega e limite de tempo pode ser uma forma de manter voc concentrado e focado em suas metas de aprendizado.

77 dicas para os estudos Tcnicas Suplementares


Dicas para os estudos: 43. Leia o mximo que voc conseguirNo apenas em nmero de livros ou pginas, mas tambm em diversidade de fontes e assuntos. Dicas para os estudos: 44. Conecte assuntosLer sobre coisas diferentes ajuda voc a fazer conexes entre matrias inesperadas e a pensar criticamente. Dicas para os estudos: 45. Aprenda outro idiomaAprender idiomas diferentes pode ajudar voc a aprender mais sobre diversas coisas. Dicas para os estudos: 46. Aprenda como aprenderConverse com pedagogos e seus professores para saber tcnicas e dicas de como voc pode aprender melhor. Dicas para os estudos: 47. Identifique o que voc sabeMuitas pessoas podem achar que no entendem ou sabem nada. Se voc pensa assim, faa uma lista com todas as coisas que sabe fazer e j aprendeu. Dicas para os estudos: 48. MultitarefaFazer vrias coisas ao mesmo tempo no bom, mas voc pode organizar suas tarefas em categorias e blocos diferentes para que sejam feitas com mais agilidade e rapidez. Dicas para os estudos: 49. Tenha uma viso amplaUma viso ampla das
Copyright 2012 Universia Brasil. Todos os direitos reservados. Pgina 4 de 7

coisas que voc sabe uma tima forma de aprender com mais facilidade e profundidade. Dicas para os estudos: 50. RepetiesA repetio pode ajudar voc a lembrar-se das informaes com mais facilidade. Voc pode, por exemplo, estudar a mesma matria mais de uma vez por semana. Dicas para os estudos: 51. Faa testesPea para seus amigos ou um familiar para fazer perguntas sobre o que voc estudou para saber se os contedos foram realmente absorvidos. Dicas para os estudos: 52. Tenha as ferramentas necessriasCalculadora, rguas, lpis, borracha, e outras matrias bsicas so essenciais para que voc consiga estudar com eficincia. Dicas para os estudos: 53. Ferramentas onlineOutras ferramentas que podem ajudar voc, mas que esto disponveis online so os tradutores de idiomas, calculadoras cientficas e sites de busca, por exemplo. Dicas para os estudos: 54. Pensamento crticoO pensamento crtico muito importante para sua formao como indivduo. Questione aquilo que aprende e busque diferentes vises sobre o mesmo assunto para no ser dominado por apenas uma linha de interpretao. Dicas para os estudos: 55. Resoluo de problemasA interpretao de texto essencial para todas as matrias, no apenas para a gramtica. Voc precisa dela para resolver problemas de matemtica, por exemplo, ou questes de biologia. Treine sua interpretao de textos com leituras desafiadoras.

77 dicas para os estudos Dicas para professores e pais


Dicas para os estudos: 56. Seja envolventeInformaes simplesmente ouvidas ou vistas, por exemplo, em uma lousa, no so absorvidas concretamente e acabam esquecidas. Alm disso, esse tipo de aula estimula o decoreba para a prova que muitos alunos adotam como estratgia para conseguir notas boas. Ensinar muito mais que isso. Envolva os alunos no processo e aprenda com eles tambm! Dicas para os estudos: 57. Pirmides de informaoPode-se dizer que o aprendizado ocorre em camadas. Ningum passa de clculos simples para super equaes em apenas alguns dias. So necessrios anos de estudo para que conceitos mais complexos possam ser aprendidos. Seu ensino deve funcionar a partir desse conceito. Construa os conhecimentos bsicos nas primeiras aulas e v passando para as matrias mais complexas conforme o aprendizado dos alunos. Dicas para os estudos: 58. Use vdeo gamesH diversos jogos que podem ajudar voc a dar aula. Esquea os violentos e procure por jogos que possam, por exemplo, dar exemplos de matrias vistas em geografia ou histria. Dicas para os estudos: 59. EncenarMontar pequenas peas de teatro em sala de aula com seus alunos pode ajud-los a entender melhor os conceitos ensinados. Outra dica usar roteiros de cinema em sala de aula. Dicas para os estudos: 60. A regra do 80/20Vamos adaptar a regra do 80/20 para o ensino. Podemos dizer que 20% das matrias ensinadas durante o ano requerem mais esforo e tempo, enquanto 80% no necessitam de tanto empenho. Dicas para os estudos: 61. Conte histriasUse histrias para explicar os conceitos mais complexos (os 20% citados acima). Contedos de fsica ou geometria, por exemplo, podem ser compreendidos com mais facilidade quando voc usa contextos presentes nas rotinas dos alunos para explic-los. Dicas para os estudos: 62. V alm do planejadoMuitas vezes, o currculo da escola no suficiente para o aluno. Como pai ou professor voc pode expandir esse horizonte e apresentar outras reas menos exploradas dentro da escola, como a cidadania, a msica e idiomas estrangeiros. O ensino de qualidade dessas matrias pode transformar o desenvolvimento dos estudantes.
Copyright 2012 Universia Brasil. Todos os direitos reservados. Pgina 5 de 7

Dicas para os estudos: 63. Ensino na prticaPor que mostrar fotos de pinguins se voc pode vlos ao vivo? Ou estudar as regras da fsica apenas em exemplos de livros e no em um parque de diverses? O ensino na prtica uma das maneiras mais eficientes de aprender e nunca mais esquecer. 77 dicas para os estudos Dicas para estudantes e autodidatas Dicas para os estudos: 64. Seja aplicado fcil se sentir desmotivado com os estudos, principalmente quando voc tem mais dificuldades para aprender determinadas coisas. No deixe isso acontecer. Pense no tanto que voc j conquistou at aqui e em tudo que est esperando voc e seja aplicado nos estudos sem deixar de perseverar. Dicas para os estudos: 65. Ensine a si mesmoSe voc sente que pode aprender mais do que o que passado na escola e quer ser desafiado, ento aprenda de maneira diferente. H diversos recursos nas bibliotecas e na internet para quem quer aprender sem ter que sair de casa. Dicas para os estudos: 66. RenaseSe estudar sozinho no funciona e voc gosta de ter os amigos por perto, monte um grupo de estudos. Dicas para os estudos: 67. Ensine outras pessoasEnsinar uma das melhores maneiras de aprender. Separe alguns amigos que tm dificuldades em matrias que voc entende e explique esses conceitos de maneira objetiva e personalizada. Dicas para os estudos: 68. Escreva sobre tudo o que sabeVoc pode escrever sobre todas as matrias que aprendeu no ano escolar ou sobre as que mais gosta. Divida o conhecimento em tpicos e escreva sobre elas em um blog ou dirio. Dicas para os estudos: 69. Aprenda com a experinciaUma das formas mais fceis de aprender fazendo. Converse com seus pais e professores para que ajudem voc a por na prtica aquilo que aprendeu. Dicas para os estudos: 70. Faa testesDepois de estudar voc pode fazer testes consigo mesmo. Pea para seus amigos ou pais formularem perguntas para que voc responda sem consultar nenhum material. Dicas para os estudos: 71. Aprenda o bsicoAprender exige pacincia. No tente passar por cima do bsico e ir diretamente para os conceitos mais complexos. Voc pode se frustrar e querer desistir antes mesmo de comear. Dicas para os estudos: 72. Planeje seu aprendizadoPlaneje seu tempo e aprendizado para que sua vida permanea equilibrada e voc no fique desesperado quando a semana de provas estiver chegando.

77 dicas para os estudos Dicas finais


Dicas para os estudos: 73. Persistncia Se voc se sentir intimidado com novas matrias ou ao entrar na faculdade, no desista. Todos podem aprender inclusive voc. Basta perseverar e nunca deixar que o medo ou insegurana sejam maior que isso. Dicas para os estudos: 74. Nunca aceite a derrotaSe as pessoas dizem que determinada coisa impossvel para voc, feche seus ouvidos para esses comentrios. Acredite em si mesmo e nunca pense que incapaz de aprender. Dicas para os estudos: 75. Se desafieAs pessoas so muito mais inteligentes do que pensam. Nunca se contente com o aceitvel, mas procure desafios para aprender sempre mais e melhor. Dicas para os estudos: 76. Relaxe antes das provasSe voc seguir essas dicas e planejar seus estudos, no ter que se matar de estudar antes das provas. Aproveite o dia anterior para relaxar e pensar em outras coisas. Dicas para os estudos: 77. Compartilhe experincia, no seja neurticoNo se preocupe, cada um tem seu tempo para tudo. Compartilhe suas experincias e preocupaes com outras pessoas, seja presencialmente ou em fruns online.
Copyright 2012 Universia Brasil. Todos os direitos reservados. Pgina 6 de 7

Autor: Universia Brasil

Copyright 2012 Universia Brasil. Todos os direitos reservados.

Pgina 7 de 7

Вам также может понравиться