Вы находитесь на странице: 1из 6

COMPETNCIAS EM GESTO COM PESSOAS COMPETNCIAS BSICAS

B1. Autoconhecimento e Auto-estima


Conhecer seus pontos fortes e fracos e administr-los para conseguir sempre o melhor desempenho.

B2.

Assertividade

Ser capaz de expressar sentimentos e opinies de maneira equilibrada, expondo-se com preciso e tranqilidade, independente do status dos outros.

B3.

Capacidade de deciso

Chegar a decises sobre o seu trabalho em tempo hbil, s vezes sem informaes completas, com prazos apertados e sob presso.

B4.

Resilincia

Capacidade de recuperao frente s presses de tempo e conflitos interpessoais, resultantes de experincias difceis e estressantes.

B5.

Criatividade e Inovao

Capacidade de analisar os processos existentes e desenvolver idias novas e inditas sobre eles. Reconhecer as idias criativas de outras pessoas.

B6.

Comunicao

Dominar as diferentes tcnicas de comunicao interpessoal e organizacional de modo a traduzir de forma clara, concisa e objetiva o contedo que se queira passar. Expressar-se corretamente de forma verbal e escrita evitando vcios de linguagem e erros que possam comprometer o entendimento da mensagem que se quer passar. Manter atitudes de posicionamento pessoal e de postura corporal compatveis com o que se espera de um profissional que deve ser referncia de credibilidade, tica e de compromisso para os demais.

B7.

Foco no cliente

Mostrar-se comprometido com a satisfao dos clientes, demonstrando dedicao por meio de seus esforos. Procurar inteirar-se das informaes sobre os clientes e utiliza-as para melhorias de produtos e servios.

B8.

Iniciativa

Identificar tarefas e tomar pulso delas antes que algum pea. Estar sempre motivado a alcanar resultados excepcionais, pensando em formas para melhor-los.

B9.

Melhoria Pessoal Contnua

Demonstrar forte desejo de aprender, aprimorar-se e se desenvolver

continuamente.

B10.

Perseverana e orientao para resultados

Definir metas desafiantes para si e utilizar energia e motivao para conquistlas. Fazer dessa prtica um hbito, estabelecendo metas dirias, mantendo um sentido de prontido para atingir os objetivos de projeto. Ter necessidade de terminar tudo o que comea e raramente desistir ou deixar de lado algo antes de termin-lo, especialmente em face das adversidades.

B11.

Planejamento pessoal

Avaliar corretamente o que deve ser feito para atingir suas metas. Desenvolver e criar cronogramas de trabalho. Antecipar-se a problemas e obstculos.

B12.

Resoluo de conflitos e de problemas

Perceber as situaes de conflito rapidamente e as enfrentar, vendo nelas oportunidades. Pensar e sugerir possibilidades que evitem conflitos. Auxiliar na resoluo de discrdias e conseguir cooperao. Usar lgica e mtodos eficazes para resolver problemas difceis, com solues precisas.

B13.

Trabalho em equipe

Trabalhar e auxiliar colegas a trabalharem cooperativamente em equipes com dilogo aberto, com oportunidades de contribuio e compartilhamento de sucessos e fracassos.

B14.

Conhecimento do Negcio

Saber como o negcio funciona, conhecer bem as prticas, polticas, tendncias e informaes relacionadas organizao, tanto atuais como futuras.

B15.

Credibilidade

Construir relaes de confiana.

COMPETNCIAS GERENCIAIS
G1. Liderana
Ser capaz de estabelecer direes claras. Distribuir a carga de trabalho adequadamente, estabelecendo-o de uma forma organizada e bem planejada. Atribuir responsabilidades com clareza, determinando objetivos e feedback no processo de trabalho.

G2.

Delegao e Empowerment

Usar procedimentos e promovam a confiana dos colaboradores em si prprios e sempre que possvel delegar autoridade para a tomada de decises.

G3.

Coaching e desenvolvimento de pessoas

Acompanhar e orientar os membros da equipe para que desenvolvam suas

competncias. Distribuir tarefas e projetos desafiadores. Promover frequentes reunies de planejamento de programas de desenvolvimento. Atuar como coach.

G4.

Estratgia e Viso de Futuro

Ser capaz de desenvolver planos e estratgias de longo prazo, pensando nas oportunidades para o desenvolvimento das competncias essenciais da organizao.

G5.

Influncia

Ter capacidade de persuaso de modo a conseguir ganhar suporte e apoio para suas idias. Ser capaz de influenciar as tomadas de deciso em diversos nveis da organizao, com seus pares, superiores e colaboradores.

G6.

Motivao

Provocar o comprometimento das pessoas, dando significado ao trabalho e criando um clima no qual queiram fazer o melhor. Ser capaz de perceber o que estimula cada um e conseguir o resultado mais efetivo de cada colaborador.

G7.

Organizao

Conseguir recursos organizacionais mais diversificados para a viabilizao dos planos de ao. Ser capaz de realizar mltiplas atividades ao mesmo tempo para atingir uma meta e sem perder a qualidade, utilizando o senso da organizao do trabalho. Concentrar seus esforos no estabelecimento de prioridades.

G8.

Gestor da Mudana

Mostrar-se interessado e disponvel s novas e diferentes maneiras de realizao de uma atividade. Ser sensvel a demandas e exigncias para mudanas pessoais, interpessoais ou organizacionais. Ser capaz de ter uma viso positiva da ps-mudana. Transmitir segurana e tranquilidade s pessoas durante o processo de mudana.

G9.

Guardio da Cultura

Ser capaz de respeitar a histria da empresa e criar o futuro inovando e integrando as prticas de RH em torno das pessoas e da organizao. Zelar pela prtica dos valores organizacionais em todas as relaes e instncias de deciso..

G10.

Atuao em diferentes culturas

Atuar com viso do mundo amplificada, ter disposio para apreender o que acontece ao seu redor, no se fechar em princpios rgidos, ser flexvel, ter abertura e capacidade para entender a complexidade das diferenas culturais e como elas podem afetar o seu trabalho e em sua atuao com a equipe.

COMPETNCIAS ESPECFICAS DO ANALISTA / ESPECIALISTA / CONSULTOR


E1. Planejamento Estratgico de RH
- Conhecer as etapas de elaborao do planejamento estratgico corporativo (definio de misso, valores, viso de futuro, etc.). - Saber integrar o planejamento de RH ao planejamento estratgico corporativo atravs da correta identificao das necessidades quantitativas e qualitativas de pessoas e os respectivos processos de RH envolvidos. - Saber traduzir em planos de ao de curto, mdio e longo prazo o atendimento s necessidades de suprimento qualitativo e quantitativo de pessoas em uma organizao.

E2.

Recrutamento e Seleo

- Domnio de todo o processo seletivo desde o planejamento de vagas at a seleo do melhor candidato, conduzindo-os com qualidade e sempre buscando a eficincia e a eficcia como um todo. - Conhecer as diversas formas de recrutamento de pessoas e identificar a melhor forma de aplicao de cada uma em relao necessidade apresentada. - Saber identificar os testes de seleo a serem conduzidos de acordo com o perfil da vaga e do candidato; promover sua aplicao; acompanhar e/ou saber corrigi-los. - Zelar pela qualidade do comportamento dos demais envolvidos em um processo seletivo, quanto eficcia e eficincia de suas aes, principalmente no que tange s entrevistas. Corrigir e ensinar onde necessrio, independentemente do nvel hierrquico do entrevistador.

E3.

Treinamento e Desenvolvimento

- Domnio das etapas do ciclo de T&D: levantamento de necessidades, programao dos eventos, execuo do processo e avaliao dos resultados.

E4.

Recompensas e Benefcios

- Saber montar um plano de cargos e salrios em todas as suas etapas: anlise de cargos - elaborao de descrio e especificao de cargos; avaliao e classificao dos cargos; conduzir uma pesquisa salarial; montagem da estrutura salarial; elaborao das diretrizes e polticas salariais. - Identificar os diversos tipos de recompensas e saber como aplic-los de modo a ter diversificao e equilbrio no estmulo aos colaboradores. - Elaborar uma poltica de benefcios sociais e saber conduzir sua gesto de modo flexvel.

E5.

Gesto de Desempenho

- Conhecer as diversas metodologias de gesto de desempenho tradicionais

e contemporneas e saber conduzi-las como referenciais de apoio deciso de desenvolvimento de carreira e recompensa.

E6.

Gesto por Competncias

- Saber conduzir o processo de transio do modelo tradicional baseado na anlise e avaliao de cargos para o modelo baseado em competncias. - Domnio do processo de mapeamento de competncias e sua implementao integrado aos demais processos de T&D, planejamento de carreira, gesto de desempenho, recompensas e outros.

E7.

Relaes Trabalhistas e Sindicais

- Conhecer e saber aplicar a legislao trabalhista e previdenciria atravs do estabelecimento de rotinas administrativas, inclusive aquelas ligadas sade e segurana no trabalho. - Saber conduzir uma negociao coletiva de trabalho com os representantes dos empregados constitudos em sindicatos ou no. - Dominar as tcnicas de negociao individual e coletiva com vistas a preveno, administrao e soluo de conflitos.

E8.

Consultoria Interna

- Capacitar-se nas competncias para operar como consultor interno de RH apoiando os negcios da organizao: saber realizar um diagnstico da situao-problema; propor alternativas de soluo; conduzir processos de mudanas; assessorar e negociar com os gestores de negcio; lidar com conflitos de interesses; alinhar os interesses de determinada rea com as diretrizes organizacionais, etc.

E9.

Planejamento e Desenvolvimento de Carreira

- Saber realizar um planejamento estruturado de carreira considerando os processos de avaliao de potencial e planejamento de sucesso interligados com os demais processos de T&D, gesto por competncias, gesto de desempenho, recompensas e outros.

E10.

Qualidade de Vida no Trabalho

- Saber estruturar e monitorar programas de sade ocupacional e de segurana no trabalho juntamente com os especialistas das reas - Conduzir pesquisas de avaliao do clima organizacional, analisar seus resultados e fazer proposta de aes de melhoria. - Analisar aspectos que envolvam a atuao organizacional nas questes de responsabilidade social e de voluntariado, estimulando uma participao consciente de cidadania.

E11.

Indicadores de Resultados

- Conhecer os principais indicadores que levam as organizaes a verificao dos resultados obtidos nos processos de gesto com pessoas, saber implement-los e monitor-los.

QUADRO-RESUMO DE COMPETNCIAS EM GESTO COM PESSOAS Funo: Gestor Funo: Analista


B1 a B15

Funo: Especialista
B1 a B15

Funo: Consultor
B1 a B15

Competncias Bsicas - B Competncias Gerenciais - G

B1 a B15

G1 a G10

XXXXX

XXXXX Recrutamento e Seleo E1, E2, E11. T & D E1, E3, E5, E6, E9, E11.

XXXXX

Competncias Especficas - E

XXXXX

E1, E2, E3, E4, E5, E6, E7, E9, E10 e E11

Administrao de Pessoal/Relaes Trabalhistas E1, E4, E7, E11. Gesto de Cargos, Salrios e Benefcios E1, E4, E5, E6, E7, E9, E11. Gesto de Desempenho/Gesto por Competncias E1, E2, E3, E4, E5, E6, E9, E11. Sade e Segurana no Trabalho E1, E2, E3, E4, E7, E10, E11.

E1 a E11

Вам также может понравиться