Вы находитесь на странице: 1из 20

POLTICA BRASIL MUNDO MDIA ESPORTE CULTURA ECONOMIA COMPORTAMENTO SUSTENTABILIDADE

ncia e poderia causar grandes crises no pas O ESSENCIAL

Jornalista tenta invadir quarto de Schumacher disfarado de padre

Primeiro vo comerc

Sndrome de Whitney Houston: o virtuosismo vocal estril o legado do The Voice msica brasileira
Curtir 76mil Tweet 481
Share 2

28

Postado em 28 Dec 2013 por : Kiko Nogueira

O programa The Voice deixa como legado uma praga sinistra na msica brasileira: o oversinging, a exibio de musculatura vocal e virtuosismo estril que destri qualquer cano. No era uma tradio brasileira. uma herana bastarda do gospel. o que j fazem h algum tempo, l fora, Christina Aguilera, Mary J. Blige, Jessica Simpson, Josh Groban, Beyonc, a insuportvel Cline Dion, entre outros. Torturam as notas at no sobrar nada delas, ignoram as letras em prol de um exibicionismo obtuso, matam a pauladas a gentileza. O ganhador do karaok da Globo, Sam Alves, comeou sua epopeia esfaqueando a delicada Hallellujah, de Leonard Cohen, e terminou gritando alguma outra msica. um retrocesso para o Brasil. Joo Gilberto e Tom Jobim e depois seus seguidores Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Roberto Carlos e outros , haviam atirado no sculo 18 o vozeiro de canastres como Cauby Peixoto, Nelson Gonalves e ngela Maria. Perto desse pessoal do The Voice, Cauby, ngela e Agnaldo Timteo so silenciosos como a brisa. No agradvel. No cantar. gritar mais ou menos no tom. No que no tenhamos tido intrpretes exagerados. Elis Regina, para ficar num exemplo, era derramada, dramtica. Mas nunca em detrimento da cano. Ela estava a servio dela. Elis se descabela em Atrs da Porta, de Chico, mostrando todos os seus dotes, sem abrir mo do que a composio est falando. Voc pensa em cortar os pulsos, nem que seja por dois segundos. O oversinging virou um padro da indstria. O nvel de intoxicao to grande que, aparentemente, no h mais o que fazer. A moa que interpreta forr obrigada a dar cambalhotas vocais. O que esses caras fazem com Tim Maia uma maldade. Tim, que inventou o soul brasileiro, era econmico com seus vastos recursos vocais. No final de Gostava Tanto de Voc, ele se solta um pouco mais. uma aula de conteno e feeling. A nova histeria musical nacional quer que a melodia original se dane. O que importa colocar o mximo possvel de confetes num bolo at ele perder o gosto. a globalizao da ruindade. O rapaz de Fortaleza canta exatamente como o da Nova Zelndia. E eles vm em srie. um ciclo vicioso que entope o mercado de vocalistas que berram, sempre a um passo de imolar suas gargantas. Se voc quiser culpar algum, culpe Whitney Houston. Foi ela quem popularizou a tcnica por trs do oversinging, chamada de melisma, a capacidade de emitir vrias notas numa slaba. Aretha Franklin fazia uso disso antes dela, mas Whitney levou a coisa a um outro patamar. No incio dos anos 90, ela estourou com I Will Always Love You, em que o I durava seis segundos. Fazia estrepolias com o You, tambm. Sem desafinar, faa-se justia. Na esteira dela, vieram seus clones modernos.

i Suas acrobacias eram resultado de treino rduo e, claro, dom. O piro virtuoso de Whitney e seus asseclas
uma espcie de aviso aos autores: Ok. Vocs bolaram essa harmonia, escreveram essa letra mas agora a coisa est comigo e eu farei o que eu quiser. Uma espcie de apropriao indevida, muito lucrativa em alguns casos. Por trs de cada refro estuprado por esses Godzillas, h um autor pedindo socorro. Os mortos no tm sada. Os vivos podem achar que vo ganhar dinheiro com isso. O oversinging uma doena esttica que, graas ao The Voice, vai ganhar o pas. Como dizia Agnaldo Timteo, a plenos pulmes: Ai, ai, mame, eu te lembro chinelo na mo, o avental todo sujo de ovo. Se eu pudesse, eu queria comear tudo, mame, tudo de novo.

Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Dirio do Centro do Mundo. Jornalista e msico. Foi fundador e diretor de redao da Revista Alfa; editor da Veja So Paulo; diretor de redao da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Post anterior Bianca Comparato a atriz do ano para os leitores do DCM

Prximo post O pior brasileiro do ano

Leia tambm

Por que o The Voice vai bem quando a Globo vai mal de audincia

O silncio barulhento de Roberto Carlos sobre a lei das biografias

Paula Lavigne e a lei das biografias

Ney Matogrosso o David Bowie brasileiro

Conhea as regras do debate


596 comentrios Join the discussion
Mais votados Comunidade
5 dias atrs

16

Compartilhar

Entrar

Lucas Moraes Santos

Achei um tanto radical de sua parte. Acho pssima a importao fajuta da tradio vocal americana, que sim herana do gospel, mas no nada bastarda. O gospel deu origem boa parte da msica americana e essa a maneira com a qual eles cantam, sempre cantaram e sempre cantaro. No ruim. Quando bem feito, inclusive excelente e emocionante. O problema que, como se j no bastasse tudo o que engolimos da cultura americana diariamente, ainda esto tentando nos fazer engolir a forma de cantar deles. Nossa tradio vocal outra, gentil delicada. Nem melhor, nem pior. Apenas outra.
436 3
Responder Compartilhar

kikonogueira

Mod

Lucas Moraes Santos 5 dias atrs

Oi, Lucas. O que chamei de herana bastarda do gospel esse negcio do oversinging. Abs.
92 8 Plinio
Responder Compartilhar

kikonogueira 4 dias atrs

To irritante quanto o "oversing" o hbito de usar termos em ingls para se expressar em nosso idioma. Com mais de 600 mil palavras em portugus, no possvel que no se ache alguma que englobe o conceito do que voc quis dizer em seu texto. D pra criar tambm. o tipo da coisa que invalida qualquer crtica sobre a importao da cultura americana.
195 1
Responder Compartilhar

kikonogueira

Mod

Plinio 4 dias atrs

que no inventaram um termo em portugus... Que tal supercanto? Exagecanto? Superchatice?


209 4
Responder Compartilhar

aldo gomes 165

kikonogueira 4 dias atrs


Responder Compartilhar

Temos um nome aqui no nordeste que pode substituir o "oversinging". o "praque isso"

Erik Vinicius Gomes Almeida

kikonogueira 4 dias atrs

E que tal "feeling"? Ser que tem uma palavra em portugus que seja to boa quanto essa? =)
25
Responder Compartilhar

Pedro Mello 18 1

Erik Vinicius Gomes Almeida 3 dias atrs


Responder Compartilhar

Sentimento, literalmente.

dila Vargas 2

Erik Vinicius Gomes Almeida 3 dias atrs

feeling = sentimento
Responder Compartilhar

Pedro Mello

kikonogueira 4 dias atrs

Lembra do falecido Jess?Criei o seguinte neologismo para substituir oversing : jesseismo.Que tal?No precisaremos de anglicismos.
12
Responder Compartilhar

kikonogueira

Mod

Pedro Mello 4 dias atrs

Adotado!
10
Responder Compartilhar

Edy Martin Fields

kikonogueira 4 dias atrs

Mo Dus...Quando no se tem argumentos culpam as palavras usadas. Quem do ramo entende e no chateia. Oversing t bom demais. Ou voc prefere chamar o seu mouse ai de "rato".
104 Plinio 1
Responder Compartilhar

Edy Martin Fields 3 dias atrs

U! Mas se o prprio autor do artigo se sente incomodado com a invaso de um comportamento que no natural da tradio cultural brasileira, por que ento aceitar e incluir em seu texto um estrangeirismo desnecessrio e ainda por cima no consagrado? Contraditrio. "Oversinging" no uma palavra que se encontre em qualquer dicionrio. um termo inventado para descrever um padro, do mesmo modo que os anglicismos "selfie" e "metrosexual", este ltimo j incorporado ao nosso vocabulrio. Entra ano e sai ano, o dicionrio Oxford escolhe a palavra do ano, ento a mdia a reproduz e o mundo, que no ingls, a adota sem qu nem pra qu. Globalizao? "O rapaz de Fortaleza canta exatamente como da Nova Zelndia".Sim! E escreve tambm.

ver mais

42

Responder Compartilhar

Denis Gazeta

Plinio 2 dias atrs

Plnio, seu comentrio na verdade foi porque voc, ao contrrio do autor, a favor do padro "exagecanto" Whitney Houston e est satisfeito com a infestao no pas!
5 Plinio
Responder Compartilhar

Denis Gazeta 2 dias atrs

Pior que no estou. O melisma na nossa msica me incomoda muito. Como um amante do samba, eu odeio ouvir o pagode americano que o Thaguinho faz, impregnado de atitude hip-hop e de melismas. At o sertanejo atual vive disso, alm das gritarias habituais e floreios, com Lu Santana companhia. Detesto quem se apropria de padres bem sucedidos estabelecidos por algum artista. Se fosse s Whiney Houston, provavelmente no estaramos aqui discutindo isso. O problema foi que ela sedimentou seu nome, a partir da segunda metade da dcada de 80, fazendo estripulias vocais e, a partir disso, veio toda uma gerao de cantoras e cantores bebendo da mesma fonte. A mais influente de todas Maria Carey. Sabe a bossa nova, que quando surgiu era o mximo, mas depois se desgastou com o excesso de conjuntos e cantores fazendo o mesmo de estilo? Hoje a gente s lembra com respeito dos inventores e de quem fez parte do grupo inicial. O mesmo papel est destinado a Whitney Houston. Passada a era dos "exagecantores", as futuras geraes s lembraro com alguma admirao dela e daqueles que fizeram parte do momento inicial, porque eles sabiam o que estavam fazendo.

ver mais

ver mais

Responder Compartilhar

kikonogueira 3

Mod

Plinio 3 dias atrs

God bless you, como diria MJ, que deus o tenha.


Responder Compartilhar

Nadja Pereira

Edy Martin Fields 3 dias atrs

Eu no sou do ramo, mas entendi perfeitamente o uso da palavra em ingls. Aqui na Bahia a gente chama de "memento" mesmo, rs.
7 Laiz
Responder Compartilhar

Edy Martin Fields 3 dias atrs

Pois em Portugal se fala rato e no h nada de estranho nisso, assim como porttil, video-jogo, centros comerciais e outras coisas!!
6
Responder Compartilhar

Pedro Mello 1

kikonogueira 3 dias atrs

Abraos Kiko.Esse post t rendendo mais que o post sobre o Dinho Ouro Preto.
Responder Compartilhar

kikonogueira 22

Mod

Pedro Mello 3 dias atrs

So os fs das 'divas'. Segura!


Responder Compartilhar

Pedro Mello 1

kikonogueira 3 dias atrs

Rsrsrs...so muito mais populares que o Dinho.


Responder Compartilhar

kikonogueira 3

Mod

Pedro Mello 3 dias atrs

Pois . As divas tm a fora.


Responder Compartilhar

Pedro Mello

kikonogueira 3 dias atrs

Muita fora...rsrsrs.
Responder Compartilhar

Lila

Pedro Mello 3 dias atrs


Responder Compartilhar

Pra voc ver, a audincia da Vnus Platinada grande, digam o que disserem dela rsrs.

Pedro Mello 1

Lila 3 dias atrs

Ainda manda prender e soltar...rsrsrs.


Responder Compartilhar

Denis Gazeta

Pedro Mello 2 dias atrs

Dobra a lngua pra falar do Jess, kkkkkkkkk (to rindo, no to repreendendo), Ele era um baita cantor, no tinha nada de exagerado nele e nem ter gente pra fazer o que ele fez... Quer exemplo de exagero no canto aqui no Brasil, pega Ana Carolina!
2
Responder Compartilhar

Pedro Mello

Denis Gazeta 2 dias atrs

Ah, o Jess era um pouco exagerado sim, mas se procurar bem tem gente que mais.. A Ana Carolina eu preciso ouvir mais Os neo-sertanejos so todos exagerados.
Responder Compartilhar

Marcos Person 4

kikonogueira um dia atrs

Que tal firula? Firula a gente entende!


Responder Compartilhar

Denis Gazeta

kikonogueira 2 dias atrs

Fato!
Responder Compartilhar

Bruno

Plinio 4 dias atrs

Engraado esse rano com o estrangeirismo. No existe lngua pura no mundo, que no contenha nada vindo de fora (salvo, TALVEZ, o basco). O portugus repleto de palavras vindas principalmente do castelhano e do francs (e, no caso brasileiro, dos idiomas indgenas) que usamos todos os dias sem qualquer remorso. Por que a implicncia com o anglicanismo, sobretudo quando para expressar ideias que no existem sinnimos adequados em nossa lngua materna?
62
Responder Compartilhar

Tiago Gonalves 9

Bruno 3 dias atrs

Protecionismo. Um pouquinho bom. Em demasia ruim.


Responder Compartilhar

Jos Geraldo Gouva

Bruno 3 dias atrs

O basco est longe de ser puro, est cheio de palavras espanholas e francesas. O portugus no tem muitas palavras vindas do espanhol, mas compartilha com ele um nmero de palavras provenientes de nossa lngua me, o latim. Do francs, sim, temos muitas, fruto de uma poca em que o francs tinha exatamente o mesmo papel que o ingls exerce hoje. A diferena que a maioria das palavras francesas foram facilmente aportuguesadas (se no na grafia, pelo menos na pronncia). Na lista abaixo temos algumas, com os termos que foram sugeridos para substitu-las: abat-jour = abajur (quebra-luz) voiture = viatura (veculo) crpe = crepe champagne = champanha (vinho espumante) soutien = suti maillot = mai (traje de banho) A implicncia com o ingls deriva do fato de que tem sido cada vez mais comum esquecer o vocbulo em portugus e usar um substituo ingls supondo que no existe como dizer em portugus. S porque voc ignorante de sua lngua, no ache que ela
ver mais

8 Henrique

Responder Compartilhar

Jos Geraldo Gouva 20 horas atrs

Eu acho que, o uso dos termos "oversinging" e (em especial) "feeling" no post se deve ao fato de estar lidando com algo especfico, se dissermos "canto exagerado" pode ser qualquer canto, mas o oversinging ser especificamente o uso de melismas. O caso do "feeling" eu ainda estranhei, mas tambm coloquei na mesma questo de especificidade, onde seria relativo ao sentimento passado na msica. Cai na mesma questo de "mouse", que possui uma traduo em portugus, que diferente de um aportuguesamento (bife = beef, por exemplo), mas que se refere a algo especfico, o perifrico para computadores.
1 Gustavo
Responder Compartilhar

Bruno 3 dias atrs

Oi????? Aulas de lingustica desde j para voc, Bruno! certo que nenhuma lngua pura. Em contrapartida, entendvel o que o Plinio quis dizer. criar palavras prprias para o idioma, como por exemplo:

quis dizer. criar palavras prprias para o idioma, como por exemplo: no portugus brasileiro dizemos "mouse" (herana do ingls, fato), mas no portugus europeu se diz rato. E ai? Em portugus h sim palavras com ORIGEM francesa, do castelhano (como voc mesmo disse) isso acontece porque ambos os idiomas vm do mesmo tronco lingustico. E qual esse tronco? O latino! E podemos ver nele o italiano, o portugus, o provenal, o espanhol, o catalo... Por esta razo, comum encontrar vocbulos e pronncias parecidas.

ver mais

2 Nany

Responder Compartilhar

Bruno 3 dias atrs

Voce esqueceu das inmeras palavras de origem africana das diversas etnias e troncs lingusticos como o Bantu, por exemplo.
2
Responder Compartilhar

Marcelo F. de Menezes

Bruno um dia atrs

Que tal o pessoal que implica com os estrangeirismos passar a falar latim? rsrsrsrs! Bom, j vou avisando: tambm no era to "pura" assim como pensam alguns. Quem quiser falar uma lngua pura, que invente a sua prpria. Mas no vale empregar qualquer prefixo ou sufixo latino, grego, etc. rsrsrsrs!
1
Responder Compartilhar

Ramon Azevedo

Bruno 3 dias atrs

Principalmente do castelhano e do francs? Aprendeste isto onde, p?


Responder Compartilhar

Eduardo

Plinio 2 dias atrs

Ainda lembro da minha professora de portugus do ensino mdio que 10 anos atrs disse que o Ingls uma lngua compacta, onde existem palavras que carregam muito significado e o Portugus, ao contrrio, uma lngua dialtica, na qual se voc quiser dizer "exibio de musculatura vocal e virtuosismo estril que destri qualquer cano", ser exatamente isso que voc ter que dizer pra expressar essa ideia, enquanto que em Ingls voc pode simplesmente dizer "oversinging". So apenas diferenas entre as duas lnguas. No acho uma m ideia usar esse anglicismo parar retornar ao mesmo conceito sem ter que repetir toda aquela frase enorme, dado que esse tipo de artigo normalmente tem o intuito de ser uma leitura rpida.

ver mais

Responder Compartilhar

Clara Fontenele

Plinio 3 dias atrs

Perfeitamente bem colocada Plinio, para quem fala de herana bastarda americana....
Responder Compartilhar

Vincius Manhes Andrade

kikonogueira 4 dias atrs

Que justamente o que ele disse que no uma herana bastarda. E no mesmo. Entendo completamente como a "americanizao" exagerada afeta exageradamente nossa cultura, mas no motivo pra meter pau assim e falar mal, como se a nica oversinger decente tivesse sido Whitney Houston. Destacar a Celine Dion como irritante s mostra como voc tem uma opinio parcial. Voc reduziu dcadas de evoluo do canto na msica negra americana a ofensas e preconceitos vazios e extremamente injustos. Se voc gosta da voz sem sal de karaoke da Paula Toller, beleza, mas no precisa fazer esse escndalo porque no gosta de outros estilo de canto. Mais uma vez, entendo a frustrao quanto a americanizao" do canto no Brasil, de fato, o The Voice teve bastante gente cantando assim e at forando a barra. Mas nada disso justifica esse seu preconceito e discriminao. Voc no pode reduzir a lixo o que paixo de muitos e tradio de geraes. No assim que funciona!

ver mais

135

Responder Compartilhar

kikonogueira

Mod

Vincius Manhes Andrade 4 dias atrs

Vincius, a minha opinio. Paula Toller??? No houve evoluo da msica negra no caso dessas cantoras. Ningum srio diz isso. So apenas coisas do mercado. Veja como cantam as duas maiores cantoras negras, Billie Holiday e Ella Fitzgerald (que, s vezes, usava um recurso chato chamado scat singing). Pegue mesmo a gigantesca Aretha Franklin. Compare com Cline Dion, Whitney Houston ou Mariah Carey. Oua quem comea a berrar de graa. No estou dizendo que essas ltimas no so boas tecnicamente. Mas o fato de voc alcanar oito escalas e us-las todas numa msica no quer dizer coisa alguma, apenas que voc est ignorando a msica para se exibir. Tem mais a ver com corrida de obstculos do que com o ato de cantar. Abs.

ver mais

121 Lila

Responder Compartilhar

kikonogueira 4 dias atrs

Tem a ver com sombra de olhos neon. Mais que maquiar, chama a ateno pelo exagero.
65
Responder Compartilhar

kikonogueira 20

Mod

Lila 4 dias atrs

Na mosca, Lila!
Responder Compartilhar

Lila 6

kikonogueira 4 dias atrs


Responder Compartilhar

Na mosca, nao, Kiko. Na cabra hahaha

kikonogueira 2 Celeste

Mod

Lila 4 dias atrs

Heheheheeheh
Responder Compartilhar

Lila 2 dias atrs

Tb achei. Exagero exageradamente exagerado. Chega a deturpar a boa msica brasileira de tantos "floreios" ( assim que se diz?). Definitivamente, absurdamente exagerado!
2 Natlia
Responder Compartilhar

kikonogueira 4 dias atrs

Cara, vim te dizer que concordo com vc kikonogueira. Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Aretha Franklin conheciam harmonia, estudavam as melodias, em fim, sabiam cantar fazendo msica! E, se servir de argumento de autoridade, sou estudante de canto. Trago esse dado no como "amostrao" (como diriam aqui em PE) mas pq realmente me do ver que os cantores simplesmente parecem no conseguir acertar uma nota, parecem no saber pra onde esto indo. Parecem estar perdidos, e o pblico aplaudindo! Leva-se muito tempo estudando no mnimo 4 horas por dia pra voc ser um cantor bom, e eu no estou falando somente dos cantores eruditos. Muitos dos candidatos do The Voice tinham timbres lindos (pelo que vi nos vdeos na net) mas se perdiam completamente qndo tentavam enfiar ouvido abaixo melismas que ficam nos comas e irritam tanto que muitas vezes me fizeram desligar o vdeo antes do fim da apresentao.

ver mais

49 Jlio

Responder Compartilhar

Natlia 4 dias atrs

Eu fiquei indignado quando uma fonoaudiloga que cantou impecvel e gentilmente Chico Buarque foi eliminada, pq prefiriram algum que largasse gritos, to somente. E tambm quando eliminaram o cearense que cantava samba...
26
Responder Compartilhar

kikonogueira 7 1

Mod

Natlia 4 dias atrs

Obrigado pelo depoimento, Natlia. Abrao.


Responder Compartilhar

Vincius Manhes Andrade

kikonogueira 4 dias atrs

O problema voc reduzir tudo isso a "alcanar oito escalas e ignorar a melodia pra se exibir". "Ningum srio diz isso"?! Como assim? O canto R&B no mudou nada de Ray Charles pra R. Kelly? a mesma coisa ento? E justamente, sendo sua opinio, acho que dava pra querer ofender menos, porque foi o que voc mais fez. No vamos fugir do ponto aqui, o The Voice Brasil tem mais oversinging do que o americano. Essa galera realmente no faz bem como por exemplo Ed Motta ou a Deise Cipriano do Fat Family. Alis o programa americano tem mais variedade de estilo at porque eles sabem que msica americana no se reduz a soul, e eles tem cantores de vrios nichos.

Veja que o ponto o mesmo na questo do programa, s que eu me senti sim muito ofendido por voc ter atacado todo um grupo pelos pecados de alguns poucos. E alis, uma coisa pra fica pensando: Ningum nasceu com correntes nos ps dizendo que "voc nasceu nesse pas, voc pertence a esse pas e s faz o que nesse pais surgiu". Esse computador que voc est usando pra ler isso, do mesmo jeito que o meu celular aqui, ou esse "web site" em que nos encontramos no so exatamente produtos nacionais.
ver mais

29

Responder Compartilhar

kikonogueira

Mod

Vincius Manhes Andrade 4 dias atrs

Mudou. Mas R. Kelly no tem nada a ver com o Ray Charles. Ou tem s pelo fato de serem cantores negros? Ray Charles um gnio, um gigante do soul, um inventor, um mestre. No h termo de comparao de estilo e muito menos de obra com "R Kelly". injusto com esse sujeito. Eu no entendi nada esse negcio da corrente nos ps, mas leia direito o que eu escrevi: esse oversinging no tem nada a ver com o jeito de cantar brasileiro. Como virou uma praga, inclusive por causa de programas como esse, at mesmo a Ana Carolina e a menina do forr se obrigam a tentar cantar desse jeito, com um resultado ridculo. Abs.
20
Responder Compartilhar

Carregar mais comentrios

Assinar feed

Add Disqus to your site

1. FHC: Barbosa no tem traquejo para a presidncia e poderia causar grandes crises no pas

2. Jornalista tenta invadir quarto de Schumacher disfarado de padre

3. Primeiro vo comercial entre Cuba e EUA em 50 anos aterrissa em Havana

4. Como sempre, atletas do Qunia dominam a So Silvestre

5. Segundo relatrio, Genoino tem boa aparncia e quadro de sade estvel

6. Papa eleito o homem mais bem vestido do ano pela revista Esquire

7. Depois de nova cirurgia estado de sade de Schumacher tem ligeira melhora

8. Jovem indiana estuprada em grupo duas vezes ateia fogo ao prprio corpo e morre

9. Responsvel pelos fogos no rveillon de Copacabana j trabalhou para Saddam Hussein

10. Renan devolve R$ 27 mil aos cofres

pblicos por viagem a Recife para implante de cabelo num avio da FAB

ENQUETE

Quem foi a Personalidade do Ano?

O papa Francisco. Batata.

Snowden. Batata.

Mujica. Batata.

Vote nesta enquete

Veja os Resultados

MAIS LIDOS
POPULAR

COMMENTS
WEEK

LATEST
MONTH ALL

TODAY

Como o autismo ajudou Messi a se tornar o melhor do mundo

Dinho Ouro Preto no Rock in Rio: a glria da rebeldia desinformada

O Whatsapp virou um armazm de pornografia involuntria

Sndrome de Whitney Houston: o virtuosismo vocal estril o legado do The Voice msica brasileira Marina Silva morreu abraada a Feliciano

ASSINAR BLOG POR EMAIL

Digite seu endereo de e-mail para assinar este portal e receber notificaes de novas publicaes por email.
Endereo de Email

Assinar

Dirio do Mundo
Curtir 31.785 pessoas curtiram Dirio do Mundo.

Plug-in social do Facebook

NOSSAS LEITURAS PREFERIDAS

CATEGORIES

O DCM

SOBRE NS

"Minha Tribo"

Poltica
Arte

Sobre o Dirio Expediente Anuncie Midia Kit Fale Conosco

BBC CNN Huffington Post Daily Beast O Cafezinho Viomundo Blog do Nassif Tijolao Blog do Miro Conversa Afiada

"Novo Tempo" Brasil Carreira

Mundo Economia Cultura Entretenimento Mdia Esporte Comportamento Sustentabilidade

Cinema & Televiso Comportamento Crime Cultura

Cultura & Entretenimento Destaques Esporte Foto do dia Histria Internet Londres Meio ambiente Memrias Mdia Mundo Msica Poltica Economia Filosofia Geral Humor Literatura

Oriente Mdio Religio

Sade

Sem categoria Sociedade Sustentabilidade Teatro tirinhas Video do dia Tecnologia Viagem tica

Вам также может понравиться