Вы находитесь на странице: 1из 12

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAO

CINCIAS PROVA 2 BIMESTRE 6 ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANH

Prova elaborada pela Equipe do Projeto Cientistas do Amanh.

2010

AVALIAO 6o ANO UNIDADE UNIVERSO 2 BIMESTRE/2010

QUESTO 1

Na noite do dia 18/05/2010 para o dia 19/05/2010, um astrnomo fotografou o cu em trs horrios diferentes. Nas fotos, ele destacou a constelao do Cruzeiro do Sul.

18/05 - 19h

18/05 - 22h

19/05 - 01h

As mudanas de posio da constelao do Cruzeiro do Sul registradas nas fotos se devem ao (A) movimento prprio das estrelas. (B) movimento das constelaes. (C) movimento de rotao da Terra. (D) movimento de rotao da galxia.

QUESTO 2 Com relao s estrelas que fazem parte da constelao do Cruzeiro do Sul, correto afirmar que (A) so estrelas que esto bem prximas entre si. (B) so estrelas que esto alinhadas. (C) todas elas tm o mesmo tamanho. (D) so observadas em uma mesma rea do cu. QUESTO 3 As imagens a seguir destacam a constelao de Escorpio observada em dois locais diferentes, a olho nu.

Constelao de Escorpio, observada em uma PEQUENA cidade do interior.

Constelao de Escorpio, observada em uma GRANDE cidade do interior.

A diferena na quantidade de estrelas observadas em cada uma das imagens pode ser explicada devido (A) diferena no nmero de estrelas de cada constelao. (B) maior incidncia de luz solar na cidade do interior. (C) variao de luminosidade caractersticas das estrelas. (D) maior poluio atmosfrica e luminosa da cidade grande.

QUESTO 4 A figura abaixo representa a localizao do planeta Saturno, no dia 19/05/2010 s 20 horas.

Virgem

Saturno

Leo

A melhor forma de indicar a posio desse planeta para um amigo que no est na mesma cidade que voc dizer que Saturno est (A) prximo da constelao de Virgem. (B) acima de um prdio com antena de TV. (C) prximo da Lua. (D) prximo do horizonte.

QUESTO 5 A tabela a seguir apresenta algumas caractersticas dos planetas do Sistema Solar. Dimetro (em km) 4 878 12 100 12 756 6 786 142 984 120 536 51 108 49 538 Distncia ao Temperatura Tipo de Sol (em C) superfcie (em UA)* 0,387 -180 a 430 rochosa 0,723 1,000 1,524 5,203 9,539 19,191 30,069 464 15 -125 a 25 -110 -140 -214 -200 rochosa rochosa rochosa gasosa gasosa gasosa gasosa

Planeta Mercrio Vnus Terra Marte Jpiter Saturno Urano Netuno

*UA (unidade astronmica), que equivale a 150 milhes de quilmetros.

Com base nessa tabela pode-se afirmar que (A) os planetas rochosos possuem dimetros maiores que os gasosos. (B) Mercrio apresenta a maior temperatura por estar mais prximo do Sol. (C) os maiores planetas do nosso Sistema Solar so gasosos. (D) os menores planetas do nosso Sistema Solar so gasosos.

QUESTO 6

Um astrnomo obteve o espectro de luz de uma estrela (estrela B). Para saber quais elementos qumicos h nessa estrela, ele comparou o espectro da estrela com o de trs elementos, como mostrado abaixo.

Espectro da estrela B
Estrela B

Estrela B

Hlio

Estrela B

Oxignio

Estrela B

Ferro

A partir desse teste, pode-se afirmar que na estrela B h (A) Hlio e Ferro. (B) Hlio e Oxignio. (C) Oxignio e Ferro. (D) Hlio, Oxignio e Ferro.

QUESTO 7 O Big Bang (grande exploso) reconhecido pelos cientistas como o evento que deu origem ao universo. Uma observao astronmica que est de acordo com essa teoria (A) o movimento de rotao da Terra. (B) o afastamento entre as galxias. (C) o movimento de aproximao de estrelas. (D) o movimento de translao da Terra.

QUESTO 8 Os astrnomos utilizam a unidade ano-luz nas suas atividades de pesquisa. Essa unidade utilizada para medir: (A) Tempo (B) Velocidade (C) rea (D) Distncia

QUESTO 9 Possuem muitas estrelas e podem ter formato espiral, elptico ou irregular. A descrio acima corresponde a: (A) Nebulosas (B) Planetas (C) Aglomerados (D) Galxias

QUESTO 10 A imagem abaixo mostra o momento de lanamento de um nibus espacial.

preciso utilizar foguetes no lanamento para (A) superar a fora de atrao gravitacional da Terra. (B) dar o equilbrio necessrio ao nibus espacial. (C) produzir luz e calor na parte traseira do nibus espacial. (D) consumir o oxignio do ar no local do lanamento. QUESTO 11 O Sol a estrela mais prxima do nosso planeta. Com relao ao seu futuro, pode-se afirmar que (A) o Sol sempre existir, pois produz a sua prpria energia. (B) daqui a bilhes de anos seu brilho ir diminuir. (C) pode deixar de brilhar a qualquer momento. (D) como toda estrela, vai acabar como um buraco negro.

QUESTO 12 Para estudar as caractersticas de uma estrela distante, os astrnomos analisam a luz emitida por ela. Para realizar essa investigao ele pode utilizar: (A) Sondas espaciais e foguetes (B) Trenas e binculos (C) Telescpios e espectroscpios (D) Microscpios e lupas QUESTO 13 A figura a seguir representa o Sol e os planetas que compem o Sistema Solar.

Sol Asterides

Mercrio Terra Vnus Marte Jpiter

Saturno

Netuno Urano

Nessa figura, com relao ao tamanho dos astros (Sol, asterides e planetas) e s distncias entre as rbitas, pode-se afirmar que a escala A) no considerada. B) s considerada nos tamanhos dos planetas. C) s considerada nas distncias entre os planetas. D) considerada em todas as medidas.

QUESTO 14 A alternativa que contm apenas corpos celestes que fazem parte do Sistema Solar : (A) Buracos negros, aglomerados e planetas (B) Planetas, luas e asterides (C) Luas, buracos negros e nebulosas (D) Luas, aglomerados e nebulosas QUESTO 15 A figura abaixo representa a Via Lctea, a galxia onde se localiza o Sistema Solar.

B C D

A A regio que melhor representa a localizao do Sistema Solar nessa figura : (A) A (B) B (C) C (D) D

RASCUNHO

Вам также может понравиться