Вы находитесь на странице: 1из 5

Resumo: Poltica Educacional Planos e Polticas de Educao no Brasil: Alguns pontos para reflexo Jos Azanha.

. 1920 Educao vista como problema nacional. -> Quando h uma percepo coletiva. 1579- Chegada dos Jesutas 1759- Expulso dos Jesutas por Marques de Pombal. - Aps a expulso houve um vazio na educao do Brasil, e com a vinda da Famlia Real, houve uma necessidade de cursos superiores. - Houve ento a descentralizao das responsabilidades do ensino. - A educao sistemtica, ou seja, um nvel depende do outro. Contexto Histrico -Urbanizao -Imigrao -Insatisfao poltica -tenses entre a industrializao e a plantao de caf. -> Entre 1920 1930= Educao passa a ser de interesse coletivo e a salvao de todos os problemas. A escola seria uma ferramenta de transformar o homem. E a educao era vista como a soluo para os problemas sociais. Por isso pensavam que reformando a educao mudariam o homem. Criao da ABE (1924) Associao Brasileira de Educao Era Vargas - Conquistas educacionais por meio de presso pblicas. - Criao do Ministrio da Educao e da Sade (1930) O manifesto dos Pioneiros 1932- Grupo criado por educadores e intelectuais da elite cultural, que demonstravam uma preocupao, otimismo, entusiasmo, anseios pela educao. O documento foi escrito por Fernando de Azevedo, a redao foi assinada por 25 homens e mulheres da elite, tinha por objetivo provocar mobilizaes para ao em relao educao. PNE Plano Nacional da Educao - PNE Seria a forma como a educao deveria ser dirigida, forma de garantir a educao. -Brasil no possui um PNE eficiente. - Em 1967 o Ministrio da Educao promoveu um encontro nacional de planejamento da educao cujo objetivo era discutir o anti-projeto de lei fixando os planos educacionais. - Apenas na Constituio de 1988 houve uma idia sobre o PNE

-Aprovado em 2001 2011, porm no foi muito efetivo; 2011 2020 h uma tramitao de um PNE, ainda em julgamento. Redemocratizao no Brasil -Possibilidade de criao de uma LDB Lei de diretrizes e Base. -Promulgao da Constituio de 1988. Estado e polticas sociais- Eloisa Hofling. Poltica Condio da pessoa que livre de levar condies de um todo. Polticas Pblicas - Estado em Ao: So as responsabilidades do Estado em implantar projetos de governo, atravs de programas, aes voltadas para setores especficos da sociedade. No construda apenas pelo Estado, a camada civil social tambm tem participao. Polticas Sociais So as aes do Estado que determina o padro de proteo social, voltadas para a redistribuio dos benefcios sociais visando diminuio da desigualdade, resultado do desenvolvimento socioeconmico. Estado Conjunto de instituies permanentes = legislativo, tribunais. X Governo Conjunto de programas e projetos que uma parcela da sociedade prope para sociedade como um todo. Liberalismo Funes do Estado Garantir os direitos individuais, sem interferncia nas esferas da vida pblica e econmica da sociedade e arbitrar os conflitos que possam surgir na sociedade. Teses Neoliberais - Retomar as teses clssicas do liberalismo. -O estado deveria se afastar das funes do mercado. (?) - Tentam quebrar as teses de Keynes (Estado de Bem-Estar). -Criticar o Estado que cuida do bem dos cidados, as cooperaes e os sindicatos Os neoliberalistas defendem: -As liberdades individuais -Criticam a interveno do Estado -Elogiam virtudes reguladoras do mercado. -> Para os neoliberais a educao no obrigao do governo. Estado de Bem-Estar Criado por Keynes aps segunda guerra mundial, onde visava o auxilio aos necessitados, possibilitando o direito das necessidades bsicas, como sade, alimentao, moradia e etc., que se enquadra nas polticas pblicas.

-Durante a poca de 1940 1970 nos pases centrais se consolidou este Estado. Retrica Vem do grego, e est ligado ao discurso/orador que tem a funo de persuadir/convencer. Brasil 1940 1970 O Estado tinha funo de corrigir falhas do mercado, - superar a crise econmica, - sustentar o nvel de atividade econmica. Esprito animal est ligado a forma como os empresrios dominavam a determinavam o ciclo e as direes econmicas. No Brasil percebe-se uma presena maio do Estado na regularizao da economia. Fim de 1960 Crise do sistema capitalista -> acompanhada por uma crise no modelo de estado. - Houve ento a formulao de propostas para reformar a estrutura do Estado e seu papel. O Estado passa a ser visto como o culpado pela crise e o principal obstculo para o desenvolvimento, pois... a) b) c) d) Havia intervenes excessivas Ineficincia do Estado Baixa qualidade Ineficcia

Governabilidade Faz relao a um governo bom, consolidado e confivel. Segundo Fiori (1995), governabilidade se tornou uma categoria estratgica. Atualmente vista como a capacidade dos reformistas em acumularem poder. Consenso Para as reformas estruturais terem legitimidade, fizeram uso da retrica, e depois que o consenso foi construdo o Brasil era visto como um pas ingovernvel. 1990 a educao tambm comeou a sofrer reformas, se espalham nas reformas que comearam a se consolidar. Formas de privatizao - transferncia. - o governo passa algumas responsabilidades para o setor privado. - financiamento pblico para servidos terceirizados. - desregularo - entradas de firmas privadas em setores pblicos. Cooperao a partir de 1990 -trs variantes destacaram-se no contexto:

1- Definio de uma agenda internacional de eventos em prol da educao, onde era elaborado intenes e recomendaes com as quais os pases participantes se comprometem com os acordos firmados, de onde foi lanado o Plano Decenal de Educao para todos ( 1993-2013) 2- retomada da viso que articulava a educao ao desenvolvimento ( Teoria do Capital Humano investimento na educao para que o homem depois conseguisse alguma coisa no mercado de trabalho) . [ melhoria na educao para gerar mo de obra] Cepal / Unesco rgos que investem na educao. 3- presena de organismos internacionais no pas, voltados para o desenvolvimento de projetos na rea da educao. Ex: UNICEF / Banco mundial (principal financiador de projetos pelo mundo.) UNICEF Criado no contexto ps segunda guerra. ( 11/12/1946) Atuao na rea de Educao e Sade de criana e adolescente. Oramento/ Financiamento: - contribuies voluntrias e governamentais, - patrocnios. Presente em 191 pases. Criado para suprir as necessidades bsicas e crianas, jovens e mulheres, como sade, alimentao, moradia. Quatro linhas de aes: 1 Mobilizao Social e advocacy = referem-se ao processo de sensibilizao, motivao e convencimento de quem toma as decises no pas. 2 Monitoramento dos indicadores de educao. 3 Registro e divulgao de experincias bem sucedidas. 4 Apoio a programas e projetos e educacionais, principalmente projetos de iniciativa comunitria. Banco Mundial Criado no contexto da ps segunda guerra mundial. A constituio de um novo imperialismo econmico ( EUA vencedor da guerra) EUA se torna o poderoso pas que controla as direes do controle econmico. Conferncia de Bretton Woods [ Keynes : criador do Estado do bem-estar (keynesianimo)] Objetivo Inicial do Banco Mundial - Inicialmente ele foi criado para ajudar os pases abalados pela segunda guerra mundial a se reerguerem, junto com o FMI o Banco Mundial foi pensado como agncias complementares com objetivos definidos.

Вам также может понравиться