Вы находитесь на странице: 1из 136

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

ARBITRAGEM
UM NOVO CAMPO DE TRABALHO

IG LU
e d it

m
OrA

Alex Oliveira Rodrigues de Lima Advogado, Contador, Professor de Ps-Graduao em Direito Tribut rio e Direito do Trabalho, Juiz do Tribunal Regional de tica do Con selho Regional de Contabilidade do Estado de So Paulo; Representante na Comisso de Arbitragem do Gru po de Integrao do Mercosul de Contabilidade, Economia e Admi nistrao; Membro do Instituto de Direito Internacional e Relaes Internacionais da Universidade de So Paulo; Membro da Comisso de Licitao do Banespa, Nossa Caixa e Sabesp; Ps-Graduado latu sensu em Direito Penal e Processual Penal, Mestre em Direito Constitu cional pela Universidade Mackenzie; Ps-Graduado strictu sensu em Direito Internacional pela Universi dade de So Paulo, Membro Efe tivo da Comisso de Ps-Gradua o da Universidade de So Paulo e da Comisso do Exame de Sufi cincia do Conselho Federal de Con tabilidade; palestrante em diversos cursos, congressos e seminrios internacionais, autor dos seguintes livros editados pela Iglu: "A nova Lei de Licitaes Anotada" e "tica Global - Legislao Profissional no Terceiro Milnio.

A r b it r a g e m
UM NOVO CAMPO DE TRABALHO

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

A r b it r a g e m
UM NOVO CAMPO DE TRABALHO

2a edio revista e ampliada

2000

ic l u

ED ITO R A

Copyright by Alex Oliveira Rodrigues de Lima Copyright 2000 by Iglu Editora Ltda.

Editor responsvel:
Julio Igliori

Reviso:
Irene Hikichi

Composio:
Real Produes Grficas Ltda.

Capa:
Osmar das Neves
D ados In tern acion ais de C atalogao na P ublicao (C IP) (C m ara B ra sileira do L ivro, SP, B rasil)

Lima, Alex Oliveira Rodrigues de Arbitragem : um novo campo de trabalho / Alex Oliveira Rodrigues de Lima. - 2.a ed. rev. e ampl. - So Paulo : Iglu, 1998.

Bibliografia.

1. Arbitragem (Direito) - Brasil 2. Arbitragem (Direito) - Leis e legislao - Brasil I. Ttulo.

00-3371

CDU-347.918:382(81) (094.56)
n dices para catlogo sistem tico:

1. Brasil : Leis comentadas : Arbitragem : Direito civil 347.918:382(81) (094.56) 2. Leis : Arbitragem : Comentrios : Brasil : Direito civil 347.918:382(81) (094.56)

Proibida a reproduo total ou parcial desta obra, de qualquer forma ou meio eletrnico e mecnico, inclusive atravs de processos xerogrficos, sem permisso expressa da editora. (Lei n 9.610 de 19.2.98).

Todos os direitos reservados IGLU EDITORA LTDA. Rua Dulio, 386 - Lapa 05043-020 - So Paulo-SP Tel.: (011) 3873-0227

^ D

APRESENTAO

Este trabalho fruto de diversos estudos, palestras e seminrios sobre a Arbitragem, realizados durante os ltimos trs anos. Minha primeira impresso, e agora certeza, ao analisar o inteiro teor da Lei n 9.307/96, foi constatar o surgimento de um novo campo de trabalho, que no requer escolaridade alguma, e que, desta forma, traz ao povo brasileiro uma oportunidade imediata de empregabilidade. Segundo a Organizao das Naes Unidas, a escolari dade mdia de nossa populao trs anos e meio, muito aqum da escolaridade mdia nos Estados Unidos (12 anos). Desta forma, a arbitragem surge como oportunida de a milhares de pessoas, que ficam margem da socie dade, por no possurem estudo, mas que possuem com petncia, determinao e garra nas mais diversas reas. A enorme carga de processos judiciais constitui um grave problema a ser definitivamente solucionado pela arbitragem. Neste sentido, com a arbitragem, ocorrer o esvazia mento do Poder Judicirio, onde os juzes j no supor tam o enorme volume de processos. Os rbitros, com seu trabalho, iro direcionar muitas causas - que antes eram de competncia nica e exclusiva dos tribunais -

para as Cmaras de Arbitragem ou at mesmo, para os seus prprios lares, ao atuarem sozinhos. Assim, a arbitragem a modalidade de soluo de controvrsias mais completa e clere que existe no Bra sil, pois torna rbitro cada um dos 170 milhes de brasi leiros. Possuindo a confiana das partes (para a nomea o arbitral) e com o estudo da lei, surge para o leitor um novo campo de trabalho nacional e internacional.

NDICE
Introduo......................................................................... Lei 9.307/96 - A Lei de Arbitragem Comentada......... Concluso........................................................................... Anexo I Breve Histrico da Arbitragem no Brasil.................. Anexo II Arbitragem no Mercosul.......................................... Anexo III Atuaes do Poder Judicirio no Mercosul.............. T ratado de Assuno................................................ Protocolo de Medidas Preventivas de Ouro Preto.... Protocolo de Las Lenas............................................
Anexo IV Jurisprudncia..........................................................

9 15 87 89 91 93 93 94 95 97 105

Anexo V Legislao................................................................. Anexo VI Regulamento do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Macau....................................... Anexo V II Projeto de Lei Arbitral argentina............................

107 117

INTRODUO
So de conhecimento pblico os graves problemas enfrentados pelo Poder Judicirio, principalmente a morosidade da justia, sendo relativamente comum que um processo aguarde dez anos, entre sentena, recursos e execuo, para chegar ao final. Aps esse longo pero do de tempo, ainda existem os gastos com advogados, peritos e as custasjudiciais. Com a Lei 9.307, de 23/09/96, a arbitragem surgiu definitivamente como uma verdadeira alternativa ao procedimento judicial, criando uma nova oportunidade de emprego para a populao - a atuao como rbitros. A Lei de Arbitragem substituiu o antiquado e inefi caz modelo de juzo arbitral, que era previsto na legis lao revogada, por uma nova sistemtica globalizada, tutelando a conveno de arbitragem e valorando defini tivamente o princpio pacta sunt servanda. A arbitragem estava prevista nos arts. 1.072 a 1.102 do Cdigo de Processo Civil (Do Juzo Arbitral) e 1.037 a 1.048 do Cdigo Civil (Do Compromisso), e era tecnica mente inoperante do modo que estava tipificada, at o advento da Lei de Arbitragem - revogando expressa mente os dispositivos civis e processuais civis, pertinentes matria.

10

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Em um conceito /atosensu, a arbitragem um meio clere de soluo de controvrsias, realizada fora do Poder Judicirio e detentora de fora executiva. A princpio, pode ser utilizada em qualquer questo que envolva direito patrimonial disponvel, como os contratos em geral (cveis ou comerciais), tanto no Brasil como em qualquer pas. Esse campo de atuao da arbitragem refere-se a todo direito de transao entre partes. Cada contrato que possua a clusula arbitral exclui o Poder Judicirio da anlise de qualquer controvrsia que surja entre as partes. Desse modo, representa um novo campo de atuao para os rbitros, que, previamente esco lhidos e detentores da confiana das partes, proferiro sentenas, resolvendo as questes apresentadas. Profissionais de qualquer rea, ou at mesmo de nenhuma rea (pois para ser rbitro no necessria a escolaridade prvia), podem reunir-se em cmaras ou tribunais arbitrais, ou at mesmo sozinhos, na qualidade de rbitros autnomos (ad hoC). Alm de rbitros, os Tribunais Arbitrais tambm podem oferecer conciliado res e mediadores. A arbitragem difere completamente do instituto da conciliao, pois o conciliador faz uma proposta, aps ouvir as questes suscitadas pelas partes tampouco signi fica mediao, pois nessa modalidade as prprias partes fazem a negociao, assessoradas por um mediador. No se pode olvidar que, antes de instituir a arbitra gem, o rbitro pode atuar como mediador, aproximan do as partes, encontrando a melhor soluo para a con trovrsia.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

11

No procedimento arbitral trs princpios jurdicos se destacam: o da igualdade de tratamento das partes, o do contraditrio e o da livre convico do rbitro. Nesse sentido, a arbitragem constituda de trs ele mentos fundamentais: 1. acordo entre as partes (elemento de direito) 2. lei aplicvel (elemento processual) 3. internacionalidade (elemento incidental ) A arbitragem sigilosaj que somente as partes tm conhecimento da sua ocorrncia, e bem mais rpida do que a Justia Estatal, pois no cabe recurso deciso do rbitro. Como conseqncia de suas vantagens, e por ser disciplinada completamente pela vontade das partes, a arbitragem muito utilizada no mundo todo. Procedimentalmente, na arbitragem, uma terceira pessoa, o rbitro, responsvel pela soluo de um con flito entre as partes. O rbitro se fundamentar para deci dir as questes suscitadas, de acordo com seu livre arb trio e convico, baseando-se na lei ou na eqidade (fora das regras de direito objetivo) e exarando sua deciso na sentena arbitral. Existem dois momentos de utilizao da arbitragem: I. Preventiva, mediante a clusula arbitral. Ao redigi rem e firmarem um contrato, as partes disporo que qual quer pendncia surgida em decorrncia do contrato ser dirimida. No redigida uma clusula de eleio de forojurisdicional.

12

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

II. Posterior, quando, aps o surgimento da contro vrsia, as partes podem estabelecer que resolvero a con tenda por arbitragem. Em ambos os casos, surgida a controvrsia, as partes aps escolherem o rbitro ou rbitros (pode ser mais de um, mas em nmero mpar, para no haver empate na deciso) firmaro um contrato de compromisso, isto , fixaro as regras procedimentais nas quais a arbitragem ser desenvolvida. Operacionalmente existe a arbitragem institucional e a arbitragem ad hoc. Arbitragem institucional aquela em que as partes submetem o seu litgio a uma institui o arbitral que administrar todo o procedimento de arbitragem, oferecendo um rol de rbitros para serem escolhidos pelas partes, alm de todos os procedimentos a serem observados. J na arbitragem ad hoc, as partes escolhem um rbi tro, e ambos disciplinaro, previamente, os procedimen tos da arbitragem, especficos para o caso em questo. Na arbitragem, os prazos e gastos so previamente definidos e acordados pelas partes, sem a burocracia e os diversos problemas da justia estatal. Inexiste a tenso e o excesso de rigor processual pre sentes no contencioso judicial, eis que a arbitragem desen volve-se de uma forma predefinida pelas partes, comple tamente diferente do que ocorre nos fruns. Por ser uma lei nova, a demanda no Brasil imensa, bastando observar que, na Europa e Estados Unidos, as questes contratuais, envolvendo empresas, so resolvi das em sua grande maioria, por arbitragem.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

13

Inobstante todas as suas vantagens e celeridade, a uti lizao da arbitragem mostra-se ainda restrita no Brasil, talvez pela pouca divulgao de suas qualidades e ausn cia de confiana das partes em rbitros, j que historica mente o povo brasileiro sempre confiou as suas contro vrsias aos magistrados do Poder Judicirio. Neste livro, cuido de apresentar os comentrios sobre a Lei de Arbitragem (Lei 9.307, de 23.9.1996), que revo lucionou ajustia brasileira, na medida em que valora ao extremo a vontade das partes, criando milhares de empre gos para todos que quiserem atuar como rbitros. Ao final, apresento em anexo tpicos de arbitragem no Mercosul, exemplos de julgados, jurisprudncia e legislao.

A LEI DE ARBITRAGEM COMENTADA Lei n 9.307/96


c a p t u l o

Disposies Gerais
Art. 1 As pessoas capazes de contratar podero valerse da arbitragem para dirimir litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis.

Existindo capacidade civil, pessoas fsicas ou ju r dicas podem optar pela arbitragem, como forma acordada entre elas para solucionar possveis con flitos de interesses que porventura surjam. Dizem-se direitos patrimoniais disponveis aqueles que so passveis de transao entre as partes. Direitos comer cial e internacional so abrangidos pela arbitragem. Os direitos indisponveis so aqueles referentes, por exemplo, capacidade das pessoas, alimentos, casamento, procedimentos especiais de jurisdio voluntria, interesse pblico, criminais e falimentares, entre outros. Devem ser observados os pressupostos capacitatrios do diploma civil, para que possa haver a opo pela arbitragem, que ser instituda quando houver

16

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

qualquer controvrsia entre as partes, referentes aos direitos patrimoniais disponveis. A arbitragem recepciona o direito de escolha, pois deixa a critrio das partes o julgamento de sua con trovrsia, por um juiz de direito ou por um rbitro.
Art. 2 A arbitragem poder ser de direito ou de eqida de, a critrio das partes.

A arbitragem um meio simples, rpido e infor mal de soluo de litgios. O princpio fundamental da arbitragem a vontade das partes. A arbitragem pode ser de direito (de acordo com a legislao ptria) ou por eqidade. A arbitragem de direito aquela que est baseada nas regras do direito ptrio ou estrangeiro. As partes devem obedecer as normas de direito que adotarem, subordinando-se s regras jurdicas pr-acordadas. Mesmo um rbitro leigo, dever seguir as normas de direito. Optando pela eqidade, oujulgamento pelo meio maisjusto, as partes eximem-se de regras e do ao rbi tro a discricionariedade para resolver a contenda. Devem predominar os bons costumes, a tica e o sen timento do dever de fazer bem feito. Sempre a von tade das partes deve prevalecer. O rbitro sjulga por eqidade se houver autorizao expressa das partes.
1 Podero as partes escolher, livremente, as regras de direito que sero aplicadas na arbitragem, desde que no haja violao aos bons costumes e ordem pblica.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

17

Em questes jurdicas, a populao sempre pro curava enquadrar a situao a um dos vrios diplomas legais do Brasil. Na arbitragem existe o livre-arbtrio free-w ill), deixando as partes livres para convencio narem a melhor norma aplicvel ao caso concreto. As regras processuais e de direito que sero apli cadas na arbitragem so facultadas aos contratantes, atentando somente para que no sejam atos ilcitos ou que atentem contra a ordem pblica e bons costumes.
2 Podero, tambm, as partes convencionar que a arbitragem se realize com base nos princpios gerais de direito, nos usos e costumes e nas regras internacionais de comrcio.

Verifica-se uma grande liberdade de escolha s partes contratantes. A evoluo frente ao ordena mento jurdico ptrio extraordinria. Por exemplo, as partes jamais poderiam argir, em um procedimentojudicial, os usos e costumes, sob pena de inde ferimento de seu pleito, por falta de dispositivo legal. O legislador, vislumbrando a importncia da glo balizao e a integrao do direito em vrios pases, apresenta no 2 a total compatibilidade da Lei da Arbitragem com o direito internacional, tratados, convenes, pactos, declaraes e legislaes inter nacionais. Ora, se for vontade das partes, elas pode ro ignorar o Cdigo Comercial brasileiro e utiliza rem a Lex Mercatoria e normas da Uncitral.

18

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

CAPTULO II Da Conveno de Arbitragem e seus Efeitos


Art. 3 As partes interessadas podem submeter a solu o de seus litgios aojuzo arbitrai mediante conveno de arbitragem, assim entendida a clusula compromissria e o compromisso arbitral.

Ser sempre uma opo dos contratantes diri mir seus conflitos por meio de arbitragem, o que a torna extremamente democrtica e acessvel. Define-se o compromisso como um ato bi ou multi lateral de vontade, em que as partes desistem do poder jurisdicional ptrio e optam por deixar sua controvrsia nas mos de rbitros. O comeo da arbitragem ocorre atravs da con veno arbitral, definida na clusula compromiss ria. Nesse sentido, compromisso e clusula compro missria so sinnimos de conveno de arbitragem. Tecnicamente, a clusula compromissria indica que as partes, na ocorrncia de alguma controvrsia, podem dar incio arbitragem. A palavra "podem", na redao do artigo, demonstra o carter optativo da arbitragem, como meio de soluo de litgios fora do Poder Judicirio.
Art. 4 A clusula compromissria a conveno atra vs da qual as partes em um contrato comprometem-se a submeter arbitragem os litgios que possam vir a surgir, relativamente a tal contrato.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

19

Deve-se fazer constar dos contratos, obrigatoria mente, uma clusula compromissria, a qual, assina da pelas partes, indica que estas abdicam do poder jurisdicional para soluo de suas controvrsias, optan do to somente pela arbitragem. Deriva do pactum compromittendo, significando um acordo inserido em um contrato, objetivando uma obrigao de fazer. Importante ressaltar que a arbitragem requer um acordo anterior das partes, que ficam preparadas previamente para algum conflito futuro, de ocorrn cia no obrigatria. O ideal seria a no-utilizao da arbitragem, resolvendo-se os contratos de acordo com o estatudo, sem controvrsias aptas a ensejarem o incio do procedimento arbitral.
1 A clusula compromissria deve ser estipulada por escrito, podendo estar inserta no prprio contrato ou em docu mento apartado que a ele se refira.

O contrato verbal no abrangido pelo diploma arbitral devendo obrigatoriamente serem lavradas a termo, por escrito, todas as clusulas contratuais. A existncia da clusula compromissria impe rativa para a eficcia da arbitragem, no existindo qualquer posio especfica da mesma no corpo do contrato. Como sugesto, esta clusula pode ser includa em uma norma especfica ou em adendo ao contrato.

20

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

2 Nos contratos de adeso, a clusula compromissria s ter eficcia se o aderente tomar a iniciativa de instituir a arbitragem ou concordar, expressamente, com a sua institui o, desde que por escrito em documento anexo ou em negrito, com a assinatura ou visto especialmente para essa clusula.

Nos contratos pr-elaborados ou padronizados, a clusula arbitral deve ser plenamente aceita e rubri cada pelo contratante, para evitarem-se os erros. Nos contratos de adeso, uma parte compulsoriamente deve aderir, sendo que a clusula compromiss ria deve ser aprovada expressamente, para sua eficcia. uma medida salutar de proteo ao aderente, que dever saber que, ao firmar o contrato, abdicar dajurisdio estatal. O Cdigo de Defesa do Consumidor, em seu art. 54, trata dos contratos de adeso, vedando no inc. VII a arbitragem compulsria.
Art. 5 Reportando-se as partes, na clusula compro missria, s regras de algum rgo arbitral institucional ou entidade especializada, a arbitragem ser instituda e pro cessada de acordo com tais regras, podendo, igualmente, as partes estabelecerem na prpria clusula, ou em outro documento, a forma convencionada para a instituio da arbi tragem.

Aqui est a presena da arbitragem institucional, na qual uma entidade especializada em arbitragem ficar com a incumbncia da deciso do litgio, na hiptese de ser solicitada pelas partes.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

21

Constitui-se como uma importante fonte de emprego para todos, na forma de rbitros especializa dos nas mais diversas especialidades, contratados pelas instituies ou, ainda, na criao de institutos de arbitragem, com regras e estatutos prprios. Pela arbitragem institucional, as partes propem adotar normas especficas de arbitragem derivadas de um Tribunal Arbitral. As partes podem, outrossim, apresentar todas as caractersticas de sua arbitragem, tornando-a exclusiva. Se uma das partes deixar de indicar rbitro, pode ser nomeado um rbitro nico. No caso da arbitra gem adhoc, as clusulas arbitrais devem ser comple tas e precisas.
Art. 6 No havendo acordo prvio sobre a forma de instituir a arbitragem, a parte interessada manifestar outra parte sua inteno de dar incio arbitragem, por via postal ou por outro meio qualquer de comunicao, median te comprovao de recebimento, convocando-a para, em dia, hora e local certos, firmar o compromisso arbitral.

Compromisso arbitral a vontade expressa das partes em requerer o auxlio de um rbitro para resolver sua controvrsia. Fica definido pelas partes que um rbitro, e no um juiz de direito, solucionar a controvrsia. Desse modo, o compromisso arbitral a efetivao da clu sula arbitral.

22

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

permitido, inclusive, a existncia da arbitra gem de iniciativa de apenas uma das partes.
Pargrafo nico. No comparecendo a parte convocada ou, comparecendo, recusar-se a firmar o compromisso arbi tral, poder a outra parte propor a demanda de que trata o art. 7 desta Lei, perante o rgo do Poder Judicirio a que, originariamente, tocaria ojulgamento de causa.

Evidentemente que uma das partes pode se arre pender, e recusar-se, pelo no comparecimento, a fir mar o compromisso arbitral. Nesse sentido, o Poder Judicirio pode ser invocado, se uma das partes se recu sar a submeter o conflito de interesses a um rbitro. Havendo firmado a clusula arbitral no escopo do contrato, nenhuma das partes pode desistir da arbitragem, pois os tratos devem ser cumpridos (prin cpio do pacta sunt servand). Assim, ao optarem pela arbitragem, as partes devem estar conscientes da manuteno do instituto, sendo vedada a ulterior desistncia.
Art. 7 Existindo clusula compromissria e havendo resistncia quanto instituio da arbitragem, poder a par te interessada requerer a citao da outra parte para compa recer emjuzo a fim de lavrar-se o compromisso, designan do oju iz audincia especial para tal fim.

Tal preceito jamais deveria ser utilizado, pois a arbitragem em sua essncia requer a soluo do con flito por rbitros particulares e no por juzes esta

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

23

tais. Existindo resistncia de uma das partes quanto instaurao do juzo arbitral, poder ser necessria a interveno do Poder Judicirio. Por um processo simples, a parte interessada pleitear ao juiz a instituio do juzo arbitral, con vocando-se o adversrio para firmar, em juzo, o compromisso; no havendo acordo, o ju iz decidir, substituindo com sua sentena a vontade das partes, respeitando o que eventualmente tiver sido estipu lado na clusula compromissria.
1 O autor indicar, com preciso, o objeto da arbitra gem, instruindo o pedido com o documento que contiver a clusula compromissria.

A petio inicial proposta em juzo, deve revestirse de formalidades expressas no CPC. A causapetendideve ser bem especificada, para que o julgador possa apresentar um decisumjusto.
2 Comparecendo as partes audincia, oju iz tentar, previamente, a conciliao acerca do litgio. No obtendo sucesso, tentar oju iz conduzir as partes celebrao, de comum acordo, do compromisso arbitral.

O juiz tentar conciliar as partes, pois o litgio deve ser evitado ao mximo, j que em sua continuidade sur giro as figuras impostas pelo magistrado, do vencedor e perdedor - o que no bom para os contratantes, que devem chegar a um acordo satisfatrio e mtuo sobre o compromisso arbitral.

24

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Se o conci/ium no obtiver xito, o magistrado ir definir claramente o compromisso arbitral, obser vando sua discricionariedade.
3 No concordando as partes sobre os termos do compromisso, decidir o ju iz , aps ouvir o ru, sobre seu contedo, na prpria audincia ou no prazo de 10 (dez) dias, respeitadas as disposies da clusula compromissria e atendendo ao disposto nos arts. 10 e 21, 2, desta Lei.

O Poder Judicirio, pela deciso coercitiva de um magistrado, faz a parte resistente aceitar o acor dado, ou seja, as estipulaes inseridas na clusula compromissria. O compromisso arbitral, neste caso, homologado judicialmente, sujeitando as partes ao seu cumprimento obrigatrio. Uma questo se faz necessria: - Por que, na assi natura do contrato com clusula compromissria, as partes anuram, e depois, no surgimento da contro vrsia, voltam atrs? Tal comportamento pode levar a crer na existncia de um resqucio de m-f, no pos terior descumprimento do previamente pactuado.
4 Se a clusula compromissria nada dispuser sobre a nomeao de rbitros, caber ao juiz, ouvidas as partes, estatuir a respeito, podendo nomear rbitro nico para a soluo do litgio.

Para evitar a aplicao deste pargrafo, impres cindvel que as partes elaborem uma clusula arbi tral bem detalhada, e que contenha os pressupostos para a nomeao de um rbitro.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

25

No caso da opo pela arbitragem institucional, em que uma entidade externa ir nomear o rbitro, devem ser seguidos os dispositivos da mesma. Silente a clusula, cabe ao magistrado decidir sobre a nomeao do rbitro.
5 A ausncia do autor, semju s to motivo, audincia designada para a lavratura do compromisso arbitral, impor tar a extino do processo semjulgamento de mrito.

Se o autor, que o interessado na soluo do litgio, no comparecer audincia - no se impor tando com a ao proposta -, ocasionar a extino do processo civil. Se o no comparecimento do autor for justifica do por um contedo probante, acarretar o agendamento de uma nova audincia.
6 No comparecendo o ru audincia, caber ao juiz, ouvido o autor, estatuir a respeito do contedo do com promisso, nomeando rbitro nico.

Neste caso, na audincia, comparece somente o autor da ao de lavratura do compromisso arbitral. A desdia do ru, ou seja, aquele que no quer a intermediao de um rbitro, faz com que o ju iz nomeie um rbitro nico para soluo do litgio. interessante observar que no ser o juiz quem solu cionar o conflito, e sim um rbitro. Aqui est o ver

26

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

dadeiro esprito da Lei da Arbitragem, que a trans ferncia das atribuies do Poder Judicirio para as partes na soluo dos litgios.
7 A sentena que ju lg a r procedente o pedido valer como compromisso arbitral.

Compromisso arbitral o atojurdico de renn cia ao Judicirio, com a escolha de um rbitro para decidir a controvrsia surgida. Como ocorreu o descumprimento do compro misso arbitral, que daria incio arbitragem, o juiz de direito apresenta esse compromisso em sentena judicial.
Art. 8 A clusula compromissria autnoma em rela o ao contrato em que estiver inserta, de tal sorte que a nulidade deste no implica, necessariamente, a nulidade da clusula compromissria.

O carter autnomo da clusula arbitral capaz de superar os vcios do contrato, que no se comunicam com ela. A clusula compromissria norma inserida em contrato, prevendo que as partes, em surgindo alguma divergncia posterior, podero recorrer solu o arbitral, porquanto se trata do ajuste celebrado em conflito, optando pela arbitragem como meio ideal de buscar a soluo da pendncia que est estabelecida. A clusula deve ser apresentada solitariamente, ou em folha apartada, devendo sempre ser redigida.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

27

A clusula compromissria no significa a obrigato riedade da existncia de arbitragem futura, mas a cautela de que as partes podero recorrer arbitra gem se houver qualquer controvrsia.
Pargrafo nico. Caber ao rbitro decidir de ofcio, ou por provocao das partes, as questes acerca da existn cia, validade e eficcia da conveno de arbitragem e do contrato que contenha a clusula compromissria.

O rbitro tem poderes discricionrios, ou seja, pode decidir por vontade prpria ou por sugesto das partes. Jamais vinculado aos interesses das partes. A existncia dos vcios de vontade, como o dolo ou a coao, ensejam o posicionamento do rbitro, que pode se dar pela argio de uma das partes, ou de ofcio (por sua vontade prpria). Importante ressaltar que o rbitro o respons vel direto pela verificao da validade do contrato e detodas as suas clusulas.

Art. 9 O compromisso arbitral a conveno atravs da qual as partes submetem um litgio arbitragem de uma ou mais pessoas, podendo serjudicial ou extrajudicial.

Aqui est apresentada a definio do compro misso arbitral, que nada mais do que o chamamen to pelas partes de um rbitro, conforme estatudo na

28

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

clusula arbitral, previamente assinada e concorda da pelas mesmas. Diz-se compromisso arbitral judicial, quando efetuado nos autos de um processo judicial. O com promisso arbitral extrajudicial ocorre fora da esfera do Poder Judicirio.
1 O compromisso arbitral judicial celebrar-se- por termo nos autos, perante ojuzo ou tribunal, onde tem curso a demanda.

Nas hipteses em que o Poder Judicirio obriga do a posicionar-se a respeito do compromisso arbitral, o mesmo ser homologado nos autos do processo. No o ideal, pois fere o princpio bsico da arbitragem, que a soluo de litgios fora do Poder Judicirio.
2 O compromisso arbitral extrajudicial ser celebrado por escrito particular, assinado por duas testemunhas ou por instrumento pblico.

Ocorrendo uma controvrsia, durante a vigncia do contrato celebrado, em que constava a clusula compromissria, tem incio a atividade do rbitro, com a assinatura pelas partes do compromisso arbitral. O compromisso arbitral deve reger-se pelas for malidades legais, pois significa a concordncia das partes em apresentarem seu litgio a um rbitro.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

29

O compromisso pode ser de dois tipos: judicial ou extrajudicial. Diz-se extrajudicial, quando celebrado median te documento particular, na presena de duas teste munhas ou por documento pblico. Denomina-se judicial, quando emanado da sentena de um juiz de direito. Era especificado no revogado artigo 1.073 do CPC: "O compromisso judicial ou extrajudicial. O primeiro celebrar-se- por termos nos autos, peran te o juzo ou tribunal por onde correr a demanda; o segundo, por escrito pblico ou particular, assinado pelas partes e por duas testemunhas".
Art. 10. Constar, obrigatoriamente, do compromisso arbitral: I - o nome, profisso, estado civil e domiclio das partes; II - o nome, profisso e domiclio do rbitro, ou dos rbitros, ou, se for o caso, a identificao da entidade qual as partes delegaram a indicao de rbitros; III - a matria que ser objeto da arbitragem; e IV - o lugar em que ser proferida a sentena arbitral.

Neste artigo, temos quatro incisos que apresen tam as formalidades legais de eficcia plena do com promisso arbitral. Uma vez celebrado, surgem duas ordens de relaes jurdicas: a) as partes devem aca tar a deciso, cumprindo-a de acordo com os termos do compromisso; b) os rbitros assumem o nus de proferir a sua sentena de acordo com os limites.

30

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Os incisos elencados so fundamentais para que 0 compromisso arbitral possa ter validade. Desse modo, o compromisso arbitral ter obrigatoriamen te de conter: 1. nome e endereo das partes na arbitragem 2. identificao do rbitro ou da entidade res ponsvel pela arbitragem; 3. matria objeto da arbitragem; e 4. local onde deve ser proferida a sentena arbi tral, que importante para fixao do foro.
Art. 11. Poder ainda o compromisso arbitral conter: 1- local, ou locais, onde se desenvolver a arbitragem; II - a autorizao para que o rbitro ou os rbitros ju l guem por eqidade, se assim for convencionado pelas partes; III - o prazo para apresentao da sentena arbitral; IV - a indicao da lei nacional ou das regras corporati vas aplicveis arbitragem, quando assim convencionarem as partes; V - a declarao da responsabilidade pelo pagamento dos honorrios e das despesas com a arbitragem; e VI - a fixao dos honorrios do rbitro, ou dos rbitros.

So apresentados subsdios mais detalhados para a elaborao do compromisso arbitral. Estes no so taxativos, podendo inclusive, para a melhor segurana das partes, conter o mximo de informa es possveis, visando evitar omisses que poderem fazer com que o compromisso seja levado inter pretao judicial, o que oneraria desnecessariamen te as partes.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

31

T rata-se de elementos opcionais, destinados a elu cidar os termos compromissrios e esclarecer quais as normas que devero ser observadas pelo rbitro, partes e terceiros porventura envolvidos
Pargrafo nico. Fixando as partes os honorrios do rbitro, ou dos rbitros, no compromisso arbitral, este cons tituir ttulo executivo extrajudicial; no havendo tal estipulao, o rbitro requerer ao rgo do Poder Judicirio que seria competente para julgar, originariamente, a causa que os fixe por sentena.

Todo trabalho deve ser remunerado. Existe a garantia de que o rbitro ter direito a honorrios. Na lei anterior, era obrigatria a declarao da responsabilidade pelo respectivo pagamento (art. 1.074, IV, do CPC), sendo que a tutela jurisdicional estava prevista no art. 1.084 do mesmo diploma: "O rbitro tem direito a receber os honorrios que ajustou pelo desempenho da funo. falta de acordo ou de disposio especial no compromisso, o rbitro, depois de apresentado o laudo, requerer ao juiz competente para a homologao que lhe fixe o valor dos honorrios por sentena, valendo esta como ttulo executivo".
Art. 12. Extingue-se o compromisso arbitral: I - escusando-se qualquer dos rbitros, antes de aceitar a nomeao, desde que as partes tenham declarado, expres samente, no aceitar substituto;

32

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

II - falecendo ou ficando impossibilitado de dar seu voto algum dos rbitros, desde que as partes declarem, expres samente, no aceitar substituto; e III - tendo expirado o prazo a que se refere o art. 11, inc. III, desde que a parte interessada tenha notificado o rbitro, ou o presidente do tribunal arbitral, concedendo-lhe o prazo de 10 (dez) dias para a prolatao e apresentao da senten a arbitral.

So explicitadas as hipteses em que se encerra o compromisso arbitral. Neste caso um novo compromisso arbitral deve ser elaborado, para que o litgio seja sanado. Existem trs modalidades de extino do com promisso arbitral: I - Pela recusa do rbitro e no existindo suplen te, fica invalidado o procedimento. II - Morte do rbitro, com a declarao expressa das partes de que no aceitam substituto. III - Se o rbitro no proferir a deciso, quando findo o prazo fixado para prolatao da sentena arbitral e aps dez dias de sua notificao. No motivo para extino do compromisso, o falecimento de partes, ou quando existir divergncia entre os rbitros para a nomeao de mais um rbitro.

CAPULO /// Dos rbitros


Art. 13. Pode ser rbitro qualquer pessoa capaz e que tenha a confiana das partes.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

33

Qualquer pessoa, civilmente capaz, encontra na arbitragem um novo e desafiador campo de atuao, onde sua experincia e capacidade sero utilizadas para solucionar litgios entre as partes. O rbitro deve ser pessoa fsica, isto porque a arbi tragem, mesmo que seja efetuada por um rbitro per tencente aos quadros de um Tribunal Arbitral, ser sempre uma pessoa fsica, que deve possuir a confian a das partes, embora possa ser indicada, por delega o, pela entidade escolhida pelas partes. So tambm requisitos do rbitro: imparcialidade, independncia, competncia, diligncia e discrio.
1 As partes nomearo um ou mais rbitros, sempre em nmero mpar, podendo nomear, tambm, os respecti vos suplentes.

Visando evitar o empate da deciso final, o nme ro de rbitros deve ser mpar (1, 3, 5, 7) a critrio das partes. A escolha do rbitro e seu respectivo suplente sempre requer a concordncia das partes. Cada par te poder nomear um rbitro, incluindo um rbitro reserva, sempre em nmero mpar de rbitros. Esta regra era estatuda no revogado art. 1.076 do CPC: "As partes podem nomear um ou mais rbitros, mas sempre em nmero mpar. Quando se louva rem apenas em 2 (dois), estes se presumem autoriza dos a nomear, desde logo, terceiro rbitro".

34

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

2 Quando as partes nomearem rbitros em nmero par, estes esto autorizados, desde logo, a nomear mais um rbitro. No havendo acordo, requerero as partes ao rgo do Poder Judicirio a que tocaria, originariamente, oju lg a mento da causa a nomeao do rbitro, aplicvel, no que couber, o procedimento previsto no art. 7 desta Lei.

As partes podem convencionar que cada uma delas nomeie um rbitro de sua confiana, cabendo aos rbitros nomeados a nomeao de um terceiro. Sem acordo, a justia comum ir nomear um rbi tro, conforme j disposto anteriormente no art. 7. Nomeados em nmero par, aos rbitros caber a indicao do terceiro, que ter a presidncia da arbi tragem, sendo composto o tribunal arbitral. Havendo divergncia, o Poder Judicirio pode ser acionado para indicar. Essa providncia mais interessante que as hipteses elencadas no revogado art. l.077 do CPC: "Extingue-se o compromisso: I - escusando-se qualquer dos rbitros antes de aceitar a nomeao e no havendo substituto; II - falecendo ou ficando impossibilitado de dar o seu voto algum dos rbitros, sem que tenha substituto; III - tendo expirado o prazo a que se refere o art. 1.075, I; IV - falecendo alguma das partes e deixando her deiro incapaz; V - divergindo os rbitros quanto nomeao do terceiro (art. 1.076)".

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

35

3 As partes podero, de comum acordo, estabelecer o processo de escolha dos rbitros, ou adotar as regras de um rgo arbitral institucional ou entidade especializada.

Novamente a figura dos "rbitros profissionais", reunidos em institutos especficos de arbitragem. Como opo, as pessoas capazes podem constituir tribunais arbitrais, especializados em questes relacionadas s especialidades dos rbitros membros. 0 processo para escolha do rbitro poder ser estabelecido pelas partes adotando uma das trs moda lidades indicadas: 1 - regras prprias; II - rgo arbitral institucional; III - entidade arbitral especializada.

4 Sendo nomeados vrios rbitros, estes, por maio ria, elegero o presidente do tribunal arbitral. No havendo consenso, ser designado presidente o mais idoso.

Havendo vrios rbitros, deve ser eleito o presi dente do tribunal arbitral. Inexistindo acordo quan to eleio do presidente, a lei prev a designao do mais idoso, na linha anteriormente traada pelo 1 do art. 1.085 do CPC: "Quando o juzo for constitudo de mais de 1 (um) rbitro, funcionar como presidente o mais idoso, salvo se as partes, no compromisso, conven cionarem de outro modo".

36

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

5 O rbitro ou o presidente do tribunal designar, se ju lg a r conveniente, um secretrio, que poder ser um dos rbitros.

Pode ser necessria a existncia de um secret rio, que dever lavrar os termos, atas de reunies e as declaraes de partes e testemunhas. O critrio da democracia e o da antigidade aplicvel na escolha do presidente do tribunal, que ir conduzir os trabalhos, podendo inclusive nomear um assessor para auxili-lo. O direito revogado apresentava no 2 do art. 1.085 do CPC: "O presidente ou rbitro designar o escrivo".
6 No desempenho de sua funo, o rbitro dever pro ceder com imparcialidade, independncia, competncia, dili gncia e discrio.

As caractersticas bsicas de um julgador so necessrias para o rbitro. Imparcial, para no favore cer uma das partes. Independente, no se sujeitando a qualquer presso. Competente, por conhecer a mat ria que est sendo discutida. Diligente, no medindo esforos para a busca da verdade dos fatos. Discreto e sigiloso, mantendo para si as informaes obtidas. Sendo o rbitro pertencente a uma profisso regulamentada, deve ele, alm desses quesitos, seguir o seu respectivo Cdigo de tica Profissional.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

37

7 Poder o rbitro ou tribunal arbitral determinar s partes o adiantamento de verbas para despesas e dilignci as queju lg a r necessrias.

As custas e os emolumentos necessrios perfei ta colheita de provas e ao trabalho do rbitro devem ser previamente solicitados e repartidos entre as partes. No se trata de honorrios de rbitro, nem de custas da arbitragem, fixadas em regulamentos de entidades especializadas. O que trata o dispositivo de adiantamento, que as partes devem promover, para que o rbitro possa efetuar seu trabalho sem preocupar-se com despesas e diligncias necessrias.

Art. 14. Esto impedidos de funcionar como rbitros as pessoas que tenham, com as partes ou com o litgio que lhes for submetido, alguma das relaes que caracterizam os casos de impedimento ou suspeio de juzes, aplicandose-lhes, no que couber, os mesmos deveres e responsabili dades, conforme previsto no CPC.

Este artigo trata das hipteses de impedimentos e suspeio. defeso que o rbitro tenha vnculos de amiza de, inimizade ou parentesco com qualquer uma das partes, pois poder influenciar seu julgamento. Essa questo tico-jurdica, pois refere-se ao comporta mento do rbitro e aos dispositivos que regem o impe dimento e suspeio do direito processual civil.

38

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Remete ao CPC, em seu art. 134: " defeso ao juiz exercer as suas funes no pro cesso contencioso ou voluntrio: I - de que for parte; II - em que interveio como mandatrio da par te, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdi o, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, ou seu cnjuge ou qualquer paren te seu, consangneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau; V - quando o cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau; VI - quando for rgo de direo ou de adminis trao de pessoa jurdica, parte na causa. Pargrafo nico. No caso do inc. IV, o impedi mento s se verifica quando o advogado j estava; , porm, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz". O rbitro, conseqentemente, estar impedido de funcionar como rbitro nas seguintes situaes: a) parte no compromisso; b) atuando na arbitragem, como advogado de uma das partes, cnjuge ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou na colateral at o segundo grau;

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

39

c) cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau. So hipteses de suspeio do rbitro: 1. amizade ntima ou inimizade das partes; 2. credor ou devedor das partes, ou de seu cn juge ou parente seu, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; 3. herdeiro presuntivo, donatrio, ou integrar a direo da empresa ou do grupo de empresas; 4. interesse no julgamento da causa, sem isen o, favorvel a qualquer das partes. Reza o art. 135 do CPC: "Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando: I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; III - herdeiro presuntivo, donatrio ou empre gador de alguma das partes; IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.

40

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo".
1 As pessoas indicadas para funcionar como rbitro tm o dever de revelar, antes da aceitao da funo, qual quer fato que denote dvidajustificada quanto sua impar cialidade e independncia.

O impedimento ou suspeio deve ser declara do antes do incio da arbitragem, para que ela no seja invlida. O rbitro deve ser tico refletindo sua indepen dncia e imparcialidade, fundamentais para suas atribuies.
2 O rbitro somente poder ser recusado por motivo ocorrido aps sua nomeao. Poder, entretanto, ser recu sado por motivo anterior sua nomeao quando: a) no for nomeado, diretamente, pela parte; ou b) o motivo para a recusa do rbitro for conhecido pos teriormente sua nomeao.

Antes de nomeado, inexiste a figura do rbitro, portanto ele s poder ser recusado se no foi indi cado pela parte, ou descobrindo-se um motivo capaz de inabilit-lo para a arbitragem imparcial. Se o rbitro indicado estiver dentro de alguma das hipteses de impedimento e suspeio, tornan do-o parcial, dever comunicar o fato imediatamen te s partes. Por analogia, cabe a hiptese da suspei o do ju iz por motivo de foro ntimo.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

41

O rbitro pode ser recusado por motivo poste rior sua nomeao, observando-se os arts. 134 e 135 do CPC. Antes da nomeao pode ser recusado, quando: 1. for nomeado por terceira pessoa e no dire tamente pela parte, ressalvada a hiptese do art. 7, 4 e 6; 2. o motivo da recusa, na ocorrncia de um dos casos dos arts. 134 e 135 do CPC, chegar ao conhe cimento da parte aps a nomeao do rbitro.
Art. 15. A parte interessada em argir a recusa do rbi tro apresentar, nos termos do art. 20, a respectiva exceo, diretamente ao rbitro ou ao presidente do tribunal arbitral, deduzindo suas razes e apresentando as provas perti nentes.

Qualquer uma das partes poder suspeitar da tica do rbitro, fundamentando a sua desconfiana, j que depende dele a sentena que por fim con trovrsia. Toda argio de no aceitao de um rbitro deve ser apresentada e devidamente provada.
Pargrafo nico. Acolhida a exceo, ser afastado o rbitro suspeito ou impedido, que ser substitudo, na forma do art. 16 desta Lei.

A norma para recusa do rbitro requer o seu afas tamento imediato, aps acolhida a exceo. Se as partes ficarem silentes, tal conduta omissa vedar o afastamento do rbitro nomeado.

42

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Assim, to logo tenha conhecimento da causa de impedimento ou de suspeio, a parte dever apre sentar a exceo diretamente ao rbitro ou ao presi dente do tribunal arbitral, com as provas que julgar necessrias. Recusada a exceo, no caber, nesta fase, qual quer recurso ao Judicirio. A lei prev apenas a hiptese de acolhimento da exceo, o que levar substituio do rbitro, na forma prevista no art. 16. Havendo suspeita da idoneidade do rbitro, mesmo com a rejeio do pedido de exceo, resta r subjetivamente eivado o procedimento arbitral, pois persistiro as dvidas quanto independncia e imparcialidade do mesmo. Reza o art. 138 do diploma processual civil: "Aplicam-se tambm os motivos de impedimen to e de suspeio: I - ao rgo do Ministrio Pblico, quando no for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos incs. I a IV do art. 135; II - ao serventurio de justia; III - ao perito; IV - ao intrprete. 1 A parte interessada dever argir o impe dimento ou a suspeio, em petio fundamentada e devidamente instruda, na primeira oportunidade em

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

43

que lhe couber falar nos autos; o juiz mandar proces sar o incidente em separado e sem suspenso de causa, ouvindo o argido no prazo de 5 (cinco) dias, facultan do a prova quando necessria ejulgando o pedido. 2 Nos tribunais caber ao relator processar e julgar o incidente". O rbitro neste caso, difere do magistrado citado no 1 do art. 138 do CPC, pois exerce uma funo pblica. A arbitragem um procedimento privado, fora da atuao do Estado, o que importa em uma prvia escolha da pessoa que estudar e sentenciar sua controvrsia. A confiabilidade pressuposto indispensvel na figura do rbitro.
Art. 16. Se o rbitro escusar-se antes da aceitao da nomeao, ou, aps a aceitao, vier a falecer, tornar-se im possibilitado para o exerccio da funo, ou for recusado, assumir seu lugar o substituto indicado no compromisso, se houver.

O compromisso arbitral deve contemplar as hip teses de afastamento ou falecimento do rbitro, apre sentando solues para a sua substituio. H impossibilidade de se considerar extinto o compromisso, pelo bito das partes, deixando her deiro incapaz e a existncia de divergncias entre os rbitros para a nomeao do presidente. O direito revogado (art. 1.077 do CPC) dizia: "Extingue-se o compromisso:

44

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

I - escusando-se qualquer dos rbitros antes de aceitar a nomeao e no havendo substituto; II - falecendo ou ficando impossibilitado de dar o seu voto algum dos rbitros, sem que tenha subs tituto; III - tendo expirado o prazo a que se refere o art. 1.075, inc. I; IV - falecendo alguma das partes e deixando her deiro incapaz; V - divergindo os rbitros quanto nomeao do terceiro (art. 1076)".
1 No havendo substituto indicado para o rbitro, aplicar-se-o as regras do rgo arbitral institucional ou entidade especializada, se as partes as tiverem invocado na conveno de arbitragem.

No caso da arbitragem institucional, realizada por instituio especfica, suas normas internas sero utilizadas para promover a substituio do rbitro. As partes devem atentar para os regimentos internos das entidades arbitrais. A existncia dos rbitros-reservas justifica-se pela celeridade da arbitragem e tambm na ocorrncia das hipteses do art. 16, com as seguintes deontologias negativas na funo do rbitro: 1. Declinar antes da nomeao; 2. Morte; 3. Exceo de recusa. Rezava o revogado art. 1.080 do CPC:

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

45

"O rbitro, que no subscreveu o compromisso, ser convidado a declarar, dentro de 10 (dez) dias, se aceita a nomeao; presumindo-se que a recusou se, nesse prazo, nada responder".
2 Nada dispondo a conveno de arbitragem e no chegando as partes a um acordo sobre a nomeao do rbi tro a ser substitudo, proceder a parte interessada da forma prevista no art. 7 desta Lei, a menos que as partes tenham declarado, expressamente, na conveno de arbitragem, no aceitar substituto.

O Poder Judicirio est presente na arbitragem para garantir a segurana das partes. Sem rbitro, no h arbitragem. Da a necessida de do suplente que permitir, na supervenincia de qualquer dessas hipteses, a substituio do rbitro e o prosseguimento imediato do mecanismo. Se no houver um rbitro reserva, podem ser adotadas as regras de tribunais arbitrais, ou, no as especificando a conveno arbitral, as partes recorrero ao ju iz na forma do art. 7, a menos que tenham consignado que no aceitam, em hiptese alguma, substituir o rbitro inicialmente indicado. Esta norma deve ser interpretada analogicamente com o art. 12, porque a hiptese final no sentido de que, no sendo substitudo o rbitro, extingue-se o compromisso arbitral.

46

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Art. 17. Os rbitros, quando no exerccio de suas fun es ou em razo delas, ficam equiparados aos funcionrios pblicos, para os efeitos da legislao penal.

O rbitro possui a punibilidade penal dos crimes especficos de funcionrios pblicos, podendo ser processado criminalmente. O rbitro somente funcionrio pblico para os efeitos da legislao penal, e em decorrncia do estri to desempenho da atividade arbitral. Com efeito, poder ser responsabilizado pela prtica de atos tipificados em nosso Cdigo Penal, como, por exem plo, o crime de peculato (art. 312), concusso (art. 316), corrupo passiva (art. 317) e coao no curso do processo (art. 344). So artigos do Cdigo Penal, que tratam dos cri mes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral: "Art. 312. Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de 2 a 12 anos, e multa. 1 Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendose de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

47

Art. 313. Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - recluso, de 1 a 4 anos, e multa. Art. 314. Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razo do cargo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente: Pena - recluso, de 1 a 4 anos, se o fato no cons titui crime mais grave. Art. 315. Dar s verbas ou rendas pblicas aplica o diversa da estabelecida em lei: Pena - deteno, de 1 a 3 meses, ou multa. Art. 316. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de 2 a 8 anos, e multa. 1 Se o funcionrio exige tributo ou contribui o social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexa trio ou gravoso, que a lei no autoriza: Pena - recluso, de 3 a 8 anos, e multa. 2 Se o funcionrio desvia, em proveito pr prio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos: Pena - recluso, de 2 a 12 anos, e multa. Art. 317. Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal van tagem: Pena - recluso, de 1 a 8 anos, e multa.

48

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

1 A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcion rio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de of cio ou o pratica infringindo dever funcional. 2 Se o funcionrio pratica, deixa de pra ticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, ou multa. Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevi damente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposi o expressa de lei, para satisfazer interesse ou senti mento pessoal: Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, e multa. Art. 320. Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infra o no exerccio do cargo ou, quando lhe falte com petncia, no levar o fato ao conhecimento da auto ridade competente: Pena - deteno, de 15 dias a 1 ms, ou multa. Art. 321. Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio: Pena - deteno, de 1 a 3 meses, ou multa. Pargrafo nico. Se o interesse ilegtimo: Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, alm de multa. Art. 322. Praticar violncia no exerccio de fun o ou a pretexto de exerc-la: Pena - deteno, de 6 meses a 3 anos, alm da pena correspondente violncia.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

49

Art. 323. Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei: Pena - deteno, de 15 dias a 1 ms, ou multa. 1 Se o fato resulta prejuzo pblico: Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, e multa. 2 Se o fato ocorre em lugar compreendido na faixa de fronteira: Pena - deteno, de 1 a 3 anos, e multa. Art. 324. Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais, ou continuar a exerc-la, sem autorizao, depois de saber oficial mente que foi exonerado, removido, substitudo ou suspenso: Pena - deteno, de 15 dias a 1 ms, ou multa. Art. 325. Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao: Pena - deteno, de 6 meses a 2 anos, ou multa, se o fato no constitui crime mais grave". Crime no exclusivo de funcionrios pblicos, a coao no curso do processo faz referncia expressa aojuzo arbitral: "Art. 344. Usar de violncia ou grave ameaa, com o fim de favorecer interesse prprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou chamada a intervir em proces so judicial, policial ou administrativo, ou em juzo arbitral. Pena - recluso, de 1 a 4 anos, e multa, alm da pena correspondente violncia".

50

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

No direito revogado existiam os seguintes arti gos, do CPC: "Art. 1.082. Responde por perdas e danos o rbi tro que: I - no prazo, no proferir o laudo, acarretando a extino do compromisso; II - depois de aceitar o encargo, a ele renunciar sem motivo justificado. Art. 1.083. Aplicam-se aos rbitros, no que cou ber, as normas estabelecidas neste Cdigo acerca dos deveres e responsabilidades dos juzes (art. 133)". 0 art. 133 do CPC permanece em vigor com a seguinte redao: "Responder por perdas e danos o juiz, quando: 1 - no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude; 1 1 - recusar, omitir ou retardar, semjusto motivo, providncia que deva ordenar de ofcio, ou a reque rimento da parte. Pargrafo nico. Reputar-se-o verificadas as hipteses previstas no inc. II s depois que a parte, por intermdio do escrivo, requerer ao ju iz que determine a providncia e este no lhe atender o pedido dentro de 10 (dez) dias".
Art. 18. O rbitro ju iz de fato e de direito, e a sentena que proferir no fica sujeita a recurso ou homologao pelo Poder Judicirio.

O duplo grau de jurisdio no contemplado pela Lei da Arbitragem, existindo inclusive argi-

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

51

es de inconstitucionalidade em relao a este arti go. A sentena arbitral representa o livre convenci mento do rbitro, sendo imutvel e constituindo-se em ttulo executivo, apto a ser executado judicial mente. Rezava o revogado art. l.078 do CPC: "O rbitro juiz de fato e de direito e sentena que proferir no fica sujeita a recurso, salvo se o con trrio convencionarem as partes". A sentena arbitral insuscetvel de recurso ao Poder Judicirio. Essa irrecorribilidade, que a caracterstica fundamental dos juzos arbitrais, no quer dizer que as partes devam aceitar nulidades, que porventura ocorram, podendo sempre reque rer tutela jurisdicional. Foi dispensada a homologao da sentena arbi tral, equiparando-a a ttulo executivo judicial. As partes tero uma soluo rpida e de acordo com seus objetivos, pois, como rbitro, aplica o direi to escolhido controvrsia em questo; no ferindo os bons costumes nem a ordem pblica, no existe interesse em acionar o Judicirio. No direito anterior existiam os seguintes artigos do CPC: "Art. 1.098. competente para a homologao do laudo arbitral o juiz que originariamente tocar o julgamento da causa.

52

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Art. 1.099. Recebidos os autos, o juiz determina r que as partes se manifestem, dentro de 10 (dez) dias, sobre o laudo arbitral; e em igual prazo homo logar, salvo se o laudo for nulo".

CAPTULO/V Do Procedimento Arbitral


Art. 19. Considera-se instituda a arbitragem quando aceita a nomeao pelo rbitro, se for nico, ou por todos, se forem vrios.

O incio da arbitragem ocorrer com a aceitao expressa ou tcita do rbitro pelas partes. Qualquer omisso na clusula arbitral ser sanada pelo rbitro, que possui os poderes para tal. O incio da arbitragem ocorre quando o rbi tro indicado pelas partes aceita sua nomeao. Se houver mais de um rbitro nessa condio, somente ser instituda a arbitragem com a aceita o expressa de todos os integrantes do tribunal arbitral.

Pargrafo nico. Instituda a arbitragem e entendendo o rbitro ou o tribunal que h necessidade de explicitar alguma questo disposta na conveno de arbitragem, ser elaborado, juntamente com as partes, um adendo, firmado por todos, que passar a fazer parte integrante da conveno de arbitragem.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

53

Podem ser efetuadas correes ou sanadas as questes que o rbitro possua, quanto s regras que dever seguir durante o procedimento arbitral. Para a perfeita continuidade da arbitragem, no pode haver qualquer dvida procedimental. Se forem necessrios esclarecimentos e deta lhes, deve ser elaborado um termo aditivo que inte grar a norma arbitral.

Art. 20. A parte que pretender argir questes relativas competncia, suspeio ou impedimento do rbitro ou dos rbitros, bem como nulidade, invalidao ou ineficcia da conveno de arbitragem, dever faz-lo na primeira opor tunidade que tiver de se manifestar aps a instituio da arbitragem.

Ocorre a perda do direito de ao para a parte que silenciar sobre questes relativas competn cia, suspeio ou impedimento do rbitro, e ainda nulidade, invalidao ou ineficcia da conveno arbitral. Este artigo no se limita apenas suspeio ou impedimento do rbitro ou de membros do tribu nal arbitral. A parte ciente de algum fato que torne suspeito, ou impea o rbitro de agir, deve solicitar seu afasta mento imediato. No fazendo nada, a conduta omis-

54

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

siva impedir de invocar posteriormente esse fato, como causa de nulidade da arbitragem. Nesse sentido, na primeira oportunidade em que tiver que se manifestar, aps instituda a arbitra gem (art. 19), caber parte argir questes relativas competncia, suspeio ou impedimento do rbi tro, e ainda a nulidade, invalidao ou ineficcia da conveno arbitral.
1 Acolhida a argio de suspeio ou impedimento, ser o rbitro substitudo nos termos do art. 16 desta Lei, reconhecida a incompetncia do rbitro ou do tribunal arbitral, bem como a nulidade, invalidao ou ineficcia da conveno de arbitragem, sero as partes remetidas ao rgo do Poder Judicirio competente para ju lg a r a causa.

O compromisso deve conter as hipteses de afas tamento ou falecimento do rbitro, apresentando solues para a sua substituio, semelhante a um contrato social. Na argio de suspeio ou impedimento (art. 14), pode-se instaurar um processo judicial, incluin do a apreciao de nulidade, invalidao ou inefic cia da conveno arbitral.
2 oNo sendo acolhida a argio, ter normal prosse guimento a arbitragem, sem prejuzo de vir a ser examinada a deciso pelo rgo do Poder Judicirio competente, quando da eventual propositura da demanda de que trata o art. 33 desta Lei.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

55

O Poder Judicirio sempre preserva os direitos da parte que se sentir lesada pela arbitragem. Aps sentena prolatada pelo ju iz de direito, retorna a arbitragem, que ficou sobrestada, poden do a matria voltar a ser apreciada novamente pela justia, se for ajuizada ao visando a nulidade da sentena arbitral (art. 33).

Art. 21. A arbitragem obedecer ao procedimento esta belecido pelas partes na conveno de arbitragem, que poder reportar-se s regras de um rgo arbitral institucio nal ou entidade especializada, facultando-se, ainda, s partes delegar ao prprio rbitro, ou ao tribunal arbitral, regular o procedimento.

Aqui verifica-se claramente o poder da von tade das partes, no tocante soluo de seus inte resses. O tribunal arbitral ou eleio de rbitro ad hoc, e os regulamentos da arbitragem so decises toma das pelas partes. O procedimento a ser adotado ser aquele escolhido livremente pelas partes, desde que no ofenda os bons costumes e os princpios de ordem pblica.
1 No havendo estipulao acerca do procedimento, caber ao rbitro ou ao tribunal arbitral disciplin-lo.

56

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Inexistindo, na clusula arbitral, detalhes sobre o processamento da arbitragem, cabe ao poder dis cricionrio do rbitro determinar os procedimentos necessrios. permitido que o rbitro determine o procedi mento a ser observado, por delegao ou omisso das partes. Essa discricionariedade deve refletir a confiabilidade do rbitro ou dos membros do tribu nal arbitral.
2 Sero, sempre, respeitados no procedimento arbi tral os princpios do contraditrio, da igualdade das partes, da imparcialidade do rbitro e de seu livre convencimento.

O contraditrio refere-se ao direito da parte contestar todas as informaes e provas trazidas ar bitragem. A igualdade das partes decorre de preceito fun damental da Constituio (art. 5, caput). A imparcialidade surge para evitar favorecimentos, pois o rbitro um juiz privado escolhido pelas partes, que devem possuir confiana nele. O rbitro julgar a controvrsia e sua deciso produzir os efeitos de uma sentena judicial. O livre convencimento no sujeita o rbitro a qualquer presso ou influncia no seu julgamento. As decises devem ser honestas ejustasjamais elabo

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

57

radas por coao ou ameaa ao rbitro. Assemelhase ao juiz de direito pelo art. 131 do CPC: "O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes nos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o conven cimento". O rbitro tem livre convencimento no exame do contedo probatrio. A no observncia desses princpios no procedi mento arbitral, em qualquer caso, ocasiona a nulida de da sentena arbitral (art. 32, VIII).
3 As partes podem postular por intermdio de advo gado, respeitada, sempre, a faculdade de designar quem as represente, ou assista no procedimento arbitral.

Por ser um profissional habilitado para o proces so judicial e conseqentemente arbitral, podero as partes valer-se de advogados para atuarem na arbitra gem, lembrando o famoso adgio - sem advogado no se faz justia! Porm, o legislador faculta s par tes a devida representao por causdicos.
4 Competir ao rbitro ou ao tribunal arbitral, no in cio do procedimento, tentar a conciliao das partes, apli cando-se, no que couber, o art. 28 desta Lei.

A conciliao sempre deve ser priorizada, pois evita um confronto direto entre as partes. Havendo-

58

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

se um comum acordo, o mesmo poder, a pedido das partes, tornar-se uma sentena arbitral a ser homolo gada pelo rbitro. CAPTULO V Da Sentena Arbitral
Art. 22. Poder o rbitro ou o tribunal arbitral tomar o depoimento das partes, ouvir testemunhas e determinar a realizao de percias ou outras provas queju lg a r necess rias, mediante requerimento das partes ou de ofcio.

Todos os meios de prova em direito admitidos so utilizados durante o procedimento arbitral, podendo ser requerido pelas partes ou pelo rbitro. A produo de provas necessria, a fim de que seja instrudo, com regularidade, o processo arbitral e fornecidos os elementos que iro formar a convic o do rbitro, ou do tribunal arbitral, para decidir. As provas que podem ser produzidas, a requeri mento das partes ou pelo rbitro, so: 1. depoimento das partes; 2. oitiva de testemunha; 3. percias; 4. qualquer outra prova, inclusive a atuao in /oco do rbitro, objetivando a verdade formal e real, para a soluo da controvrsia.
1 O depoimento das partes e das testemunhas ser tomado em local, dia e hora previamente comunicados, por

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

59

escrito, e reduzido a termo, assinado pelo depoente, ou a seu rogo, e pelos rbitros.

A oitiva de testemunhas reger-se- pela formali dade do ato, mediante a transcrio e assinatura dos depoimentos. Partes e testemunhas sero ouvidas em local pre viamente designado e seus depoimentos devero ser reduzidos a termo, devidamente assinados ou a seu rogo, quando analfabetos.

2 Em caso de desatendimento, sem justa causa, da convocao para prestar depoimento pessoal, o rbitro ou o tribunal arbitral levar em considerao o comportamento da parte faltosa, ao proferir sua sentena; se a ausncia for de testemunha, nas mesmas circunstncias, poder o rbi tro ou o presidente do tribunal arbitral requerer autoridade judiciria que conduza a testemunha renitente, comprovan do a existncia da conveno de arbitragem.

O nus do no comparecimento da parte para o depoimento pessoal, ou de alguma testemunha, prejudicial para o ausente. Sendo imprescindvel tal depoimento, para a elucidao de fatos, cabe ao Poder Judicirio, por petio do rbitro, realizar a conduo coercitiva da testemunha ou parte faltante. Assim, na falta de uma das partes, o rbitro decidir esse incidente, mas se estiver ausente uma testemunha, poder o rbitro requerer autoridade judiciria que a conduza.

60

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

3 A revelia da parte no impedir que seja proferida a sentena arbitral.

A sentena atribuio exclusiva do rbitro, que no deve ficar aguardando indefinidamente a parte para sentenciar. A sentena arbitral deve ser prolatada dentro do prazo previamente determinado pelas partes. Portanto, se uma das partes no comparecer, tornando-se revel, mesmo assim, o rbitro deve sen tenciar.
4 Ressalvado o disposto no 2, havendo necessida de de medidas coercitivas ou cautelares, os rbitros pode ro solicit-las ao rgo do Poder Judicirio que seria, originariamente, competente paraju lg a r a causa.

O Poder Judicirio sempre ser o guardio dos atos da arbitragem, em que, diferentemente de um processo judicial, inexiste a figura do autor e do ru, somente partes litigantes. Cabe a utilizao de medi das cautelares pelo rbitro, que dever recorrer ao Poder Judicirio se as partes recusarem-se a cumprir suas determinaes. A antecipao de tutela, referida no CPC, tam bm poder ser utilizada: "Art. 273. O ju iz poder, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, exis tindo prova inequvoca, se convena da verossimi lhana da alegao, e:

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

61

I - haja fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao; ou II - fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru. 1 Na deciso que antecipar a tutela, ojuiz indi car, de modo claro e preciso, as razes do seu con vencimento. 2 No se conceder a antecipao da tutela quando houver perigo de irreversibilidade do provi mento antecipado. 3 A execuo da tutela antecipada obser var, no que couber, o disposto nos incs. II a III do art. 588. 4 A tutela antecipada poder ser revogada ou modificada a qualquer tempo, em deciso funda mentada".
5 Se, durante o procedimento arbitral, um rbitro vier a ser substitudo, fica a critrio do substituto repetir as pro vasj produzidas.

Por caracterizar a independncia do rbitro, o mesmo no est sujeito s provas de seu antecessor, podendo reiter-las se for de sua vontade. Em havendo substituio de rbitro, as pro vas obtidas podero ser utilizadas pelo novo rbi tro, se assim desejar. No as entendendo com pletamente, poder redesign-las para uma nova apreciao.

62

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

CAPTULO VI Da Sentena Arbitral


Art. 23. A sentena arbitral ser proferida no prazo esti pulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o pra zo para a apresentao da sentena 6 (seis) meses, con tado da instituio da arbitragem ou da substituio do rbitro.

A vontade das partes imperativo da arbitragem. A sentena pode ser prolatada no prazo em que as partes anurem (uma semana, um ms, dois anos, etc.). No havendo estipulao, o prazo de seis me ses, contados do compromisso arbitral at a sentena. Neste artigo, fixado o prazo para a prolatao da sentena arbitral, que ser o definido previamen te pelas partes. No o fixando, a lei estipula seis me ses, a partir da instituio da arbitragem ou da substi tuio do rbitro. Com referncia a este artigo, no direito anterior existiam os arts. 1.075, 1.076, 1.081 e 1.093 do CPC: Art. 1.075. O compromisso poder ainda conter: I - o prazo em que deve ser proferido o laudo arbitral; II - a condio de ser a sentena arbitral execu tada com ou sem recurso para o tribunal superior; III - a pena para com a outra parte, a que fique obrigada aquela que recorrer da sentena, no obstante a clusula 'sem recurso';

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

63

IV - a autorizao aos rbitros parajulgarem por eqidade, fora das regras e formas de direito. Art. 1.076. As partes podem nomear um ou mais rbitros, mas sempre em nmero mpar. Quan do se louvarem apenas em 2 (dois), estes se presu mem autorizados a nomear, desde logo, terceiro rbitro. Art. 1.081. O rbitro obrigado a proferir o lau do no prazo do art. 1.075, inc. I, contado do dia em que institudo o juzo arbitral. Art. 1.093. O juzo proferir laudo fundamenta do no prazo de 20 (vinte) dias. 1 O laudo ser deliberado, em conferncia, por maioria de votos e reduzido a escrito por um relator. 2 O rbitro, que divergir da maioria, funda mentar o voto vencido".
Pargrafo nico. As partes e os rbitros, de comum acordo, podero prorrogar o prazo estipulado.

Mais uma vez a vontade das partes como caracte rstica fundamental da arbitragem. Sendo necessria uma dilao do prazo, os rbi tros podero efetu-la, desde que consultem previa mente as partes.

64

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Art. 24. A deciso do rbitro ou dos rbitros ser expres sa em documento escrito.

A sentena oral inconcebvel na arbitragem, eis que deve compor um documento escrito. No ocorrendo o cumprimento espontneo da deciso, tal dispositivo visa adequar a sentena ao processo de execuo judicial. Referia-se no direito anterior ao seu art. 1.093 do CPC: "O juzo proferir laudo fundamentado no pra zo de 20 (vinte) dias. 1 O laudo ser deliberado, em conferncia, por maioria de votos e reduzido a escrito por um relator. 2 O rbitro, que divergir da maioria, funda mentar o voto vencido".
1 Quando forem vrios os rbitros, a deciso ser tomada por maioria. Se no houver acordo majoritrio, pre valecer o voto do presidente do tribunal arbitral.

A exigncia do nmero mpar de rbitros (1, 3, 5, etc.) existe para evitar o empate das decises. Na votao do decisum, em no sendo unnime, prevalecer o voto da maioria dos rbitros, como previa o 1 do revogado art. 1.093 do CPC. Inexistindo acordo da maioria, prevalecer, en to, o voto do presidente do tribunal arbitral.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

65

2 O rbitro que divergir da maioria poder, querendo, declarar seu voto em separado.

A liberdade do rbitro completa, podendo inclusive, se for derrotado em seu voto, declar-lo em separado. Assim, no ocorrendo unanimidade na votao, qualquer rbitro poder declarar seu voto em sepa rado, expondo suas razes particulares de discor dncia.

Art. 25. Sobrevindo no curso da arbitragem controvr sia acerca de direitos indisponveis e verificando-se que de sua existncia, ou no, depender ojulgamento, o rbitro ou o tribunal arbitral remeter as partes autoridade compe tente do Poder Judicirio, suspendendo o procedimento arbitral.

O procedimento arbitral s encontra guarita nos direitos patrimoniais disponveis. Dessa maneira, qualquer incidente, ou questo prejudicial, referente a direitos indisponveis, deve r ser apreciado pelo Poder Judicirio. At ulterior deciso a arbitragem permanece sobrestada. No direito anterior referia-se ao art. 1.094 do CPC: "Surgindo controvrsia acerca de direitos sobre os quais a lei no permite transao e verificando-se

66

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

que de sua existncia ou no depender o julgamen to, ojuzo suspender o procedimento arbitral, reme tendo as partes autoridade judiciria competente. Pargrafo nico. O prazo para proferir o laudo arbitral recomea a correr, depois de juntada aos autos a sentena, passada em julgado, que resolveu a questo prejudicial".
Pargrafo nico. Resolvida a questo prejudicial eju n tada aos autos a sentena ou acrdo transitado emjulgado, ter normal seguimento a arbitragem.

Aps a questo de direitos indisponveis, ou pre judicial, ter sido solucionada pelo Poder Judicirio, a arbitragem retoma seu curso. O prazo da arbitragem fica suspenso, at a sen tena ou acrdo da justia comum.
Art. 26. So requisitos obrigatrios da sentena arbitral: I - o relatrio, que conter os nomes das partes e um resumo do litgio; II - os fundamentos da deciso, onde sero analisadas as questes de fato e de direito, mencionando-se, expressa mente, se os rbitrosjulgaram por eqidade; III - o dispositivo, em que os rbitros resolvero as questes que lhes forem submetidas e estabelecero o pra zo para o cumprimento da deciso, se for o caso; e IV - a data e o lugar em que foi proferida.

So elencados pressupostos obrigatrios da sen tena arbitral, sem os quais a mesma ser invlida, por no revestir-se das formalidades legais.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

67

So requisitos essenciais do laudo (ou sentena) arbitral; 1. relatrio, que conter, alm do nome das par tes, identificao, controvrsia, oitiva de testemu nhas, percias, juntada de documentos, etc.; 2. fundamentos de fato e direito ou eqidade; 3. dispositivo, em que o rbitro resume sua deci so, determinando prazo para seu cumprimento; 4. data e local em que foi proferida a sentena arbitral; 5. assinaturas do rbitro ou rbitros. A falta de um desses elementos torna nula a sen tena arbitral, que deve necessariamente cont-los. 0 direito revogado tratava do assunto no artigo 1.095 do CPC: "So requisitos essenciais do laudo: 1 - o relatrio, que conter os nomes das partes, a indicao do compromisso e o objeto do litgio; II - os fundamentos da deciso, mencionando-se expressamente se esta foi dada por eqidade; III - o dispositivo; IV - o dia, ms, ano e lugar em que foi assinado".
Pargrafo nico. A sentena arbitral ser assinada pelo rbitro ou por todos os rbitros. Caber ao presidente do tribunal arbitra, na hiptese de um ou alguns dos rbitros no poder ou no querer assinar a sentena, certificar tal fato.

Os requisitos da sentena arbitral so os mesmos de uma sentena judiciria, como contempla o art.

68

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

458 do CPC, acrescido da data e local em que foi proferida. Dever ser assinada pelo rbitro ou membros do tribunal arbitral. Caso algum deles se recuse ou no possa assinar, tal fato dever ser anotado. Diz o art. 458 do atual CPC: "So requisitos essenciais da sentena: I - o relatrio, que conter os nomes das partes, a suma do pedido e da resposta do ru, bem como o registro das principais ocorrncias havidas em anda mento no processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito; III - o dispositivo, em que o ju iz resolver as questes que as partes lhe submeterem".
Art. 27. A sentena arbitral decidir sobre a responsabi lidade das partes acerca das custas e despesas com a arbi tragem, bem como sobre verba decorrente de litigncia de m-f, se for o caso, respeitadas as disposies da conven o de arbitragem, se houver.

Os valores expendidos pelas partes devero ser pagos por quem sucumbiu, ou seja, o derrotado, se assim for decidido na sentena arbitral. A matria relativa a custas e despesas com a arbi tragem ser sempre apresentada na sentena. Difere do art. 13, em seu 7, que refere aos adiantamentos com despesas e diligncias.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

69

As despesas fixadas devem ser pagas pela parte de acordo com a sentena arbitral Diz-se litigante de m-f a parte que deliberada mente pautou-se de artifcios ou inverdades no pro cedimento arbitral. O ideal seria a boa-f dos partici pantes da arbitragem, porm, nem sempre as partes so ticas. A litigncia de m-f, encontra-se normatizada nos arts. 16 e seguintes do CPC, que tratam da res ponsabilidade das partes por dano processual: "Art. 16. Responde por perdas e danos aquele que pleitear de m-f como autor, ru ou interveniente. Art. 17. Reputa-se litigante de m-f aquele que: I - deduzir pretenso ou defesa contra texto expresso de lei ou fato incontroverso; II - alterar a verdade dos fatos; III - usar do processo para conseguir objetivo ilegal; IV - opuser resistncia injustificada ao andamen to do processo; V - proceder de modo temerrio em qualquer incidente ou ato do processo; VI - provocar incidentes manifestamente infun dados".
Art. 28. Se, no decurso da arbitragem, as partes chega rem a acordo quanto ao litgio, o rbitro ou tribunal arbitral poder, a pedido das partes, declarar tal fato mediante sen tena arbitral, que conter os requisitos do art. 26 desta Lei.

70

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

O acordo entre as partes pode ser proposto a qualquer tempo, sendo declarado pelo rbitro e tor nando-se, se as partes assim desejarem, uma sentena arbitral. A sentena arbitral, para sua eficcia, no neces sita de homologao judicial e vale como ttulo exe cutivo.
Art. 29. Proferida a sentena arbitral, d-se por finda a arbitragem, devendo o rbitro, ou o presidente do tribunal arbitral, enviar cpia da deciso s partes, por via postal ou por outro meio qualquer de comunicao, mediante com provao de recebimento, ou, ainda, entregando-a direta mente s partes, mediante recibo.

O eplogo da arbitragem ocorre com a publica o da sentena arbitral, que deve ser comunicada s partes, por via postal ou outro meio idneo de comunicao (internet, fax) ou, diretamente, por um portador (courier). Confirma-se assim a arbitragem como um meio atual, informal e rpido de soluo de controvrsias. No direito anterior existia previso no art. 1.096 do CPC: "O laudo ser publicado em audincia de julga mento. O escrivo dar, no mesmo ato, a cada parte 1 (uma) cpia do laudo e remeter os autos, em que este foi proferido, ao cartrio do juzo competente para a homologao, dentro em 5 (cinco) dias".

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

71

Art. 30. No prazo de 5 (cinco) dias, a contar do recebi mento da notificao ou da cincia pessoal da sentena arbitral, a parte interessada, mediante comunicao outra parte, poder solicitar ao rbitro ou ao tribunal arbitral que: I - corrija qualquer erro material da sentena arbitral; II - esclarea alguma obscuridade, dvida ou contradi o da sentena arbitral, ou se pronuncie sobre ponto omiti do a respeito do qual devia manifestar-se a deciso.

A sentena arbitral pode conter erro material, devendo neste caso, o rbitro esclarec-lo. As partes podem solicitar, em cinco dias, que o rbitro declare os pontos obscuros ou omissos da sentena. Erro uma falsa percepo da realidade, que influi na vontade do sentenciante, impedindo que surja a sua verdadeira inteno. O ser humano fal vel, suscetvel a equvocos na redao, digitao e clculos. A parte interessada deve imediatamente solicitar a retificao da sentena ao rbitro. A sentena arbitral no pode ter: 1. erro material 2. obscuridade 3. dvida 4. contradio 5. omisso.
Pargrafo nico. O rbitro ou o tribunal arbitral decidi r, no prazo de 10 (dez) dias, aditando a sentena arbitral e notificando as partes na forma do art. 29.

Podem ser suscitados embargos de declarao da sentena, sempre que ela contiver alguma obscu-

72

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

ridade, respeitando o prazo de 5 (cinco) dias para manifestao das partes e 10 (dez) dias para reforma ou manuteno da sentena. O prazo para o pedido de esclarecimento de 5 (cinco) dias, semelhante ao art. 536 do CPC: "Os embargos sero opostos, no prazo de cinco dias, em petio dirigida aojuiz ou relator, com indi cao do ponto obscuro, contraditrio ou omisso, no estando sujeitos a preparo". A deciso deve ser proferida em 10 (dez) dias, prazo este duas vezes maior do que apresenta o art. 537 do CPC: "O juiz julgar os embargos em cinco dias; nos tribunais, o relator apresentar os embargos em mesa na sesso subseqente, proferindo voto".

Art. 31. A sentena arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentena proferida pelos rgos do Poder Judicirio e, sendo condenatria, constitui ttulo executivo.

A arbitragem um instituto que se equipara fora de uma sentena da justia estatal, com a dife rena de que um rbitro, escolhido pelas partes, que solucionar os litgios. ttulo executivo judicial a sentena arbitral condenatria, conforme o art. 584 do CPC: "So ttulos executivos judiciais:

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

73

I - a sentena condenatria proferida no proces so civil; II - a sentena penal condenatria transitada em julgado;
III - a sentena arbitral e a sentena homologada pelo Supremo Tribunal Federal;

IV - o formal e a certido de partilha". No direito revogado referia-se ao artigo 1.097 do CPC: "O laudo arbitral, depois de homologado, pro duz entre as partes e seus sucessores os mesmos efei tos da sentena judiciria; e contendo condenao da parte, a homologao lhe confere eficcia de ttu lo executivo (art. 584, III)".
Art. 32. nula a sentena arbitral se: I - for nulo o compromisso; II - emanou de quem no podia ser rbitro; III - no contiver os requisitos do art. 26 desta Lei; IV - for proferida fora dos limites da conveno de arbi tragem; V - no decidir todo o litgio submetido arbitragem; VI - comprovado que foi proferida por prevaricao, concusso ou corrupo passiva; VII - proferida fora do prazo, respeitado o disposto no art. 12, inc. III, desta Lei; e VIII - forem desrespeitados os princpios de que trata o art. 21, 2, desta Lei.

Ocorrendo qualquer hiptese elencada neste artigo, torna-se nula a sentena arbitral, sem efeito algum para as partes.

74

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

So oito as hipteses de nulidade da sentena arbitral: I - Quando nulo o compromisso, em decorrn cia de vcio insanvel; II - Emanada de quem no podia ser rbitro, como, por exemplo, os relativamente e absolutamen te incapazes e os impedidos, nos termos do Cdigo Civil; III - Sem as formalidades legais obrigatrias da sentena arbitral; IV - Contrria aos preceitos pr-acordados pelas partes, delimitadores dos poderes do rbitro; V - Alheia controvrsia submetida arbitragem; VI - Se o rbitro prevaricou, foi corrupto ou cometeu qualquer dos crimes exclusivos de funcio nrios pblicos; VII - Dez dias acima do prazo fixado pelas partes particulares, ou 6 (seis) meses se no houver estipulao prvia; VIII - Inexistir o contraditrio, igualdade das partes, imparcialidade do rbitro e livre convenci mento. 0 direito processual pretrito era estatudo no art. 1.100 do CPC: " nulo o laudo arbitral: 1 - se nulo o compromisso II - se for proferido fora dos limites do compro misso, ou em desacordo com o seu objeto; III - se no julgar toda a controvrsia submetida ao juzo;

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

75

IV - se emanou de quem no podia ser nomea do rbitro; V - se os rbitros foram nomeados sem obser vncia das normas legais ou contratuais; VI - se proferido por eqidade, no havendo a autorizao prevista no art. 1.075, IV; VII - se no contiver os requisitos essenciais exi gidos pelo art. 1.095; VIII - se proferido fora do prazo".
Art. 33. A parte interessada poder pleitear ao rgo do Poder Judicirio competente a decretao da nulidade da sentena arbitral, nos casos previstos nesta Lei.

O Poder Judicirio o guardio da arbitragem, pugnando pela inocorrncia de ilicitudes. Assim sen do, qualquer parte poder postular, judicialmente, a decretao da nulidade da sentena arbitral, obser vando as hipteses taxativas do diploma arbitral.
1 A demanda para a decretao de nulidade da sen tena arbitral seguir o procedimento comum, previsto no CPC, e dever ser proposta no prazo de at 90 (noventa) dias aps o recebimento da notificao da sentena arbitral ou de seu aditamento.

A ao de decretao de nulidade ser processa da segundo o procedimento ordinrio previsto no CPC, em seu ttulo VIII, a partir do art. 282. O prazo para ajuizamento da ao de decreta o de nulidade de 90 (noventa) dias, contado do

76

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

recebimento da notificao da sentena ou adita mento.


2 A sentena queju lg a r procedente o pedido: I - decretar a nulidade da sentena arbitral, nos casos do art. 32, incs. I, II, VI, VII e VIII; II - determinara que o rbitro ou o tribunal arbitral profi ra novo laudo, nas demais hipteses.

A parte pode objetivar a nulidade da sentena arbitral ou que uma nova sentena seja proferida. Interessante observar que o legislador nominou a sentena arbitral, de laudo arbitral, no inc. II.
3 A decretao da nulidade da sentena arbitral tam bm poder ser argida mediante ao de embargos do devedor, conforme o art. 741 e seguintes do CPC, se houver execuojudicial.

Casos em que a sentena arbitral ter decretada sua nulidade: 1. compromisso nulo; 2. rbitro ou tribunal arbitral incompetente; 3. prevaricao, concusso ou corrupo passiva do rbitro; 4. proferida fora do prazo fixado pelas partes, acrescido de 10 dias; 5. no observncia dos princpios do contradit rio, da igualdade das partes, da imparcialidade e li vre convencimento. Nas hipteses do art. 32, decretada a nulidade da sentena arbitral, uma nova sentena ser prolatada.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

77

A decretao de nulidade da sentena arbitral pode ser suscitada, em matria preliminar, nos em bargos do devedor, prevista no art. 741 do CPC, na hiptese de execuo judicial da sentena arbitral. Sobre este assunto, no direito anterior existiam os arts. 1.046 e 1.047 do Cdigo Civil e os arts. 1.101 e 1.102 do CPC, que foram expressamente revogados. CAPTULO V// Do Reconhecimento e Execuo de Sentenas Arbitrais Estrangeiras
Art. 34. A sentena arbitral estrangeira ser reconhecida ou executada no Brasil de conformidade com os tratados in ternacionais, com eficcia no ordenamento interno e, na sua ausncia, estritamente de acordo com os termos desta Lei. Pargrafo nico. Considera-se sentena arbitral estran geira a que tenha sido proferida fora do territrio nacional.

O captulo VII, refere-se arbitragem interna cional. A sentena estrangeira deve submeter-se ao exequaturdo Supremo Tribunal Federal, para ter efi ccia em nosso pas. Face ao processo de globalizao, com profun dos reflexos na rea econmica ejurdica, a tendn cia que ocorra uma grande utilizao da arbitra gem internacional no Brasil. Antes da lei arbitral, existia a dupla homologao da sentena arbitral estrangeira, no qual o Supremo

78

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Tribunal Federal homologava a sentena estrangeira que tivesse homologado previamente o laudo arbi tral, de acordo com o antigo art. 584 do CPC. O STF no conhecia homologao de laudo arbitral estran geiro, sem que houvesse a prvia homologao do judicirio de outro pas.

Art. 35. Para ser reconhecida ou executada no Brasil, a sentena arbitral estrangeira est sujeita, unicamente, homologao do Supremo Tribunal Federal.

No Anexo IV, deste livro, apresentam-se exem plos de acrdos de homologao de sentena es trangeira, pelo STF.

Art. 36. Aplica-se homologao para reconhecimento ou execuo de sentena arbitral estrangeira, no que cou ber, o disposto nos arts. 483 e 484 do CPC.

Rezam os artigos citados, do CPC: "Art. 483. A sentena proferida por tribunal estran geiro no ter eficcia no Brasil seno depois de homologada pelo Supremo Tribunal Federal. Pargrafo nico. A homologao obedecer ao que dispuser o regimento interno do Supremo Tri bunal Federal. Art. 484. A execuo far-se- por carta de senten a extrada dos autos da homologao e obedecer s regras estabelecidas para a execuo da sentena nacional da mesma natureza".

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

79

No direito revogado, referia-se ao art. 584, III, do CPC, que dizia: "III - a sentena homologatria de laudo arbi tral, de conciliao ou de transao, ainda que esta no verse questo posta em juzo."

Art. 37. A homologao de sentena arbitral estrangeira ser requerida pela parte interessada, devendo a petio ini cial conter as indicaes da lei processual, conforme o art. 282 do CPC, e ser instruda, necessariamente, com: I - o original da sentena arbitral ou uma cpia devida mente certificada, autenticada pelo consulado brasileiro e acompanhada de traduo oficial; II - o original da conveno de arbitragem ou cpia devi damente certificada, acompanhada de traduo oficial.

So elencados os requisitos formais para homo logao do STF, que possui legitimidade expressa na Constituio Federal em seu art. 102, inc. I, alnea h. Assim, no mais existem dificuldades operacio nais no cumprimento de sentenas arbitrais estran geiras, pela simplicidade, informalidade e rapidez do procedimento homologatrio. O Regimento Interno do STF, em seus arts. 215 e seguintes, apresenta os procedimentos necessrios para a homologao, ipsis Uteris. "Art. 215. A sentena estrangeira no ter efic cia no Brasil sem a prvia homologao pelo Supre mo Tribunal Federal ou por seu Presidente.

80

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Art. 216. No ser homologada sentena que ofenda a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes. Art. 217. Constituem requisitos indispensveis homologao da sentena estrangeira: I - haver sido proferida por juiz competente; II - terem sido as partes citadas ou haver-se legal mente verificado a revelia; III - ter passado em julgado e estar revestida das formalidades necessrias execuo no lugar em que foi proferida; IV - estar autenticada pelo cnsul brasileiro e acompanhada de traduo oficial. Art. 218. A homologao ser requerida pela parte interessada, devendo a petio inicial conter as indicaes constantes da lei processual, e ser instru da com a certido ou cpia autntica do texto inte gral da sentena estrangeira e com outros documen tos indispensveis, devidamente traduzidos e auten ticados. Art. 219. Se a petio inicial no preencher os requisitos exigidos no artigo anterior ou apresentar defeitos ou irregularidades que dificultem o julga mento, o Presidente mandar que o requerente a emende ou complete, no prazo de dez dias, sob pena de indeferimento. Pargrafo nico. Se o requerente no promo ver, no prazo marcado, mediante intimao ao advo gado, ato ou diligncia que lhe for determinado, no curso do processo, ser este julgado extinto pelo Presidente ou pelo Plenrio, conforme o caso.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

81

Art. 220. Autuados a petio e os documentos, o Presidente mandar citar o requerido para, em quinze dias, contestar o pedido. 1 O requerido ser citado por oficial de justi a, se domiciliado no Brasil, expedindo-se para isso, carta de ordem; se domiciliado no estrangeiro, pela forma estabelecida na lei do Pas, expedindo-se carta rogatria. 2 Certificado pelo oficial de justia ou afirma do, em qualquer caso, pelo requerente, que o citan do se encontra em lugar ignorado, incerto ou ina cessvel, a citao far-se- mediante edital. Art. 221. A contestao somente poder versar sobre a autenticidade dos documentos, a intelign cia da sentena e a observncia dos requisitos indica dos nos arts. 217 e 218. 1 Revel ou incapaz o requerido, dar-se-lhe- curador especial que ser pessoalmente notificado. 2 Apresentada a contestao, ser admitida rplica em cinco dias. 3 Transcorrido o prazo da contestao ou da rplica, oficiar o Procurador-Geral no prazo de dez dias. Art. 222. Se o requerido, o curador especial ou o Procurador-Geral no impugnarem o pedido de homologao, sobre ele decidir o Presidente. Pargrafo nico. Da deciso do Presidente que negar a homologao cabe agravo regimental. Art. 223. Havendo impugnao homologao, o processo ser distribudo para julgamento pelo Plenrio.

82

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Pargrafo nico. Cabero ao Relator os demais atos relativos ao andamento e instruo do proces so e o pedido de dia para julgamento. Art. 224. A execuo far-se- por carta de senten a, no juzo competente, observadas as regras estabe lecidas para a execuo de julgado nacional da mes ma natureza".

Art. 38. Somente poder ser negada a homologao para o reconhecimento ou execuo de sentena arbitral estrangeira, quando o ru demonstrar que: I - as partes na conveno de arbitragem eram inca pazes; II - a conveno de arbitragem no era vlida segundo a lei qual as partes a submeteram, ou, na falta de indicao, em virtude da lei do pas onde a sentena arbitral foi proferida; III - no foi notificado da designao do rbitro ou do procedimento de arbitragem, ou tenha sido violado o princ pio do contraditrio, impossibilitando a ampla defesa; IV - a sentena arbitral foi proferida fora dos limites da conveno de arbitragem, e no foi possvel separar a parte excedente daquela submetida arbitragem; V - a instituio da arbitragem no est de acordo com o compromisso arbitral ou clusula compromissria; VI - a sentena arbitral no se tenha, ainda, tornado obrigatria para as partes, tenha sido anulada, ou, ainda, tenha sido suspensa por rgojudicial do pas onde a sen tena arbitral for prolatada.

Neste artigo, so apresentadas seis hipteses da negativa de homologao pelo STF: a) partes incapazes de contratar b) conveno de arbitragem ilegal

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

83

c) arbitragem direcionada para apenas uma das partes d) extrapolarem-se os limites da conveno de arbitragem e) o incio da arbitragem contrariou os requisi tos da clusula compromissria f) a sentena arbitral seja sem eficcia.

Art. 39. Tambm ser denegada a homologao para reconhecimento ou execuo da sentena arbitral estrangei ra, se o Supremo Tribunal Federal constatar que: I - segundo a lei brasileira o objeto de litgio no sus cetvel de ser resolvido por arbitragem; II - a deciso ofende a ordem pblica nacional.

As regras processuais e de direito aplicadas na arbitragem internacional no devem ser de direi tos indisponveis ou insuscetveis de arbitragem pela lei brasileira ou que atentem contra a ordem pblica.
Pargrafo nico. No ser considerada ofensa ordem pblica nacional a efetivao da citao da parte residente ou domiciliada no Brasil, nos moldes da conveno de arbitra gem ou da lei processual do pas onde se realizou a arbitragem, admitindo-se, inclusive, a citao postal com prova inequ voca de recebimento, desde que assegure parte brasileira tempo hbil para o exerccio do direito de defesa.

A simples citao de parte residente no Brasil no fere a ordem pblica, desde que o princpio da ampla defesa seja observado.

84

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Art. 40. A denegao da homologao para reconhe cimento ou execuo de sentena arbitral estrangeira por vcios formais, no obsta que a parte interessada renove o pedido, uma vez sanados os vcios apresentados.

Denegada a homologao, poder haver a reno vao do pedido, se sanados os problemas verificados. A competncia do STF est elencada na Consti tuio Federal em seu art. 102, inc. I, al. h, in verbis. h) a homologao das sentenas estrangeiras e a concesso de exequaturs cartas rogatrias, que podem ser conferidas pelo regimento interno a seu Presidente.

CAPTULO V/// Disposies Gerais


Art. 41. Os arts. 267, inc. VII; 301, inc. IX; e 584, inc. III, do CPC passam a ter a seguinte redao: "Art. 267. (...) VII - pela conveno de arbitragem;" (...) "Art. 301. (...) IX - conveno de arbitragem;" (...) "Art. 584. (...) III - a sentena arbitral e a sentena homologatria de transao ou de conciliao."

So alterados vrios dispositivos do CPC. Por exemplo, o art. 267, inc. VII do CPC, extingue o pro cesso judicial, sem julgamento do mrito, pela con

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

85

veno de arbitragem. Durante qualquer processo judicial que trate de direitos disponveis, pode ser ins taurada a conveno arbitral, extinguindo-se a tutela jurisdicional e iniciando-se a arbitragem. O art. 301, do CPC, elenca as matrias passveis de argio, em preliminar, pela parte na contesta o, antes de discutir o mrito. O novel inc. IX, subs tituiu "compromisso arbitral" por "conveno de arbi tragem".
Art. 42. O art. 520 do CPC passa a ter mais um inciso, com a seguinte redao: "Art. 520. (...) VI -ju lg a r procedente o pedido de instituio de arbitra gem".

A apelao da sentena que julgar procedente o pedido de instituio de arbitragem ser recebida no efeito devolutivo.
Art. 43. Esta Lei entrar em vigor 60 (sessenta) dias aps a data de sua publicao.

A entrada em vigor da Lei de Arbitragem ocor reu 60 (sessenta) dias aps sua publicao (de 24 setembro de 1996 at 23 novembro de 1996).
Art. 44. Ficam revogados os arts. 1.037 a 1.048 da Lei n. 3.071, de 1 dejaneiro de 1.916, Cdigo Civil brasileiro; os arts. 101 e 1.072 a 1.102 da Lei n. 5.869, de 11 dejaneiro de 1973, CPC; e demais disposies em contrrio.

86

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Todos os dispositivos legais incompatveis com a nova norma foram revogados, tanto do Cdigo Civil quanto do CPC. Os artigos 1.037 a 1.048 do Cdigo Civil contem plavam as regras relativas arbitragem, como forma de resoluo de controvrsias. Do CPC, foram revogados os artigos 101 e 1.072 a 1.102. O art. 101 previa a homologao do laudo arbitral. Os arts. 1.072 a 1.102 abordavam aspectos do compromisso (arts. 1.072 a 1.077), rbitros (arts. 1.078 a 1.084), procedimento (arts. 1.085 a 1.097) e homologao do laudo (arts. 1.098 a 1.102).

CONCLUSO

A Lei de Arbitragem est fazendo com que milhares de pessoas encontrem na profisso de rbitro sua vocao. Verificou-se neste livro que a arbitragem um siste ma de soluo pacfica de controvrsias, rpido e discre to, que consiste na escolha de um julgador no perten cente ao Judicirio, de comum acordo por pessoas num determinado conflito. No se restringe a casos trabalhis tas. mais comum em conflitos comerciais. Exemplificando o potencial de trabalho, na Justia do Trabalho japonesa existiam, em dezembro de 1997, 2 mil processos movidos por empregados contra empre sas. Esse nmero insignificante se comparado com a situao brasileira, com mais de 2 milhes de aes tra balhistas. A diferena entre as realidades dos dois pases resultante da arbitragem. A Lei 9.307/96, que institui o juzo arbitral, aprova do por unanimidade pelo Senado Federal e por ampla maioria na Cmara dos Deputados, significa um novo campo de trabalho para a sociedade. A arbitragem pode contribuir para a reduo do tra balho dosjuzes togados, ao mesmo tempo que gera em prego para os rbitros.

88

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Grande parte dos processos na rea civil e todas as questes comerciais devem migrar do Poder Judicirio para a arbitragem. A irrecorribilidade da sentena arbitral no viola o princpio constitucional da ampla defesa, pois foi deter minada pelas partes. A arbitragem tem natureza contratual, e as partes de comum acordo optam por ela, no podendo desistir do que foi pactuado. A Lei de Arbitragem valoriza ao mximo a autono mia da vontade das partes, no sendo afetadas pelo dis posto no art. 9 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil. O rbitro no precisa ser um profissional habilitado, um advogado, mdico, engenheiro ou contador - pode r ser qualquer pessoa capaz e de confiana das partes, mesmo que no tenha profisso alguma. A CCI - Cmara de Comrcio Internacional em Paris possui um departamento legal, constitudo por advoga dos, para auxiliar os rbitros no que se refere a eventuais questes formais de direito. A arbitragem a soluo mais eficaz para gerar mais empregos com a reduo dos processos no Poder Judici rio brasileiro. Assim, com a Lei 9.307/96 em mos, todos os rbi tros do Brasil, que so os cidados maiores de 18 anos, com qualquer nvel de escolaridade e profisso, podem iniciar imediatamente o seu trabalho!

ANEXO I

Breve Histrico da Arbitragem no Brasil


Existente no Brasil desde a colonizao lusitana, a arbi tragem j foi compulsria no direito brasileiro. O Cdigo Comercial de 1850, ainda hoje em vigor, estabelece o arbi tramento obrigatrio no art. 294, nas causas entre scios de sociedades comerciais, durante a existncia da socie dade ou companhia, sua liquidao ou partilha; regra tam bm estatuda no art. 348. O Regulamento 737, de 1850, revogado em 1866, pre via no art. 411 que o juzo arbitral seria obrigatrio nas causas comerciais. No direito internacional, o Baro do Rio Branco parti cipou de vrias arbitragens, cujo objeto eram as fronteiras brasileiras. O Protocolo de Genebra, de 1923, o Cdigo de Bustamante, a Conveno Interamericana sobre Arbitragem Comercial Internacional, em que o Brasil signatrio, referem-se arbitragem. O Cdigo Civil de 1916 e o Cdigo de Processo Civil de 1973 tambm previam a arbitragem, porm sujeitan do-a homologao pelo Poder Judicirio.

90

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

A Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais de 1995 admite um rbitro, escolhido pelas partes, que pode decidir por eqidade, mas sujeitando o laudo homologao judicial por sentena irrecorrvel:

ANEXO II
ARBITRAGEM NO MERCOSUL
O Brasil est definitivamente inserido nas negociaes internacionais. Com um governo neoliberal tecnolgico globalizante, vem atraindo a ateno da comunidade mun dial. As negociaes atuais so em blocos, e no pas a pas, pois com a unio mais fcil criar um "muro" de pases contra os efeitos malficos da globalizao. A moe da nica da Unio Europia um exemplo. Pases com moedas diferentes recepcionaram bem a moeda comum europia, o euro. Nesse contexto, a Organizao Mundial do Comrcio (OMC), ciente da importncia da nova ordem dos blocos, incentiva a ampliao do Mercosul por meio de acordos de livre comrcio com outros pases latinos. Os pases que permanecerem alheios ao processo, no tero chances de um pleno desenvolvimento. Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, membros fun dadores do Mercosul, firmaram acordos com o Chile e a Bolvia (com objetivo de incorporao) e tambm com os pases andinos e Mxico. A rea de Livre Comrcio Sul-Americana (ALCSA) o projeto de unio da Comu nidade Andina com o Mercosul.

92

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Um objetivo de integrao bem maior reflete-se no esforo norte-americano para a implementao da rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), que surgiria como traduo da completa integrao das Amricas, 500 anos aps o seu descobrimento. A arbitragem pode ter pleno uso no Mercosul. As legis laes dos pases membros recepcionam perfeitamente essa prtica. O Protocolo de Braslia, de 17 de dezembro de 1991, admite a arbitragem para resolver controvrsias no mbito do Mercosul. Um Tribunal Voluntrio Permanente de Conciliao e Arbitragem foi criado pelos Conselhos e Ordem dos Advogados do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. uma instncia privada, destinada arbitragem comer cial entre pessoas fsicas ejurdicas. Os acordos e tratados do Mercosul ainda no prev em instncias de arbitragem entre particulares. Esse tribunal uma alternativa a pessoas e empresas para a soluo de controvrsias fora do Poder Judicirio, que s seria necessrio para execuo das sentenas. A ordem jurdica do Mercosul possui rgos e pro cedimentos para criar normas, interpret-las e assegurar seu cumprimento. Essas normas so institudas pelo Con selho, pelo Grupo Mercado Comum e pela Comisso de Comrcio. O Protocolo de Braslia, para a soluo de controvr sias, prev a constituio de tribunais arbitrais para todos os casos de interpretao, aplicao ou descumprimento das normas do Mercosul, mas nunca foi utilizado.

ANEXO III
A TU A ES DO PO D ER JU D IC I R IO NO M ER C O SU L Tratado de Assuno
Em janeiro de 1998, foi prolatada uma sentena da Fazenda Pblica do Rio Grande do Sul, contra a adminis trao tributria estatal, dando mais validade ao Tratado de Assuno, criador do Mercosul, que ao direito brasi leiro. Era um caso de importao de leite do Uruguai, embalado, pronto para consumo e similar ao produto brasileiro. O Rio Grande do Sul aplicava ao leite uru guaio um imposto sobre circulao de mercadorias do qual o leite nacional era isento. O importador do leite solicitou Justia tratamento similar ao dispensado ao produto nacional. Nesse sentido, o art. 7 do T ratado de Assuno dispe: "Em matria de impostos, taxas e outros gravames internos, os produtos originrios do territrio de um Estado-parte gozaro, nos outros Estados-partes, do mesmo tratamento que se aplique ao produto nacional".

94

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

A sentena foi clara: "Conforme j decidiu o Supremo Tribunal Federal, para que a legislao interna possa dispor em sentido contrrio ao disposto nele (referia-se ao tratado), exigese sua prvia denncia, pois o tratado contratual ttulo de direito subjetivo. vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos municpios estabelecer diferena tributria entre bens e servios, de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou destino. Portanto, sendo o leite embalado, pronto para o consumo e produzido no Brasil beneficiado por iseno tributria, tambm o um produto similar estrangeiro".

Protocolo de Medidas Preventivas de Ouro Preto


O Protocolo de Medidas Preventivas de Ouro Preto, um dos diplomas jurdicos mais importantes do Mer cosul, nem sempre devidamente cumprido. O Pro tocolo prev o cumprimento de medidas cautelares para impedir prejuzo iminente de pessoas, bens e obri gaes. Podem ser devolvidas pelo Supremo Tribunal Fede ral peties da Justia da Argentina, Uruguai e Paraguai, que solicitem embargo de mercadorias para dar garan tias ao pagamento de dvidas, mesmo que baseadas no Protocolo de Medidas Preventivas do Mercosul, assinado

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

95

durante a VII Reunio do Mercosul, realizada em Ouro Preto, Minas Gerais, em dezembro de 1994. O Congres so brasileiro aprovou o Protocolo em 1995 e o ratificou em 1997, faltando apenas ser promulgado por um decre to presidencial. Nesse sentido, muitas cartas rogatrias foram aceitas pela justia brasileira apenas para efeito de informao para o processo, ou seja, simples diligncias sem carter de execuo.

Protocolo de Las Lertas


Por sua vez, o Protocolo de Cooperao e Assistncia Jurisdicional em Matria Civil, Comercial, Trabalhista e Administrativa, firmado em 1992 na cidade de Las Lenas, permite a execuo de sentenas de pases do Mercosul no Brasil. J existem decises no STF que espelham essa nova realidade: "Com o Protocolo de Las Lenas - unicamente aplic vel s relaes interjurisdicionais entre os Estados subs critores do tratado de Assuno e integrantes do Mercosul - tornou-se possvel, mediante simples carta rogatria, promover a homologao e execuo, em nosso Pas, de sentenas proferidas pelos rgos judicirios da Argen tina, Paraguai e Uruguai. Isso significa, portanto, que, agora, as sentenas estrangeiras, desde que proferidas por autoridades judicirias dos demais Estados integran tes do Mercosul, podero, para efeito de sua execuo em territrio nacional, submeter-se a reconhecimento e

96

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

homologao, mediante instaurao de procedimento ritual simplificado fundado na tramitao de simples carta rogatria dirigida Justia brasileira." (STF, CR n 7.662-6, Repblica Argentina, rel. Min. Celso de Mello, DJU de 11.9.1997, p. 43.459.)

ANEXO IV
JURISPRUDNCIA
"A exemplo do que se d em relao ao processojurisdicionalizado, no se deve declarar a invalidade doju zo arbitra/ quando ele alcana seu objetivo, no obstante a ocorrncia de irregularidades formais." (STJ, RSTJ 29/544.) "A sentena arbitra/, homologada pelo Poder Judi cirio no pas de origem, que a ela deu exeqibilidade, em tese passvel de homologao pelo STF." (STF, RTJ 109/30.) "As disposies da L e i de Arbitragem que permi tem s partes excluir o futuro acesso ao Poder Judici rio (pargrafo nico do art. 6, art. 7 e seus pargrafos, e as novas redaes dos arts. 267, VII, e 301, IX, 520, VI, dadas pelos arts. 41 e 42 da referida lei), so declaradas incidentalmente inconstitucionais em voto deste Ministro Relator. Julgamento interrompido com o pedido de vista do Min. Nelson Jobim." (STF, SE n 5.206, rel. Min. Seplveda Pertence, j. em 8.5.97.) "No nega vigncia s normas processuais o acrdo que afasta com assento na prova e na interpretao dos

98

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

termos do compromisso, a argio de nulidade do /audo arbitra/. O acrdo que afasta a argio de nulidade do laudo arbitral, com assento na prova e na interpretao das clusulas do compromisso, no comporta recurso espe cial." (STJ, 3aT., REsp. n 10.285-SP, rel. Min. Dias Trinda de, j. em 4.6.1991, v.u., DJU, Seo I, 1.7.1991, p. 9.197.) "Improcedncia das alegaes relativas a falhas for mais na instruo do processo para a concesso do exequatur. Tratando-se, como se trata, de carta rogatria para a citao de pessoajurdica sediada no Brasil, o que cumpre verificar se a citao, em si mesma, atenta, ou no, contra ordem pblica ou a soberania nacional, ou no tem autenticidade. No ocorrncia, no caso, de qualquer desses bices. No tocante citao para res ponder a ao que tramita perante Tribunal estrangeiro, as questes de competncia que podem ser apreciadas para a concesso do exequatur dizem respeito, nica e exclusivamente competncia absoluta da Justia brasi leira, e no competncia da Justia rogante em face da ordem jurdica de seu pas, inclusive no concernente eleio deju zo arbitra/ Improcedncia da alegao de litisconsrcio necessrio no processo de concesso de exequatur que se adstringe s providncias solicitadas na carta rogatria. Embargos rejeitados." (STF, Pleno, CR n 4.288-4, Reino Unido da Gr-Bretanha e Irlanda do Norte, rel. Min. Moreira Alves, j. em 6.3.1986, v.u., DJU, 4.4.1986, p. 4.753.) "Sentena Estrangeira. Competncia da autoridade judiciria britnica, decorrente de aceitao contratual

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

99

do juzo arbitra/. Alegao de citao tardia j repelida, ao se apreciar em embargos a concesso do exequatur na carta rogatria, sem que nenhum fato ou fundamento novo sejam opostos ao ento decidido pelo Plenrio do Supremo Tribunal (CR, AgRg 4.648)." (StF, SE n 4086/ IN, rel. Ministro Octvio Galotti, j. em 13.11.1991, DJ de 13.12.1991, p. 18.354.) "Quanto competncia, no ocorrendo as hipteses do artigo 89 do Cdigo de Processo Civil, a circunstncia de a requerida ter domiclio no Brasil no a impede de submeter-se, como se submeteu, a juzo arbitral no exte rior, e, conseqentemente, homologao de sua deci so pelo Tribunal competente do pas em que ocorreu a

arbitragem.
No tocante citao tardia alegada pela requerida, persistem os fundamentos da deciso anterior desta Cor te, que teve como vlida e eficaz a citao ento feita. Homologao deferida." (STF, SE n 4.087/IN, rel. Min. Moreira Alves,j. em 13.11.1991; DJ de 20.3.1992, p. 3.321.) "Sentena estrangeira, que teve por exeqvel deciso arbitral. Sua homologabilidade, em princpio, no Brasil. Precedente na sentena estrangeira n 2.178 (RTJ 92/515 e 91/48). Regimento Interno do STF, art. 217. Requisitos homologao de sentena estrangeira. Sentena que se h de ter por suficientemente motivada. Requerido domi ciliado no Brasil. Lei de Introduo ao Cdigo Civil, art. 12. Competncia relativa. Se as partes acordaram solver, por meio de arbitra gem, em praa estrangeira, as questes que se apresen-

100

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

tassem na execuo do contrato, no cabe alegar o reque rido incompetncia do tribunal estrangeiro competen te, que homologou a deciso arbitral. E, entretanto, prin cpio de ordem pblica, no Brasil, seja o ru, conhecida sua residncia, diretamente, citado no pas, para respon der a ao, perante a justia estrangeira, constituindo a citao vlida, dessa sorte, requisito indispensvel homo logao da sentena aliengena. Lei de Introduo ao Cdigo Civil, art. 12, 2. A citao deve ser feita, mediante carta rogatria, aps obtido o exequaturdo Presidente do SupremoTribunal Federal. No caso, no houve citao da requerida, mediante carta rogatria, nem compareceu ela, voluntariamente, ao juzo estrangeiro. No afastaria o vcio da falta de citao, sequer, o fato alegado, pela requerente, segundo o qual a requerida no ignorava a existncia da deciso arbitral. Trnsito em julgado da deciso estrangeira homologada, no regularmente comprovado. Sentena estrangeira, cujo pedido de homo logao se indefere, por falta de citao regular da reque rida, mediante carta rogatria, e porque no comprova do, suficientemente, seu trnsito em julgado (RISTF, art. 217, II e III)." (STF, Pleno, SE n 2.912, rel. Ministro Nri da Silveira, j. em 2.2.1983, DJ de 2.12.1983, p. 19.031.) "Sentena homologatria de arbitragem comercial proferida pela justia inglesa num processo em que o ru, domiciliado no Brasil, no foi citado. indispens vel, no caso, a citao por meio de rogatria com exequatur do presidente do STF. As exigncias impostas pelo art. 212 do regimento interno desta corte constituem direito absoluto, que deve ser observado at mesmo por tribu-

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

101

nal ou autoridade que, num pas estrangeiro, profira sen tena que produza efeitos no Brasil. 2. Ao homologatria improcedente." (STF, SE n 2.424/IN, rel. Ministro Antnio Neder, j. em 14.12.1979, DJ de 4.2.1980, p. 369.) "1. Arbitragem a que procedeu o tribunal arbitral amigvel de Hamburgo, Alemanha, para dirim ir contro vrsia de natureza mercantil suscitada no cumprimento de contrato de compra-e-venda comercial em que tem parte a vendedora e sociedade brasileira e a compradora e sociedade que tem sua sede em Lausanne, Sua. 2. Caso em que as partes acordaram em dirim ir suas divergncias mediante arbitragem de um colgio extraoficial de rbitros e em que o laudo, ou ato de arbitra mento, foi homologado pela justia da Alemanha. 3. A sentena jurisdicional que homologou a arbi tragem transmite a esta a sua qualidade. 4. Sentena estrangeira homologada para produzir efeitosjurdicos no Brasil." (STF, SE n 2178, rel. Ministro Antnio Nederj. em 30.6.1979; DJ de 14.8.1979, p. 5.937.) "1. Comrcio Exterior. Fretamento de navio. Con trato a que se vincularam duas pessoasjurdicas de direi to privado, uma do Brasil, outra da Frana, e no qual as partes acordaram em resolver, por meio de arbitra gem a ser procedida em Londres, as controvrsias a ele inerentes. 2. Caso em que o arbitramento foi homologado pela justia da Inglaterra sem a citao da contratante brasilei ra para responder ao Processo.

102

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

3. Ao Homologatria da sentena inglesa proposta pela contratante francesa e na qual a contratante brasilei ra sustentou: a) incompetncia daquela justia para homologar o arbitramento; b) falta de sua citao para responder ao mencionado processo ingls. 4. Competncia indiscutvel da justia inglesa para homologar o arbitramento. Aplicvel ao caso o princ pio ubiju s ib i remedium. 5. Citao para a demanda em que foi proferida sen tena estrangeira. Se o ru conhecido tem domiclio cer to no Brasil, deve ser diretamente citado neste pas para responder a ao. princpio de ordem pblica. Doutri na ejurisprudncia da matria. 6. No admissvel no Brasil a citao do ru pela forma inglesa do affidavit, pois, no tocante forma do ato de procedimento, o direito brasileiro impe que se observe a que prevista no seu texto (art. 12, 2, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro). 7. Agravo regimental a que o plenrio do Supremo Tribunal nega provimento." (STF, Pleno, Ag. na SE-2476, rel. Ministro Antnio Neder, j. em 9.4.1980, RTJ 95, p. 23.) "Sentena estrangeira. Repblica Francesa. Senten a arbitra/. R no citada. Ausncia de fundamentao. I - Ainda que se alegue prescindir o exequaturde citao, eis que desvestido de carter contraditrio, no h como tornar o argumento oponvel ao Brasil, cujo ordenamento jurdico desconhece tal prtica. II - Deciso que se limita a revelar a sano aplicada R, sem dizer das razes que orientaram o rbitro, no

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

103

se qualifica como hbil a homologao." (STF, Pleno, SE n 3.977, rel. Ministro Francisco Rezek, j. em 1.7.1980, DJ de 26.8.1988, p. 21.033.) "Sentena estrangeira. Repblica Francesa. Senten a arbitra/. Falta de citao regular por meio de compe tente carta rogatria. Deciso que se limita a revelar a sano aplicada r, sem dizer as razes que orientam o rbitro, no se qualifica como hbil a homologao." (STF, SE n 3976, rel. Ministro Paulo Brossard, j. em 14.6.1989, DJ de 15.9.1989, p. 14.511.) "Sentena estrangeira. Pedido de homologao. Deci so de juzo arbitral ingls homologada pelo Tribunal de Alada da Rainha (Queen's Bench Division). Pressu posto para homologao de sentena estrangeira, que d o exequatur a laudo arbitral e que exista, no pas de origem, procedimento jurisdicional assegurando s partes o contraditrio. Precedentes do STF. Citao da requerida, mediante carta rogatria regularmente processada no Brasil. A requerida, anteriormente, j comparecera ao procedimento arbitra/, indicando rbi tro. Hiptese em que a deciso inglesa homologatria do laudo arbitra/examinou, inclusive, aspectos de mri to do arbitramento e alegaes da requerida. Assegura do o contraditrio, no cabe, aqui, apreciar os funda mentos da deciso estrangeira de exequatur do laudo

arbitra/
Pedido de homologao de sentena estrangeira que se defere." (STF, SE n 3.707, rel. Ministro Nri da Silveira, j. em 21.9.1988, DJ de 17.2.1989, p. 970.)

104

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

"Sentena estrangeira. Reino Unido. Laudo arbitra/. Chancela Judiciria: motivao. O judicirio h de moti var sua deciso convalidatria de sentena arbitra/quan do, citada a parte adversa, houver contestao, em juzo, da validade daquela. No tendo havido semelhante con trovrsia, a deciso judiciria prescindia de motivao especfica. Ao homologatria procedente." (STF, SE n 3.397, rel. Ministro Nri da Silveira, j. em 11.11.1993, DJ de 5.5.1995, p. 11.904.)

ANEXO V
LEGISLAO FEDERAL Decreto Legislativo CN n 90/1995
Aprova o texto da Conveno Interamericana sobre Arbi tragem Comercial Internacional, concluda em 30 de janeiro de 1975, na cidade do Panam. (DOU, Seo I, de 12.6.1995, p. 8.482; DCN, Seo 1 1 , de 9.6.1995, p. 10.075.)

Decreto Legislativo n 93/1995


Aprova o texto da Conveno Interamericana sobre Efi ccia Extraterritorial das Sentenas e Laudos Arbitrais Estrangeiros, concluda em Montevidu, em 8.5.1979. (DOU de 23.6.1995, p. 9.197; DCN, Seo II, de 23.6.1995.)

Decreto n 1.902 de 9.5.1996


Promulga a Conveno Interamericana sobre Arbitra gem Comercial Internacional, de 30 de janeiro de 1975. (DOU, Seo I, de 10.5.1996, p. 8.012.)

Lei n 9.307 de 23.9.1996


Dispe sobre a arbitragem. Revoga as seguintes leis: Lei n 3.071, de 1.1.1916 (arts. 1.037 a 1.048); Lei n 5.869, de 11.1.1973 (arts. 101 e 1.072 a 1.102). (DOU, Seo I, de 24.9.1996, p. 18.897.)

106

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Decreto n 2.411 de 2.12.1997


"Promulga a conveno interamericana sobre eficcia extra territorial das sentenas e laudos arbitrais estrangeiros, concluda em Montevidu em 8 de maio de 1979." (DOU, Seo I, de 3.12.1997, p. 28.436.)

Resoluo MPT n 32, de 20.2.1998


"Regulamenta a proposta de criao da atividade de media o e arbitragem no mbito do Ministrio Pblico do T rabalho. Mediao e conciliao." (DJU, Seo I, de 5.3.1998, p. 169.)

Portaria JUCESP n 25 de 1.4.1998


"O Presidente da Junta Comercial do Estado de So Pau lo vem tecer algumas consideraes e criar a competen te comisso de estudo para adequao e normatizao da criao do Tribunal Arbitral do Comrcio." (DOE, Seo I, de 2.4.1998, p. 04.)

ANEXO VI
REGULAMENTO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE MACAU Captulo I OBJETO, NATUREZA, COMPOSIO E SEDE Artigo 1 (Objeto)
O Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Macau, adiante designado, abreviadamente, por Centro de Arbitragem, tem por objeto promover a reso luo de conflitos de consumo, de valor no superior a 25.000,00 patacas, que ocorram no territrio de Macau, atravs da mediao, conciliao e arbitragem.

Artigo 2 (Noo de conflito de consumo)


So considerados conflitos de consumo, os confli tos de natureza civil ou comercial que decorram do for necimento de bens e servios, destinados a uso privado, por pessoa singular ou coletiva, que exera, com carter

1.

108

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

profissional, uma atividade em que o fornecimento se insira. 2. Excluem-se do mbito de atuao do Centro de Arbitragem os conflitos que resultem da prestao de servios por profissionais liberais e os relativos ao apuramento da responsabilidade civil, conexa com a res ponsabilidade criminal, por leses corporais e morais ou por morte.

Artigo 3 (Voluntariedade e gratuidade)


A submisso dos conflitos ao Centro de Arbitragem tem carter voluntrio e os processos so gratuitos para as partes.

Artigo 4 (Composio e funcionamento) 1. O Centro de Arbitragem apoiado pelo Conse


lho de Consumidores que, para o efeito, indica o seu responsvel, afeta os tcnicos especializados na instruo dos processos e disponibiliza s partes o apoio jurdico adequado. 2. As decises arbitrais so tomadas por um magistra do judicial que exerce, em regime de acumulao, as funes de juiz-rbitro. 3. O juiz-rbitro substitudo por outro magistrado judicial em caso de impedimento superior a uma sema na e nas suas frias.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

109

Artigo 5 (Sede)
O Centro de Arbitragem funciona na sede do Conse lho de Consumidores, Rua Central, ns. 77-79, em Macau.

CaptuloII PROCEDIMENTO DE ARBITRAGEM Artigo 6 (Pressuposto jurisdicional subjetivo) 1. A submisso do litgio a julgamento e deciso
pelo Centro de Arbitragem depende de conveno das partes. 2. A conveno arbitral a que se refere o nmero anterior pode revestir a forma de compromisso arbitral tendo por objeto a regulao de um litgio atual, ou de clusula compromissria relativa a conflitos eventuais e futuros. 3. A conveno arbitral deve, em ambos os casos pre vistos nos nmeros anteriores, ser reduzida a escrito ou resultar de elementos escritos, nos termos da lei que regula a arbitragem voluntria. 4. As partes podem, em documento assinado por ambas, revogar a deciso de submeter ao Centro de Arbitragem a resoluo do litgio, at tomada da deci so arbitral.

110

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Artigo 7 (Declarao de adeso genrica) 1. Os agentes econmicos ou as suas organizaes


representativas, munidas de poderes bastantes, podem declarar, previamente, por escrito e em termos genri cos que aderem ao regime de regulao por arbitragem dos conflitos de consumo, nos termos do presente regu lamento. 2. Atravs da declarao referida no nmero ante rior, os agentes econmicos aceitam submeter a julga mento arbitral todos os eventuais conflitos de consumo em que sejam parte. 3. No ato de adeso genrica os aderentes que utili zem clusulas contratuais gerais obrigam-se a inserir nos contratos celebrados com os consumidores, uma clusu la compromissria nos termos da qual aceitam a compe tncia do Centro de Arbitragem nos eventuais conflitos relacionados com esses contratos. 4. A adeso tornada pblica pelo Centro de Arbitra gem, designadamente atravs da inscrio do aderente em lista afixada na sede e pela concesso de um smbolo distintivo, a aprovar pelo Centro, destinado a ser afixado, em lugar visvel, no seu estabelecimento comercial ou em outros estabelecimentos. 5. O direito utilizao do smbolo cessa quan do o interessado revogue a sua declarao de ade so, no respeite o compromisso nela assumido ou deixe de cumprir, voluntariamente, qualquer deciso arbitral.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

111

Artigo 8 (Reclamao) 1. A reclamao respeitante a uma relao de consu


mo apresentada pela parte interessada. 2. A reclamao, devidamente identificada quanto aos sujeitos e objeto do litgio, redigida, preferencial mente, em impresso prprio e autuada com os ele mentos que a acompanham, devidamente numerados e rubricados pelo autuante. 3. Todo o movimento processual registado no processo.

Artigo 9 (Convocao da tentativa de conciliao e do julgamento) 1. As partes so convocadas para uma tentativa de
conciliao seguida de eventual julgamento, atravs de notificao por carta registada com aviso de recepo. 2. A notificao deve referir a faculdade de contes tao prevista no n. 1 do artigo seguinte, a informao constante dos ns. 2 e 3 e do artigo 15, bem como a data e local da tentativa de conciliao.

Artigo 10 (Contestao)
A entidade reclamada pode contestar, queren do, por escrito, at data marcada para a tentativa de

1.

112

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

conciliao ou, oralmente, na prpria audincia de ju l gamento. 2. A falta de contestao apreciada livremente pelo julgador e no implica a confisso dos fatos alegados ou a condenao automtica.

Artigo 11 (Local da tentativa de conciliao e do julgamento) 1. A tentativa de conciliao e o julgamento tm


lugar na sede do Conselho de Consumidores. 2. Tendo em conta as condies ou caractersticas especiais de produo da prova, o juiz-rbitro pode, excepcionalmente, determinar que a audincia de julga mento decorra em outro local.

Artigo 12 (Tentativa de conciliao) 1. Na data e local fixados, o Centro de Arbitragem,


atravs do seu responsvel ou dos tcnicos a ele afetos, procurar conciliar as partes, tendo em vista uma solu o de eqidade. 2. O acordo conciliatrio pode fazer-se por termo no processo ou ser lavrado em ata.

Artigo 13 (Remessa dos autos)


Finda a tentativa de conciliao, os autos podem ser imediatamente presentes ao juiz-rbitro, para efeitos de

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

113

homologao do acordo conciliatrio ou de julgamen to, consoante haja ou no conciliao.

Artigo 14 (Homologao do acordo) 1. A validade do acordo conciliatrio depende da


verificao das seguintes condies: a) Interveno das partes por si ou por intermdio de mandatrio com poderes para o ato; b) Capacidade judiciria das partes; c) Ser possvel o objeto da conciliao; d) Caber conflito dentro da jurisdio e competn cia arbitrais; e) Verificao de outros pressupostos respeitantes relao material controvertida. 2. A deciso homologatria tem o mesmo valor e eficcia da deciso proferida em julgamento arbitral.

Artigo 15 (Meios de prova) 1. No processo arbitral pode ser produzida qual quer prova admitida em direito. 2. As partes devem at audincia de julgamen to apresentar todos os meios de prova que considerem necessrios para instruir o processo. 3. O nmero de testemunhas no pode exceder trs, de cada parte. 4. As testemunhas so apresentadas pelas par tes, salvo se outra coisa for decidida pelo juiz-rbitro, a

114

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

pedido do interessado, deduzido com suficiente ante cedncia. 5. O tribunal arbitral, por sua iniciativa ou a requeri mento de uma ou ambas as partes, pode: a) Recolher o depoimento pessoal das partes; b) Ouvir terceiros; c) Diligenciar a entrega de documentos que conside re necessrios; d) Designar um ou mais peritos, fixando a sua misso e recolhendo o seu depoimento e/ou relatrio; e) Mandar proceder anlise ou verificao diretas. 6. As partes so notificadas, com a antecedncia sufi ciente, de todas as audincias e reunies do tribunal arbitral.

Artigo 16 (Deciso arbitral) 1. Finda a fase de produo da prova, o juiz-rbitro


profere, de imediato, a deciso, que lavrada por escrito ou ditada para a ata. 2. A deciso deve identificar as partes e ser funda mentada. 3. O juiz-rbitro decide de direito, salvo se as partes optarem, na conveno arbitral ou durante o julgamen to, pelo recurso eqidade.

Artigo 17 (Notificao da deciso e fora executria)


As partes so notificadas da deciso, no prazo de cinco dias, por carta registada com aviso de recepo ou

1.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

115

por termo no processo, se estiverem presentes, envian do-se ou entregando-se aos interessados a respectiva cpia ou fotocpia legvel. 2. A deciso arbitral tem fora executria idntica da sentena do tribunal judicial. 3. A deciso arbitral depositada nos servios de apoio do Conselho de Consumidores.

Artigo 18 (Retificao ou aclarao)


No prazo de 7 dias, contados da deciso final, se ou tro prazo no for convencionado, pode qualquer uma das partes requerer ao tribunal arbitral a retificao de erros materiais, de clculo ou de natureza idntica, bem como o esclarecimento de alguma obscuridade ou am bigidade na fundamentao ou na parte decisria, apli cando-se em tudo o mais o regime previsto no art. 31 do Decreto-Lei n. 29/96/M, de 11 de junho.

Captulo 1 1 1 DISPOSIES GENRICAS Artigo 19 (Representao no processo)


No obrigatria a constituio de advogado, poden do as partes intervir por si na defesa dos interesses em litgio.

116

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Artigo 20 (Utilizao de formulrios)


As reclamaes e restantes peas do processo so apresentadas, preferencialmente, em formulrios pr prios disponveis no Centro de Arbitragem.

Artigo 21 (Prazos) 1. Os prazos so contnuos, no se suspendendo


durante as frias dos tribunais judiciais. 2. O prazo que termine em sbado, domingo ou dia feriado transfere-se para o primeiro dia til seguinte. 3. Na contagem de qualquer prazo no se inclui o dia em que ocorre o evento a partir do qual o prazo comea a correr.

Artigo 22 (Notificaes)
Com exceo da tentativa de conciliao, do julga mento e da deciso final, as notificaes so feitas por simples registo postal.

Artigo 23 (Direito subsidirio)


Os princpios gerais da arbitragem voluntria so aprovados subsidiariamente pelo Conselho de Consu midores, em Macau, aos 12 de maro de 1998.

ANEXO VII

PROJETO DE LEI ARBITRAL ARGENTINA

O SENADO E CMARA DE DEPUTADOS DA NAO ARGENTINA, REUNIDOS EM CONGRESSO, SANCIO NAM COM FORA DE LEI:

Captulo I DISPOSIES GERAIS


Art. 1 Objeto de arbitragem. Poder ser submetida a deciso de um ou vrios rbitros toda questo relativa a direitos disponveis que pode surgir de relaes ju rd i cas, contratuais ou no, ainda depois de deduzida a pre tenso em juzo. Art. 2 Princpios. As partes e as instituies de arbi tragem podem regular livremente a organizao e os procedimentos de arbitragem, sempre que respeitem os princpios de audincia, contradio e igualdade entre as partes. A confidencialidade das atuaes somente poder ser dispensada mediante acordo das partes por escrito. Art. 3 Regras de interpretao. As normas legais refe rentes s organizaes e procedimentos de arbitragem

118

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

so supletivas das estabelecidas pelas partes e, em seu defeito, pelos rbitros. Em todos os casos devem inter pretar-se com a maior boa-f, tendendo a flexibilidade e rapidez das atuaes. Art. 4 Arbitragem de direito e de amigvel composi o. A arbitragem de direito ou de amigvel composi o, quando os rbitros resolvem a questo controverti da com arranjo do direito aplicvel ou conforme o seu leal saber e entender. As partes podero dispor livre mente sobre o carter da arbitragem. Em seu defeito, ou em caso de dvida, a arbitragem ser de amigvel com posio. Art. 5 Arbitragem pericial. Proceder a arbitra gem pericial para a resoluo de questes exclusivamen te de fato. A deciso judicial ou arbitral que em seu caso deva pronunciar-se, relacionada com as questes de fato apresentadas, se ajustar ao estabelecido na percia arbitral. Art. 6 Arbitragem institucional. A arbitragem pode ser encomendada a uma instituio arbitral, devendo em tal caso ser submetido lista dos rbitros e os procedi mentos dispostos por seu regulamento. Os centros de arbitragem institucional podero registrar no Ministrio da Justia o seu regulamento que conter os nomes dos rbitros e as regras para sua designao, o procedimento arbitral e a determinao dos honorrios dos rbitros e os gastos administrativos. Em todas as comunicaes que ocorrerem, os tribunais de arbitragem institucional deve ro deixar registrado os dados desta inscrio. Art. 7 Arbitragem ad-hoc. A arbitragem ad-hoc se reger pelo que as partes pactuarem no acordo arbitral

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

119

ou posteriormente. Em seu defeito se aplicaro as disposi es que estabeleam os rbitros e as normas desta lei.

Captulo 1 1 O ACORDO ARBITRAL


Art. 8 Objeto de acordo. O acordo ou conveno arbi tral deve expressar a vontade inequvoca das partes em submeter a arbitragem todas ou algumas questes sur gidas ou que possam surgir de relaes jurdicas deter minadas ou determinveis. nula a clusula da conveno arbitral que coloque uma das partes em qualquer situao de privilgio para a designao dos rbitros ou determinao do procedi mento. Art. 9 Forma. O acordo arbitral deve formalizar-se por escrito, podendo consistir em uma clusula incor porada a um contrato principal ou em um acordo inde pendente. Se entender que o acordo foi formalizado por escrito no somente quando se consignou em um documento firmado pelas partes, mas tambm quan do resulte de um intercmbio de cartas ou de qualquer outro meio de comunicao que deixe evidncia docu mental da vontade das partes de submeter-se a arbitra gem. vlida como acordo a clusula dos contratos ou estatutos de sociedades, associaes, fundaes e demais pessoas jurdicas, excetuadas as sociedades annimas que fazem oferta pblica de suas aes, estabelecendo a arbitragem como forma de resolver as controvrsias com seus membros, scios ou associados, as que surjam

120

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

entre estes, as relativas ao cumprimento dos estatutos ou validade de seus acordos ou resolues e as que versem sobre questes relacionadas com as atividades-fins ou objeto social. Art. 10. O acordo nos contratos de adeso. A validade do acordo arbitral includo em clusulas gerais e nos contratos de adeso, requer a conformidade especial de aderente e a independncia dos rbitros. Se presume a conformidade quando o contratante adverte sobre a incluso do acordo mediante caracteres destacados no anverso do documento. A invalidao do documento arbitral por descumprimento destes requisitos no pode ser alegada pelo contratante. Art. 11. Substitutivos do acordo. Se equipara ao acor do, a iniciativa de uma das partes que coloca a questo controvertida a um ou mais rbitros, se a outra parte comparecer ao procedimento, sem objetar a arbitra gem. vlida a disposio testamentria que imponha a arbitragem para solucionar as diferenas que podem surgir, relativas administrao da sucesso elas que se suscitem entre herdeiros ou legatrio. Art. 12. Autonomia do acordo arbitral. O acordo arbi tral autnomo. A nulidade do contrato no implica necessariamente a da clusula que o estipula. O acordo no ser privado de eficcia pela resciso ou resoluo do contrato. Art. 13. Efeitos. O acordo arbitral determina a atri buio da competncia dos rbitros, que inclui a facul dade para decidir sobre a sua prpria competncia e dos pressupostos relativos existncia e validade do acordo de arbitragem. Nenhum tribunal judicial conhecer das

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

121

questes que devam ser submetidas arbitragem, se a parte a quem interessa invoca oportunamente a exceo de incompetncia. O trmite desta exceo e de todo o questionamento judicial da arbitragem no constituir bice para a iniciao ou prosseguimento das atuaes arbitrais, incluindo a elaborao do laudo, enquanto a questo estiver pendente na justia. Art. 14. Contedo do acordo. Determinao ju d i cial. O contedo do acordo arbitral poder estender-se sobre a designao dos rbitros, a determinao do pro cedimento ou seu deferimento ao que estabeleam os rbitros, as concretas matrias que sero objeto da arbi tragem e o prazo para o pronunciamento do laudo. Se as partes no houverem pactuado sobre estes pontos, se regero pelas disposies supletivas desta lei. O deferi mento da designao dos rbitros se proceder confor me o disposto no artigo 18, indicando o peticionrio os nomes dos rbitros que lhe corresponda designar ou possa propor. Tambm a parte que pretenda ingressar em um juzo arbitral poder requerer nesse mesmo pro cedimento que se determinem outros contedos que estime pertinentes; se no fizer nesta ocasio, se enten der que opta pela aplicao das disposies do Cap tulo IV. Os escritos da demanda e contestao determi naro a falta de acordo expresso nas matrias concretas, sobre o que se pronunciar o rbitro, sem prejuzo do disposto no artigo 28. Art. 15. Medidas cautelares. Os rbitros podero dispor de medidas cautelares sob responsabilidade e contracautela do solicitante se as partes no exclurem tal faculdade no acordo de arbitragem. Seu cumprimen

122

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

to ser requerido judicialmente, se for necessrio. Quan do forem dispostas por tribunais institucionais no ins critos ou por rbitros ad-hoc, o acordo arbitral, a desig nao dos rbitros e a resoluo cautelar devero resul tar de instrumentos escritos. Nestes casos a contracautela fixada pelos rbitros se efetuar perante o juiz. As partes podero solicitar medidas cautelares ju d icia l mente, sem que isto implique em contrariar o acordo de arbitragem. Art. 16. Medidas de execuo. Se for necessrio os rbitros requerero ao juiz o cumprimento das medidas compulsrias ou de execuo e este deve prestar a cola borao ativa necessria e o auxlio de suajurisdio para a mais rpida e eficaz sustentao do processo arbitral, sem julgar sobre sua procedncia em admitir oposio, denegando as que contrariem manifestamente a ordem pblica.

Captulo III OS RBITROS


Art. 17. Designao. Nmero. Podem ser rbitros as pessoas fsicas que tenham plena capacidade civil. Na arbitragem de direito devem os advogados ser inscritos em qualquerjurisdio do pas e habilitados para o exer ccio da profisso. Sero designados pelas partes, que podero deferir a um terceiro sua nomeao. Se enten de assim deferido quando se designou uma pessoa ju r dica, a menos que esta tenha organizado um regime arbitral prprio. Os juzes e os funcionrios do Poder

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

123

Judicirio somente podem ser designados rbitros nos juzos em que a Nao, uma Provncia ou a Cidade Aut noma de Buenos Aires seja parte. O nmero de rbitros ser determinado pelas partes. Em caso de no haver-se determinado a quantidade, ser 1 (um). Na arbitragem colegiada se designar um presidente por maioria de votos. No obtendo-se maioria, presidir o de maior idade. Art. 18. Nomeao judicial. Poder ser requeri da a designao judicial de rbitros, se esta no se tiver efetuada depois de transcorridos 10 (dez) dias desde que: a) requerida por maneira legtima a uma das partes a designao que a correspondia; b) notificada aos rbitros da parte que deveriam nomear um terceiro rbitro; c) solicitada a um terceiro a designao do rbitro; d) efetuada a primeira proposta de rbitro nico. Da petio se correr traslado por 5 (cinco) dias a quem for a outra parte no acordo arbitral, para que designe ou proponha rbitros e se pronuncie, neste caso, sobre os outros contedos que possa incluir a petio, conforme o disposto no artigo 14. Contestado o traslado ou vencido o prazo para faz-lo, ojuiz decidir dentro do prazo de 5 (cinco) dias. So inadmissveis neste proce dimento os questionamentos sobre a validade do acor do ou a arbitrabilidade das matrias que se submetem a arbitragem, com exceo dos relativos falsidade da fir ma ou da pessoa firmante do acordo e sem prejuzo das atribuies do ju iz a respeito das nulidades absolutas. A resoluo ser apelvel com efeito devolutivo.

124

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Art. 19. Aceitao e substituio. A designao se comunicar aos rbitros. Se ter por rechaada quando estes no manifestem por escrito sua aceitao ante os que designou no prazo de 10 (dez) dias. Nos casos de falta de aceitao, procedncia da recusa ou impossibili dade de desempenho, qualquer que seja a causa, no sabendo-se designar rbitros suplentes, a substituio dos rbitros se ajustar ao mesmo procedimento segui do para sua nomeao. Assim, se postergar a iniciao ou se suspender o juzo arbitral. A incorporao de um novo rbitro no retardar o procedimento, a menos que se considere insuficiente a informao resultante das constncias das atuaes. Art. 20. Recusa. Os rbitros podero ser recusados pelas mesmas causas que osjuzes. A recusa dever dedu zir-se acompanhada pela prova pertinente ante o rbitro recusado ou ao presidente do tribunal de arbitragem colegiada, dentro do quinto dia de conhecida a designa o ou a circunstncia superveniente. Em caso de no ser aceita pelo recusado, dever manifest-lo por escrito dentro do terceiro dia. Com seu informe e demais ante cedentes o incidente ser submetido considerao do ju iz competente em um prazo de 5 (cinco) dias des de que se emitiu o informe. O juiz resolver dentro do prazo de 5 (cinco) dias, sendo sua resoluo irrecorrvel. A arbitragem prosseguir, mas se a resoluo decla rar procedente a recusa, se anular todos os atos com a participao do rbitro recusado. Ser devida sucumbncia do rbitro, quando sua oposio resulte mani festamente infundada. Ser solidariamente respons vel quem props o rbitro, se tinha conhecimento da

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

125

causa que o afetava. Os rbitros devem manifestar toda circunstncia que possa suscitar dvidas sobre a sua imparcialidade ou ser causa de recusa, to logo se pro duzam ou conheam, quando elas no sejam determi nantes de sua execuo. Art. 21. Desempenho. Renncia. Responsabilidade. A aceitao de sua designao obriga os rbitros ao fiel cumprimento de seu mnus. Devem exercer o cargo com discrio, estrita imparcialidade e independncia. Somente podem renunciar mediante causa justificada e sero responsveis pelos danos e prejuzos que se deri vem do descumprimento ou mal desempenho de suas funes. Se considerar justa causa para renncia, a sus penso dos prazos que as partes disponham por mais de 60 (sessenta) dias, tendo direito os rbitros aos honor rios pelas tarefas cumpridas.

Captulo IV O PROCEDIMENTO NA ARBITRAGEMfDHOC


Art. 22. Incio da arbitragem. Questionamentos. O procedimento arbitral comea quando aceita a nomea o pelo rbitro nico ou quando todos o fazem na arbi tragem colegiada. O questionamento da competncia dos rbitros, a existncia ou validade do acordo arbitral ou a possibilidade de que a questo seja suscetvel de arbitragem, dever articular-se na primeira audincia, conforme o procedimento adotado. A deciso arbitral sobre estes questionamentos somente poder ser impug nada em caso de nulidade do laudo.

126

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Art. 23. Audincia preliminar. Quando o acordo arbi tral no estabelece o procedimento, os rbitros citaro as partes, com 2 (dois) dias de antecipao, para que com paream a expor verbal e sumariamente sua controvr sia em uma audincia preliminar a celebrar dentro de 5 (cinco) dias do incio do procedimento. Com seu conhe cimento ou atendendo a verso da nica parte que com parea, decidir, na arbitragem de direito, a aplicao em princpio das regras do processo sumrio, salvo se, aten dendo natureza, importncia econmica e complexi dade das questes, resolva aplicar os procedimentos do juzo sumarssimo ou ordinrio. Na composio amig vel, os rbitros estabelecero os procedimentos que consi derem mais adequados e cleres, com sujeio ao preceituado nos artigos 2 e 3. Nesta mesma audincia se fixaro tambm o prazo para iniciar a demanda e a sede da arbitragem. Se nenhuma parte comparecer audin cia preliminar ou se no se deduz a demanda no prazo estipulado, se entender por desistida a arbitragem. Art. 24. Comunicaes. Se entender por cumpri da a notificao que haja sido entregue no domiclio designado a tal efeito no contrato ou acordo arbitral. No havendo se expressado nessas oportunidades, deve r praticar-se inicialmente no domiclio real das pessoas fsicas, aplicando-se o disposto no artigo 98 do Cdigo Civil, ou na sede das pessoas jurdicas. Todas as notifica es posteriores se efetuaro no domiclio que as par tes devero designar em sua primeira apresentao. Se o omitirem, se tero por notificadas na sede da arbitragem ao terceiro dia da data de cada resoluo, exceto o laudo que, em tal caso, se notificar conforme o disposto para

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

127

a notificao inicial. Os rbitros podero dispor que as notificaes se efetuem pela pessoa que designem ou por qualquer meio que configure a sua entrega. Art. 25. Prazos. Os prazos se computam por dias teis para a Administrao Pblica Nacional. Os rbitros pode ro habilitar dias corridos, mediante prvia notificao s partes e os prazos podero ser prorrogados ou suspen didos de comum acordo por estas. Os rbitros tambm podero prorrogar ou suspender os mesmos por resolu o fundada. Art. 26. Impulso processual. Caducidade da instn cia. Os rbitros impulsionaro de ofcio o procedimen to. Quando no podem prosseguir as atuaes sem a colaborao das partes, intimaro sobre o seu prosse guimento mediante a possibilidade de decretar a caduci dade da instncia uma vez transcorridos 15 (quinze) dias desde sua notificao.

Captulo V O LAUDO
Art. 27. Prazo para sentenciar. O laudo dever ser elaborado no prazo que corresponda ao procedimento adotado ou dentro de 15 (quinze) dias de decretada a concluso da etapa probatria, ou em seu caso, de ven cida a oportunidade para alegar. O vencimento do prazo no causar a nulidade do laudo se a parte que a invoca no houver manifestado por escrito sua oposio antes de sua notificao. O silncio das partes importar a pror rogao do prazo.

128

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Art. 28. Requisitos do laudo e efeitos. O laudo data do e firmado pelos rbitros e decidir todas as matrias submetidas arbitragem, devendo ser compreendidas as questes acessrias, custas, honorrios dos advoga dos, assistentes e peritos e aquelas cuja participao na arbitragem tenha sido consentida. O laudo se decidir por maioria de votos e ser vlido ainda que algum dos rbitros no concorram para a sua elaborao, ditado ou firma. Perder direito a honorrios o incurso em tal omisso. Se no houver acordo majoritrio, o laudo ser ditado pelo presidente. Se tiverem sido designados rbitros em nmero par e no chegarem a um acordo, nomear-se- um rbitro dirimente ou ser requerida a sua designao judicial conforme o artigo 18. O novo rbitro dispor a faculdade reconhecida ao rbitro presi dente e ter 30 (trinta) dias desde sua aceitao para emi tir seu voto. Para todos os efeitos o laudo ser considera do como uma sentena judicial.

Captulo VI OUTROS MODOS DE CONCLUSO DA ARBITRAGEM


Art. 29 . Desistncia do processo. Em qualquer estado da causa anterior ao laudo, podero as partes, de comum acordo, desistir do processo arbitral, manifestando-o por escrito aos rbitros. Art. 30. Desistncia do direito. Se o autor desistir do direito em que fundou sua ao, no se requerer a con formidade do demandado.

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

129

Art. 31. Confisso. Se a parte demandada confessar, qualquer seja o estado da causa, os rbitros pronuncia ro seu laudo. Se a confisso for parcial, o trmite segui r seus efeitos. Art. 32. Conciliao ou transao. A apresentao por escrito das partes dando conta de um acordo tran sacional ou conciliatrio colocar fim controvrsia se concorrerem os requisitos legais para sua validade. Sua homologao ter a mesma forma e efeitos que o laudo arbitral.

Captulo VII RECURSOS


Art. 33. Admissibilidade. Irrenunciabilidade. Trmi te. O laudo das composies amigveis no so recorrveis por via de apelao ante a justia, sem pre juzo do direito das partes de buscarem uma ulterior instncia arbitral. Na arbitragem de direito o laudo irrecorrvel por via de apelao, salvo se as partes assim concordarem a respeito do laudo. A demais resolues sero irrecorrveis. As partes no podem renunciar ao recurso de nulidade. Tanto o recurso de apelao, quan do foi procedente, como o de nulidade, devero ser interpostos ante os rbitros dentro do prazo de 10 (dez) dias, por escrito e devidamente fundamentado. Do mes mo modo se correr traslado por idntico prazo. Uma vez contestado o traslado ou vencido o prazo para con test-lo, o expediente ser remitido dentro dos 3 (trs) dias Cmara de Apelao, com competncia em mat-

130

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

ria civil ou comercial segundo corresponda, de acordo com a natureza da relao jurdica que deu origem a arbitragem, no lugar da sede da arbitragem, que dever resolver-se dentro do prazo de 40 (quarenta) dias. Art. 34. Aclaratria. Dentro de 3 (trs) dias posterio res notificao, pela solicitao de parte ou por prpria iniciativa, os rbitros podero: a) corrigir erros materiais, numricos, de clculo ou de natureza similar; b) aclarar algum conceito obscuro, sem alterar o subs tancial da deciso; c) suprir qualquer omisso em que tenham incorri do sobre algum dos pontos de matria de controvrsia. Em qualquer dos supostos precedentes, o prazo para articular o recurso de apelao ou de nulidade comear a correr desde a notificao da resoluo que decide a aclaratria. Os erros puramente numricos podem ser corrigidos em qualquer oportunidade. Art. 35. Recurso de nulidade. Causas. A nulidade fun da-se em haver, os rbitros, sentenciado sobre matrias que no foram submetidas arbitragem ou que no so arbitrveis. Nestes sentido, a nulidade ser parcial quan do o laudo for divisvel. Tambm poder fundar-se a nulidade em ter ditado o laudo fora do prazo estabeleci do, sempre que o recorrente requerer a oposio previs ta no artigo 27, segundo pargrafo. Sero causas admis sveis para fundar o recurso de nulidade: a invalidade do acordo arbitral; a incompetncia; a violao de princ pios essenciais da arbitragem; a composio irregular do tribunal, sempre que o recorrente tenha manifestado-se oportunamente durante o curso do processo. Declarada

ARBITRAGEM - U m NOVO CAMPO DE TRABALHO

131

a nulidade pela Cmara interveniente, esta ditar a sen tena no mesmo ato, sempre que as partes assim tiverem acordado e que as circunstncias da causa se fizerem pos sveis. Neste ltimo caso, a Cmara poder dispor sobre a produo de provas ou ditar medidas para sanear o pro cedimento, se isto for necessrio para possibilitar o dita do da sentena. Quando a Cmara esgotar sua interven o com a declarao de nulidade do laudo, as partes devem estar habilitadas para promover novamente o pro cesso arbitral, exceto se a nulidade se houver fundado em fato sobre matrias que no so arbitrais ou que no foram submetidas arbitragem ou na invalidade do acor do arbitral. Ditada a nulidade em uma arbitragem peri cial e sempre que as causas da nulidade se faam admis sveis, a Cmara dever dispor de medidas necessrias para constituir um novo tribunal arbitral que entender do assunto.

Captulo VIII EXECUO DO LAUDO


Art. 36. Regras aplicveis. Consentida a execuo do laudo, poder demandar-se judicialmente seu cumpri mento conforme as normas de execuo da sentena. Art. 37. Denegatria. Sem prejuzo das excees dis ponveis na execuo de sentena, a petio de parte ou de oficio, o juiz denegar a execuo quando o laudo contenha disposies contrrias ordem pblica. A sen tena que denegue a execuo por esta ltima circuns tncia no poder ditar-se, sem prvia substanciao en

132

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

tre as partes e implicar uma declarao de nulidade do laudo, com os efeitos previstos no artigo 35.

CaptulolX HONORRIOS
Art. 38. Advogados e procuradores. Os rbitros regu laro os honorrios dos advogados e procuradores intervenientes tendo em conta o carter extrajudicial da arbi tragem. Art. 39. Peritos. Os honorrios dos peritos podero ser compactuados com todas as partes, notificando os mes mos aos rbitros. falta de acordo, sero fixados por estes tendo em conta a complexidade da tarefa cumprida, tempo consumido, valor e a proporcionalidade razo vel que devem guardar com os honorrios dos expertsem seu caso. Art. 40. rbitros. Se o importe dos honorrios dos rbitros no for compactuado com as partes, ou no sur ge do regulamento aplicvel ao processo arbitral, sero arbitrados judicialmente. Para a determinao de seu montante se ter em conta a diligncia, qualidade e exten so da tarefa cumprida, assim como a complexidade do caso. Nos processos suscetveis de apreciao pecuniria, quando o assunto est submetido a mais de um rbitro, se poder aumentar a soma total destinada ao pagamen to dos honorrios dos rbitros at um mximo que, em princpio, no exceda o triplo dos honorrios estabeleci dos na seguinte tabela:

A nulidade d o laudo provocar a perda d o direito de receber honorrios.

Honorrios de um rbitro
Valor do Litgio em Pesos ($) Mnimo -5.000 5.001/10.000 10.001/25.000 25.001/50.000 50.001/100.000 100.001/500.000 500.001/1.000.000 1.000.001/2.000.000 2.000.001/5.000.000 5.000.001/10.000.000 10.000.001/50.000.000 50.000.001/80.000.000 80.000.001/100.000.000 + de 100.000.001 m.s.a: montante superior a. 500 500 + 6,00% do m.s.a. 800 + 5,00% do m.s. a. 1.550 + 3,80% do m.s.a. 2.500 + 2,00% do m.s.a. 3.500 + 1,00% do m.s.a. 7.500 + 0,75% do m.s.a. 11.250 + 0,50% do m.s.a. 16.250 + 0,25% do m.s.a. 23.750 + 0,10% do m.s.a. 5.000 10.000 25.000 50.000 100.000 500.000 1.000.000 2.000.000 5.000.000 Mximo 20% da quantia do litgio 1.000 +19,00% do m.s.a. 1.950 +18,00% do m.s.a. 4.650 +15,40% do m.s.a. 8.500 +11,00% do m.s.a. 14.000 + 5,50% do m.s.a. 36.000 + 3,50% do m.s.a. 53.500 + 2,50% do m.s.a. 78.500 + 1,00% do m.s.a. 108.500 + 0,55% do m.s.a. 136.000 + 0,17% do m.s.a. 204.000 + 0,12% do m.s.a. 240.000 + 0,10% do m.s.a. 5.000 10.000 25.000 50.000 100.000 500.000 1.000.000 2.000.000 5.000.000 10.000.000 50.000.000 80.000.000

28.750 + 0,05% do m.s.a. 10.000.000 48.750 + 0,03% do m.s.a. 50.000.000 57.750 + 0,02% do m.s.a. 80.000.000 61.750 + 0,01% do m.s.a. 100.000.000

260.000 + 0,05% do m.s.a. 100.000.000

134

ALEX OLIVEIRA RODRIGUES DE LIMA

Art. 41. Honorrios especiais. Se a arbitragem con cluir pela caducidade da instncia, desistncia, confisso, transao ou conciliao, para a determinao dos honor rios dos advogados, procuradores e rbitros, se observa ro a quantidade de etapas alcanadas na substanciao do processo. Com relao aos peritos, dever contemplarse o estado em que se encontra a execuo da percia.

Captulo X DISPOSIES TRANSITRIAS E DE APLICAO


Art. 42. Legislao supletiva. de aplicao supleti va do Cdigo Processual Civil e Comercial da Nao, no que for compatvel com a arbitragem. Em nenhum caso se poder invocar esta disposio para afastar-se dos prin cpios dos artigos 2 e 3 da presente lei. Se a presente lei se habilite instncia judicial, a deciso do Tribunal ser irrecorrvel. Art. 43. Vigncia. A presente lei entrar em vigor aos 30 (trinta) dias de sua publicao e se aplicar s arbitra gens que se iniciem desde essa data. Art. 44. Derrogao. Derroga-se o Livro VI do Cdi go Processual Civil e Comercial da Nao.

VEJA TAMBM, DESTA MESMA SRIE

A Im p e n h o r a b i l i d a d e d o B e m d e Fa m l i a Fernando Lopes David - 1 9 9 9 - 4 2 4 p p . o d e De p s i t o Ozias J. Santos

nos

Tr i b u n a i s

- 2 0 0 0 - 2 2 8 pp.

C d i g o d e M i n e r a o e C d i g o & Le g i s l a o e x t r a v a g a n t e Ozias J. Santos - 2 0 0 0 - 5 0 0 p p .

de

g u a s M i n e r a is

C d i g o d o C o n s u m i d o r In t e r p r e t a d o Joaquim de Almeida Baptista - 3 a e d . -

2 0 0 0 - 3 6 0 pp.

Co n s t i t u i o d a R e p b l i c a Fe d e r a t i v a d o B r a s i l Dulce Eugnia de Oliveira - 2 0 0 0 - 2 6 8 p p . D o s Em b a r g o s d o D e v e d o r & d a Ex c e o d e Pr -Ex e c u t i v i d a d e


C o m m o d e lo s p r tic o s ( c a s o s c o n c r e to s )

nos

Tr i b u n a i s

Joaquim de Almeida Baptista

- 2 0 0 0 - 5 0 0 pp.

t i c a Gl o b a l Alex Oliveira Rodrigues de Lima

- 1 9 9 9 - 123 pp.

Fa l s o Te s t e m u n h o o u Fa l s a Pe r c i a Othon Zei Amaral Santos - 2 0 0 0 - 4 2 0 Ju i z a d o s Es p e c i a i s C v e i s Luiza A. Gaspar Loureno

pp.

- 19 9 8 - 185 pp.

O Ar r e n d a m e n t o M e r c a n t i l n o s Tr i b u n a i s Jos Carlos Vidal - 1 9 9 9 - 4 0 0 p p .

O Da n o M o r a l n a J u r i s p r u d n c i a Fernando Lopes David - 1 9 9 8 - 5 5 2 O D o e n t e M e n t a l e o D ir e it o Jos Machado Corra - 1 9 9 9

pp.

- 291 pp.

O Va l o r d a Ca u s a e Se u s R e f l e x o s n o Pr o c e s s o Ci v i l Luiz Caetano Salles - 2 0 0 0 - 1 2 0 p p . Os Em b a r g o s Ex e c u o Fi s c a l Hlio Apoliano Cardoso - 1 9 9 9 Pr a a , Le i l o


e e a

Ju r i s p r u d n c i a

3 0 4 pp.

Ar r e m a t a o
- 2 0 0 0 - 5 2 8 pp.

L e g is la o , j u r is p r u d n c ia e m o d e l o s p r t ic o s

Fernando Lopes David

Qu e s t e s Ob j e t i v a s d e D ir e it o Ci v i l Carlos Alberto Marchi de Queiroz -

1998 - 169 pp.

Qu e s t e s Ob j e t i v a s d e Pr o c e s s o Ci v i l Carlos Alberto Marchi de Queiroz - 1 9 9 9 R e m d i o s Ju r d i c o s Onestaldo San-Juan Si s t e m a Fi n a n c e i r o


da

- 2 1 5 pp.

- 2 0 0 0 - 5 8 8 pp.

Ha b i t a o
- 2000 - 3 9 8 pp.

D o u tr in a , j u r is p r u d n c ia e l e g i s l a o

Francisco P. da Silva/Adriana S. Felipe U n i o Es t v e l


T e o r ia e J u r is p r u d n c ia

Hlio Apoliano Cardoso

- 2 0 0 0 - 3 6 8 pp.

Os livros constantes desta lista esto disposio nas melhores livrarias. Caso no encontre o livro desejado, faa seu pedido ao livreiro de sua preferncia ou diretamente Editora.

Com a globalizao o desemprego, surgiu como o grande vilo da nova ordem econmica mundial. Agora, o trabalhador brasileiro compete diretamente com os trabalhadores chineses, norte-americanos, franceses e outros. Alm disso, a informatizao cada vez maior das empresas tambm contribui para o corte de funcionrios. Diante desse quadro, foi promulgada, em 23 de setembro de 1996, a Lei 9.307, que instituiu a Arbitra gem no Brasil. Nesta obra, o leitor vai descobrir que, mesmo sem possuir escolaridade especfica, poder inserir-se nesse novo campo de trabalho. Com a promulgao dessa Lei, criou-se uma nova e ampla oportunidade de trabalho.

EDITORA

IG L U

ISBN 85-7494-001-1
IGLU EDITORA LTDA.
R U A DULIO, 386 05043-020 - S O PAULO - SP TEL.: (011) 3873-0227

9 788585 749408

Вам также может понравиться