Вы находитесь на странице: 1из 12

GUIA PRTICO

DESTACAMENTO DE TRABALHADORES DE PORTUGAL PARA OUTROS PASES

INSTITUTO DA SEGURANA SOCIAL, I.P

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

FICHA TCNICA

TTULO Guia Prtico - Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases (N49 v1.03) PROPRIEDADE Instituto da Segurana Social, I.P. AUTOR Instituto da Segurana Social, I.P. PAGINAO Departamento de Comunicao e Gesto do Cliente CONTACTOS Atendimento telefnico da Segurana Social: 808 266 266 (n. azul) Estrangeiro: (+351) 210 495 280 Site: www.seg-social.pt, consulte a Segurana Social Direta. DATA DE PUBLICAO 2 de maio de 2013

ISS, I.P.

Pg.2/12

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

NDICE A O que ? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4 B Quem tem direito? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4 C Que formulrios e documentos so necessrios para o destacamento? --------------------------------------- 5 D1 Quais as obrigaes do trabalhador destacado? -------------------------------------------------------------------- 9 D2 Quando termina o destacamento? -------------------------------------------------------------------------------------10 E1 Legislao Aplicvel--------------------------------------------------------------------------------------------------------10 E2 Glossrio ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------11

A informao contida neste guia prtico no dispensa a consulta da lei.

ISS, I.P.

Pg.3/12

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

A O que ?
O destacamento acontece sempre que uma Entidade Empregadora, com sede e atividade em Portugal, envia para outro Estado-Membro um trabalhador, para realizar uma atividade profissional por conta dessa entidade, por um determinado perodo de tempo. O trabalhador continua, desta forma, abrangido pela Segurana Social portuguesa, enquanto prestar trabalho:
Na Unio Europeia, no Espao Econmico Europeu (EEE), Islndia, Liechtenstein, Noruega e Sua; Num pas com o qual Portugal tem uma conveno bilateral no que respeita Segurana Social (Andorra, Argentina, Austrlia, Brasil, Canad, Cabo Verde, Chile, Estados Unidos da Amrica, Marrocos, Provncia canadiana do Quebeque, Uruguai, Moldova, Ucrnia, Tunsia e Turquia e Venezuela); Num pas que no tem um acordo com a Segurana Social portuguesa ou que no est sujeito ao mesmo conjunto de normas no que respeita mesma.

B Quem tem direito?


Empresas (para trabalhador por conta de outrem) Trabalhador independente

Empresas A empresa / entidade empregadora que: Tenha sede em Portugal; Tenha mais de 25% da sua faturao em Portugal; Esteja aberta h mais de 4 meses; Tenha nos seus quadros em Portugal outro pessoal alm do administrativo; Caso se trate de um empresa de trabalho temporrio, tenha alvar para o exerccio da atividade; Tenha uma aplice de seguro de acidentes de trabalho.

Pode destacar temporariamente o seu trabalhador (trabalhador por conta de outrem): O trabalhador no v substituir outro que tenha terminado o perodo de destacamento. Por um perodo de tempo no superior a 24 meses, para os Pases da Unio Europeia. Em situaes devidamente autorizadas poder-se-o prolongar at aos 5 anos; O trabalho realizado seja por conta da empresa que o vai destacar;

Trabalhador independente Os trabalhadores independentes que exeram a sua atividade por conta prpria em Portugal e vo exercer temporariamente o mesmo tipo de atividade noutro Estado podem pedir destacamento e continuar a descontar como trabalhadores independentes em Portugal, desde que:

ISS, I.P.

Pg.4/12

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

Tenham atividade significativa em Portugal (ou seja, tm atividade aberta h pelo menos 4 meses, com mais de 25% da faturao em Portugal), Tenham as contribuies pagas Segurana Social e a situao legalizada junto dos Servios de Finanas - AT; Estejam cobertos por uma aplice de seguro de acidentes de trabalho.

Ateno: se um trabalhador independente for exercer uma atividade assalariada num pas estrangeiro, ter de fazer l os respetivos descontos por essa atividade.

C Que formulrios e documentos so necessrios para o destacamento?


Destacamento para os pases da Unio Europeia/EEE e Suia Se o destacamento durar at 24 meses Se, partida, souber que o destacamento vai durar mais de 24 meses Instituies/autoridades competentes Se a pessoa trabalhar em mais do que um Estado-Membro Destacamento para pases com convenes bilaterais Destacamento para pases sem acordos manuteno da legislao de proteo social portuguesa

Destacamento para os pases da Unio Europeia/EEE e Suia Se o destacamento durar at 24 meses O trabalhador ou a empresa deve pedir instituio competente, o formulrio A1-DPA 1 (formulrio que atesta a legislao a que se encontra sujeito - legislao portuguesa). o O pedido feito usando o formulrio Mod. RV1018-DGSS-Requerimento de sujeio legislao portuguesa de Segurana Social em caso de exerccio de atividade noutro estado-membro, disponvel nos servios de atendimento da Segurana Social e para impresso na Internet, em www.seg-social.pt). No menu Documentos e Formulrios, selecionar Formulrios e no campo pesquisa inserir o nome/designao (completo ou parte) do formulrio ou do modelo.

Dever ainda ser pedido mesma instituio competente o Carto Europeu de Seguro de Doena (CESD), que d acesso aos cuidados de sade (doena ou acidente no profissional) clinicamente necessrios.

Se, partida, souber que o destacamento vai durar mais de 24 meses Em casos especiais, os dois pases, no interesse do trabalhador, podem estabelecer de comum acordo excees s regras referidas anteriormente, atravs das respetivas autoridades competentes (procedimento previsto no artigo 16. do Regulamento (CEE) n. 883/2004);

ISS, I.P.

Pg.5/12

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

A pedido da empresa ou do trabalhador, a Unidade de Identificao e Qualificao ( UIQ) solicita autoridade competente do pas para onde o trabalhador vai ser destacado um acordo de exceo para que o trabalhador fique isento da Segurana Social desse Estado, continuando abrangido pela Segurana Social portuguesa;

O pedido feito usando o formulrio Mod. RV1020-DGSS-Requerimento de sujeio legislao portuguesa de Segurana Social em caso de exerccio de atividade noutro estado-membro - regra de exceo, disponvel nos servios de atendimento da Segurana Social e para impresso na Internet, em www.seg-social.pt).

No menu Documentos e Formulrios, selecionar Formulrios e no campo pesquisa inserir o nome/designao (completo ou parte) do formulrio ou do modelo.

Instituies/autoridades competentes Para emisso do formulrio A1-DPA1, comprovativo da sujeio do trabalhador legislao portuguesa de Segurana Social:

Em Portugal No Continente: o Centro Distrital do Instituto da Segurana Social, I.P. ou Caixa de Previdncia, que abrange a sede da empresa que destaca o trabalhador por conta de outrem ou o estabelecimento do trabalhador por conta prpria; Na Regio Autnoma dos Aores: o Instituto para o Desenvolvimento Social dos Aores; Na Regio Autnoma da Madeira: o Centro de Segurana Social da Madeira.

Para autorizar a prorrogao do destacamento A instituio competente do Estado em cujo territrio o trabalhador est destacado

Para adoo do acordo excecional (art 16 do Regulamento) O Departamento de Prestaes e Contribuies do Instituto de Segurana Social, I.P., atravs da respetiva Unidade de Identificao e Qualificao.

Se a pessoa trabalhar em mais do que um Estado-Membro Deve pedir entidade responsvel, no Estado-Membro de residncia, para que decida qual a legislao aplicvel sua situao.

Destacamento para pases com convenes bilaterais Antes do destacamento A empresa deve, com antecedncia, solicitar o destacamento Segurana Social do Centro Distrital que o abrange, enviando uma carta com: Os dados da empresa que destaca; Os dados do trabalhador; Os dados da empresa para onde o trabalhador vai destacado;

ISS, I.P.

Pg.6/12

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

O perodo de destacamento.

Se quiser pedir um prolongamento Se a conveno bilateral permitir prolongar o destacamento, deve ser pedida autorizao Unidade de Identificao e Qualificao (UIQ), sita na Avenida da Republica, n. 4 1069-062 Lisboa. Para isso, a empresa envia ao Centro Distrital competente ou UIQ o extrato dos salrios do trabalhador e documentos que demonstrem que a atividade no estrangeiro temporria.

Pases com convenes bilaterais e multilaterais


Pas Durao mxima do destacamento Formulrios entregues aos trabalhadores destacados P/AND 2

Andorra

24 meses (no pode ser prolongado) 12 meses (pode ser prolongado por mais 12 meses) 4 anos

Argentina

F 1 e F 2 (prolongamento)

Austrlia

P-AUS 1 P/B 1 e P/B 4 para assistncia mdica

Brasil

60 meses (5 anos)

Canad

24 meses (pode ser prolongado sem limite, se houver autorizao) 24 meses (pode ser prolongado por mais 24 meses) 3 anos; pode ser prolongado por mais 3 anos

Certificado

Cabo Verde

P/CV 2 e P/CV 3 (prolongamento)

Chile

RCH/PORTUGAL 1

Estados Unidos da Amrica

5 anos

P/USA 1

36 meses (pode ser prolongado por 24 Marrocos meses, neste caso o pedido(P/MAR 02) formulado aos Servios Centrais UIQ) 24 meses (pode ser prolongado por mais 24 meses) 24 meses (pode ser prolongado sem limite, se houver autorizao) 12 meses (pode ser prolongado por mais 12 meses) P/MAR 1

Moldova

PT/MD2

Provncia canadiana do Quebeque

QUE/POR 3

Ucrnia

PT/ UA 2

ISS, I.P.

Pg.7/12

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

Uruguai

12 meses (pode ser prolongado por mais 12 meses) 24meses (pode ser prolongado por mais 12 meses) 12 meses (pode ser prolongado por mais 12 meses) 24 meses (pode ser prolongado por mais 12 meses)

Declarao

Tunsia

PT/ TN1

Turquia

CE 1

Venezuela

P/VEN 1

Destacamento para pases sem acordos - Manuteno da legislao de proteo social portuguesa

Se o destacamento durar at 12 meses A empresa deve, com antecedncia, solicitar o destacamento Segurana Social do Centro Distrital que o abrange, enviando uma carta com: Os dados da empresa que destaca; Os dados do trabalhador; Os dados da empresa para onde vai destacado; O perodo de destacamento.

Se, ao fim dos 12 meses, o destacamento tiver de ser prolongado Pode pedir um prolongamento por mais 12 meses UIQ.

Se, partida, souber que o destacamento vai durar mais de 12 meses A empresa deve pedir UIQ o reconhecimento de que a atividade do trabalhador no estrangeiro temporria. Para isso, a empresa envia ao Centro Distrital / UIQ o extrato dos salrios do trabalhador e documentos que demonstrem que a atividade no estrangeiro temporria.

Se, partida, souber que o destacamento vai durar mais de 24 meses A empresa deve pedir UIQ uma licena especial e o caso fica sujeito a aprovao. Para isso, a empresa envia UIQ o extrato dos salrios do trabalhador e documentos que demonstrem que a atividade no estrangeiro, apesar de se prolongar por mais de 24 meses, temporria.

ISS, I.P.

Pg.8/12

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

D1 Quais as obrigaes do trabalhador destacado?


Trabalhadores por conta de outrem Trabalhadores Independentes

Trabalhadores por conta de outrem:

Continuar a descontar para a Segurana Social Portuguesa:

Tanto o trabalhador como a empresa continuam a descontar para a Segurana Social portuguesa; Ser portador do Carto Europeu de Seguro de Doena (se for para a Unio Europeia, Islndia, Liechtenstein, Noruega ou Sua) ou do formulrio que lhe garante assistncia mdica em caso de doena ou acidente no profissional (quando a conveno bilateral com o pas para onde vai trabalhar incluir o direito aos cuidados de sade) ;

Continuar sujeito direo e autoridade da empresa que o destacou, mantendo-se como seu trabalhador (mesmo que esteja cedido a outra empresa); O trabalhador destacado tem os mesmos direitos, exceto no que toca ao subsdio por educao especial, que s dado se os descendentes com deficincia residirem em Portugal.

Informar a Segurana Social se: O destacamento for interrompido antes do fim do prazo previsto; For transferido ou passar a trabalhar para outra empresa.

Guardar e, sempre que necessrio, apresentar o formulrio do destacamento O trabalhador e a empresa que o destaca devem guardar os formulrios que provam que continuam a descontar para a Segurana Social em Portugal, mesmo depois de terminado o destacamento.

Trabalhadores Independentes Continuar a descontar para a Segurana Social Portuguesa: Ser portador do Carto Europeu de Seguro de Doena (se for para a Unio Europeia, Islndia, Liechtenstein, Noruega ou Sua) ou do formulrio que lhe garante assistncia mdica em caso de doena ou acidente no profissional (quando a conveno bilateral com o pas para onde vai trabalhar incluir o direito aos cuidados de sade). Estar coberto por uma aplice de seguro de acidentes de trabalho; Trabalhador destacado tem os mesmos direitos, exceto no que toca ao subsdio por educao especial, que s dado se os descendentes com deficincia residirem em Portugal.

ISS, I.P.

Pg.9/12

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

Informar a Segurana Social se: O destacamento for interrompido antes do fim do prazo previsto;

Guardar e, sempre que necessrio, apresentar o formulrio do destacamento Guardar os formulrios que provam que continuam a descontar para a Segurana Social em Portugal, mesmo depois de terminado o destacamento.

D2 Quando termina o destacamento?


Quando chegar ao fim do prazo. Quando o trabalhador regressar definitivamente.

Ateno: Se regressar temporariamente a Portugal durante o perodo de destacamento, considera-se que h uma nica situao de destacamento e no se suspende a contagem do tempo de destacamento enquanto estiver em Portugal.

E1 Legislao Aplicvel
Para os pases da Unio Europeia e pases do Espao Econmico Europeu (EEE) e Suia:

Regulamento (UE) n. 465/2012, de 22 maio de 2012 Altera o Regulamento (CE) 883/2004, relativo coordenao de sistemas de segurana social e o Regulamento (CE) n. 987/2009 que estabelece as modalidades de aplicao do Regulamento (CE) n. 883/2004.

Regulamento (UE) n 1231/2010, de 24 de novembro Extenso das disposies dos Regulamentos (CE) ns. 883/2004 e 987/2009 aos nacionais de pases terceiros que ainda no estejam abrangidos por estas disposies por razes exclusivas de nacionalidade no aplicvel, relativamente Dinamarca e ao Reino Unido.

Regulamento (CE) n. 987/09, publicado no Jornal Oficial da Unio Europeia, Srie L, n 284, de 30 de outubro de 2009

Deciso n. A1, de 12 de junho de 2009, da Comisso Administrativa para a Coordenao dos Sistemas de Segurana Social, publicada no Jornal Oficial da Unio Europeia, Srie C, n. 106, de 24 de abril de 2010.

Deciso n. A2, de 12 de junho de 2009, da Comisso Administrativa para a Coordenao dos Sistemas de Segurana Social, publicada no Jornal Oficial da Unio Europeia, Srie C, n. 106, de 24 de abril de 2010.

ISS, I.P.

Pg.10/12

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

Deciso n. A3, de 17 de dezembro de 2009, da Comisso Administrativa para a Coordenao dos Sistemas de Segurana Social, publicada no Jornal Oficial da Unio Europeia, Srie C, n. 149, de 8 de junho de 2010.

Regulamento (CE) n. 883/04, na verso atualizada pelo Regulamento (CE) n 988/2009, publicado no Jornal Oficial da Unio Europeia, Srie L, n 200, de 07 de junho de 2004;

Despacho n 23529/2000 (2 srie), de 30 de outubro, do Secretrio de Estado da Segurana Social Relativo obrigatoriedade de cobertura de todos os trabalhadores destacados ou a destacar, por aplice de seguro contra o risco de acidentes de trabalho para todo o perodo de destacamento num outro Estado.

Para pases sem acordos: Portaria n. 224/96 de 24 de junho, artigo n. 2 Regula os procedimentos necessrios manuteno do enquadramento no regime geral de Segurana Social portugus de trabalhadores destacados para exercer atividade temporria noutro pas e excluso do enquadramento nesse regime de trabalhadores a exercer atividade temporria em Portugal.

Decreto-Lei n. 64/93, de 5 de maro (com retificaes na Declarao de retificao n. 109/93, publicada no Dirio da Repblica n. 151, I Srie - A, de 30 de junho) Regulamenta os procedimentos e prazos a cumprir pela empresa.

Decreto-Lei n. 328/93, de 25 de setembro, na redao que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n. 240/96, de 14 de dezembro Regulamenta o regime dos trabalhadores independentes.

E2 Glossrio
UIQ Unidade de Identificao e Qualificao.

Data do destacamento Dia em que comea a trabalhar no pas para onde foi destacado.

Pases da Unio Europeia Alemanha, ustria, Blgica, Bulgria, Chipre, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Hungria, Irlanda, Itlia, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Malta, Pases
ISS, I.P. Pg.11/12

Guia Prtico Destacamento de Trabalhadores de Portugal para Outros Pases

Baixos (Holanda), Polnia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Esccia, Pas de Gales e Irlanda do Norte), Repblica Checa, Romnia, Sucia.

Pases com convenes bilaterais Andorra, Argentina, Austrlia, Brasil, Canad, Cabo Verde, Chile, Estados Unidos da Amrica, Marrocos, Moldova, Provncia canadiana do Quebeque, Tunsia, Turquia, Ucrnia, Uruguai e Venezuela.

Perguntas Frequentes
Se um trabalhador estiver a trabalhar num pas estrangeiro e pretender transferir os descontos efetuados nesse pas para Portugal. Ser possvel? No, os descontos efetuados, nesse pas, sero reconhecidos e totalizados, no sendo necessrio pedir que lhe sejam transferidas as contribuies para a Segurana Social portuguesa, uma vez que tratado entre os servios de Segurana Social dos dois pases. Assim, quando o trabalhador fizer o seu pedido de reforma e no caso de no preencher as condies exigidas para beneficiar de uma penso, ou seja, se no cumprir o prazo de garantia necessrio, sero reconhecidos e totalizados os perodos para o clculo da mesma e sua concesso.

Atravs de que formas pode o cidado portugus ir trabalhar para o estrangeiro? - Por destacamento; - Atravs de agncia de colocao devidamente autorizada pelo Instituto de Emprego e Formao Profissional, que serve de intermediria entre a procura e a oferta de emprego; - Contratado diretamente por uma empresa localizada no estrangeiro; - Por conta prpria.

Quais so os principais direitos do trabalhador destacado? O trabalhador portugus destacado no estrangeiro tem direito s mesmas condies de trabalho dos nacionais do pas de destino, se estas forem mais favorveis (nomeadamente no que diz respeito ao pagamento de salrio, proteo social, s mesmas condies gerais de trabalho e de segurana, higiene e sade que os trabalhadores nacionais do pas de destino, reparao emergente de acidentes de trabalho, a condies especiais se houver acordo nesse sentido).

ISS, I.P.

Pg.12/12

Вам также может понравиться