Вы находитесь на странице: 1из 6

Uns fogem delas nas aulas de exatas, outros so fascinados por matemtica...

O que ningum pode negar as equaes podem ser revolucionrias. O matemtico Ian Stewart explica, em seu livro "17 equaes que mudaram o mundo" (Editora Zahar, 2013), o impacto delas na cincia, tecnologia e filosofia. Para ele, as equaes tiveram um papel fundamental na criao do mundo atual. Confira a seguir uma seleo de 11 equaes e suas funes explicadas pelo autor

TEOREMA DE PITGORAS: Demonstra que o tamanho dos trs lados de um tringulo retngulo esto relacionados. Segundo Ian Stewart, autor do livro "17 Equaes que mudaram o mundo", ele importante pois fornece um elo entre a geometria e a lgebra, alm de ter inspirado a trigonometria. Diante dos estudos de triangulao (mtodo indireto de calcular distncias usando ngulos), o teorema permitiu melhorar as formas de navegao e mapeamento.

LOGARITMOS: "Somar muito mais simples que multiplicar", destaca Ian Stewart em seu livro "17 Equaes que mudaram o mundo". Para o autor essa a importncia do desenvolvimento dos logaritmos, uma vez que facilita o processo de multiplicao fazendo a soma dos nmeros relacionados na equao. Com ele, tornou-se possvel calcular de maneira eficiente eventos astronmicos

LEI DA GRAVITAO DE NEWTON: Provavelmente, muitos j ouviram falar da lei de gravitao de Newton, mas ser que lembram por que ela importante? A lei que determina a fora de atrao gravitacional entre dois corpos em termos de suas massas e da distncia entre eles importante porque pode ser aplicada a qualquer sistema de corpos que interagem por meio da fora de gravitao, segundo Ian Stewart, em seu livro "17 Equaes que mudaram o mundo". Ela possibilitou prever movimentos do sistema solar e calcular trajetrias mais efetivas para naves espaciais.

EQUAO DA ONDA: "A corda se mover em ondas, e generaliza-se naturalmente a outros sistemas fsicos em que as ondas ocorrem", explica Ian Stewart, em seu livro "17 Equaes que mudaram o mundo". A partir dessa equao foi possvel avanar na compreenso de ondas de gua, ondas sonoras, vibraes elsticas, entre outras. As companhias de petrleo, por exemplo, utilizam verses similares para encontrar petrleo.

TRANSFORMADA DE FOURIER: As frequncias que compem a equao podem ser usadas para analisar padres de espao e tempo, orden-los, extrair caractersticas e remover rudos aleatrios. Ian Stewart , autor do livro "17 Equaes que mudaram o mundo", destaca que a tcnica de Fourier muito usada em processamento de imagens e mecnica quntica. Variantes so usadas para armazenar dados de impresses digitais e aperfeioar equipamentos de imagens mdicas.

EQUAO DE NAVIER-STOKES: A equao a segunda lei do movimento de Newton disfarada e fornece um meio preciso de calcular como os fluidos se movem, descreve Ian Stewart, autor do livro "17 Equaes que mudaram o mundo". "O termo da esquerda a acelerao de uma pequena regio de um fluido. O termo da direita so as foras que agem sobre ele: presso, tenso e foras internas do corpo", resume.

AS EQUAES DE MAXWELL: Envolvem os campos da eletricidade e magnetismo. importante, pois foi a primeira unificao fundamental de foras fsicas, mostrando que as duas reas esto inter-relacionadas. De acordo com Ian Stewart, autor do livro "17 Equaes que mudaram o mundo", elas possibilitaram prever a existncia de ondas eletromagnticas, que viajam na velocidade da luz, de modo que a prpria luz uma dessas ondas.

RELATIVIDADE: A famosa teoria da E=mc diz que a matria contm energia igual a sua massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz. Para Ian Stewart , autor do livro "17 Equaes que mudaram o mundo", a equao mudou a viso de espao, tempo, matria e gravidade.

TEORIA DA INFORMAO: Ela define quanta informao uma mensagem contm. A teoria estabeleceu limites relativos eficincia da comunicao, destaca Ian Stewart em seu livro "17 Equaes que mudaram o mundo". Hoje a teoria amplamente usada em criptografia e a base para a comunicao digital - telefones, CDs, DVDs, internet.

TEORIA DO CAOS: Modela como uma populao de seres vivos varia de gerao para gerao de acordo com os limites de recursos disponveis. Ela uma das equaes mais simples que podem gerar caos determinstico, ou seja, comportamento aparentemente aleatrio sem causa aleatria, resume Ian Stewart em seu livro "17 Equaes que mudaram o mundo" .

EQUAO DE BLACK-SCHOLES - Aplicada no setor financeiro, ela permite comercializar um derivativo antes que ele amadurea atribuindo-lhe um valor "racional", podendo assim se transformar em uma mercadoria virtual. Essa relao resultou em instrumentos financeiros cada vez mais complexos e surtos de prosperidade econmica pontuados por quedas bruscas, exemplifica Ian Stewart em seu livro "17 Equaes que mudaram o mundo" .

Вам также может понравиться