Вы находитесь на странице: 1из 8

O filme A Vida de David Gale conta sobre a pena de morte, uma histria dada pelo diretor Alan Parker,

David um homem inteligente e com unio sua amiga Constance ativistas, forjam

um crime.

O trama se desenrola na historia de um professor Universitario e sua amiga, ambos defensores da abolio da pena de morte nos E.U.A no qual no poderia ser perfeito,para mostrar uma das maiores falhas do sistema prisional americano. Neste exato momento o professor demonstrou a conscincia e a dignidade de suas aes, ele queria expor o quanto a justia pode matar a inocentes. Por isso acredita-se que como Max Scheler dizia, o homem que capaz de conciliar a liberdade, a conscincia e a norma , de fato, um grande articulador, uma pessoa que mesmo diante de todos os obstculos possveis no se deixa enfraquecer e nem mesmo perde seus ideais. Por fim conclui-se que David Gale recuperou a dignidade que tinha, e para isso foi satisfatrio apenas o uso da sabedoria humana conciliada com a razo da tica e das virtudes que dela emanam.

Ativista contra a pena de morte acusado de assassinato eaguarda sua vez no corredor da morte, questionando sua culpa.

O Brasil foi oficialmente o segundo pas da Amrica Latina a abolir a pena de morte para crimes comuns. O pioneiro dessa medida na Amrica Latina foi Porto Rico, em 1856.

Desde ento, nas constituies seguintes, a pena capital deixou de ser aplicada em crimes tidos como comuns, com exceo Carta Magna, da constituio de 1937. No perodo do Estado Novo, regido pelo ex-presidente Getlio Vargas, que previa a aplicao da execuo penal em casos de crime que ferissem a preservao das instituies governamentais. A pena de morte voltou a ser definitivamente proibida com a Constituio de 1946, salvo sob casos especficos em tempos de guerra, onde haja crime de traio nao.

Outra exceo histrica, aps a proibio da pena capital, foi a que ocorreu durante o regime militar em 1969, com o Ato Constitucional n 01, que previa, atravs do artigo de emenda constitucional, sob o Decreto de Lei n 898, a aplicao da pena de morte em casos especificados no decreto, que ainda hoje conhecido como a Lei de Segurana Nacional.

Na atual constituio, mesmo com suas constantes emendas constitucionais, a pena capital estritamente proibida, salvo, como foi dito, em casos muito especficos.

A ltima execuo oficial, feita pela Justia Civil brasileira, ocorreu no estado de Alagoas, no municpio de Pilar, onde na ocasio foi sentenciado o escravo Francisco (no se sabe o sobrenome do mesmo), no dia 28 de abril de 1876. J no caso de um homem livre, a ltima execuo que se tem dados histricos documentais foi a de Jos Pereira de Sousa, em 30 de outubro 1861, na cidade de Santa Luzia, no interior do estado de Gois.

Em 1942, o judicirio, respaldado pela Constituio do Estado Novo de 1937, condenou o escritor Gerardo Melo Mouro, sob a acusao de espionagem para o Eixo: aliana de pases liderada pela Alemanha, na Segunda Guerra Mundial. Porm, no h registro de que se tenha aplicado a execuo aps a condenao.

Como mencionado, a pena capital foi definitivamente abolida, em 1988, com a promulgao da Constituio Federal. Apesar de prever a pena capital em casos de crimes em tempos de guerra, essa, nunca foi aplicada nesse tipo de configurao que a lei brasileira, atravs da justia militar, permite.

Apesar do pouco ou nenhum interesse governamental em se reintroduzir a pena capital no Brasil, que h mais de 145 anos no aplicada nem se aplica para crimes comuns, uma pauta vem sendo cada vez mais discutida nacionalmente pela opinio pblica. Aps inmeros casos de atrocidades cometidas por algozes, que geram na populao um sentimento de revolta, como por exemplo o caso do menino Joo Hlio, em 2007, que foi arrastado, preso a um cinto de segurana por trs quilmetros por assaltantes que haviam roubado o carro de seus pais com o menino ainda dentro do veculo. Outro caso, o da menina Isabella Nardoni, que foi atirada do sexto andar de um edifcio, aps ter sido espancada.

Crimes brbaros acabam por acender um sentimento de indignao na populao que, movida pela emoo, questiona se a pena de morte no Brasil seria vlida para esses tipos de crimes hediondos.

No entanto, a discusso acerca desse tema muito mais complexa do que simplesmente o ato de punir com a morte em si. uma discusso que envolve tanto fatores de cunho moral, quanto econmicos para o estado.
A questo como seria implantada j que a Constituio Federal de 1988inclui no art. 5, XLII que no haver pena de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX, e se existem outras formas de combater este problema.

A pena de morte no configuraria um injustia no caso de julgamentos errados por duas razes bsicas:

1) No caso de qualquer dvida no sanada num julgamento, a corte no pode aplicar pena alguma, uma vez que sem prova no h crime.

2) No caso de um raro erro por parte do Sistema Judicirio, imputa-se o princpio do direito: Abusus non tollit usum (o abuso no tolhe o uso), ou seja, implica que se tudo que envolve risco de erro ilegtimo, todo tipo de criao da sociedade seria passvel de no ser criada, pois, usando-se o exemplo do automvel, por exemplo, em que ocorrem diversos acidentes diariamente, sem deixar de ser uma utilidade para a sociedade. Assim tambm seria com as decises acerca da sentena de pena capital. Apesar de possveis erros, de extrema utilidade segundo seus defensores, para a vida em sociedade.

Inocentes so condenados a pena de morte e quando so descobertos, j tarde. Alguns relatos de pessoas que passaram pelo corredor da morte dizem que testemunha foram coagidas para mentir

Toda vez que a sociedade se depara com um crime de maior repercusso, principalmente se tiver requintes de crueldade, independente da histria, invariavelmente, a pena de morte surge na palavra de um ou outro defensor dessa pena extrema. preciso ter uma certa cautela, porque a pena de morte tema de apelo fcil emoo. Quando a sociedade est comovida, quando a emoo social est de alguma forma manipulada ou estimulada, verificamos que a pena de morte ganha campo, adeptos, simpatizantes e defensores ferrenhos. Se fizssemos um plebiscito para que o povo decidisse, se teramos ou no, no futuro no Brasil, a pena de morte, diante do impacto da notcia de algum eventual crime brbaro, certamente o resultado do plebiscito seria favorvel a implantao da pena de morte. por isso que precisamos de serenidade para examinar esse tema e cautela para se enfrentar os argumentos dos defensores da pena de morte. O nico argumento que os defensores da pena de morte trazem com razo e, sem dvida irrebatvel, de que, o indivduo que eventualmente for condenado pena de morte, no ter qualquer possibilidade de reincidncia aps sua execuo. Todavia, trata-se de um argumento bvio que no traz nenhuma relevncia. A discusso maior, que sobre a utilizao da pena de morte visando a diminuio da criminalidade, isto sim, penso ser importante como tema a ser discutido na sociedade moderna, em especial no Brasil, diante do avano dessa criminalidade. Para recortar o tema precisamos lembrar que a Constituio Federal, promulgada em 1988, que no seu inciso XLVII, artigo 5 exatamente na alnea "a", que estabelece que no haver pena de morte, salvo em caso de guerra declarada, portanto, o legislador constitucional por meio da lei maior, aquela da qual deve emanar os princpios, as diretrizes para toda legislao ordinria no pas, estabelecendo que a pena de morte no deve existir no Brasil.

Trata-se, portanto, de clusula ptrea que no pode ser alterada, mas, a pena de morte j existiu entre ns, h muito tempo desde o momento em que o Brasil ainda estava sob o jugo estrangeiro e que aqui vigiam as ordenaes. Portanto, poca do descobrimento tivemos as ordenaes, primeiro as Afonsinas depois as Manoelinas e observamos que a pena de morte estava prevista como possibilidade de aplicao. Posteriormente, com a diviso do Brasil em capitanias hereditrias, a pena de morte tambm permaneceu entre ns e at a poca das ordenaes Manoelinas em 1512, ns ainda a observvamos. Assim, a pena de morte era pena por excelncia e executada pela forca, pela espada, na fogueira, pela entrega da vtima aos ndios, pelo esquartejamento do condenado, inclusive ainda vivo e essas formas de execuo sempre traziam um cunho de espetculo, isto , deveria se servir de exemplo, amplamente divulgadas e se possvel realizadas publicamente. Tivemos aps a Proclamao da Independncia em 1822, a primeira Constituio do Brasil, de 1824, no afastava a pena de morte, muito embora, estranhamente, se preocupava com as condies carcerrias. O Cdigo Penal compatvel com esses princpios constitucionais, foi o de 1830, o qual tambm manteve a pena de morte. Esse Cdigo previa a pena capital para os crimes de homicdio, para roubo seguido de morte, para insurreio e para escravos que eventualmente obtivessem a liberdade pela fora. Nesse caso, a previso para o cumprimento da pena mxima estava no art. 38 e era executada pela forca. O acusado era conduzido pelas ruas pblicas, numa verdadeira cerimnia, para que todos vissem que a punio era inexorvel e violenta. Portanto, tratava-se de ritual destinado a incutir medo, temor no povo. Os corpos dos executados podiam ser entregues a parentes e amigos, desde que autorizado pelo juiz e no caso em que se tratasse de condenada grvida, a pena s poderia ser executada, 40 dias aps o parto. E assim, a pena de morte foi largamente utilizada e aplicada at a segunda metade do sculo XIX, quando, por um erro judicirio ocorreu a morte de Mota Coqueiro, em 1855 em Maca, a qual abalou a populao e impressionou o Imperador que passou, a partir da, comutar a pena de morte sistematicamente, no autorizando a execuo de mais ningum, transformando em penas de Gals perptuas, devendo serem removidos s galeras para remarem at o ltimo de seus dias. Este histrico erro judicirio que levou a morte Mota Coqueiro, revelado pela confisso tardia de um desconhecido, de nome Herculano, que momentos antes de morrer, confessa ao seu prprio filho que ele sim teria sido o verdadeiro autor do crime pelo qual Mota Coqueiro havia sido condenado. Esse Herculano, pede ao seu filho que divulgue a sua confisso para afastar a responsabilidade do Mota Coqueiro. Este triste episdio foi um marco na histria da pena de morte no Brasil. E a pena capital permaneceu em nossa legislao at o Cdigo Penal de 1890, que afastou definitivamente a pena de morte de nossa legislao, da mesma forma, a Constituio Federal de 1891, afastou expressamente, a pena de morte, com ressalva legislao militar em tempo de guerra, o mesmo ocorrendo com a constituio de 1934, que tambm assim previu no art. 113, inc. XXIX daquela Carta. A nvel constitucional, a Carta Magna de 1937, volta a prever a pena de morte em seu art. 122, n. 3, isto , a partir do Estado Novo, com objetivo inclusive da preservao das prprias instituies. No obstante esta estipulao, o legislador ordinrio, que redigiu o Cdigo Penal de 1940, afastando-se da Constituio vigente poca, no incluiu a pena capital entre suas sanes penais. Com a queda do Estado Novo e com o advento da Constituio de 1946, novamente a pena de morte foi abolida no Brasil, com a ressalva de sempre, a legislao militar em tempo de guerra, da mesma forma, esta Constituio foi substituda pela de 1967, que no seu artigo 150, 11, tambm expressamente, afastou a pena capital da nossa Carta Magna. Nesse avano legislativo, a emenda Constitucional n. 01 de 17 de outubro de 69, estabeleceu a possibilidade da incidncia da pena capital; da mesma forma o decreto lei n. 898 de 29 de setembro de 1969, que estabeleceu o crime contra a Segurana Nacional, tambm estabeleceu a pena de morte no Brasil. Aps isso, com a Emenda Constitucional n. 11 de 13 de outubro de 1978, que a pena de morte foi novamente abolida para o crimes contra a segurana nacional, restringida sua incidncia legislao aplicvel, quando se tratasse de guerra, ou seja na legislao militar. Hoje, a nossa Constituio de 88, como dissemos no incio, probe a pena capital, exceo de situaes de crimes militares em poca de guerra, mas veda terminantemente e peremptoriamente, a pena capital como punio penal no Brasil. O legislador historicamente, no conseguiu se definir qual seria o melhor caminho para a legislao do Brasil, no tocante a pena de morte e sua repercusso para coibir a criminalidade. Assim, estabeleo cinco possibilidades que me levam a rejeitar a pena de morte no Brasil. A primeira delas a dimenso da falibilidade humana, a dimenso do erro judicirio, a nossa justia no a justia perfeita, absoluta, divina, a nossa justia a justia do homens, a justia mundana, falvel, como falvel o homem, o erro judicirio se apresenta diariamente em nossos tribunais e este inevitvel, enquanto tudo feito pela mo do homem, da porque, diante da possibilidade de erro num julgamento, no posso admitir uma pena que seja irreversvel e a pena de morte . Assim sendo, a pena de morte num primeiro argumento no pode estar entre ns, porque o erro judicirio existe. Como segundo argumento, no acredito na punio que esteja dissociada da sua progresso, em outras palavras indispensvel que tenhamos a progressividade da pena a que o indivduo est sujeito, para que este ao cometer um

crime, possa pelo menos por opo, escolher se estar sujeito a punio prevista naquela lei, e isto deve ser em graus compatveis elevao da conduta, vale dizer quanto mais grave o crime, mais grave dever ser a punio a que est sujeito e a reiterao da conduta, precisa levar reiterao da punio, numa escala ascendente. A partir do instante em que esta proporcionalidade no estiver presente, no teremos mais esperana de desencadear naquele indivduo que deseja cometer um crime, os freios inibitrios, ele no ter, qualquer razo para frear-se, no cometendo o delito. Portanto, nada o faria desistir da sua trajetria de crime at porque poderia lhe garantir a impunidade dos crimes anteriores, portanto, no acredito na ausncia da proporcionalidade entre conduta e resposta penal, a pena de morte aniquila, impede esta proporcionalidade. O terceiro argumento um argumento filosfico. No plano filosfico, muito difcil sustentar que a morte atinja o bem mais importante do homem, assim aquele que matar, ter tambm o seu bem mais importante atingido, sendo morto; fica difcil sustentar que o Estado com toda a sua iseno e ausncia de paixo, possa aplicar a conduta ao infrator, exatamente porque este infrator se conduziu daquela mesma forma, em outras palavras, difcil sustentar que o Estado diga ao seu cidado, voc no pode matar, matar o que ns queremos mais evitar, mas se voc matar, o Estado te matar, Onde est o fundamento, a legitimao para isto? Penso que seja um argumento que por si s impede a coerncia da justificativa da pena de morte no Brasil. O quarto argumento, que em todos os pases onde a pena de morte foi implementada, a criminalidade no caiu, num determinado momento ela pode at ter oscilado, mas o resultado cientfico de verificao, aps a observao acadmica do que realmente acontece como reflexo da implantao da pena de morte, em nada altera os ndices de criminalidade, estes oscilam por outros motivos. Portanto, diante desta constatao, de que a pena de morte no inibe o avano da criminalidade, tenho mais um argumento para rejeitar. Por ltimo, conhecedor do povo brasileiro, de sua intensidade emocional, que penso que se eventualmente o Brasil condenasse algum morte, as mesmas vozes que clamaram por essa morte, certamente se manifestaro pedindo clemncia quele condenado, portanto, acho uma medida incua, e que na prtica, nada resolve para frear o avano da criminalidade. A pena de morte no pode existir entre ns, ela no se coaduna com uma Constituio que tem como bem maior do homem, sua vida. No se pode pensar em equilbrio quando punimos o homicdio, quando rejeitamos o aborto, quando criminalizamos a eutansia, ou seja, quando ns repugnamos qualquer atentado a vida e nesse mesmo diapaso admitimos que o Estado, na sua grandeza e soberania, possa atentar contra vida de algum a ttulo de punio. No isto que se espera da pena, o que se espera a recuperao do homem, a sua ressocializao, o mecanismo que possa faz-lo se reintegrar sociedade, se tornando produtivo, honesto, honrado. Agora ao se examinar luz das cinco razes elencadas anteriormente, vamos chegar concluso de que jamais poderemos admitir a pena de morte no Brasil.

Black eu acho um pena que no tenhamos Pena de Morte. No Brasil at isso ia dar errado, eles iam matar os inocentes e continuaramos na mesma coisa. Essa vagabundagem ia aprender a trabalhar, e a ser descente. J pensou todos os pedfilos mortos, o quanto amos economizar com os traumas infantis. Nas Constituies seguintes foram abolidas as possibilidades da existncia da pena de morte no Brasil, com a exceo do perodo da Carta Magna de 1937, na vigncia do denominado Estado Novo implantado por Getlio Vargas, que previa em seu artigo 122, nas situaes de preservao das instituies. Sendo proibida novamente a partir da nova Constituio de 1946. Outra exceo ocorreu a partir de 1969, quando foi editada a Emenda Constitucional n 1, no perodo de governos militares, tambm corroborada pelo Decreto Lei 898 daquele mesmo ano. Entretanto, nove anos depois, em 1978, foi considerada abolida por intermdio da Emenda n11, mantendo-se apenas para o mbito militar, em pocas de guerra. Na Constituio vigente, conforme j dito, no aplicvel a pena de morte, apenas no caso da exceo j apontada. Sendo certo que, conforme sabido, a legislao penal de competncia exclusiva da Unio, no podendo ser objeto de qualquer legislao esparsa de qualquer ente federativo de forma autnoma, diferentemente do que ocorre em outros pases, que permitem que seus estados membros ou provncias decidam no nvel local, a possibilidade de aplicar a pena mxima de extino da vida. Um fator preocupante que, regularmente, alguns indivduos, sem fazerem uma anlise humana e digna, bem como sem refletir sobre o respeito e a oportunidade que se deve oferecer aos demais semelhantes, defendem a aplicao da pena de morte no Brasil, sem perceber da impossibilidade jurdica e, sobretudo sem considerar os riscos de tal iniciativa. Para uma avaliao muito breve preciso compreender alguns nmeros produzidos pela revista Superinteressante da Abril Cultural, ainda no ano de 2001, com relao a alguns pases que freqentemente so citados como referncia:

- Cerca de 90 pases praticam a pena de morte. - A Frana abandonou o uso da guilhotina apenas em 1981. - A pena de morte praticada em trinta e sete estados americanos. - Gastam-se cerca de dois milhes e meio de dlares para se executar uma pessoa, nos Estados Unidos. - Entre 1930 e 1996, 4220 prisioneiros foram executados nos Estados Unidos (mais da metade eram negros). - De acordo com o Death Oenalty Information Center, a populao atual, nos corredores da morte constituda mais de negros e latinos. - At 2000 trinta e cinco condenados com retardo mental foram executados, apesar do governo federal americano e doze estados proibirem isso. - Desde 1970, oitenta e sete americanos deixaram de ser executados por terem sidos comprovados erros em seus processos, e comprovada sua inocncia pouco antes da execuo. Acrescente-se a isso, a grande utilizao da pena capital em pases de governos totalitrios, tais como Cuba, China, Ir e ndia. Por tudo isso, e tambm em razo da proibio constante em clusula ptrea, no possvel a pena de morte no Brasil sob a gide da atual Carta Magna. Fonte(s): Brasil. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de Outubro de 1988 e suas emendas Revista Superinteressante, edio 171, de dezembro de 2001 pgina 44 Editora Abril

Pena de Morte: A Justia no Limite da Racionalidade. A pena de morte um assunto que vem suscitando grandes polmicas no apenas entre os juristas, envolvendo presidentes e at o Papa. Essa polmica j existe h sculos e nunca se chegou a uma unanimidade e talvez nunca se chegue, mas a partir do sculo XIX, houve mais engajamento para que a pena de morte fosse totalmente abolida de todos ordenamentos jurdicos. Muitas pessoas se posicionam contra ou a favor da pena de morte, mas no sabem justificar com exatido a posio que assumem. Tive um professor que dizia que difcil saber com exatido se somos contra ou favor da pena de morte, em quanto no trabalharmos com a escria. Ser justo que um Estado puna com a morte algum que cometeu um homicdio?! No estaramos voltando a velha mxima "olho por olho, dente por dente". Ento no crime se matarmos com a autorizao do Estado? Com a aplicao dessa pena, muitos inocentes j foram sacrificados, no seria mais justo deixar um culpado solto, que matar um inocente? Existem pessoas que se posicionam contra isso, dizendo que melhor um inocente preso, que um bandido; em que mundo estamos onde a vida passa a Ter pouco valor. Os EUA o campeo em aplicao de penas de morte e consequentemente o pas que comete mais erros de justia, s que infelizmente muitas vezes essa constatao chega tarde demais e o valor da indenizao nunca serve para abrandar o sofrimento da famlia, pois o dinheiro nunca poder trazer de volta o pai, filho, irmo, amigo... que se foi. Nos EUA, Pelo menos 360 pessoas condenadas morte, entre 1900 e 1985, conseguiram provar a sua inocncia, s que para 25 a inocncia foi provada tarde demais. Diante de tudo isso surge um novo problema; nos pases em que no existe a priso perptua, como por exemplo no Brasil, onde a pena mxima so 30 anos, o que fazer com as pessoas que tm de ser libertadas, porque j cumpriram a sua pena, mas no tm condies de voltar ao convvio social, pois afirmam que se forem libertados continuaro a matar. Talvez a soluo esteja em ocupar o preso durante o tempo em que estiver na priso e ir enquadrando ao convvio social aos poucos, arranjando trabalho fora das prises para aqueles que estiverem

com a pena quase no fim, mas esse trabalho no dar resultados se a sociedade no contribuir. Deviam ser oferecidos cursos profissionalizantes, Ter uma biblioteca a disposio e muitos outros programas, para que os presos tivessem o seu tempo e tambm as suas cabeas ocupadas. A Assemblia Nacional de Cuba aprovou a pena de morte ( que aplicada por fuzilamento) para os crimes de narcotrfico e outros considerados graves ( assassinatos, violaes, roubos violentos), depois que o presidente Fidel Castro solicitou que os crimes no pas fossem castigados com mais severidade, porque os casos de delinqncia estavam aumentando visivelmente, ameaando deste modo a segurana da sociedade socialista cubana. Os que so contrrios a pena de morte argumentam que a criminologia e as estatsticas provam que a existncia da pena de morte no reduz os crimes punidos com essa pena, e geralmente os que sofrem com a aplicao dela so os mais desfavorecidos, uma vez que no possuem condies para arranjar um bom advogado e os advogados do Estado muitas vezes nem se preocupam em verificar se o seu cliente realmente culpado ou no, e alm do mais a pena de morte no soluciona os problemas de segurana. Os que defendem a sua aplicao argumentam que o criminoso um degenerado irrecupervel e que ficando preso para sempre s estaria gastando dinheiro do Estado e que a melhor soluo seria mat-lo, poupando dinheiro dos contribuintes. Atualmente existem 64 pases que aboliram a pena de morte e incluindo aqueles que j no a aplicam h mais de 10 anos, esse nmero sobe para 103, mas esse nmero ainda pequeno se formos verificar que apesar de serem em nmero inferior, ainda existem muitos pases que a aplicam, so 91 no total. A pena de morte aumentou em alguns pases, entre eles a China (85%), Ucrnia, Rssia e Ir. Desde que essa pena foi reintroduzida nos EUA em 1976, 1997, foi o ano mais trgico atingindo um recorde de 74 execues. A pena de morte uma crueldade no apenas para o preso, mas tambm para sua famlia; alm da aplicao da pena, o preso s vezes fica anos esperando que a execuo seja cumprida, o que acaba desgastando o preso e a sua famlia. Essa pena muitas vezes afeta tambm os funcionrios da priso e os encarregados de cumprir a sentena. At hoje no conseguiu provar-se que a aplicao da pena de morte diminui os ndices de criminalidade, uma vez que verifica-se que os pases que a aplicam tm porcentagens de crimes superiores s dos pases que a aboliram. O Canad um grande exemplo, o ndice de criminalidade em 1993 diminuiu em 27% depois que a pena de morte foi abolida, o que no se verificava nos anos em que a pena de morte ainda vigorava.
Historicamente, o Brasil o segundo pas das Amricas a abolir a pena de morte como forma de punio para crimes comuns, precedido pela Costa Rica, que aboliu a prtica em 1859.

O Brasil aboliu a pena de morte para crimes comuns com a Proclamao da Repblica em 1822. Porm, o estado ainda proferia sentenas de pena capital a muitos crimes, at o ano de 1937, pelo poder de imposio, uma forma de poder do Governo para coibir aes criminosas. No entanto, aconteceu um erro histrico do Judicirio brasileiro, em 1824, quando Mota Coqueiro, um cidado de bem, na poca, foi enforcado em lugar do verdadeiro criminoso.
A ltima execuo determinada pela Justia Civil brasileira foi a do escravo Francisco, em Pilar, Alagoas, em 28 de abril de 1876. A ltima execuo de um homem livre foi, provavelmente, pois no h registros de outras, a de Jos Pereira de Sousa, condenado pelo jri de Santa Luzia, Gois, e enforcado no dia 30 de outubro de 1861. At os ltimos anos do Imprio, o jri continuou a condenar pessoas morte, ainda que, a partir do ano de 1876,

o imperador comutasse todas as sentenas de punio capital, tanto de homens livres como de escravos. Todavia, a prtica s foi expressamente abolida para crimes comuns aps a Proclamao da Repblica. A pena de morte continuou a ser cominada para certos crimes militares em tempos de guerra. [1] A Constituio do Estado Novo, outorgada em 10 de novembro de 1937 por Getlio Vargas, admitiu a possibilidade de se instituir, por lei, a pena de morte para outros crimes alm de militares cometidos em tempos de guerra. O decreto n 4.766, de 1 de outubro de 1942, instituiu a pena capital como pena mxima para inmeros "crimes militares e contra a segurana do Estado". A lei retroagia data do rompimento de relaes do Brasil com o Eixo, janeiro de 1942 e, neste caso de retroao, no se aplicaria a pena de morte. Por isto, o escritor Gerardo Mello Mouro, ao contrrio de uma opinio corrente, no teria sido condenado morte, e sim a 30 anos de priso. Durante o regime militar, a Lei de Segurana Nacional, decretada em 29 de setembro de 1969 (e revogada pela nova Lei de Segurana, de 17 de dezembro de 1978) estabeleceu a pena capital para vrios crimes de natureza poltica, quando deles resultasse morte. Alguns militantes da esquerda armada at foram condenados morte, mas suas penas foram comutadas pelo Superior Tribunal Militar em priso perptua. No houve assim qualquer execuo legal, mas, como se sabe, mais de trezentos militantes foram assassinados antes mesmo de terem a oportunidade de serem julgados, segundo informaes coletadas durante anos de trabalhos, por comisses de anistia e direitos humanos oficialmente reconhecidas pelo Estado brasileiro.[2] A pena de morte foi abolida para todos os crimes no-militares na Constituio de 1988 (artigo 5, inciso XLVII). Atualmente, prevista para crimes militares, somente em tempos de guerra (no entanto, vale notar que o pas no se engajou em um grande conflito armado desde a Segunda Guerra Mundial). O Brasil o nico pas de lngua portuguesa que prev a pena de morte na Constituio.

Вам также может понравиться