Вы находитесь на странице: 1из 17

ADSL e roteador wifi

Configurando

Para configurarmos esse dois dispositivos iremos acesa ls via navegador. Como se estivssemos navegando na internet, mas iremos estar dentro do dispositivo fazendo sua configurao.

Configurando

Para configurarmos esse dois dispositivos iremos acesa ls via navegador. Como se estivssemos navegando na internet, mas iremos estar dentro do dispositivo fazendo sua configurao.

Moden Adsl
Funo : Interpretar o sinal de internet que voc recebe na linha telefnica, e modul-lo para rede ethernet. Interfaces: an!r"#$%-& 'nde se tem a rede de internet. (ine!r"))%-& *abo do telefone

*onfi+urao -portas vpi,vci -ppoe

Parmetros da conexo

Praticamente so dois os parmetros que devemos saber: VPI abreviao de !irtual Pat" #dentifier e VCI de !irtual Circuit #dentifier . $untos, os dois endereos indicam o camin"o que o modem %&'( deve usar dentro da rede de telefonia para c"egar at o roteador que oferece acesso ) *eb. +s valores !P#,!C# usados atualmente no -rasil so: .elefonica: !P# /, !C# 01 .elemar: !P# 2, !C# 00 C.-C: !P# 2, !C# 01 Brasil Telecom: VPI 0, VCI 35 Brasil Telecom (no RS): VPI 1, VCI 32 GVT: VPI 0, VCI 35

Autenticao PPPoE

3+ PPPo4 encapsulado via LLC5, de forma que esta a configurao que voc6 deve utilizar a menos que se7a orientado pela operadora ou o provedor a fazer diferente. !oc6 deve iserir um login e sen a na cone8o ppoe.

Autenticao PPPoE

3+ PPPo4 encapsulado via LLC5, de forma que esta a configurao que voc6 deve utilizar a menos que se7a orientado pela operadora ou o provedor a fazer diferente. !oc6 deve iserir um login e sen a na cone8o ppoe.

Roteador wifi
Funo, -.pandir o numero de portas com cone.o a internet !s/itch% e distribuir uma cone.o sem fio. -.item diversos modelos e fun0es para uma rede /ifi, vamos estudar a rede domestica, a qual todos devemos saber confi+urar.

Interfaces do roteador WIFI

9%:;< % que vai nos conectar com a rede com internet, ou a rede a ser compartil"ada. (%:;< geralmente = Portas de rede f>sicas, que servem como s*it". 9#?#;<Placa respons@vel por distribuir internet sem fio.

Configurao WAN

4ssa placa recebera a cone8o com a rede a ser distribu>da AinternetB, 4ssa interface precisa receber a configurao de #P. &CCP;< ira pegar ip autom@tico da rede a qual esta conectada. 4st@tico;< + ip sera setado manualmente e no ira mudar.

ede do roteador

% rede do roteador sera dividida entre a interface (%: e 9#?#. 4ssa rede geralmente configurada para distribuir ipDs automaticamente. &eveEse conferir essa opFes e acrescentar o dns se necess@rio

Configurando a WIFI

% interface 9#?#, deve ser configurada com ateno, no dif>cil, !as"a a"en#$o, a seguir temos alguns detal"es importantes.

SSID
Ser%ice Se" I&en"i'ier( ) *m con+*n"o ,nico -e carac"eres .*e i-en"i'ica *ma re-e sem 'io( / SSI& '*nciona como *m i-en"i'ica-or semel an"e ao -oc*men"o -e i-en"i'ica#$o 0essoal( &i'erencia *ma re-e sem 'io -e o*"ra e *m clien"e normalmen"e s1 0o-e conec"ar2se a *ma re-e sem 'io se 0*-er 'ornecer o SSI& corre"o( 34is"em 0rogramas .*e -e"ec"am o SSI& -as re-es sem 'io a*"oma"icamen"e e se es"i%erem -es0ro"egi-as, 0o-em so'rer in%as5es o* alg*6m *sar a cone4$o -e 'orma in-e%i-a(

Segurana WIFI
Criptografia: uma forma de se 3embaral"ar5 AcodificarB os dados e s se voc6 tiver a c"ave voc6 consegue desembaral"ar eles AdecodificarB. (ogo, s quem posue a c"ave pode ter acesso.

WEP

94P G 9ired 4quivalent PrivacH, ou, Privacidade 4quivalente ao Cabeado foi um dos primeiros padrFes de segurana propostos para redes sem fio. Como o nome diz, tin"a a pretenso de se tornar um padro definitivo para segurana em comunicaFes 9(%:, porm, "o7e em dia 7@ de con"ecimento que este tipo de criptografia pode ser cracIeado em poucos segundos por alguns soft*ares. &evido a alta compatibilidade deste protocolo com o mercado de equipamentos mais obsoletos e da sua velocidade possui ainda bastante uso.

WAP
9P%,9P%J G o 9iE?i Protected %ccess em suas duas versFes um padro de segurana para redes sem fio que surgiu com a necessidade de aumentar a segurana das redes 94P. 48istem basicamente dois padrFes 9P%. + 4nterprise e o Personal. 7P82PS9:7P822PS9 ; PS9 de PreE'"ared KeH, ou se7a, com esta opo, o usuario tem a necessidade de apenas escol"er uma frase secreta ApreEs"aredEIeHB para a utilizao do 9P%,9P%J. 3n"er0rise, o %P estar@ conectado ) um servidor Ladius que ir@ se encarregar de realizar a autenticao dos usu@rios e verificar um certificado digital.

Cana! "c#anne!$

%s ondas de radio trabal"am numa frequ6ncia determinada. J,=M"z Possu>mos uma fai8a que nos possibilita ter NN canais de onda. &e forma que o canal N, O e NN no se sobrepFem, o que evita perdas ou anulao de sinal. 4nto devemos ver com um cliente *ifi quais redes temos no ar e colocar a nossa num canal diferente para que o sinal fique bom.

Вам также может понравиться